Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quarta-feira, 5 de junho de 2013

Mutirão da saúde - Programa "Horas da Vida" faz parceria com a Unibes

Qualidade de vida e promoção da saúde. É isso que médicos participantes do programa Horas da Vida têm como objetivo. Para isso, eles estabeleceram uma parceria com a Unibes – União Brasileiro-Israelita do Bem-Estar Social,  que visa oferecer atendimento médico gratuito e especializado, em várias áreas, de acordo com as necessidades dos usuários da instituição.
 
No próximo dia 23 de junho, acontece um mutirão da saúde para mais de 500 usuários dos programas da Unibes. Será oferecido um ciclo de palestras educativas e orientações de promoção de saúde e qualidade de vida:
 
- Saúde do homem - Dr. César Câmara (urologista): foco nas doenças do homem como alterações da próstata, planejamento familiar e DSTs;
 
- Saúde da mulher - Dr Rogério Tabet (ginecologista): informações sobre as doenças específicas das mulheres, planejamento familiar e DSTs;
 
- Hipertensão e obesidade - Dr Aécio Goes (cardiologista): orientação e cuidados sobre essas doenças, além de informações aos pais para que possam instruir melhor seus filhos em relação à alimentação;
 
- Saúde oral - Dr Roberto Raposo (dentista); cuidados e higiene bucal;

- Orientação nutricional realizada por profissionais da Universidade São Judas Tadeu;

- Orientação auditiva realizada pela empresa Phonak

Segundo João Paulo Nogueira Ribeiro, sócio executivo do ConsultaClick, sistema de agendamento de consultas online, do qual o programa Horas da Vida faz parte, a parceria com a Unibes é muito importante: “é a credibilidade de estar próximo de uma entidade extremamente respeitada e a certeza que os atendimentos gratuitos serão direcionados a quem, de fato, precisa”.
 
Serviço:
Data: domingo, 23/06
Horário: das 9h às 13h
Público estimado: 500 pessoas
Local: Rua Pedro Vicente 569, Canindé

Sobre a Unibes (www.unibes.org.br)
A Unibes – União Brasileiro-Israelita do Bem-Estar Social – foi fundada em 1915, como uma pequena entidade de apoio a imigrantes que se estabeleceram no Brasil. Situada na cidade de São Paulo, com o passar dos anos ampliou o atendimento para toda sociedade, auxiliando crianças, jovens, adultos e idosos, principalmente, aqueles que vivem em situação de vulnerabilidade e risco social.

Atualmente, a instituição atende cerca de 14 mil pessoas, de 2 a 100 anos, em vários projetos nas áreas de promoção humana, educação, saúde e cultura. Dar oportunidades e ajudar a formar cidadãos autônomos é a base dos programas desenvolvidos pela Unibes.
A eficiência no atendimento e a transparência dos resultados são fatores que tornam a instituição referência no terceiro setor e uma das maiores do país em seu segmento de atuação.
 
A Unibes acolhe, recupera e estimula o potencial das pessoas em todos os estágios da vida. 

Sobre o Horas da Vida (http://horasdavida.net/)
Em dezembro de 2012, o Doutor João Paulo Ribeiro, médico e um dos fundadores da ConsultaClick, criou o Programa Horas da Vida, uma forma organizada de atender pessoas que façam parte de Instituições com trabalho social comprovado.
O objetivo do Programa é proporcionar atendimento humanizado e resolutivo a pacientes de baixa renda. Além, de promover saúde, inclusão social e cidadania, através de palestras educativas e mutirões. Esse projeto utiliza a plataforma da ConsultaClick para aproximar médicos e profissionais da saúde de pacientes por meio de doação de horas de atendimento.
O lançamento oficial do Horas da Vida aconteceu em maio de 2013, durante concerto do maestro João Carlos Martins. A primeira instituição a apoiar e fazer parte do Programa foi a Fundação Bachiana, do próprio maestro. Atualmente, outras organizações também apoiam o Horas da Vida, como a APAE SP, Unibes, AfroReggae, Santa Fé e Saúde Criança.
Fonte Dayane Tapi - Assessoria de Imprensa

Pesquisadores da USP estudam autismo a partir de dentes de leite

Na pesquisa, as células da polpa do dente são separadas e nessa cultura são aplicados vírus recombinantes contendo genes exógenos
Foto: USP Imagens
Na pesquisa, as células da polpa do dente são separadas e nessa
cultura são aplicados vírus recombinantes contendo genes exógenos
Através da características dos neurônios foi possível identificar diferenças morfológicas nas células das crianças autistas
 
Com um processo de reprogramação celular, as células da polpa do dente de leite são transformadas em células-tronco e classificadas a nível de neurônios. Esse processo permite identificar diferenças biológicas nos neurônios com autismo, estudar seu funcionamento e até mesmo testar drogas.
 
O estudo das características dos neurônios permitiu identificar diferenças morfológicas nas células de crianças autistas quando comparadas com as mesmas células de uma criança não autista. " Esses estudos permitem que se entenda mais sobre a biologia da doença" , explica a bióloga da Universidade de São Paulo (USP), Patrícia Beltrão Braga, que desenvolve o estudo em parceria com o professor Alysson Muotri, da Universidade da Califórnia.
 
Como os neurônios estão em placas é possível também fazer experimentação com fármacos em busca de alterações nessas diferenças morfológicas, visando uma recuperação. Os testes ainda estão no início, mas já constituem um avanço em comparação com o que se descobriu nos últimos 20 anos.
 
O projeto A Fada do Dente foi inciado, em 2009, após as tentativas de aplicação do método terem sido bem-sucedidas no Brasil. Patrícia escolheu as células da polpa do dente por ter familiaridade no trabalho com elas e pela facilidade de obtenção. "Outros procedimentos para recolhimento de neurônios (como métodos de receptação após o óbito, por células sanguíneas ou até mesmo estudos com modelos animais) não garantem neurônios funcionais ou com a carga genética de um paciente, mas o método da reprogramação permite," afirma a pesquisadora.
 
Patrícia passou o ano de 2008 em contato com Muotri aprendendo a técnica de reprogramação celular desenvolvida pelo médico japonês Shinya Yamanaka, vencedor do prêmio Nobel de medicina de 2012. Yamanaka conseguiu desenvolver um método para reprogramar uma célula já adulta (no caso células da pele), transformando-a em uma célula-tronco semelhante às embrionárias, ou seja, as células maduras são rejuvenecidas até a fase correspondente a 6 ou 7 dias após a fecundação do óvulo com o espermatozoide.

Como participar
O projeto recebe dentes de crianças de todo Brasil. Os pais, cujos filhos são diagnosticados com autismo, devem entrar em contato com os pesquisadores do projeto por meio do email projetoafadadodente@yahoo.com.br. Os pais cadastrados recebem um kit para colher o dente quando ele cair ou for retirado. O kit visa manter as células do dente vivas para que cheguem em condições viáveis para estudo no laboratório: ele contém um frasco com um líquido para preservar as células e gelo reciclável para manter o dente gelado. O dente não pode ser congelado nunca.
 
Caso o dente caia e o kit não esteja por perto, a indicação é colocar dentro de um copo com água filtrada e deixá-lo na geladeira, para que a polpa não seque e as células não morram. O dente precisa ser colhido com rapidez para que as células sejam viáveis.
 
Com funciona a reprogramação
As células embrionárias ou pluripotentes, são células-tronco que podem se transformar em qualquer outro tipo, inclusive em neurônios funcionais. No projeto, as células da polpa do dente são separadas e nessa cultura são aplicados vírus recombinantes contendo genes exógenos expressos nas células embrionárias. A partir da ação deles, as células são reprogramadas tornando-se células pluripotentes induzidas, ou seja, são células impelidas a se comportarem como células pluripotentes e posteriormente elas são diferenciadas e transformadas em neurônios para que esses sejam estudados comparativamente.
 
