Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quarta-feira, 5 de junho de 2013

Desperdício de alimentos leva a prejuízo de US$ 1 trilhão por ano

Mais de 30% de toda comida produzida no mundo vai parar nas lixeiras dos consumidores, vendedores, agricultores e transportadores
Foto: UN Photo/Marco Dormino
Mais de 30% de toda comida produzida no mundo vai
parar nas lixeiras dos consumidores, vendedores,
agricultores e transportadores
Todos os anos 1,3 bilhão de toneladas vão para o lixo. Quantidade suficiente para alimentar 870 milhões de pessoas
 
Todos os anos, 1,3 bilhão de toneladas de alimentos são desperdiçados no mundo. O índice veio como um alerta da Organização das Nações Unidas (ONU) no Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado nesta quarta-feira (5).
 
Segundo representantes do Programa da ONU para o Meio Ambiente (Pnuma) mais de 30% de toda comida produzida no mundo vai parar nas lixeiras dos consumidores, vendedores, agricultores e transportadores. Esse desperdício, da ordem de US$ 1 trilhão, seria suficiente para alimentar 870 milhões de pessoas.
 
Para o secretário-geral Ban Ki-moon , o desperdício chega a ser "uma ofensa para os que têm fome e representa um custo enorme para o meio ambiente, em termos de energia, terra e água".Os alimentos descartados desperdiçam energia e combustível usados para o seu transporte. Além disso, a decomposição de comida elimina uma grande quantidade do gás metano.

A campanha
Com base nestes cenários, a ONU lançou uma campanha para aumentar a conscientização sobre o problema. Do Rio de Janeiro, a coordenadora do Pnuma no Brasil, Denise Hamú, falou sobre o tema da iniciativa.
 
A campanha "Pensar.Comer.Conservar. Diga não ao desperdício", que está sendo discutida no mundo todo, nos mostra como os resultados do desperdício de alimentos que estão próprios para consumo afetam a população mundial.
 
Denise Hamú participou do lançamento da Semana do Meio Ambiente, no Jardim Botânico do Rio de Janeiro. No evento, o cientista Luiz Pinguelli Rosa, afirmou ser possível erradicar a pobreza e preservar o meio ambiente, desde que haja uma mudança na atitude dos consumidores. "É possível sim, mudando o elevadíssimo padrão de consumo das camadas mais ricas de todas as sociedades, incluindo as sociedades dos países em desenvolvimento, como o Brasil. É inevitável aumentar a produção de alimentos para atender a demanda do mundo."
 
Para isso, Pinguelli Rosa indica a promoção de um modelo de agricultura de baixo carbono, que permitiria reduzir a expansão da área agrícola, não só para a produção de alimentos, como também para produtos de exportação.
 
Neste ano, a Mongólia foi o país escolhido como sede das comemorações do Dia Mundial do Meio Ambiente.

Com informações da Rádio ONU
 
Fonte isaude.net

Nenhum comentário:

Postar um comentário