Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quinta-feira, 5 de abril de 2012

Quebra cabeças, palavras cruzadas, artesanato – idosos que praticam atividades ou jogos que estimulam o raciocínio diminuem os riscos de desenvolver demência senil. Na realidade, aponta estudo, realizar este tipo de atividade não apenas previne como melhora o desempenho cognitivo como um todo.

O estudo envolveu idosos de 65 a 75 anos de idade que tinham boa audição e visão para conseguir completar todas as partes do treinamento. Os pesquisadores Chunbo Li e Wu Wenyuan, que lideraram a pesquisa, dividiram os voluntários em dois grupos. Um grupo participou do treinamento, que ocorreu duas vezes por semana, durante 12 semanas, mais uma “lição de casa”. O treinamento incluiu um sistema amplo de abordagem que envolveu exercícios para a memória e raciocínio como resolução de problemas, leitura de mapas, artesanato, educação para saúde e exercícios. O grupo controle teve as capacidades cognitivas medidas, mas não participou do treinamento. Após seis meses, todos foram avaliados novamente.

Segundo os resultados, divulgado no periódico BioMed Central, em comparação ao grupo controle, os idosos do grupo de treinamento apresentaram melhora no raciocínio, memória, linguagem e coordenação, mesmo quando avaliados novamente um ano após o término do treino.

“Este estudo mostra que a terapia de treinamento cognitivo pode prevenir o declínio mental entre os idosos saudáveis e ajudá-los a viver de forma independente”, concluem os autores.

Fonte O que eu tenho

Benefícios de bebidas diet são mínimos sem uma alimentação adequada

Refrigerantes dietéticos ainda são um assunto que rende muitas discussões. Pesquisas já apontaram, por exemplo, que este tipo de bebida impacta a saúde cardiovascular. Outras apontam que os refrigerantes dietéticos podem ser uma forma efetiva de controlar o ganho de peso.

Uma pesquisa recente traz novas informações sobre esse tipo de bebida, focando tanto os padrões de consumo dos refrigerantes, quanto os hábitos alimentares diários, ou seja, que outros fatores estão associados ao consumo constante destas bebidas industrializadas.

Os resultados do estudo, feito por Kiyah Duffey, da Universidade da Carolina do Norte, EUA, e publicados no periódico American Journal of Clinical Nutrition, chegou à conclusão de que pessoas que preferem ingerir refrigerantes dietéticos, no geral, têm uma maior tendência a uma alimentação balanceada e saudável do que aqueles que tomam refrigerantes normais ou optam por outros tipos de bebidas.


“É importante que as pessoas considerem uma dieta saudável como algo amplo e não apenas pontual, como modificar o tipo de refrigerante ingerido durante as refeições. Modificar apenas um hábito não vai gerar os benefícios de controle do peso, por exemplo, com muitas pessoas parecem ainda acreditar”, diz a pesquisadora que usou dados coletados por uma pesquisa ampla (intitulada “Cardia”, na sigla em inglês) de mais de quatro mil pessoas adultas durante duas décadas.

De acordo com os pesquisadores, pessoas que tinham hábitos alimentares equilibrados e saudáveis (consumindo frutas, preferindo grãos integrais e trocando a carne vermelha pelo peixe) tinham menores riscos de ganho de peso inesperado, menores índices de triglicéris e riscos atenuados de desenvolver a síndrome metabólica. Essas pessoas também tinham uma probabilidade muito maior de consumir bebidas nas suas versões tradicionais, por exemplo. E mesmo quando adeptas dos refrigerantes dietéticos, os riscos eram menores do que pessoas que apenas faziam uma mudança nas suas bebidas favoritas e continuavam a ter uma alimentação ruim no restante do dia.

“Nossos resultados confirmam as recomendações de diversas associações internacionais de nutrição e saúde. Optar por refrigerantes dietéticos de nada adianta se não há uma adaptação do consumo alimentar como um todo. Essa forma de cortar calorias é inóqua se não há reeducação alimentar como um todo”, finalliza Duffey.

Fonte O que eu tenho

Ingerir a própria placenta: hábito é modismo e ciência não comprovou benefícios

Depois que a atriz January Jones, estrela da série Mad Men, contou à revista People que é adepta da prática, todos se perguntaram se esta não é apenas mais uma nova moda de Hollywoody. Especialista acredita que ingerir a placenta, ou placentofagia, pode sim trazer benefícios à saúde – tanto das mulheres como dos homens -, mas a questão merece estudos mais aprofundados.

“A falta de estudos sérios sobre a placentofagia (que falem sobre quantidade ou dose mínima ou máxima, método de preparação ou tempo) sugere que hoje, quem ingere a própria placenta, sente na realidade mais um efeito placebo do que realmente medicinal”, pontua Mark Kristal. Pesquisador da Universidade de Buffalo, nos EUA, Kristal tem estudado a placentofagia – especialmente em mamíferos não-humanos – por mais de 40 anos.

Estudos com animais
Kristal é autor de um artigo sobre o assunto, divulgado no periódico Ecology of Food and Nutrition. Nele o pesquisador sugere que, em hipótese, a prática até mesmo poderia ser benéfica em algum nível aos seres humanos, pois efeitos positivos já foram constatados em estudos realizados com mamíferos não-humanos que tem por hábito ingerir a placenta (bem como o líquido amniótico).

Estes estudos mostram que, em animais selvagens, comer a própria placenta aumenta a interação entre a fêmea e seu filhote e diminui as dores pós-parto, isto porque a placentofagia potencializa os receptores opióides do cérebro, responsáveis pelo controle da sensação de dor. Ela também estimula o instinto materno, diminui os riscos de gravidez psicológica, aumentando assim as possibilidades para a fertilização.

“O parto humano é repleto de problemas adicionais não existentes entre os mamíferos não-humanos, como a depressão pós-parto e a hostilidade materna para o bebê”, diz. Kristal acredita que a placenta humana talvez possa conter componentes que melhoram estes problemas. Para ele, mais estudos deveriam ser feitos para identificar estes componentes que, então, seriam usados na produção de fármacos. “A mera possibilidade não deve ser uma exortação às mulheres comer placenta”, diz.

Durante a evolução, humanos nunca precisaram fazer tal coisa
Esta “moda”, explica Kristal, se espelha em relatos não confirmados de comunidades que, em meados dos anos de 1960 e 1970, manteriam esta prática. No entanto, até hoje não foi encontrada nenhuma evidência da prática de placentofagia em outras culturas. “Não encontrei nada em meus próprios estudos, resultado suportado em uma pesquisa extensa realizada por pesquisadores da Universidade de Nevada, em Las Vegas”.

Para ele, se os seres humanos não comem a própria, esta é uma questão que também merece atenção. “Talvez os seres humanos tenham uma maior vantagem adaptativa para não comerem placenta. No artigo discuto algumas possibilidades a este respeito”.

Mas como todo pesquisador, Kristal defende que os benefícios medicinais da placenta devem ser alvo de pesquisas pelas mesmas razões que hoje se pesquisa o uso medicinal de determinadas plantas. “Os efeitos no controle da dor, por exemplo, foi determinado em estudos anteriores que não é específico à um gênero. Isto significa que, embora os homens não produzam as moléculas, eles poderiam se beneficiar também de seu uso”, finaliza.

Fonte O que eu tenho

Trabalho em equipe melhora desempenho profissional individual

O sucesso de uma empresa depende menos da autorealização individual de cada participantes e de seu conhecimento e experiência, mas está diretamente relacionada a como eles podem trabalhar as informações individuais em grupo.

A conclusão é de um estudo realizado por uma equipe da Universidade de Utah, nos EUA,  e divulgado no periódico Journal of Personality and Social Psychology. O estudo envolveu 540 alunos da pós graduação da universidade. À metade, os pesquisadores pediram que trabalhassem em trios. O restante trabalhou individualmente. A tarefa era responder questões de conhecimento geral.

De acordo com os resultados, aqueles que trabalharam em grupo se saíram melhor do que os que trabalharam individualmente. Para Bryan Bonner, um dos autores, os grupos foram mais bem sucedidos porque souberam explorar o conhecimento dos seus indivíduos de forma eficaz.

“Não é preciso muito. Tudo que você precisa fazer é colocar as pessoas sentadas por um tempo e pensar: o que é que eu já sei sobre isto e como posso ajudar a encontrar a solução?”, diz Bonner. “As pessoas acabam descobrindo que, muitas vezes, sabem mais do que acreditavam, e percebem que podem não saber a resposta completa para o problema, mas há algumas coisas que eles sabem que podem ajudar o grupo a chegar a uma solução.”

