Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quinta-feira, 12 de abril de 2012

Eletrocardiograma pode prever futuros ataques do coração

Pesquisa soma informação de eletrocardiograma a outros fatores de risco cardiovascular

Um teste para medir a atividade elétrica do coração pode ajudar a prever futuros ataques cardíaco nos adultos saudáveis maiores de 70 anos, destaca um estudo feito nos Estados Unidos. Os cientistas fizeram um acompanhamento com 2.192 adultos saudáveis de 70 a 79 anos por um período de oito anos, segundo o estudo publicado no Journal of the American Medical Association.

Os indivíduos começaram sua participação no estudo submetendo-se a um eletrocardiograma, também conhecido como EKG ou ECG, exame que mede o estado geral do coração.

As pessoas que apresentaram anomalias em seus eletrocardiogramas tiveram um risco maior de desenvolver doenças cardíacas no curso do estudo do que as pessoas cujos ECG foram normais, inclusive depois que os cientistas ajustaram os fatores de risco como diabetes e colesterol alto.

Aqueles que mostraram anomalias menores no primeiro exame tinham um risco 35% maior de sofrer um ataque do coração, enquanto aqueles com anomalias importantes tinham um risco 51% maior.

— Esta pesquisa capta a informação de um eletrocardiograma e a soma a outros fatores de risco tradicionais para prever melhor quem vai ter um ataque do coração — disse o co-autor Douglas Bauer, diretor do programa de pesquisa de medicina geral interna da divisão de San Francisco da Universidade da Califórnia.

No entanto, organizações como a Academia de Médicos de Família (American Academy of Family Physicians) não avalizam o uso rotineiro de ECG para a avaliação cardíaca de pacientes de baixo risco, citando os altos custos e a falta de evidências de que o exame permitiria melhorar os resultados de saúde.

— Por enquanto, a falta de uma clara evidência dos benefícios eventuais e ao não ter claras as implicações de custos, o melhor conselho não é realizar eletrocardiogramas em pacientes assintomáticos, independente de sua idade — destacou em editorial Philip Greenland, especialista da Faculdade de Medicina da Universidade Northwestern.

O especialista salienta, no entanto, que ma análise detalhada e cuidadosa seria um passo útil para transformar a informação sobre o risco acumulado em uma recomendação para a prática baseada na evidência.

A doença cardíaca é a principal causa de morte nos Estados Unidos e responde por uma em cada três mortes no país, segundo a Associação Cardíaca americana.

Fonte Zero Hora

Pesquisa aponta que 40% das brasileiras querem interromper menstruação, mas têm medo

Tema divide opiniões de especialistas

Sempre rodeada de medos e mitos, a contracepção contínua já não é mais o bicho de sete cabeças que durante muitos anos levantou polêmicas. Se, antes, pensava-se que se livrar dos transtornos "daqueles dias", parando de menstruar, seria um risco para a saúde feminina e uma afronta à natureza da mulher, hoje a história tomou outros rumos.

Grande corrente de médicos já recomenda, em seus consultórios, que pacientes que sofrem com a menstruação — sofrem com cólicas, inchaços ou mesmo tensão pré-menstrual (TPM) e não se adaptam ao sangramento — interrompam de vez o ciclo regular. Mesmo com o respaldo dos doutores, as brasileiras não estão tão convencidas disso e, apesar de sonharem com o "fim daqueles dias", ainda têm um pé atrás para se livrar do sangramento.

Essa vontade freada pela desconfiança foi mostrada em uma pesquisa do Instituto Resulta, feita em 2011, em quatro capitais do país: São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Recife. Foram entrevistadas 340 mulheres de 18 a 30 anos, e o resultado surpreendeu: a cada 10, quatro declararam que gostariam de não menstruar, para se livrar das cólicas, desconfortos e todos os sintomas da TPM.

No entanto, mesmo que 40% se mostrem incomodadas, apenas 19,3% revelaram já ter feito uso do método de contracepção contínua, que existe há 10 anos no país. A pequena porcentagem se justifica quando os pesquisadores apontam que 71,9% das voluntárias afirmaram desconhecer tratamentos que interrompem a menstruação. A desconfiança está, de acordo com o estudo (45% das participantes), relacionada ao medo de efeitos colaterais da contracepção contínua.

— Há muitas crenças a respeito disso, mas asseguramos que os métodos são seguros — assegura Eliano Pellini, membro da Federação Brasileira de Ginecologia e Obstetrícia (Febrasgo).

— Para quem pretende adiar a gravidez, tem na família histórias de miomas (fenômenos ligados à endometriose) ou são mães que precisaram retirar o útero, parar de menstruar vai protegê-las — defende Pellini, citando ainda as mulheres que se sentem muito mal com a menstruação, com dores de cabeça e cólicas fortes.

Segundo a Febrasgo, 25% das mulheres do país sofrem com TPM intensa. O dispositivo intrauterino, o DIU, de acordo com Pellini, cessa a menstruação, mas não alivia a mulher desse mal. As pílulas, nesse caso, atuam melhor: os comprimidos de uso contínuo são poucos no mercado e, segundo o especialista, muitas acabam emendando cartelas de 21 dias para parar de menstruar — o que não faz mal, mas não é o recomendado. Com os anticoncepcionais de 21 dias as mulheres fazem pausa de sete dias, para assim menstruar.

— Esse intervalo não traz nenhum benefício, ao contrário, há mais desvantagens — salienta o presidente da Comissão Nacional de Anticoncepção da Febrasgo, Rogério Bonassi.

Fonte Zero Hora

Novo método contraceptivo permanente é apresentado em congresso


Novo método contraceptivo permanente é apresentado em congresso Divulgação/Ver Descrição
Método é usado por 600 mil mulheres na Europa e nos Estados Unidos
Evento na USP reúne ginecologistas e obstetras até sábado

O método contraceptivo permanente conhecido como Essure, produzido nos Estados Unidos, será apresentado à comunidade médica durante a 6ª Jornada de Obstetrícia e Ginecologia da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP). Exposições práticas sobre o procedimento com um simulador serão realizadas para médicos e alunos inscritos no evento, que começa nesta quinta-feira e segue até sábado, em São Paulo.

Diferentemente da laqueadura tradicional, o Essure pode ser realizado em ambulatório e dura poucos minutos. O método consiste em um microimplante macio e flexível de apenas quatro centímetros em titânio e níquel (materiais que apresentam excelente compatibilidade com o organismo) que, introduzido pela vagina através de um equipamento extremamente fino (histeroscópio), é colocado em cada uma das tubas uterinas, sem cortes, sem internação, sem a necessidade de afastamento das atividades diárias e sem liberação de hormônios.

Nas semanas que se seguem ao procedimento, o corpo e os microimplantes trabalham juntos para formar uma barreira natural que impede que o espermatozoide alcance o óvulo. Por esse motivo, durante os três primeiros meses a paciente deve continuar a usar outra forma de contracepção.

Após esse período, é realizada uma radiografia simples da pelve e, confirmada a oclusão, não é mais necessário o uso de outro método contraceptivo. Assim como qualquer outro procedimento médico, as pacientes devem procurar profissionais capacitados e treinados para a realização do procedimento.

Na Europa e Estados Unidos, mais de 600 mil mulheres já optaram pelo método, ainda pouco conhecido no Brasil. A eficácia, segundo os especialistas, é de 99,8%.

O evento é uma realização do Departamento de Obstetrícia e Ginecologia da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, sob a coordenação de Edmund C. Baracat, Walter Pinheiro e Marcelo Zugaib.

Fonte Zero Hora

Mulheres que tomam anticoncepcional com drospirenona têm mais risco de desenvolver coágulos sanguíneos

Indústria farmacêutica alemã alterou tarja de pílula inserindo o alerta

Autoridades sanitárias americanas concordaram em revisar as tarjas de algumas pílulas anticoncepcionais, entre elas as comercializadas com o nome fantasia Yaz, da gigante farmacêutica alemã Bayer, para alertar para um risco possivelmente maior de aumentar o risco de desenvolvimento de coágulos sanguíneos.

"As mulheres que tomam pílulas anticoncepcionais com drospirenona (como a Yaz) podem correr um risco maior de desenvolver um coágulo no sangue", segundo uma nova tarja da Yaz divulgada na página da Administração de Alimentos e Medicamentos dos Estados Unidos (FDA).

De acordo com o órgão regulador, alguns estudos reportaram que o risco de coágulos sanguíneos foi maior em mulheres que tomam pílulas anticoncepcionais que contêm drospirenona do que nas que tomam pílulas anticoncepcionais que não contêm drospirenona.

Em nota, a FDA informa que os estudos revistos não proporcionaram estimativas consistentes sobre o risco comparativo de coágulos sanguíneos entre as pílulas anticoncepcionais que contêm drospirenona e as que não. Também não levaram em conta importantes características das pacientes (conhecidas e desconhecidas) que podem influenciar na prescrição e provavelmente influenciam no risco de coágulos sanguíneos.