" A gente brinca que as células são colocadas no túnel do tempo: a célula da polpa do dente é a mais velha e a célula pluripotente induzida é uma célula mais jovem" , simplifica Graciela Pignatari, pesquisadora da equipe que compõe o projeto.
 
Aqui no Brasil, usando as células de polpa de dente e os vírus produzidos, a pesquisadora conseguiu obter as células pluripotentes induzidas. " Fizemos uma série de testes para ver se elas haviam de fato sido reprogramadas e então comecei o projeto A Fada do Dente" , explica Patrícia.
 
Fonte isaude.net

Desperdício de alimentos leva a prejuízo de US$ 1 trilhão por ano

Mais de 30% de toda comida produzida no mundo vai parar nas lixeiras dos consumidores, vendedores, agricultores e transportadores
Foto: UN Photo/Marco Dormino
Mais de 30% de toda comida produzida no mundo vai
parar nas lixeiras dos consumidores, vendedores,
agricultores e transportadores
Todos os anos 1,3 bilhão de toneladas vão para o lixo. Quantidade suficiente para alimentar 870 milhões de pessoas
 
Todos os anos, 1,3 bilhão de toneladas de alimentos são desperdiçados no mundo. O índice veio como um alerta da Organização das Nações Unidas (ONU) no Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado nesta quarta-feira (5).
 
Segundo representantes do Programa da ONU para o Meio Ambiente (Pnuma) mais de 30% de toda comida produzida no mundo vai parar nas lixeiras dos consumidores, vendedores, agricultores e transportadores. Esse desperdício, da ordem de US$ 1 trilhão, seria suficiente para alimentar 870 milhões de pessoas.
 
Para o secretário-geral Ban Ki-moon , o desperdício chega a ser "uma ofensa para os que têm fome e representa um custo enorme para o meio ambiente, em termos de energia, terra e água".Os alimentos descartados desperdiçam energia e combustível usados para o seu transporte. Além disso, a decomposição de comida elimina uma grande quantidade do gás metano.

A campanha
Com base nestes cenários, a ONU lançou uma campanha para aumentar a conscientização sobre o problema. Do Rio de Janeiro, a coordenadora do Pnuma no Brasil, Denise Hamú, falou sobre o tema da iniciativa.
 
A campanha "Pensar.Comer.Conservar. Diga não ao desperdício", que está sendo discutida no mundo todo, nos mostra como os resultados do desperdício de alimentos que estão próprios para consumo afetam a população mundial.
 
Denise Hamú participou do lançamento da Semana do Meio Ambiente, no Jardim Botânico do Rio de Janeiro. No evento, o cientista Luiz Pinguelli Rosa, afirmou ser possível erradicar a pobreza e preservar o meio ambiente, desde que haja uma mudança na atitude dos consumidores. "É possível sim, mudando o elevadíssimo padrão de consumo das camadas mais ricas de todas as sociedades, incluindo as sociedades dos países em desenvolvimento, como o Brasil. É inevitável aumentar a produção de alimentos para atender a demanda do mundo."
 
Para isso, Pinguelli Rosa indica a promoção de um modelo de agricultura de baixo carbono, que permitiria reduzir a expansão da área agrícola, não só para a produção de alimentos, como também para produtos de exportação.
 
Neste ano, a Mongólia foi o país escolhido como sede das comemorações do Dia Mundial do Meio Ambiente.

Com informações da Rádio ONU
 
Fonte isaude.net

Óleo de peixe protege saúde do coração durante situações de estresse

Cápsulas de óleo de peixe. Durante a pesquisa os participantes receberam nove gramas de comprimidos de óleo de peixe ou nove gramas de azeite como um placebo
Foto: Michigan Technological University
Cápsulas de óleo de peixe. Durante a pesquisa os participantes
 receberam nove gramas de comprimidos de óleo de peixe
ou nove gramas de azeite como um placebo
Participantes jovens que receberam suplemento mostraram menor frequência cardíaca em momentos estressantes
 
Suplementos de óleo de peixe podem proteger o coração em situações de estresse, de acordo com estudo de pesquisadores da Universidade Tecnológica de Michigan, nos EUA.
 
A pesquisa sugere que o produto reduziu a frequência cardíaca em pacientes durante momentos estressantes.
 
O líder da pesquisa Jason Carter e seus colegas conduziram o estudo com 67 participantes voluntários saudáveis com média de idade de 20 anos.
 
Ao longo de um período de 2 meses, os participantes receberam ou nove gramas de comprimidos de óleo de peixe ou nove gramas de azeite como um placebo.
 
Os voluntários tiveram suas frequências cardíacas, pressão arterial e outros fatores avaliados.
 
No final do período de teste, ambos os grupos passaram por um exame aritmético mental que envolveu a adição e subtração de números na cabeça. A resposta dos participantes ao estresse foi medida nesse momento.
 
"Aqueles no grupo que recebeu óleo de peixe mostraram redução na reatividade da frequência cardíaca enquanto estavam estressados em comparação com aqueles que receberam o azeite. Da mesma forma, a reatividade total [atividade nervosa simpática muscular] ao estresse mental também foi anulada nos participantes que receberam óleo de peixe. Não havia muita diferença entre os dois grupos em repouso, no entanto", conclui Carter.
 
 
Fonte isaude.net

Australianos desenvolvem teste para melhorar segurança de células-tronco

Teste determina quão estáveis as células iPS são quando cultivadas em laboratório
Foto: CSIRO
Teste determina quão estáveis as células iPS são quando
 cultivadas em laboratório
Pesquisa pode aumentar qualidade de células-tronco pluripotentes induzidas e identificar células propensas a formar tumores
 
Cientistas da Commonwealth Scientific and Industrial Research Organisation, CSIRO, na Austrália desenvolveram um teste para melhorar a segurança de células-tronco usadas em laboratório.
 
O teste, descrito na revista Stem Cells, é o primeiro teste de segurança especificamente para células-tronco pluripotentes induzidas humanas (iPS).
 
A descoberta é um passo significativo na melhoria da qualidade de células iPS e identificação de células que podem formar tumores indesejados. O teste também determina quão estáveis as células iPS são quando cultivadas em laboratório.
 
O líder da pesquisa Andrew Laslett e sua equipe passaram os últimos cinco anos trabalhando no projeto. A investigação centrou-se na comparação entre os diferentes tipos de células iPS e células estaminais embrionárias humanas. As células iPS são agora o tipo de célula-tronco pluripotente mais comumente utilizado para a pesquisa.
 
"O teste que desenvolvemos nos permite identificar facilmente as células iPS inseguras. Garantir a segurança dessas linhas de células é primordial e esperamos que esse teste se torne um exame de rotina como parte do desenvolvimento de terapias baseadas em células iPS seguras e eficazes", observa Laslett.
 
Usando o novo método de teste, a equipe mostrou que certas maneiras de criar células iPS oferecem mais riscos. Quando a técnica padrão é utilizada, à qual se baseia em um vírus para alterar permanentemente o DNA de uma célula, é maior a propensão a formar tumores. Em comparação, as células feitas utilizando métodos que não alteram o DNA celular não formam tumores.
 
Laslett espera que o estudo e o novo método de teste possam ajudar a aumentar a conscientização e importância da segurança com células-tronco e levar a melhorias no controle de qualidade a nível mundial.
 
"É amplamente aceito que as células iPS feitas usando os vírus não devem ser utilizadas para tratamento de seres humanos, mas também podem ser utilizadas em pesquisas para compreender doenças e identificar novas drogas", afirma Laslett.
 
O ensaio utiliza a tecnologia laser para identificar proteínas encontradas na superfície das células.
 
Com base na presença ou ausência de proteínas específicas, as células são então separadas e monitoradas. Linhas de células estaminais inseguras são facilmente identificadas porque elas formam aglomerados reconhecíveis de células e as seguras não.
 
