Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



segunda-feira, 14 de dezembro de 2015

Entenda a diferença entre herpes labial, genital e zóster

Nova opção de tratamento previne a doença na boca, diminui a recidiva e cicatriza as lesões cutâneas

Herpes quase sempre nos lembra as pequenas bolhas em torno dos lábios que incomodam pela vermelhidão, ardência e coceira. E pelo constrangimento. Mas esse é apenas um dos tipos da doença, causada por um vírus que parece banal, mas pode evoluir se não tratada. Apesar do nome comum, há grande diferença entre o herpes simples, que forma vesículas na região labial ou genital, e o herpes zóster.

Segundo o dermatologista Walmar Roncalli de Oliveira, do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HC/FMUSP), o herpes labial, genital e zóster são provocados por uma classe de vírus chamada herpes vírus humanos (HSV), mas apesar de apresentarem mecanismos de ação semelhantes, eles guardam diferenças clínicas importantes. O herpes simples tipo 1 está associado, principalmente, ao herpes labial, da mucosa oral e da face. Já o herpes simples tipo 2 está mais ligado ao herpes genital.

Entretanto, há casos de herpes labial associado ao herpes simples tipo 2 e vice-versa. Já o herpes zóster é uma doença mais grave, sem relação com o herpes simples, sendo provocada pelo vírus Varicella zoster, o mesmo da catapora.

HERPES LABIAL
É alta a incidência de herpes labial. Segundo Roncalli, de 20% a 40% da população mundial apresenta herpes labial recidivante e alguns doentes podem apresentar vários surtos de infecções durante o ano. “Acredita-se que 90% dos adultos apresentem sorologia positiva para o herpes simples tipo 1 (HSV-1)”, alerta.

O baixo nível socioeconômico está associado à alta prevalência da doença. Outros fatores de risco são ser do sexo feminino, ter idade avançada e apresentar infecções frequentes do trato respiratório superior e doenças sistêmicas que diminuem a quantidade de linfócitos, as células de defesa do organismo. A primeira infecção pelo HSV-1 é mais comum em crianças e adultos jovens, mas o herpes labial recidivante atinge mais adultos. Diversos fatores podem desencadear uma crise de herpes labial. As vesículas podem aparecer depois de um trauma local, exposição solar intensa, febre, infecções do trato respiratório superior, período pré-menstrual, estresse psicológico, cirurgias odontológicas e procedimentos dermatológicos estéticos, como laser e dermoabrasão.

“O mecanismo exato que determina essa reativação é desconhecido, porém é frequentemente associado à diminuição da resposta imunológica. Muitos casos de reativação viral, entretanto, não são associados a nenhum fator desencadeante”, explica o médico do HC/FMUSP. O estresse emocional e físico pode desencadear crises de herpes labial e genital porque provoca diminuição da resposta imunológica do doente portador da infecção, facilitando a reativação do vírus. “A pessoa deve evitar a automedicação por causa dos prováveis efeitos colaterais dos medicamentos, devendo sempre procurar o dermatologista para receber orientação”, alerta Walmar Roncalli.

Nos doentes que já apresentam a infecção, a crise pode ser evitada por meio do tratamento profilático com drogas antivirais como o aciclovir, famciclovir e valaciclovir. “Recentemente, foi lançado no Brasil o Resist, medicamento baseado no aminoácido lisina, com importante ação profilática no controle dos surtos de herpes labial e poucos efeitos colaterais”, adianta. O tratamento visa evitar a replicação do vírus e, assim, diminuir o tempo e a gravidade do surto, uma vez que ainda não existe medicamento que efetivamente destrua o vírus do herpes simples. É importante tratar porque em casos extremos o herpes pode comprometer o sistema nervoso central. As lesões também podem sofrer infecções bacterianas secundárias, agravando o quadro.

A prevenção, por outro lado, é difícil, não só pela altíssima prevalência. “Muitas pessoas têm infecção sem desenvolver lesões na pele ou mucosas. Esses são os chamados portadores assintomáticos, doentes que eliminam, frequentemente, grande quantidade de partículas virais na ausência de lesões clínicas, podendo infectar outras pessoas por meio do beijo, sexo oral ou compartilhamento de copo e talheres”, alerta o especialista.

HERPES GENITAL
Pequenas alterações genéticas diferenciam o vírus que causa o herpes genital daquele que provoca o labial. Segundo Estevão Urbano, presidente da Sociedade Mineira de Infectologia, os vírus do herpes são, inclusive, de famílias diferentes. A incidência do vírus causador do herpes genital muda de um lugar para o outro. Onde há menos educação para o sexo seguro e baixa noção de higiene, ele está mais presente. Há pessoas que não manifestam os sintomas e outras que têm crises recorrentes, com a formação de lesões bem características nos genitais. Um exame de sangue é capaz de identificar quem está infectado pelo vírus, mesmo quando não há sintomas. A transmissão pode ocorrer no sexo oral, anal, na penetração vaginal, principalmente se o sexo for feito sem preservativo. Segundo Estevão, as lesões em que a quantidade de vírus é muito grande facilitam a transmissão. Mas o vírus não está apenas nas lesões, pode estar presente também nas secreções genitais. Gestantes portadoras de herpes genital podem contaminar o recém-nascido durante o parto, determinando sequelas neurológicas e oftalmológicas extremamente graves, às vezes irreversíveis.


HERPES ZóSTER
Mais comum entre idosos, o herpes zóster é uma consequência tardia da catapora, já que é causado pelo menos vírus. Segundo João Bastos Freire Neto, presidente da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia (SBGG), o Varicela zoster continua adormecido em nosso organismo, estável, próximo à região dos gânglios do sistema nervoso. “A partir dos 50 anos, o organismo passa por um processo chamado imunossenescência, que é o envelhecimento do sistema imunológico. Algumas funções se perdem nesse processo, uma delas a de manter a vigilância sobre o vírus, que corre o risco de ser reativado”, explica. Quando isso ocorre, o vírus causa uma lesão de pele, de aspecto linear, já que segue o trajeto do nervo. “É uma lesão avermelhada, com vesículas e uma dor muito forte, já que o que dói é o nervo, e não as lesões”, explica. O herpes zóster tem mais efeito sobre a qualidade de vida porque pode evoluir para dor crônica, mas se um nervo mais importante for atingido, como o nervo óptico, as complicações podem levar à perda da visão. No ano passado, foi lançada vacina que diminui o risco de herpes zóster em até 60%. Também pode diminuir em até 70% a evolução pra dor crônica. “A população pode se vacinar a partir dos 50 anos, mas principalmente depois dos 60. Um em cada três idosos pode ter herpes zóster”, alerta o geriatra.


Novo tratamento
Ainda não há cura definitiva para o herpes labial, mas é possível controlar a doença. Pacientes com crises recorrentes ou severas podem recorrer às drogas antivirais para inibir a replicação do vírus e, assim, diminuir o tempo e a intensidade da infecção. Porém, os medicamentos anti-herpéticos têm uma ação limitada no controle das recidivas e o uso frequente pode determinar casos de resistência viral.

O mais novo deles, o cloridrato de lisina, por outro lado, pode ser administrado de forma regular, prolongada e segura pelo fato de o aminoácido estar presente em nossa alimentação, sendo seguro em doses diárias de até 20 vezes as quantias de suplementação diária. “Isso permite usar a lisina com segurança nas infecções, com administração por longos períodos na profilaxia das infecções recidivantes”, explica o dermatologista Walmar Roncalli, do HC/FMUSP.

De acordo com o dermatologista, o medicamento tem resultados importantes quando administrado durante o curso do herpes labial recorrente, mas deve ser ministrado precocemente, no início dos primeiros sintomas, e também de maneira preventiva. “Por apresentar mecanismo de ação supressivo da replicação viral, ele é empregado, principalmente, de forma profilática, diminuindo a frequência das recidivas.”