"Por essas razões, não está claro se o risco maior de coágulos de sangue observado em alguns dos estudos epidemiológicos é, na realidade, devido ao fato de as pílulas anticoncepcionais conterem drospirenona", diz o comunicado.

A drospirenona é uma progestina sintética que pode suprimir a ovulação e, com isto, evitar a gravidez quando tomada sozinha ou combinada com um componente de estrogênio.

Fonte Zero Hora

Menopausa precoce pode afetar a visão

Mulheres devem ficar atentas às disfunções da tireoide que podem interferir na produção hormonal

A interrupção da menstruação antes dos 45 anos aumenta o risco de catarata, doença que torna o cristalino turvo e responde por 47% dos casos de cegueira no mundo, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS). Esta é a conclusão de uma metanálise feita pelo oftalmologista do Instituto Penido Burnier, Leôncio Queiroz Neto, que revisou 16 estudos realizados entre 1992 e 2007 sobre os efeitos da TRH (Terapia de Reposição Hormonal) na saúde da mulher.

O especialista explica que a menopausa precoce predispõe à catarata prematura porque o epitélio (camada externa) do cristalino tem receptores de estrogênio capazes de inibir proteínas chamadas de fatores de crescimento, como o TGF-beta, que induzem à doença.

— Não quer dizer que toda mulher que tem menopausa precoce deva fazer reposição hormonal para proteger a saúde dos olhos. É necessário diagnosticar a causa da queda de hormônios que, em muitos casos, requer outras terapias — ressalta o médico.

O especialista diz que este é o caso da Síndrome do Ovário Policístico, que altera as funções ovarianas e oculares, assim como as rotinas estressantes, fumar ou ingerir bebidas alcoólicas, ou ainda das alterações sistêmicas como diabetes e disfunções da tireoide.

Mudança repentina de peso sinaliza perigo
Perda ou ganho de peso repentino é um dos sinais de disfunções da tireoide que podem interferir na saúde ocular e na produção dos hormônios sexuais femininos.

— Nem sempre essas alterações ocorrem simultaneamente, mas a disfunção da tireoide, sem qualquer outra alteração conjunta, representa maior risco para a visão da mulher — comenta Queiroz Neto.

A estimativa é de que 3% da população feminina tenham menopausa precoce, enquanto dados da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia apontam que 10% das mulheres de até 40 anos têm disfunções da tireoide, na maioria dos casos provocadas pelo consumo de sal acima das 6 gramas diárias (dose recomendada pela OMS).

Segundo o médico, o excesso de sal eleva a concentração de sódio no organismo e isso aumenta em 53% o risco de catarata.

Dicas de prevenção
:: Retirar o saleiro da mesa.

:: Substituir embutidos por carnes frescas.

:: Evitar sopas e temperos industrializados que contenham sal.

:: Reduzir o consumo de sal para 5 gramas/dia após os 50 anos.

Fonte Zero Hora

GRÁFICO: conheça as lesões mais temidas pelos jogadores de futebol

Com sete jogadores no departamento médico gremista e com os colorados ainda sentindo a falta de D'Alessandro e Guiñazu, que recém voltaram aos trabalhos com bola após período recuperando-se de lesões, os termos mais ouvidos pelos torcedores da dupla Gre-Nal nas últimas semanas eram "posterior da coxa", "adutor", "menisco".

zhEsportes agrupou no gráfico abaixo uma espécie de glossário com algumas das principais lesões que os jogadores de futebol estão sujeitos a sofrer. Entenda como ocorrem, o que são e, principalmente, quanto tempo cada atleta tem de ficar em observação e tratamento.

Fonte Zero Hora Esportes

Humor: Coberturas de planos de saúde

Associação Médica Americana orienta os médicos sobre a reforma no sistema de remuneração

Por Cesar Luiz Abicalaffe

Recentemente foi publicado, pela Associação Médica Americana (AMA, 2012), um artigo que orienta detalhadamente os médicos associados sobre como avaliar e negociar as emergentes opções de remuneração de seus serviços (http://www.ama-assn.org/resources/doc/psa/payment-options.pdf).

Este artigo é, literamente, um manual para orientar aos médicos que estão considerando a transição do modelo de remuneração tradicional, o fee-for-service, para o modelos de remuneração baseado em risco, tais como: capitação, pagamentos por performance, pagamentos pos episódios, pagamentos por orçamentos e pagamentos por “pacotes” (chamados “bundle payments”), que é a forte realidade, não mais tendência, da reforma do modelo americano.

Chama a atenção a forte orientação que é dada aos médicos em como entender o seu “negócio” saúde para poder negociar, com menor assimetria de informações, com a fonte pagadora. As definições, riscos e oportunidades de cada modelo de remuneração são comentadas permitindo que os profissionais mitiguem seus riscos quando adentrar num modelo diferente ao tradicional.

Há cinco anos tive a oportunidade de assistir a um discurso da então presidente da AMA num evento sobre Pagamento por Performance nos Estados Unidos. Ele fez uma forte crítica a este modelo. Mesmo nos EUA, onde a medicina não é socializada, existia resistência da classe médica ao modelo, que na época, se discutia como grande tendência, mas com experiências práticas isoladas.

Hoje a realidade mudou, a tendência passou a ser uma realidade determinada pelo governo americano. Obviamente que ainda existem esistências e ceticismo, ma a reforma da remuneração passa a ser tratada como um fato que a classe médica precisa entender quase tão bem quanto a sua prática clínica. Assim, a Associação Médica passa a ter uma função de orientadora e não de incitar a classe com movimentos políticos e “ideologistas” que mais prejudicam do que ajudam a qualidade da assistência à saúde.

Gostaria muito que esta lição fosse aprendida pela nossa classe médica no Brasil, onde tivéssemos uma Associação Médica que orientasse aos médicos de forma clara, respaldada cientificamente e com muitos aspectos práticos em como lidar com esta tendência.

Acredito que não existem mais dúvidas que haverá uma reforma no sistema de remuneração médica no Brasil. A meu ver é só uma questão de tempo. O desafio está em como fazer isso de forma adequada, numa relação onde todos ganham e não apenas uma parte, mas que principalmente, beneficie o paciente que deve estar no centro destas discussões.

Fonte SaudeWeb

Além do reajuste de preços para aumentar o faturamento

Por Enio Salu

Este assunto não é novo. Pessoalmente já postei no SaudeWeb um texto relacionado, que abordava a questão da redução de custos.

Hoje tenho um caso real, com resultados significativos, para provar que o reajuste de preços é algo importante, porém existem outros fatores tão ou mais importantes que ele para aumentar o faturamento de um hospital na área comercial.

Após 1 ano de 3 meses aplicando diversas ações conseguimos (faço questão de ressaltar a equipe que trabalha comigo e foi simplesmente fantástica) aumentar o faturamento muito além da majoração de preços que conseguimos negociar.

Percentualmente, conseguimos aumentar o faturamento geral em mais que o dobro do maior reajuste de preço negociado !

Ficamos particularmente satisfeitos porque, além de superar as metas que havíamos projetado, ainda ‘sacramentou’ práticas que disseminamos nos últimos anos nos cursos de administração hospitalar (http://www.admhosp.net.br/), gestão em auditoria de contas hospitalares (http://www.auditoriahospitalar.net.br/) e gestão do ciclo de vida dos contratos (http://www.contratos.net.br/).

O ‘pano de fundo’ é a certeza que hospital é uma empresa de processos complexos, que exige absoluta integração entre as áreas … e que consideramos impossível obter na plenitude.

Hospital é o ‘caos disfarçado’ de empresa, e por mais que alguém diga que o tem sob controle, a gente consegue provar o contrário:
  • Você pensa que está cobrando tudo que usou (repassando tudo que gastou) e nunca está;
  • Você pensa que está cobrando tudo pelo preço certo, mas nunca está;
  • Você acha que sabe o que pode e o que não pode cobrar, mas nunca sabe;
  • Você acha que sabe discutir a conta com a auditoria da fonte pagadora … e nunca sabe.
O que fez diferença em nosso trabalho foi a certeza de que não tínhamos (e nunca vamos ter) conhecimento para dominar completamente todas as absurdas regras da saúde suplementar.

Os hospitais tradicionalmente trabalham com os mesmos parâmetros das operadoras para avaliar a performance do faturamento, analisando a evolução por grupo de itens (ou código de receita, ou grupo de apresentação, ou tipo de receita, ou coisa do tipo). Isso é um grande erro, porque mascara a incompetência interna, que só interessa para a fonte pagadora, e já insere no comando das ações comerciais ‘uma falsa verdade’ de controle, deixando as pessoas numa ‘zona de conforto’ prejudicial ao negócio.

