Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quinta-feira, 24 de maio de 2012

Cientistas transformam DNA em memória regravável

O feito é extraordinário pelos padrões da biologia sintética, mas a maneira que ele foi feito também não deixa de ser extraordinária, pelo tanto de determinação e perseverança que exigiu.

A ideia é simples: utilizar uma parte do DNA como uma chave lógica. O processo escolhido para fazer isto foi colocar meia dúzia de genes em uma região inativa do DNA, em locais que instruem uma enzima a recortar o trecho do DNA e a colá-lo novamente, mas com a posição invertida.

Até aí, foi ideia do professor Drew Endy, da Universidade Stanford, na Califórnia (EUA). O código da Escherichia coli seria usado como chave, e os locais seriam constituídos por trechos de um bacteriófago, um vírus que ataca bactérias.

O trecho do código do bacteriófago selecionado foi escolhido por parecer o mais promissor na tarefa de cortar e reorientar o DNA, só que não foi o caso. Coube então ao estudante Jerome Bonnet, o líder da equipe, a tarefa de fazer o sistema funcionar. E ele conseguiu, depois de 750 projetos diferentes, resolvendo cada novo problema que apareceu.

Jerome comenta que é uma triste crítica ao estado em que se encontra a biologia sintética o fato dele precisar fazer 750 tentativas diferentes para conseguir programar a expressão de meia dúzia de genes. “É como escrever um código de seis linhas no computador e ter que fazer 750 depurações para fazer funcionar”.

E o sistema funciona. O grupo conseguiu demonstrar que ele consegue fazer estas mudanças de orientação, que podem representar “0” e “1” pelo menos 16 vezes. Este tipo de contador poderia ser usado para manter um registro de eventos dentro da célula, como por exemplo o número de duplicações pelo qual uma célula-tronco passa até atingir o estado adulto. Além de ser um sistema verdadeiramente digital, a informação é armazenada na célula sem envolver gasto de energia, diferente de outros sistemas já desenvolvidos por outros grupos.

O biólogo sintético Eric Klavins, da Universidade Washington, em Seattle (EUA), concorda que no estágio atual conseguir que um sistema destes funcione demanda muitas tentativas e depurações, mas aponta que à medida que as ferramentas de síntese de genes se tornarem mais rápidas e baratas, isto também deve mudar. E já existe uma iniciativa, a BIOFAB, que pretende fornecer partes padronizadas e confiáveis para os biólogos sintéticos.

Fonte Hypescience

Vacinação de trabalhadores expostos a doenças infectocontagiosas pode se tornar obrigatória

Levantamento mostra que maior parte dos casos ocorre na faixa etária economicamente ativa

Um projeto de lei apresentado na Comissão de Assuntos Sociais (CAS) do Senado nesta quarta-feira pretende tornar obrigatória a vacinação de qualquer pessoa exposta ao risco de doenças infectocontagiosas em seu ambiente de trabalho ou em decorrência da atividade que exerce. É o caso, por exemplo, de quem atua no ramo da construção civil e está sujeito a doenças como o tétano.

Por falta de quórum, a matéria ficou para ser votado na sessão da próxima semana. A medida tramita em caráter terminativo e, depois de aprovada, caso não haja recursos, seguirá para a apreciação da Câmara dos Deputados.

O autor da proposta, Paulo Davim (PV-RN), explicou que, apesar de a vacina contra tétano integrar o Programa Nacional de Imunizações (PNI), levantamento do Centro de Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo mostra que pelo menos 18% dos trabalhadores contraíram a doença depois de se acidentarem no trabalho.

— Chama a atenção a elevada letalidade da doença e o fato de a maior parte dos casos ocorrer na faixa etária de 25 a 54 anos, que é justamente a de maior produtividade do indivíduo — destaca Davim.

Na análise da matéria, os senadores da comissão ampliaram essa cobertura a todas as doenças infectocontagiosas a que estão submetidos os trabalhadores.

No Brasil, atualmente, não existe vacinação legalmente obrigatória, ou seja, ninguém é obrigado por lei nem a se vacinar nem a submeter os filhos à vacinação.

Fonte Zero Hora

Saiba mais sobre a mucopolissacaridose, doença genética de difícil diagnóstico

Distúrbio afeta enzima responsável pela quebra de moléculas de glicosaminoglicanos

Imagine que seu filho apresenta infecções recorrentes de ouvido, respiração ruidosa, que os lábios e a língua dele comecem aumentar de tamanho e que o crânio comece a crescer de maneira desproporcional. Ao sinal dos primeiros problemas, você o leva a pediatras, cardiologistas, ortopedistas, sem contudo conseguir diagnosticar a causa dos problemas.

Esse drama é vivido por pais e mães de crianças portadoras de uma doença inata do metabolismo, a mucopolissacaridose (MPS). Trata-se de um problema genético que resulta em deficiência da enzima responsável pela quebra de moléculas de glicosaminoglicanos (GAG) no interior do lisossomo, uma organela da célula. O acúmulo dessas substâncias traz aos portadores complicações respiratórias, articulares e respiratórias, entre outras.

Considerada rara, a doença é de difícil diagnóstico. Uma pesquisa realizada pelo Ibope a pedido da Aliança Nacional Brasil de Mucopolissacaridose (Abramps) demonstrou que, do universo de pais pesquisados, quase 50% passaram por mais de seis médicos até conseguir diagnosticar a doença, sendo que a metade desse percentual visitou mais de 10 especialistas antes de descobrir do que se trata a enfermidade. Em função da dificuldade, inclusive dos médicos para identificar o problema, foi lançada na terça-feira passada a campanha "Crescer como Iguais", com a participação de artistas como Xuxa, Romário e Bianca Rinaldi.

Doenças órfãs
Segundo cálculos da Abramps, existem entre 6 mil e 8 mil doenças consideradas raras. Elas também são consideradas "órfãs" em função do desconhecimento, inclusive entre os profissionais da medicina, o que pode causar diagnósticos tardios, segundo a geneticista Carmem Mendes.

A MPS — a exemplo da maior parte destas doenças — não tem cura, mas com tratamento por meio de reposição enzimática é possível aumentar a expectativa de vida do doente com mais bem-estar.

A fim de conseguir tratamento, as famílias precisam acionar a Justiça, que determina aos governos (em diferentes instâncias) o fornecimento dos medicamentos, que são caros. Em média, são gastos R$ 50 mil por mês para o tratamento da MPS, mas, para alguns pacientes, como é o caso de Eduardo, podem ser necessários R$ 100 mil mensais.

Os efeitos da MPS na criança e nos pais
:: 88% das crianças são cuidadas pelas mães

:: 4% dos pacientes são das classes A e B, outros 44% são da classe C e 12%, das classes D e E

:: Os primeiros sintomas são notados, em média, quando a criança tem dois anos e meio

:: Dois anos é o tempo médio para a realização do diagnóstico

:: Em 50% dos casos, as mães tiveram a vida profissional muito afetada pela doença dos filhos (39% não trabalham, 35% trabalham em casa e somente 28% trabalham fora)

:: 78% as mães dedicam 12 ou mais horas por dia ao cuidado do paciente

:: 39% e avaliaram a decisão de ter outro filho

Fonte Zero Hora

Conheça os direitos do paciente com câncer

Para assegurar os benefícios, é preciso ter em mãos a documentação que comprova o diagnóstico

A maioria dos brasileiros portadores de câncer não sabe, mas eles têm direito a uma série de benefícios. Para garantir o acesso, é preciso pedir ao médico toda a documentação necessária para comprovar sua condição de saúde.

Por segurança, todo requerimento deve ser feito em duas vias, para que o paciente possa ficar com uma cópia. É importante exigir o protocolo de entrega, com data e assinatura, e guardar bem essa via, pois os prazos para exigências judiciais começam a contar a partir da data da entrega do requerimento.

Veja quais são os direitos do paciente com câncer e como encaminhar os pedidos:

:: Isenção de IR
Portadores de câncer são judicialmente dispensados do pagamento do Imposto de Renda. Caso o paciente ainda não seja aposentado, o benefício pode ser conseguido por meio da justiça. A isenção pode ser requerida junto ao INSS, mediante exame histopatológico e laudo médico que contenha: diagnóstico expresso da doença; classificação Internacional de Doenças (CID);  requerimento, cópia do laudo ão às leis 7.713/88; nº 8.541/92; 9250/95 e instrução normativa SRF nº15/01; data de início da doença; estágio clínico atual da doença e do paciente carimbo legível do médico com o número do Conselho Regional de Medicina (CRM). Além disso, é possível que os valores da compra de órteses e próteses sejam deduzidos da declaração anual do imposto de renda.

