Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!


quarta-feira, 21 de novembro de 2012

Menos invasiva, tecnologia com ultrassom é a grande novidade contra a flacidez

Uma das pioneiras no uso da nova técnica no interior de São Paulo é a médica Christiana Blattner, clínica de dermatologia e laser de Campinas, que já possui seu próprio Ultrassom, indicado para tratamento de flacidez no rosto e pescoço, incluindo o arqueamento da linha da sobrancelha e outros sinais de envelhecimento da pele.
 
É um ultrassom fracionado que age nas camadas mais profundas da pele, tratando a musculatura e estimulando a produção de colágeno, sem agredir a epiderme. Em apenas uma sessão, já é possível ver os primeiros efeitos, mas os resultados finais aparecem após cerca de três meses de tratamento. Ele ajuda na redução da flacidez facial e no aumento da elasticidade da pele.
 
“Podemos usar este tipo de tecnologia menos invasiva para combater a flacidez nos estágios leve e moderado, retardando ou evitando intervenções mais complexas”, explica a médica Christiana Blattner, membro efetivo da Sociedade Brasileira de Dermatologia, que recomenda sempre a consulta ao dermatologista para determinar o melhor tratamento.
 
O Ultrassom possui três ponteiras diferentes, com profundidades e energias distintas, por isso pode ser utilizado nas diferentes áreas da face. “Ele atua nas camadas mais profundas da pele, atingindo uma temperatura bem elevada, ajudando a retrair a área tratada, enrijecendo a camada superficial do músculo e provocando o estiramento da pele, o chamado efeito lifting”, explica Christiana Blattner. “Ele tem ainda um recurso que nos permite acompanhar os tecidos da pele por um monitor, facilitando focarmos o trabalho exatamente nas áreas mais necessárias”, completa.
 
Por sua atuação na camada profunda da pele, o Ultrassom estimula de maneira significativa o colágeno, que dá sustentação e tonificação na pele, representando, portanto, uma boa indicação também para o rejuvenescimento.
 
Sobre a Ultrassonografia:
A ultrassonografia é um método diagnóstico que aproveita o eco produzido pelo som para ver em tempo real as reflexões produzidas pelas estruturas e órgãos do organismo. Os aparelhos de ultrassom em geral utilizam uma frequência variada dependendo do tipo de transdutor, desde 2 até 14 MHz, emitindo através de uma fonte de cristal piezoelétrico que fica em contato com a pele e recebendo os ecos gerados, que são interpretados através da computação gráfica. Quanto maior a frequência maior a resolução obtida.
 
Fonte Corposaun

A importância da presença paterna para o bebê

pai 92 A importância da presença paterna para o bebêA independência conquistada pelas mulheres nos últimos anos tem aberto espaço para os homens se livrarem de tabus e imposições antigas que os acompanhavam. As mudanças são muitas e vão desde a participação na gestação e no parto, na vida da criança, até o direito de licença paternidade.
 
“O companheiro pode e deve acompanhar as etapas da gravidez, dando suporte emocional e auxiliando nas limitações físicas maternas”, explica o dr. Edoardo Copelli Pousada, ginecologista. “Esta contribuição é importante inclusive para diminuição da ansiedade do casal, tornando o pai parte integrante desta experiência e não apenas um expectador”.
 
A criança inicia suas relações afetivas em seus primeiros dias em casa e a presença dos pais é reconhecida por meio de suas vozes, já ouvidas dentro da barriga. Para tornar este período de adaptação mais tranquilo ao pai, é importante também que a mãe tenha paciência e o ajude a conhecer melhor os cuidados que a criança necessita, até para que ele consiga ajudá-la de forma efetiva.
 
Para a dra. Manuela Moreira Ribeiro, pediatra, o pai pode segurar a criança enquanto a mãe descansa, dar banho, trocar as fraldas. “Tudo para tornar este momento confortável e tranquilo para o bebê”, diz. O envolvimento paterno, também, ajuda a amenizar o estado de Blues Puerperal, explica o dr. Pousada.
 
Sobre a Blues Puerperal:
A Blues Puerperal é uma forma de depressão que afeta mulheres após terem dado a luz a um bebê. Estima-se que cerca de 60% das novas mães passam por uma forte melancolia após o parto conhecida internacionalmente como baby blues. No Brasil cerca de 40% desenvolvem depressão sendo que 10% apresentem a sua forma mais severa. Recomenda-se que uma psicoterapia seja iniciada o mais rápido possível.
 
Causas
A Blues Puerperal, assim como a maioria dos transtornos psicológicos, tem como causas fatores biológicos, psicológicos e sociais. Caso a mãe já apresente depressão antes do parto é provável que ocorra seu agravamento.
 
Fonte Corposaun

Composto Emagrecedor 7 Ervas é proibido pela Anvisa

A Anvisa publicou no Diário Oficial da União (DOU) do dia 14 deste mes de novembro a apreensão, inutilização e proibição da divulgação do produto Composto Emagrecedor 7 Ervas e de todos os demais produtos sujeitos a vigilância sanitária fabricados pela empresa Saponificação Oliveira.
 
