Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!


terça-feira, 1 de outubro de 2013

Conheça os exames para entrar bem na terceira-idade

Lista de exames para entrar bem na terceira idadeDensitometria óssea e colonoscopia são essenciais a partir dos 50 anos
 
O aumento da população idosa é uma realidade também aqui no Brasil: nos últimos 30 anos a expectativa de vida do brasileiro passou de 62 para 73 anos, segundo dados do Ministério da Saúde.
 
No Dia do Idoso (01 de outubro), o grande desafio é entender como envelhecer de forma saudável, mantendo corpo e mente ativos.
 
Nesse cenário, é importante estar atento às doenças que têm como um dos principais fatores de risco a idade - e nada melhor do que iniciar os exames de rastreamento na faixa etária recomendada, ou então continuar fazendo aqueles que, se já eram importantes antes, passam a ter atenção redobrada após a meia-idade.
 
Confira essa lista e não se esqueça: na dúvida sobre qualquer alteração no seu corpo ou sintoma diferente, pergunte ao seu médico!
 
exame de sangue - Foto: Getty ImagesHemograma
O conhecido exame de sangue ajuda o médico a identificar diversos aspectos da sua saúde ? principalmente os males do coração, que são mais incidentes a partir dos 50 anos de idade. "É com esse exame rápido e simples que o médico consegue avaliar índices importantes como o colesterol (tanto o LDL, o colesterol ruim, quanto o HDL, conhecido como bom colesterol) e o perfil lipídico, que revela se há ou não risco para aterosclerose, AVC ou hipertensão arterial", explica o geriatra Clóvis Cechinel, do laboratório Pasteur, em Brasília.

mulher com a mão no pescoço - Foto: Getty ImagesTSH
 A incidência de hipotireoidismo aumenta com o passar da idade, principalmente nas mulheres. Isso porque na fase da menopausa é muito comum a mulher sofrer da tireoidite de Hashimoto ou tireoidite crônica, doença autoimune em que o corpo produz anticorpos que atacam a tireoide, fazendo deste distúrbio a principal causa do hipotireoidismo. "Durante o climatério, período em que as doenças autoimunes são mais frequentes, é possível que o metabolismo de hormônios, como estrógeno, esteja produzindo fatores desencadeantes para doenças autoimunes, entre as quais a doença de Hashimoto", afirma a geriatra Silvia Prado, da equipe do Lar Sant'Ana. Dessa forma, o exame de TSH é importante para verificar se há alguma alteração significativa no funcionamento da tireoide que precise de tratamento.

mulher fazendo exame - Foto: Getty ImagesDensitometria óssea
O exame de densitometria óssea é usado para medir a densidade de nossos ossos, ou a massa óssea. "Ele usa um aparelho especial de raio-x, e é o melhor exame para controlar a evolução da osteoporose e de seu tratamento", diz o geriatra Clóvis. O controle com o exame geralmente é anual, mas a frequência pode mudar conforme orientação. "A densitometria avalia o grau da osteoporose e acusa a probabilidade de fraturas", lembra. Por isso mesmo que é um exame de extrema importância a partir dos 50 anos, uma vez que nossos ossos crescem somente até os 20 anos e sua densidade aumenta até os 35 anos, começando a perder-se progressivamente a partir disso. 

câncer de cólon e reto - Foto: Getty ImagesColonoscopia
O câncer de cólon e reto tem, entre os principais fatores de risco, a idade. O consumo de álcool, o tabagismo e uma dieta pobre em fibras e rica em gordura são outros fatores de risco para esse tipo de câncer. O exame consegue identificar alterações da mucosa do intestino que podem evoluir para um câncer e o tratamento dessas alterações já reduz o risco da doença. A colonoscopia deve começar a ser feita a partir dos 50 anos de idade para pessoas sem histórico familiar da doença. Aqueles que possuem fatores de risco devem incluir o exame na rotina após os 40 anos ou 10 anos antes da idade do caso mais precoce na família. "A colonoscopia também pode ser indicada em investigação de dores abdominais, alteração do hábito intestinal, hemorragias pelo ânus, diarreias e outras queixas relacionadas", explica a especialista. Se os exames forem normais, devem ser repetidos a cada cinco ou dez anos. Já o resultado alterado deve ser repetido conforme orientação do médico. 

Raio-X de tórax - Foto: Getty ImagesRaio-X de tórax
Essencial para quem é fumante, o raio-x de tórax é importante para avaliar o estado dos pulmões após os 50 anos. "Apesar do câncer de pulmão não ser o mais prevalente, é um tipo de câncer mais agressivo", afirma a pneumologista Sandra Aparecida Ribeiro, da Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisilogia (SBPT). Por isso, se o indivíduo é ou foi fumante, deve visitar um pneumologista anualmente para detecção desse problema ? após a meia-idade esse exame se torna mais importante, uma vez que quanto mais tempo de exposição ao cigarro, maiores os riscos. A visita ao pneumologista também deve acontecer sempre que a pessoa for vítima de gripes ou resfriados. Sintomas como uma tosse que demora a se curar não podem ser ignorados. "O risco de o problema evoluir para uma pneumonia é maior e pode levar o paciente à morte". Outro cuidado fundamental é tomar as vacinas contra infecções respiratórias (gripe e pneumonia, por exemplo) disponíveis para pessoas de mais idade em postos públicos. 

Eletrocardiograma - Foto: Getty ImagesEletrocardiograma
O sistema cardiovascular sofre diversas modificações com o decorrer da idade, que culminam com o comprometimento da função cardíaca. "Ocorrem alterações estruturais no coração, nas válvulas cardíacas e nas paredes das artérias", explica a geriatra Silvia. Tais modificações acarretam em diminuição da reserva funcional, limitando o desempenho cardiovascular durante as atividades físicas e em outras situações de grande demanda. Por isso, recomenda-se uma visita anual ao médico a partir dos 40 ou 50 anos, que fará uma análise clínica do paciente, avaliando se ele apresenta fatores de risco como obesidade e gordura abdominal - além de solicitar o ecocardiograma e medir a pressão arterial. O eletrocardiograma é um exame que mede a frequência cardíaca e suas oscilações se a pessoa está em atividade intensa ou repouso. Isso ajuda o médico a encontrar alterações, como insuficiência cardíaca, arritmias e outras cardiopatias. Junto do eletrocardiograma, é importante manter as medidas de pressão arterial uma vez ao ano, mesmo para quem não sofre de hipertensão, ajudando na prevenção e tratamento da doença.

fita azul - Foto: Getty ImagesExame de toque retal e PSA
A partir dos 45 ou 50 anos, todo homem deve marcar uma consulta com um urologista anualmente, pois o risco de um câncer de próstata ser diagnosticado nessa idade aumenta. A investigação correta para a doença é feita com uma história clínica completa, dosagem de PSA, toque retal e ultrassom de próstata por via retal. "O PSA é uma proteína que a próstata normal pode produzir e o tumor de próstata produz em quantidade muito maior", explica o geriatra Clóvis. Esses exames devem ser feitos sempre e em conjunto, pois o toque retal nem sempre pode detectar um câncer que apresenta dosagem de PSA, assim como de 24 a 40% dos tumores não apresentam altas dosagens da proteína PSA, não sendo detectados pelo exame - mas podem ser pelo toque. "O exame de toque retal também nos dá informações adicionais sobre a próstata, mesmo que não relacionado à doença maligna, como a hiperplasia prostática benigna." Além disso, o exame de toque também possibilita encontrar pólipos e fazer retirada de pele para biópsia.

mamografia - Foto: Getty ImagesPapanicolau e mamografia
A principal indicação da mamografia é para o rastreamento do câncer de mama - e as mulheres entre 40 e 69 anos são as principais vítimas da doença. "Isso porque a exposição ao hormônio estrógeno (principal causador dos tumores) está no auge com a chegada dessa idade", explica a geriatra Silvia. A partir dos 50 anos, particularmente, os riscos entram em uma curva ascendente. Para mulheres que não tem histórico familiar e são assintomáticas, a mamografia deve começar a ser feita a partir dos 40 anos. Já para aquelas que possuem casos de câncer de mama na família, a mamografia deve começar a ser feita 10 anos antes do caso mais precoce entre as parentas que tiveram a doença. Por exemplo: se uma mulher descobriu um câncer de mama aos 40 anos, sua filha deve começar a fazer mamografias anualmente aos 30 anos.

