Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



segunda-feira, 14 de dezembro de 2015

Proteja da sua casa do mosquito da dengue antes de sair de férias

PiscinaNão importa se você mora em casa ou apartamento, o mosquito Aedes aegypti pode encontrar um recipiente com água parada para depositar os ovos e se reproduzir. Por isso, antes de viajar de férias, é muito importante verificar todos os pontos que possam acumular água na sua residência

O ciclo de reprodução do mosquito, do ovo à forma adulta, pode levar de 5 a 10 dias. Por isso, mesmo em uma viagem curta, é preciso estar atento. Um balde esquecido no quintal ou um pratinho de planta na varanda, após uma chuva, podem facilmente se tornar um foco do mosquito e afetar toda a vizinhança. Uma fêmea pode dar origem a 1.500 mosquitos durante a sua vida. Em 45 dias um único mosquito pode contaminar até 300 pessoas. Se estes mosquitos picarem alguém infectado, eles poderão transmitir os vírus da dengue, zika ou chikungunya para muitas pessoas de uma região.

Antes de aproveitar as férias, tire alguns minutos para verificar se sua casa está livre destes possíveis focos.

Quem mora em casa pode começar pela área externa. Se assegurando que:
- A caixa d´água está vedada
- As calhas estão totalmente limpas
- Galões, poços e tambores estão bem vedados
- Pneus sem água e em lugares cobertos
- Garrafas e baldes vazios e com a boca virada para baixo
- Piscinas e fontes tratadas e se possível, tampadas
- Pratos de vasos de planta com areia até a borda

Já nos ambientes internos de casa ou apartamentos é preciso verificar se:
- Os ralos estão tampados ou telados
- As tampas dos vasos sanitários estão abaixadas
- As vasilhas dos bichos de estimação estão limpas e protegidas da chuva
- A bandeja coletora de água do ar-condicionado está limpa e seca
- A bandeja externa na geladeira está limpa e seca
- Pratinhos de floreiras de varandas com terra até a borda
- Parador de filtro de parede limpo e seco

Lembre-se que os ovos podem ficar aderidos às laterais internas dos recipientes ou ainda nas laterais externas dos vasos. Por isso, é necessário lavá-los com água e sabão, utilizando uma bucha. Mesmo ressecados, os ovos são perigosos. Eles sobrevivem até 1 (um) ano em locais e, se neste período entrarem em contato com água, o ciclo evolutivo recomeça. Antes de viajar cuide da sua casa e aproveite as férias com a consciência tranquila!

Viagem casa

Sábado da Faxina
Para chamar a atenção sobre a importância da limpeza para eliminação dos focos do Aedes aegypti, o Ministério da Saúde lançou a campanha "Sábado da Faxina - Não dê folga para o mosquito da dengue". A ideia é que toda a população dedique um dia da semana para verificar todos os possíveis focos do mosquito, fazendo uma limpeza geral em sua residência e impedindo a reprodução do aedes.

Fonte: Gabriela Rocha/ Blog da Saúde

Nenhum comentário:

Postar um comentário