Hoje podemos falar de boca cheia que o fator fundamental para preservar a receita do hospital é o controle dos processos de formação das contas. Vamos dar um exemplo simples:
  • Um procedimento de enfermagem custa R$ 6,00;
  • Supondo reajuste de 10 % na tabela … resultado de R$ 0,60;
  • Mas se o seu processo não garante a cobrança do procedimento, ao invés do resultado positivo de R$ 0,60 … prejuízo de R$ 6,60;
  • E se o seu processo não considerava que neste contrato é possível cobrar este procedimento e passou a considerar, o resultado é positivo de R$ 6,60 !!!
Perceba que neste exemplo simples, o reajuste de preços é insignificante se comparado com o ajuste do processo, e quanto maior o valor absoluto do item, maior o resultado que o ajuste de processo vai nos dar.

E podemos garantir que existem ‘debaixo do tapete’ dezenas (ou centenas) de situações como esta em hospitais. A cada nova negociação comercial … a cada nova resolução CFM, ANS, ANVISA, COREN, etc … a cada nova prática médica sustentada por estudos publicados nas mais respeitadas revistas … a ‘sujeira debaixo do tapete’ aumenta.

Para exemplificar: tínhamos uma operadora cujo faturamento era X, e renegociamos a tabela em 15 %. O faturamento passou para 1,25 X e, por incrível que pareça, o volume de atendimento no mesmo período caiu 5 % ! Dá para perceber que o ‘ticket médio’ subiu quase 30 %, com um reajuste de apenas 15 % em uma das tabelas. Considere que isso aconteceu com os maiores clientes e o resultado final foi ‘de tirar o chapéu’.

Consultor não dá conselho, vende consultoria, mas não nos custa nada passar algumas dicas para quem desejar comprovar que não estamos mentindo. Pelo menos 5 ‘nãos’ vão ajudar muito sua empreitada na busca de receita perdida:
  • Não subestimar nossa incompetência técnica: é impossível dominar todas as leis, resoluções normativas, regras contratuais e ‘lacunas’ (ou oportunidades lícitas). É imprescindível desconfiar do conhecimento das pessoas, incluindo você mesmo (principalmente você);
  • Não subestimar nossa incompetência operacional: não existe processo perfeito. Quando acabamos de ajustar o processo e olhamos para ele, verificamos que uma melhoria pode ser feita. Ao invés de planejar grandes mudanças, vale mais a pena fazer pequenas mudanças o tempo todo … o impacto final sempre é muito maior, e a cultura do ‘kaisen’ passa a fazer parte da agenda;
  • Não esperar que as principais pessoas envolvidas na composição estão preocupadas com o faturamento – em hospital a maioria das pessoas está preocupada com outro tipo de coisa. Só o faturamento está (ou deveria estar) pensando nas contas, e é minoria quando se olha o processo inteiro (a cadeia de valores);
  • Não esperar que o sistema vá resolver os problemas. É apenas um instrumento para operacionalizar o que foi desenhado – se está mal desenhado o sistema age como inimigo, multiplicando e encobrindo erros;
  • E principalmente ‘não’ entregar o controle do processo para quem desconhece passo a passo porque as coisas são feitas, o que acontece se não forem feitas e, principalmente, como conduzir as coisas de modo que as pessoas façam o que devem fazer. Aquela pessoa que levanta a mão e diz ‘minha parte está ok’ só serve para fazer as coisas e não para opinar como devem ser feitas, ou propor melhorias … é coadjuvante e não protagonista – necessitamos tanto do coadjuvante quanto do protagonista, mas cada um no seu lugar.
Quem quiser ver na prática o que foi feito e aferir os resultados pode fazer contato. Esta equipe fantástica do hospital, que transformou o desenho em realidade, terá o maior prazer em compartilhar e trocar experiências … porque o vírus da troca de conhecimento já contaminou todos por aqui !

Fonte SaudeWeb

Investimentos na saúde são feitos em doses homeopáticas

Enfermeiros ameaçam greve por redução da jornada

“Não posso pedir para meu povo parar, porque quem vai estar no parto, atrás da seringa da vacina? Mas não estou vendo outra saída”, diz a enfermeira e deputada Rosane Ferreira (PV-PR)

Profissionais da enfermagem ameaçam cruzar os braços já próximo dia 15, caso a Câmara não vote o Projeto de Lei 2295/00, que reduz de 40 para 30 horas semanais a jornada de trabalho da categoria. “Se os líderes não colocarem o projeto na pauta, a enfermagem para”, sustentou a presidente da Federação Nacional de Enfermagem (FNE), Solange Caetano. Desde 2009, o projeto está pronto para ser votado pelo Plenário.

Segundo Solange, que participou de audiência pública da Comissão de Legislação Participativa nesta quarta-feira (11), 7 mil profissionais participaram, na manhã desta quarta-feira, de manifestação na Esplanada dos Ministérios. À tarde, lotaram o auditório Nereu Ramos para pedir a votação da nova jornada.

Após ouvir do presidente da Câmara que o PL 2295 só poderá ser votado quando a pauta estiver destrancada, o presidente Conselho Federal de Enfermagem (Confen), Manoel Carlos Neri, também não descartou a possibilidade de paralisação. De acordo com Neri, no ano passado, Marco Maia assumiu o mesmo compromisso, mas a proposta nunca entrou na pauta do Plenário.

Redução de jornada melhora atendimento, afirmam deputados
Ainda conforme o presidente do Cofen, em 2010, o então presidente da Câmara, Michel Temer, fez a mesma promessa – votar a medida assim que fosse aprovada nas comissões. “Fizemos mobilização e aprovamos o projeto em todas elas. Em março ele entrou na pauta e ficou o ano inteiro, porque a pauta ficou trancada”, relatou.

A deputada Rosane Ferreira (PV-PR), que é enfermeira, disse que já ocorreram quatro ou cinco audiências públicas, além de mobilizações e sessão solene no Plenário. Para ela, é preciso dar um basta. “Não posso pedir para meu povo parar, porque quem vai estar no parto, atrás da seringa da vacina? Mas não estou vendo outra saída”, disse.

Divergências
Para o presidente da CLP, deputado Anthony Garotinho (PR-RJ), “a única maneira de votar a proposta é uma decisão política de um grupo de deputados que apoia esse movimento pelas 30 horas para a Enfermagem para que seja feita uma obstrução da pauta até que esse projeto seja colocado em votação”.

Na opinião da deputada Janete Rocha Pietá (PT-SP), no entanto, uma vez que o presidente se comprometeu a votar a medida assim que houver “uma janela”, a melhor estratégia consiste exatamente no oposto do que propõe Garotinho, em liberar a pauta. “Obstruir apenas impossibilita que outras questões importantes entrem em votação”, afirma.

“Meia verdade”
Segundo Garotinho, a afirmação de Marco Maia de que a matéria somente pode ser votada com a pauta destrancada “é meio verdadeira”. Ele sustentou que “projeto de lei não pode ser votado quando há medida provisória trancando a pauta em sessão ordinária, mas pode em sessão extraordinária”.

O deputado fluminense disse ainda que, no Congresso, tudo é decidido por acordo. Diante disso, providenciou um documento, que foi assinado por líderes e vice-líderes de vários partidos, e levado ao presidente da Câmara, como forma de pressionar o colégio de líderes.

Janete Pietá também discorda dessa opinião de Garotinho. “Até onde eu entendo de regimento, só podem ser convocadas sessões extraordinárias para votar PECs [propostas de emenda à Constituição] e matérias jurídicas”, considerou.

Para resolver definitivamente o problema das obstruções da pauta por medidas provisórias, como ocorre neste momento, em que 12 delas aguardam votação, a deputada acredita que a solução seja uma reforma do regimento. “Temos de mudar o regimento porque não podemos sempre depender de jeitinho, de acordo, para votar as prioridades do povo brasileiro”, defende.

Compromisso
Os deputados Artur Bruno (PT-CE) e Rogério Carvalho (PT-SE) garantiram que “a bancada do PT vai levar ao líder do partido, deputado Jilmar Tatto (SP), a reivindicação de colar a proposta em votação”. Líder do PSC, o deputado Andre Moura (SE) assegurou que, “a todas as reuniões do Colégio de Líderes com o panfleto da enfermagem para lembrar o compromisso da presidente República com a jornada de 30 horas”.

Fonte SaudeWeb

Como será o edifício de saúde no futuro?

Por João Carlos Bross

"Arquitetura será definida por seus usuários em função de inovadores modelos de atenção que o futuro definirá"

O provimento de ações voltadas à Saúde e o Bem Estar das pessoas ao lado da prevenção e atenção às doenças requerem, no exercício da gestão, conhecimento e práticas no estudo e análise de tendências e cenários que se apresentam no ambiente natural e social envolvendo os indivíduos e suas comunidades, exigindo o gerenciamento de inovações, impactos e mudanças decorrentes de suas incorporações na modernização dos processos de trabalho.