O produto passa por esse proceso por não apresentar registro e pelo motivo de o fabricante não possuir Autorização de Funcionamento na Anvisa. Empresas que não possuem Autorização de Funcionamento (AFE) têm a origem desconhecida. Segundo a Agência Nacional de Vigilância Sanitária, tais produtos não possuem segurança e eficácia comprovadas. As pessoas que já tiverem adquirido algum dos lotes ou produtos devem interromper o uso.
 
No último mês, a agência já havia determinado a apreensão do produto Emagrecedor Sem Dieta Dulopes. A decisão atingiu os demais produtos sujeitos à vigilância sanitária fabricados pela Dulopes Comércio de Produtos Naturais Ltda. Segundo o apontado pela Anvisa, a empresa não tinha autorização de funcionamento.
 
Também foi determinada, ainda em outubro, a apreensão e a inutilização dos produtos Engordar, 30 ervas Emagrecedor, Uxi Amarelo e Unha de Gato e de todos os demais produtos sujeitos à vigilância sanitária fabricados pela empresa Chá Diet Ltda que estava, até então, sem autorização de funcionamento na Anvisa.
 
Fonte Corposaun

Amil compra grupo hospitalar português por 85,6 milhões de euros

Rede HPP e uma das maiores no setor de saúde em Portugal com sete unidades hospitalares e mais de 4.000 profissionais, segundo comunicado da Amil
 
A Amil Participações anunciou nesta quarta-feira a compra do grupo Hospitais Privados de Portugal (HPP) por 85,6 milhões de euros, incluindo dívida.
 
O acordo, firmado com a Caixa Seguros e Saúde, controladora do HPP, prevê acréscimo potencial de 6 milhões de euros no valor da aquisição, caso sejam atingidos determinados objetivos.
 
O HPP é referência no setor de saúde em Portugal, com sete unidades hospitalares mais de 4.000 profissionais, segundo comunicado da Amil divulgado nesta quarta-feira.
 
A conclusão da operação ainda depende de aprovação regulatória.
 
No início de outubro, a norte-americana UnitedHealth fechou a compra da Amil Participações, atribuindo um valor de cerca de 10 bilhões de reais à maior empresa de medicina de grupo do país.
 
A aquisição em andamento, que já foi aprovada pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), prevê a realização de uma oferta pública de aquisição de ações (OPA) da Amil no primeiro trimestre de 2013.
 
Fonte iG

Porque você não consegue aprender duas coisas novas ao mesmo tempo

Semana de provas. Uma maravilha. Assim que você acaba de estudar tudo o que podia em Português, e resolve passar para História, cada regra de gramática que você tinha absolutamente dominado parece fluir para fora da sua cabeça.
 
Nessa hora, você sente que seu cérebro não é grande o suficiente para manter as duas disciplinas na cabeça ao mesmo tempo. Você pode estar certo.
 
Recentemente, cientistas descobriram porque é difícil aprender dois assuntos, um logo após o outro: quando você tenta aprender ou memorizar dois tipos diferentes de informação em rápida sucessão, o segundo assunto interfere com a capacidade do cérebro de armazenar permanentemente o primeiro.
 
O estudo envolveu 120 estudantes universitários. Os pesquisadores desenvolveram um experimento no qual os voluntários tinham que realizar duas tarefas de memória, uma em seguida da outra.
 
Primeiro, os voluntários receberam uma lista de palavras para memorizar. Em seguida, eles receberam uma tarefa em que tinham que usar os movimentos dos dedos para fazer uma sequência – sem o conhecimento dos voluntários, havia um padrão para fazer isso que eles poderiam aprender, inconscientemente, através da repetição.
 
Logo após do teste das palavras, os voluntários se lembravam da lista muito bem. Mas depois que fizeram a sequência com os dedos, se esqueceram de muitas das palavras.
 
Em seguida, na segunda parte do experimento, as tarefas foram revertidas: a sequência dos dedos veio primeiro, seguido pela lista de palavras. Mais uma vez, os voluntários se saíram bem nos testes após a primeira tarefa, mas após a realização da segunda, perderam muito do que aprenderam na primeira.
 
Ainda assim, ao invés de uma tarefa estar “anulando” a outra, o resultado poderia ser devido a incapacidade do cérebro de armazenar todas aquelas informações. Então, os pesquisadores refizeram o experimento, desta vez usando um dispositivo magnético que bombeia energia elétrica no cérebro quando colocado na cabeça de uma pessoa.
 
Com essa estimulação, as pessoas lembraram bem de ambas as tarefas, como se tivessem feito cada uma delas separada. O interessante é que a estimulação não melhorou a memória quando apenas uma tarefa foi feita em um momento, e sim apenas removeu a interferência quando duas eram feitas em seguida.
 
A conclusão do estudo é: quando você quiser aprender duas coisas diferentes, precisa fazer uma pausa entre elas. Outra pesquisa mostra que duas horas pode ser suficiente.
 
Os pesquisadores não sabem por que o cérebro age dessa maneira. Ele ativamente “conspira” para produzir uma interferência de memória e assim prejudicar nossa lembrança do que aprendemos. Isso pode parecer um tanto paradoxal, mas os cientistas imaginam que essa interferência de memória serve para alguma função importante, que até agora não sabemos qual é.
 