 
Fonte isaude.net

Identificados biomarcadores que preveem risco de derrames 'silenciosos'

Um resultado possível é que pacientes determinados a estarem em grupos
 de alto risco podem iniciar o uso de medicamentos anti-derrame mais cedo
Altos níveis de troponina T e NT-proBNP no sangue foram ligados a aumento de 3 e 3,5 vezes na quantidade de tecido cerebral lesado
 
Pesquisadores do Methodist Hospital, nos EUA, identificaram biomarcadores que preveem o risco de derrames "silenciosos" e outras causas de lesão cerebral leve que não apresentam sintomas.
 
A pesquisa indica que altos níveis sanguíneos de troponina T e NT-proBNP foram associados com aumento de 3 e 3,5 vezes na quantidade de tecido cerebral danificado, respectivamente.
 
"O conceito de prevenção está na expansão. Não é bom o suficiente simplesmente fazer alguns testes e tentar avaliar o risco de ataque cardíaco. O que nós precisamos fazer é avaliar o risco de ataque cardíaco, acidente vascular cerebral, insuficiência cardíaca e também doença assintomática, para que possamos iniciar os esforços preventivos mais cedo. Esperar para corrigir o problema até depois de um acidente vascular cerebral sintomático pode ser tarde demais", afirma o investigador principal Christie Ballantyne.
 
Um resultado possível é que pacientes determinados a estarem em grupos de alto risco podem iniciar o uso de medicamentos anti-derrame mais cedo.
 
Em outro estudo publicado há dois meses, Ballantyne e seus colegas relataram uma forte associação entre os níveis sanguíneos de troponina T e NT-proBNP e casos mais graves de acidente vascular cerebral, chamado de acidente vascular cerebral sintomático.
 
"Tomados em conjunto, estes dois trabalhos mostram que os biomarcadores são eficazes na identificação de pessoas que são propensas a ter a doença cerebral leve e acidente vascular cerebral bem antes que o dano seja feito. Isso pode dar aos médicos mais tempo para ajudar os pacientes a tomar medidas corretivas para proteger seus cérebros", conclui Ballantyne.
 
 
Fonte isaude.net

SP tem primeiro laboratório de robótica e neuromodulação em reabilitação do país

Gameterapia, é um novo equipamento, em que o paciente se vê dentro do jogo e o estimula a se movimentar
Foto: Mauricio Rummens/Governo de São Paulo
Gameterapia, é um novo equipamento, em que o paciente
 se vê dentro do jogo e o estimula a se movimentar
A Rede Lucy Montoro vai aliar o processo de reabilitação a exames e estudos na área de neurologia com 13 equipamentos de ponta
 
O governador Geraldo Alckmin inaugurou, nesta terça-feira (4), o Laboratório de Robótica e Neuromodulação aplicados à Reabilitação na unidade Vila Mariana da Rede Lucy Montoro.

A Rede Lucy Montoro vai aliar ao processo de reabilitação de seus pacientes a exames e estudos na área de neurologia com 13 equipamentos de ponta. A unidade Vila Mariana, na zona sul da capital, recebe a Estimulação Magnética Transcraniana, utilizada em associação para avaliações neurofisiológicas importantes para quantificar as mudanças cerebrais geradas pelos diferentes tipos de tratamentos.

"Trabalhamos com qualidade, com legitimidade cientifica e com a certeza de que podemos fazer sempre mais para cada um dos pacientes que nos procura", afirmou a Secretária dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Linamara Battistella.

A unidade oferece a Estimulação Magnética Transcraniana Repetitiva, que modifica a atividade cerebral com objetivo de tratar diversas doenças, entre elas a depressão, a dor crônica e as sequelas do AVC. "Em um único ambiente, o maior e mais moderno parque tecnológico voltado à robótica e à neuromodulação do mundo", enfatizou a secretária.

Além da gameterapia, em que o paciente se vê dentro do jogo e o estimula a se movimentar, o Instituto conta com o InMotion, disponível na América Latina apenas em unidades da Rede, que estimula a movimentação dos membros superiores. Há também uma bicicleta ergométrica que auxilia o paciente lesado medular a realizar exercícios ativos com a musculatura dos membros inferiores.

Os pacientes são reabilitados por meio de uma equipe multidisciplinar, composta por médicos fisiatras, enfermeiros, fisioterapeutas, psicólogos, terapeutas ocupacionais, fonoaudiólogos, assistentes sociais e outros profissionais especializados.

Com informações do SP Notícias
 
Fonte isaude.net

Vasos sanguíneos localizados nos olhos refletem saúde do cérebro

Vasos sanguíneos da retina compartilham tamanho, estrutura e função semelhante a vasos sanguíneos no cérebro
Vasos sanguíneos da retina compartilham tamanho, estrutura
 e função semelhante a vasos sanguíneos no cérebro
Estudo sugere que rede vascular da retina está ligada à inteligência e pode determinar saúde cerebral antes do início de demência
 
A largura dos vasos sanguíneos da retina, localizada na parte de trás do olho, pode indicar a saúde do cérebro anos antes do início da demência e outras deficiências, de acordo com pesquisadores da Duke University, nos EUA.
 
A pesquisa mostra que os jovens que pontuam pouco em testes de inteligência, como o quociente de inteligência (QI), tendem a ter maior risco de piores condições de saúde e vida útil mais curta, mas fatores como status socioeconômico e comportamentos de saúde não são plenamente responsáveis por essa relação.
 
 
O cientista Idan Shalev e seus colegas decidiram verificar se a inteligência pode servir como um marcador que indica a saúde do cérebro, e especificamente a saúde do sistema de vasos sanguíneos que fornece oxigênio e nutrientes para o cérebro.
 
Para investigar a possível ligação entre a inteligência e a saúde do cérebro, os pesquisadores pegaram emprestada a tecnologia a partir de um domínio um pouco inesperado: a oftalmologia.
 
Shalev e colegas utilizaram imagens digitais da retina para obter uma janela para as condições vasculares no cérebro, olhando para os pequenos vasos sanguíneos da retina, localizados na parte de trás do olho.
 
Vasos sanguíneos da retina compartilham tamanho, estrutura e função semelhante a vasos sanguíneos no cérebro e podem fornecer uma maneira de examinar a saúde do cérebro em seres humanos vivos.
 
Os pesquisadores examinaram dados de mais de 1 mil pessoas nascidas entre abril de 1972 e março 1973, em Dunedin, Nova Zelândia.
 
Os resultados mostraram que a presença de vênulas retinianas maiores foi ligada a menores pontuações de QI aos 38 anos, mesmo depois que os pesquisadores avaliaram vários fatores de risco de saúde, estilo de vida e ambientais que podem ter desempenhado um papel.
 
Indivíduos que tiveram vênulas retinianas maiores mostraram evidências de déficits cognitivos em geral, com menor pontuação em numerosas medidas de funcionamento neuropsicológico, incluindo compreensão verbal, raciocínio perceptual, memória de trabalho e função executiva.
 
Surpreendentemente, os dados revelaram que as pessoas que tinham vênulas maiores aos 38 anos também apresentaram menor QI na infância, um total de 25 anos antes.
 
É "notável que esse calibre venular no olho esteja relacionado, ainda que modestamente, com resultados dos testes mentais dos indivíduos na faixa dos 30 anos, e até mesmo com pontuações de QI na infância", observam os pesquisadores.
 
Os resultados sugerem que os processos que relacionam a saúde vascular e funcionamento cognitivo começam muito mais cedo do que inicialmente se supunha, anos antes do início da demência e outros declínios no funcionamento do cérebro relacionados à idade.
 
"A imagem digital da retina é uma ferramenta que está sendo utilizada hoje principalmente por oftalmologistas para estudar doenças do olho. Mas nossos resultados iniciais indicam que ela pode ser um instrumento de investigação útil para os cientistas psicológicos que querem estudar a relação entre inteligência e saúde ao longo da vida", afirma Shalev.
 
A equipe acredita que aumentar o conhecimento sobre os vasos da retina pode permitir desenvolver melhor diagnóstico e tratamentos para aumentar os níveis de oxigênio no cérebro e assim, evitar o agravamento de habilidades cognitivas relacionadas com a idade.
 