Juntamente com a mamografia, o exame de Papanicolau precisa continuar a ser feito mesmo após os 50 anos - independente da vida da mulher continuar sendo ativa ou não. Segundo os especialistas, esse exame deve fazer parte da lista até os 70 anos. "É preciso ficar claro que algumas infecções independem disso e que esse é um exame importante", ressalta o geriatra Clóvis.

suplementos - Foto: Getty ImagesDosagens de vitamina D, cálcio e PTH
Juntamente com a densitometria óssea, o exame para detectar deficiências de vitamina D (25-hidroxi vitamina D) e cálcio no sangue e ossos é essencial para o acompanhamento do risco de osteoporose a partir da meia-idade. "Quando os níveis de vitamina D estão abaixo do normal, é sinal de que a associação do cálcio nos ossos está ineficiente - já que a vitamina é responsável por essa ligação", afirma o geriatra Clóvis. Além disso, também pode ser pedido um exame de PTH - que indicam as quantidades do hormônio da paratireoide no seu organismo. Isso porque, explica o especialista, o PTH está relacionado com a absorção de cálcio e vitamina D pelo intestino e rins. Dessa forma, altos níveis de PTH no sangue indicam que o cálcio pode não estar sendo utilizado como deveria para o fortalecimento dos ossos, pois não consegue se ligar a eles, e o corpo precisa produzir mais PTH para descartar esses minerais circulantes no sangue. "Exames positivos para deficiência de vitamina D e cálcio, em conjunto alguma alta dosagem de PTH, são bem suspeitos para acompanhamento de uma futura osteoporose e podem indicar a necessidade de suplementação vitamínica", ressalta Clóvis.

homem com dor renal - Foto: Getty ImagesUreia e creatinina
Também é importante que ele possa verificar a creatinina, para averiguar as funções do rim - uma vez que quanto maiores são os níveis de creatinina, menos eficiente está o rim. "A creatinina serve de suporte para fazer o cálculo da taxa de quanto o rim consegue filtrar das impurezas que estão passando ali", conta o geriatra Clóvis. Com o passar da idade esse valor vai subindo gradativamente, e a função renal também vai diminuindo como um reflexo do envelhecimento - resta saber se esses níveis não resultarão em uma insuficiência renal mais grave. Esse acompanhamento é ainda mais importante para pacientes com diabetes e hipertensão, já que essas condições elevam o risco de complicações renais. "A dosagem da creatinina é muito importante, pois ela pode aumentar de forma assintomática, servindo de alerta para a possibilidade de uma doença renal."

Glicemia de jejum - Foto: Getty ImagesGlicemia de jejum
O risco de diabetes tipo 2 aumenta consideravelmente a partir dos 45 anos, principalmente por conta do aumento dos fatores de risco, como obesidade - por isso, pessoas que tem histórico familiar da doença e não fazem esse exame com frequência devem considerar incluir a dosagem na lista de exames anuais a partir desse período. Portadores de diabetes tipo 1 fazem o exame de glicemia de jejum com maior frequência, pois precisam saber os níveis de glicose para ajustar a dose de insulina a ser aplicada - nesse caso o exame é feito em jejum ou então antes da próxima aplicação, usando um aparelho chamado glicosímetro. Portadores de diabetes tipo 2 em uso de medicação oral e eventualmente insulina fazem o exame com uma frequência menor, geralmente durante a consulta médica.  

Exames oftalmológicos - Foto: Getty ImagesExames oftalmológicos
 Após os 50 anos, doenças como a catarata e o glaucoma têm maior incidência, daí a necessidade de uma visita anual ao oftalmologista. "Grande parte das doenças dos olhos são irreversíveis, então identificar o problema precocemente pode eliminar a necessidade de cirurgias", afirma o oftalmologista Marco Antonio Alves, diretor da Sociedade Brasileira de Oftalmologia. O especialista lembra ainda que é possível identificar outras doenças silenciosas, como o diabetes e a hipertensão, apenas por meio de exames oculares. "E mesmo quem já sabe que é portador dessas doenças pode melhorar o controle clínico delas em uma consulta oftalmológica", complementa. 
 
Minha Vida

Outubro Rosa: mês será marcado por conscientização do câncer de mama


Gustavo Lima / Acervo da Câmara dos Deputados / Banco de Conteúdo
Em Brasília, outros monumentos serão iluminados por iniciativa do
 Governo do Distrito Federal
Congresso Nacional, em Brasília, ficará rosa para chamar atenção para prevenção nesta terça
 
O Outubro Rosa é o mês de conscientização e combate do câncer de mama. De acordo com  dados mais recentes do Inca (Instituto Nacional de Câncer), em 2010, 12.705 mulheres morreram de câncer de mama.
 
O movimento que dura o mês inteiro busca alertar sobre os riscos e a necessidade de diagnóstico precoce deste tipo de câncer, que é o segundo mais recorrente no mundo, perdendo apenas para o de pele.
 
O nome Outubro Rosa remete à cor do laço que simboliza, mundialmente, a luta contra o câncer de mama e estimula a participação da população, empresas, e instituições públicas.
 
Iniciado na década de 90, nos Estados Unidos, vários Estados tinham ações isoladas de realizações de mamografia e de detecção do câncer de mama no mês de outubro.
 
Em 2008, o Outubro Rosa chegou ao Brasil por iniciativa da Femama (Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio à Saúde da Mama). O movimento prevê ações durante todo o mês em várias cidades do País.
 
Congresso Nacional ficará rosa
Nesta terça-feira (1º), o Congresso Nacional terá uma iluminação na cor rosa em referência à campanha Acenda sua Consciência. O evento é uma iniciativa da Secretaria da Mulher da Câmara dos Deputados, em parceria com a Procuradoria da Mulher do Senado Federal e acontece às 18h.
 
Em Brasília, outros monumentos serão iluminados por iniciativa do Governo do Distrito Federal (GDF) e do Governo Federal. Além disso, haverá uma programação especial com exposições, campanhas e bate-papos sobre o câncer de mama.  
 
R7

Pesquisa diz que 66% dos brasileiros usam camisinha na primeira vez

Idosos dizem que lubrificante ajuda a reduzir incômodo da artrite, mas isso não tem comprovação (Foto: Sxc.hu/Paul Preacher)
Pesquisa ouviu 30 mil pessoas em 37 países
Entre 37 países, Brasil tem maior índice na 1ª experiência sexual. Levantamento internacional ouviu 30 mil pessoas ao redor do mundo
 
Os brasileiros são os que mais usam preservativo na primeira experiência sexual,  de acordo com a pesquisa “Durex Global Face of Sex”, que ouviu mais de 30 mil pessoas de 37 países. O levantamento diz que 66% dos brasileiros afirmam terem usado camisinha na primeira vez. Esse foi o índice mais alto de proteção encontrado nos países envolvidos no estudo, que foi promovido pela fabricante de preservativos Durex.

Nos Estados Unidos, por exemplo, 39,6% dos entrevistados afirmaram terem usado camisinha na primeira vez.

"Comparativamente com outros povos, o brasileiro usa mais preservativo, mas o número está aquém do desejado”, diz a médica Carmita Abdo, coordenadora do Programa de Estudos em Sexualidade do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP.
 
A pesquisa - cujos resultados foram comentados durante o 21º Congresso da Associação Mundial de Saúde Sexual, que aconteceu em Porto Alegre, na semana passada - concluiu também que, entre os que se protegem durante a primeira vez, existe uma chance três vezes maior de continuar usando camisinha ao longo da vida sexual.
 
Arte DST Bem Estar (Foto: Arte/G1)Para o levantamento, foram entrevistados 1004 brasileiros de 18 a 64 anos, 54% dos quais eram homens e 46%, mulheres. “O fato de a pessoa já ter iniciado a vida sexual utilizando o preservativo significa que ela já foi alertada, devidamente orientada e que está ciente de que precisa se proteger”, diz Carmita.

Educação sexual
A pesquisa também apontou que a educação sexual tem um papel importante no estímulo ao uso de camisinha. Dados mostram que os participantes que nunca tiveram educação sexual apresentam uma probabilidade 47,1% menor de terem usado camisinha na primeira experiência sexual.

Segundo Carmita, o fato de o Brasil ter o maior índice de proteção na primeira vez coincide com o fato de o país iniciar a educação sexual mais cedo, entre os países abordados pela pesquisa. Enquanto o adolescente brasileiro de 13 anos já começa a ter educação sexual, em outros países, a média é que esse tipo de instrução se inicie aos 14 anos.

“Essa é uma coincidência interessante. Mas mesmo 13 anos não é uma idade tão favorável. No Brasil, quando se começa a educar, muitos já iniciaram a vida sexual sem ter a oportunidade de ter essa orientação.”, diz. Dos 37 países que participaram do estudo, o Brasil tem a menor média de idade de início da vida sexual: 17,3 anos. Nos Estados Unidos, por exemplo, a média é de 18,4 anos.
 
Ainda que a educação sexual esteja estabelecida nos currículos escolares, na prática, esse ensino nem sempre é adequado, segundo a médica.
 
