Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quinta-feira, 12 de abril de 2012

Menopausa precoce pode afetar a visão

Mulheres devem ficar atentas às disfunções da tireoide que podem interferir na produção hormonal

A interrupção da menstruação antes dos 45 anos aumenta o risco de catarata, doença que torna o cristalino turvo e responde por 47% dos casos de cegueira no mundo, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS). Esta é a conclusão de uma metanálise feita pelo oftalmologista do Instituto Penido Burnier, Leôncio Queiroz Neto, que revisou 16 estudos realizados entre 1992 e 2007 sobre os efeitos da TRH (Terapia de Reposição Hormonal) na saúde da mulher.

O especialista explica que a menopausa precoce predispõe à catarata prematura porque o epitélio (camada externa) do cristalino tem receptores de estrogênio capazes de inibir proteínas chamadas de fatores de crescimento, como o TGF-beta, que induzem à doença.

— Não quer dizer que toda mulher que tem menopausa precoce deva fazer reposição hormonal para proteger a saúde dos olhos. É necessário diagnosticar a causa da queda de hormônios que, em muitos casos, requer outras terapias — ressalta o médico.

O especialista diz que este é o caso da Síndrome do Ovário Policístico, que altera as funções ovarianas e oculares, assim como as rotinas estressantes, fumar ou ingerir bebidas alcoólicas, ou ainda das alterações sistêmicas como diabetes e disfunções da tireoide.

Mudança repentina de peso sinaliza perigo
Perda ou ganho de peso repentino é um dos sinais de disfunções da tireoide que podem interferir na saúde ocular e na produção dos hormônios sexuais femininos.

— Nem sempre essas alterações ocorrem simultaneamente, mas a disfunção da tireoide, sem qualquer outra alteração conjunta, representa maior risco para a visão da mulher — comenta Queiroz Neto.

A estimativa é de que 3% da população feminina tenham menopausa precoce, enquanto dados da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia apontam que 10% das mulheres de até 40 anos têm disfunções da tireoide, na maioria dos casos provocadas pelo consumo de sal acima das 6 gramas diárias (dose recomendada pela OMS).

Segundo o médico, o excesso de sal eleva a concentração de sódio no organismo e isso aumenta em 53% o risco de catarata.

Dicas de prevenção
:: Retirar o saleiro da mesa.

:: Substituir embutidos por carnes frescas.

:: Evitar sopas e temperos industrializados que contenham sal.

:: Reduzir o consumo de sal para 5 gramas/dia após os 50 anos.

Fonte Zero Hora

Nenhum comentário:

Postar um comentário