Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quinta-feira, 5 de abril de 2012

Benefícios de bebidas diet são mínimos sem uma alimentação adequada

Refrigerantes dietéticos ainda são um assunto que rende muitas discussões. Pesquisas já apontaram, por exemplo, que este tipo de bebida impacta a saúde cardiovascular. Outras apontam que os refrigerantes dietéticos podem ser uma forma efetiva de controlar o ganho de peso.

Uma pesquisa recente traz novas informações sobre esse tipo de bebida, focando tanto os padrões de consumo dos refrigerantes, quanto os hábitos alimentares diários, ou seja, que outros fatores estão associados ao consumo constante destas bebidas industrializadas.

Os resultados do estudo, feito por Kiyah Duffey, da Universidade da Carolina do Norte, EUA, e publicados no periódico American Journal of Clinical Nutrition, chegou à conclusão de que pessoas que preferem ingerir refrigerantes dietéticos, no geral, têm uma maior tendência a uma alimentação balanceada e saudável do que aqueles que tomam refrigerantes normais ou optam por outros tipos de bebidas.


“É importante que as pessoas considerem uma dieta saudável como algo amplo e não apenas pontual, como modificar o tipo de refrigerante ingerido durante as refeições. Modificar apenas um hábito não vai gerar os benefícios de controle do peso, por exemplo, com muitas pessoas parecem ainda acreditar”, diz a pesquisadora que usou dados coletados por uma pesquisa ampla (intitulada “Cardia”, na sigla em inglês) de mais de quatro mil pessoas adultas durante duas décadas.

De acordo com os pesquisadores, pessoas que tinham hábitos alimentares equilibrados e saudáveis (consumindo frutas, preferindo grãos integrais e trocando a carne vermelha pelo peixe) tinham menores riscos de ganho de peso inesperado, menores índices de triglicéris e riscos atenuados de desenvolver a síndrome metabólica. Essas pessoas também tinham uma probabilidade muito maior de consumir bebidas nas suas versões tradicionais, por exemplo. E mesmo quando adeptas dos refrigerantes dietéticos, os riscos eram menores do que pessoas que apenas faziam uma mudança nas suas bebidas favoritas e continuavam a ter uma alimentação ruim no restante do dia.

“Nossos resultados confirmam as recomendações de diversas associações internacionais de nutrição e saúde. Optar por refrigerantes dietéticos de nada adianta se não há uma adaptação do consumo alimentar como um todo. Essa forma de cortar calorias é inóqua se não há reeducação alimentar como um todo”, finalliza Duffey.

Fonte O que eu tenho

Nenhum comentário:

Postar um comentário