Estado de Minas

Diafragma: conheça esse método contraceptivo não hormonal

Aprenda a escolher o tamanho ideal, a higienizar e usar o diafragma da forma correta 

Sabe aquele método contraceptivo sobre o qual só ouvimos falar uma vez na vida, em uma aula de educação sexual, mas nem sabemos como funciona? Vamos falar sobre ele, o diafragma.

A ginecologista Halana Faria fez um vídeo sobre esse método, que mais parece uma lenda. Ela explica que o diafragma é um contraceptivo de barreira que foi resgatado por movimentos feministas na década de 70 porque já se questionava os efeitos colaterais dos métodos hormonais.

Como funciona
Ele deve ser inserido na vagina antes das relações, e retirado no mínimo 8h após, período que garante que os espermatozoides já estarão mortos. O diafragma parece uma capinha feita com um material maleável e que funciona como uma barreira para proteger e cobrir o colo do útero, impossibilitando a entrada de espermatozoides. Para usar o diafragma, um médico ou enfermeiro deve fazer a medição e indicar o melhor tamanho para você.

Em relação ao espermicida que antes era usado junto com o diafragma, Halana conta que ele foi retirado do mercado por causar lesões vaginais.

Para a higienização, 8h após a relação sexual, o diafragma deve ser retirado e higienizado em um copo de água fervente com uma colher de sopa de água sanitária durante 20 minutos. Antes das 8h, é importante que a mulher não movimente o diafragma, para que os espermatozoides, que ainda estão vivos, não cheguem ao colo do útero. Pelo mesmo motivo, Halana explicou que não é aconselhado usar apenas o diafragma como método contraceptivo e ter duas relações sexuais seguidas, já que a movimentação da segunda relação pode fazer com que os espermatozoides que já estão no canal vaginal cheguem ao colo do útero.

Mulheres com úteros retrovertidos, condição comum que faz com que o útero seja voltado para trás, podem ter uma dificuldade um pouco maior para conseguir posicionar o diafragma. Para elas, existe um diafragma específico chamado “All Flex”. “Mas, com jeitinho, o tradicional também pode ser usado em mulheres que tem útero retrovertido”, explica Halana.

Métodos comportamentais e camisinha
A taxa de falha do diafragma é considerada alta, sendo de 6%, ou seja, a cada 100 mulheres que usam o diafragma em um ano, 6 engravidam. Porém, em entrevista ao AreaM, Halana explicou que é possível ganhar em eficácia usando, em conjunto com o diafragma, métodos comportamentais e a camisinha.

Sobre os métodos comportamentais, ela conta que a mulher pode acompanhar seu ciclo pela tabelinha, utilizar o reconhecimento do muco cervical, chamado método Billings, e acompanhar a temperatura corporal. “Existem aplicativos que ajudam a inserir essas informações para fornecer um reconhecimento mais acurado de quando é o período fértil. Todos esses métodos podem ser utilizados somados”.

Além disso, muitas mulheres usam o diafragma como um complemento à camisinha, já que sempre existe aquele medo de que ela rompa ou saia durante a relação. “Nós precisamos falar abertamente sobre o uso da camisinha, que, quando bem usada, pode ser um ótimo método contraceptivo isolado, além de proteger de DSTs”, pontua. A médica ainda explica que atualmente existem opções mais finas no mercado e que possibilitam maior sensibilidade, e, além disso, a mulher precisa estar lubrificada ou usar lubrificante para que a camisinha não provoque dor e irritação. “Eu aconselho que as mulheres usem camisinha sempre, em todas as relações, independente do método que usam. Sexo seguro é muito mais gostoso”, aponta Halana.

Empoderamento
Para a médica, é importante que as mulheres perguntem e mostrem interesse pelo diafragma, tanto no setor público quanto em médicos particulares. “Reinvidicar um método seguro com poucos efeitos colaterais e que gera autonomia é uma maneira de garantir liberdade de escolha. Esse é um direito básico e que não tem sido respeitado”, conta. Isso acontece, pois muitas mulheres têm dificuldade em encontrar um profissional que meça e apoie o uso do diafragma, que às vezes é considerado ultrapassado, já que existe um mercado muito lucrativo que influencia a prescrição médica.

“Eu recomendo diafragma há muito tempo, mas é mais recente a adesão e interesse de mulheres”, comenta. Para ela, as mulheres estão na busca por métodos que favoreçam o cuidado de si, o conhecimento de seu corpo e seu ciclo, e o coletor menstrual tem influência sobre isso. “Transformar a menstruação em algo positivo teve um efeito incrível sobre a percepção das mulheres sobre seu corpo”, finaliza.

Área M

Antidepressivos durante a gravidez aumentam risco de autismo em 87%, diz estudo

Entre 6% a 10% das mulheres recebem a prescrição de antidepressivos

O uso de antidepressivos durante a gravidez aumenta em 87% o risco de autismo para a criança, mostra estudo canadense publicado hoje (14) nos Estados Unidos, no Journal of the American Medical Association, Pediatrics.

As conclusões do trabalho são importantes, já que de 6% a 10% das mulheres recebem a prescrição de antidepressivos, destacam os pesquisadores que analisaram os dados médicos de 145.456 grávidas na província de Quebec.

"As diversas causas do autismo continuam a ser pesquisadas, mas os trabalhos demonstram que a genética e o ambiente podem ser fatores de risco”, explica a professora Anick Bérard, da Universidade de Montreal e do Centro Hospitalar Universitário Sainte-Justine, principal autora do estudo.

“A nossa investigação permite observar que tomar antidepressivos, sobretudo os que atuam sobre a serotonina (um neurotransformador), durante o segundo ou o terceiro trimestre da gravidez, quase duplica o risco de autismo no bebê”, acrescentou.

Bérard e sua equipe acompanharam 145.456 crianças desde a gestação até os 10 anos.

R7

Síndrome do piriforme: conheça as causas e saiba como tratar

sindrome-do-piriforme-doutissima-istock-getty-imagesA síndrome do piriforme é um conjunto de sintomas causados pela inflamação desse pequeno músculo localizado entre os glúteos. A dor pode atingir o nervo ciático e até a parte inferior das costas, causando desconforto e até debilitando movimento

Permanecer longos períodos na mesma posição, forçar demais essa região do corpo e praticar exercícios de forma errada são hábitos capazes de provocar a síndrome.

Como saber se tenho síndrome do piriforme?
O piriforme é um músculo que fica localizado entre a base da espinha e o topo do fêmur, posicionado de forma diagonal atrás do glúteo máximo. Ele é responsável pela rotação dos quadris e fica envolto pelo nervo ciático.

Ao receber estímulos em excesso surge a síndrome do piriforme: o músculo fica rígido, inchado ou tem espasmos involuntários. Por ficar tão próximo do nervo ciático, qualquer alteração muscular nesse local causa irritação e dor.

Os maiores causadores da doença são distúrbios e má formação da coluna, quadris ou pernas, fazendo com que o corpo compense alguns movimentos. Essa compensação pode levar o piriforme a exaustão. Contusões e outros traumas também podem provocar o início da síndrome.

Concentrada no bumbum, a dor irradia para a lombar e também ao longo da parte traseira das pernas, por onde percorre o ciático. O local onde está o músculo pode ficar dormente e atividades como correr ou subir escadas tendem a piorar a sensação.

A Associação Americana de Osteopatia firma que a síndrome é mais frenquente entre pessoas com idade superior aos 40 anos. O problema tmabém afeta mais mulheres do que homens, já que elas tem um ângulo mais amplo de rotação do quadril.