Fonte isaude.net

Cremerj denuncia secretário de Saúde por omissão

Procurado pela reportagem, Dohmann informou por meio
de sua assessoria que não havia sido notificado da
denúncia e que não comentaria a acusação
O Conselho Regional de Medicina do Estado do Rio de Janeiro (Cremerj) apresentou denúncia à Delegacia do Consumidor contra o secretário municipal de Saúde da capital, Hans Dohmann, que é acusado de omissão em relação a irregularidades constatadas no Hospital Municipal Salgado Filho, no Méier, zona norte.
 
Procurado pela reportagem, Dohmann informou por meio de sua assessoria que não havia sido notificado da denúncia e que não comentaria a acusação.

O Cremerj informou esperar que "providências sejam tomadas, porque, apesar dos esforços das equipes de plantão da unidade, conclui-se que a população atendida no Salgado Filho corre sério risco de morte". De acordo com o conselho, durante fiscalizações e visitas técnicas à unidade foi "averiguada superlotação e déficit grave de recursos humanos, que têm dificultado o trabalho médico e, consequentemente, o atendimento de qualidade à população".

O documento relata que nos plantões noturnos de terça e domingo havia apenas um clínico geral. De acordo com a denúncia, apenas dois clínicos trabalhavam na emergência, enquanto o mínimo deveria ser de seis, segundo a Resolução 100/96 do Cremerj. Já na sala de reanimação, com quatro leitos, havia dez pacientes internados, e a equipe de neurocirurgiões continua incompleta, afirmou o Cremerj. Segundo o conselho, também foram constatadas "muitas falhas" no Sistema de Regulação de Vagas.

Em dezembro, a menina Adrielly dos Santos Vieira, de 10 anos, foi baleada na cabeça e precisou esperar 8 horas para ser atendida no Salgado Filho, porque o neurocirurgião Adão Orlando Crespo Gonçalves havia faltado ao plantão noturno de Natal no hospital. A menina morreu dez dias depois.

Segundo o Cremerj, a carência de médicos foi confirmada pela direção do hospital. "Apesar de ter sido comunicada várias vezes sobre a situação caótica na unidade, a Secretaria Municipal de Saúde não tomou as medidas cabíveis para solucionar os problemas", afirmou a presidente do conselho regional fluminense, Márcia Rosa de Araujo.
 
 Fonte R7

Adoçante estévia ganha popularidade e vendas avançam

Estévia (Stevia rebaudiana): Adoçante Natural
Apenas em 2008 o governo americano deu aval para venda de produtos com a substância
 
Adoçantes extraídos da estévia estão rapidamente se tornando uma sensação especialmente nos Estados Unidos e na Grã-Bretanha, países onde ainda são uma novidade, apesar de a planta ser usada há séculos na região do Brasil.
 
Apenas em 2008 o governo americano deu seu aval para a venda de produtos com o adoçante. Na União Europeia, a autorização foi concedida em 2011.
 
Refletindo isso, entre 2008 e 2012 houve um aumento global de 400% na venda de produtos à base de estévia, com uma elevação de 158% apenas entre 2011 e 2012, segundo a Mintel, consultoria internacional do setor de alimentos.
 
A rede britânica de lojas de vitaminas e suplementos alimentares Holland & Barrett diz ter detectado um aumento de 50% nas vendas de produtos com o adoçante no último mês, em comparação com o mesmo período do ano passado.
 
A Coca-Cola chegou a alterar a receita do refrigerante Sprite na Grã-Bretanha, relançando uma versão com estevia que supostamente teria uma redução de 30% de calorias.
 
Segundo os fabricantes, o 'adoçante milagroso' não tem calorias nem carboidratos e não aumenta os níveis de glicose. Mas será que isso é bom demais para ser verdade?
 
Produto 'natural'
David Turner, da analista de alimentos e bebidas da consultoria Mintel, diz que atualmente pode-se encontrar no mercado uma variedade de iogurtes, chocolates e até cervejas adoçadas com estévia e que a mídia tem cada vez mais ligado o açúcar refinado à obesidade, que é descrita atualmente como uma epidemia mundial.
 
Somente no Brasil, mais de 65 milhões de pessoas estão com excesso de peso, enquanto que dez milhões são tidos como obesos.
 
A estévia tem o potencial de ajudar a controlar do peso, a manter a saúde dos dentes e combater o diabetes, diz a nutricionista Laura Wyness, da Fundação Britânica de Nutrição.
 
Esses possíveis benefícios médicos já seriam válidos para os adoçantes artificiais de baixa caloria que estão no mercado há muitos anos, como o aspartame e a sacarina, mas a estévia tem uma vantagem.
 
O apresentador de TV e autor de livros sobre gastronomia e alimentos, Stefan Gates, disse que a grande questão da estévia é que ela tem uma fonte natural.
 
— Isso não significa que ela já não esteja altamente processada quando chega à sua comida ou bebida... mas é isso (produtos 'naturais') que todos querem agora.
 
Margaret Ashwell, cientista membro do Instituto Global da Estévia, explica que 'o processo de extração inclui deixar as folhas secas imersas em água, como se faria com chá, e então separar ou purificar os compostos de melhor sabor adocicado, que são conhecidos como glicosídeos de esteviol.
 
Ashwell diz que os glicosídeos de esteviol permanecem quimicamente intactos durante todo o processo - o que lhe daria uma vantagem a mais comparado com outros adoçantes.
 
Segundo cientistas, os extratos concentrados são cerca de 300 vezes mais doces do que o açúcar. Já o gosto 'tem sido descrito como semelhante a sementes de anis', disse David Turner.
 
Controvérsias
Mas ainda não se sabe ao certo os efeitos a longo prazo dos adoçantes como a estévia, o que faz com que surjam temores. Um deles é de que o adoçante afete hormônios relacionados à atividade cerebral.
Em comparação com a estévia, os adoçantes artificiais sintéticos, como o aspartame usado em bebidas como a Coca-Cola Diet têm sido alvo de controvérsias há muito tempo.
 
O aspartame já foi ligado ao câncer, e embora não tenha havido provas conclusivas, as pessoas se mantêm receosas quanto à palavra 'artificial' em questão de alimentos, diz o apresentador e escritor.
 
Além disso, 'há uma anseio na indústria alimentícia por produtos que 'não contenham x' (componente, ou substância)'', diz Gates.
 
—Se você puder listar que seu produto é 'livre' de alguma coisa, tem uma grande vantagem no mercado porque as pessoas são influenciadas por reportagens que alimentam a paranoia sobre os alimentos.
 
A Associação Dietética Britânica e a organização não-governamental Diabetes UK (que faz campanhas para frear o avanço da doença e congrega mais de 5.000 voluntários) não fazem distinção entre seus aconselhamentos para adoçantes tradicionais e a estévia.
 
Sioned Quirke, porta-voz da Associação Dietética Britânica, afirma que como nutricionista, "apoio e promovo o uso de adoçantes na cozinha e nas dietas".
 
—Não há indícios que sugerem que os adoçantes de baixas caloria, como a sacarina, o aspartame e a sucralose, sejam ruins para as pessoas.
 
Robert Lustig, autor do livro Fat Chance: The Bitter Truth about Sugar (ou A Amarga Verdade sobre o Açúcar, em tradução livre), é um ativista antiaçúcar, mas se recusa a defender os adoçantes alternativos justamente pela falta de estudos científicos.
 
Ele diz que ainda não se sabe se tais compostos afetam as funções cerebrais ou os hormônios e nem os efeitos sobre o organismo, que é 'enganado' ao se preparar para receber uma quantidade de açúcar que nunca chega.
 
— Pode ser que isto faça com que o cérebro libere mais insulina.
 
Fonte BBC/R7

Em Tupã, quem não combate a dengue pode ser preso

A Justiça de Tupã, no interior paulista, autorizou a prisão de moradores que não colaborarem com o combate à epidemia da dengue na cidade.
 