“O professor se vê com uma tarefa muito difícil especialmente porque ele próprio não teve educação sexual e não teve preparo para a disciplina que deve ministrar. Falta tranquilidade para falar do assunto de forma direta, sem preconceito e podendo responder às perguntas com base no conhecimento”.

Os pais não se sentem confortáveis e nem totalmente informados para proporcionar uma educação sexual para os filhos. “Eles esperam que escola supra essa necessidade”, observa Carmita.
 
De acordo com a pesquisa “Mosaico Brasil”, estudo coordenado por Carmita em 2008 sobre o comportamento sexual do brasileiro que entrevistou 8.200 pessoas, 40% dos brasileiros não praticam ou não consideram válida a educação sexual em família.

Menos DSTs
Quem usou camisinha na primeira vez teve ainda uma probabilidade “significantemente menor” de ter uma doença sexualmente transmissível ou uma gravidez não planejada ao longo da vida, de acordo com o levantamento internacional.

Uma primeira vez não planejada também diminui a chance do uso de preservativo: segundo o estudo, quem não planejou a experiência apresentou uma probabilidade 28,7% menor de ter recorrido à proteção.

O perfil do indivíduo com maior probabilidade de utilizar preservativo em sua primeira experiência sexual, segundo o estudo, é aquele vindo de uma família de renda média ou alta, que é estudante, que está em um relacionamento (mas não casado), que planejou a relação sexual e que recebeu educação sexual.

Apesar de o Brasil ter tido resultados positivos em relação a outros países, ainda há muito trabalho a ser feito, segundo Carmita. “O desejado é que todas as pessoas que estivessem fazendo sexo de forma múltipla ou de forma não exclusiva utilizassem preservativo em todas as relações”.
 
G1

Envelhecimento prejudica tomada de decisões racionais, diz estudo

Tanto adolescentes quanto idosos são mais alheios aos riscos (Foto: Raphael Buchler/Image Source/Arquivo AFP)
Foto: Raphael Buchler/Image Source/Arquivo AFP
Tanto adolescentes quanto idosos são mais alheios a eventuais
riscos que podem decorrer de decisões
Cientistas da Austrália e dos EUA analisaram 135 pessoas de 12 a 90 anos. Riqueza, saúde e política são as áreas mais afetadas por escolhas ruins
 
O processo de envelhecimento afeta, entre outras funções cerebrais, a capacidade que uma pessoa tem de fazer escolhas racionais, aponta um novo estudo coordenado pela Universidade de Sydney, na Austrália, em parceria com as universidades Yale e de Nova York, nos EUA.
 
Os resultados foram publicados na revista "Proceedings of the National Academy of Sciences" (PNAS) desta segunda-feira (30).
 
A cientista Agnieszka Tymula e seus colegas examinaram diferenças na tomada de decisões em 135 indivíduos entre 12 e 90 anos, com foco na racionalidade, na consistência das escolhas e nas preferências de cada um diante de riscos conhecidos e desconhecidos, envolvendo perda ou ganho de dinheiro.
 
Segundo os autores, adultos com 65 anos ou mais – mesmo saudáveis – tomaram decisões "surpreendentemente inconsistentes" em comparação com os voluntários mais jovens, o que revela uma perda nessa habilidade cognitiva de forma semelhante a outros declínios funcionais relacionados à idade avançada.
 
Ao observar como os idosos avaliam os riscos na hora de fazer escolhas, os pesquisadores identificaram um comportamento semelhante ao dos adolescentes. Isso significa que, ao longo da vida, parece haver uma curva em forma de U invertido que guia as pessoas: os riscos são ignorados no início, depois levados em conta na meia-idade, até voltarem ao primeiro estágio.
 
Essas decisões pouco racionais podem envolver desde temas ligados à riqueza (idosos assumem empréstimos com taxas de juros mais altas ou subestimam o valor de seus imóveis), até à saúde (falham ao escolher planos de saúde adequados) e à política (são mais propensos a cometer erros em votações).
 
No entanto, os cientistas destacam que a população acima dos 65 anos continua crescendo em todo o mundo, mesmo com a saúde e a qualidade de vida prejudicadas. Cerca de 13% dos idosos com mais de 71 anos sofrem de algum tipo de demência e 22% apresentam um declínio cognitivo grave, segundo os autores.
 
G1

Farmácia de manipulação é interditada em Macaé, no RJ

Farmácia de manipulação interditada em Macaé (Foto: Bruno Campos/Divulgação)
Foto: Bruno Campos/Divulgação
As áreas de comercialização e produção foram totalmente interditadas
A Divisão de Farmácia da Coordenação de Vigilância Sanitária da Secretaria de Saúde interditou uma farmácia de manipulação no Centro de Macaé, interior do estado do Rio. A interdição aconteceu na tarde da última quinta-feira (26), mas a informação foi divulgada no início da tarde desta sexta-feira (27).
 
A interdição ocorreu durante uma fiscalização de rotina. De acordo com a equipe de fiscalização, o estabelecimento não atendia os requisitos mínimos para a prática de manipulação, com base na legislação sanitária vigente.
 
As áreas de comercialização e produção foram totalmente interditadas e só poderão funcionar após a regularização.
 
Entre as irregularidades encontradas pelos fiscais estava a falta de controle de qualidade dos medicamentos e da análise da água purificada, que deve ser feita mensalmente, pois é utilizada na confecção dos medicamentos.
 
O estabelecimento não seguia os padrões de qualidade e segurança impostos pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária.
 
Denúncias sobre irregularidades em estabelecimentos comerciais que põem em risco a saúde da população podem ser feitas pelo telefone (22) 2762-0935.
 
G1

Anvisa alerta sobre risco de xarope infantil sem registro no Brasil

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) emitiu um alerta nesta sexta-feira para o risco de consumo de um xarope infantil com princípio ativo Dextrometorfano. O medicamento é fabricado no Paraguai, não tem registro no Brasil e, de acordo com a Anvisa, "está provocando efeitos adversos".
 
De acordo com a agência, o xarope é encontrado no Paraguai com os nomes comerciais de Mentovick, Tegnogrip Plus, Tegnogrip, Medibron, Bronolex e Bronolar.
 
A Anvisa informou que houve registros de reações adversas ao medicamento no Paraguai e na região de fronteira de Ponta Porã e Pedro Juan Caballero, no Mato Grosso do Sul.
 
Os efeitos colaterais provocados pelo medicamento são falta de ar, insuficiência respiratória e sonolência. De acordo com a Anvisa, o xarope pode levar a coma e óbito.
 
Segundo nota divulgada pelo Ministério da Saúde do Paraguai, os medicamentos estão proibidos de serem comercializados no país. As crianças que ingeriram o medicamento devem ser levadas a uma unidade de saúde.
 
Jornal do Brasil

Vigilância Sanitária investiga morte por intoxicação com remédio 'falsificado'

A Coordenadoria Estadual de Vigilância Sanitária de Mato Grosso do Sul investiga sete casos de intoxicação por uso de remédios provindos do Paraguai. Uma morte também é investigada.
 
Em Dourados, duas crianças procedentes de Ponta Porã foram internadas na UTI (Unidade de Tratamento Intensivo) de um hospital em estado grave com insuficiência respiratória aguda, cianose e sonolência, após aproximadamente uma semana tiveram alta. O medicamento utilizado pelas crianças foi o Mentovick.
 
Em Ponta Porã, cinco crianças que consumiram medicamento Mentovick a base de dextrometorfano apresentaram quadro de insuficiência respiratória, dispneia e cianose (lábios arroxeados). Os casos são investigados pela Vigilância Epidemiológica, quatro deles foram confirmados e um óbito está sob investigação.
 
Procedimento
A Vigilância alertou os profissionais para os casos de intoxicação de crianças pelo uso de medicamentos fabricados no Paraguai, que contenham o princípio ativo Dextrometorfano na sua composição.
 
Os medicamentos a base deste princípio ativo, entre eles Mentovick, Tegnogrip, Medibron, Bronolex e Bronalar, estariam provocando fortes efeitos colaterais em crianças. Os casos se concentram na região de fronteira de Ponta Porã e Pedro Juan Caballero, onde há suspeita de que estes medicamentos teriam provocado quadros estados graves que variam de dispnéia, insuficiência respiratória, sonolência, coma e óbito.
 
Conforme a nota divulgada pelo Ministério da Saúde do Paraguai, os medicamentos com esse princípio estão proibidos de serem comercializados no país. As crianças que ingeriram o medicamento apresentaram sintomas de intoxicação caracterizada por dificuldade respiratória, sonolência e intensa cianose (coloração azul-arroxeada da pele e lábios).
 
A Coordenadoria de Vigilância Sanitária Estadual orienta para que os profissionais de saúde, durante o atendimento de urgência/emergência pediátrica, incluam de imediato a pergunta a respeito do consumo de medicamentos do Paraguai para tosse ou gripe contendo Dextrometorfano.
 