A síndrome do piriforme é muitas vezes confundida com problemas de coluna que também causam problemas no ciático. O diagnóstico correto é muito importante para que o tratamento seja eficiente em aliviar os sintomas.

O tratamento pode ser feito com medicamentos como anti-inflamatório e relaxante muscular, fisioterapia e manipulação osteopática. Em alguns casos é recomendado um procedimento cirúrgico para aliviar a pressão no nervo.

Previna-se da dor
Quando a síndrome é provocada por problemas na estrutura do corpo, corrigir essa situação pode acabar com a dor e ainda prevenir o desenvolvimento da síndrome do piriforme em casos onde as chances são maiores.

O reforço muscular da região das pernas e glúteos é importante para que todos os músculos trabalhem juntos de forma eficiente, evitando que o piriforme seja prejudicado. Evitar atividades que forcem muito essa região também é garantia de ficar longe de problemas.

Ficar muito tempo sentado, praticar exercícios de maneira errada e um estilo de vida sedentário contribuem para o aparecimento de diversos problemas no corpo, inclusive o estresse no piriforme. O equilíbrio entre atividades físicas moderadas e cuidados específicos podem evitar a doença.

Foto: iStock / Getty Images

Doutíssima

Concurso da Prefeitura de Jaboticabal - SP

A Prefeitura de Jaboticabal, no Estado de São Paulo, abre concurso público, regido pelo edital nº 001/2015. O objetivo é selecionar profissionais de níveis fundamental, médio e superior, para a contratação de 113 novos servidores. A remuneração prevista varia entre R$ 1.285,98 a R$ 3.131,75, em carga horária de 20, 30 ou 40 horas semanais.

As vagas são para contratação de Ajudante de Obras e Serviços Públicos, Carpinteiro, Encanador, Eletricista, Jardineiro, Hortelão, Pedreiro, Pintor, Serralheiro, Mecânico, Motorista de Veículos Leves, Motorista de Veículos Pesados, Vigia, Atendente Administrativo, Agente Administrativo I, Agente Administrativo, Secretário de Escola, Técnico de (Análises Clínicas, Enfermagem, Radiologia, Topografia, Suporte de Informática na área de Manutenção), Educador Infantil, Auditor de Controle Interno, Biblioteconomista, Contador, Enfermeiro, Engenheiro Civil, Farmácia, Fiscal Ambiental, Fiscal de Obras e Posturas, Procurador Jurídico e Serviço Social.

Para se candidatar a uma dessas oportunidades, acesse o site: www.institutoindec.com.br, no período de 14 de dezembro de 2015 a 10 de janeiro de 2016.

O valor referente a taxa de inscrição é de R$ 40,00 cargos de nível fundamental, R$ 50,00 nível médio e R$ 70,00 nível superior.

Mediante aplicação de provas escrita objetiva e análise de títulos, de acordo com os métodos de avaliação de cada cargo.

A prova objetiva será aplicada na data provável de 24 de janeiro de 2016, no município de Jaboticabal/SP, sendo que o local e horário serão divulgados com antecedência através do site usado para fazer a inscrição.

O concurso público terá validade de dois anos, a contar da data de sua homologação, podendo ser prorrogado uma vez, por igual período, a critério da Administração.

Concurso Prefeitura de Monte Carlo - SC

Por meio do edital n.º 001/2015, de concurso público, regido pela Associação dos Municípios do Extremo Oeste de Santa Catarina (AMEOSC), a Prefeitura catarinense de Monte Carlo anunciou a abertura de vagas para 33 contratações imediatas, mais cadastro, reservadas em cargos de níveis fundamental, médio e superior.

A remuneração pode chegar a R$ 12.594,10, por jornada de trabalho de 20 a 40 horas por semana. Ficam reservadas 5% das vagas oferecidas às pessoas portadoras de necessidades especiais, desde que as atribuições do cargo sejam compatíveis com a deficiência de que são portadores.

Cargos
Arquiteto, Assistente Social, Assessor de Planejamento, Enfermeiro, Engenheiro Civil, Farmacêutico, Fisioterapeuta, Fonoaudiólogo, Médico, Nutricionista, Odontólogo, Professor de Educação Física, Psicólogo, Psicopedagogo, Auxiliar Administrativo, Auxiliar de Odontologia, Auxiliar Tributário, Fiscal de Obras/Serviços, Instrutor de Música, Professor, Técnico em Enfermagem, Auxiliar de Serviços Gerais, Cozinheira, Motorista, Operador de Máquina de Limpeza Urbana, Operador de Escavadeira Hidráulica, Operador de Retroescavadeira, Pintor, Servente e Vigia.

Inscrição
As inscrições deverão ser efetuadas exclusivamente através da rede mundial de computadores, no site www.amplasc.org.br, até às 18 horas do dia 15 de janeiro de 2016.

As taxas de inscrição serão as seguintes:
Nível alfabetizado/fundamental: R$ 50,00;
Nível médio: R$ 100,00;
Nível superior: R$ 150,00.

Prova
O concurso consistirá de provas escritas e práticas. As provas escritas serão realizadas na data provável de 13 de fevereiro de 2016, das 9h às 12h e das 14h às 17h, a depender da vaga disputada.

Já a prova prática será aplicada provavelmente no dia 14 de fevereiro de 2016, pela manhã e tarde, em locais a serem publicados quando da homologação das inscrições.

Validade
A validade do concurso público será de dois anos, a contar da data da homologação, podendo ser prorrogado por igual período a critério da administração municipal.

Concurso na Prefeitura de Redenção da Serra - SP

A Prefeitura de Redenção da Serra, no Estado de São Paulo, abre concurso público nº 01/2015. A finalidade é selecionar profissionais de ensino fundamental, médio superior, para a contratação de 30 profissionais. Os vencimentos ofertados vão de R$ 822,05 a R$ 7.780,93, em carga horária de 30 ou 40 horas por semana.

Serão contratados profissionais nos cargos de: Faxineira, Merendeira, Motorista, Agente Comunitário de Saúde, Auxiliar de Enfermagem, Escriturário I, Inspetor de Alunos, Assistente Social, Dentista PSF, Enfermeiro, Farmacêutico, Fonoaudiólogo, Nutricionista, Médico (Ginecologista, Generalista, Ortopedista, PSF, Pediatra, Psiquiatra, Veterinário), Professor PEB I e Professor PEB II – Artes.

As inscrições serão aceitas de 12 de dezembro de 2015 a 3 de janeiro 2016, via Internet, no site: www.epts.com.br.

Mediante aplicação de provas escrita objetiva e prática, obedecendo os métodos de avaliação de cada cargo.

A prova objetiva será aplicada na data provável de 31 de janeiro de 2016, em local e horário a serem comunicados no site acessado para realizar as inscrições.

O concurso público terá validade de dois anos, contados a partir da publicação de sua homologação, podendo ser prorrogado, uma única vez, por igual período, a critério da Administração. 

Prefeitura de Buriticupu - MA lança edital de concurso público

A Prefeitura de Buriticupu, no Estado do Maranhão, abriu edital n°001/2015 de concurso público para cargos efetivos da Administração, ofertando 522 vagas para convocação imediata, nos níveis superior, médio e fundamental. O certame será realizado sob responsabilidade, organização e controle do Instituto Bezerra Nelson Ltda - Instituto Vicente Nelson.