Uma liminar, pedida pelo Ministério Público Estadual (MPE) e concedida pela Justiça, autoriza a prisão de moradores que não permitirem a entrada dos agentes sanitários em suas casas. A cidade vive uma epidemia com um caso positivo para cada 45 habitantes. São 63 mil habitantes com 1,4 mil doentes.

A liminar, proposta pelo promotor Mário Yamamura e concedida pelo juiz da 3ª Vara Cível de Tupã, Emílio Gimenez Filho, permite que os agentes de saúde entrem nas residências para recolher objetos que possam servir de criadouros do mosquito transmissor da doença e para fazer a pulverização de inseticida.
 
A decisão foi tomada depois que a Prefeitura reclamou que os moradores estavam impedindo que agentes de fiscalização do Programa contra a Dengue entrassem nas residências para fazer o combate à doença.

A medida também vale para imóveis que estejam fechados ou desabitados, com acesso não permitido em todo município. Segundo a secretária de Saúde de Tupã, Ana Carolina Yafuzo, caso seja necessário, os agentes podem pedir ajuda da Polícia Militar para entrar nas casas.
 
Segundo Gimenez, se alguém dificultar o trabalho dos agentes poderá preso em flagrante pelos crimes de resistência e desobediência civil. O número de doentes em Tupã em 2013 supera o recorde registrado em 2010, quando 1,3 mil pessoas foram contaminadas pela dengue.

Fonte R7

Bebês dormem em caixa de papelão na Finlândia

Reprodução/BBC
Bebês de todas as classes sociais dormem em caixas de
 papelão na Finalândia
Há 75 anos, mulheres recebem kit do governo com roupas, lençóis e brinquedos
 
Há 75 anos, todas as mulheres grávidas na Finlândia recebem um kit de maternidade do governo. O kit inclui uma caixa com roupas, lençóis e brinquedos, e a ideia é que a própria caixa seja usada como cama durante os primeiros meses de vida do bebê.
 
Muitos acreditam que o kit ajudou a Finlândia a alcançar uma das mais baixas taxas de mortalidade infantil do mundo.
 
É uma tradição com origem na década de 1930, e desenvolvida para dar a todas as crianças na Finlândia um começo de vida igual, independente da classe social.
 
O kit de maternidade, é um presente do governo, e está disponível para todas as gestantes. Ele contém macacões, um saco de dormir, roupas de inverno, produtos de banho para o bebê, assim como fraldas, roupas de cama e um pequeno colchão.
 
Com o colchão no fundo, a caixa torna-se a primeira cama do bebê. Muitas crianças, de todas as classes sociais, têm seus primeiros cochilos dentro da segurança das quatro paredes da caixa de papelão.
 
Acompanhamento pré-natal para todos
As mães podem escolher entre receber a caixa, ou uma ajuda financeira, que atualmente é de 140 euros (390 reais), mas 95% optam pela caixa, pois vale muito mais.
 
A tradição começou em 1938, mas inicialmente o sistema só estava disponível para as famílias de baixa renda. Mas isso mudou em 1949.
 
Segundo Heidi Liesivesi, que trabalha no Kela, o Instituto de Seguro Social da Finlândia, a  nova lei diz que para receber o kit ou o dinheiro, as gestantes têm que visitar um médico ou uma clínica pré-natal municipal antes do quarto mês de gestação.
 
Na década de 1930, a Finlândia era um país pobre e a mortalidade infantil era alta - 65 em 1.000 bebês morriam. Mas os números melhoraram rapidamente nas décadas que se seguiram.
 
Mika Gissler, professora do Instituto Nacional para Saúde e Bem-Estar em Helsinque, acredita que o kit de maternidade e os cuidados pré-natal para todas as mulheres introduzido na década de 1940, um sistema de seguro de saúde nacional, e um sistema central da rede hospitalar na década de 1960 foram fundamentais para reverter essa situação.
 
As mães mais felizes do mundo
Aos 75 anos de idade, o kit é agora uma parte estabelecida do rito finlandês de passagem para a maternidade, unindo gerações de mulheres.
 
Titta Vayrynen, de 35 anos, mãe de dois filhos pequenos, disse que é "fácil saber em que ano os bebês nasceram, porque as roupas do kit mudam um pouco a cada ano".
 
— É bom comparar e pensar: "Ah, aquele menino nasceu no mesmo ano que o meu''.
 
Para algumas famílias, o conteúdo da caixa seria inviável se não fosse gratuito.
 
— Um relatório publicado recentemente dizia que as mães finlandeses são os mais felizes do mundo, e na hora eu pensei na caixa. Somos muito bem cuidados pelo governo, mesmo agora, que alguns serviços públicos sofreram pequenos cortes.
 
O conteúdo da caixa mudou muito ao longo dos anos, refletindo a mudança dos tempos.
 
Símbolo de igualdade
O professor de História Finlandesa e Nórdica da Universidade de Helsinque, Panu Pulma, disse que os  bebês costumavam dormir na mesma cama que os pais, e foi recomendado que esse costume acabasse.
 
—Incluir a caixa no kit serviu como um incentivo para os pais colocarem os bebês para dormir separados deles.
 
Em um certo momento, mamadeiras e chupetas foram removidos para incentivar o aleitamento materno.
 
—Um dos principais objetivos de todo o sistema era fazer com que as mulheres amamentassem mais. E funcionou.
 
Ele também acha que incluir livros infantis teve um efeito positivo, encorajando as crianças a segurar os livros, e, um dia, lê-los. Pulma acredita que a caixa é um símbolo. Um símbolo da ideia de igualdade, e da importância das crianças.
 
Fonte BBC/R7

Psicóloga americana vira 'terapeuta' de super-heróis

AP
Depois do expediente, psicóloga "atende" super-heróis
Andrea Letamendi combina profissão e hobby e chama a atenção para algumas doenças
 
A psicóloga clínica Andrea Letamendi tem um trabalho "normal" durante o dia na Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos, onde atende principalmente famílias hispânicas do Condado de Los Angeles.
 
Mas depois do expediente de trabalho, ela se torna psicóloga dos super-heróis, uma atividade que ela exerce — e que lhe deu fama — no site www.underthemaskonline.com.
 
Descendente de equatorianos, Letamendi já colaborou com a roteirista Gail Simone ─ que escreveu para títulos da DC Comics como Mulher Maravilha e Aves de Rapina ─ e fez até mesmo uma "participação especial", como psicóloga de Barbara Gordon, a Batgirl.
 
— Sou muito fanática pelos quadrinhos, pela ficção científica e pela fantasia, e isso me permite combinar minha profissão e meu hobby. O trabalho ao que me dedico pode ser muito obscuro e tem um tom profundo e pesado. Por isso, quando eu faço isso com personagens de ficção ─ já que faço de uma maneira mais descontraída ─ consigo ter um descanso da realidade, que eu preciso.
 
No entanto, a psicóloga diz que a consultoria para os combatentes do crime na ficção também é uma forma de chamar a atenção para distúrbios mais sérios.
 
— Quando analiso personagens fictícios, quero não só educar as pessoas sobre doenças psicológicas sérias, mas também normalizar: essas condições são muito comuns, por isso não deve haver nenhum estigma a respeito delas.
 
Homem de Ferro
Em seu segundo trabalho, Letamendi tem "pacientes" como o Homem de Ferro, que ela diz ser "um personagem complexo".
 
— O alter ego é Homem de Ferro, mas Tony Stark é um ser humano: ao contrário de outros super-heróis, ele não tem superpoderes. Em suas encarnações mais recentes, ele sofre de ataques de pânico debilitantes, que no filme (Homem de Ferro 3) são representados frequentemente e realisticamente. Em pelo menos três ocasiões o vemos congelado, incapacitado por esses ataques.
 
Mas a psicóloga diz que evita "marcar os personagens com um diagnóstico, porque na minha profissão é necessário ter muitas sessões, avaliações e testes profissionais padronizados antes de determinar algo assim."
 