Fonte MSN

Você ouve com os olhos, mesmo sem saber disso

Não é preciso ter nenhuma habilidade especial para fazer leitura labial. Você provavelmente consegue “ouvir” com os olhos, mesmo sem saber disso.
 
Pesquisadores do Instituto Max Planck para Cognição Humana e Ciências Cerebrais (Alemanha) demonstraram que uma área do nosso cérebro é responsável por entender o que uma pessoa diz sem ouvi-la direito.
 
Raramente fazemos leitura labial no cotidiano, mas em ambientes barulhentos isso é bem comum. Quando estamos em um lugar com muitos ruídos e só conseguimos observar os movimentos da boca da pessoa com quem estamos conversando, o sulco temporal superior esquerdo (região do lobo temporal cerebral) mostra grande atividade.
 
Quanto maior é essa atividade, maiores são as chances da pessoa conseguir relacionar a imagem da boca com as palavras. Quando o nosso cérebro é capaz de combinar informações de diferentes fontes sensoriais, como acontece durante a leitura labial, a compreensão da fala é melhorada.
 
Mas nem todo mundo tem facilidade em decifrar o que outra pessoa está falando apenas pelo movimento dos lábios. O nível de ativação do sulco temporal superior esquerdo mostra a habilidade de leitura labial de cada pessoa.
 
Fonte Hypescience

Esqueça o Viagra – a moda agora é veneno de aranha

Uma certa aranha possui um veneno bastante único, com efeitos colaterais bizarros, para não dizer outra coisa. Alguns diriam que só podia ser brasileira.
 
A picada da aranha armadeira brasileira, também conhecida como aranha da banana (ou mais formalmente Phoneutria nigriventer), provoca ereções nas vítimas (in)felizes.
 
Segundo fisiologistas, o veneno da P. nigriventer é uma mistura muito rica de várias moléculas. Essas moléculas são chamadas de toxinas, e cada toxina tem uma atividade diferente. Devido a isso, quando um humano é picado por essa aranha, são observáveis diversos sintomas, incluindo o priapismo, uma condição na qual o pênis fica ereto continuamente.
 
Além da dolorosa ereção que dura muitas horas, a mordida da aranha armadeira pode causar perda do controle muscular, dor, dificuldade para respirar e, se não for tratada, morte devido à privação de oxigênio.
 
Felizmente, com anti-veneno a vítima geralmente se recupera dentro de uma semana. Tanto que as mortes causadas por esta criatura não são tão comuns. De acordo com um site mantido por Rod Crawford, curador de aracnídeos, mais de 7.000 casos autênticos de mordidas destas aranhas foram registrados, com apenas cerca de 10 mortes conhecidas.
 
Normalmente encontrada em plantações de bananas nos trópicos, aranhas armadeiras tendem a vagar por aí, com recentes aparições relatadas em supermercados em Tulsa, EUA, lojas em Russell, EUA, e uma mordida em Somerset, Inglaterra.
 
Tá, tá, tá. Dito tudo isso, vamos ao que interessa: e o tal do priapismo?
 
O veneno excêntrico da aranha pode vir a ser um recurso valioso, quando se trata de disfunção erétil em homens? Sim.
 
Pesquisadores investigaram qual parte do veneno – que toxina – era responsável por este sintoma. Em seguida, realizaram experiências com ratos hipertensos que tinham disfunção erétil grave. A toxina foi capaz de normalizar a função erétil dos animais.
 
Depois de isolar a toxina (conhecida como PnTx2-6), os cientistas estudaram seu mecanismo de ação e descobriram que a toxina funciona de forma diferente de outros fármacos para a disfunção erétil, como o Viagra. Isso é bom, porque é sabido que alguns pacientes não respondem ao tratamento convencional. Segundo os pesquisadores, essa poderia ser uma opção alternativa de “cura”.
 
Fonte MSN

A causa das ereções noturnas

Temos aulas de biologia e educação sexual na escola. Mas aposto que nenhum professor já lhe explicou por que os homens acordam com a “barraca armada” de vez em quando. Algumas pessoas acham que a ereção matinal acontece pela vontade de fazer xixi. O que é real, mas não é a única (nem a principal) razão.
 
As ereções involuntárias costumam acontecer entre quatro e cinco vezes durante a noite. Isso é um mecanismo de autodefesa do pênis para prevenir a fibrose dos corpos cavernosos. Em outras palavras, para evitar que o amigo lá embaixo pare de funcionar por falta de uso.
 
As ereções noturnas acontecem durante o período de sono mais pesado, chamado de sono REM (sigla de Rapid Eye Movement, ou Movimento Rápido dos Olhos). Nesses momentos, os nervos do sistema nervoso simpático – que normalmente inibem a ereção – são sobrepostos pelos do parassimpático, que estimulam a ereção.
 
Durante um sono de oito horas, o tempo total em que o pênis fica ereto é de cerca de uma hora. Isso quer dizer que, enquanto você dorme, seu amigo continua bem acordado por muito tempo. E é muito comum que você desperte bem na hora em que ele está ereto.
 