Parece algo óbvio, mas Bonner, explica que durante anos pesquisadores tem tentando, sem muito sucesso, descobrir como podemos melhorar nosso desempenho, principalmente no ambiente de trabalho. “Apesar de resolvermos muitos problemas ao longo da vida, nós não somos tão bns em usar a nossa experiência, o conhecimento antigo, para resolver novos problemas – não tão bem como se pensa”, diz.

Para o autor, o novo estudo mostra que é mais fácil transferir conhecimento antigo para um novo de forma consistente em grupo.

Fonte O que eu tenho

Unimed-Rio abre vagas para 1200 profissionais atuarem em Hospital

São oportunidades para médicos (clínicos gerais, pediatras, neurologistas, cardiologistas, oncologistas, intensivistas, entre outros), enfermeiros e para profissionais como farmacêuticos, fisioterapeutas, nutricionistas, psicólogos e fonoaudiólogos

A Unimed-Rio iniciou em março o processo de recrutamento e seleção de mais de 1200 profissionais para o seu primeiro Hospital próprio, com inauguração prevista para o final do segundo semestre.De acordo com a empresa, a unidade será voltada para procedimentos de média e alta complexidade.

Há vagas para profissionais de saúde de diferentes formações e para a equipe administrativa da unidade. São oportunidades para médicos (clínicos gerais, pediatras, neurologistas, cardiologistas, oncologistas, intensivistas, entre outros), enfermeiros, técnicos de enfermagem, equipe administrativa e para profissionais como farmacêuticos, fisioterapeutas, nutricionistas, psicólogos e fonoaudiólogos.

Além das vagas do Hospital Unimed-Rio, o processo seletivo também será válido para as demais unidades assistenciais próprias da Unimed-Rio (Pronto Atendimento Barra, Pronto Atendimento Copacabana e Espaço Para Viver Melhor).

Inscrições apenas pela internet
Todos os interessados devem cadastrar seus currículos na página da Unimed Rio, na aba Trabalhe Conosco. Esse será o único meio dos interessados formalizarem sua candidatura. A comunicação com os candidatos será feita por e-mail. Por isso, é importante prestar atenção ao e-mail indicado nos formulários e manter acesso constante a essa caixa de mensagens. A estimativa é que os primeiros colaboradores iniciem seus treinamentos no início do segundo semestre.

O Hospital Unimed-Rio, que contará com uma área de 30 mil metros quadrados na barra da Tijuca, terá 229 leitos, sendo 69 de tratamento intensivo e semi-intensivo, além de 11 centros cirúrgicos, centro de transplante de medula óssea e ainda um instituto de pesquisa. Sua atuação será voltada para procedimentos de média e alta complexidade em especialidades como neurologia, cardiologia, oncologia, entre outras. Com corpo clínico de excelência, tem o objetivo de se tornar um hospital de referência na cidade e no país. O empreendimento está sendo construído de acordo com critérios internacionais de sustentabilidade.

Fonte SaudeWeb

Anvisa disponibiliza manual para novas embalagens de medicamentos

Os arquivos são necessários para que as empresas que produzem remédios para programas do ministério se adequem à nova legislação

Já está disponível no site da Anvisa o manual e os arquivos abertos para as novas embalagens de medicamentos para o Ministério da Saúde. Os arquivos são necessários para que as empresas que produzem medicamentos para programas do ministério se adequem à nova legislação. Na última quinta-feira (29), começou a contar o prazo de 180 dias para que este produtos passem a ser fabricados no novo padrão visual.

Acesse o manual e as novas embalagens aqui.


Fonte SaudeWeb

Eurofarma compra fábrica na Colômbia

Companhia adquirida foi a Schering Plough, que pertence ao grupo Merck Sharp & Dohme (MSD)

A Eurofarma fechou, nesta semana, a compra da fábrica da fábrica Schering Plough, que pertence ao grupo Merck Sharp & Dohme (MSD), na Colômbia, segundo informações do Estado de S. Paulo, desta quarta-feira.

De acordo com a reportagem, o valor da operação não foi revelado pelas companhias. As negociações começaram um ano atrás.

A Eurofarma é sócia da MSD, por meio da joint-venture Supera RX. De acordo com o jornal, o presidente da companhia brasileira, Maurizio Billi explicou que o fato de serem sócios facilitou as negociações.

Neste primeiro momento, a Eurofarma vai operar por meio de um contrato de terceirização da produção da MSD. Segundo Billi, as empresas só devem ingressar com marcas próprias daqui dois anos, prazo necessário para obtermos registros dos nossos produtos no país.

Fonte SaudeWeb

17 países são contra a revalidação automática de diplomas de medicina

Representantes de países da América Latina, Caribe e Península Ibérica defendem que a validação dos diplomas estrangeiros devem ocorrer após analise curricular e documental e realização de exames

A adoção de critérios rigorosos e transparentes para validação de diplomas de Medicina obtidos em países estrangeiros, a formulação de políticas públicas que favoreçam a fixação de médicos em zonas de difícil provimento, o aumento de investimentos na assistência em saúde, o combate à violência contra os profissionais da saúde e a definição de medidas de acesso equânime à assistência farmacêutica. Estes são alguns dos pontos da Declaração de Florianópolis, documento aprovado por representantes de 17 países da América Latina, Caribe e Península Ibérica, que durante os dias 28 a 30 de março, participaram do V Fórum Ibero-americano de Entidades Médicas (Fiem), realizado em Florianópolis (SC).

O documento será encaminhado formalmente ao Governo brasileiro pelas entidades médicas brasileiras. “É importante que os gestores saibam que nossas preocupações são compartilhadas e apoiadas pela comunidade médica internacional. Acreditamos que, por meio do diálogo, poderemos encontrar as soluções aguardadas pelos médicos e pela sociedade”, afirmou o presidente do Conselho Federal de Medicina (CFM), Roberto Luiz d’Avila, anfitrião das delegações. Para ele, a Declaração de Florianópolis reforça a preocupação da classe médica com o futuro da Medicina, a qualidade da assistência em saúde e a vida dos cidadãos nos países signatários.

Ao aprovar a Declaração, após três dias de debates, as entidades médicas das 17 nações participantes do Fiem entenderam ser fundamental o seu posicionamento conjunto ante aos desafios do setor, que afetam milhões de pessoas. Entre os problemas citados constam: a falta crônica de financiamento à saúde, os abusos éticos cometidos por tomadores de decisão e a ausência de políticas públicas em nível governamental.

As entidades também exigiram dos diferentes Governos o apoio a medidas que integram o documento aprovado como forma de garantir às comunidades atenção em saúde segundo critérios de qualidade técnica, eficácia de resultados e segurança plena aos pacientes. Subsídios para o debate – Durante o V Fiem, expositores de diferentes nações apresentaram dados que mostraram as problemáticas nacionais acerca dos temas constantes da programação do Fórum.

Os subsídios estimularam os debates – em plenários e em grupos de discussão – em busca de diagnósticos e respostas para as dificuldades. São as conclusões deste trabalho que integram a Declaração de Florianópolis. Para os participantes, as questões polêmicas não podem ser ignoradas pelos profissionais, pela sociedade e, principalmente, pelos gestores das distintas esferas. Segundo o presidente da Associação Médica Brasileira (AMB), Florentino de Araújo Cardoso Filho, “é de grande relevância que o Brasil e os demais países irmãos no FIEM discutam a capacitação dos médicos na região, tanto na graduação quanto na pós-graduação; assim como analisem, juntos, a situação do mercado de trabalho e suas perspectivas. Deste modo, poderemos vislumbrar um futuro cada vez melhor para os médicos e a saúde da população”.

Esta também é a percepção do presidente da Federação Nacional dos Médicos (Fenam), Cid Célio Jayme Carvalhaes, para quem o encontro em Florianópolis ajudou a entender também os dilemas que afetam o trabalho médico. “Com a crise da Espanha e em Portugal, com as dificuldades das Américas, temos dificuldade muito grande em termos de condições de trabalho, que é, em geral, precarizado”. Ele relata ainda que “na maioria dos países nos temos dificuldades materiais importantes de instalações, insumos e medicamentos, respeitadas as peculiaridades de cada um dos países”.

Conheça as principais conclusões que integram a Declaração de Florianópolis. Para acessar a íntegra do documento, clique aqui:

Validação de diplomas estrangeiros:
As entidades médicas devem integrar as comissões de reconhecimento de diplomas, cujo processo deve acontecer em ambiente que garanta sua publicidade e transparência.