Do total de vagas, 31 delas são para pessoas com deficiência e os salários vão até R$ 7.000,00 em carga horária de 20 a 40 horas semanais. As vagas ofertadas pelo concurso público são para os cargos de Agente de Portaria, Auxiliar Operacional de Serviços Diversos, Motorista, Agente de Administrativo, Agente de Transporte e Trânsito, Agente de Vigilância Sanitária, Guarda Civil Municipal, Técnico em Enfermagem, Técnico em Agropecuária, Técnico em Laboratório de Análises Clínicas, Técnico em Meio Ambiente, Técnico em Radiologia, Técnico em Segurança do Trabalho, Assistente Social, Cirurgião-Dentista, Enfermeiro, Farmacêutico/Bioquímico, Fisioterapeuta, Médico Clínico Geral, Médico Veterinário, Nutricionista, Psicólogo e Professor de diversas disciplinas.

Inscrições
As inscrições serão realizadas exclusivamente pela internet, através do site www.ivin.com.br, no período de 14 de dezembro de 2015 a 05 de janeiro de 2016.

Taxas
Nível Superior - R$ 70,00;
Nível Médio/Técnico e Professor - R$ 50,00;
Nível Fundamental Completo e Incompleto - R$ 30,00.

Provas
As provas objetivas e discursivas serão aplicadas provavelmente nos dias 30 e 31 de janeiro de 2016.

O turno e dia da realização das provas objetivas e discursiva será conforme especificações a serem divulgadas na Convocação para as Provas através do site da Organizadora: www.ivin.com.br e no Portal do Candidato na data provável 25 de janeiro de 2016.

Gabaritos
O gabarito preliminar sairá na data prevista de 1º de fevereiro de 2016. Já a divulgação do resultado final definitivo será no dia 11 de março de 2016.

Validade
O concurso terá validade de um ano, contado da data da homologação de seu resultado, prorrogável por igual período, através de ato do chefe do poder executivo municipal.

Prefeitura de Guaraniaçu - PR publica edital de concurso público

A Prefeitura Municipal de Guaraniaçu, no estado do Paraná, por meio da Secretaria de Administração, lançou edital n° 054/2015 de concurso público n° 001/2015, para provimento de 66 vagas legais e formação de cadastro reserva do quadro geral dos servidores da Administração, com a execução técnico-administrativa da empresa Objetiva Concursos Ltda.

De acordo com o edital de retificação n° 065/2015, fica excluído do concurso público nº 001/2015, o cargo de Técnico em Vigilância Sanitária.

As vagas ofertadas são para cargos de níveis fundamental, médio e superior, por vencimentos de até R$ 7.860,00 em carga horária de 08 a 40 horas por semana. Cinco por cento das vagas, são reservadas para pessoas com deficiência.

As oportunidades são para os empregos de Assistente Administrativo, Assistente Social, Auxiliar de Serviços Gerais, Avaliador Físico, Carpinteiro, Educador Residente, Educador Social, Enfermeiro, Engenheiro Civil, Engenheiro de Alimentos, Farmacêutico, Fisioterapeuta, Fonoaudiólogo, Gari, Médico Auditor, Médico Clínico Geral, Médico Ortopedista, Médico Pediatra, Médico Psiquiatra, Médico Veterinário, Motorista, Nutricionista, Operador de Compactador de Solo, Operador de Escavadeira, Operador de Motoniveladora, Operador de Trator de Lâmina, Pedreiro, Pintor, Professor, Professor de Educação Física, Professor de Educação Infantil, Psicólogo Clínico, Psicólogo Educacional, Técnico em Enfermagem, Técnico em Informática, Vigia e Zelador.

As inscrições via internet poderão ser realizadas até às 23h59min (horário de Brasília) do dia 21 de dezembro de 2015, pelo site www.objetivas.com.br.

As taxas variam de R$ 40,00 a R$ 100,00 de acordo com a função escolhida.

Caso o candidato não possua acesso à Internet, será disponibilizado computador para realização da inscrição até o dia 21 de dezembro de 2015, na Agência do Trabalhador, situada na Rua José Humberto Fernandes, nº 740, no horário das 7h45 às 17h, de segunda a sexta-feira, em dias úteis.

A partir de 14 de janeiro de 2016, será divulgado Edital de Homologação das Inscrições, com a respectiva relação de candidatos homologados, diretamente pelo Painel de Publicação da Prefeitura Municipal, bem como, em caráter meramente informativo na Internet, pelos sites www.objetivas.com.br e www.guaraniacu.pr.gov.br.

A prova objetiva, para todos os cargos, tem data prevista para 24 de janeiro de 2016, em local e horário a serem divulgados por edital.

O Município de Guaraniaçu reserva-se ao direito de indicar nova data para a realização da prova objetiva, em caso de necessidade de alteração, mediante publicação em jornal de circulação local, com antecedência mínima de oito dias da realização das provas.

O concurso terá validade por dois anos, contados a partir da data de homologação dos resultados, prorrogável por mais dois anos, a critério do Município de Guaraniaçu.

Prefeitura de Jardim - CE libera edital de concurso público

Com mais de 27 mil habitantes, a Prefeitura de Jardim, no Estado do Ceará, abriu edital n° 001/2015 de concurso público para admissão de servidores em várias áreas da administração, para provimento de 268 cargos de todos os níveis de formação escolar.

De acordo com o edital lançado pelo Instituto Pró-Município, os salários dos aprovados variam entre R$ 788,00 e R$ 8.104,32, e do total de vagas previstas, 5% serão reservadas aos candidatos portadores de deficiência.

O município oferta vagas para os cargos de Agente de Endemias, Agente Administrativo, Agente de Trânsito, Fiscal de Obras, Atendente de Consultório Dentário, Motorista "AB", Motorista "D" ou "E", Operador de Máquinas, Técnico em Enfermagem, Enfermeiro, Fonoaudiólogo, Médico, Médico Veterinário, Professor de Educação Infantil, Professor de 1º ao 5º ano, Professor II, Professor de Matemática, Professor de Educação Física, Professor de Biologia, Professor Intérprete de Libras, Professor Auxiliar de Sala e Odontólogo.

As inscrições estarão abertas entre os dias 21 de dezembro de 2015 a 22 de janeiro de 2016, através do endereço eletrônico do Instituto Pró-Município - www.promunicipio.com.

Será cobrada taxa de inscrição entre R$ 50,00 e R$ 120,00, de acordo com o cargo escolhido.

O concurso será constituído de provas escritas, de caráter eliminatório e classificatório para todos, mais prova de títulos de caráter classificatório para os cargos de nível superior.

A prova escrita objetiva será aplicada no dia 21 de fevereiro de 2016, sendo que o horário e o local serão divulgados no dia 08 de fevereiro de 2016.

Será disponibilizado em até 24 horas após a realização das provas escritas, o gabarito preliminar e os cadernos de provas para consulta, no endereço eletrônico do concurso. Já o gabarito definitivo será liberado no dia 04 de março de 2016.

O prazo de validade do concurso é de dois anos, podendo ser prorrogado, uma única vez, por igual período, a contar da data de homologação do certame.

Concurso da Prefeitura de Itapipoca - CE

Em Itapipoca, no Estado do Ceará, a Prefeitura publicou edital n° 001/2015 de concurso público para provimento de cargos vagos e formação de cadastro reserva em várias funções municipais, com oportunidades para todos os níveis de escolaridade.

Os salários variam entre R$ 788,00 e R$ 5.000,00, e o edital reserva 43 vagas para os candidatos com necessidades especiai.. De acordo com a empresa organizadora do concurso, a Cetrede, são 1.444 vagas ofertadas, sendo 722 para preenchimento imediato e 722 para formação de cadastro reserva.

Cargos
Nível fundamental: Agente de Serviços Fúnebres, Atendente de Consultório Dentário, Auxiliar de Serviços Gerais, Cozinheiro, Merendeira, Motorista "D" e Operador de Máquinas Pesadas.