— Mas eu posso conjecturar. Dada a constelação de sintomas que ele apresenta ─ como pesadelos, pensamentos intrusivos recorrentes, evasão do evento traumático, hipervigilância e os episódios de pânico ─ se ele fosse meu paciente, eu consideraria que transtorno de estresse pós-traumático (TEPT) é um diagnóstico potencial.
 
Batman
Outro exemplo de super-herói que é humano é o Batman ─ uma das estrelas dos quadrinhos ─ e sua dor, particularmente nas versões mais recentes, está à flor da pele.
 
Na origem do personagem está o brutal assassinato de seus pais, que ele presenciou quando criança. É difícil encontrar uma ilustração de trauma mais clara, segundo a especialista.
 
— Bruce Wayne é meu exemplo de resiliência (a capacidade de se sobrepor à dor emocional e aos traumas): ele vivencia um evento extremamente traumático e ao invés de permitir que isso pese a ponto de que ele fique sem razão de viver, tem um dos trabalhos mais importantes da cidade. Como psicóloga, eu sei que isso não é estranho. Tratei de pessoas que depois de combater, depois de eventos como o 11 de setembro ou as guerras mais recentes, nos quais enfrentaram muitas adversidades, não só conseguiram se sobrepor como se fortaleceram.
 
Um dos aspectos interessantes do Batman é que a cidade em que vive desde que matam seus pais continua sendo ameaçadora, aterrorizante, um lugar que reflete o medo como é sentido por uma criança, e não desde a perspectiva de um adulto.
 
— Gotham City é todo um personagem. É um mundo que não existe, mas que todos podemos identificar: um lugar extremamente empobrecido, aterrador, violento, no qual as pessoas inocentes precisam ser defendidas. E é isso o que dá um propósito a Batman: se não tivéssemos Gotham City, o que ele faria?.
 
No entanto, a cidade parece ser outra prova de que, mesmo que não tenha se deixado vencer pelo que aconteceu, Batman também não deixou o trauma para trás: sua vida está regida por uma dor com a qual talvez já devesse ter aprendido a lidar, para levar uma vida normal.
 
— Isso é algo que alguns fãs e psicólogos se perguntam. Será que indica a presença de um distúrbio mental? Insisto em que é preciso de exames profissionais exaustivos para se chegar a esse tipo de conclusões. Mas é certo que ele vive com sentimentos de culpa, dolor e solidão, uma solidão extrema. Eu não diria que ele é perfeito, nem perfeitamente normal, nem perfeitamente são, mas faz tudo o que pode apesar do que passou.
 
Batgirl
Assim como Bruce Wayne, Barbara Gordon teve uma experiência traumática, mas ao contrário dele, não era criança. Não só era uma jovem, como também já era a Batgirl.
 
Aconteceu em um momento de sua vida em que havia se afastado de seu papel de super-heroína e estava passando um tempo com sua família. Se poderia dizer que estava aposentada. Ela foi atacada em sua casa pelo Coringa, vilão de Gotham City.
 
— Como no caso do Batman, esse personagem foi sendo escrito durante muitas décadas, mas nos últimos anos sua história foi reconcebida, se tornando uma das mais inspiradoras de todos os títulos da DC Comics — pelo menos para mim. A razão é que ela experimenta as feridas psicológica e física e, nos quadrinhos, a vemos se recuperando de ambas: durante o último ano ela está fazendo reabilitação física, mas também tem sessões de terapia em que uma psicóloga a questiona sobre o que sente ao ser atacada e como se sentiu ao ser física e pessoalmente violentada.
 
E essa psicóloga está inspirada na própria Andrea Letamendi, que foi consultora da roteirista Gail Simone. A psicóloga fictícia também manteve o nome de Letamendi.
 
— Para mim é muito especial, porque vejo minha profissão representada nesses quadrinhos de forma respeitosa, válida e correta, o que é muito importante. O que me interessa é educar as pessoas sobre a psicologia e que nós apaguemos o estigma dos problemas psicológicos, porque eles não são incomuns e é importante que as pessoas reconheçam os sinais e sintomas e saibam que há quem possa ajudá-las.
 
No divã
O problema é que se Andrea Letamendi tivesse a oportunidade de ter Tony Stark ou Bruce Wayne em seu divã e tratá-los com sucesso, talvez eles deixassem de ser super-heróis ─ um dilema que a BBC Mundo não resiste em colocar para ela.
 
— É uma pergunta válida. Certamente (os problemas) são algo que os motiva. Eu costumava tratar soldados que voltavam do Iraque e do Afeganistão com feridas físicas e emocionais. A pessoa se dá conta de que enfrentar o perigo é o seu trabalho: para isso ela foi treinada. A ideia de ir para um território perigoso armado e proteger os outros é o que eles fazem, e fora desse entorno alguns perdem seu norte. Alguns me diziam: 'Estou nos Estados Unidos, feliz de estar vivo com minha família, mas não voltarei a me sentir normal até que deixem de me mandar (aos locais de combate)'.
 
Eu não sei se gostaria de curar os super-heróis! Eles tem esta motivação intrínseca que os leva a proteger. Mas se algum deles estivesse realmente sofrendo e me dissesse 'não quero continuar tendo esses episódios', eu os ajudaria a se sentir melhor.
 
Fonte BBC/R7

Homem de 66 anos descobre em check-up que é biologicamente uma mulher

Reprodução / site South China Morning Post
Paciente, que prefere manter o anonimato, descobriu a
doença  no Hospital Queen Elizabeth, em Hong Kong
Apenas outros seis casos como esse foram registrados na história médica mundial
 
Um homem de 66 anos que foi a um hospital de Hong Kong aflito com um inchaço no abdômen recebeu uma impactante notícia: ao passar por um check-up, o diagnóstico apontou que se tratava de um cisto no ovário, já que, biologicamente, ele é uma mulher.
 
Segundo publicou nesta terça-feira (4) o jornal local "South China Morning Post" ("SCMP"), a confusão se deve a uma condição muito rara que é a combinação de dois distúrbios genéticos: a síndrome de Turner e a hiperplasia congênita adrenal (CAH).
 
A síndrome de Turner leva mulheres a terem algumas deficiências, entre elas, perdem a capacidade de engravidar, e, embora os portadores costumem ter aspecto feminino, nesse caso específico o portador do distúrbio também sofria de CAH, que provoca um aumento dos hormônios masculinos e gera uma aparência masculina.
 
Com barba, um pequeno pênis, mas sem testículos, o paciente, um chinês órfão nascido no Vietnã, havia considerado durante toda a vida ser um homem, relata o professor em pediatria Ellis Hon Kam-luna na revista médica "Hong Kong Medical Journal".
 
— É um caso muito interessante e muito raro de duas síndromes combinadas. É provável que não surja outro semelhante em um futuro próximo.
 
Depois de descobrir sua condição no hospital Queen Elizabeth da ilha, o paciente, que prefere manter anonimato, decidiu continuar sua vida como homem e começar um tratamento de hormônios masculinos.
 
Apenas outros seis casos como esse foram registrados na história médica mundial, mas os diagnósticos foram fornecidos antes.
 
A síndrome de Turner tem uma prevalência estimada de uma em cada 2.500 ou 3 mil mulheres, e implica ter só um cromossomo "x", em vez dois, que é o normal. Seu diagnóstico costuma ser possível inclusive em testes pré-natais, mas a combinação dessa síndrome com o CAH levou o paciente a desconhecer seu gênero biológico até uma idade inédita na literatura médica.
 
Fonte Efe/R7

Será que utilizamos apenas 10% de nosso cérebro?

Reprodução / BBC
Até durante o sono o cérebro se mantém ativo
Neurocientistas identificam partes que são ativadas quando uma pessoa faz ou pensa em algo
 
Um dos mitos mais conhecidos sobre o cérebro é o de que utilizamos apenas 10% de sua capacidade. É uma ideia atraente, pois sugere que poderíamos ser muito mais inteligentes, bem sucedidos e criativos se conseguíssemos aproveitar os outros 90% que podemos estar desperdiçando. Infelizmente, isso não é verdade.
 