Essa ereção é involuntária e não pode ser evitada. Agradeça por isso, pois ela mostra que sua saúde está em dia. Quanto mais oxigenado fica o pênis, mais garantia o homem terá de ter boas ereções no futuro. Se o pênis não está “acordando” durante a noite, quer dizer que talvez seja a hora de procurar um médico.
 
Alimentação ruim, falta de exercícios e estresse são alguns dos fatores que podem fazer o seu amigo “dormir”. E aí é melhor procurar ajuda, antes que o cochilo resolva se prolongar.

Fonte iG

Refrigerantes diet podem viciar?

Tem gente que começa o dia tomando Coca Cola diet ou zero de café da manhã. Alguns bebem cerca de 2 litros de refrigerante por dia. E esses são poucos dos sintomas que podem descrever alguém que soa como, no mínimo, viciado.
 
Pode ser que nem todos os bebedores de refrigerante diet sejam tão exagerados assim, mas também, as pessoas que tomam pouco refrigerante diet por dia são quase raras – cientificamente falando.
 
Ou seja: o que será que eles colocam no refri diet? Seriam essas bebidas viciantes? E em caso afirmativo, no quê as pessoas são viciadas?
 
A resposta mais óbvia seria cafeína – mas isso não explica muitos bebedores inveterados que preferem variedades de refrigerante livres de cafeína.
 
O refrigerante diet claramente não é tão viciante quanto uma droga como a nicotina, por exemplo. Ainda assim, os rituais que cercam a bebida e os adoçantes artificiais que ela contém podem fazer algumas pessoas psicologicamente – e até mesmo fisicamente – dependentes.
 
Ao contrário de outros refrigerantes, que fazem você ganhar peso, beber muito refrigerante sem calorias não parece ter uma desvantagem imediata que impede as pessoas de exagerar.
 
Sim, muitas pessoas que bebem refrigerante diet podem ser simples viciados em cafeína que preferem refrigerante a bebidas de café ou de energia (embora o refri não forneça a mesma vantagem. Por comparação, uma lata de Coca diet contém de quatro a cinco vezes menos cafeína do que um café pequeno).
 
Porém, a cafeína não responde por todos os hábitos de refrigerante diet. O caso de Steve Bagi, por exemplo, é de que ele mata seus desejos por cigarro tomando uma Pepsi diet.
 
Seus desejos por Pepsi diet vem de uma dependência anterior à nicotina. Ele fumava um maço por dia antes de começar a beber refrigerante diet para mascarar o sabor dos cigarros.
 
Mudar um vício ou um comportamento compulsivo por outro – fenômeno conhecido como troca de vício – é um conceito bem conhecido da medicina, e pode explicar a experiência de outros bebedores “viciados” de refrigerante diet.
 
Muitas pessoas que bebem refrigerantes dietéticos estão tentando perder (ou evitar ganhar) peso comendo mais saudável, e a doçura do refrigerante diet se torna um conforto para lembrar o gosto do açúcar, do carboidrato e de outros alimentos saborosos.
 
Da mesma forma, as pessoas podem ficar viciadas em refrigerante diet porque o associam com uma determinada atividade ou comportamento, como algumas pessoas fazem com o tabagismo. É o mesmo que sempre tomar um refri quando precisa por gasolina. Você sente o desejo antes mesmo de chegar no posto.
 
Os componentes psicológicos do vício em refrigerante diet são poderosos, mas não são tudo. Pesquisas sugerem que os adoçantes artificiais dos refrigerantes diet, como o aspartame, podem manter as pessoas bebendo constantemente porque esses açúcares falsificados não satisfazem tanto quanto o açúcar real.
 
Em outras palavras, os adoçantes artificiais podem estimular consumidores – e seus cérebros – a continuar perseguindo um “pico” que o refrigerante diet mantém sempre fora de alcance. Não está claro se esse efeito pode levar à dependência, mas é uma possibilidade.
 
Um sinal chave de dependência é quando uma pessoa continua a utilizar uma substância mesmo quando sabe que ela está causando problemas de saúde física ou mental.
 
Ellen Talles é uma das pessoas que se encaixa nessa descrição. Ela foi diagnosticada com ossos frágeis seis anos atrás, e seu médico lhe pediu para parar de tomar refrigerante diet, porque o ácido fosfórico em refrigerantes diminui o cálcio dos ossos, piorando a osteoporose. Ela não fez isso, entretanto. Mas, nos últimos meses, tem se esforçado mais.
 
Outra característica de dependência de substâncias é a síndrome de abstinência quando uma pessoa tenta largar seu vício. Embora seja difícil determinar se o aspartame, a cafeína, ou alguma combinação de ingredientes é responsável por isso, as pessoas que cortam o refri têm sintomas como dores de cabeça, náuseas e irritabilidade, sentimento que Ellen conhece bem.
 
Independente de se sentir dependente ou não, beber muito refrigerante diet pode ser arriscado a longo prazo.
 
Nos últimos anos, o consumo habitual de refrigerante dietético tem sido associado a um risco aumentado de baixa densidade mineral óssea em mulheres, diabetes tipo 2 e derrame. Além disso, um crescente corpo de pesquisas sugere que a ingestão excessiva de refri diet pode incentivar o ganho de peso.
 