O reconhecimento e a validação dos diplomas estrangeiros devem ocorrer somente após analise curricular e documental e realização de exames (teóricos, práticos, cognitivos, deontológicos e linguísticos) pelos candidatos, em marcos similares aos previstos pelos projetos Revalida (Brasil), Mir (Espanha) e Eunacom (Chile), considerados referências pelo rigor na seleção dos candidatos.

Migração médica
O monitoramento dos fluxos de migração médica, com controle de entrada e saída de profissionais entre os países, deve ser implementada, possibilitando o exercício da Medicina apenas aos candidatos que, mesmo após validação de seus títulos, estejam inscritos nas entidades médicas reguladoras dos países. A organização de um registro único de médicos com a contribuição dos países que compõem o Fiem (com dados pessoais, titulação, histórico ético-profissional, formação) deve ser operacionalizada.

Trabalho e educação médicos
As entidades médicas devem participar dos processos de regulação do trabalho médico, cabendo-lhes colaborar com a formulação de diagnósticos das necessidades a partir da análise de dados gerais e específicos da população médica, incluindo a oferta de vagas e de cursos de medicina, entre outros.

Políticas públicas voltadas ao fortalecimento e à valorização do trabalho médico devem ser adotadas pelos governos nacionais para assegurar aos profissionais condições que permitam exercer plenamente a Medicina com autonomia, sem interferência de pressões econômicas e políticas e comprometido com o paciente.

A oferta de acesso aos profissionais à educação médica continuada, à remuneração adequada, às condições de trabalho e de aposentadoria que tornem possível a prática da Medicina mesmo em áreas de difícil provimento deve ser implementada pelos países. A definição de uma carreira funcional específica dentro do Estado para os médicos aparece como única saída para a cobertura dos chamados vazios assistenciais, permitindo a fixação dos médicos em todas as regiões, estendendo às comunidades os benefícios de uma assistência de qualidade.

Violência contra os profissionais 
A violência contra os médicos é um problema generalizado e em crescimento que afeta especialmente a determinados serviços, como os de emergência, e aos médicos mais jovens. Considera-se imprescindível prevenir e controlar estas situações com o apoio governamental e policial.

Acesso a medicamentos
A política de medicamentos deve ser uma prioridade de nossos governos, sem que esteja submetida a interesses privados ou de mercado, assegurando ao pacientes tanto seu uso racional como o acesso aos insumos essenciais.

As entidades médicas consideram imprescindível a exigência de novas políticas internacionais pelas quais os países ricos garantam ao resto da população mundial o acesso e a distribuição de medicamentos essenciais em condições suportáveis para suas economias.

Os interesses de mercado que condicionam definitivamente a investigação biomecânica e o comportamento da indústria farmacêutica e de tecnologias em saúde devem estar submetidos aos interesses da saúde e à sustentabilidade e à manutenção dos sistemas nacionais de saúde universais, equânimes e solidários em todos os nossos países.

As entidades médicas devem intervir efetivamente e prestar contas em grupos de trabalho ou estruturas públicas, que permitam a tomada de decisões sobre avaliação, habilitação, registro, financiamento e monitoramento do uso de medicamentos e de novas tecnologias em saúde.

Os médicos devem estar dispostos a declarar seus conflitos de interesse quando intervenham ou participem em estudos de investigação, realizem publicações, formação ou informações relacionados a quaisquer aspectos que afetem o exercício da profissão médica. Nossas organizações médicas devem estar dispostas a introduzir e exigir uma nova cultura de comportamento médico que incorpore a declaração de conflitos de interesse em suas referências curriculares.

Fonte SaudeWeb

Projeto proíbe exigência de depósito prévio em emergência de saúde

O hospital privado infrator estará sujeito às penalidades do artigo 56 do Código de Defesa do Consumidor (Lei 8078/90)– são doze tipos de penalidade, que vão da simples multa até a interdição do estabelecimento

Tramita na Câmara o Projeto de Lei 3258/12, da deputada Erika Kokay (PT-DF), que veda a exigência de depósito prévio de garantia financeira para atendimento de urgência ou emergência na rede privada de saúde.

A proibição, de acordo com o projeto, independe da comprovação de adesão ou filiação a qualquer plano de saúde. Na hipótese do usuário não ter cobertura de plano de saúde suplementar, nem dispor de condições para pagar, a despesa será custeada pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

O hospital privado infrator estará sujeito às penalidades do artigo 56 do Código de Defesa do Consumidor (Lei 8078/90)– são doze tipos de penalidade, que vão da simples multa até a interdição do estabelecimento. Os órgãos de defesa do consumidor ficam com o poder de fiscalizar o cumprimento das normas.

Cunho humanitário
Erika Kokay argumenta que o atendimento de urgência à saúde tem cunho humanitário, não podendo, portanto, ficar à mercê de regras comerciais, “porque a vida não é um comércio”.

A deputada cita casos de pessoas que morreram por falta de atendimento, como o caso recente do secretário de Recursos Humanos do Ministério do Planejamento, Duvanier Paiva. “Por não portar cheque e não ter autorização do plano de saúde, o atendimento médico emergencial foi recusado, causando o agravamento do caso e levando-o a óbito. Esta situação, nas circunstâncias atuais, pode acontecer com qualquer cidadão brasileiro, o que é inadmissível”, diz a deputada.

Erika Kokay enfatiza que qualquer tipo de cobrança prévia fere os princípios básicos da cidadania, causando constrangimentos e risco à saúde da pessoa que necessita de atendimento emergencial. “Primeiro, tem-se que salvar a vida e depois ver os meios e as condições para custeio da despesa. As pessoas têm o direito constitucional ao atendimento de saúde, como dever do Estado”, ressalta a deputada.

Tramitação
O projeto, junto com vários outros, está apensado ao PL 6389/02, do Senado, que trata de tema semelhante. Essa proposta já foi analisada pelas comissões de Defesa do Consumidor; de Seguridade Social e Família; e de Constituição e Justiça e de Cidadania, e está pronta para ser votada pelo Plenário.

Fonte SaudeWeb

Saúde dá preferência a produtos nacionais em compras públicas

Mais de 120 produtos de saúde produzidos no país terão preferência nas compras públicas federais. Medida vai estimular o investimento no Brasil e a inovação, além de reduzir a dependência das importações

Medicamentos, fármacos e insumos estratégicos produzidos no país serão priorizados em compras públicas, podendo ser adquiridos pelo Sistema Único de Saúde (SUS) com preços até 25% superiores aos dos demais, de acordo com a complexidade tecnológica e a importância para o SUS. O anúncio foi feito nesta terça-feira (3) pela presidenta Dilma Roussef. Por meio desta ação, o governo federal pretende estimular o desenvolvimento e a produção nacional de medicamentos, fármacos, insumos e, até o final deste semestre, de equipamentos e dispositivos médicos.

O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, destacou a importância de ações deste tipo. E diz que faz parte da política atual do Complexo Industrial da Saúde a concessão de benefícios a empresas nacionais, de forma a valorizar o produto brasileiro e torná-lo mais competitivo. A aplicação dessas margens de preferência vai estimular o desenvolvimento e a produção industrial de medicamentos no país.

As margens de preferência serão aplicadas a 126 produtos – 78 medicamentos e fármacos, 4 insumos e 44 produtos biológicos – e durante cinco ou dois anos, conforme a complexidade tecnológica. Aos medicamentos e fármacos serão aplicadas margens de 8%, no caso de medicamentos produzidos com fármacos importados, e 20%, no caso de fármacos produzidos no país e medicamentos desenvolvidos com fármacos nacionais.

Todos os insumos terão margem de 20%, enquanto os produtos biológicos (medicamentos e biofármacos) ganham destaque ao receberem uma margem superior a dos demais itens – de 25% (20% de margem normal e 5% de adicional).

O secretário de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos do Ministério da Saúde, Carlos Gadelha, esclarece que a aplicação de margens de preferência é uma poderosa sinalização para estimular o investimento no Brasil, a inovação e reduzir a dependência das importações.

Impacto na medida
A margem de preferência é calculada em termos percentuais em relação à proposta melhor classificada para produtos manufaturados estrangeiros no processo licitatório. O secretário afirma que, apesar de impactar inicialmente sobre as contas públicas, a concessão das margens de preferência não vai influenciar no acesso da população aos produtos de saúde.