Essa questão deve ser inserida nos protocolos de atendimento de urgência/emergência nos prontos-socorros, UPA e UBS, durante os atendimentos de urgência/emergência e nas fases de pré-consulta e anamnese médica.

Rádio Caçula Online

Gel combate infecção hospitalar

IBM desenvolveu um gel antimicrobiano para combater infecções hospitalares, com base na técnica científica que utiliza para produzir semicondutores
 
Cientistas da IBM desenvolvem um gel que mata micróbios, inclusive os que causam tipos de persistentes infecções por estafilococos, um grande problema para especialistas. Para isso, usam materiais similares que permitem a rápida transferência de mensagens computacionais.
 
O novo gel da empresa faz parte do pioneiro programa de nanomedicina no Vale do Silício. Embora a companhia já forneça tecnologias de computação para o setor de saúde há muito tempo, são mais recentes seus esforços para desenvolver produtos médicos de sua marca.
 
Enquanto produtos antibacterianos passam através da membrana de um microrganismo e funcionam no sentido de desestabilizar seu mecanismo interno, o gel da IBM rompe a membrana como uma casca de ovo e em seguida remove o material infeccioso.
 
"As técnicas e ferramentas que usamos para criar aplicações na área de semicondutores se aplicam muito bem em áreas de maior impacto social", disse Bob Allen, gerente sênior de química e pesquisa de materiais avançados na IBM. "Estamos aplicando um grande volume de recursos em nossas iniciativas no setor de saúde".
 
O objetivo principal do gel, desenvolvido em colaboração com o Instituto de Bioengenharia e Nanotecnologia, é substituir antibióticos. O uso excessivo de antibióticos criou resistência a medicamentos que oneram os Estados Unidos em aproximadamente US$ 20 bilhões por ano em custos de saúde. A conta inclui 8 milhões de dias adicionais em internações hospitalares, segundo os Centros para Controle e Prevenção de Doenças.
 
"O micróbio não tem tempo para pensar, como acontece quando empregamos antibióticos", disse Jim Hedrick, um pesquisador do Almaden IBM Lab, em San José. "Com os antibióticos, o micróbio têm tempo para pensar, evoluir e desenvolver resistências, eliminando ou degradando os antibióticos."
 
Embora a pesquisa ainda esteja em seus estágios iniciais, a IBM imagina diversas aplicações  comerciais para o gel. A companhia espera desenvolver uma substância semelhante a um creme para ser aplicado como revestimento em equipamentos médicos, como cateteres e tubos traqueais, para evitar a instalação de infecções. O gel também poderá ser utilizado em produtos farmacêuticos para tratamento de infecções bacterianas e fúngicas.
 
Mas a eficácia das novas aplicações práticas está longe de ser comprovada embora um trabalho de pesquisa sobre o gel tenha sido recentemente aceito para publicação na "Angewandte Chemie", revista alemã.
 
Fonte: Valor Econômico - 28/01/13

Portugal: Quota de genéricos acima dos 45% em 218

O Infarmeda  anunciou na sexta-feira que existem 218 farmácias com uma quota de genéricos acima dos 45 por cento, percentagem acima da qual o governo se prepara para compensar financeiramente estes estabelecimentos, avança o Diário Digital, citando a agência Lusa.

De acordo com a monitorização do mercado de medicamentos, referente a Agosto, a quota dos genéricos está acima dos 45 por cento em 218 farmácias e acima dos 40 por cento em 1.060 estabelecimentos.
 
No passado dia 18, o Ministério da Saúde confirmou que o governo está a preparar estímulos às farmácias para aumentar a quota de venda de medicamentos genéricos, que no final de 2014 terá de estar nos 60 por cento.
 
RCM Pharma

Portugal: Infarmed inspecciona farmácias para perceber se cumprem lei

O Infarmed anunciou na passada sexta-feira estar a desenvolver uma operação de inspecção a farmácias de todo o país para aferir do cumprimento da lei de dispensa dos medicamentos, nomeadamente no que respeita aos mais baratos, avança a agência Lusa, citada pelo portal Notícias ao Minuto.

A Autoridade do Medicamento veio prestar este esclarecimento, face a diferentes informações que têm sido veiculadas sobre dificuldades de acesso ao medicamento, nomeadamente as referentes à indisponibilidade dos medicamentos mais baratos nas farmácias.
 
"O Infarmed tem a decorrer uma operação de inspecção em todo o país, abrangendo uma amostra de mais de 300 farmácias, com o intuito de aferir o cumprimento das regras de dispensa de medicamentos estabelecidas na legislação, nomeadamente as que resultam da Lei de Prescrição por Denominação Comum Internacional (DCI)", afirma em comunicado.
 
Segundo a mesma nota, esta operação será concluída até ao final do mês de Setembro prevendo-se a apresentação dos seus resultados no início de Outubro.
 
O Infarmed afirma ainda que o Centro de Conferência de Facturas (CCF) detectou "um aumento do uso das excepções da obrigatoriedade de prescrição por DCI previstas na lei (que impede a opção e dispensa ao utente de outro medicamento) ".
 
Perante isto, foi criado um Grupo de Trabalho multidisciplinar, envolvendo elementos do Infarmed e da Inspecção-geral das Actividades em Saúde (IGAS), que monitorize e verifique no terreno o cumprimento das regras de prescrição, distribuição e dispensa de medicamentos.
 
"O trabalho conjunto deste grupo de trabalho, em colaboração com CCF e ainda as Comissões de Farmácia e Terapêutica das Administrações Regionais de Saúde, permitirá aferir a real dimensão do uso destas excepções e o seu impacto no acesso dos doentes a opções de medicamentos menos onerosas", acrescenta.
 
O Infarmed está também a investigar as situações relativas às dificuldades de aquisição de medicamentos no circuito de distribuição.
 
Esta investigação envolve acções de inspecção junto de distribuidores e responsáveis pela comercialização de medicamentos e visa uma rápida identificação, e mitigação, das causas que estejam na origem das dificuldades reportadas pelas associações de farmácias.

RCM Pharma

Pesquisa mostra como aspirina age em pacientes com câncer de cólon

Estudo relaciona o uso diário da aspirina a melhor sobrevida em
 pacientes com câncer de cólon
Os estudos levaram ao antígeno HLA classe I, identificado como biomarcador para o sucesso no uso da aspirina
 
Pesquisadores acreditam ter descoberto como a aspirina aumenta a sobrevida em pacientes diagnosticados com câncer de cólon.

Embora a pesquisas anteriores se tenham comprovado que tomar baixas doses de aspirina após o diagnosticado com câncer de cólon melhora o prognóstico do paciente, as razões pelas quais isso acontece ainda são desconhecidas. A nova pesquisa mostrou que a aspirina melhora o resultado nos pacientes cujo tumor de células expressam uma proteína específica, em sua superfície: o antígeno leucocitário humano classe I (HLA classe I), uma proteína da superfície celular produzida por um conjunto de genes envolvidos no funcionamento do sistema imunitário.

Os resultados também sugerem que o resultado da ação da aspirina na melhoria da sobrevida de pacientes com este tipo de câncer pode ser explicada pela interação do sistema imunológico do corpo com o efeito da aspirina sobre as plaquetas (fragmentos de células no sangue que estão envolvidos na coagulação do sangue).

Marlies Reimers, da Leiden University Medical Center (Holanda), afirma que "as plaquetas estão envolvidas no processo que leva o câncer a se espalhar para outras partes do corpo. Assim, a aspirina pode contribuir para desmascarar as células tumorais ao atacar a formação de plaquetas, de modo que as células do sistema imunológico tenham condições de realizar seu papel, detectando e eliminando as células cancerígenas.

Os pesquisadores usaram a tecnologia "tissue microarray" para investigar o padrão de expressão da proteína em pacientes com câncer de cólon, cujo o uso da aspirina após o diagnóstico de câncer foi conhecido a partir do Registro de Câncer Eindhoven, realizado entre 1998 e 2007. Eles estudaram 999 casos de câncer de cólon, analisando a expressão HLA de classe I e expressão da enzima COX-2. Também foi analisado o DNA extraído a partir de 663 tumores para procurar mutações no gene PIK3CA. As mutações da COX-2 e do PIK3CA são conhecidas por estarem envolvidas no aparecimento de câncer.

Eles descobriram que o uso de uma dose baixa (80 mg por dia) de aspirina após o diagnóstico do câncer melhorou a sobrevida em pacientes com tumores que expressam HLA classe I. Os pacientes nestas condições que usaram a aspirina tiveram o índice de morte diminuído em até 50% num período médio de quatro anos de acompanhamento em relação a pacientes com tumores expressando HLA de classe I que não usaram aspirina. Esse efeito da aspirina não foi visto em pacientes sem expressão HLA classe I. Portanto, a HLA classe I pode servir como um biomarcador preditivo para ajudar a identificar os pacientes que poderiam se beneficiar de terapia com aspirina após o diagnóstico, afirmou Reimers.