Uma explicação para isso pode ser que, como seu corpo se acostuma a experimentar o sabor doce do refrigerante dietético sem absorver calorias, ele esquece que alimentos contendo o açúcar real e outros carboidratos entregam calorias.
 
Também é possível que os bebedores já sejam pessoas que têm uma dieta menos saudável, e acabam usando o refrigerante diet para “cobrir” outros abusos, como um pedido no McDonald’s com Coca Cola Zero, por exemplo.
 
E a relação entre refrigerante diet e escolhas alimentares pouco saudáveis pode não ser uma coincidência. Existe alguma especulação que refrigerantes diet tem efeitos sutis sobre a insulina e os níveis de açúcar no sangue que provocam a fome e influenciam o modo como (e o que) você come.
 
Mesmo com tudo isso falado, você, bebedor compulsivo, conseguiria imaginar a sua vida sem refrigerante diet?
 
Fonte Hypescience

Inflamações e hematomas podem acelerar Mal de Alzheimer

A responsável pelo processo é a TNF, proteína inflamatória que pode piorar o quadro
 
Estudo recente feito por britânicos da Universidade de Southampton, no Reino Unido, identificou a aceleração na perda de memória de pacientes com Mal de Alzheimer, quando estes apresentam infecções ou processos inflamatórios.

Segundo os pesquisadores, em quadros de infecções respiratórias ou gastrointestinais e até simples hematomas causados por quedas apresentaram aumento no nível da TNF, proteína inflamatória denominada de fator de necrose tumoral, que pode piorar o quadro de Mal de Alzheimer e estimular a perda de memória mais rapidamente.

O estudo acompanhou cerca de 250 idosos, durante seis meses, que apresentavam idade média de 83 anos e foram diagnosticados com Mal de Alzheimer. No decorrer do estudo, 110 pacientes desenvolveram infecções em áreas como pulmões, intestinos e estômago. Os pesquisadores identificaram que os pacientes que tiveram diagnóstico de mais de uma infecção durante o estudo, quando comparados aos que não apresentaram infecções, duplicaram o ritmo de perda cognitiva.
 
No caso dos pacientes que já possuíam altos níveis de TNF no sangue desde o início da pesquisa, estes apresentaram perda cognitiva quatro vezes mais rápidas que pacientes que não tiveram infecções. Os pesquisadores ainda afirmam que não foram encontradas relações entre a perda cognitiva acelerada e a maior probabilidade de contrair infecções ou sofrer hematomas.

"O Mal de Alzheimer divide-se em três fases: inicial, intermediária e tardia, e tem progressão gradual. Na maioria dos casos, a fase inicial é a que mais apresenta variações de sintomas e a tardia está entre as mais difíceis para encontrar resultados positivos durante o tratamento", explica Antonio Cezar Ribeiro Galvão, neurologista do Hospital Nove de Julho.
 
Fonte Minha Vida

Arnica ajuda a tratar os machucados mais comuns nas crianças

Arnica montana
Arranhões e roxos causados por brincadeiras podem ser tratados com essa planta
 
Com as crianças e jovens fora da escola, as viagens e passeios ficam mais frequentes e as contusões, com tantas idas e vindas, também. Pernas e braços roxos nem sempre são sinais de doenças. A prática do esporte e as brincadeiras podem ocasionar hematomas para os que têm uma vida saudável e querem aproveitar a brecha no calendário. Como eliminar as incômodas manchas púrpuras?

A planta Arnica montana tem seus poderes medicinais conhecidos desde a Idade Média e já recebeu muitos nomes populares, entre eles o de "quina dos pobres", fazendo alusão aos efeitos antitérmicos do vegetal.

Por questões de solo e clima, seu cultivo é muito difícil no Brasil, ela é nativa dos Alpes suíços.
 
Possui lindas flores amarelo-alaranjadas, parecidas com as margaridas. Aqui no país encontramos diversas outras espécies que são popularmente chamadas de arnica, mas que têm em comum somente a sua aplicação contra hematomas ou para aliviar distensões musculares. Para a homeopatia ela é uma só, com nome e sobrenome, a Arnica montana
 
Esta planta é rica em substâncias denominadas flavonóides que agem sobre os vasos sanguíneos, em carotenóides (grupo de pigmentos solúveis em gorduras), em ácidos fenólicos que têm ação bactericida e fungicida e, principalmente, em lactonas sesquiterpênicas que são responsáveis pelas propriedades antiinflamatórias, antihematomas e analgésicas.
 
Externamente, salvo naqueles casos de pessoas com sensibilidade, o uso é tranquilo, existindo inúmeros produtos à base de Arnica como géis, talcos, pomadas, óleos no mercado mundial. Sua presença nos kits de primeiros socorros ou na mala da academia é bastante comum.

Aplicada imediatamente após uma lesão, a Arnica montana reduz significativamente a formação do hematoma, é muito utilizada no tratamento da artrite, de queimaduras, ulceras eczemas e acne; suas qualidades antibacterianas e antiinflamatórias ajudam a reduzir a dor e o edema e melhoram a cicatrização de feridas.
 