Tendências são fatos ou acontecimentos que vão sendo pressentidos lenta ou repentinamente e que se constituem em vetores de utilização inovadora ou de mudanças, gerando novas práticas ou alterando aquelas em curso.

O hoje superado modelo hospitalocêntrico de cuidar dos pacientes “quando doentes”se desagrega pulverizando as atuais atividades médico-hospitalares exercidas em edifícios únicos, e as desloca operacional e fisicamente para junto dos consumidores, fornecendo em Centros Médicos, com nova organização espacial os serviços destinados à promoção da Saúde, aos cuidados primários e com recursos para procedimentos diagnósticos e terapêuticos de curta duração e baixo risco, como cirurgias ambulatoriais e endoscopias resolutivas.

Estes estabelecimentos “na ponta” estenderão sua atuação aos cuidados domiciliares dos pacientes em habitações que estão equipando seus ambientes com dispositivos de conforto para acolher indivíduos portadores de dificuldades locomotoras, de higiene e dietética e demandando cuidados temporários, ou nos períodos de recuperação.

Aos hospitais competirá atender pacientes em situações agudas e estados críticos, reunindo competências multidisciplinares e tecnologias médicas integradas para atuação junto aos que lhes forem referidos pelas unidades de cuidados primários, localizadas junto às comunidades povoadas por consumidores de “serviços de saúde”, sendo, quando necessário, acolhidos nos processos que compõem os “programas de doenças”.

As tendências e expectativas sobre configurações dos futuros sistemas recomendam que a “constelação” de Edifícios de Saúde, com diferentes usos, exijam que contem com os seguintes atributos arquitetônicos:

- Disponham de setores de atividades junto aos consumidores organizados fisicamente, reduzindo fluxos, desperdícios de tempo e esforço humano, facilitando a visão e o controle dos processos. A estrutura de sustentação do edifício, seus fechamentos e dutagens para instalações, deverão permitir flexibilidade para novos e rápidos rearranjos internos.

- Deverá ter seu território dimensionado para permitir expansões que possam ocorrer em decorrência de mudanças ou acréscimos na produção e suporte aos serviços inicialmente prestados.

- Os ambientes internos deverão plasmar (ou seja, modelar) seus ocupantes pela arquitetura de interiores e pela integração visual e interligação com ambientes externos.

Os edifícios acolhem e embalam as atividades que compõem o Negócio da Saúde. A este compete, no foco de sua visão estratégica, definir qual a mais adequada, funcional e econômica configuração predial que atenderá sua produção de serviços e os suportes necessários aos processos, em ambientes que promovam a satisfação de seus funcionários e a recuperação física e emocional de seus pacientes.

O edifício de saúde do futuro terá sua arquitetura definida por seus futuros usuários em função de inovadores modelos de atenção que o futuro definirá!

Fonte SaudeWeb

Novo prédio do Samaritano recebe acreditação JCI

Sempre que acontece aumento de área superior a 25% ou a criação de um novo serviço é necessária uma avaliação de extensão

O Hospital Samaritano de São Paulo acaba de receber a acreditação internacional da Joint Commission International (JCI) para o seu novo prédio hospitalar, inaugurado em abril de 2011. Sempre que acontece aumento de área superior a 25% ou a criação de um novo serviço é necessária uma avaliação de extensão, o que foi realizado pela JCI agora.

Com o novo complexo, o hospital dobrou a área e incorporou novos exames e serviços, como o PET/CT, que precisaram ser avaliados com o intuito de garantir a segurança aos pacientes e profissionais. Os representantes da JCI verificaram também o planejamento para a ocupação da área e o processo de contratação de novos colaboradores realizado pelo hospital.

Segundo o Superintendente Corporativo do Samaritano, Luiz De Luca, a acreditação atesta a eficiência dos processos adotados pelo Samaritano, E diz que é importante focar continuamente no aprimoramento dos processos assistenciais e administrativos, já que a cada certificação, a avaliação torna-se mais rigorosa.

Em 2011, o Samaritano já havia sido acreditado pela terceira vez consecutiva pela JCI. A primeira certificação foi obtida em 2004. O processo para conseguir o selo da JCI seguiu um planejamento estratégico iniciado em 2000, com o foco em segurança assistencial, uniformidade no cuidar, direitos e deveres dos pacientes e indicadores de performance.

Fonte SaudeWeb

Remuneração dos médicos da Unimed cresce 15% em um ano

Levantamento feito pelo Instituto Datafolha mostrou que a remuneração dos 111 mil cooperados, que representam quase um terço dos médicos em atuação do país, mantém-se superior ao ganho por consulta dos médicos não-cooperados

Enquanto a inflação oficial atingiu 6,5% em 2011, a remuneração dos médicos cooperados do Sistema Unimed cresceu, em média, 15%, aponta pesquisa do Instituto Datafolha encomendada pela Unimed do Brasil.

O levantamento também mostrou que a remuneração dos 111 mil cooperados, que representam quase um terço dos médicos em atuação do país, mantém-se superior ao ganho por consulta dos médicos não-cooperados.

De acordo com o presidente da Unimed Brasil, Eudes de Freitas Aquino, um dos reflexos mais evidentes desse cenário é a conquista de 700 mil novos clientes pela Unimed no ano passado, atingindo 18,2 milhões – equivalente a 38% do mercado de planos de saúde no país.

Fonte SaudeWeb

RJ: Shoppings oferecem cada vez mais opções de tratamentos médicos

A Clínica de Diagnóstico por Imagem, o Vida Center, a Associação do Centro Médico, Bronstein Medicina Diagnóstica são alguns dos serviços m[edicos disponibilizados nestes locais

Encontrar serviços médicos e laboratoriais nos shoppings é tendência que se firma cada vez mais nos grandes centros urbanos. No Shopping Tijuca, que fica na região da Grande Tijuca, é possível encontrar clínicas, laboratórios e consultórios de profissionais de diversas especialidades médicas. A Clínica de Diagnóstico por Imagem (CDPI), inaugurada recentemente, é um exemplo: escolheu o shopping Tijuca para abrir a primeira unidade do bairro. Instalada na Torre 1, o espaço oferece exames como ressonância magnética, tomografia computadorizada, ultrassonografia, mamografia, densitometria óssea e Raio X.

De acordo com o marketing do CDPI, também instalado no BarraShopping, zona oeste do Rio, os diferenciais das clínicas e centros médicos em shoppings são o conforto e a praticidade proporcionados aos pacientes. Nestes locais, além da facilidade de acesso, como estacionamentos e segurança, é oferecida a oportunidade de se realizar, em um mesmo lugar, exames de análises clínicas e de imagem, como já acontece no Shopping Tijuca onde há uma unidade CDPI e Sérgio Franco no mesmo local. Além do laboratório Sérgio Franco, as pessoas ainda encontram no shopping serviços de odontologia, dermatologia, fisioterapia, radiologia, psicologia, endocrinologia, cirurgia plástica, ortopedia e até mesmo empresa de equipamentos médicos e hospitalares.

No NorteShopping , que fica na Zona Norte do Rio de Janeiro, existe o Vida Center, um espaço que oferece aos clientes serviços médicos, odontológicos e até de exames em geral. Na Associação do Centro Médico do NorteShopping, por exemplo, os clientes encontram pediatra, ginecologista, obstetra, clínico geral, cardiologista, fonoaudiólogo, nutricionista, gastroenterologista, endocrinologista, oftalmologista, ortopedista, angiologista, dentista e psicólogo. Além disso, são oferecidos eletroencefalograma, MAPA, colonoscopia, ultrassonografia, ecocardiograma e até exames laboratoriais.

O Bronstein Medicina Diagnóstica possui mais de 40 unidades espalhadas pelo Estado do Rio de Janeiro, vários deles dentro de shoppings, como na Barra e Campo Grande, zona oeste do Rio e também em Teresópolis, região serrana do estado.

Seguindo essa tendência, o Recreio Shopping dispõe de uma rede de atendimento de estética e saúde. Ao todo são 29 opções, divididos entre ambulatórios, clínicas e consultórios. Somente o atendimento odontológico soma sete postos, e é possível se consultar com um cardiologista em uma das quatro clínicas que o empreendimento oferece. O Recreio conta com especialistas nas áreas de ginecologia, angiologia, obstetrícia, cirurgia geral, proctologia, pediatria, eletrocardiograma e dermatologia.

Fonte SaudeWeb

CFM pede ajuda ao MPF para apurar fraudes na Unirio

As denúncias foram feitas pela imprensa em 9 de abril, e apontam que cinco alunos usariam irregularmente números de matrículas canceladas para ingressar no curso

O Conselho Federal de Medicina (CFM) acionará o Ministério Público Federal (MPF) a fim de que sejam tomadas as medidas administrativas e judiciais cabíveis voltadas à apuração de suposta fraude na Escola de Medicina e Cirurgia (EMC) da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio). As denúncias foram feitas pela imprensa em 9 de abril, e apontam que cinco alunos usariam irregularmente números de matrículas canceladas para ingressar no curso.