:: Saque de FGTS
Todo paciente com câncer pode sacar o Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS), assim como o PIS/PASEP, para auxílio do pagamento das despesas com o tratamento. O saque deve ser feito nas unidades da Caixa Econômica Federal e pode ser efetuado quantas vezes for solicitado pelo trabalhador. Para tanto, deve-se providenciar os seguintes documentos: carteira de trabalho (original e cópia); comprovante de inscrição PIS/PASEP; original e cópia do laudo histopatológico; atestado médico (validade de 30 dias)com diagnóstico expresso da doença, classificação internacional de doenças (CID), menção à lei 8922 de 25/07/94, estágio clínico atual da doença e do paciente e carimbo legível do médico com número do Conselho Regional de Medicina (CRM). O saque do FGTS, em alguns casos, também pode ser feito por familiares do paciente, para que eles possam auxiliar nas despesas do tratamento.

:: Licença médica e auxílio doença
Caso o câncer traga sequelas que afastem o paciente de sua atividade profissional, ele tem direito a licença médica e auxílio doença. Desde que o paciente tenha inscrição no Regime Geral de Previdência Social (INSS) e que seja comprovado seu estado por laudo médico, não existe carência (número de contribuições) para requerer auxílio doença. O paciente tem direito à ajuda até que possa voltar a trabalhar.

:: Aposentadoria por invelidez
Quando é comprovado, por meio de perícia médica, que o paciente não tem condições de ser reinserido no mercado de trabalho, ele tem direito à aposentadoria por invalidez. Caso o aposentado por invalidez necessite de assistência permanente de outra pessoa, também a critério da perícia médica, o valor deve ser aumentado em 25% a partir da data de sua solicitação.

:: Quitação de dívida
No caso de pacientes que têm um imóvel financiado, em contratos com seguro, é possível que haja a quitação da dívida. Isso acontece em caso de invalidez ou morte. O doente que tem financiamento imobiliário pelo Sistema Financeiro da Habitação e paga o seguro por invalidez ou morte, junto com as prestações, pode solicitar a quitação total da dívida. Além disso, caso o paciente não possa garantir seu sustento, nem sua família tenha essa possibilidade, e não seja vinculado a nenhum regime de previdência social, ele terá direito a uma renda mensal vitalícia de um salário mínimo. O benefício é garantido diante de alguns pré-requisitos, como renda mensal familiar de cada um dos membros inferior a um quarto do salário mínimo e que o indivíduo não receba nenhum outro benefício.

:: Planos de saúde
A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) estabelece que os planos de saúde também devem cobrir procedimentos ligados ao tratamento do paciente com câncer. Os procedimentos variam de acordo com o tipo de plano. Os planos ambulatoriais cobrem consultas, exames, radioterapia e quimioterapia ambulatoriais; não cobrem cirurgias e hospitalizações. Os planos hospitalares cobrem cirurgias, internações, exames (quando internado), radioterapia e quimioterapia. Não cobrem consultas ou exames quando o cliente não está internado. Existe ainda a fusão desses dois tipos, os planos ambulatoriais-hospitalares, que incluem a cobertura de todos esses serviços. Existe ainda uma norma da ANS que obriga o convênio a pagar os medicamentos antineoplásicos.

:: Transporte e deslocamento
Conforme portaria do Ministério da Saúde, pessoas com câncer que precisam se tratar fora do perímetro urbano onde reside (distante mais de 50 quilômetros) têm direito a transporte, pousada e alimentação para o tratamento. Se residente em regiões metropolitanas, o paciente tem direito ao transporte urbano, que depende de regulamentação municipal. Pacientes com alguma deficiência nos membros superiores ou inferiores têm direito à isenção de IPVA, IPI e ICMS na compra de um veículo adaptado. As sequelas deixadas pela doença dão direito ainda à liberação do pagamento de passagens interestaduais de ônibus, trem ou barco pelo interior do Brasil, caso o paciente comprove que não tem condições de arcar com os gastos.

Fonte: Oncomed — Centro de Prevenção e Tratamento de Doenças Neoplásicas

Por Zero Hora

Superlotação leva Conselho de Enfermagem a interditar parcialmente a emergência do hospital Conceição

Superlotação leva Conselho de Enfermagem a interditar parcialmente a emergência do hospital Conceição Carlos Macedo/Especial
Enfermeiros só estão atendendo casos de urgência
Foto: Carlos Macedo / Especial
Estão sendo atendidos apenas casos com risco de morte, de alta e média gravidade

A emergência do Hospital Nossa Senhora da Conceição, em Porto Alegre, sofreu uma interdição parcial do Conselho Regional de Enfermagem do Rio Grande do Sul (Coren-RS). Com isso, estão sendo atendidos apenas casos com risco de morte, de alta e média gravidade. 

Das 18h de quarta-feira até a meia-noite, o atendimento estava restrito aos casos com risco de morte, que recebem uma pulseira vermelha na triagem. Um acordo entre a prefeitura e o Coren-RS, no entanto, ampliou o auxílio para situações de alta e média complexidade, que recebem a classificação laranja e amarela.

A interdição concedida pelo Coren-RS tem como base os problemas de superlotação, falta de funcionários e condições de atendimento aos pacientes, que, nas palavras do presidente, Ricardo Rivero, são piores que as encontradas em um hospital de campanha. Desde 2010, o conselho acompanha a situação da emergência do Conceição e, em 16 de maio, uma equipe de fiscais esteve no local para verificar a superlotação, que faz com que pacientes aguardem leito no chão. Ontem à tarde, uma nova fiscalização identificou que a situação não havia mudado.

— Em abril, a taxa de ocupação da emergência foi de 300% a mais do que comporta, isto é algo muito sério. Dos 78 pacientes que entraram pela linha vermelha (casos graves), a taxa de mortalidade foi de 26,6%, é um índice muito alto. As pessoas lá não têm nem espaço adequado — explica Rivero.

A decisão impede que técnicos, auxiliares e enfermeiros atendam casos classificados de menor gravidade. Apenas os pacientes com risco iminente de morte são atendidos. A interdição deve permanecer pelo menos até as 14h desta quinta-feira, quando uma o Coren-RS vai se reunir com o Ministério Público Federal para debater o assunto.

A partir da interdição, apenas os pacientes que já haviam passado pela triagem foram atendidos. Os demais foram orientados a procurar outros serviços de emergência. Foi o caso do aposentado Osvaldo Pereira Duarte, 48 anos. Recentemente submetido a uma cirurgia plástica na cabeça, após ter sofrido um câncer de pele, ele procurou o Conceição para um reparo nos pontos.

— Os pontos estouraram e está sangrando. Eu pago meus impostos, tudo direitinho e não vou ser atendido. Agora, vou ter que ir até o HPS — reclamou.

Hospital diz que amplia quadro de funcionários:
A direção do hospital diz ter sido pega de surpresa pela atitude do Coren-RS.

— Não houve notificação prévia. O que ocorre em termos de deficiência e superlotação é um problema muito antigo. Estamos buscando soluções, como a contratação de profissionais. Há 14 dias, começaram a trabalhar 51 técnicos em enfermagem e estamos abrindo 384 novas vagas para a emergência e setores de apoio, como os de imagem e de laboratório — argumenta o diretor superintendente, Carlos Eduardo Nery Paes.

Mesmo sem ter responsabilidade direta na gestão do Conceição, o secretário de Estado da Saúde, Ciro Simoni, resolveu entrar no debate. Ele afirma que o hospital já está adotando medidas para amenizar os problemas.

— O que me deixa indignado é a forma como foi feita a interdição. De maneira irresponsável, o Coren foi tentar fechar uma estrutura que é fundamental para o setor de emergência de saúde na região. É uma atitude que não se espera de uma entidade — critica.

Fonte Zero Hora

Não use medicamentos falsificados

Interfarma cria Conselho de Ética independente

Objetivo é mediar conflitos entre as empresas associadas, receber e analisar denúncias de violação do seu novo Código de Conduta

A Interfarma – Associação da Indústria Farmacêutica de Pesquisa – acaba de criar um Conselho de Ética para mediar conflitos entre as empresas associadas e receber e analisar denúncias de violação do seu novo Código de Conduta, que entrará em vigor, no próximo dia 1º de julho.

Essa é a primeira vez que a Interfarma, o CFM (Conselho Federal de Medicina) – e a AMB – (Associação Médica Brasileira) assinam um termo de compromisso conjunto que define regras mais rígidas para balizar a relação entre médicos e indústria.

A escolha dos integrantes do Conselho de Ética levou em conta a experiência, o rigor ético e o conhecimento desse profissionais a respeito da indústria farmacêutica. Entretanto, eles não possuem nenhuma ligação com dos laboratórios associados à Interfarma, formando assim, um conselho independente.

De acordo com o presidente-executivo da Interfarma, Antonio Brito, primeiramente foi feito um acordo para a revisão do Código de Conduta em conjunto com o CFM e a AMB. Em seguida, foi criado o Conselho de Ética, que tem o objetivo de julgar e punir, quando necessário.

