Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quarta-feira, 5 de junho de 2013

Bipolaridade: Gripe na gestação aumenta risco

Grávidas devem pensar em tomar vacina contra gripe / Shutterstock
Grávidas devem pensar em tomar a vacina contra a gripe
Condutor de estudo afirma que descoberta não é motivo para alarme das futuras mães
 
Ter gripe durante a gravidez pode aumentar o risco da criança apresentar distúrbio bipolar, indica um novo estudo. As informações são do jornal “The New York Times”.

Para chegar à conclusão, entre 1959 e 1966 os pesquisadores coletaram dados de mais de 19 mil mulheres grávidas na Califórnia, EUA, controlando dados sobre gripe desde antes da concepção até o parto.

Depois, de 1981 a 2010, os cientistas usaram várias técnicas para rastrear casos de distúrbio bipolar entre o grupo de pessoas nascidas na primeira coleta de dados. O resultado foi que eles encontraram 92 casos da doença mental para um grupo de controle de 722 pessoas.

Mesmo que o número de afetados não fosse grande, os autores compararam dados como idade de gestação, raça, educação e histórico de distúrbios psiquiátricos nas mães para concluir que ter gripe durante a gravidez aumenta em quatro vezes o risco da criança ser bipolar quando adulta.

Apesar do resultado,  o condutor do estudo, Alan S. Brown, professor de psiquiatria e epidemiologia da Universidade de Columbia, disse que a notícia não deve alarmar as mães.

“O distúrbio bipolar ocorre em apenas 1% da população. Mas isto é um outro ponto de conhecimento, que indica que as grávidas e as mulheres que planejam engravidar deveriam pensar em tomar a vacina contra a gripe”, explicou o médico.
 
Fonte Viva Bem

Nenhum comentário:

Postar um comentário