De acordo com o presidente do CFM, Roberto Luiz d’Avila, um aluno que entra na faculdade desta forma demonstra falta de caráter e assim não poderá ser um bom médico. E diz que é preciso evitar este tipo de horror moral que vem acontecendo na sociedade brasileira.

A entidade está preocupada com fraudes em vestibulares nas escolas de Medicina do país. O CFM também informa que se colocará à disposição do Ministério da Educação (MEC) para esclarecer se as mesmas irregularidades ocorrem em outras escolas.

Fonte SaudeWeb

Governo quer regular margens para impulsionar indústria de equipamentos

Para fazer isso,será usado o poder de compras públicas, por meio de parcerias vinculadas a demandas específicas e margens de preferência, dividias em grupo, pela regulamentação da Lei 12.349/2010

O diretor da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos do Ministério da Saúde, Zich Moysés Júnior, afirmou nesta quarta-feira, (11), durante o 1º CIMES – Congresso da Inovação em Materiais e Equipamentos para Saúde, que o governo estuda propostas para regular as margens de preferência previstas na Lei 12349/2010 para compras do setor de equipamentos médicos para o SUS.

Segundo ele o crescimento populacional, a transição demográfica com envelhecimento da população, o aumento da renda e os avanços tecnológicos na área da saúde aumentarão a demanda e o consumo em saúde, o que aumenta também déficit da balança comercial do setor.

Para equilibrar esse cenário, Moysés afirmou que o governo fará uso de seu poder de compras públicas, por meio de parcerias vinculadas a demandas específicas e margens de preferência, dividias em grupo, pela regulamentação da Lei 12.349/2010.

No primeiro grupo estariam os produtos produzidos nacionalmente e que sofrem concorrência predatória e que teriam até 25% margem (ex: luvas, seringas, equipos, coils, etc.). No segundo grupo, produtos produzidos nacionalmente e com integração produtiva mínima de 60%, com até 20% de margem e no terceiro, produtos montados no Brasil, com 5% de margem, restrita a 2 anos.

O lançamento das propostas para essas margens deve acontecer no início de segundo semestre.

Ainda segundo o diretor, o uso atual do poder de compra da Saúde é de R$ 4 bilhões/ano em compras públicas.

Fonte SaudeWeb

Mundo terá 2 bilhões de idosos em 2050, diz OMS

Em quatro décadas, 80% das pessoas com idade avençada viverão em países em desenvolvimento e emergentes

A Organização Mundial da Saúde chama atenção, por ocasião do Dia Mundial da Saúde, para aumento do número de pessoas com mais de 60 anos. Em quatro décadas, 80% dos idosos viverão em países em desenvolvimento e emergentes.As informações são do portal Terra.

A população mundial está envelhecendo rapidamente. Em poucos anos, já haverá no mundo mais pessoas acima dos 60 anos do que crianças menores de cinco, informou a OMS. E o problema não se restringe ao países ricos.

De acordo com o diretor do Instituto para Envelhecimento e Planejamento de Futuro da OMS em Genebra, John Beard, muitas pessoas ainda acreditam que isso só diga respeito aos países ricos. E diz que atualmente, os países com renda baixa e média são os que passam pelos processos de envelhecimento mais rápidos. Em 2050, haverá 2 bilhões de pessoas idosas no mundo, e 80% delas viverão em países que atualmente classificamos como emergentes ou em desenvolvimento.

Na verdade, a notícia pode ser considerada boa, pois significa que a expectativa de vida e o bem-estar da população estão aumentando em termos globais. Entretanto, a idade avançada é comumente vista como um efeito colateral do desenvolvimento socioeconômico.

A chefe da OMS, Margareth Chan diz que no passado, sempre se falava no prolongamento da vida por alguns anos. Isso está certo, e os países estão conseguindo progressos enormes nesse sentido. Porém, envelhecer não basta, seria preciso dar um passo adiante. É preciso preencher os anos adicionais com qualidade de vida. Para Chan, as pessoas de todo o mundo têm o direito de envelhecer com boa saúde.

Mesmas causas de morte para todos
Em todo o mundo, os idosos morrem hoje das mesmas doenças. Beard conta que até mesmo nos países pobres, as causas de morte e invalidez mais comuns são doenças não infecciosas, de acordo com os estudos mais recentes sobre o assunto.

O tratamento de tais problemas de saúde é geralmente simples e barato. Além disso, muitas das doenças podem ser evitadas por um estilo de vida saudável. Mesmo assim, nos países em desenvolvimento morrem quatro vezes mais pessoas das chamadas “doenças do estilo de vida” do que nos países ricos. A razão é a falta de cuidados médicos básicos.

Fonte SaudeWeb

Processo Seletivo Prefeitura de Rio dos Índios – RS

A Prefeitura do Município de Rio dos Índios, localizado no Estado do Rio Grande do Sul, que dista 427 Km da capital, está dispondo de vagas em seu quadro de Servidores Municipais no intuito de preencher cargos emergencias e Cadastro de Reserva. Ao todo serão 18 vagas para as seguintes funções:
Agente de Saúde (02),  Agente Visitador- Monitor (06), Farmacêutico (01), Monitor Social- Nível Médio (01), Monitor Social - Nível Superior (04), Operador de Máquinas (02), Psicólogo (01), Ténico em Enfermagem (01).
Vencimentos:
Os valores  de cada vencimento estão subordinados ao cargo que será exercido e variam entre R$ 493,02 a R$ 1.506,22. O regime de trabalho será em cargas horárias de 20 e 40 horas.
Inscrições:
As inscrições estarão em aberto até o dia 13 de abril de 2012 e serão efetuadas exclusivamente na sede da Prefeitura Municipal na Secretaria de Administração. A taxa de inscrição não será cobrada neste Concurso Público.
Provas:
O Processo Classificatório e Eliminatório dar-se-à por intermédio de provas objetivas com questões de múltipla escolha a serem aplicadas no dia 21 de abril de 2012. O local que as provas deverão ser realizadas é nas dependências da Escola Estadual de Ensino Médio Romano Padoan, no referido município de Rio dos índios. O horário em que  terão início às provas é às 8 horas da manhã.

Concurso Prefeitura de Planalto (RS)

No intuito de preencher cadastro de reserva em diversos cargos no funcionalismo público do município de Planalto, Estado do Rio Grande do Sul, é que a Prefeitura do referido município lançou Concurso Público e Processo Seletivo com 61 vagas nos níveis Fundamental Médio e Superior. As vagas de acordo o nível de instrução são às seguintes:
Nível Fundamental:
Agente Comunitário de Saúde, Agente Administrativo Auxiliar, Eletricista, Motorista, Operador de Máquinas, Operário, Pintor, Servente.
Nível Médio e Técnico:
Visitador do PIM, Diretor de Patrimônio, Fiscal Tributário, Técnico Agrícola, Técnico em Enfermagem e Tesoureiro.
Nível Superior:
Arquiteto, Controle Interno, Médico, Professor de Educação Infantil, Veterinário e Professor de Filosofia e História.
Salários:
De acordo o edital para todos esses cargos o vencimento será proporcional a função e varia de R$ 622,00 a R$ 3.359,75 e o regime de trabalho de 20 e 40 horas semanais.
Inscrições:
As inscrições poderão ser realizadas até o dia 20 de abril de 2012 diretamente na sede da Prefeitura Municipal em horário comercial de segunda a sexta-feira. A taxa de inscrição é de R$ 40,00 para todos os cargos de Nível Médio e Fundamental e de R$ 80,00 para Superior. 
Provas:
Para todos os cargos haverá provas escritas que deverão ser aplicadas na manhã do dia 20 de maio de 2012. O local extato e o horário será divulgado no site da organizadora, a saber, Precisão Concursos, no seguinte endereço eletrônico: http://www.precisaoconcursos.com.br/.
Validade do Processo Seletivo:
 A validade do Concurso e do Processo Seletivo Público será de 02 anos, prorrogável à critério da Administração, por igual período.

Prefeitura de Morpará - BA lança edital de concurso para 189 vagas

A Prefeitura baiana de Morpará abriu inscrições para concurso público visando o preenchimento de 189 vagas em cargos de todos os níveis de escolaridade. O salário varia de R$ 622,00 a R$ 6.000,00.

Há oportunidades para os cargos de Auxiliar de Serviços Gerais, Vigilante, Operador de Máquinas Pesadas, Motorista B, Motorista D, Motorista Escolar, Auxiliar de Vigilância Escolar, Agente de Alimentação Escolar, Auxiliar de Serviços Administrativos Educacionais, Agente de Combate às Endemias, Assistente Administrativo, Auxiliar Administrativo, Fiscal de Obras e Posturas, Fiscal de Tributos, Fiscal de Saúde Pública, Assistente Administrativo Educacional, entre outros cargos.