Confira abaixo a nova composição do Conselho de Ética da Interfarma:

Ernesto Neumann, Presidente da Consultoria Ideias e Ideais e Ex-vice-presidente Regional para América Latina da Merck Serono e da Merck

Flávio Vormittag, Médico, ex-presidente da Interfarma e ex-diretor da Sociedade Brasileira de Medicina Farmacêutica (SMBF), Membro do Conselho Nacional de Autorregulamentação Profissional (CONAR)

Henrique Barreto, médico e ex-diretor médico do Lilly

Michel Duran Mura, Ex-presidente da Sanofi para a América Latina e ex-presidente da Aventis/Hoescht/Roussel

Jorge Raimundo, Presidente do Conselho Consultivo da Interfarma

Fonte SaudeWeb

Brics discutem transferência de tecnologia e genéricos

Brics discutem transferência de tecnologia e genéricos Países ressaltaram a importância da cooperação entre membros do bloco por meio de projetos conjuntos, workshops e visitas feitas entre cientistas de áreas relacionadas à assistência farmacêutica

Os Brics (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul, na sigla em inglês), representados por seus ministros da Saúde, tiveram encontro em Genebra em que destacaram a importância da transferência de tecnologia entre países em desenvolvimento, além do papel dos medicamentos genéricos para garantir o direito universal à saúde.

Os países ressaltaram a importância da cooperação entre os membros do bloco por meio de projetos conjuntos, workshops e visitas feitas entre cientistas de áreas relacionadas à assistência farmacêutica.

Durante a Assembleia Mundial de Saúde, promovido pela OMS, também foi discutido o combate às doenças transmissíveis e não transmissíveis. No encontro, foi estabelecida estratégia conjunta de cooperação tecnológica para realizar a fiscalização e monitoramento destas doenças, por meio de um banco de dados com registros epidemiológicos. É ponto passivo que esta é uma ação essencial para um melhor planejamento, monitoramento e avaliação das atividades de controle das doenças e para detectar áreas e grupos de risco.

Mecanismos regulatórios
O encontro ainda teve a discussão sobre os mecanismos regulatórios na área de medicamentos e no que diz respeito à propriedade intelectual. A capacitação de agências reguladoras nacionais e a cooperação sustentável entre essas agências foram levantadas como elementos cruciais para um maior acesso a medicamentos e a eficiência da produção e distribuição dos mesmos. Os Brics se preocupam, especialmente com a escassez de pesquisas para a inovação e o desenvolvimento de novos medicamentos, sobretudo para o tratamento das doenças negligenciadas, tais como tuberculose e malária.

Por isso, o bloco elogiou o trabalho do Grupo de Consultores Especialistas em Pesquisa e Desenvolvimento (Consultative Expert Working Group – CEWG). O grupo, composto por especialistas de várias partes do mundo e coordenado pela OMS, apresentou propostas para estímulo à produção de pesquisas e inovação em saúde voltadas às necessidades das populações dos países em desenvolvimento. Dentre as conclusões do estudo, está a necessidade de a ONU assumir papel central no aprimoramento da Pesquisa & Desenvolvimento direcionada às necessidades desses países. Dentre as ações propostas, estão montar uma base de dados oficial que reúna informações sobre P&D e como cada pesquisa responde às necessidades de saúde globais; oferecer serviços à saúde global para guiar decisões das agências de fomento e pesquisadores; criar parâmetros necessários para aprimorar compartilhamento dos dados. Outra sugestão do grupo é a criação de um comitê de conselheiros para abordar tópicos específicos e facilitar a produção regional.

Brasil
Segundo o ministério da Saúde, transferência de tecnologia e investimento em medicamentos genéricos são práticas já adotadas pelo governo brasileiro e, prioritárias para o fortalecimento do parque produtivo nacional de fármacos. Atualmente, já foram formalizadas 34 Parcerias para o Desenvolvimento Produtivo (PDPs), que envolvem transferência de tecnologia entre laboratórios públicos e privados para produção de 33 produtos finais – sendo 28 medicamentos, o DIU, um equipamento (kit dediagnóstico utilizado no pré-natal para identificar múltiplas doenças) e três vacinas.

Ainda de acordo com o MS, em 2012, deverão ser consolidadas outras nove PDPs. E, no mínimo, 20 novas ocorrerão nos próximos 4 anos. Elas abrangem produtos biológicos (para artrite reumatoide, doenças genéticas e oncológicos), medicamentos para as chamadas “doenças negligenciadas” e equipamentos, principalmente na área de órteses e próteses.

Em relação aos genéricos, eles já são responsáveis por 24% do mercado de medicamentos brasileiro (em termos de unidades) e 21% (em dólares). Hoje, dos 10 maiores laboratórios que operam no país 4 são genéricos. Em 2002, representavam apenas 5,7% (unidades) e 4,7% (dólares). Em 2011, foram comercializados 550 milhões de unidades de medicamentos genéricos – aumento de 25% em relação a 2010.

Em dólares, o total de vendas de medicamentos genéricos em 2011 foi de R$ 4,9 bilhões, contra R$ 3,5 bilhões referentes a 2010, aumento de 40%. Aumentou também o numero de registros desses medicamentos, com um crescimento de 73% em relação ao ano anterior.

O aumento do número de registro de medicamentos genéricos no país, bem como o aumento da comercialização desses produtos, é resultado das ações do governo federal para ampliar o uso de genérico. A produção de um medicamento genérico custa em média menos 45% menos que os medicamentos de referência. O governo federal também estimulou as empresas nacionais a fabricarem os princípios ativos.

Até novembro de 2011, 90% dos genéricos comercializados no Brasil são desenvolvidos e produzidos localmente. Os genéricos proporcionam economia de 20 bilhões de reais para a população.

Fonte SaudeWeb

Intermédica investe em telefonia IP em novo hospital da rede

Operadora aplicou R$ 90 mil em projeto com a integradora IPconnection e solução Avaya

A Intermédica investiu R$ 90 mil em um projeto de tecnologia IP na nova unidade da rede, o Hospital e Maternidade SacreCoeur, localizado em São Paulo (SP).

A solução de telefonia atende a 104 leitos, 10 deles dedicados a UTI adulto, 10 da área de UTI neonatal, 24, que pertencem à obstetrícia e 12 na pediatria. Ao todo são 320 pontos.

Para o projeto, a operadora de saúde utilizou tecnologia IP da Avaya e contou com a parceria da integradora IP Conection. A implantação do sistema de telefonia ocorreu durante a construção civil e a instalação dos equipamentos médicos do Hospital e Maternidade, garantindo assim o cumprimento do prazo de inauguração da unidade médica, que ocorreu em 19 de setembro de 2011.

A Intermédica ainda conta com um contrato de serviços junto à IPconnection e Avaya, englobando operações, monitoração, suporte, tarifação e manutenção com regime de spare part.

Fonte SaudeWeb

Operadoras de Saúde: Gerente de Contas Médicas tem salário médio de R$ 8.259,92

Pesquisa atualizada da Catho Online elenca seis cargos na área de assistência à saúde. Confira média referente à remuneração dos profissionais brasileiros

Pesquisa atualizada da Catho Online elenca seis cargos na área de Operadoras de Planos de Saúde / Assistência Médica. Confira média referente à remuneração dos profissionais brasileiros

Confira a remuneração da área de Operadoras de Planos de Saúde / Assistência Médica

Gerente de Contas Médicas
Média Salarial: R$ 8.259,92

Coordenador, Supervisor ou chefe de Contas Médicas de Operadoras de Planos de Saúde / Assistência Médica
Média Salarial: R$ 4.001,04

Supervisor de Atendimento
Média Salarial: R$ 2.218,43

Analista de Contas Médicas
Média Salarial: R$ 1.305,63

Assistente Social de Operadoras de Planos de Saúde / Assistência Médica
Média Salarial: R$ 2.339,30

Agente de Atendimento
Média Salarial: R$ 932,65

Metodologia
O estudo é atualizado a cada três meses e traz dados de mais de 1.800 cargos, de 218 áreas de atuação profissional e de 48 ramos de atividade econômica, dentro de 21

Fonte SaudeWeb

Hospital Moinhos de Vento recebe Selo Verde de Pró-Sustentabilidade

Sistema de esterilização da entidade gaúcha recebe distinção promovida pelo Instituto Johnson & Johnson Medical Brasil

Sistema de esterilização da entidade gaúcha recebe distinção promovida pelo Instituto Johnson & Johnson Medical Brasil.

O Hospital Moinhos de Vento, localizado em Porto Alegre (RS), acaba de ser reconhecido com o Selo Verde de Pró-Sustentabilidade, distinção promovida pelo Instituto Johnson & Johnson Medical Brasil.

A certificação reconhece o hospital pela utilização do sistema ASP Sterrad 100S, referência de qualidade em esterilização, com tecnologia ecologicamente responsável. O equipamento utiliza gás plasma de peróxido de hidrogênio.