 Tratamento pela semelhança
Os especialistas sempre dizem que a cura em homeopatia é baseada na Lei da semelhança. Mas, o que isso quer dizer? Empregam-se substâncias que potencialmente podem gerar os sintomas que o paciente apresenta, de forma altamente diluída. O resultado? Uma cura rápida e permanente.

Quando alguém vai se submeter a uma cirurgia, independente se estética ou curativa, o cirurgião pode valer-se desta capacidade da Arnica montana em doses homeopáticas. O medicamento irá, preventivamente, preparar a reação do organismo para a ?contusão?, o edema e a inflamação que os cortes cirúrgicos provocam, ajudando no restabelecimento e evitando as complicações.
 
Estes medicamentos são seguros, pois sendo altamente diluídos, não geram efeitos colaterais, nem dependência e não interagem com outros medicamentos. Seu uso se baseia em dados experimentais e sua eficácia está garantida pela lei da semelhança, que é uma das leis de cura medicamentosa.

Esta é uma das possibilidades de utilização da Arnica montana, isto é, a forma preventiva. Outra forma é aquela decorrente da consulta homeopática, onde o médico após analisar o conjunto sintomático do paciente encontra na Arnica montana o seu medicamento. Pode acontecer inclusive de o paciente receber a prescrição deste medicamento, tempos depois de ter sofrido uma contusão ou até mesmo tempos depois de uma contusão moral.
 
O grande desafio na utilização correta de utilização dos medicamentos homeopáticos está justamente na adequação da indicação, naquilo que chamamos de diagnóstico medicamentoso. A adequação do grau da diluição também é parte importante do sucesso terapêutico.

Com isso, já somos capazes de usufruir da famosa Arnica montana, sabendo que sua utilização em doses mínimas só nos trará benefícios, com a segurança e a eficácia inerentes à toda a homeopatia.
 
Fonte Minha Vida

Cibercirurgia, a cirurgia do futuro

Fígado e esôfago operados com máquinas digitais, pescoço tratado com a ajuda de imagens em 3D: a cibercirurgia, uma técnica de operação menos invasiva e que pode ser feita à distância, é a cirurgia do futuro, afirma um especialista francês.
 
"Esta cirurgia híbrida é a convergência de técnicas e especialidades (cirúrgicas, de gastroenterologia, radiologia...) e de uma mistura de instrumentos, material de imagens e robôs", explica o professor Jacques Marescaux, fundador do Ircad (Instituto de Pesquisas contra Cânceres no Aparelho Digestivo), em Estrasburgo (leste da França).
 
Estas técnicas inovadoras - que há alguns anos seriam coisa de ficção científica - permitem ampliar as capacidades do cirurgião no momento de operar, explica o especialista, que fez, entre janeiro e julho, quatro cirurgias pouco invasivas.
 
"É a cirurgia do futuro", afirma o especialista, que deu muito o que falar em 2001, quando operou em Nova York a vesícula biliar de uma paciente que estava em Estrasburgo, com a ajuda de um console robotizado, um procedimento que ficou conhecido como "Operação Lindbergh".
 
Esta intervenção, realizada com total sucesso, foi a primeira desse tipo na história da Medicina.
 
As quatro operações "mini-invasivas" realizadas aquele ano foram feitas no Instituto Hospital Universitário de Estrasburgo (IHU), um estabelecimento dotado de aparelhos técnicos muito sofisticados, que estão revolucionando a cirurgia tradicional.
 
Três destas operações - entre elas o uso de realidade virtual como ajuda ao diagnóstico e à estratégia cirúrgica em uma intervenção no pescoço de uma paciente de 66 anos que sofria de uma patologia em uma glândula da paratireóide - representam primícias mundiais, assegurou Marescaux.
 
As outras duas cirurgias foram uma de câncer de cólon, realizada graças a técnicas digitais e uma de fígado, feita com uma máquina que ampliou as imagens.
 
Para a operação no pescoço, a exploração cirúrgica virtual - uma reconstrução a partir de imagens de scanner (ou ressonância magnética) em três dimensões da glândula, com ajuda de um programa informático desenvolvido no Ircard - permitiu detectar uma anomalia em uma artéria, explicou o especialista.
 
Esta anomalia, sistematicamente associada a um problema no trajeto do nervo da voz, não tinha sido detectada no check-up pré-operatório padrão.
 
"O uso de realidade virtual permitiu guiar o gesto cirúrgico de forma personalizada e preservar o nervo oculto", destacou o especialista.
 
Este tipo de programa informático poderia ser utilizado em operações de próstata para evitar que se alcancem os nervos nos quais as lesões poderiam provocar impotência, destacou.
 
A intervenção "mini-invasiva" no esôfago de uma paciente de 82 anos que já não conseguia se alimentar foi feita com a ajuda de um instrumento flexível introduzido pela boca (endoscópio), ao invés de recorrer à laparoscopia.
 
A paciente, que voltou para casa três dias depois da cirurgia, já consegue se alimentar normalmente, informou.
 
Em dez anos, estes tipos de intervenções serão a norma, previu Marescaux, destacando que estas técnicas permitem, ainda, reduzir o tempo de hospitalização e o trauma cirúrgico.
 