Não é bem claro a que se referem esses tais 10% de utilização.
 
Se a afirmação se refere a 10% de regiões cerebrais, é fácil de ser refutada.
 
Usando uma técnica chamada imagem de ressonância magnética funcional, neurocientistas podem identificar as partes to cérebro que são ativadas quando uma pessoa faz ou pensa em algo.
 
Uma simples ação, como abrir e fechar a mão ou dizer algumas poucas palavras, requer uma atividade de muito mais de uma décima parte do cérebro. Mesmo quando se supõe que a pessoa não está fazendo nada, o cérebro está trabalhando bastante, controlando funções como respiração, atividade cardíaca ou memória.
 
Nada ocioso
Se os 10% mencionados se referirem ao número de células do cérebro, ainda assim a afirmação não procede.
 
Quando qualquer célula nervosa deixa de ser utilizada ela se degenera e morre ou é colonizada por outras áreas vizinhas. Não permitimos que as células de nosso cérebro fiquem ociosas. Elas são valiosas demais.
 
Segundo o neurocientista Sergio Della Sala, o cérebro necessita de muitos recursos. Manter o tecido cerebral consome 20% de todo o oxigênio que respiramos.
 
Como pode então uma ideia sem fundamento biológico ou fisiológico ter conseguido se espalhar desse jeito?
 
É difícil rastrear a fonte original do mito.
 
O psicólogo e filósofo norte-americano William James escreveu no livro As energias do homem que 'utilizamos somente uma pequena parte de nossos possíveis recursos mentais e físicos'.
 
Ele pensava que as pessoas podiam progredir mais, porém não se referia ao volume do cérebro nem à quantidade de células, tampouco a uma porcentagem específica.
 
A referência aos 10% é feita em um prólogo da edição de 1936 do popular livro de Dale Carnegie Como ganhar amigos e influenciar pessoas. Algumas pessoas dizem que Albert Einstein foi a fonte da afirmação.
 
Della Sala tem tentado encontrar essa citação, mas ninguém que trabalha no arquivo Albert Einstein pôde sequer confirmar que tenha existido. Parece mais um outro mito.
 
Zona duvidosa
Existem dois fenômenos que talvez possam explicar o mal-entendido.
 
Nove de cada dez células do cérebro são do tipo neuróglias ou células gliais, que são células de apoio, que provêm assistência física e nutricional. Os outros 10% das células são os neurônios, que se encarregam de 'pensar'.
 
Assim, talvez as pessoas tenham interpretado que os 10% das células que se ocupam do trabalho duro de pensar poderiam aproveitar também as neuróglias para aumentar a capacidade cerebral pensante. Só que essas células são totalmente distintas e não podem simplesmente se transformar em neurônios para nos dar mais potência mental.
 
Existem os 10% que pensam, e os 90% que ajudam a pensar.
 
Há no entanto, um grupo de pacientes, cujas imagens do cérebro revelaram algo extraordinário.
 
Em 1980, um pediatra britânico chamado John Lorber mencionou na revista Science que alguns dos pacientes com hidrocefalia, que tinham muito pouco tecido cerebral, ainda assim tinham um cérebro que podia funcionar.
 
O caso, sem dúvida, demonstra que todos nós podemos usar nossos cérebros para fazer mais coisas do que sabemos, já que é sabido que as pessoas se adaptam a circunstâncias extraordinárias.
 
É certo, claro, que se nos propusermos, podemos aprender coisas novas. E cada vez há mais evidência que mostra que nosso cérebro muda. Porém, não é que estejamos explorando uma nova área do cérebro. Acredita-se que quando novas conexões entre as células nervosas são feitas, perdemos velhas conexões quando já não as necessitamos.
 
O que mais intriga neste mito é que ele pode ter nascido e se cristalizado com base em informação que não é correta. Talvez falar em 10% seja uma forma atrativa porque oferece um potencial enorme para se melhorar. Todos queremos ser melhores. E podemos, se nos cuidarmos. Porém nunca vai acontecer de encontramos uma porção de nosso cérebro em desuso.
 
Fonte BBC/R7

Prefeitura de Dona Emma (SC) abre vagas

A Prefeitura de Dona Emma, no estado de Santa Catarina, divulgou o edital nº. 02/2013 de concurso público. O certame visa preencher 3 vagas de níveis fundamental e superior, com jornada de trabalho de 40 horas semanais e remuneração de até R$ 2.669,22.
 
Cargos: Farmacêutico (1) e Agente Comunitário de Saúde (3).
 
Os interessados deverão se inscrever até o dia 11 de junho de 2013, das 8 às 12 e das 14 às 17 horas, junto ao setor de pessoal do município de Dona Emma, situado à Rua Alberto Koglin nº 3493, no centro do município.
 
A taxa de inscrição é de:
Nível fundamental: R$ 30,00;
Nível superior: R$ 80,00.
 
No ato da inscrição deverá ser entregue a seguinte documentação:
  • Ficha de Inscrição, devidamente preenchida e assinada pelo candidato, sem rasuras;
  • Fotocópia de Cédula de Identidade;
  • Fotocópia ou Comprovante de Situação Cadastral do CPF, expedido pela Secretaria da Receita Federal do Brasil;
  • Comprovante de pagamento da taxa de inscrição;
  • Comprovante de residência, para o cargo de Agente Comunitário de Saúde;
  • Laudo médico para o portador de necessidades especiais.
 
A prova escrita está prevista para ser realizada no dia 16 de junho de 2013, nas dependências da Escola de Educação Básica Lindo Sardagna, situada à Rua Alberto Koglin nº 3712, centro, município de Dona Emma/SC. 
 
O gabarito provisório da prova escrita estará disponível no primeiro dia útil seguinte ao da sua realização, no mural de publicações oficiais do município de Dona Emma e no site www.donaemma.sc.gov.br.
 
O certame será válido por 1 ano a contar da data do ato de homologação do resultado final com a respectiva classificação para cada um dos cargos, podendo ser prorrogado uma vez, por igual período, a critério da Administração Municipal de Dona Emma.

Concurso Prefeitura de Agrolândia - SC

A Prefeitura de Agrolândia, no estado de Santa Catarina, lançou edital de concurso público nº 002/2013, para provimento de 03 vagas mais cadastro de reserva, em cargos de níveis fundamental, médio e superior. Os salários podem chegar a R$ 10.030,66 em carga horária de 08 a 40 horas semanais.
 
As oportunidades são para os cargos de Ginecologista e Obstetra da Família, Médico Clínico Geral da Família, Médico Pediatra da Família, Auxiliar de Consultório Dentário da Família, Agente Comunitário de Saúde, Recepcionista, Assistente Social, Fonoaudiólogo, Motorista e Topógrafo.

As inscrições serão efetuadas na Secretaria Municipal de Saúde, sito Rua Nereu Ramos, nº107, centro, Agrolândia, Santa Catarina, no horário das 08h30min às 11h30min e das 13h00min às 17h00min, até o dia 21 de junho de 2013.

As provas escritas serão realizadas nas dependências da Sala de Reuniões da Secretaria Municipal de Saúde, sito Rua Nereu Ramos, nº107, bairro Centro, Município de Agrolândia, Estado de Santa Catarina, no dia 07 de julho de 2013, (domingo), iniciando às 09h00min com término as 12h00min.
 
A divulgação do gabarito preliminar da prova escrita será na data prevista de 08 de julho de 2013.
 
O concurso terá validade de um ano a contar da data de homologação dos resultados, podendo ser prorrogado uma vez por igual período, a critério da Administração.

Concurso Prefeitura de Corumbataí (SP)

A Prefeitura de Corumbataí, no estado de São Paulo, lançou os editais de concurso público e processo seletivo n°s 01, 02 e 03/2013, destinados ao provimento de 11 vagas mais cadastro de reserva nos cargos de Auxiliar Administrativo, Auxiliar de Enfermagem, Inspetor de Alunos, Merendeira, Eletricista, Enfermeiro, Recepcionista, Trabalhador Braçal, Monitor Creche, Motorista, Professor de Educação Básica I - PEB I 1ª ao 5ª ano, Professor de Educação Física, Agente de Saneamento da SUCEM e Servente.
 