No Hospital Moinhos de Vento, o sistema economiza 900.000 mil litros de água/ano e 80% de economia em energia elétrica/ano. O Superintendente Executivo do hospital, Fernando Andreatta Torelly, recebeu a premiação nesta quarta-feira (23) , na sede da instituição.

Fonte SaudeWeb

Uniair lança serviço de transporte aeromédico

A companhia também inaugura no mesmo dia, o serviço de táxi aéreo para executivos de Londrina (PR) e região, clientes ou não da Cooperativa de saúde

A Uniair, empresa de serviços aéreos do Sistema Cooperativo Empresarial Unimed-RS lança nesta quinta-feira (24), o serviço de transporte aeromédico. Em parceria com a Unimed Londrina, o serviço estará disponível à cidade e municípios próximos. A companhia também inaugura no mesmo dia, o serviço de táxi aéreo para executivos de Londrina (PR) e região, clientes ou não da Cooperativa de saúde.

A partir do dia 24 de maio, os pacientes e futuros clientes da Unimed Londrina terão à disposição o serviço de remoção aeromédica em emergências. O serviço, realizado pelas aeronaves modelo King Air e pelo helicóptero Esquilo, utilizado em casos de atendimento em cidades sem aeroportos, estará disponível para clientes Unimed com o opcional aeromédico incluído no plano de saúde ou no pacote Master.

Táxi Aéreo
Em operação no Aeroporto Governador José Richa desde 2011, a Uniair é uma das maiores em número de remoções aeromédicas na região Sul. Na modalidade executiva, a empresa também oferece, o transporte de taxi aéreo para empresários com origem ou destino programado para Londrina.

Alinhada com as exigências de procedimento dos grandes grupos empresariais, a Uniair atua em operações aéreas diurnas ou noturnas, em espaço aéreo RVSM – Separação Vertical Mínima Reduzida. Tal homologação permite voar em grandes altitudes, seguindo a nova legislação mundial.

Fonte SaudeWeb

Cientistas descobrem proteína óssea que pode ativar a queima de gorduras

A chamada gordura branca é a causadora do sobrepeso
e da obesidade no ser humano
De acordo com novo estudo, avanço poderá ajudar a criar remédios contra a obesidade

Cientistas espanhóis descobriram que uma proteína óssea, presente também no cérebro, é capaz de iniciar a queima de gorduras do corpo, um avanço que ajudará a criar remédios contra a obesidade.

O corpo humano tem dois tipos de gordura: a branca, causadora do sobrepeso e da obesidade, e a marrom, que atua como uma caldeira de calefação humana e inicia a queima de calorias e produz calor corporal.

Até bem pouco tempo, se pensava que apenas os bebês e alguns mamíferos dispunham de tecido adiposo marrom, mas recentes pesquisas demonstraram que este tipo de gorduras também está presente nos humanos adultos.

Estas gorduras são, portanto, uma importante ferramenta terapêutica no tratamento e na luta contra a obesidade dos cientistas do Centro de Pesquisa Biomédica em Rede de Fisiopatologia da Obesidade e da Nutrição (CIBERobn), autores do estudo.

A pesquisa, dirigida pelo doutor Francesc Villarroya (Universidade de Barcelona) e pelo doutor Miguel López (Universidade de Santiago de Compostela), contou com a participação de cientistas de Iowa (Estados Unidos), Estocolmo (Suécia), e Cambridge (Reino Unido), e será publicada no número de maio da revista Cell.

Para realizar o estudo, os pesquisadores injetaram em ratos de laboratório "suplementos" da proteína morfogenética óssea 8B (BMP8B), uma substância ligada aos fatores de crescimento e responsáveis pela formação de ossos, cartilagens e tecidos conjuntivos.

Ao aumentar os níveis desta proteína no hipotálamo cerebral das cobaias, os cientistas viram que isto era suficiente para aumentar "de maneira muito potente" a temperatura corporal dos animais e, portanto, a queima de gorduras.

Pelo contrário, os ratos carentes de BMP8B "eram marcadamente obesos, apesar de ter uma ingestão de alimentos reduzida", fato causado por "uma menor capacidade de queimar gordura no tecido adiposo marrom", explicou López.

Fonte Estadão

Cadela vira-lata joga cartas com crianças com problemas mentais

 cadela Zoah, que participa de atividades com crianças com doenças mentais
Zoah, que ajuda crianças com doenças mentais
Uma cadelinha vira-lata de dois anos vai ensinar por que a brincadeira é tão importante para pacientes com doenças mentais.

Ela estará em uma das oficinas de um workshop no Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas de São Paulo, que acontece nesta sexta-feira, 25, e no sábado, 26.

Zoah está sendo chamada de "mediadora" de uma oficina do grupo TAC (Terapia Assistida por Cães). Ela vai mostrar um jogo do qual participa toda semana com crianças com transtornos mentais, chamado "Eu Conto!"

A cadela leva cartas para que cada criança sorteie uma. A partir de palavras escritas nas cartas, as crianças devem inventar histórias. O participante seguinte deve continuar a narrativa a partir da palavra sorteada em outra carta.

Treinada, Zoah não late para não assustar as crianças e faz com que elas se sintam mais soltas.

Entre os participantes do evento, que inclui outros temas, estão Sandra Scivoleto e Marisol Densin, psiquiatras do Instituto de Psiquiatria, Marilena Flores, presidente da Associação Brasileira pelo Direito de Brincar, e o desembargador Antonio Carlos Malheiros, coodenador da infância e juventude do Tribunal de Justiça de São Paulo.

O evento, promovido em parceria com a Associação Viva e Deixe Viver, acontece das 8h30 às 17h30. A entidade, fundada em 1997 por Valdir Cimino, tem 1.104 contadores de histórias voluntários que visitam regularmente mais de 80 hospitais no Brasil.

As inscrições para estudantes e profissionais da área devem ser feitas por meio do site e custam de R$ 70 a R$ 200.

Fonte Folhaonline

Depressivos são mais inquietos usando a internet

Pessoas depressivas, enquanto usam a internet, tendem a mudar o tipo de atividade on-line com mais frequência do que pessoas sem depressão, de acordo com uma pesquisa da Universidade de Ciência e Tecnologia de Missouri.

O estudo, divulgado pelo site Medical Daily, afirma ainda que os depressivos tendem a entrar mais em chats e mandar mais e-mails que pessoas sem sinais de depressão.

Além disso, eles veem mais vídeos, jogam mais on-line e usam programas de compartilhamento de arquivos com maior frequência.

A pesquisa foi feita com 216 estudantes da Universidade de Ciência e Tecnologia de Missouri. Os dados de navegação deles foram coletados ao longo de um mês, de forma anônima.

Segundo o Medical Daily, os pesquisadores creem que a tendência a mudar de atividade com frequência tem a ver com um problema comum de pessoas depressivas: a dificuldade de concentração.

As pessoas com depressão também têm hábitos pouco consistentes, segundo os pesquisadores, passando horas on-line num dia e deixando de usar a internet nos dois dias seguintes, por exemplo.

Fonte Folhaonline

Médicos ortomoleculares defendem terapias antienvelhecimento

O número de estudos científicos levados em conta para elaborar a resolução publicada ontem pela Sociedade Brasileira de Geriatria é um dos principais alvos de críticas dos adeptos da medicina antienvelhecimento e dos especialistas em ortomolecular.

"Fazer um trabalho com só 164 referências bibliográficas num mundo que tem milhões de referências é um abuso à inteligência das pessoas. Se eu entrar na internet e quiser escolher 164 referências ruins sobre tratamentos geriátricos, vou encontrar também", afirma Efrain Olszewer, clínico-geral e um dos precursores da ortomolecular no país.

O mesmo ponto foi levantado por Edson Luiz Peracchi, presidente da Academia Brasileira de Medicina Antienvelhecimento. Ele lembra que, em 2010, o Conselho Federal de Medicina publicou normas para as práticas da ortomolecular, que incluem a prescrição de suplementos de vitaminas, minerais e hormônios em caso de deficiência.

"Esse assunto já foi discutido, a normalização científica já existe. Tentar negar a importância de suplementos de vitaminas e minerais chega ao absurdo."

Para ele, a publicação dessa resolução agora é "falta de assunto". "Isso é para gerar constrangimento ao exercício profissional, assustar médicos menos avisados. É uma forma de terrorismo mental."

Olszewer, especialista em ortomolecular, diz que a geriatria tem estado "estacionada" nos últimos anos e muitos profissionais passaram a praticar a ortomolecular. "Isso cria incômodo."

Segundo ele, no entanto, o rótulo "antienvelhecimento" não é adequado e acaba usado como chamariz. "O que existe é melhorar a qualidade de vida. O único tratamento antienvelhecimento que eu conheço é morrer jovem."