As inscrições serão realizadas até o dia 27 de abril de 2012, exclusivamente, pela internet no site www.fundacaocefetbahia.org.br/pmmorpara/concurso.asp.

A taxa de inscrição varia de R$ 45,00 a R$ 100,00, de acordo com o cargo escolhido.

As provas para todos os cargos serão aplicadas exclusivamente no município de Morpará no dia 13 de maio de 2012, no turno matutino, sendo certo que qualquer alteração de data, local e/ou turno será especificada oportunamente em Edital publicado no site: www.fundacaocefetbahia.org.br/pmmorpara/concurso.asp

Os gabaritos, as questões das provas aplicadas e os resultados de cada uma das etapas do concurso, para fins de recursos, estarão disponíveis na sede da Fundação CEFETBAHIA, situada no Boulevard América, n°. 749, Jardim Baiano, Nazaré, Salvador - BA e no endereço eletrônico: www.fundacaocefetbahia.org.br/pmmorpara/concurso.asp a partir do primeiro dia útil após a aplicação das provas e/ou do resultado de cada uma das etapas previstas no concurso.

O prazo de validade do concurso será de 02 anos, contados da data da respectiva homologação, podendo este prazo, antes de esgotado, ser prorrogado uma vez, por igual período, a critério da Administração, por ato expresso do Prefeito Municipal de Morpará.

Prefeitura de Santarém - PA abre vagas para Agente de Saúde e Endemias

A Prefeitura de Santarém, no Estado do Pará, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SEMSA), publicou o edital do Processo Seletivo Simplificado nº 001/2012, que estabelece a oferta de 411 vagas para o cargo de Agente Comunitário de Saúde (ACS) e 120 vagas para o cargo de Agente de Combate às Endemias em cargo efetivo de Nível Fundamental Completo. O salário será de R$ 622,00.
As inscrições vão até o dia 23 de abril de 2012. Podem ser feitas no endereço eletrônico  da Prefeitura de Santarém (http://www.santarem.pa.gov.br/). O valor da taxa de inscrição a ser paga pelo candidato é de R$ 35,00 para os dois cargos.
O concurso será dividido em duas etapas: a primeira com prova objetiva de Múltipla Escolha, de caráter eliminatório e classificatório, que será realizada no dia 06 de Maio de 2012, contendo 40 questões objetivas e uma subjetiva. Serão 04 horas de prova, com início marcado para às 8h e término às 12h. Os candidatos devem comparecer nos locais, a serem divulgados no site da Prefeitura, com uma hora de antecedência.  A segunda etapa, de caráter classificatório, é a prova de títulos para os candidatos aprovados na prova objetiva. A prova de título ocorrerá no período de 21 a 22 de maio de 2012.  
Os gabaritos serão divulgados no dia 07 de Maio de 2012 no site http://www.santarem.pa.gov.br/ e no quadro de avisos do Município de Santarém, Secretaria Municipal de Administração e Secretaria Municipal de Saúde.
O processo seletivo terá a validade de 1 ano podendo ser prorrogado uma vez por igual período.

Concurso Prefeitura de Alvorada - RS

No município de Alvorada, no Estado do Rio Grande do Sul, foi aberto concurso público com objetivo de preencher 41 vagas em cargos de níveis fundamental, médio e superior no Quadro de Pessoal da Prefeitura Municipal. Os salários variam entre R$ 995,93 a R$ 2.988,47, para carga horária de 20, 30 e 40h semanais.
Cargos
Nível Fundamental - Carpinteiro, Eletricista, Mecânico, Motorista, Mecânico de Maquinário Pesado e Operador de Maquinário Pesado;
Nível Médio - Auxiliar Administrativo, Auxiliar de Topógrafo, Técnico Ambiental, Técnico de Segurança do Trabalho, Técnico em Enfermagem, Técnico em Higiene Dental, Técnico em Radiologia, Topógrafo e Guarda Municipal;
Nível Superior - Contador, Enfermeiro, Engenheiro Civil, Farmacêutico Bioquímico, Fisioterapeuta, Fonoaudiólogo, Geólogo, Médico Cardiologista, Médico Cirurgião Geral, Médico Cirurgião Vascular, Médico Clínico, Médico Dermatologista, Médico do Trabalho, Médico Gastroenterologista, Médico Gineco-Obstetra, Médico Infectologista, Médico Neurologista, Médico Ortopedista/Traumatologista, Médico Otorrinolaringologista, Médico Pediatra, Médico Pneumologista, Médico Proctologista, Médico Psiquiatra, Médico Reumatologista, Médico Urologista, Nutricionista, Odontólogo e Terapeuta Ocupacional.
Inscrições
O concurso terá a coordenação técnico-administrativa da Fundação de Apoio da Universidade Federal do Rio Grande do Sul - FAURGS. Assim, os interessados em participar têm até o dia 16 de abril de 2012 para acessar o site da fundação (www.faurgs.ufrgs.br/concursos e) e garantir a inscrição. O candidato poderá também se dirigir à Sede da Prefeitura Municipal de Alvorada, na Av. Getúlio Vargas, 2266, Alvorada/RS ou à Sede da FAURGS, na Av. Bento Gonçalves, 9500, prédio 43.609, 3.° andar, Bairro Agronomia, Campus Vale da UFRGS, Porto Alegre/RS.
Os valores de Taxa de Inscrição são os que seguem:
R$ 35,00, para cargos de Nível Fundamental (Completo e Incompleto);
R$ 60,00, para cargos de Nível Médio;
R$ 90,00, para cargos de Nível Superior.
Provas
A Prova Escrita Objetiva será realizada, para todos os cargos, no município de Alvorada e/ou Grande Porto Alegre, RS, na data provável de 20 de maio de 2012, em um mesmo turno, em hora e local a serem designados através de Edital divulgado em locais previstos no item 2 deste Edital, no prazo mínimo de 08 dias de antecedência da data de realização da mesma.
A divulgação de gabarito preliminar de Prova Escrita Objetiva, será na data prevista de 22 de maio de 2012 (terça-feira). Após homologação do resultado final, o certame terá validade de dois anos, podendo ser prorrogado, por igual período.

UFAM abre vagas para Magistério Superior

Está publicado o edital de concurso público da Universidade Federal do Amazonas (UFAM) destinado ao preenchimento de 22 vagas para professor de carreira na capital e no interior do Estado, com salários que chegam até R$ 6.722,85. Além do salário, os novos servidores terão os seguintes benefícios: Auxílio Alimentação e Auxílio Transporte.

São oito vagas destinadas às Unidades Acadêmicas da capital, nas áreas de Enfermagem, de Fisiologia Vegetal, de Economia, de Medicina Legal e Deontologia, de Pediatria, de Urologia e de Química. Além de cinco vagas para o Instituto de Ciências Exatas e Tecnologia (ICET), em Itacoatiara, e nove vagas para o Instituto de Saúde e Biotecnologia (ISB), em Coari.

As inscrições devem ser feitas até o dia 08 de maio de 2012, nas secretarias das Unidades Acadêmicas, relacionadas de acordo com área do concurso: Faculdade de Estudos Sociais (FES), Instituto de Ciências Exatas (ICE), Faculdade de Ciências Agrárias (FCA) Faculdade de Odontologia (FAO), Faculdade de Medicina e Centro de Artes (CAUA). As inscrições para as vagas do ICET e do ISB devem ser feitas na Secretaria de Departamento de Recursos Humanos (DRH), no  prédio administrativo do Setor Norte do Campus Universitário.

Os valores de taxa de inscrição são os que seguem:

R$ 37,97, Professor Auxiliar em regime de 20 horas, especialista ou não;
R$ 68,94, Professor Auxiliar em regime de Dedicação Exclusiva;
R$ 40,28, Professor Assistente em regime de 20 horas;
R$ 111,16, Professor Assistente em regime de Dedicação Exclusiva;
R$ 168,07, Professor Adjunto em regime de Dedicação Exclusiva.

O processo seletivo será realizado em quatro (04) etapas distintas: 1ª- Análise do Pedido de Inscrição (sem participação dos candidatos e de caráter eliminatório); 2ª - Prova Escrita (de caráter eliminatório, nota mínima sete (07) inteiros); 3ª - Prova Didática (de caráter eliminatório, nota mínima de sete (07) inteiros) que, em atenção ao Decreto 6.944 de 21 de agosto de 2009, no seu Art. 13, parágrafo 3°, deverá ser realizada em sessão pública e gravada para efeito de registro e avaliação e 4ª - Prova de Títulos (pontuação absoluta ou ponderada constante da Resolução 026/2008 e da Resolução 007/2009, sem participação dos candidatos e de caráter classificatório).