"Os nossos resultados mostraram que não havia diferença no efeito da aspirina, em relação às mutações COX-2 e PIK3CA,!" completou o pesquisador.
 
Isaude.net

Estudo associa consumo de carne ao aumento de todas as causas de mortalidade

Carne vermelha, especialmente a processada, contém ingredientes
associados a doenças crônicas, cardiovasculares e ao câncer
Os autores examinaram a associação da carne vermelha, carne processada e consumo de aves, com o risco de morte prematura
 
Uma dieta rica em carne tem vários benefícios potenciais mas, segundo comprovou pesquisa recente, tem sérios efeitos adversos em decorrência do alto teor de colesterol e ácidos graxos saturados (risco de doença cardíaca coronária) e ferro (risco para câncer de cólon devido à formação endógena de compostos N-nitrosos no trato gastrointestinal).

Neste estudo, os autores examinaram a associação entre carne vermelha, carne processada e consumo de aves, com o risco de morte prematura, em quase 450 mil homens e mulheres sem câncer prevalente, acidente vascular cerebral ou infarto do miocárdio, e com informações completas sobre dieta, tabagismo, atividade física e índice de massa corporal. Os participantes do estudo tinham entre 35 e 69 anos de idade no início do levantamento.

Os resultados indicaram uma associação entre o consumo de carne processada e todas as causas de mortalidade, em particular devido ao aumento de doenças cardiovasculares. Os participantes que consumiam 160 gramas de carne vermelha por dia apresentaram uma taxa de risco (HR) = 1,37 em comparação com os indivíduos com um consumo entre 10 e 19,9 g / dia. A associação de carne processada foi mais forte do que a carne vermelha. O consumo de aves não foi relacionada com a mortalidade por qualquer causa.

Os autores estimado que 3,3% de mortes poderiam ser prevenidas se a todos os participantes limitassem o consumo de carne processada a menos de por dia 20 g / dia.

Isaude.net

Concurso Prefeitura de Cariús - CE

A Prefeitura de Cariús, no estado do Ceará, publicou edital N° 001/2013 de concurso público, destinado a selecionar candidatos, para o provimento de vagas e formação de cadastro de reserva. Haverá 199 vagas para profissionais de níveis fundamental, médio e superior, por salários de até R$ 6.309,60 em carga horária de 30 ou 40 horas semanais. O concurso público será assessorado pela GR Consultoria e Assessoria.

As vagas são para os cargos de Cirurgião Dentista - Ortodontista, Cirurgião Dentista – PSF,  Enfermeiro, Fisioterapeuta, Fonoaudiólogo, Medico, Medico Obstetra, Médico Pediatra, Nutricionista, Veterinário, Agente Administrativo, Agente Comunitário de Saúde, Atendente de Saúde, Auxiliar de Saúde Bucal, Secretário Escolar, Técnico Agrícola, Técnico em Enfermagem, Tratorista I (Operador de motoniveladora), Tratorista II (Operador de retroescavadeira), Tratorista III (Operador de penes), Auxiliar de Serviços Gerais, Continuo, Gari, Maqueiro, Motorista categoria B, Motorista categoria D, Porteiro, Vigia, Professor de Educação Básica – Educação Infantil e series iniciais do Ensino Fundamental,  Professor de Educação Básica  - Ciências da Natureza/Matemática (Biologia ou Ciências ou Matemática),  Professor de Educação Básica Ciências Humanas (Geografia ou História), Professor de Educação Básica  – Educação Física, Professor de Educação Básica  – Linguagens e Códigos (Língua Portuguesa ou Língua Inglesa).

As inscrições, nos valores de R$ 60,00 a R$ 100,00, serão realizadas, de forma presencial ou por procuração pública, no período de 1º a 11 de outubro de 2013 das 8h as 14h, EXCETO sábados, domingos e feriados, na Biblioteca Municipal, sito a Rua Raul Nogueira s/nº - Bairro Esplanada  - Centro, Cariús – Ceará.

A data da realização e definição dos locais das provas objetivas, serão divulgados, após o encerramento das inscrições, através do site www.grserv.com.br e nos órgãos da Prefeitura Municipal de Cariús -CE.

Os gabaritos para conferência do desempenho do candidato na prova objetiva serão divulgados no máximo em 72 horas, após a realização da prova, no site www.grserv.com.br e na sede da Prefeitura Municipal de Cariús.

O concurso terá validade de 02 anos, a contar da data de sua homologação, podendo ser prorrogado, por ato da Administração Municipal, uma única vez, por igual período.

Prefeitura de Rio Acima - MG lança edital de processo seletivo

A Prefeitura de Rio Acima, no Estado de Minas Gerais, localizado a 34 km de Belo Horizonte, publicou edital de processo seletivo N° 001/2013, com o objetivo de preencher vagas no seu quadro de funcionários. São reservadas 10% das vagas a pessoas portadoras de deficiências. São oferecidas 06 vagas, mais cadastro de reserva, para Agente Comunitário de Saúde (nível fundamental) por remuneração de R$ 950,00 e carga horária de 40h semanais.

O processo seletivo será realizado sob a responsabilidade da empresa SEAP - Serviço Especializado em Administração e Projetos Ltda.

As inscrições serão realizadas através do endereço eletrônico www.seapconcursos.com.br, das 10h do dia 1º de outubro até o dia 15 de outubro de 2013, às 22h. A taxa é de R$ 30,00.

Os candidatos interessados no certame, que não tiverem acesso à Internet, poderão utilizar os terminais de computador disponibilizados pelo Telecentro Municipal de Rio Acima, situado à Praça Pedro Giannetti – N° 82 – Centro – Tel: (31) 3545-1286 - Rio Acima/MG, exceto sábado, domingo, feriado ou ponto facultativo, no horário de 09 às 16 h.

As provas serão aplicadas na data prevista de 10 de novembro de 2013, em locais e horários a serem divulgados. O gabarito para a conferência do desempenho dos candidatos será publicado pela SEAP conforme Cronograma, após a realização das provas, no quadro de avisos da Prefeitura Municipal de Rio Acima e através do site www.seapconcursos.com.br

O prazo de validade do concurso é de dois anos, contados da data da homologação do seu resultado final, podendo ser prorrogado por igual período, uma única vez, a critério da Administração Pública, de acordo com a duração dos programas do Governo Federal ou Estadual, para com o Município.

Prefeitura de Tonantins - AM lança edital de processo seletivo

A Prefeitura de Tonantins, cidade localizada a 872 km de Manaus, no estado do Amazonas, lançou edital Nº 001/2013 - SEMSA de processo seletivo, para seleção de profissionais de níveis fundamental e médio. Os contratados irão atuar na zonas rural e urbana, nas funções de Motorista (Fluvial e Terrestre) e Técnico de Enfermagem para Ambulância Fluvial e Terrestre.  A finalidade da iniciativa é a contratação temporária de 16 profissionais que irão atuar no SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência), por remuneração de até R$ 1.900. 
 
Os candidatos poderão inscrever-se gratuitamente na sede da Secretaria Municipal de Saúde do Município de Tonantins, situada na Rua Leopoldo Peres, S/N, Centro, no período de 30 de setembro a 04 de outubro de 2013. 
 
O processo seletivo simplificado consistirá de Provas Objetivas e análise de Curriculum Vitae. As provas objetivas serão realizadas no dia 31 de outubro de 2013, nas dependências das Escolas Municipais e/ou Estaduais localizadas na sede do Município. 
 
A validade do certame será de dois anos, podendo ser renovado por igual período.
 
O edital encontra-se disponível no Diário Oficial dos Municípios do Estado do Amazonas, de 27 de setembro de 2013. 

Prefeitura de Vargem Grande Paulista - SP abre processo seletivo

A Prefeitura de Vargem Grande Paulista, no estado de São Paulo, divulgou edital nº 004/2013 de processo seletivo, para contratação emergencial. A seleção oferece 11 vagas para os cargos de Técnico de Raio-X e Médico (níveis técnico e superior).

A remuneração será no valor de R$ 40,00 por hora, acrescida de 40% de gratificação de nível superior e gratificação de pronto atendimento (por produtividade, resolubilidade, assiduidade e pontualidade) de até 85%, no caso de Médicos. Já para Técnico, o salário será baseado na referência 12, com acréscimo de periculosidade e gratificação prevista na lei 732/13.

Os interessados deverão fazer suas inscrições até o dia 4 de outubro de 2013, das 9h às 16h, na Secretaria de Saúde, situada á Rua José Manoel de Oliveira, nº. 327, Jardim Bela Vista, mediante entrega de cópia do RG, CPF, cópia do diploma, Curriculum e carteira do Conselho de Classe.

