Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quinta-feira, 5 de julho de 2018

Início do trabalho de parto: conheça os sinais

parto O momento mais desejado pela mãe durante a gravidez é o nascimento do seu filho e o desejo de toda mãe é que a chegada do seu filho aconteça de uma forma tranquila e cheia de amor

O trabalho de parto é um momento que para algumas pode causar muita tensão, ansiedade e marcar para sempre a vida de uma mulher.

O medo e o estresse podem prolongar esse período; sentir-se tranquila e confiante pode ajudar a diminuí-lo. Durante o trabalho de parto, a mulher passa por várias sensações e sentimentos que irá fortalece-la como mulher e mãe. Esse período pode durar em média de 8 a 12 horas. Portanto, é importante que a mulher não se apavore quando surgirem os primeiros sinais, ela terá tempo suficiente para se organizar e chegar ao local do parto.

Veja alguns sinais que indicam o início do trabalho de parto
Você pode sentir dor na região lombar das costas, muitas vezes acompanhada de uma cólica parecida com a pré-menstrual.

• Você pode notar um muco grosso de cor amarela ou marrom escuro (com traços de sangue), o chamado "sinal" ou tampão mucoso. Se seu tampão mucoso, que cobre o colo do útero, sair, o trabalho de parto pode estar começando.

• Se a sua barriga endurecer a cada 5 minutos, por 30 segundos ou mais, permanecendo assim por mais de uma hora, apresentando dor ou incomodo, não obtendo melhora com repouso.

• Se você perder líquido pela vagina, que escorra pelas pernas, molhe a roupa ou a cama (rompimento da bolsa das águas). Neste caso, mesmo que não sinta as contrações, você deve ir à maternidade, pois precisa ser avaliada por um profissional. É possível uma rotura alta, portanto caso a mulher perceba estar mais úmida que o de costume, precisando inclusive de absorvente, esta deve procurar prontamente um serviço de maternidade)

Dicas
• Procure se manter calma e relaxada para ajudar na evolução do seu trabalho de parto e das contrações.

• Faça o que for melhor para ficar tranquila.

• Tome banho morno para aliviar o desconforto e faça atividades, como andar, agachar, para que se possa tornar o trabalho de parto ativo.

• Beber água e comer alimentos leves dão mais força e energia para você e seu bebê. Para o conhecimento da gestante, é fornecido a Caderneta da Gestante que contém informações sobre as boas práticas que devem ser realizadas no pré-natal, parto e puerpério.

Blog da Saúde

Coren-SP e CRF-SP decidem manter ações de fiscalização conjunta

Dra. Renata Pietro, presidente do Coren-SP; Dr. Marcos Machado, presidente do CRF-SP e Dr. Cláudio Silveira, vice-presidente do Coren-SP
Dra. Renata Pietro, presidente do Coren-SP; Dr. Marcos
Machado,  presidente do CRF-SP e Dr. Cláudio Silveira,
vice-presidente do Coren-SP
Os presidentes do Conselho Regional de Enfermagem de São Paulo (Coren-SP), Dra. Renata Pietro, e do Conselho Regional de Farmácia de São Paulo (CRF-SP), Dr. Marcos Machado, reafirmaram na última segunda-feira (2 de julho), a continuidade da parceria na realização de fiscalizações conjuntas no Estado de São Paulo

Recentemente, o Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) aprovou o parecer normativo 145/2018. Diante disso, as ações conjuntas de fiscalização entre o Coren-SP e o CRF terão como base os critérios de dimensionamento de profissionais, no sentido de garantir que os trabalhadores de ambas as categorias atuem dentro de suas atribuições, em prol da segurança e qualidade no atendimento da população. A medida visa também combater a sobrecarga de trabalho e outros riscos profissionais.

A fiscalização conjunta teve início em junho na região de Campinas e terá continuidade em outras regiões do Estado. Participou também da reunião o vice-presidente do Coren-SP, Dr. Cláudio Silveira. 

Conselho Regional de Farmácia do Estado de São Paulo – CRF-SP