Gadelha diz que o fortalecimento da indústria nacional farmacêutica exige medidas de incentivo financeiro deste tipo. Em médio prazo, é possível ter o retorno do investimento feito nessas empresas brasileiras: ampliação da produção de nacional de medicamentos, redução dos preços pagos pelo SUS e pelo consumidor comum, com consequente aumento do acesso do cidadão brasileiro a produtos tecnológicos e de qualidade

As compras dos medicamentos selecionados corresponderam, em 2011, a cerca de R$ 3,5 bilhões (do total dos R$ 12 bilhões gastos com medicamentos), e respondem por cerca de 20% do déficit externo do setor do Complexo Industrial da Saúde. Com a aplicação das margens, estima-se um impacto de R$ 127,2 milhões no Produto Interno Bruto (PIB), a geração de 3.095 empregos e a arrecadação adicional de R$ 31,8 milhões.

Fonte SaudeWeb

Confira a nova estrutura organizacional da Anvisa

Dirceu Barbano, estará à frente da Diretoria de Autorização e Registro Sanitário

O diretor-presidente, Dirceu Barbano, estará à frente da Diretoria de Autorização e Registro Sanitário. O diretor Jaime de Oliveira coordenará a Diretoria de Coordenação e Articulação do Sistema Nacional de Vigilância Sanitária. Já a Diretoria de Controle e Monitoramento Sanitário estará subordinada ao diretor José Agenor Alvares da Silva.

Como duas diretorias da Anvisa encontram-se vagas, o diretor-presidente ficará responsável ainda pela diretoria de Gestão Institucional e o diretor Jaime Oliveira responderá pela diretoria de Regulação Sanitária.

Fonte SaudeWeb

Um beijo na boca pode transmitir doenças?

Através da saliva pode haver transmissão do vírus da herpes



Fonte Minha Vida

Oito hábitos para tratar os sintomas do Parkinson

Atividades facilitam a realização de movimentos e diminuem a tremedeira

Movimentos mais lentos, tremedeira, dificuldades para caminhar, se alimentar e se vestir. Tudo isso é resultado do Mal de Parkinson, uma disfunção na área do cérebro responsável pelos movimentos, principalmente os chamados automáticos, que são aqueles que fazemos sem pensar - como respirar, andar ou levantar de uma cadeira. A fisioterapeuta, especializada em reabilitação neurológica Mariana Vulcano Siqueira, da Associação Brasil Parkinson, explica que essas tarefas são as mais difíceis para o portador da doença. "Entretanto, com a realização de alguns exercícios e atividades simples é possível melhorar o convívio do paciente com a doena", diz.

No Dia Mundial do Parkinsoniano (04 de Abril), uma série de especialistas indicaram os hábitos que podem ajudar o paciente a executar tarefas diárias com mais independência e até mesmo prevenir outras complicações da doença. Vale ressaltar que as recomendações são mais eficientes se forem seguidas quando o diagnóstico ainda é recente. 

idosa usando um andador - Foto Getty Images

Exercícios diários
Para que o paciente com Parkinson possa executar movimentos automáticos, é necessária a prática de diversos exercícios diários. O objetivo desse treino é fazer com que o movimento passe a ser feito de maneira consciente, e não mais automática. A fisioterapeuta da Associação Brasil Parkinson explica que o portador da doença deve passar a fracionar os movimentos, prestando atenção em cada gesto. "Para ele não é mais simplesmente andar, é levantar uma perna, colocá-la para frente, depois levantar a outra perna e assim por diante", diz.

Mariana explica que podem ser usadas pequenas pistas tanto visuais quanto auditivas na hora de executar uma tarefa. "É possível riscar várias linhas no chão, de forma que o paciente pule cada uma delas quando for andar, assim como podemos fazer uma contagem para cada movimento", diz. Ela afirma que essas pistas são uma forma de substituir a função automática por uma função consciente. "Pular a faixinha ou contar o passo faz com que o paciente se conscientize da tarefa, executando-a com mais rapidez e facilidade."

idosa levantando halteres - Foto Getty Images

Tai Chi Chuan
Um estudo desenvolvido pelo Instituto de Pesquisa de Oregon (EUA), feito com 195 pessoas, mostrou que os movimentos do tai chi chuan podem ajudar a reverter alguns dos sintomas físicos da doença de Parkinson. A prática do exercício duas vezes por semana durante 60 minutos ajudou os pacientes a manter o equilíbrio e fazer movimentos com mais precisão.

O fisioterapeuta Frederico Brant, da Academia Rio Sport Center, afirma que o tai chi chuan promove mobilidade, equilíbrio e estabilidade aos portadores de Parkinson. Esse conjunto de habilidades acaba gerando mais autonomia para execução das atividades diárias e diminuindo o risco de quedas. "O tai chi tem exercícios que envolvem grandes amplitudes de movimento e estabilidade postural, servindo como ferramenta de combate aos sintomas da doença", diz Frederico. 

casal de idosos praticando o tai chi chuan - Foto Getty Images

Musculação
Um estudo realizado pela Universidade de Illinois, na cidade de Chicago, afirma que fazer musculação durante uma hora, duas vezes por semana, pode melhorar a coordenação motora de pessoas com Parkinson. De acordo com o personal trainer Juliano Farah, gerente de musculação da Cia. Athletica de Brasília, as consequências geradas pela doença incluem perda e redução da força muscular, além da rigidez dos músculos. "A musculação consegue reverter esses problemas e melhorar a estabilidade da caminhada. A postura também ganha alinhamento", afirma.

Para Juliano, a frequência e intensidade do exercício dependem do grau da doença e o trabalho físico de pacientes com Parkinson deve ser realizado em parceria com o neurologista que acompanha o caso. "Se o programa incluir exercícios com aparelho, o ideal é buscar aqueles com mais conforto e apoio para o corpo, como bicicletas ergométricas máquinas de musculação, em vez de pesos livres."

pássaro de origami - Foto Getty Images

Origami
Em fases mais avançadas da doença, o paciente pode ter dificuldades em desenvolver a motricidade fina, que são os movimentos precisos, como abotoar uma camisa, escrever ou pegar coisas usando apenas dois dedos. De acordo com a fisioterapeuta Mariana, a prática do origami estimula a motricidade e dá mais precisão aos movimentos, tornando essas atividades mais fáceis. "Também podem ser feitos outros exercícios específicos para a motricidade fina, como apertar um pregador ou envolver as mãos em um elástico e fazer movimentos de abrir e fechar", afirma.

casal de idosos cantando - Foto Getty Images

Trabalhar a fala
O paciente com Parkinson pode apresentar dificuldade para engolir e alterações na fala, como a gagueira. A fonoaudióloga Arminda Sarpa, coordenadora do setor de Fonoaudiologia da Associação Brasileira Beneficente de Reabilitação, explica que podem ser feitos exercícios para coordenar a respiração e a fala do paciente a fim de que ele supere essas dificuldades. Aulas de canto e leitura em voz alta, com a orientação de um fonoaudiólogo, também são úteis para superar dificuldades orais.

Existe também um aplicativo para iPhone e Android chamado DAF Assistant, que funciona como uma espécie de eco - você fala no dispositivo e ele te retorna o mesmo áudio atrasado em uma fração de segundo. Isso dá a impressão de que o paciente está falando junto de outra pessoa e ajuda na fluência. O aplicativo custa 12,99 dólares para os dois sistemas e pode ser comprado nos links:

http://itunes.apple.com/app/daf-assistant/id309496166?mt=8 (iPhone)
https://play.google.com/store/apps/details?id=com.artefactsoft.daf (Android)

idoso fazendo uma careta - Foto Getty Images

Ginástica facial
Outro fenômeno comum da doença de Parkinson é a perda de expressão facial, resultado da rigidez muscular. De acordo com Arminda Sarpa Nesses, exercícios como os da ginástica facial podem ajudar o paciente na recuperação dos movimentos das sobrancelhas ou boca.

casal de idosos lendo e usando o computador - Foto Getty Images

Exercitar a mente
O paciente com Parkinson pode apresentar problemas de memória e raciocínio. Segundo o neurologista André Lima, da Academia Brasileira de Neurologia, existe até um distúrbio chamado demência parkinsoniana, que é resultado de uma mente com Parkinson pouco estimulada. "Por isso é importante trabalhar a mente do paciente com Parkinson com jogos, aulas de música e leitura, por exemplo", diz André. Nesses casos, a atividades podem ser diárias e de acordo com a preferência ou aptidão do paciente.

idosos jogando baralho - Foto Getty Images

Convívio social
Em decorrência das limitações físicas que se desenvolvem progressivamente, o portador de Parkinson pode sofrer um abalo psicológico e até apresentar um quadro de depressão. "Para evitar a apatia no paciente, é recomendado que ele continue a fazer todas as atividades de antes, mesmo demorando um pouco mais de tempo", afirma o neuropsicólogo, especialista em idosos, Alexandre Monteiro, do Rio de Janeiro. "Manter a autoestima também é um fator positivo para evitar ou combater a depressão, e é importante que ninguém force o paciente a fazer atividades que não o agradem ou exigir velocidade na execução das tarefas", diz.