Fonte Folhaonline

Geriatras atacam uso de antioxidante e hormônio contra envelhecimento

Terapias que prometem combater os efeitos do envelhecimento, usando vitaminas, antioxidantes e hormônios, não têm comprovação científica de sua eficácia e podem aumentar os riscos de diabetes e câncer.

O alerta foi feito na terça-feira (22) por especialistas brasileiros e estrangeiros na abertura do Congresso Brasileiro de Geriatria e Gerontologia, no Rio.

Eles querem elaborar um documento que subsidie o CFM (Conselho Federal de Medicina) e a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) na formulação de novas regras que coíbam a prática da chamada "medicina antiaging" no país.

Oficialmente, ela não é reconhecida como especialidade médica, mas não há punição para quem a pratica.

Editoria de arte/Folhapress

Um dos vilões dessa terapia é o hormônio do crescimento (GH), que tem indicações muito restritas (pessoas com nanismo, pacientes renais crônicos e portadores de HIV, por exemplo), mas que hoje é prescrito com o objetivo de ganho de músculos e queima de gordura.

Segundo a geriatra Elisa Franco, da Câmara Técnica de Geriatria do CFM, 60% das indicações desses hormônios são "off label", ou seja, por conta e risco do médico que os indicam, sem amparo científico de que sejam eficazes.

Órgãos e tecidos
Estudos mostram que essas drogas dobram o risco de tumores de fígado e aumentam em quatro vezes as chances de a pessoa ter diabetes. Também há relatos de acromegalia (crescimento de órgãos, inclusive o coração).

Para o geriatra Thomas Perls, professor da Escola de Medicina da Universidade de Boston (EUA), médicos que estão propondo essa terapia com o propósito de retardar o envelhecimento são "antiéticos e antiprofissionais".

"Nos EUA, não conseguimos muita coisa ao tentar coibir essa prática. Espero que vocês tenham mais sorte", disse Perls à Folha.

Outra crítica foi em relação à venda dos chamados hormônios bioidênticos, que também retardariam a velocidade do envelhecimento.

"Não há nenhum estudo científico sério que ateste algum benefício desses hormônios", afirma a presidente da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia, Silvia Pereira.

"Não entendo por que o alarde. Os bioidênticos são produzidos e registrados no mundo todo", diz Edson Luiz Peracchi, presidente da Academia Brasileira de Medicina Antienvelhecimento.

Outros hormônios (como a testosterona e o tireoidiano) e vitaminas (E, C e betacaroteno) têm sido indicados com o mesmo objetivo, mas, segundo os especialistas, também não têm o apoio das evidências científicas.

Sobrecarga
Um dos riscos da ingestão desnecessária de vitaminas é a sobrecarga dos rins. Pesquisas recentes também associaram a vitamina E a um risco maior de câncer de próstata.

"Em geral, quem tem acesso a essa tal de medicina 'antiaging' é a elite. São pessoas que têm acesso ao conhecimento, mas preferem se iludir", diz Silvia Pereira.

Fonte Folhaonline

Germes proliferam em micro-ondas usado coletivamente na empresa

Uma enorme quantidade de germes prolifera na superfície de pias e de micro-ondas usados de modo coletivo em ambientes de trabalho, segundo uma amostragem realizada com 5.000 pessoas.

A pesquisa --realizada em conjunto pela fabricante de produtos de limpeza Kimberly-Clark, e o professor de microbiologia Charles Gerga, da Universidade do Arizona-- mediu durante seis meses os níveis de contaminação de cozinhas e salas de descanso de escritórios de advocacia, call centers, companhias de seguro e médicas.

O número de germes foi maior em acionadores de torneira (75%), micro-ondas (48%), alça de aparelhos (27%), puxadores de geladeira (26%), acionadores de bebedouros (23%) e botões de máquinas de venda automática (21%).

"Várias pessoas estão cientes dos riscos que os germes oferecem no banheiro, mas as áreas de descanso não têm recebido o mesmo nível de atenção", comentou o pesquisador.

Fonte Folhaonline

Eufrásia

Resumo
Eufrásia: planta medicinal com um efeito antisséptico utilizado principalmente em problemas oculares, como conjuntivite, e se apresenta sob a forma de compressas e colírios.

Nomes
Nome em português: eufrásia
Nome latim: Euphrasia rostkoviana
Nome francês: euphraise, euphraise officinale, casse-lunettes
Nome alemão: augentrost
Nome italiano: eufrasia

Constituintes
Glicosídeos iridóides (aucubina,…), taninos e ácidos fenólicos.

Partes Utilizadas
Partes aéreas secas.

Efeitos
Tônico, antisséptico, ligeiramente adstringente.

Indicações
Afecções oculares: conjuntivite, terçol, olhos cansados.

Preparações – Sob que forma? (formas galênicas de eufrásia)
- Loções à base de eufrásia;
- Compressas ou banhos oculares de eufrásia.

Onde é cultivada essa planta?
A eufrásia cresce na Europa. Por exemplo, nos Alpes.

Quando é feita a colheita?
As flores de eufrásia florescem a partir de meados do verão até o fim do outono (nos Alpes, principalmente no outono).

Observações
- Do ponto de vista científico, a eficácia da eufrásia ainda não foi demonstrada, escreveu o Professor Hostettmann (Faculdade de Farmácia, Genebra, Suíça), especialista em plantas medicinais, em seu livro “Tout savoir sur les plantes médicinales des montagens”, publicado em 2001.

- Em Valais (nos Alpes suíços) no início do século 20, as pessoas maceravam a eufrásia e misturavam com água para aplicar compressas sobre os olhos para melhorar diversos problemas oculares (lembre-se que, nessa época , em áreas remotas, não havia óculos).

- Existem inúmeras preparações homeopáticas à base de eufrásia.

Fonte Criasaúde

Prefeitura Municipal de Mandaguaçu – PR

A Prefeitura Municipal de Mandaguaçu – PR realiza concurso para provimento de vagas

Inscrições:
Até 5 de junho, pelo http://www.fauel.org.br/


Valor:
R$ 40,00, R$ 80,00 e R$ 120,00.

Áreas:
Psicólogo, Agente Comunitário de Saúde, Agente Erradicador da Dengue, Dentista PSF e Médico PSF com remuneração de e outras sete para Assistente Social, Dentista, Farmacêutico, Médico, Auxiliar de Consultório Dentário, Técnico de Enfermagem e Técnico de Higiene Dental.

Remuneração:
De R$ 622,00 a R$ 8.469,16

Provas:
Prova objetiva: 24 de junho.

Prefeitura Municipal de Juara - MT

A Prefeitura Municipal de Juara, Mato Grosso, realiza seleção para preenchimento temporário de vagas

Inscrições:
Até 25 de maio

Cargos:
Técnico de Enfermagem e Assistente Técnico de Saúde.

Remuneração:
De R$ 723,42 a R$ 1.004,06

Provas:
Prova objetiva: 17 de junho

Prefeitura Municipal de Jaguaré - Até Hoje!!

A Prefeitura Municipal de Jaguaré realiza seleção para preenchimento de vagas.

Inscrições:
Até 24 de maio, no Auditório da Prefeitura Municipal de Jaguaré, Avenida 09 de Agosto, nº 2326

Provas:
Prova Objetiva: 16 de junho
Haverá Prova de títulos

Cargos:
Nível Fundamental - Auxiliar de Consultório Odontológico ESF (2); Auxiliar de Enfermagem ESF (1); Recepcionista ESF (10); Motorista ESF (2); Auxiliar de Consultório Odontológico (5); Auxiliar de Enfermagem (7).
Nível Médio - Técnico em Enfermagem ESF (10); Técnico de Enfermagem (7); Fiscal Sanitário (2).
Nível Superior - Médico - ESF (6); Médico Psiquiatra (1); Médico Cardiologista (1); Médico Ortopedista (1); Médico Endocrinologista (1); Médico Neurologista (1); Enfermeiro ESF 40h (9); Enfermeiro ESF 20h (1); Dentista ESF 40h (5); Dentista ESF 20h (2); Nutricionista ESF (2); Psicólogo ESF (2); Farmacêutico ESF (1); Fisioterapeuta (4); Enfermeiro (7); Farmacêutico (1); Médico (22); Nutricionista (1); Psicólogo (2); Assistente Social (2)

Prefeitura Municipal de Florestal - MG

A Prefeitura Municipal de Florestal, Minas Gerais, realiza concurso para provimento de vagas.

Inscrições:
De 28 de maio a 8 de junho, na Rua Ezequiel Fraga, nº. 100, Centro ou pelo www.inedes.com.br/concurso

Valor:
De R$ 40,00 a R$ 80,00.