Fonte R7

Rapaz quase perde o braço depois ser picado por aranha

Por meio de intervenção cirúrgica, médicos liberam toxinas da região afetada
 
Gary Meadows, de 33 anos, quase perdeu o braço depois de ser picado por uma aranha venenosa do tamanho de uma ervilha.
 
O rapaz, que mora em Teesville, Inglaterra, estava trabalhando em uma plantação quando o aracnídeo afundou suas presas em seu braço.
 
A mão inchou ‘como uma luva de boxe’ e, assim, Meadows precisou correr até ao hospital, segundo o tabloide The Sun.
 
Ao chegar lá, os médicos o alertaram de que o braço poderia ser amputado. No entanto, para não passar por esse procedimento, os cirurgiões operaram a região afetada para liberar as toxinas.
 
Fonte R7

Número de mortes por Aids no mundo cai pelo 5º ano consecutivo

ONU considera que a epidemia está estável na América Latina
 
A quantidade de mortes provocadas pelo vírus da Aids no mundo caiu pelo quinto ano consecutivo em 2011, estabelecendo-se em 1,7 milhão (-5,6%), anunciou nesta terça-feira (20) o Programa Conjunto das Nações Unidas sobre o HIV/Aids (UNAIDS) em seu relatório anual de 2012.
 
A quantidade de pessoas infectadas registrou, no entanto, um leve aumento, com 34 milhões de pessoas em 2011, contra 33,5 milhões em 2010, afirmou o UNAIDS.
 
— No ano de 2011, 1,7 milhão de pessoas faleceram por causas relacionadas à Aids em todo o mundo, 24% a menos de mortes que em 2005. O número de mortes relacionadas à Aids na África subsaariana caiu praticamente um terço entre os anos de 2005 e 2011. As mortes relacionadas à Aids no Caribe diminuíram 48% entre 2005 e 2011, e na Oceania, 41%. No entanto, o progresso é irregular. Desde 2001, o número de pessoas que contraíram o HIV no Oriente Médio e na África setentrional aumentou mais de 35%. Na Europa Oriental e na Ásia central também foi registrado um aumento de infecções pelo vírus nos últimos anos.
 
A organização também considera que, na América Latina, a epidemia está estável.
 
"Em 2011, cerca de 1,4 milhão de pessoas viviam com o HIV na América Latina, em comparação com o 1,2 milhão de 2001", ressaltou.
 
"O número de pessoas que morreram por causas relacionadas à Aids caiu 10% entre os anos de 2005 e 2011, de 60.000 a 54.000", acrescentou.
 
Por sua vez, "depois da África subsaariana, o Caribe é uma das regiões mais atingidas pela epidemia do HIV. A prevalência do HIV em adultos foi em 2011 de cerca de 1%, um número superior a qualquer outra região do mundo, com exceção da África subsaariana", ressaltou.
 
Fonte R7

Mãe perde 80 kg depois de passar vergonha em parque de diversões

Depois de ser barrada em brinquedo, Laura procurou ajuda médica para emagrecer
 
Laura Bourne, de 27 anos, perdeu 80 kg depois de passar vergonha durante um passeio em um parque de diversões.
 
Após esse constrangimento, a moça, que mora em Birmingham, Inglaterra, fez uma promessa a si mesma que só comeria alimentos saudáveis, segundo o site Daily Mail.
 
— Meu filho pediu para eu ir ao navio pirata com ele. Só que a barra de segurança não fechou e fez um barulho alto por causa do meu estômago grande. Foi um momento muito embaraçoso para mim.
 
Pesando 160 kg, Laura resolveu procurar ajuda médica para emagrecer. O médico disse que a única opção seria uma cirurgia para reduzir o tamanho de seu estômago.
 
Antes da operação, ela passou por uma dieta líquida durante um mês para ajudar no encolhimento do fígado.
 
Laura ficou preocupada com o procedimento, pois não sabia se o resultado seria positivo.
 
— No começo foi difícil, pois tive de refazer todo o meu plano de alimentação. Nas primeiras duas semanas eu só podia tomar líquidos.
 
O sacrifício, no entanto, foi recompensador:
 
— Agora eu posso correr no parque com os meus filhos e sentar-me em qualquer lugar sem medo de quebrar o assento.
 
Fonte R7

Atividade física aumenta tempo de vida

Se você deseja aumentar em até 10 anos o seu tempo de vida e de quebra, reduzir em até 50% a possibilidade de contrair doenças crônicas como câncer, diabetes e cardiovasculares, comece a praticar exercícios.
 
A orientação partiu de especialistas em saúde, que se reuniram no Simpósio sobre Balanço Energético da Série Cientifica Latino Americana que foi realizado nos Estados Unidos.
 
Segundo pesquisas apresentadas no encontro, praticar uma hora de exercícios por dia aciona cerca de 800 genes, os mesmos que ajudam a reduzir em até 50% o desenvolvimento de doenças que levam a morte.
 
Além disso, não fumar, consumir álcool moderadamente, incluir frutas e vegetais na alimentação, evitar a obesidade reduzem o risco de diabetes em até 90%.
 