Atividades manuais como pintura, cerâmica e artesanato podem ser benéficas e minimizar o desgaste emocional. "Isso porque a área cerebral responsável pela concentração para realizar estas tarefas é a mesma área que provoca os tremores, se esses neurônios são desafiados, o sintoma que caracteriza o Parkinson pode diminuir", afirma Alexandre. Além disso, conversar com familiares, amigos ou mesmo um grupo terapêutico podem ajudar pacientes que têm vergonha de sua condição. "Grupos de apoio e palavras de carinho podem não alterar a progressão de perdas funcionais, evitam o desenvolvimento de doenças oportunistas, como a depressão." 

Fonte Minha Vida

Tratamentos para acne: acabe com cravos e espinhas

Atualmente já existe cura total para a doença de pele



Fonte Minha Vida

Polêmica: só médicos podem fazer acupuntura

Por enquanto, profissional tem que ter CRM para poder manipular as agulhas

A acupuntura somente poderá ser exercida por médicos, de acordo com julgamento do Tribunal Regional Federal da 1ª Região.

O Conselho Regional de Farmácia já avisou que vai entrar com recurso. Até o julgamento final, no entanto, a proibição irá valer.

Por enquanto, só um profissional com CRM pode manipular as agulhas usadas na acupuntura.

A decisão, é claro, gerou polêmica. Veja o assunto sendo discutido no programa Hoje em Dia:

Fonte R7

Maus hábitos de saúde causam infertilidade, aponta estudo francês

Tabaco, álcool, estresse e consumo de medicamentos estão na lista

A infertilidade tem uma estreita relação com hábitos nocivos à saúde, como tabaco, álcool, estresse e o consumo de medicamentos, segundo afirmou à Agência Efe a ginecologista e especialista em reprodução assistida Silvia Alvarez, que trabalha na clínica francesa La Muette, em Paris.

A constatação da médica foi baseada num estudo que será publicado nas próximas semanas e que utilizou como amostra 348 casais que recorreram a técnicas de reprodução assistida em 43 departamentos franceses.

O objetivo foi determinar o peso das condições ambientais e do modo de vida na infertilidade. Na pesquisa, realizada pelo grupo de especialistas em fertilidade Procreanat, observou-se que os participantes, todos com problemas de fecundidade, consumiam mais álcool, tabaco e maconha do que a média da população.

Além disso, constatou-se que eles eram pessoas com problemas de estresse relacionados ao trabalho e a sua própria vida sexual, pois diante da dificuldade para conceber um filho mantinham mais relações nos períodos de ovulação. Além disso, os homens se sentiam pressionados durante o ato sexual, o que fazia com que engravidar fosse ainda mais difícil.

Muitos dos participantes recorriam a remédios como antidepressivos e para queda de cabelo, o que aumentava seus problemas de fertilidade.

- Grande parte das dificuldades que os casais com problemas para ter filhos enfrentam se resolveriam com atitudes mais saudáveis e prevenção.

A médica já tinha realizado um estudo semelhante com 380 casais, entre 2005 e 2009, que chegou a mesma conclusão. Segundo Silvia, a fertilidade dos pacientes que aceitavam mudar seus maus hábitos melhorava entre três e seis meses depois. Nesse intervalo de tempo, aumentou em 35% o número de gravidezes espontâneas, sem nenhum tratamento de fertilidade envolvido.

"O principal impedimento é a idade da mulher: ser mãe se torna mais complicado a partir dos 30 anos", explicou Silvia, apesar de admitir que atualmente "é difícil ter filhos antes dessa idade". Por isso, a especialista insiste na importância de se melhorar os hábitos alimentares e sociais, para evitar "tratamentos custosos e inúteis, incluindo a fecundação in vitro", que poderiam ser substituídos simplesmente "apostando na prevenção".

Fonte R7

Pesquisa enfatiza importância do lítio contra Alzheimer

Evidência foi reforçada por pesquisa do Laboratório de Neurociências da USP

O lítio, bastante usado no tratamento de transtorno bipolar, pode ter um efeito de proteção contra o surgimento da doença de Alzheimer. A evidência foi reforçada por uma pesquisa do Laboratório de Neurociências do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP), segundo a Agência Fapesp.

As considerações do estudo, feito por Orestes Forlenza e publicado no ano passado pela revista "British Journal of Psychiatry", foram apresentadas em São Paulo no Brazil-Canada Prion Science Workshop 2012, que aconteceu em março no Hospital A.C. Camargo.

Forlenza relatou que o experimento ocorreu com idosos com comprometimento cognitivo leve. Os resultados demonstram a relevância clínica da aplicação de baixas doses de lítio em pacientes que ainda não atingiram a fase demencial da doença de Alzheimer, reforçando a hipótese de que o medicamento possa ser utilizado de forma preventiva. ?Os pacientes que receberam lítio não apenas ficaram mais estáveis clinicamente, do ponto de vista funcional e cognitivo, como tiveram menos deterioração de memória e de funções cognitivas?, afirmou.

Fonte R7

Conheça os benefícios dos esportes praticados ao ar livre

Corrida, caminhada, remo e wakeboard fazem bem para a saúde. Saiba como

No verão, praticar esportes ao ar livre é mais prazeroso do que ficar dentro da academia. No entanto, é preciso respeitar algumas regras durante a época mais quente do ano.

Além de não dispensar o uso de filtro solar durante os exercícios, é fundamental respeitar o horário mais ameno do sol e procurar se exercitar antes das 10h e depois das 15h.

Conheça como algumas atividades ao ar livre podem beneficiar o corpo:

Corrida
Recomenda-se 30 minutos de corrida no mínimo. Quando associada a uma dieta equilibrada, ajuda a emagrecer e melhora o condicionamento físico.

Caminhada
Atividade ideal para quem está acima do peso e sem condicionamento físico.

Wakeboard
Deve ser associado à musculação para não sobrecarregar as articulações que são muito exigidas em sua prática.

Remo
Ao mesmo tempo em que trabalha a parte aeróbica, desenvolve a resistência muscular e a coordenação motora.

Fonte R7

Começa terceira fase de avaliação do desempenho dos postos de saúde

Quem for bem avaliado terá direito a receber do governo federal o dobro de recursos

O Ministério da Saúde inicia este mês a terceira fase de avaliação de desempenho nos postos de saúde do País.

Cerca de 17 mil equipes de profissionais que trabalham nas unidades básicas de saúde de 3.972 municípios brasileiros vão ser avaliadas até julho. As primeiras avaliações começaram em novembro do ano passado. Quem for bem avaliado, terá direito a receber o dobro de recursos.

As regras anunciadas nesta quarta-feira (4) incluem as condições de infraestrutura do local, a qualidade do serviço prestado, o desempenho dos médicos e de outros profissionais de saúde e o atendimento e acompanhamento dos pacientes. Os critérios de avaliação são: excelente, bom, regular ou insuficiente.

A pasta reservou cerca de R$ 800 milhões para repassar como verba extra às unidades que tirarem boas notas, segundo Alexandre Padilha, ministro da Saúde.

— Com isso vamos incentivar os municípios a se esforçarem no atendimento ao usuário do SUS. Não basta atender, queremos também um atendimento de qualidade.

Com a avaliação, o governo federal quer incentivar a melhoria do atendimento nos postos de saúde e desafogar os hospitais e prontos-socorros, como anunciou o ministro Alexandre Padilha no ano passado.

Estima-se que 80% dos pacientes podem receber tratamento nos postos de saúde.

Fonte R7

Prefeitura Municipal de Luislândia – MG

A Prefeitura Municipal de Luislândia – MG realiza concurso para provimento de 83 vagas.