Nível médio: Agente Administrativo, Agente de Operação e Fiscal de Trânsito, Auxiliar de Farmácia, Baixista, Baterista, Clarinetista, Desenhista de CAD, Educador Social, Fiscal de Meio Ambiente, Fiscal de Obras e Postura, Fiscal Sanitário, Intérprete da Língua Brasileira de Sinais, Monitor de Arte e Educação, Percussionista, Saxofonista, Secretário Escolar, Técnico de Laboratório, Técnico em Enfermagem, Trombonista e Trompetista, 

Nível superior: Assistente Social, Biólogo, Cirurgião Dentista, Educador Físico, Enfermeiro, Engenheiro Ambiental, Farmacêutico, Fisioterapeuta, Fonoaudiólogo, Médico Perito, Médico Psiquiatra, Museólogo, Nutricionista, Procurador, Professor de Ensino Fundamental/Anos Iniciais, Professor de Arte e Educação, Professor de Ciências, Professor de Educação Especial, Professor de Educação Física, Professor de Geografia, Professor de História, Professor de Inglês, Professor de Matemática, Professor de Português, Professor de Educação Infantil, Professor de Libras, Professor de Música, Professor de Ensino Religioso, Professor de Atendimento Educacional Especializado, Psicólogo, Psicopedagogo, Terapeuta Ocupacional e Veterinário.

Inscrições e Taxas
Será admitida a inscrição exclusivamente via internet, no endereço eletrônico CETREDE - www.cetrede.com.br, solicitada no período de 21 de dezembro de 2015 a 25 de janeiro 2016.

A taxa custa R$ 65,00 para os cargos de nível fundamental, R$ 85,00 para nível médio e R$ 125,00 para superior.

Provas
O concurso será composto de prova escrita objetiva, de caráter eliminatório e classificatório, para todos os cargos, além de prova de títulos e prova discursiva/produção textual para os cargos do magistério.

As provas objetivas serão aplicadas provavelmente no dia 28 de fevereiro de 2016 nos locais que serão comunicados no dia 18 de fevereiro de 2016.

Validade
O prazo de validade do concurso é de dois anos, contado a partir da data de publicação da homologação do resultado final, podendo ser prorrogado, uma única vez, por igual período.

Concurso e processo seletivo da Prefeitura de Itinga do Maranhão - MA

A Prefeitura de Itinga do Maranhão, no Estado do Maranhão, através da empresa Fundação Sousândrade, publicou editais n° 001/2015 de concurso público e processo seletivo para preenchimento de 78 vagas para candidatos de todos os níveis de formação com vencimentos variados entre R$ 788,00 e R$ 6.360,00.

O processo seletivo abre sete vagas para cargo de Agente Comunitário de Saúde, que exige ensino fundamental completo e residir na área de atuação.

Já o concurso público de Itinga do Maranhão oferece 71 vagas para cargos de Enfermeiro, Engenheiro Agrônomo, Farmacêutico, Fisioterapeuta, Médico, Odontólogo, Psicopedagogo, Psicólogo, Terapeuta Ocupacional, Professor de Matemática, Professor de Educação Infantil/Séries Iniciais do Ensino Fundamental, Fiscal de Obras, Fiscal de Tributos, Motorista "D", Técnico Ambiental, Técnico em Agropecuária, Técnico em Contabilidade, Técnico em Enfermagem, Técnico de Laboratório, Técnico em Radiologia, Agente de Portaria, Auxiliar de Serviços Gerais, Carpinteiro, Eletricista e Pedreiro.

As inscrições serão recebidas exclusivamente, via internet nos endereços eletrônicos da Fundação Sousândrade - www.fsadu.org.br e www.sousandrade.org.br no período das 10h do dia 21 de dezembro de 2015 às 23h59min do dia 04 de janeiro de 2016.

As taxas variam de R$ 53,00 a R$ 70,00.

A aplicação das provas está prevista para os dias 23 e/ou 24 de janeiro de 2016 em locais e horários que serão oportunamente divulgados.

A divulgação dos gabaritos preliminares ocorre no dia 25 de janeiro de 2016.

O concurso terá validade por 02 anos a contar da data da publicação de sua homologação, podendo ser prorrogado por igual período, se assim o desejar a Administração Municipal.

Concurso e seletivo da Prefeitura de Floreal - SP

Através de edital nº 02/2015, a Prefeitura de Floreal, no interior do Estado de São Paulo, abriu processo seletivo e concurso público, para 16 profissionais de todos os níveis de escolaridade, com ganhos mensais de R$ 600,00 a R$ 2.164,81, por jornadas de 25 e 40 horas trabalhistas.

Os eventos são organizados pela empresa Mil Consultoria.

O seletivo dispõe dos cargos de Monitor de Transporte Escolar e de Professor PEB I, substituição e Especialização em Educação Especial e o concurso dos cargos de Auxiliar de Enfermagem, Ajudante Geral Masculino, Agente de Vigilância Sanitária, Lavador de Veículos, Motorista e Operador de Máquinas.

Interessados têm até o dia 21 de dezembro de 2015, via endereço eletrônico: www.milconsultoria.com.br, mediante pagamento de taxa no valor de R$ 30,00 a R$ 110,00.

Será aplicada prova objetiva em data prevista para 17 de janeiro de 2016, com início as 9h, em local a ser informado.

Provavelmente o gabarito será disponibilizado dois dias após a prova.

A validade do processo seletivo será de um ano e do concurso público será de dois anos, podendo haver prorrogação por igual período, a critério da administração municipal. 

Prefeitura de Zortéa - SC promove concurso público

A Prefeitura de Zortéa, no Estado de Santa Catarina, divulgou novo edital n° 004/2015 de concurso público oferecendo três vagas em cargos de ensino superior nas funções de Médico ESF, Enfermeiro e Engenheiro Agrônomo. O certame oferece salários variados entre R$ 2.000,00 e R$ 7.500,00, por jornada de 20 ou 40 horas semanais.

O concurso será conduzido pela Associação dos Municípios do Planalto Sul de Santa Catarina - AMPLASC e a inscrição deverá ser efetuada através do site www.amplasc.org.br até 11 de janeiro de 2016.

A taxa custa R$ 100,00. A prova escrita será realizada provavelmente no dia 23 de janeiro de 2016, das 13:30 às 16:30 horas no Grupo Escolar Municipal Horizonte Núcleo I, rua Dorvalina Guerreiro, nº 250, Bairro Conceição, Zortéa-SC.

Já os gabaritos preliminares serão comunicados até às 19 horas do dia 23 de janeiro de 2016.

A validade do concurso público será de dois anos, podendo ser prorrogado por igual período, a critério da Administração Municipal. 

Ebserh lança concurso nacional com 951 vagas

A Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) lançou concurso público nacional para o provimento de 951 vagas em 27 hospitais universitários administrados pela estatal

A iniciativa contempla 837 oportunidades na área médica, 93 na área assistencial e 21 para os setores administrativos.

As inscrições já estão abertas e podem ser feitas até o dia 14 de janeiro de 2016, no site do Instituto AOCP, banca organizadora do certame. A inscrição também pode ser feita presencialmente até o dia 23 de dezembro deste ano. Os postos estão descritos no site da banca. As taxas de inscrição são de R$ 60 para candidato de nível médio, R$ 120 para médicos e R$ 80 para os demais cargos de nível superior. A data prevista para realização das provas é 21 de fevereiro de 2016.

Melhorias
A contratação nas unidades permitirá a reativação de leitos que atualmente encontram-se desativados em decorrência da falta de pessoal e a ampliação dos serviços de saúde prestados à população.

Os candidatos aprovados no concurso público que ingressarem no quadro permanente da Ebserh serão contratados sob o regime da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) e terão direito ao plano de cargos, carreiras e salários, além do plano de benefícios da empresa.