Haverá avaliação curricular na qual serão consideradas as experiências profissionais; entrevista e prova objetiva com 20 questões. A prova será realizada provavelmente no dia 09 de outubro de 2013, das 9 às 12 horas e das 13 ás 16 horas, à Rua Francisco Manoel de Oliveira nº 261- Centro- Vargem Grande Paulista.

As notas e a classificação serão publicadas no dia 14 de outubro de 2013, na secretaria de saúde e no paço municipal, no site www.vargemgrandepaulista.sp.gov.br e na imprensa oficial do Estado e do Município.

Processo Seletivo Prefeitura de Mar de Espanha - MG

A Prefeitura de Mar de Espanha, no estado de Minas Gerais, publicou o extrato do edital Nº 01/2013, de processo seletivo, com intuito de contratar profissionais na área de Assistente Social, Enfermeiro, Fisioterapeuta e Psicólogo, todos com exigência de nível superior completo. 
 
De acordo com o edital, as inscrições serão recebidas até 04 de outubro, no horário das 09 às 16 horas. Maiores informações podem ser obtidas por meio do telefone (32) 3271.2999, e-mail (ciesp@powerline.com.br), ou, ainda, na Rua Morvan Dias de Figueiredo, 11 – Centro. 
 
O extrato do edital está publicado no Diário Oficial dos Municípios Mineiros, na edição de 27 de setembro de 2013. 

UEA lança edital de processo seletivo

A Universidade do Estado do Amazonas (UEA) informa que estão abertas, até o dia 11 de outubro de 2013, as inscrições para a contratação temporária de dois técnicos de Saúde Bucal, visando atender as necessidades da Policlínica Odontológica, conforme previsto no edital 71/2013-GR/UEA. O salário é de R$ 2.072,54 por carga horária 40h semanais. Estas informações são dadas pelo edital de processo seletivo nº 71/2013.

A inscrição deverá ser efetuada pessoalmente por meio de entrega de Requerimento de Inscrição e dos documentos, na Avenida Codajás, localizado na esquina com a Avenida Castelo Branco, bairro Cachoeirinha, em Manaus. Não será cobrado qualquer valor à título de inscrição.

O processo seletivo contará de três etapas: análise documental, curricular; entrevista e prova teórico-prática. O resultado final dos classificados para cada cargo será disponibilizado neste portal e no mural da Policlínica Odontológica.

A previsão para divulgação do resultado final é para o dia 5 de novembro de 2013.
 
O certame terá a validade de 02 anos, após a publicação da portaria de homologação.

Prefeitura de Itatiba - SP publica edital de processo seletivo

A Unidade de Pronto Atendimento "Antonio Carlos Bedani - Garrincha", administrada pela ABBC (Associação Brasileira de Beneficência Comunitária), e a Prefeitura de Itatiba - SP, tornam pública a realização de processo seletivo Nº 02/2013, com intuito de contratar 12 profissionais e formar cadastro reserva de níveis médio e superior.
 
As chances são para Auxiliar de Farmácia, Médico Clínico Geral Plantonista, Motorista Ambulância e Técnico de Enfermagem. Os vencimentos podem chegar a R$ 1.604,25. 
 
As inscrições, no valor de R$ 58,90 e R$ 135, serão realizadas exclusivamente pela internet no período de 30 de setembro a 09 de outubro de 2013, pelo site www.zambini.org.br
 
Todos os candidatos inscritos serão avaliados por meio de prova objetiva, que será aplicada na data prevista de 27 de outubro de 2013, pela manhã. Os locais da prova estarão disponíveis no site www.zambini.org.br, a partir da data de 18 de outubro deste ano, já a classificação final será anunciada em 12 de novembro de 2013. 

Concurso Prefeitura de Cambuquira - MG

A Prefeitura de Cambuquira, no estado de Minas Gerais, publicou edital de concurso público N° 001/2013, com a intenção de ocupar 212 vagas nos cargos de níveis fundamental, médio e superior. os salários variam de R$ 678,00 a R$ 979,37 por carga horária de 20 a 44 horas semanais.
 
A organização, aplicação e correção do concurso serão de responsabilidade da CONSESP – Concursos, Residências Médicas, Avaliações e Pesquisas Ltda.
 
As oportunidades são para os cargos de Auxiliar de Serviços Gerais I, Motorista I, Operador de Máquina, Pintor de Paredes, Serviçal, Vigia, Agente Fiscalização, Auxiliar Administrativo, Operador de Raio X, Técnico de Higiene Dental, Técnico em Informática, Auxiliar de Educação I, Professor, Advogado, Analista de Controle Interno, Assessor Jurídico, Assistente Social, Bibliotecário, Contador, Enfermeiro (a), Farmacêutico (a) e Psicólogo.
 
As inscrições serão feitas exclusivamente via internet, no site www.consesp.com.br no período de 23 de novembro a 26 de dezembro de 2013. As taxas variam de R$ 25,00 a R$ 75,00 de acordo com o cargo escolhido.
 
As provas serão realizadas no dia 26 de janeiro de 2014, às 9h, em locais a serem divulgados por meio de Edital próprio que será afixado no local de costume da Prefeitura, por meio de jornal com circulação no município e do site www.consesp.com.br, com antecedência mínima de 3 dias. As provas práticas serão realizadas na mesma data em locais e horários a serem informados durante a realização das provas escritas.
 
O gabarito oficial e a prova objetiva (teste de múltipla escolha) serão disponibilizados no site www.consesp.com.br, entre as 13h e as 18h da segunda-feira subsequente à data da aplicação da prova e permanecerão no site pelo prazo de 2 dias.
 
A validade do concurso será de 01 ano, contado da homologação final dos resultados, podendo haver prorrogação por igual período, a critério da Administração.

Prefeitura de São Bento do Sul - SC abre vagas

A Prefeitura de São Bento do Sul, no Estado de Santa Catarina, publicou edital nº. 010/2013 de processo seletivo. A seleção visa a formação de cadastro reserva para eventual contratação temporária  nos cargos de Médico (Clínico Geral, Angiologista, Cardiologista, Generalista ESF e Auditor). Os aprovados trabalharão em jornada de 40 horas semanais e receberão salário de até R$ 9.351,80.
 
Inscrição
As inscrições serão recebidas do dia 1º à 11 de outubro de 2013, no Departamento de Recursos Humanos, situado à Rua Jorge Lacerda, nº 75, Centro, São Bento do Sul/SC, no horário de expediente da Prefeitura das 8:00 às 17:00.
 
Para o preenchimento da ficha de inscrição será necessário anexar as seguintes fotocópias:
  • Cédula de Identidade;
  • C.P.F;
  • Diploma de Habilitação;
  • Fotocópia da Carteira expedida pelo conselho profissional;
  • Comprovante de tempo de serviço na área, se houver;
  • Certidão Casamento e nascimento filhos ou comprovante de adoção.
Prova
Serão aprovados os candidatos que apresentarem os documentos requeridos.
 
O processo seletivo terá validade de 01 ano a contar da data de homologação.
 
O edital encontra-se disponível no Diário Oficial dos Municípios, de 30 de setembro de 2013, pág. 352 a 353.

Concurso Prefeitura de Bragança Paulista – SP

A Prefeitura de Bragança Paulista, que dista 88 km de São Paulo, promove concurso público pelo edital 01/2013, para o provimento de 164 vagas de níveis fundamental, médio, técnico e superior. A remuneração pode chegar a R$ 3.984,33, por jornada de 20 a 44 horas semanais.
 
Cargos: Servente, Assessor Administrativo, Assistente Administrativo, Auxiliar Administrativo, Auxiliar de Topografia, Recepcionista, Telefonista, Comprador, Cuidador, Secretário de Escola Júnior, Auxiliar de Enfermagem do Trabalho Júnior, Técnico de Segurança do Trabalho Júnior, Técnico em Edificações, Topógrafo, Advogado Júnior, Agrimensor Júnior, Agrônomo Júnior, Analista de Sistemas Júnior, Arquiteto Júnior, Assistente Social Júnior, Biólogo Júnior, Contador Júnior, Economista Júnior, Enfermeiro do Trabalho Júnior, Engenheiro Civil Júnior, Engenheiro de Segurança do Trabalho Júnior, Farmacêutico Júnior, Fisioterapeuta Júnior, Fonoaudiólogo Júnior, Médico em várias especialidade, Médico Veterinário, Nutricionista Júnior, Psicólogo Júnior e Terapeuta Ocupacional Júnior.
 
As inscrições serão recebidas no período de 30 de setembro a 30 de outubro de 2013, exclusivamente pela internet, por meio do endereço eletrônico www.zambini.org.br. As taxas variam de R$ 35,90 a R$ 73,90. 
 