Inscrições:
Até 20 de abril, pelo http://www.cotec.unimontes.br/


Valor:
De R$ 55,00 a R$ 180,00

Remuneração:
De R$ 650,00 a R$ 8.500

Cargos:
Alfabetizado - Agente de Serviços I;
Médio/Técnico - Técnico em Higiene Dental, Técnico em Enfermagem, Orientador Social Peti, Orientador Social ProJovem, Fiscal de Tributos e Rendas, Auxiliar de Cirurgião-Dentista, Atendente de Saúde, Agente de Endemias, Agente Comunitário de Saúde, Agente Administrativo, Agente de Serviços III - Operador de Máquinas CNH categoria D e Agente de Serviços III - Motorista Categoria D;
Superior - Psicólogo, Médico PSF, Fonoaudiólogo, Fisioterapeuta, Enfermeiro PSF, Cirurgião-Dentista, Biomédico e Assistente Social

Prefeitura Municipal de Ji-Paraná - RO

A Prefeitura Municipal de Ji-Paraná, Rondônia, realiza concurso para provimento de 149 vagas

Inscrições:
Até 15 de abril, pelo http://www.funcab.org/
 ou na Gerência Geral de Arrecadação (Subprefeitura), Rua Martins Costa, nº. 317, Vila Jotão, Ji-Paraná

Valor:
De R$ 30,00 a R$ 80,00

Remuneração:
De R$ 622,00 a R$ 5.755,42

Provas:
Haverá prova objetiva para todos, prova prática para Motorista de Veículos Leves e Motorista de Veículos Pesados, teste de aptidão física para Agente de Trânsito e Agente de Transporte, prova discursiva para Auditor do Controle Interno Municipal, Analista de Gestão Previdenciária e Procuradores e prova de títulos para Auditor do Controle Interno Municipal, Professor, Nutricionista, Orientador, Supervisor, Procurador, Analista de Gestão Previdenciária.

Cargos:
Fundamental - Agente de Vigilância, Merendeira e Zelador.
Médio - Agente Administrativo, Cuidador Educacional para pessoas com deficiência, Motorista de Veículos Leves e Pesados, Agente de Trânsito e Agente de Transporte.
Superior - Nutricionista, Orientador, Professor na área de Pedagogia, Professor de Educação Física, Professor de Língua Inglesa, Língua Portuguesa e Matemática, Supervisor, Auditor do Controle Interno Municipal, Procurador de Município, Procurador do Fundo de Previdência Social e Analista em Gestão Previdenciária

Prefeitura Municipal de Janaúba - MG

A Prefeitura Municipal de Janaúba, Minas Gerais, realiza concurso para provimento de 545 vagas.

Inscrições:
De 19 de março a 17 de abril, pelo http://www.cotec.unimontes.br/
.

Remuneração:
De R$ 545,00 a 1.974,00.

Provas:
Provas Objetivas: 20 de maio.
Haverá Prova de Títulos.
Prova de Aptidão Física para Gari: 29 de julho.

Cargos:
Fundamental - Auxiliar de Serviços Gerais, Coveiro, Gari, Motorista de Veículo Leve e Pesado, Pedreiro, Vigia, Bombeiro, Eletricista, Monitor de Saúde Mental, Pintor, Serralheiro,
Médio - Assistente Administrativo, Auxiliar Administrativo, Auxiliar de Classe, Auxiliar de Secretaria Escolar, Fiscal de Obras e Posturas, Fiscal Sanitário, Monitor de Ônibus Escolar, Ouvidor, Desenhista Técnico, Técnico em Higiene Bucal, Técnico em Informática, Topógrafo,
Superior - Advogado, Analista de Sistemas, Assistente Social, Contador, Coordenador de Controle Interno, Engenheiro-Agrônomo, Engenheiro Ambiental, Engenheiro Civil, Fonoaudiólogo, Nutricionista, Pedagogo, Professor Educação Básica I (PEB I), Professor Educação Básica II de Ciências, Educação Física, Ensino Religioso, História, Língua Portuguesa, Matemática e Técnico de Controle Interno

Prefeitura Municipal de Águas de Lindoia – SP

A Prefeitura Municipal de Águas de Lindoia – SP realiza seleção para preenchimento de 11 vagas.

Inscrições:
Até 16 de abril, pelo www.integribrasil.

Valor:
Entre R$ 20, 00 e R$ 35,00.

Cargos:
Professores e Agentes Comunitários de Saúde.

Remuneração:
Entre R$ 6,86 e R$ 9,11

Provas:
Provas objetivas: 13 de maio
Haverá prova de títulos.
com.br

Hospital de Clínicas de Porto Alegre - HCPA/RS

O Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA), Rio Grande do Sul, realiza concurso para preenchimento de vagas.

Inscrições:
Até 9 de abril, pelo www.faurgs.ufrgs.b ou na avenida Bento Gonçalves, nº. 9.500, Prédio 43.609, 3º andar, campus Vale

Valor:
R$ 35,00, R$ 50,00 e/ou R$ 80,00

Remuneração:
De R$ 1.220,13 a R$ 4.960,50.

Provas:
Prova objetiva: 6 de maio

Cargos:
Fundamental - Profissional de Apoio II - Atendente de Nutrição e Profissional de Apoio III - Cozinheiro;
Médio - Assistente Administrativo I, Assistente Administrativo II, Profissional Assistencial III - Histologia, Profissional Assistencial III - Necropsia, Técnico de Manutenção III - Mecânica, Técnico de Manutenção III - Técnico de Gerenciamento de Sistema da Central Térmica e Técnico de Manutenção III - Projetista;
Superior - Enfermeiro do Trabalho I, Engenheiro Civil I, Engenheiro Clínico I, Médico I , Médico da Cirurgia Geral I, Médico Emergencista I, Médico Endocrinologista I, Médico Ginecologista e Obstetra I, Médico Mastologista I, Médico Neuropatologista I, Médico Neurorradiologista Intervencionista I, Médico Patologista I e Médico Psiquiatra da Dor e Cuidados Paliatios I
r

Consaúde Pedreira (SP) abre processo seletivo

O Consórcio Intermunicipal na Área de Saúde - Consaúde, em Pedreira, Estado de São Paulo, prorrogou as inscrições da Seleção Pública nº 01/2012, que será realizada pela ORHION Consultoria LTDA e visa o preenchimento 31 vagas mais cadastro reserva de nível fundamental, médio e superior. Os vencimentos variam entre R$ 636,99 e R$ 6.795,65, com carga horária de 40 horas semanais e 180 horas mensais.
São reservadas 5% das vagas aos portadores de deficiência.
Cargos
Assistente Administrativo, Auxiliar de Manutenção, Cozinheira, Motorista, Técnico de Enfermagem, Técnico de Farmácia, Técnico em Imobilização Ortopédica, Técnico de laboratório, Servente Geral, Contador, Enfermeiro e Médico.
Inscrição
Os interessados deverão se inscrever no endereço eletrônico http://www.orhion.com.br/, até o dia 22 de abril de 2012.
As taxas de inscrição são de:
Nível fundamental: R$ 17,00  e 27,00;
Nível médio: R$ 37,00;
Nível superior: R$ 57,00.
Prova
A data, horário e local das provas objetivas e de títulos será divulgada no edital resumido de homologação das inscrições e convocação para provas, na imprensa local e o edital completo de homologação das inscrições e convocação para provas, no quadro de aviso do Consaúde, nos endereços eletrônicos, http://www.orhion.com.br/ e http://www.consauderegional.com.br/.
Validade
A seleção pública terá validade de 02 anos, podendo ser prorrogável por igual período, a contar da data de publicação do edital de homologação.

Concurso Prefeitura de Apiúna - SC

A Prefeitura de Apiúna, em Santa Catarina, abre concurso público para 75 vagas e formação de cadastro de reserva em cargos de todos os níveis de escolaridade. A remuneração varia de R$ 387,50 a R$ 7.571,29, em jornadas de 10 a 40 horas semanais.
Para nível alfabetizado/fundamental, são oferecidas vagas para os cargos de agente de serviços gerais de creche, auxiliar serviços gerais, mecânico II, motorista, operador de máquina, pedreiro, servente/masculino e agente comunitário de saúde.

No nível médio/técnico, os candidatos poderão disputar as vagas de auxiliar administrativo, auxiliar de escritório, auxiliar desenvolvimento de educação infantil, auxiliar de enfermagem, técnico agrícola e técnico em enfermagem.

Já para o nível superior, há vagas nos cargos de assistente social, controlador interno, enfermeiro, engenheiro civil, farmacêutico, fonoaudiólogo, médico clínico geral, médico especialista - pediatra, psicólogo, professor ciências, professor ensino fundamental de anos iniciais, assistente técnico pedagógico (ATP), professor ensino infantil, médico geral comunitário e odontólogo/cirurgião-dentista.
As inscrições estarão abertas no período de 09 de abril a 10 de maio de 2012, somente via internet, pelo sítio http://www.clicksolucoesinteligentes.com.br/.
Os valores para inscrição são os seguintes:
R$ 20,00, para os candidatos aos cargos que exijam ser alfabetizado e ensino fundamental completo;
R$ 40,00, para os candidatos aos cargos que exijam ensino médio completo e/ou técnico;
R$ 80,00, para os candidatos aos cargos que exijam nível superior.
A prova escrita será realizada no dia 27 de maio de 2012, com início às 9h e término às 12h, em local a ser divulgado no edital de homologação das inscrições que será publicado no dia 18 de maio de 2012.
O gabarito das questões da prova escrita serão disponibilizados via internet, no sítio http://www.clicksolucoesinteligentes.com.br/.
A validade do Concurso será de 2 (dois) anos, com possibilidade de prorrogação por igual período.