O certame será organizado pela empresa TSR Prestadora de Serviços S/S Ltda. Os salários variam de R$ 690,16 a R$ 1.437,81 por carga horária de 30 a 44 horas semanais.

A inscrição será realizada via internet, até o dia 10 de junho de 2013, observado o horário oficial de Brasília/DF, por meio do acesso ao site www.tsrconcursos.com.br.
 
O interessado com indisponibilidade de acesso à internet poderá inscrever-se através do Programa Acessa São Paulo, disponibilizado no Centro Profissionalizante da Prefeitura Municipal, sito à Avenida 01, número 11 – Centro – Corumbataí – SP, das 08:00 às 12:00 horas e 13:30 ás 17:00 horas. As taxas variam de R$ 10,00, R$ 20,00 e R$ 30,00, de acordo com o cargo escolhido.
 
As provas estão inicialmente previstas para 23 de junho de 2013, na Escola Municipal Profª. Maria de Lourdes, sito à Avenida 01, 512 – Centro – Corumbataí – São Paulo. É de responsabilidade exclusiva do candidato a identificação correta de seu local de prova e o comparecimento no horário determinado.
 
O prazo de validade do concurso público é de 02 anos, a contar da data de publicação da sua homologação, podendo ser prorrogado uma única vez por igual período. Já o processo seletivo será válido por 01 ano, a contar da data da homologação não havendo prorrogação por igual período.

Concurso Prefeitura de Brejo Alegre (SP)

A Prefeitura de Brejo Alegre, no estado de São Paulo, anunciou a realização de concurso público, por meio de dois editais com numeração 01/2013, para seleção e contratação de novos servidores. O certame, que oferece 54 vagas, está sob a responsabilidade da empresa J. Alvares Ferreira & Alvares Ltda.
 
Há oportunidades para todos os níveis de escolaridade, com oferta salarial de até R$ 3.139,22 em carga horária de 20 a 40 horas por semana.
 
Cargos
Coordenador Pedagógico, Diretor de Escola, Professor PEB I – Educação Infantil e Ensino Fundamental, Professor PEB II – Inglês, Supervisor de Ensino, Ajudante Geral Masculino, Ajudante de Serviços Feminino, Monitor de Transporte Escolar, Jardineiro, Monitor de Corte e Costura, Coveiro, Motorista, Operador de Máquinas, Agente Fiscal de Tributos, Assistente Administrativo, Auxiliar de Campo, Auxiliar de Consultório Dentário, Auxiliar de Enfermagem, Auxiliar de Tesouraria, Auxiliar de Farmácia, Guarda Vidas, Inspetor de Alunos, Monitor de Creche, Técnico em Enfermagem, Assistente Social, Enfermeiro, Farmacêutico, Fonoaudiólogo, Médico, Médico Veterinário, Monitor de Esporte, Monitor de Informática e Psicólogo.
 
Inscrição, Seleção e Validade
Os interessados podem efetivar a inscrição até 12 de junho de 2013, no endereço eletrônico www.milconsultoria.com.br. A taxa de participação varia de R$ 30 a R$ 50.
 
O certame constará de prova objetiva, com aplicação agendada para a data provável de 07 de julho de 2013. Os locais de realização da prova serão divulgados no endereço eletrônico da organizadora do certame, no quadro de avisos na Prefeitura Municipal de Brejo Alegre e na imprensa escrita, em 21 de junho de 2013. Apenas os candidatos que concorrem aos cargos de Motorista e Operador de Máquinas também serão avaliados por meio de prova prática. 
 
O concurso terá validade de dois anos, prorrogável por igual período, a critério da Administração Pública Municipal, a contar da data de homologação do certame.

Prefeitura de Braúna (SP) promove processo seletivo

A Prefeitura de Braúna, no estado de São Paulo, lançou edital de processo seletivo n° 01/2013, destinado ao provimento de 30 vagas para cargos de níveis fundamental, médio e superior. O certame será realizado sob a responsabilidade da empresa J. Alvares Ferreira & Alvares Ltda.
 
Cargos

- Ensino Fundamental: Merendeiro, Motorista de Veículos Leves e Pesados e Operador de Máquinas;

- Ensino Médio: Agente Administrativo, Agente Comunitário de Saúde, Agente de Controle de Vetores, Auxiliar de Consultório Dentário, Auxiliar de Desenvolvimento Infantil, Inspetor de Alunos, Instrutor de Cursos Livres, Técnico em Enfermagem, Técnico em Enfermagem (PSF), Vigia e Visitador Sanitário;

- Ensino Superior: Assistente Social, Dentista, Médico, Médico (PSF), Médico-Veterinário, Professor de Educação Básica I, Professor de Educação Básica I (Educação Especial), Professor de Educação Básica II (Educação Física) e Psicólogo.
 
O salário oferecido pode chegar a R$ 8.611,85 e as cargas horárias semanais de trabalho podem variar de 20 a 44 horas.

Inscrições e Taxas
As inscrições serão efetuadas exclusivamente via internet, no endereço eletrônico www.milconsultoria.com.br, no período compreendido entre as 09h00min do dia 27 de maio até as 16h00min do dia 12 de junho de 2013. As taxas variam de R$ 30,00 a R$ 70,00, de acordo com o cargo escolhido.

Provas e Gabaritos
As provas serão realizadas na EMEF “Adolfo Hecht”, localizada na Avenida barão do Rio Branco, 451 – Centro – Braúna/SP, provavelmente, no dia 30 de junho de 2013, com início as 09h00 e término as 12h00, sendo que do início não será permitida, sob qualquer argumento, a entrada de candidatos atrasados.
 
O gabarito será publicado no dia 03 de julho de 2013, no endereço eletrônico da organizadora a partir das 10h.

Validade
O certame terá validade de 01 ano, prorrogável por igual período, a critério da Administração Pública Municipal, a contar da data de homologação do certame.

Concurso Prefeitura de Anhumas (SP)

A Prefeitura de Anhumas, no estado de São Paulo, através da Instituição Soler de Ensino Ltda, publicou editais n° 01/2013 de concurso público e processo seletivo para provimento de 13 vagas mais cadastro de reserva nos cargos de níveis fundamental, médio e superior. Os salários podem chegar a R$ 7.756,46 em carga horária de 20 e 40 horas semanais.
 
Cargos
 
Cargos do concurso público
As vagas são para os cargos de Auxiliar de Enfermagem (CR), Auxiliar de Serviços Gerais (03), Dentista (01), Educador Social (01), Gari (01), Médico (CR), Motorista (02), Operador de Máquinas (01), Trabalhador Braçal (03), Tesoureiro (01) e Visitador Sanitário (CR).

Cargos do processo seletivo
As chances são para os cargos de Auxiliar de Odonto, Auxiliar de Serviços Gerais, Dentista, Educador Social, Gari, Motorista e Trabalhador Braçal (todos para cadastro de reserva).
 
Inscrições e Taxas
As inscrições serão realizadas exclusivamente através de Formulário de Inscrição, disponível no endereço eletrônico www.institutosoler.com.br, das 09h do dia 21 de maio até às 24h do dia 10 de junho de 2013.

O valor da taxa de inscrição é de R$ 15,00 para os cargos de nível fundamental, R$ 25,00 para os cargos de nível médio e de R$ 50,00 para os cargos de nível superior.
 
Provas e Validade
As provas serão realizadas em escolas do Município de Anhumas, provavelmente, no dia 30 de junho de 2013, em locais e horários a serem divulgados após a homologação das inscrições.

A validade do concurso será de 02 anos, contados da data de homologação do resultado final, podendo ser prorrogado pelo prazo máximo de 02 anos, a critério exclusivo da Prefeitura Municipal de Anhumas.