O concurso será composto de prova objetiva, para todos os cargos, com aplicação prevista para 1º de dezembro de 2013, além de prova prática para os candidatos que concorrem ao cargo de Advogado Júnior. Os gabaritos serão divulgados no dia 02 de dezembro de 2013. 
 
A validade do certame será de 01 ano, podendo ser prorrogado por igual período. 

Concurso Assembleia Legislativa de Minas Gerais

A Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais (ALMG) divulgou o edital N° 01/2013 para o seu novo concurso público. O concurso busca preencher 27 vagas, todas de nível superior, sendo três para pessoas com deficiência, no cargo de analista legislativo. O vencimento básico será de R$ 5.900,05, mais Auxílios transporte/alimentação no valor de R$ 600,00.

O edital está disponível no Diário do Legislativo, no site da Fundação Mariana Resende Costa (Fumarc), organizadora do concurso, e no Portal da Assembleia.

As vagas são para as seguintes especialidades: dentista (1); enfermeiro (1); engenheiro eletricista (1); consultor administrativo (5) e consultor legislativo, na área de interlocução social e desenvolvimento de projetos institucionais (2). Na especialidade de relações públicas, serão quatro vagas, divididas entre relações públicas (2) e cerimonial (2). E na especialidade de analista de sistemas, há vagas nas áreas de desenvolvimento de sistemas (6), administração de rede (2) e suporte técnico (5).

As inscrições deverão ser realizadas a partir das 9 horas do dia 2 de dezembro de 2013 até às 19 horas do dia 2 de janeiro de 2014, no site da Fumarc www.fumarc.com.br. O candidato deve acessar a opção “Concurso Público da Assembleia Legislativa de Minas Gerais”. O valor da inscrição é de R$ 115,00.

As provas da primeira etapa, com questões objetivas, provavelmente será aplicada em 2 de fevereiro de 2014. Candidatos aprovados farão também prova discursiva, em data a ser marcada posteriormente. Para os cargos de enfermeiro e dentista, haverá ainda prova de títulos.

A validade do concurso é de dois anos, contados da homologação do resultado final, podendo ser prorrogada, 1 (uma) vez, por igual período, a critério da ALMG.

Vagas de estágio na Prefeitura de Lagoa da Prata - MG

A Prefeitura de Lagoa da Prata, no Estado de Minas Gerais, divulgou edital n° 08/2013 de processo seletivo, destinado à admissão de alunos matriculados regularmente em instituições de ensino superior, médio e educação profissional, conveniadas com o município, para preenchimento de vagas de estágio.
 
As inscrições estarão abertas, no período de 30 de setembro a 03 de outubro de 2013, na Secretaria Municipal de Educação, situada à Rua Professor Jacinto Ribeiro, nº 17, Centro, em Lagoa da Prata-MG, de 8h às 11h e de 13h às 17h.
 
As provas serão realizadas na data provável de 05 de outubro de 2013, das 14h às 17h, na Escola Municipal Dr. Jacinto Campos, situada à Rua Professor Jacinto Ribeiro, nº 132, Centro, Lagoa da Prata- MG.
 
O extrato do edital encontra-se publicado no Diário Oficial dos Municípios Mineiros, de 30 de setembro de 2013, pág. 17.

Prefeitura de Iranduba - AM lança edital de processo seletivo

A Prefeitura de Iranduba, no Estado do Amazonas, lançou edital de processo seletivo nº. 001/2013-SEMSA, destinado a selecionar candidatos para o preenchimento de 20 vagas temporárias, sendo 6 vagas em cadastro de reserva, para a realização de atividades pertinentes ao Serviço de Atendimento Móvel de Urgência – SAMU do município de Iranduba. A remuneração pode chegar a R$ 1.000,00.
 
Cargos: Técnico de Enfermagem (médio/técnico) e Condutor Socorrista Terrestre (fundamental).
 
As inscrições serão recebidas gratuitamente através de curriculum, a ser entregue na Secretaria Municipal de Saúde de Iranduba, localizada na Av. Amazonas S/N, até o dia 04 de outubro de 2013.
 
O processo seletivo será constituído de Análise de Currículo e Entrevista.
 
A entrevista será realizada na Escola Estadual Isaias Vasconcelos, nos dias 7 e 8 de outubro de 2013, das 10h às 12h e das 15h às 17h.
 
A divulgação da lista de candidatos(as) selecionados(as) será realizada através da publicação do resultado final no Diário Oficial dos Municípios do Amazona se no site do Portal de Iranduba www.blogportaliranduba.com.
 
A validade do processo seletivo será de dois anos, prorrogável, uma única vez, por igual período.
O edital encontra-se publicado no site www.blogportaliranduba.com.

Prefeitura de Águas de Chapecó – SC realiza processo seletivo

A Prefeitura de Águas de Chapecó, no estado de Santa Catarina, publicou edital de processo seletivo N° 007/2013, com o objetivo de contratar 56 profissionais de níveis fundamental, médio e superior. Os vencimentos variam de R$ 723,68 a R$ 1.743,69, de acordo com a carga horária e função a ser desempenhada.

Cargos
Alfabetizado: Auxiliar de Serviços Gerais e Auxiliar de Serviços Externos;

 Nível Fundamental: Agente Comunitário de Saúde, Auxiliar Administrativo, Monitor - Casa Lar (CR), Motorista, Operador de Máquinas, Operador de Máquinas - Retroescavadeira e Servente;

Nível Médio: Auxiliar de Dentista - PSB, Fiscal de Tributos e Serviços Municipais, Monitor com Habilidades em Música - Violão e/ ou Flauta, Professor MAG-I - Não Habilitado (CR) e Técnico em Enfermagem;

Nível Superior: Dentista - PSB, Engenheiro Civil, Farmacêutico,  Fonoaudiólogo, Psicólogo, Monitor com Habilidades em Dança - PETI , Professor - PETI, Professor de Educação Física - PETI, Professor MAG-II - Anos Iniciais do Ensino Fundamental - 1º ao 5º ano, Professor MAG-II - Educação Infantil - Pré-Escola, Professor MAG-II - Educação Física, Professor MAG-II - Artes Professor MAG II - Anos Iniciais do Ensino Fundamental - 1º ao 5º ano - Habilitação em Educação Especial e Professor MAG-II - Língua Estrangeira - Inglês (CR).

Inscrições e Taxas
Os interessados deverão fazer suas inscrições até o dia 16 de outubro de 2013, através do site www.alternativeconcursos.com.br. As taxas variam de R$ 30,00 a R$ 115,00, conforme o nível de escolaridade exigido.
 
Aos interessados que não possuem internet, a Prefeitura Municipal de Águas de Chapecó (SC) disponibilizará terminais de acesso e assistência durante o período das inscrições, em dias úteis, no horário das 08h00min às 12h00min e das 13h00min às 17h00min, na sede da Prefeitura Municipal, sito à Rua Porto União, n.º 968 - Centro, no Município de Águas de Chapecó (SC).
 
Provas, Gabaritos e Validade
A prova escrita objetiva será realizada provavelmente no dia 27 de outubro de 2013 das 09h às 12h00min na Escola de Educação Básica Irineu Bornhausen, sito à Rua Pedro Guilherme Simon, n.º 70, Centro, no Município de Águas de Chapecó (SC).
 
A prova prática será aplicada aos cargos/funções de Motorista, Motorista - Departamento de Saúde, Operador de Máquinas e Operador de Máquinas - Retroescavadeira, no dia 27 de outubro de 2013, sendo realizada à partir das 14h00min, devendo o candidato comparecer ao Parque de Máquinas da Prefeitura Municipal de Águas de Chapecó (SC), sito à Rua Salete Canepelle, n.º 91, Centro, no Município de Águas de Chapecó (SC), para a realização da mesma.
 
Os gabaritos preliminares das provas escritas objetivas estarão disponíveis no Mural Oficial e site da Prefeitura Municipal de Águas de Chapecó (SC), www.aguasdechapeco.sc.gov.br, bem como no site www.alternativeconcursos.com.br, no dia 28 de outubro de 2013.
 
O prazo de validade do certame será de 1 ano, contando da publicação de sua homologação, podendo ser prorrogado uma vez, por igual período, a critério da Administração Municipal.

Vagas de estágio na Prefeitura de Itacurubi - RS

A Prefeitura de Itacurubi, no estado do Rio Grande do Sul, abre processo seletivo nº. 002/2013, destinado à formação de cadastro de reserva para o preenchimento de vagas de estágio que surgirem durante o período de validade da seleção (dois anos).
 
Cargos e valor da bolsa: Técnico de Enfermagem, Área da Educação e Técnico em Segurança do Trabalho. A bolsa-auxílio será de até R$ 440,00, por jornada de 30 horas semanais.
 