Concurso Prefeitura de Lajeado (RS) 2012

A Prefeitura de Lajeado, Estado do Rio Grande do Sul, lançou edital de concurso público para os empregos de agente comunitário de saúde, agente socioeducativo e farmacêutico. A execução do  concurso será realizada pela coordenação técnico administrativa da UNA Gestão e Assessoria.

São 34 vagas para candidatos de níveis médio e superior, com vencimentos de até R$ 3.210,18, em carga horária de 25 e 40h semanais. Fica assegurado às pessoas portadoras de deficiência o percentual de 10% das vagas existentes e  das futuras, até a extinção da validade do concurso público.
Inscrições e Taxas

Os interessados poderão fazer suas inscrições no endereço  eletrônico: http://www.unars.com.br/, até às 24 horas do dia 11 de abril de 2012, observado o horário oficial de Brasília/DF.  As taxas variam de R$ 40,00 para cargos de nível médio e de R$ 60,00 para nível superior.
Caso o candidato não possua acesso à Internet, será disponibilizado computador para acesso, no horário das 08h às 17h30min, de segunda a quinta-feira; das 8h às 17h, na sexta-feira; e das 8h30min  às 11h30min no sábado, até o dia 11 de abril  de  2012, na Biblioteca Pública Municipal, sito à Rua Júlio de Castilhos, nº 411, na cidade de Lajeado, RS. 
Provas, Gabaritos e Validade
A prova escrita está prevista para ser aplicada no dia 05 de maio de 2012, em local e horário a ser divulgado no edital de homologação das inscrições, no dia 24 de abril de 2012. O gabarito será divulgado na data prevista de 07 de maio de 2012.

O concurso será válido por 02 anos, a contar da data de homologação do resultado final, prazo  este que poderá ser prorrogado uma vez, por igual período, mediante Edital do Executivo Municipal, nos termos da Constituição Federal.

Concurso Prefeitura de Marmelópolis – MG

A Prefeitura de Marmelópolis, distante cerca de 690 km de Minas Gerais, lançou edital para realização de concurso público, sob a responsabilidade da empresa Rumo Certo Serviços e Assessoria Ltda – EPP, com o objetivo de preencher 06 vagas em cargos de nível fundamental, médio e superior. Os salários variam de R$ 690,45 a R$ 1.804,11, em jornadas de 30 a 44 horas semanais.

Há oportunidades para assistente social, auxiliar de enfermagem, farmacêutico, motorista, operador de máquinas e lavador de veículos.
A inscrição presencial será feita no período de 04 de junho a 04 de julho de 2012, na sede da Prefeitura de Marmelópolis, no horário de 09:00 às 17:00 horas. Para as inscrições via internet, serão efetuadas no site: http://www.rumocertoservicos.com.br/, no mesmo período acima citado.

Os valores de taxa de inscrição são os que seguem:
R$ 30,00, R$ 35,00 e R$ 40,00, para cargos de nível fundamental;
R$ 35,00, para cargos de nível médio;
R$ 60,00, para cargos de nível superior.

As Provas Objetivas de Múltipla Escolha e práticas serão realizadas na data provável de 05 de agosto de 2012, sendo que as provas práticas serão realizadas em horário distinto das provas objetivas.

Estarão afixadas na sede da Prefeitura Municipal de Marmelópolis e disponíveis no site http://www.rumocertoservicos.com.br/, a partir do dia 23 de julho de 2012, planilhas contendo locais e horários de realização das provas objetivas e práticas.

O prazo de validade do concurso é de 02 anos, contados da data da homologação do resultado final, podendo ser prorrogado por mais 02 anos.

Concurso Prefeitura de Floriano Peixoto - RS

Através de edital publicado recentemente a Prefeitura do município de Floriano Peixoto lançou Concurso Público para preencher vagas no quadro de Servidores do município. Ao todo serão 06 vagas para todos os níveis de instrução. As vagas de acordo o garu de escolaridade estão na seguinte ordem:
Ensino Fundamental:
Agente de Combate a Endemias (01)
Ensino Médio e Técnico:
Auxiliar de Saúde Bucal (01), Fiscal Sanitário e de Meio Ambiente (01)
Ensino Superior:
Médico Geral (01), Psicólogo (01) , Odontólogo (01).
Salários:
Os vencimentos estão de acordo o cargo exercido seguindo a seguinte tabela, segundo o edital publicado:
Auxiliar de Saúde Bucal: R$ 1.226,46
Agente de Combate a Endemias: R$ 742,51
Fiscal Sanitário e de Meio Ambiente: R$ 1.226,46
Médico Geral: 4.714,62
Psicólogo: R$ 3.301,95
Odontólogo: R$ 2.264,21
Para todos esses cargos o regime de trabalho é de 40 horas semanais, com exceção do cargo de Odontólogo que é de 20 horas semanais.
Inscrições:
As iscrições somente serão aceitas até a data de 13 de abril de 2012. Os interessados deverão procurar a Prefeitura de Floriano Peixoto, para realizarem suas inscrições. A taxa será de acordo o cargo e o valor do vencimento e varia entre R$ 30,00 e R$ 200,00.
Provas:
Todos os candidatos serão submetidos a prova escrita com questões objetivas de múltipla escolha. A data prevista é 06 de maio, na referida cidade de Floriano Peixoto, mas, horários e locais exatos serão divulgados posteriormente através de edital. O concurso terá validade de 02 anos e poderá ser prorrogado por igual período uma única vez.

Concurso Hospital das Clínicas – SP

O Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, está disponibilizando de vagas para preenchimento de cargos  no setor de Oficial Administrativo do Prédio onde funciona o referido Hospital. São 05 vagas disponíveis e a exigência no grau de escolaridade é de Nível Médio. 
Salário:
O vencimento para esta função, segundo o edital, é de R$ 759,70 com jornada de 40 horas semanais.
Inscrições:
As inscrições deverão ser efetuadas através do seguinte endereço eletrônico http://www.hcnet.usp.br/. Os interessados terão até o dia 23 de abril de 2012 para se inscreverem. Após prencher a ficha de inscrição o candidato deverá enviá-la através de carta registrada o aviso de recebimento junto com cópia de Documento de Identidade, diploma de conclusão do Ensino Médio/Técnico e o comprovante de pagamento da taxa de inscrição que será de R$ 40,50.
Provas:
As provas escritas com questões objetivas de múltipla escolha serão aplicadas em dia e horário ainda não divulgados.

Concurso Prefeitura de São Valentim do Sul - RS 2012

A Prefeitura de São Valentim do Sul, Estado do Rio Grande do Sul, lançou edital nº 001/2012 de concurso público destinado ao provimento de vagas em cargos de todos os níveis de escolaridade e remuneração que varia de R$ 618,96 a R$ 2.682,16. As inscrições prosseguem abertas até 04 de abril de 2012, tendo o concurso validade por 02 anos.

Cargos

Nível Fundamental - Agente Comunitário da Saúde, Pedreiro, Operário e Servente (para limpeza);

Nível Médio - Agente Administrativo, Almoxarife, Fiscal de Obras, Posturas e Meio Ambiente, Fiscal Sanitário, Monitor de Educação, Técnico Agrícola, Técnico em Contabilidade e Técnico em Enfermagem;

Nível Superior - Contador, Engenheiro Civil, Farmacêutico, Médico Clínico Geral e Professor Nível 2 - Séries Iniciais.
As jornadas de trabalho variam entre 25, 30 e 40 horas semanais.
Inscrições

As inscrições foram prorrogadas e poderão ser feitas até o dia 12 de abril de 2012, pela internet, através do site do Instituto de Desenvolvimento em Recursos Humanos - http://www.idrhconcursos.com.br/.

A taxa de inscrição varia de R$ 33,50 a R$ 83,50, de acordo com o cargo escolhido.
Provas

A prova Escrita será aplicada em local e dia a serem afixado no mural da Prefeitura Municipal de São Valentim do Sul e no site http://www.idrhconcursos.com.br/. Não serão realizadas provas fora dos locais indicados na lista publicada e nem em datas e/ou horários diferentes.