Cargos:
Nível Superior: Enfermeiro (1), Médico Cardiologista (1), Médico Clínico Geral (7), Médico Ginecologista (1), Médico Neurologista (1), Médico Ortopedista (1), Médico Pediatra (1), Médico Psiquiatra (1), Professor Educação Básica (5);
Nível Médio: Agente Administrativo (2), Almoxarife (1), Auxiliar de Enfermagem (2), Encarregado de contabilidade (1), Encarregado de Pessoal (1), Fiscal de Obras (1), Fiscal de Tributos (1), Técnico de Enfermagem (2), Técnico em Raio X (1);
Nível Fundamental: Auxiliar Administrativo (1);
Nível Alfabetizado: Cantineira (2), Eletricista (1), Faxineiro (2), Gari (2), Monitora (4), Motorista (1), Operador de Máquinas: Patrol, Retroescavadeira e Pá Carregadeira (3), Operário (8).

Provas:
Prova Objetiva: 16 e/ou 17 de junho
Haverá prova Prática para Motorista e Operador Máquina

Prefeitura Municipal de Delfinópolis - MG

A Prefeitura Municipal de Delfinópolis, Minas Gerais, realiza concurso para provimento de 41 vagas

Inscrições:
De 5 a 27 de julho, na Praça Manoel Leite Lemos, nº. 599, centro, Delfinópolis

Valor:
De R$ 14,00 a R$ 23,00

Remuneração:
De R$ 639,74 a R$ 8.153,60

Provas:
Provas objetivas: 19 de agosto

Cargos:
Ensino Fundamental - Ajudante de Balsa, Operário da Central de Reciclagem e Compostagem de Lixo, Ajudante de Serviços Gerais, Magarefe e Mecânico;
Ensino Médio - Auxiliar de Saúde Bucal, Atendente de Serviços de Saúde, Técnico Enfermagem, Professor Séries Iniciais do Ensino Fundamental (PEB I) e Professor de Educação Infantil;
Ensino Superior - Fisioterapeuta, Médico PSF e Professor PEB II de Ciências

Prefeitura Municipal de Carneirinho – MG

A Prefeitura Municipal de Carneirinho – MG realiza concurso para o provimento de 96 vagas

Inscrições:
De 4 de junho a 4 de julho, pelo www.makiyama.com.b ou no anfiteatro da Creche Municipal (avenida Jaci Lima de Paula, nº. 479)

Valor:
De R$ 10,50 a R$ 20,35

Remuneração:
De R$ 622,00 a R$ 2.054,21.

Provas:
Prova objetiva: 12 de agosto
Haverá prova de títulos e prova prática

Cargos
Concurso FMS
Elementar/Fundamental - Motorista, Atendente de Saúde, Auxiliar de Enfermagem e Auxiliar de Serviços;
Médio - Técnico em Radiologia e Técnico em Enfermagem;
Superior - Enfermeiro.
Concurso prefeitura
Elementar/Fundamental - Motorista e Auxiliar de Serviços Gerais, Auxiliar de Creche, Operador De Máquina, Tratorista, Auxiliar de Serviços Urbanos, Vigia e Jardineiro;
Médio - Professor I, Auxiliar de Secretaria e Inspetor de Alunos;
Superior - Psicólogo, Supervisor Escolar, Orientador Escolar e Professor II
r

Prefeitura Municipal de Cândido Mota - SP

A Prefeitura Municipal de Cândido Mota, São Paulo, realiza concurso para o preenchimento de 43 vagas

Inscrições:
Até 31 de maio, pelo http://www.consesp.com.br/


Valor:
De R$ 5,00 a R$ 20,00

Remuneração:
De R$ 973,31 a R$ 5.816,28

Provas:
Provas objetivas: 17 de junho
Haverá prova de títulos Professor.

Cargos:
Ensino Fundamental - Ajudante de Padeiro, Borracheiro, Eletricista de Veículos e Eletricista Predial;
Ensino Médio - Agente Administrativo, Auxiliar de Saúde Bucal, Fiscal, Secretário de Escola, Técnico de Segurança no Trabalho, Técnico de Informática, Técnico em Agropecuária, Professor de Desenvolvimento Infantil e Auxiliar de Consultório Dentário (ESF);
Ensino Superior - Analista de Sistemas, Assistente Social, Médico Clínico Geral I e II, Médico Ginecologista, Médico Neurologista, Médico Oftalmologista, Médico Pediatra e Médico Vascular

Prefeitura Municipal de Caldas Novas – GO

A Prefeitura Municipal de Caldas Novas – GO realiza seleção para preenchimento de vagas e formação de cadastro reserva

Inscrições:
Até 30 de maio, pelo http://www.ebraconconcursos.com.br/.


Valor:
De R$ 35,00 a R$ 85,00

Remuneração:
De R$ 622,00 a R$ 10.000,00.

Cargos:
Administrador, Assistente Social, Biomédico, Contador, Enfermeiro, Farmacêutico, Fisioterapeuta, Fonoaudiólogo, Médicos Anestesista, Clínico, Dermatologista, Endocrinologista, Ginecologista, Nefrologista, Neurologista, Oftalmologista, Ortopedista, Otorrinolaringologista, Pediatra, Reumatologista, Cardiologista, Plantonista, PSF, Médico Veterinário, Nutricionista, Odontólogo, Procurador Jurídico, Psicólogo, Terapeuta Ocupacional, Agente Administrativo, Agente de Segurança, Auxiliar Administrativo, Auxiliar de Cirurgião Dentista, Programador de Microcomputador e Periféricos, Técnico em Contabilidade, Técnico em Segurança do Trabalho, Técnico em Higiene Dental, Técnico em Enfermagem, Técnico em Laboratório, Técnico em Radiologia, Agente de Vigilância, Auxiliar de Laboratório, Auxiliar de Serviços Gerais, Motorista de Veículos e Oficial de Serviços Gerais

Provas:
Haverá provas objetivas

Prefeitura Municipal de Cacaulândia - RO

A Prefeitura Municipal de Cacaulândia, Rondônia, realiza seleção para preenchimento temporário de 13 vagas.

Inscrições:
Até 24 de maio, pelo www.cacaulandia.ro.gov.b ou no Departamento de Recursos Humanos da Prefeitura, Rua João Boava, nº. 2119, bairro Setor 01

Remuneração:
De R$ 572,00 a R$ 986,96

Provas:
Provas objetivas: 27 de maio

Cargos:
Ensino Superior - Professor Nível II de Matemática, História, Geografia e Pedagogia (séries iniciais), Supervisão Escolar e Professor de Atendimento Educacional Especializado;
Ensino Médio - Agente Administrativo;
Ensino Fundamental - Agente de Transporte Escolar e Agente Comunitário de Saúde
r

Prefeitura Municipal de Barra Bonita - SP

A Prefeitura Municipal de Barra Bonita, São Paulo, realiza concurso público para preenchimento de 20 vagas

Inscrições:
Até 27 de maio, pelo http://www.omconsultoria.com.br/


Valor:
De R$ 32,00 a R$ 42,00

Cargos:
Médicos e Agentes Comunitários de Saúde

Remuneração:
De R$ 69,71 por hora a R$ 989,38

Prefeitura Municipal de Baixo Guandu - ES

A Prefeitura Municipal de Baixo Guandu, Espírito Santo, realiza concurso para provimento de 127 vagas.

Inscrições:
Até 1º de junho

Cargos:
Ensino Superior - Advogado, Contador, Engenheiro-Agrônomo, Engenheiro Civil, Zootecnista, Médico-Veterinário, Nutricionista, Assistente Social, Fisioterapeuta, Psicólogo, Médico, Cirurgião- Dentista, Educador Especialista Pedagógico, Educador de Educação Básica Nível Superior, Educador de Educação Básica Anos Iniciais, Educador de Educação Básica Português, Matemática, História, Geografia, Ciências, Educação Física, Inglês e Arte, Assistente Social e Psicólogo.

Remuneração:
Entre R$ 1.067,65 e R$ 1.300,00

Inscrições:
Até 4 de junho pelo www.gualimp.com.b

Valor:
R$ 90,00.

Provas:
Haverá prova objetiva e prova de títulos.
r

Prefeitura e Câmara Municipal de Colorado do Oeste - RO

A Prefeitura e a Câmara Municipal de Colorado do Oeste, Rondônia, realiza concurso para preenchimento de 97 vagas.

Inscrições:
Até 31 de maio, pelo http://www.institutoexatus.com/


Valor:
De R$ 30,00 a R$ 70,00

Remuneração:
De R$ 516,12 a R$ 5.000,00

Provas:
Provas escritas: 17 de junho
Haverá provas práticas para Motorista de Veículos Leves, Motorista de Veículos Pesados, Operador de Patrol, Operador de Retroescavadeira Hidráulica, Operador de Retroescavadeira, Operador de Trator de Esteira e Operador de Trator de Pneus.