Coordenadoria de Comunicação da Ebserh

Parlamentares e autoridades debatem Medicamentos no Senado

O mercado farmacêutico é considerado um dos setores de maior crescimento da economia brasileira

O país é o sexto maior mercado de fármacos e medicamentos do mundo, com perspectiva de ocupar a quarta posição até 2016, segundo dados do IMS Health. Entretanto, apesar de o Brasil ser um grande consumidor de medicamentos, a saúde continua sendo apontada como o maior problema para a população, e a dificuldade de acesso aos medicamentos, uma das principais queixas.

A grande incidência de doenças cardiovasculares é também reflexo desse quadro. Elas são a principal causa de morte em todo o mundo. Somente no Brasil, 300 mil pessoas morrem anualmente, ou seja, um óbito a cada dois minutos. Já, as doenças raras - de origem genética, que causam sérias deficiências físicas, visuais, comportamentais, auditivas, intelectuais, mentais ou múltiplas - afetam aproximadamente 16 milhões de pessoas - de acordo com a OMS. Visando debater a temática dos Medicamentos e suas particularidades, o Instituto Brasileiro de Ação Responsável realiza a sétima edição do Fórum Nacional de Medicamentos no Brasil, no dia 15 de dezembro, no Senado Federal.

O VII Fórum Nacional de Medicamentos no Brasil reúne autoridades da área de saúde para debater temas relevantes da área de saúde, entre eles, políticas de Incentivo a novos medicamentos, ambiente regulatório, incorporação de novos medicamentos nos sistemas de saúde, estratégias para ampliar o acesso aos medicamentos para o tratamento de doenças cardiovasculares, desenvolvimento de novos medicamentos para doenças raras, além de desafios do setor. O evento tem início às 9h. As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas pelo site www.acaoresponsavel.org.br.

Serviço: VII Fórum Nacional de Medicamentos no Brasil

Data: 15 de dezembro, terça-feira, das 9 às 14h

Local: auditório Antônio Carlos Magalhães do Interlegis - Senado Federal (Brasília/DF)

Realização: Instituto Brasileiro de Ação Responsável

Coordenação: Agência de Integração à Saúde, Meio Ambiente e Desenvolvimento Social do Brasil - Íntegra Brasil - sob coordenação da doutora Edilamar Teixeira

Parceiras: Congresso Nacional; Ministério da Saúde; Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento - PNUD; Agência Íntegra Brasil e Interlegis

Patrocínio: MSD, Sanofi Medley, Bayer e Genzyme Inscrições gratuitas pelo site www.acaoresponsavel.org.br 

Fonte: Etcetera Comunicação

Blog da Saúde

Conheça a diferença entre dengue, zika e chikungunya

Dengue, zika e chikungunya são três infecções transmitidas pelos mesmos vetores, os mosquitos Aedes aegypiti e o Aedes albopictus. Elas possuem sintomas parecidos, mas algumas caraterísticas podem ajudar a diferenciá-las

Não existe tratamento específico para as infecções por estes vírus. A orientação do Ministério da Saúde é que na presença de qualquer sintoma, o paciente procure a unidade de saúde mais próxima. Além disso, deve fazer repouso e ingerir de bastante líquido durante os dias de manifestação de sintomas. 

Alguns medicamentos como ácido acetilsalicílico e outros anti-inflamatórios, podem aumentar complicações hemorrágicas, principalmente em caso de dengue. Por isso, ao apresentar os sintomas a pessoa não deve se automedicar.

Confira o quadro e descubra as principais diferenças entre a dengue, zika e chikungunya

12347687 1125921527426462 4822467543375404809 n

Blog da Saúde

Proteja da sua casa do mosquito da dengue antes de sair de férias

PiscinaNão importa se você mora em casa ou apartamento, o mosquito Aedes aegypti pode encontrar um recipiente com água parada para depositar os ovos e se reproduzir. Por isso, antes de viajar de férias, é muito importante verificar todos os pontos que possam acumular água na sua residência

O ciclo de reprodução do mosquito, do ovo à forma adulta, pode levar de 5 a 10 dias. Por isso, mesmo em uma viagem curta, é preciso estar atento. Um balde esquecido no quintal ou um pratinho de planta na varanda, após uma chuva, podem facilmente se tornar um foco do mosquito e afetar toda a vizinhança. Uma fêmea pode dar origem a 1.500 mosquitos durante a sua vida. Em 45 dias um único mosquito pode contaminar até 300 pessoas. Se estes mosquitos picarem alguém infectado, eles poderão transmitir os vírus da dengue, zika ou chikungunya para muitas pessoas de uma região.

Antes de aproveitar as férias, tire alguns minutos para verificar se sua casa está livre destes possíveis focos.

Quem mora em casa pode começar pela área externa. Se assegurando que:
- A caixa d´água está vedada
- As calhas estão totalmente limpas
- Galões, poços e tambores estão bem vedados
- Pneus sem água e em lugares cobertos
- Garrafas e baldes vazios e com a boca virada para baixo
- Piscinas e fontes tratadas e se possível, tampadas
- Pratos de vasos de planta com areia até a borda

Já nos ambientes internos de casa ou apartamentos é preciso verificar se:
- Os ralos estão tampados ou telados
- As tampas dos vasos sanitários estão abaixadas
- As vasilhas dos bichos de estimação estão limpas e protegidas da chuva
- A bandeja coletora de água do ar-condicionado está limpa e seca
- A bandeja externa na geladeira está limpa e seca
- Pratinhos de floreiras de varandas com terra até a borda
- Parador de filtro de parede limpo e seco

Lembre-se que os ovos podem ficar aderidos às laterais internas dos recipientes ou ainda nas laterais externas dos vasos. Por isso, é necessário lavá-los com água e sabão, utilizando uma bucha. Mesmo ressecados, os ovos são perigosos. Eles sobrevivem até 1 (um) ano em locais e, se neste período entrarem em contato com água, o ciclo evolutivo recomeça. Antes de viajar cuide da sua casa e aproveite as férias com a consciência tranquila!

Viagem casa

Sábado da Faxina
Para chamar a atenção sobre a importância da limpeza para eliminação dos focos do Aedes aegypti, o Ministério da Saúde lançou a campanha "Sábado da Faxina - Não dê folga para o mosquito da dengue". A ideia é que toda a população dedique um dia da semana para verificar todos os possíveis focos do mosquito, fazendo uma limpeza geral em sua residência e impedindo a reprodução do aedes.

Fonte: Gabriela Rocha/ Blog da Saúde

Colesterol alto familiar pode matar antes dos 40 anosalim

O advogado Ricardo Ayub, hoje com 51 anos, não gostava de ir ao médico. Mantinha uma vida saudável para não precisar visitar o doutor. Quando tinha 21 anos, no entanto, sentiu-se mal enquanto dirigia e viu que era prudente fazer um check-up

Os exames de sangue já detectaram uma anormalidade: colesterol muito alto. Os níveis de colesterol total de Ayub estavam por volta de 600 mg/dL, enquanto o desejável gira em torno de 200 mg/dL.

“Procurei um cardiologista, mas fui atendido de uma forma muito precária na época [30 anos atrás]. O tratamento foi feito com uma estatina, por três meses, além da recomendação de fazer exercícios físicos e manter uma alimentação bem controlada, e depois fazer um novo exame de sangue”, conta. Os níveis de colesterol abaixaram, mas continuaram fora da meta que o deixaria fora de risco.

“Meu pai também tinha colesterol alto, então, minha preocupação era com o coração, já que ele infartou aos 42 anos”, conta Ayub. Os avós também morreram por problemas cardíacos. “Eles também tinham colesterol alto”.