Edital

» Edital Prefeitura de São Valentim do Sul

Prefeitura de Valentim Gentil - SP abre vagas para agentes de saúde

Através do Departamento de Saúde, a Prefeitura de Valentim Gentil, Estado de São Paulo, lançou edital nº 01/2012 de processo seletivo, que visa a contratação de 05 vagas e formação de cadastro de reserva para a função de agente comunitário de saúde (agentes de saúde).
A carga horária de trabalho será de 8 horas diárias, de segunda a sexta-feira, totalizando 40 horas semanais. O salário será de R$ 622,00, acrescido de adicional de insalubridade, equivalente a 20% do salário mínimo nacional. Exige-se, do candidato, ter o ensino fundamental completo, caso seja classificado.
Aos interessados, as inscrições, que tem o custo de R$ 30,00, poderão ser efetuadas até o próximo dia 11 de abril, pessoalmente ou por meio de procuração no setor de Recursos Humanos da Prefeitura, situada na Praça Jacilândia, nº 4-33, região central de Valentim Gentil.
Segundo o Departamento Municipal de Saúde, uma das funções dos agentes comunitários é a de fortalecer os elos entre a comunidade e os serviços de saúde, através do acompanhamento das famílias com as visitações.
O recurso destinado para a contratação destes profissionais, em caráter temporário e por prazo determinado de dois anos, é proveniente do Ministério da Saúde, mediante ao Programa de Agentes Comunitários de Saúde (PACS). 
As provas serão realizadas na data provável de 15 de abril de 2012, em locais e horários a serem divulgadas.
A  divulgação oficial das etapas deste Processo Seletivo será através de avisos afixados na Unidade Básica de Saúde, à Avenida Cavalin, no 7-37; na sede administrativa da Prefeitura, à Praça Jacilândia, no 4-33; e pela internet, no endereço http://www.valentimgentil.sp.gov.br/.
  • Edital / Publicações

Prefeitura de Parintins - AM lança edital de concurso para 2.255 vagas

Saiu o tão aguardado edital (nº 001/2012) de concurso público da Prefeitura de Parintins, cidade localizada no Estado do Amazonas. O objetivo do certame é recompor parte do quadro de servidores do município, através do preenchimento de 2.255 vagas, subdivididas em funções de nível fundamental, médio e superior, sob a organização do Centro de Educação Tecnológica do Amazonas - CETAM. Os proventos básicos variam de R$ 622,00 a R$ 6.054,95, em jornadas de 20 a 40 horas semanais.
Inscrições
As inscrições poderão ser realizadas exclusivamente, pela internet, no Endereço Eletrônico http://www.concursoscopec.com.br/, solicitada no período entre 0 (zero) hora de 16 até as 23h59min do dia 30 de abril de 2012, observado o horário oficial de Manaus.
Os valores de taxa de inscrição são os que seguem:
R$ 30,00, para cargos de níveis fundamental;
R$ 60,00, para cargos de níveis médio;
R$ 100,00, para cargos de níveis superior.
Provas
Os candidatos serão avaliados através de duas etapas, descritas na forma abaixo:
A Primeira etapa - Consistirá de Provas Objetivas (Conhecimentos Gerais e Conhecimentos Específicos), de caráter eliminatório e classificatório;
A Segunda etapa - Consistirá em Prova de Títulos, apenas de caráter classificatório, para todos os cargos que exigem o nível de Ensino Superior (exceto o cargo de Repórter).
As provas serão aplicadas na data provável do dia 10 de junho de 2012 (domingo), em local e horário a serem divulgados no Cartão de Confirmação.
Os gabaritos das provas objetivas serão publicados, no máximo, até 24 horas após a realização das mesmas.
Confira os cargos e formação exigida:
Para quem tem apenas o nível fundamental incompleto poderá concorrer às chances de Auxiliar de Serviços Gerais - Zona Rural, Auxiliar de Serviços Gerais - Zona Urbana Carpinteiro, Copeira - Zona Rural, Copeira - Zona Urbana, Coveiro, Cozinheira - Zona Rural, Cozinheira - Zona Urbana, Gari, Guarda Civil Municipal - Zona Urbana, Jardineiro, Operador de Ceifadeira na Conservação de Vias Permanentes (Operador de Roçadeira), Podador de Árvores na Conservação de Vias Permanentes, Trabalhador de Serviços de Limpeza e Conservação de Áreas Públicas (Capinador), Vigilante - Zona Rural e Vigilante - Zona Urbana.
Quem tem o nível fundamental completo pode concorrer nos cargos de Bombeiro de Aeródromo, Eletricista, Encanador, Garçom, Marinheiro de Máquinas, Marinheiro Fluvial de Convés, Mecânico de Manutenção e Instalação de Aparelhos de Climatização e Refrigeração, Motorista - Categoria B, Motorista - Categoria C, Motorista - Categoria D, Motorista, Socorrista (Bombeiro) - Categoria D, Pedreiro, Pintor de Obras e Servente de Obras.
No nível médio e curso técnico, as ofertas são para Agente de Defesa Ambiental, Agente de Proteção de Aeroporto, Assistente Técnico Administrativo - Zona Rural, Assistente Técnico Administrativo - Zona Urbana, Auxiliar de Almoxarifado, Auxiliar de Biblioteca, Desenhista Técnico (Arquitetura) – Cadista, Despachante Operacional de Voo (Operador de Raio-X), Despachante Operacional de Voo (Sinalizador de Aeronaves), Fiscal de Aviação Civil (Fiscal de Pátio), Fiscal de Obras, Inspetor de Alunos de Escola Pública - Zona Rural, Inspetor de Alunos de Escola Pública - Zona Urbana, Instrutor de Aprendizagem em Informática - Zona Rural, Instrutor de Aprendizagem em Informática - Zona Urbana, Locutor Apresentador, Monitor de Alunos (Agente Educacional Infantil) Zona Rural, Monitor de Alunos (Agente Educacional Infantil) Zona Urbana, Monitor de Esportes e Lazer, Office-Boy, Operador de Usina Térmica (Usina de Asfalto), Recepcionista, Repórter, Repórter Cinematográfico, Repórter, Fotográfico, Técnico Agropecuário, Técnico de Tributos Municipal, Técnico em Manutenção de Equipamentos de, Informática e Técnico em Turismo.
Já para o nível superior, há vagas nos cargos de Administrador, Analista de Marketing, Analista de Planejamento e Orçamento, Analista de, Recursos Humanos, Analista de Suporte de Banco de Dados e Sistema, Arquiteto, Assistente Social, Bibliotecário - Zona Rural, Bibliotecário - Zona Urbana, Biólogo, Contador, Economista, Engenheiro Civil, Engenheiro de Pesca, Engenheiro Florestal, Fiscal de Tributos Municipal, Geógrafo, Geólogo, Intérprete de Libras, Nutricionista, Pedagogo, Procurador, Psicólogo e Tecnólogo em Gestão de Turismo.
Há vagas também para Professor de Alunos com Deficiência Auditiva e Surdos - Professor de Libras - Zona Urbana, Professor do Ensino Fundamental nas diciplinas de (Educação Artística - Ciências Naturais, Educação Física, Geografia, História, Zona Rural e Zona Urbana), Professor da Educação de Jovens e Adultos do Ensino Fundamental - EJA (Língua Portuguesa) Zona Rural, Professor da Educação de Jovens e Adultos do Ensino Fundamental - EJA (Língua Portuguesa) Zona Urbana, Professor de Língua Estrangeira Moderna do Ensino Fundamental (Língua Espanhola) - Zona Urbana, Professor de Língua Estrangeira Moderna do Ensino Fundamental (Língua Inglesa) - Zona Rural, Professor de Língua Estrangeira Moderna do Ensino Fundamental (Língua Inglesa) - Zona Urbana, Professor de Língua Portuguesa do Ensino Fundamental - Zona Rural, Professor de Língua Portuguesa do Ensino Fundamental - Zona Urbana, Professor da Educação de Jovens e Adultos do Ensino Fundamental - EJA (Matemática) Zona Rural, Professor da Educação de Jovens e Adultos do Ensino Fundamental - EJA (Matemática) Zona Urbana, Professor de Matemática do Ensino Fundamental - Zona Rural, Professor de Matemática do Ensino Fundamental - Zona Urbana, Professor de Nível Superior do Ensino Fundamental (1º ao 5º Ano) - Zona Rural, Professor de Nível Superior do Ensino Fundamental (1º ao 5º Ano) - Zona Urbana, Professor de Nível Superior na Educação Infantil - Zona Rural, Professor de Nível Superior na Educação Infantil - Zona Urbana.
Validade
O prazo de validade do concurso é de 2 (dois) anos, a contar da data de publicação da homologação, prorrogável uma vez por igual período.

Edital

» Edital Prefeitura de Parintins