O calendário definitivo das provas será divulgado no endereço eletrônico http://www.proplan.ufam.edu.br/.

Para os candidatos selecionados além dos limites de vagas indicados neste Edital e que tiverem seus nomes em listagem de aprovados, por ordem de classificação, fica fixado o prazo de validade do concurso de um (01) ano após a homologação e publicação do resultado final no DOU, passível de prorrogação por igual período.

Concurso Prefeitura de São José das Missões - RS

Estarão abertas as inscrições para o concurso público e processo seletivo da Prefeitura de São José das Missões, Estado do Rio Grande do Sul. A finalidade das seleções é prover vagas imediatas e formar Cadastro Reserva  (CR) com a execução técnico-administrativa da empresa Precisão Concursos & Serviços.
O edital lista 33 vagas para cargos de nível fundamental, médio e superior, com salários variados de R$ 575,91 a R$ 2.735,62 para carga horária de 16 a 40h semanais. Do total de vagas, 5% será reservada às pessoas com deficiência.
Cargos
As oportunidades são para os cargos de Agente Comunitário de Saúde, Agente Administrativo I, Assistente Social, Atendente, Auxiliar de Serviços Gerais, Dentista, Eletricista, Enfermeiro, Engenheiro Civil, Médico, Monitor do PIM, Motorista, Operador de Máquinas I e II, Professor, Psicólogo, Servente, Técnico em Enfermagem, Telefonista, Vigilante e Visitador do PIM.
Inscrições e Taxas
As inscrições serão realizadas no período de 12 até 26 de abril de 2012, no horário de 08h00min as 11h30min e das 13h30min as 17h00min. O Local das inscrições será somente no Centro Administrativo Municipal de São José das Missões, localizado na Avenida 20 de Março, nº 1385, centro, São José das Missões-RS. As taxas variam de R$ 50,00 a R$ 120,00 de acordo com o cargo escolhido.
Provas, Gabaritos e Validade
As provas serão aplicadas provavelmente no dia 20 de maio de 2012. Os locais de realização das provas serão  divulgados através de Edital publicado nos sites  http://www.precisaoconcursos.com.br/ e http://www.saojosedasmissoes.rs.gov.br/ e quadro mural da Prefeitura Municipal de São José das Missões, com antecedência mínima de 08 dias da realização das mesmas. O gabarito será divulgado no dia 21 de maio de 2012.
O concurso terá validade por até 02 anos, podendo ser prorrogado por igual período.

Concurso Feaes de Curitiba 2012

Começam nesta quarta-feira (11) as inscrições ao processo seletivo da Fundação Estatal de Atenção Especializada em Saúde de Curitiba (Feaes) para contratação imediata de médicos clínicos gerais e pediatras. Os médicos contratados vão atuar nas oito unidades da rede de urgências (CMUMs) e no Serviço Móvel de Urgência (Samu).
As inscrições não têm custo e devem ser feitas até o próximo dia 16 de abril, na Rua Lothário Boutin, 90, Pinheirinho.
Com o processo seletivo, a Feaes pretende suprir a rede de atendimento de urgências médicas com profissionais em número suficiente para cobrir de um mínimo de 60 até 180 horas mensais de trabalho de clínicos e de pediatras.
Isso significa que poderão ser contratados até 300 médicos clínicos gerais e 100 pediatras. São quinze vagas preferenciais para portadores de deficiências entre os clínicos e cinco entre os pediatras. A remuneração pode variar de R$ 2,7 mil até R$ 8,1 mil, dependendo da carga horária de trabalho assumida por cada profissional.
Com informações da Prefeitura de Curitiba

Concurso Prefeitura de Piedade dos Gerais - MG

A Prefeitura de Piedade dos Gerais, Estado de Minas Gerais, publicou edital de concurso público de provas e de provas e títulos para prover 67 vagas. O concurso público será gerenciado pela empresa JMS Tecnologia e Serviços Ltda.

Cargos
Auxiliar administrativo, auxiliar de contabilidade, auxiliar de estoque almoxarifado, eletricista, enfermeiro, farmacêutico, faxineira, fisioterapeuta, gari, médico, motorista, motociclista, nutricionista, operador de máquinas, pedagogo-orientador, professor, psicólogo, recepcionista, secretário escolar, serviçal escolar, técnico em enfermagem e vigia. Os salários oferecidos podem chegar até R$ 4.000,00 para carga horária de 04 a 40h semanais.

Inscrições
O candidato poderá realizar sua inscrição através da internet no endereço eletrônico www.jmsbhz.com.br/concurso, das 9hs do dia 11 de junho até às 23:59hs do dia 11 de julho de 2012, observado o horário oficial de Brasília-DF.  As taxas variam de R$ 30,00 a R$ 50,00 e deverá ser paga até seu vencimento.

Provas
A data prevista para realização das provas é dia 12 de agosto de 2012. Os candidatos inscritos  receberão o Cartão definitivo de inscrição, enviado pelos Correios, mas também poderão consultar as informações sobre as provas no Quadro de Avisos de Publicações da Prefeitura Municipal de Piedade dos Gerais, bem como no site de inscrições.

Validade
O concurso terá validade de 2 anos a contar da data de sua homologação, podendo ser prorrogado por igual período, conforme disposto no artigo 14 da Lei nº 461/96, mediante ato próprio, tendo a Prefeitura o mesmo prazo para o preenchimento das vagas.

Concurso Prefeitura de Cajuri - MG

A Prefeitura de Cajuri, Estado de Minas Gerais, através da JMS Tecnologia e Serviços LTDA, já publicou seu mais recente edital de concurso público de Provas e Provas e Títulos. São 42 vagas para profissionais de nível fundamental, médio e superior com salários de até R$ 3.140,33.
Cargos
Assistente social, auxiliar administrativo, auxiliar de saúde, auxiliar de serviços gerais, enfermeiro, faxineiro, médico, motorista, professor, pcicólogo, técnico e entre outros.
Inscrições
Os interessados deverão fazer suas inscrições de 14 de maio a 13 de junho de 2012, no Centro Cultural Padre Oswaldo Renato Cunha (Antiga Estação Rodoviária), situada na Praça Capitão Arnaldo Dias de Andrade, s/nº – Centro - Cajuri/MG, das 8hs. às 11hs. e de 13hs. às 17hs. As taxas variam de R$ 35,00 a R$ 80,00 de acordo com o cargo escolhido.
Provas
A data prevista para realização das provas é dia 22 de julho de 2012. Os candidatos inscritos no concurso farão a Prova Objetiva de Múltipla Escolha em data, local e horário a serem informados, através do Cartão definitivo de inscrição, enviados pelos Correios, no Quadro de Avisos de Publicações da Prefeitura Municipal de Cajuri, bem como no endereço eletrônico www.jmsbhz.com.br/concurso.
Validade
O concurso terá validade de 2 anos a contar da data de sua homologação, podendo ser prorrogado por igual período, mediante ato próprio da administração municipal.

Concurso Prefeitura de Buriti Alegre - GO

No município de Buriti Alegre, Estado de Goiás, a Prefeitura abriu processo seletivo com o objetivo de preencher 385 postos de trabalho dos níveis fundamental, médio e superior. A seleção dos candidatos e a operacionalização geral do certame estão sob a responsabilidade do Instituto Cidades - IC.

Os vencimentos variam de R$ 622,00 a R$ 1.500,00 em carga horária de 30 e 40h semanais, lembrando que candidatos portadores de deficiência também poderão participar da seleção, reservadas as condições estabelecidas no edital.

Cargos
Agente de Arrecadação e Fiscalização, Assistente Educacional, Assistente Social, Agente Administrativo, Auxiliar de serviços gerais, Eletricista, Escriturário III, Escriturário IV, Fiscal de Tributos, Fiscal de Posturas e Obras IV, Fiscal de Vigilância Sanitária, Merendeira, Motorista CNH: “D”, Operador de Máquina - IV, Pedreiro, Professor nível III, Professor de Educação Física e Técnico em Higiene Dental.

Inscrições e Taxas
As inscrições serão efetuadas exclusivamente pela internet, no site http://www.institutocidades.org.br/, até as 23 horas e 59 minutos do dia 13 de maio de 2012. As taxas variam de R$ 48,00 a R$ 100,00 de acordo com o cargo escolhido.

Provas
As provas Objetivas serão realizadas na cidade de Buriti Alegre, no Estado do Goiás, com data
prevista para o dia 20 de maio de 2012, em locais e horários que serão divulgados oportunamente na internet, no site: http://www.institutocidades.org.br/.

Validade
O prazo de validade desta seleção será de 02 anos, prorrogável por igual período, a contar da data de homologação do Concurso.