Mutação do colesterol
Ayub conta que, na época, o pai já estava sendo atendido pelo Instituto do Coração (Incor), em São Paulo, e era o período em que eles estavam começando a fazer os exames genéticos para detectar hipercolesterolemia familiar (HF), ou colesterol alto herdado dos pais. “Chamaram meus irmãos e eu para o exame. Eles não tinham nada, mas eu tinha a mutação do colesterol”, explica o advogado.

Até agora, Ricardo faz acompanhamento para manter os níveis de colesterol dentro do padrão. Com outros tipos de estatinas, ele acaba tomando um verdadeiro coquetel de medicamentos diariamente. “Tomo seis remédios, e não posso ficar um dia sem tomar. Se vou viajar, a primeira coisa que faço é pegar meus medicamentos.

Hoje, meu colesterol total está em torno de 190 e o LDL está controlado”, conta.

Uma cada 200 pessoas
Estima-se que 60% da população brasileira esteja com níveis de colesterol acima do recomendado, mas isso pode ser devido à má alimentação ou ao sedentarismo. No caso da hipercolesterolemia familiar (HF), a causa é genética, há uma mutação nos genes que fazem com que o colesterol fique muito mais alto do que o da população normal. Uma a cada 200 pessoas sofre com o problema.

Preocupação com os filhos
Essa mutação pode ser transmitida aos filhos. E aqueles que herdam a mutação desenvolvem colesterol mais alto do que o normal. Alguns chegam a ter valores de colesterol duas vezes mais altos do que o das outras pessoas. Outros, chegam a quatro. E aqueles que herdaram o gene do pai e da mãe, sofrendo duplamente, chegam até a seis vezes o valor normal, correndo risco alto de ter problemas cardíacos muito cedo.

O cardiologista e diretor da Unidade Clínica de Lípides do InCor, em São Paulo, Raul dos Santos, explica que o HF não é uma doença rara e que deve ser tratada. “Pelo fato de o colesterol estar alto desde o nascimento, as pessoas já são expostas a valores que normalmente seriam apenas na vida adulta, então, consequentemente, correm um risco muito grande de ter problemas cardiovasculares ainda jovens, pelo fato de a exposição ser muito precoce”, explica Santos.

Ele conta que 25% dos homens que carregam a mutação genética que aumenta o colesterol vão ter infartado ou ter morrido até os 40 anos de idade. As mulheres, pelo fato de serem mais protegidas com o hormônio estrogênio, ganham cerca de 10 anos a mais, infartando por volta dos 50 anos.

Primeiro infarto é aos 13 anos
Para aqueles que herdaram o gene que aumenta o colesterol do pai e da mãe, a situação é ainda mais grave. A média do primeiro infarto é aos 13 anos de idade. Esse problema, no entanto, é mais raro. Estima-se que haja cerca de 200 pessoas nessas condições no Brasil.

Colesterol alto não dá sintomas
“O grande problema da HF é que é assintomática, então, só se faz o diagnóstico se dosar o colesterol. A maior parte dos pacientes é diagnosticada quando um jovem infarta e, aí, você dosa o colesterol, vê que está muito alto, suspeita da HF e chama os outros familiares assintomáticos para fazer o diagnóstico”, conta o diretor da Clínica de Lípides do InCor. Parentes de primeiro grau são diagnosticados primeiro. Confirmado o colesterol alto em alguns deles, é possível estender para o resto da família.

Tratamento
A cardiologista Maria Cristina Izar, da Associação de Portadores de Hipercolesterolemia Familiar e professora da Unifesp, explica que, no caso das pessoas que tem HF, a alimentação não influencia muito na melhora do colesterol. “Ela contribui, mas não é capaz de trazer o colesterol para os níveis normais”, diz.

Isso não significa que quem tem colesterol alto pode sair comendo alimentos gordurosos por aí. Manter uma boa alimentação ajuda a não piorar ainda mais o problema. O tratamento, então, é medicamentoso. Atualmente os pacientes são tratados com estatinas e ezetimibe, nas doses recomendadas pelo médico. Há outro medicamento que pode ajudar os portadores de HF. O pedido de aprovação já está sendo analisado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para o medicamento que reduz cerca de 60% do colesterol além das estatinas e ezetimibe.

Esse remédio, o evolocumab, é um anticorpo monoclonal que inibe a proteína PCSK9, que, quando em muita atividade, destrói os receptores responsáveis por “recolher” o colesterol ruim circulante na corrente sanguínea e mandar embora. Esse medicamento deve atingir uma parcela da população de pessoas com hipercolesterolemia familiar que não conseguem chegar aos níveis normais de colesterol somente com estatinas e ezetimibe.

A expectativa da farmacêutica fabricante, Amgen, é que o medicamento seja aprovado no Brasil até 2017. Nos Estados Unidos e na Europa ele está aprovado desde a metade deste ano.

iG

Farmácia Popular prosseguirá apesar de corte de verba, diz Ministério da Saúde

O Ministério da Saúde informou que o programa Farmácia Popular terá prosseguimento em 2016, mesmo com previsão de corte orçamentário

De acordo com o representante do ministério em audiência desta quinta-feira (10) na Comissão de Seguridade Social e Família da Câmara dos Deputados, Arionaldo Bomfim Rosendo, o programa está na dependência de uma negociação de preços entre governo e a indústria farmacêutica.

Rosendo explicou que, inicialmente, a proposta orçamentária enviada ao Congresso não tinha previsão para o Farmácia Popular, mas uma emenda apresentada pela Comissão de Seguridade pode garantir os recursos necessários para manter o serviço. Segundo ele, a partir da diminuição das receitas no orçamento, as ações que não faziam parte de serviços públicos de saúde foram excluídas. É o caso do programa Farmácia Popular Coparticipação, no qual o governo entra com 90% e o usuário paga apenas 10% do preço do medicamento.

O representante do Ministério da Saúde ressaltou ainda que o governo tem cacife para negociar preços com a indústria porque adquire grandes quantidades de produtos, uma vez que a demanda é grande. Em apenas um mês, o Farmácia Popular atende cerca de 9 milhões de pessoas.

Questionamento
Um dos autores do pedido para a audiência, o deputado Sergio Vidigal (PDT-ES) quis saber como seria possível comprar a mesma quantidade de produtos com os R$ 500 milhões previstos para 2016, sendo que, em 2015, foram gastos mais de R$ 700 milhões.

O deputado também perguntou se Arionaldo Bomfim Rosendo estava afirmando que há superfaturamento no setor farmacêutico. O representante do ministério descartou a prática. “Não afirmo de forma nenhuma. Nós estamos dizendo é que, tendo em vista o momento econômico do País, para a área farmacêutica perder uma receita desse tamanho, eles estão revendo, junto com a gente, e buscando que a gente possa continuar a ofertar esses medicamentos, dentro da mesma situação que vínhamos fazendo até agora.”

O representante do Ministério da Saúde disse ainda que, em paralelo às negociações com o setor, o governo está trabalhando junto com o relator do orçamento para dar prosseguimento ao Farmácia Popular. Rosendo também garantiu que não houve cortes relativos às Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e ao Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).

Impacto dos cortes
Também na audiência, o presidente da Associação Médica Brasileira, Luciano Gonçalves de Souza Carvalho, disse que cortes no Farmácia Popular têm impacto significativo, não só imediato, mas também em termos de futuro. “Os pacientes vão sofrer mais, e o esforço no atendimento à população terá de ser redobrado”, afirmou. Carvalho defendeu a urgência na definição de ações prioritárias na assistência à população e a criação de uma frente de discussão. Ele ressaltou ainda que a formação de profissionais é preocupante.