Inscrição: o candidato deverá comparecer pessoalmente na Secretaria Municipal de Educação e Cultura, situada na Avenida Dez de Abril, até o dia 02 de outubro de 2013, das 07h às 13hs de segunda a sexta - feira, ou por intermédio de procurador munido de instrumento público ou particular de mandato (com poderes especiais para realizar a sua inscrição no Processo de Seleção), em ambos os casos, preenchendo os seguintes requisitos:
  • Formulário de Inscrição devidamente preenchido – o formulário está disponível como anexo do presente edital e na Secretaria de Educação, para preenchimento;
  • Apresentar cópia legível (frente e verso), que será retida, recente e em bom estado, do documento de Identidade, bem como o original, para simples conferência;
  • Possuir o número de Cadastro de Pessoa Física (CPF);
  • Apresentar comprovante original de escolaridade, estando regularmente matriculado e com frequência efetiva em um dos cursos do Quadro de Cadastro Reserva;
 
Os documentos poderão ser autenticados no ato da inscrição, desde que o candidato apresente para conferência os originais juntamente com as cópias.
 
O certame será avaliado por meio de prova objetiva, a ser aplicada na data provável de 05 de outubro de 2013, nas dependências da Escola Municipal de Ensino Fundamental Mariúza Silva da Silva, situada à Rua Agostinho Fidelis da Silva nº 1057, a partir das 8h30. O gabarito será divulgado a partir do dia 07 de outubro de 2013.
 
O edital completo encontra-se publicado no site www.itacurubi.rs.gov.br.

Concurso IBGE 2013

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) liberou os editais nº 2, 3 e 4/2013, para a realização de concurso público, com o objetivo de preencher 432 vagas. Do total de oportunidades, 300 são para o cargo de Técnico em Informações Geográficas e Estatísticas (edital 2/2013, nível médio e CNH), 120 para os cargos de Analista de Planejamento, Gestão e Infraestrutura em Informações Geográficas e Estatística e Tecnologista em Informações Geográficas e Estatísticas (edital 3/2013, nível superior em diversas áreas), e 12 para Pesquisador em Informações Geográficas e Estatísticas (edital 4/2013, nível superior em diversas áreas). 
 
A remuneração oferecida, a depender do cargo ocupado e/ou da titulação, pode chegar a até R$ 8.907,45, mais Auxílio-Alimentação, Auxílio -Transporte e outros benefícios, para o cumprimento de jornada semanal de 40 horas.
 
A inscrição para os cargos dos editais 2 e 3/2013 deverá ser efetuada no período de 01 a 24 de outubro de 2013. As inscrições para o cargo de Pesquisador em Informações Geográficas e Estatísticas (edital 4/2013) será realizada entre 08 e 31 de outubro de 2013. Os interessados deverão acessar o site da Fundação Cesgranrio, organizadora contratada (www.cesgranrio.org.br) e pagar taxa de inscrição, que varia de R$ 50,00 (nível médio), R$ 110,00 (demais cargos de nível superior) ou R$ 140,00 (cargo de Pesquisador).
 
Etapas do concurso
O certame será composto de:
 
- Prova objetiva para todos os cargos dos editais 2 e 3/2013;
 
- Prova discursiva, para os cargos de Pesquisador em Informações Geográficas e Estatísticas (todas as áreas) e Analista de Planejamento, Gestão e Infraestrutura em Informações Geográficas e Estatísticas (área de Análise de Sistemas/Desenvolvimento de Aplicações);
 
- Avaliação de Títulos para o cargo de Pesquisador em Informações Geográficas e Estatísticas; e
- Prova prática, para o cargo de Tecnologista em Informações Geográficas e Estatísticas, nas Áreas de Conhecimento: Edição de Vídeo; Geoprocessamento e Programação Visual/ Planejamento e Desenvolvimento para Mídias Eletrônicas.
 
As provas objetiva e a prova discursiva (editais 2 e 6/2013) estão previstas para o dia 01 de dezembro de 2013 e a prova discursiva para o cargo de Pesquisador em Informações Geográficas e Estatísticas (edital 4/2013) será aplicada no dia 08 de dezembro de 2013, devendo serem enviados os títulos de 03 a 05 de dezembro de 2013
 
Os gabaritos das provas objetivas serão divulgados pela Cesgranrio no dia seguinte ao da aplicação das mesmas.
 
A prova prática será realizada na data provável de 19 de janeiro de 2014, somente no município do Rio de Janeiro (RJ), em local a ser informado a partir do dia 14 de janeiro de 2014.
 
O prazo de validade do concurso público será de 2 anos, podendo ser prorrogado por igual período, contados a partir da data de publicação do edital de homologação do resultado final.
 
Todos os editais encontram-se disponíveis no Diário Oficial da União (23 e 30 de setembro) e na página da Fundação Cesgranrio.

Prefeitura de Euclides da Cunha - BA prorroga inscrições de concurso

A Prefeitura de Euclides da Cunha, localizada no estado da Bahia, publicou a prorrogação das inscrições do edital Nº 01/2013 de concurso público para contratação de 226 profissionais em todos os níveis de escolaridade, por salários de até R$ 7 mil. 
 
Cargos
Auxiliar de Infraestrutura, Oficial de Infraestrutura (Carpinteiro e Pedreiro), Operador de Máquinas e Equipamentos, Auxiliar Administrativo, Auxiliar de Arrecadação de Tributos, Agente de Trânsito, Guarda Municipal, Agente Sanitarista, Fiscal de Obras e Edificações, Assistente de Classe de Educação Infantil e Educação Especial, Técnico Agrícola, Técnico de Consultório Odontológico, Técnico de Contabilidade, Técnico de Enfermagem, Técnico de Laboratório, Técnico de Mamografia, Técnico em Radiologia, Técnico em Topografia, Assistente Social, Biólogo, Educador Físico, Enfermeiro, Farmacêutico, Fisioterapeuta, Fonoaudiólogo, Médico, Médico Veterinário, Nutricionista, Nutricionista Escolar, Psicólogo, Psicólogo Escolar, Odontólogo, Terapeuta Ocupacional, Coordenador Pedagógico, Bibliotecário Escolar e Professor de Ensino Fundamental do 1º ao 5º ano. 
 
Inscrição e Seleção
As inscrições somente poderão ser feitas pela internet, até 04 de outubro de 2013, nos sites www.selecao.uneb.br/euclidesdacunha2013www.euclidesdacunha.ba.gov.br. As taxas variam de R$ 30 a R$ 90, dependendo do cargo pretendido.
 
A seleção constará de prova objetiva, para todos os cargos, prova prática, exclusivamente para Oficial de Infraestrutura (Carpinteiro e Pedreiro), e prova de títulos, apenas para os candidatos que concorrem às vagas de Assistente de Classe de Educação Infantil e Educação Especial, Coordenador Pedagógico, Professor do Ensino Fundamental 1º ao 5º ano, Psicólogo Escolar, Nutricionista Escolar e Bibliotecário Escolar. 
 
A prova objetiva será aplicada na data provável de 10 de novembro de 2013, na cidade de Euclides da Cunha.
 
O prazo de validade do concurso será de dois anos, podendo ser prorrogado por igual período. 

Concurso Prefeitura de Conchas - SP

A Prefeitura de Conchas, no estado de São Paulo, anunciou a realização de concurso público  pelos editais nº 004/2013 e de processo seletivo pelo edital nº 005/2013, para contratação de profissionais de níveis fundamental, médio e superior, por remuneração de até R$ 9.338,74.
 
Cargos
Edital 004: Auxiliar de Serviços Gerais, Fiscal de Obras e Edificações, Guarda Municipal, Monitor Artesanal, Monitor de Projetos Sociais, servente, Técnico Desportivo, Vigia, Assistente Administrativo II e III, Nutricionista, Operador de Outras Máquinas, Operário, Engenheiro Civil, Médico Generalista, Fisioterapeuta, Médico Cardiologista, Médico Ginecologista, Médico Psiquiatra, Médico Ortopedista, Médico Urologista, Médico Neurologista e Auxiliar de Consultório Dentário.
 
Edital 005: Professor PEBIN, Professor PEB I, Professor PEB II (Ciências, Geografia, História, Português e Inglês). 
 
Inscrição, Seleção e Validade
Os interessados deverão se inscrever no endereço eletrônico www.duxconcursos.com.br, no período de 30 de setembro a 18 de outubro de 2013. As taxas variam de R$ 15 a R$ 50. 
 
O certame será de provas escrita, prática e de títulos. A prova objetiva será aplicada provavelmente no dia 03 de novembro de 2013.
 
O prazo de validade do processo seletivo será de 01 (um) ano e do concurso público de dois anos, podendo ser prorrogados por igual período.