Cargos:
Ensino Superior - Advogado, Assistente Social, Bibliotecário, Bioquímico, Contador, Controlador Interno, Cirurgião-Dentista, Enfermeiro, Engenheiro-Agrônomo, Engenheiro Eletricista, Engenheiro Sanitarista, Engenheiro Civil, Fisioterapeuta, Fonoaudiólogo, Médico Clínico Geral PSF, Médico Clínico Geral Hospital, Médico-Veterinário, Nutricionista, Pedagogo, Pedagogo Educação Infantil, Professor de Educação Física, Professor de Letras (Inglês), Professor de Artes, História e Matemática, Psicólogo, Zootecnista e Controle Interno;
Ensino Médio - Fiscal Tributário, Fiscal Urbano, Fiscal Sanitário, Técnico em Higiene Dental, Técnico de Laboratório, Técnico em Enfermagem, Técnico em Manutenção Hospitalar, Técnico Agrícola, Técnico em Agropecuária, Técnico em Radiologia Médica, Topógrafo Agrimensor, Agente Administrativo, Eletricista de veículos e máquinas, Eletricista de Alta e Baixa tensão e Telefonista para a Câmara Municipal;
Ensino Fundamental - Telefonista, Auxiliar de Topógrafo, Agente Comunitário de Saúde, Agente de Combate às Endemias, Borracheiro, Lubrificador, Mecânico Geral, Pedreiro/Carpinteiro, Pedreiro, Monitor de Pinturas em Tecido, Monitor de Corte e Costura, Monitor de Tricô e Croché, Monitor de Pinturas em Tela, Monitor de Pinturas em Tecido, Merendeira, Manicure, Cozinheira, Coveiro, Gari/Coletor, Motorista de Veículos Leves, Motorista de Veículos Pesados, Operador de Patrol, Operador de Retroescavadeira Hidráulica, Operador de Retroescavadeira, Operador de Trator de Esteira, Operador de Trator de Pneus, Operador de Serviços Diversos, Vigia, Zeladora/Servente, Auxiliar Administrativo, Jardineiro e Servente

Polícia Militar do Distrito Federal - PMDF - Saúde

A Polícia Militar do Distrito Federal (PM-DF) realiza concurso para provimento de 41 vagas para o Curso de Habilitação de Oficiais de Saúde (CHOS).

Inscrições:
De 20 de maio a 22 de junho, pelo http://www.iades.com.br/
, ou na Central de Atendimento ao Candidato do Instituto Americano de Desenvolvimento (CAC-Iades), SCS Quadra 8, Bloco B-60, 4º. andar, Shopping Venâncio 2000, Asa Sul, Brasília

Valor:
R$ 78,50.

Áreas:
Anestesia, Angiologia/Cirurgia Vascular, Atividade Médica em Nível Pré-Hospitalar, Cancerologia Cirúrgica, Cancerologia Clínica, Cirurgia Geral, Cirurgia Pediátrica, Clínica Médica, Coloproctologia, Dermatologia, Endocrinologia, Gastroenterologia, Geriatria, Ginecologia, Hematologia, Medicina do Trabalho, Medicina Intensiva Adulto, Medicina Intensiva Pediátrica, Neurologia, Nefrologia, Oftalmologia, Ortopedia, Otorrinolaringologia, Pediatria, Pneumologia, Psiquiatria, Radiologia, Reumatologia e Urologia. Dentistas - Cirurgia e Traumatologia Buco Maxilofacial, Dentística, Endodontia, Odontopediatria, Periodontia, Prótese e Radiologia Oral e Imaginologia e Veterinário.

Remuneração:
R$ 7.947,50.

Provas:
Provas objetivas: 6 de agosto
Haverá avaliação de títulos e de experiência profissional, teste de aptidão física, exames médicos, avaliação psicológica e sindicância da vida pregressa e investigação social

Concurso Prefeitura de Franca - SP

A Prefeitura de Franca, Estado de São Paulo, lançou edital N° 001/2012 de concurso público para provimento de várias vagas para cargos de níveis médio e superior, com salários variados de R$ 977,22 a R$ 3.221,38. O concurso será realizado pela empresa Persona Capacitação Assessoria e Consultoria Ltda, tendo validade de dois anos, contados da data de homologação do resultado final.
Cargos
Agente de Controle de Vetores, Agente de Saúde Pública, Enfermeiro, Engenheiro Civil, Médico, Professor, Secretário de Escola, Técnico em Enfermagem de Saúde Ocupacional e Profissional de IEC. A carga horária será de 20 e 40h semanais.
Inscrições e Taxas
As inscrições serão realizadas exclusivamente através do endereço eletrônico http://www.personacapacitacao.com.br/ ou no endereço eletrônico da Prefeitura Municipal de Franca, http://www.franca.sp.gov.br/, até ás 22h do dia 27 de maio de 2012. As taxas variam de R$ 15,00 para cargos de nível médio e de R$ 25,00 para nível superior.
Provas e Gabaritos
A realização da prova objetiva está prevista para o dia 17 de junho de 2012 em horário e local a ser definido após a Homologação das Inscrições. Os gabaritos da prova estarão disponíveis, no prazo de 48 horas após o dia da prova.

Edital / Publicações

Concurso IABAS (RJ)

O IABAS – Instituto de Atenção Básica e Avançada à Saúde do Estado do Rio de Janeiro, divulgou edital (nº. 01/2012) para realização de processo seletivo. A seleção do IABAS oferece  84 vagas e formação de Cadastro de Reserva para Agente Comunitário de Saúde de nível fundamental. A remuneração é de até R$ 810,00 e o certame será realizado pela Fundação BIO-RIO, tendo validade de doze meses.
Inscrição:
As inscrições poderão ser efetuadas via internet pelo site http://concursos.biorio.org.br/, até o dia 25 de maio de 2012. A taxa de inscrição custa R$ 20,00.
Prova:
A aplicação da prova está prevista para  27 de Maio de 2012 , em local e horário a serem divulgados na confirmação de inscrição disponível no site http://concursos.biorio.org.br/
Ao candidato não será permitido levar seu caderno de questões da prova objetiva, pois será disponibilizado um exemplar da prova no endereço eletrônico http://concursos.biorio.org.br, no dia seguinte à realização da prova objetiva, bem como o gabarito oficial.

Edital / Publicações

Prefeitura de Arco-Íris - SP lança edital de processo seletivo

A Prefeitura de Arco-Íris, Estado de São Paulo, através da empresa CEMAT, publicou edital n° 02/2012 de processo seletivo para provimento de cargos efetivos de seu Quadro de Pessoal. O certame oferece 12 vagas em cargos de níveis fundamental, médio e superior. O salário varia de R$ 622,00 a R$ 1.721,29, em jornadas de 20, 30 e 40 horas semanais.
Cargos
As chances são para os cargos de agente administrativo, ajudante de serviços, auxiliar de enfermagem, coordenador telecentro, dentista, monitor, monitor de curso profissionalizante "judô", motorista, nutricionista e treinador físico.
Inscrições
As inscrições serão recebidas até o dia 31 de maio de 2012, em dias úteis, no horário das 9:00 às 11:00 e das 13:00 às 16:00 horas, no Telecentro Municipal (ao lado do núcleo de saúde), centro, em Arco-Íris - SP ou através da internet no sítio eletrônico (http://www.cematconcurso.com.br/). As taxas variam de R$ 30,00, R$ 35,00 e R$ 45,00 de acordo com o cargo escolhido.
Provas
As provas serão aplicadas na cidade de Arco-Íris-SP, na Escola Estadual Auda Malta, localizada à Rua José Demori, nº 104, na data prevista de 10 de Junho de 2012 (domingo), com início às 9h00 (nove horas).
Validade
O processo seletivo terá validade de 1 ano, contado da data de sua homologação, podendo ser prorrogado por igual período, se o interesse público assim o exigir.

Edital / Publicações

Concurso Prefeitura de São Pedro das Missões - RS

A Prefeitura de São Pedro das Missões, Estado do Rio Grande do Sul, publicou edital N° 001/2012 de concurso público sob regime estatutário e celetista para Cadastro Reserva (CR) em diversos cargos. A execução técnico-administrativa do certame está sob os cuidados da empresa Precisão Concursos & Serviços e o processo terá validade de 02 anos, prorrogável uma vez por igual período.
Há 83 vagas para profissionais de níveis fundamental, médio e superior, com salários variados de R$ 477,26 a R$ 7.954,40 em carga horária de 12 a 40h semanais. Do total de vagas que vierem a ser oferecidas durante o prazo de validade do concurso, 5% serão reservadas às pessoas com deficiência.
Cargos
As oportunidades são para os cargos de Agente Administrativo, Agente Comunitário de Saúde, Agente de Arrecadação, Agente de Controle Interno, Assessor Pedagógico, Atendente de Consultório Dentário, Auxiliar Administrativo, Diretor Administrativo, Eletricista, Enfermeiros, Farmacêutico, Gestor Ambiental, Mecânico, Medico Clinico Geral, Professor, Motorista, entre outros.
Inscrições e Taxas
As inscrições serão feitas exclusivamente na Prefeitura Municipal de São Pedro das Missões até as 17 horas do dia 15 de junho de 2012. As taxas variam de R$ 30,00 a R$ 100,00 de acordo com o nível de escolaridade.
Provas e Gabaritos
A prova escrita para todos os cargos será realizada provavelmente no dia de 14 de outubro de 2012. Os portões de acesso aos locais das provas serão fechados às 08h30min e prova objetiva terá duração máxima de três horas. O gabarito será publicado na data prevista de 15 de outubro de 2012.
Os locais da realização da prova escrita para todos os cargos serão divulgados através de edital publicado nos sites http://www.precisaoconcursos.com.br/ e quadro mural da Prefeitura Municipal de São Pedro das Missões, com antecedência mínima de 08 dias da realização das mesmas.