Concurso Prefeitura de Filadélfia - BA

Visando preencher 91 vagas e formar cadastro de reserva em cargos de níveis fundamental, médio/técnico e superior, a Prefeitura de Filadélfia, na Bahia, tornou pública a abertura do edital nº 01/2012 de concurso público. Os vencimentos oferecidos variam de R$ 622,00 a R$ 3.802,21, em jornadas de 20 a 40 horas semanais. Do total de vagas, 5% são destinadas à pessoas portadoras de deficiência.

Quem tem apenas o nível fundamental poderá concorrer às chances para motorista, auxiliar de serviços gerais, coveiro e guarda.

No nível médio, os candidatos poderão disputar as vagas de auxiliar administrativo e técnico agrícola.

Já para candidatos de nível superior as opções são os cargos de contador, enfermeiro (36 horas), fisioterapeuta, inspetor de vigilância sanitária, médico dermatologista, médico ginecologista, médico pediatra, veterinário e psicólogo.

Além dessas vagas, o certame está oferecendo vagas para o REDA - Regime Especial de Direiro Administrativo, nos cargos de assistente social, enfermeiro (40 horas), médico (20 horas), nutricionista e técnico em enfermagem.

Para participar, o candidato deverá se inscrever até o dia 13 de abril de 2012, na Antiga Camara Municipal, Praça Cecentino Pereira Maia, s/nº, Centro - Filadélfia/BA, no horário das 09:00 às 12:00 das 13:00 às 16:00.

A taxa de inscrição varia de acordo com o nível de escolaridade, sendo R$ 60,00 para nível fundamental, R$ 60,00 para nível médio/técnico e R$ 100,00 para nível superior.

As provas serão realizadas no município de Filadélfia, agendadas para o dia 06 de maio de 2012, com horário e local ainda não divulgados, os quais serão disponibilizados pelo endereço eletrônico http://www.planejarconcursos.com.br/.

O gabarito para conferência do desempenho dos candidatos será divulgado pela internet até o 3° (terceiro) dia útil após a realização da respectiva prova.

O prazo de validade do concurso será de 02 (dois) anos, contados da data da publicação de sua homologação, podendo, antes de esgotado, ser prorrogado uma vez, por igual período, a critério da Administração por ato expresso do Chefe do Poder Executivo do Município.

Prefeitura de Águas Lindas de Goiás (GO) abre concurso público

A Prefeitura de Águas Lindas de Goiás, Estado de Goiás, através da Secretaria Municipal de Saúde, está com inscrições abertas para o concurso público, que vai selecionar novos servidores, tanto para admissão imediata quanto convocação futura (Cadastro de Reserva).
O edital estabelece que estão sendo distribuídas 1.060 vagas, sendo 562 imediatas e 498 para cadastro de reserva, em cargos de nível fundamental, médio e superior. A oferta salarial é de até R$ 7.500,00 e o concurso será executado pelo Instituto Cidades - IC.
Cargos
As vagas são para os cargos de enfermeiro, fisioterapeuta, odontólogo, médico, assistente social, fonoaudiólogo, nutricionista, psicólogo, atendente de farmácia, recepcionista, técnico em enfermagem, atendente de consultório dentário, auxiliar de serviços gerais e vigia.
Inscrições
As inscrições serão efetuadas exclusivamente pela internet, no site http://www.institutocidades.org.br/, até às 23 horas e 59 minutos do dia 13 de maio de 2012.

Na impossibilidade de acesso particular à internet, o candidato poderá efetuar sua inscrição no terminal disponibilizados pelo Instituto Cidades no Posto Facilitador, no Vapt Vupt de Águas Lindas, Av. JK, qd. 24, lotes 04/05, Jardim Brasília - Águas lindas de Goiás - CEP 72910-000, das 8h às 12h e 13h às 17h.
As taxas variam de R$ 38,00 para cargos de nível fundamental, R$ 69,00 para nível médio e R$ 120,00 para nível superior.
Provas
As provas objetivas serão realizadas na própria cidade de Águas Lindas de Goiás ou em Municípios circunvizinhos, se preciso for, com data prevista para o dia 10 de junho de 2012, em locais e horários que serão divulgados oportunamente na internet, pelo site: http://www.institutocidades.org.br/.
Validade
O prazo de validade do concurso será de 02 anos, prorrogável por igual período, a contar da data de homologação.

Concurso Prefeitura de São Lourenço do Sul - RS

Aberto concurso público na Prefeitura de São Lourenço do Sul, município conhecido como "Pérola da Lagoa", distante 198 Km da capital do Estado do Rio Grande do Sul. Ao todo, estão sendo disponibilizadas 54 vagas em cargos de diversos níveis e com salários que podem variar de R$ 652,85 a R$ 2.892,00.
Cargos
Quem possui nível Fundamental poderá concorrer às vagas de Motorista (07), Operador de Máquinas (04), Operário (03). Já os que completaram o nível Médio e Técnico poderão se candidatar  a uma das vagas nos cargos de Agente Administrativo (04), Almoxarife (01), Fiscal de Obras (02), Secretário de Escola (16), Técnico em Enfermagem (05), Acompanhante Terapêutico (cadastro de reserva), Fiscal Ambiental (01), Fiscal Sanitário (01), Mecânico (03), Professor de Educação Infantil (cadastro de reserva), Fiscal Fazendário e Técnico em Contabilidade (01).
Por fim, quem tiver formação de nível Superior poderá optar por cargos como Arquiteto (cadastro reserva), Bibliotecário (01), Engenheiro Civil (01), Biólogo (01), Nutricionista (cadastro de reserva), Terapeuta Ocupacional (cadastro de reserva), Professor de Ensino Religioso (01), Professor de Geografia (cadastro de reserva), Professor de História (cadastro de reserva), Professor de Língua Alemã (cadastro de reserva), Professor de Língua Espanhola (cadastro de reserva), Professor de Língua Inglesa (01) e Contador (cadastro de reserva)
Inscrições
As inscrições poderão ser realizadas de 12 a 26 de abril de 2012 através do endereço eletrônico: http://www.premierconcursos.com.br/. O valor da taxa de inscrição varia de R$ 35,56 a R$ 71,10.
Provas
Háverá provas objetivas, práticas e de títulos, segundo a exigência do cargo pretendido. A data da prova objetiva ainda não foi divulgada, mas os candidatos deverão acompanhar tais informes no site de inscrições.
A validade deste concurso será de 02 anos, mas poderá ser prorrogado por igual período uma única vez. 

Concurso IFSULDEMINAS

O Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais (IFSULDEMINAS) publicou edital de concurso público para preenchimento de 20 vagas nos cargos de Engenheiro Civil, Assistente em Administração, Técnico em Eletrônica, Técnico em Enfermagem, Técnico em Tecnologia da Informação e Técnico  de Laboratório. Os vencimentos variam de R$ 1.821,94 para nível médio e de R$ 2.989,33 para nível superior, em carga horária de 40h semanais.
Somente serão admitidas inscrições via internet, no endereço eletrônico da própria instituição promotora (http://www.ifsuldeminas.edu.br/), solicitadas até às 23:59h do dia 01 de maio de 2012. As taxas variam de R$ 60,00 e R$ 80,00.
A prova objetiva será aplicada provavelmente no dia 27 de maio de 2012, na cidade de Pouso Alegre. Em nenhuma hipótese será permitida a realização das provas em outra cidade. O local e horário serão definidos a posteriori e divulgados no dia 21 de maio de 2012. O gabarito oficial da prova objetiva será publicado a partir de 24 horas da realização da prova.
O concurso  terá validade de 01 ano, a contar da data de publicação da homologação do resultado final no Diário Oficial da União, podendo ser prorrogado uma vez, por igual período, conforme artigo 12 da Lei nº. 8.112/90 e inciso III, artigo 37 da CF/88.

Processo seletivo do Grupo Hospitalar Conceição

O Grupo Hospitalar Conceição (GHC), no Rio Grande do Sul, formado pelos hospitais Conceição, Criança Conceição, Cristo Redentor e Fêmina, 12 postos de saúde do Serviço de Saúde Comunitária, três centros de Atenção Psicossocial (CAPS) e pelo Centro de Educação Tecnológica e Pesquisa em Saúde - Escola GHC, está com inscrições abertas para o processo seletivo destinado a contratação emergencial de 34 Médicos.

São 05 oportunidades para a área de Anestesiologia, 20 para Clínica Médica, 03 para Medicina Intensiva e outras 06 para Radiologia - Diagnóstico por Imagem.

Todos os contratados terão direito a salário de R$ 8.550,00 por 12 plantões mensais e caso realizem plantões noturnos, o valor pode chegar a R$ 12.864,13, considerando adicional noturno e horas extras.

As inscrições estarão abertas até 18 de abril de 2012, das 8h30min às 12h e das 13h30min às 17h, no Setor de Recrutamento e Seleção, na Gerência de Recursos Humanos do GHC, localizada na Av. Francisco Trein, 596, Bairro Cristo Redentor, Porto Alegre (RS).

A previsão é de que os candidatos sejam avaliados por meio de análise curricular.