O representante da Confederação Brasileira dos Aposentados, João Florêncio Pimenta, disse que cortar os gastos do Farmácia Popular é “um tiro no pé, porque o programa atinge as classes menos favorecidas”. Ele fez um apelo para que os parlamentares unam esforços para evitar qualquer corte orçamentário.

Já o representante do Conselho Federal de Farmácia, Francisco Batista Junior, afirmou que nenhuma possibilidade de corte orçamentário pode ser aceita, pois, apesar das falhas, os programas são fundamentais na atenção à população. Francisco Batista Junior disse que o desfinanciamento do sistema de saúde preocupa, mas, segundo ele, “o grande drama é o modelo (incluindo o programa Farmácia Popular, UPAs e Samu), que deve ser revisto”.“Mais recursos melhorariam o quadro, mas os problemas voltariam”, afirmou.

A deputada Flávia Morais (PDT-GO) destacou que os cortes orçamentários prejudicam a parcela mais pobre da população, além de refletir nas contas das prefeituras. “Precisamos preservar as UPAs, o Samu e o Farmácia Popular”, afirmou a deputada, que também foi autora do pedido de realização da audiência desta quinta-feira.

Câmara dos Deputados

Bebês atendidos em PE apresentam sintomas de nova doença

Médicos do Hospital Universitário Oswaldo Cruz (Huoc), ligado à Universidade de Pernambuco, da rede estadual de ensino, investigam o surgimento de novo quadro viral que pode estar ligado ao zika vírus ou ao chikungunya
 
Em um período de 15 dias, 20 crianças com até 8 meses de vida tiveram os corpos cobertos por bolhas, que se transformaram em feridas. Nenhuma tem microcefalia.
 
A infectologista Regina Coeli Ferreira Ramos, do Huoc, conta que os bebês apresentaram sintomas como febre, irritabilidade e manchas vermelhas. Em três dias, essas manchas evoluíram para bolhas e depois viraram feridas, que chegam a tomar área extensa dos corpos. Os médicos que atenderam os pacientes suspeitam que seja uma arbovirose (vírus transmitidos por artrópodes, como os mosquitos). “Estamos avaliando se é zika ou chikungunya, porque estamos passando por surtos dessas doenças.”
 
A médica integra a equipe que está estudando os casos e criando um protocolo de atendimento para esses bebês. Foram coletadas amostras de sangue e do liquor (líquido da medula). Os resultados deverão ser conhecidos na próxima semana. Também foi levantado o histórico da gestação. O protocolo de atendimento estabelecerá os cuidados que os médicos terão com esses bebês. Uma das discussões é com relação ao uso de antibióticos. “Quando essas bolhas estouram, deixam a pele sensível e aberta a infecções.”
 
Regina, que participou no Rio de seminário organizado pelo Conselho Regional de Medicina (Cremerj), explicou que não há nenhuma relação com microcefalia. “As crianças são saudáveis, nasceram com perímetro cefálico dentro da normalidade”, afirmou.
 
A Secretaria de Saúde de Pernambuco confirmou o surgimento e investigação desses casos. A infectologista Heloísa Ramos Lacerda de Melo, coordenadora científica da Sociedade Brasileira de Infectologia e ex-presidente da Sociedade Pernambucana de Infectologia, disse que os sintomas não são tradicionais de nenhuma virose. “O que está se imaginando é que é um quadro novo.
 
Não se parece com as viroses clássicas, como dengue, citomegalovírus, infecção por HIV, hepatite. Não há nenhuma virose conhecida que tenha quadro tão intenso. É possível que essas crianças tenham tido contato com zika.”
 
Microcefalia
Na palestra para os médicos do Rio, Regina Coeli explicou que os casos de microcefalia foram detectados em bebês cujas mães tiveram quadro de zika nos primeiros quatro meses de gestação, mas as alterações no crânio só apareceram nos exames de ultrassom feitos entre a 32ª e a 35ª semana de gravidez.
 
Ela ressaltou que não é possível, ainda, estabelecer se os bebês terão sequelas neurológicas, no caso das mães que tiveram infecção por zika depois do período crítico. E recomenda o acompanhamento a longo prazo dos bebês. Para a infectologista, é preciso se preocupar agora em acolher as grávidas. “Elas vêm querendo saber o que vai acontecer com o bebê, tendo ouvido conselhos de médicos para fazerem aborto. Elas chegam exauridas do ponto de vista psicológico.”
 
O médico Renato Augusto Moreira de Sá, integrante da Câmara Técnica de Ginecologia e Obstetrícia do Cremerj, questionou o protocolo do Ministério da Saúde que recomenda que a ultrassonografia seja feita por volta do oitavo mês de gestação. “Não tem como a mãe suportar psicologicamente esperar um mês pelo resultado do exame de sangue para saber se foi zika ou não foi. Não dá para pedir para essa grávida voltar com 35 semanas para ter o diagnóstico de microcefalia. Ela não aguenta. E nem nós que atendemos no pré-natal. É preciso ver o lado humanitário”, afirmou.
 
Uol

Casos de microcefalia remetem ao trauma da síndrome da talidomida nos anos 60

Em agosto deste ano, autoridades e médicos brasileiros depararam com o aumento inesperado do nascimento de crianças com microcefalia, uma malformação irreversível no cérebro

Até o final de novembro, quando o Ministério da Saúde confirmou a relação entre as ocorrências e a chegada do vírus Zika ao Brasil, não se sabia ao certo a origem dos casos, pois não se encaixavam nos diagnósticos já conhecidos pela literatura médica. Perguntado sobre uma situação comparável a essa, o presidente da Associação Brasileira de Saúde Coletiva, Gastão Wagner Campos, relembrou as deformidades causadas pela talidomida nos anos 50 e 60.

Em 1959, médicos alemães começaram a relatar o aumento da incidência de nascimento de crianças com um tipo peculiar de malformação congênita, com deformidades no esqueleto, nas pernas e ausência de alguns ossos nos braços. Dois anos depois, pediatras começaram a relacionar os casos ao uso da talidomida (substância tranquilizante e anti-inflamatória, usada para controlar enjoos durante a gravidez) por gestantes. No Brasil, pelo menos 700 pessoas nasceram com malformação genética devido ao uso da talidomida. No mundo todo, foram cerca de 10 mil casos.

“Surgiu essa droga barata e muito efetiva, usada em larga escala pela indústria farmacêutica e começaram a nascer milhares de crianças com sequelas graves, sem braço, com deformidades. Demoraram a fazer essa relação”, lembrou Campos.

Substância
A talidomida circulou como produto livre de efeitos adversos no Brasil até 1962, quando foi banida no país. O remédio voltou a circular no país em 1966, quando começou a nascer a chamada “segunda geração talidomida”. Em 2006, ainda houve registro de uma gestante que teve filhas gêmeas com deformidades, depois de ter tomado o medicamento da mãe, sem indicação médica.

Atualmente, a prescrição de medicamentos à base de talidomida deve ser feita com receita específica e mediante assinatura de termo de responsabilidade e esclarecimento. O remédio é usado para tratamento de hanseníase, de lupus e da aids. “Não era um vírus, mas assim como a talidomida, a situação com a microcefalia também é inesperada e exige muita pesquisa e ação intensa do governo”, ressaltou Campos.

Até o dia 5 deste mês, 1.761 casos suspeitos de microcefalia foram notificados em 422 municípios brasileiros. Os números foram divulgados na última terça-feira (8) pelo Ministério da Saúde. Até o momento, de acordo com o novo balanço, 14 unidades federativas registram casos suspeitos da malformação, que, na maior parte dos casos, causa comprometimento intelectual, que pode vir acompanhado de surdez, cegueira, entre outras alterações no organismo.

Agência Brasil