Edital / Publicações

Universidade Federal de São Carlos - SP abre vagas para professor

Estão abertas as inscrições para Processo Seletivo Simplificado de Provas e Títulos destinado a contratação de Professor Substituto na Universidade Federal de São Carlos, em São Paulo. A remuneração oferecida varia de R$ 1.536,16 a R$ 2.130,33, em jornadas de 20 a 40 horas semanais.

São oferecidas 03 vagas, distribuídas nas áreas de Terapia Ocupacional, sub-área de Saúde Pública, Gerontologia e Ciências/Engenharia da Computação.

Para participar, é preciso ter Graduação em Terapia Ocupacional (área de Terapia Ocupacional), Título de Mestre/Graduação em Administração, Ciências Contábeis, Economia ou Engenharia de Produção (área de Gerontologia) e Bacharelado em Ciência da Computação ou Engenharia da Computação ou Bacharelado em Sistemas de Informação ou Bacharelado em Informática (área de Ciências e Engenharia da Computação).

As inscrições para as áreas de Gerontologia, e Ciências/Engenharia da Computação será realizada até o dia 05 de junho de 2012. Já para a área de Terapia Ocupacional, será até o dia 11 de junho de 2012.

Todas as inscrições serão efetuadas exclusivamente via endereço http://www.concursos.ufscar.br/. A taxa de inscrição varia de R$ 40,00 a R$ 55,00.

O processo seletivo simplificado constará de:
Prova Escrita – de caráter eliminatório/classificatório;
Prova de Títulos e Exame de Curriculum Vitae – de caráter classificatório.

Haverá Prova Didática – de caráter eliminatório/classificatório, para professor na área de Gerontologia.

O prazo de validade do Processo Seletivo Simplificado será de 01 (um) ano, a contar da data de publicação do resultado final no Diário Oficial da União, podendo ser prorrogado por igual período.

Prefeitura de Manaus (AM) abre 200 vagas

Estarão abertas as inscrições para o processo seletivo N° 001/2012 da Prefeitura de Manaus, no Estado do Amazonas, que visa à contratação temporária de 200 Vacinadores/Registradores, com duração de 45 dias, para atuarem na Campanha de Vacinação Antirrábica Animal da Secretaria Municipal de Saúde (SEMSA).
A remuneração prevista é de R$ 622,00 e a jornada de 30h semanais.
Para concorrer basta que o candidato possua ensino fundamental completo e preencha formulário pelo site manaus.am.gov.br, no período de 28 de maio a 01 de junho de 2012. Em seguida efetive sua inscrição junto ao Centro de Controle de Zoonoses Dr. Carlos Durand (avenida Brasil, s/n, Compensa) até o dia 04 de junho de 2012, das 9h às 12h.  Não haverá taxa de inscrição.
O processo seletivo simplificado será válido pelo prazo de 6 meses.

Concurso Prefeitura de Portelândia (GO) 2012

A Prefeitura de Portelândia, Estado de Goiás, publica edital (nº. 001/2012) para realização de concurso público destinado ao preenchimento de vagas existentes no plano de cargos e vencimentos dos servidores efetivos do poder executivo do município de Portelândia. O concurso oferece 27 vagas de nível fundamental, médio e superior, com salário de até R$ 4.000,00.

Vagas

Agente de Combate às Endemias, Técnico em Enfermagem, Assistente Social, Administrador, Farmacêutico/Bioquímico, Enfermeiro, Psicólogo, Professor, Pedagogo e Procurador.

Inscrição

As inscrições foram reabertas do dia 25 de maio a 15 de junho de 2012, das 8h às 11h, e das 13h às 17h, na Prefeitura Municipal, Praça Santos Dumont, centro – Portelândia- Goiás.
As taxas de inscrição variam entre R$ 45,00 e R$ 150,00.

Prova

As provas objetivas serão realizadas na data provável de 15 de julho de 2012, local e horário a serem divulgados no placar da Prefeitura de Portelândia e no site - http://www.portelandia.go.gov.br/.
Os candidatos aos cargos de Assistente Social, Psicólogo, Professor, Pedagogo, Enfermeiro, Farmacêutico-Bioquímico, Administrador e Procurador, deverão entregar os títulos em cópias autenticadas, dentro de envelope lacrado, devidamente identificado com o nome do candidato, citando número de inscrição e o número do CPF, para o representante da comissão de concurso público 001/2012, no 3º dia útil após a publicação do edital de homologação, situada na Praça Três Poderes, n° 1000 – centro, das 08h às 16 horas.
O prazo de validade do concurso será de 02 anos, podendo ser prorrogado por igual período, contado da data de publicação da homologação, e a critério da administração municipal.
Os candidatos, já inscritos e que não desejam fazer a prova em virtude das prorrogações de datas e que desejarem cancelar suas inscrições deverão requerer o cancelamento e a devolução do pagamento das mesmas na Tesouraria Municipal até o dia 30 de junho de 2012, no horário de expediente da Prefeitura.

Concurso Prefeitura de Cláudio - MG

A Prefeitura de Cláudio, Estado das Minas Gerais, está com concurso público nº. 001/2012 aberto para o preenchimento de 107 vagas em diversos cargos de nível fundamental, médio e superior, com salário de até R$ 4.532,94.
Cargos
Auxiliar de Serviços Gerais, Bombeiro I, Carpinteiro I, Eletricista I, Mecânico I, Operário I, Calceteiro, Pintor, Jardineiro, Pedreiro I, Supervisor de Serviços, Motorista, Operador de Máquinas, Auxiliar de Serviços Gerais da Educação, Motorista da Educação, Vigia Escola, Agente Comunitário de Saúde, Agente de Vigilância Epidemiológica, Atendente de PSF, Auxiliar de Enfermagem, Auxiliar de Laboratório, Auxiliar de Odontologia, Agente Administrativo, Auxiliar Rural de Saúde, Fiscal Municipal de Saúde, Motorista de Ambulância, Técnico de Higiene Bucal, Auxiliar Administrativo, Atendente de Museu, Instrutor de Música, Monitor Desportivo, Técnico de Nível Médio, Técnico de Segurança do Trabalho, Técnico em Informática, Operador de PABX, Fiscal Municipal de Tributação, Fiscal Municipal de Obras, Auxiliar Administrativo da Educação, Professor de Educação Básica, Professor de Educação Básica de Educação Básica Português, Professor Educação Básica Matemática, Professor de Educação Básica Geografia, Professor Educação Básica História, Professor Educação Básica Ciências, Professor Educação Básica Inglês, Professor Educação Básica Educação Física, Professor Educação Básica Ensino Religioso, Professor de Educação Básica Música, Pedagogo, Bibliotecário, Agente Social de Esporte e Lazer, Coordenador de Núcleo Desportivo, Engenheiro Civil, Assistente Social, Bioquímico, Enfermeiro, Enfermeiro de PSF, Farmacêutico, Fisioterapeuta, Fonoaudiólogo, Médico, Médico do Trabalho, Nutricionista, Odontólogo, Odontopediatra, Psicólogo e Veterinário.
Inscrição:
Os interessados deverão se inscrever até o dia 10 de agosto de 2012, pela internet, através do site http://www.libertas-mg.com.br/.
Para os candidatos que não disponham de internet, os mesmos poderão utilizar as instalações da Sede da Prefeitura Municipal de Cláudio, localizada na Avenida Presidente Tancredo Neves, nº. 152, Centro. As taxas de inscrição variam entre as cifras de R$ 34,60 e R$ 200,00.
Prova:
As provas objetivas estão previstas para 16 de setembro de 2012, sendo que a confirmação oficial sobre a data, horário e local da realização será divulgada oportunamente, após o encerramento das inscrições através do edital de convocação para provas objetivas, a ser afixado no quadro de avisos da Prefeitura de Cláudio e divulgado no site da organizadora.
Validade:
O presente concurso terá validade de 02 anos, podendo ser prorrogado por igual período a critério da administração municipal.