Outro alerta é que a gordura é mais prejudicial do que carboidratos e açúcares. É que o metabolismo do corpo humano funciona de forma diversa para gorduras e carboidratos.
 
A gordura aumenta o tecido adiposo, já os carboidratos vão para o fígado e geram energia para o músculo esquelético.
 
Fonte R7

Receita equilibrada de pizza é criada no Reino Unido

A redonda pode ser consumida todos os dias em todas as refeições
 
Boa notícia para os amantes de pizza. Uma receita equilibrada da iguaria foi recentemente desenvolvida por pesquisadores da Universidade de Glasgow, no Reino Unido. Tão equilibrada que pode ser degustada todos os dias, em todas as refeições.
 
A pizza teria 30% da quantidade de vitaminas e minerais recomendadas para um adulto, assim como um terço das calorias, proteínas e carboidratos.
 
O segredo? Pesquisadores descobriram que a alga é um ingrediente interessante para ser usado no pão artesanal, devido a possibilidade de reduzir o sal do preparo.
 
O sódio da alga é de cerca de 3,5% em comparação a 40% do sódio do sal. Ela ainda possui vitamina B12 e um excelente sabor, segundo os pesquisadores.
 
O molho de tomate que acompanha a receita tem muito pimentão, com o objetivo de aumentar a vitamina C e cada pizza contem magnésio, potássio, ácido fólico e vitamina A.
 
O resultado final dá a exata proporção de calorias, proteína, gordura, carboidratos e nutrientes necessários em cada refeição.
 
Ainda esse ano a pizza equilibrada começará a ser comercializada nos Estados Unidos. É torcer para chegar logo ao Brasil.
 
Fonte R7

Consumir café em excesso reduz chance de gravidez assistida

Cinco xícaras da bebida por dia é o limite para as mulheres em tratamento
 
Se você anda tentando engravidar através da fertilização in vitro, diminua o café. Em excesso a bebida reduz a chance de sucesso no tratamento. O alerta foi dado na reunião anual da Sociedade Europeia de Reprodução Humana e Embriologia.
 
O estudo, realizado pelo Clínica de Fertilidade do Hospital Universitário Aarchus, na Dinamarca, apontou que o café causou redução da taxa de gravidez clínica numa porcentagem de 50% e da taxa de nascidos vivos em 40%.
 
O estudo acompanhou 3.959 mulheres, que responderam sobre o consumo de café logo no início do tratamento (e no início de cada ciclo subsequente). Nenhum efeito foi observado quando os pacientes relataram o consumo de menos de cinco xícaras de café.
 
Baseado nesses resultados os cientistas recomendam que mulheres que estejam tentando a fertilização não bebam mais do que cinco xícaras da bebida por dia quando estiverem realizando o tratamento.
 
Fonte R7

As cirurgias mais difíceis que a medicina enfrentou

Conheça os casos mais complicados de 2012

Didier Montalvo, um garoto de seis anos da Colômbia, recebeu o apelido de “menino tartaruga” por causa da uma marca de nascença gigante que cobriu suas costas. A cirurgia foi realizada pelo doutor Neil Bulstrode, do hospital Great Ormond Street, em Londres. O cirurgião disse ao tabloide britânico Mirror que essa marca é a pior que ele já viu.

 
Um vietnamita com tumor de 90 kg na perna foi operado para tentar readquirir a normalidade perdida há quatro anos em uma cirurgia com 50% de possibilidades de sucesso.
 
 
O bebê que nasceu com seis pernas em Sindh, no Paquistão, foi operado com sucesso em 19 de abril de 2012. A cirurgia foi feita no Instituto Paquistanês de Saúde Infantil, em Karachi.
 
Yasser Lopez, de 16 anos, de Miami sobreviveu após um arpão ter atravessado seu cérebro. Médicos levaram três horas para remover a lança. Nesta semana, o menino voltou a virar notícia porque está reaprendendo a andar.

 
Archie Dood, de três anos, de Chesterfield, Inglaterra, sofreu uma cirurgia em que sua cabeça foi cortada de orelha a orelha e recolocada, como se fosse um quebra-cabeça, para descomprimir o cérebro.
 
 
Lee Gardner, de 40 anos, que mora em Barnsley, Inglaterra, engoliu acidentalmente um garfo de plástico de 23 cm, que ficou preso em seu estômago durante 10 anos. O cirurgião Hanis Shiwani decidiu que seria perigoso demais para tentar extrair o garfo sem cirurgia e, assim, ele realizou uma operação de 45 minutos para retirar o objeto.
 
 
As irmãs gêmeas siamesas Aradhana e Stuti, de 13 meses, nasceram unidas pelo peito e, em junho foram separadas em uma cirurgia que durou 12 horas.
 
 
Um homem de Guangzhou, na China, passou por uma cirurgia depois de inserir uma agulha de acupuntura no pênis enquanto assistia a um vídeo pornô.
 
 
Mia Molyneux, de Cheshire, Inglaterra, nasceu com um cisto do tamanho de um melão no rosto, maior que sua cabeça. A equipe batalhou para retirar o cisto em uma operação que durou 9 horas. Além disso, durante a cirurgia, a menina precisou receber cerca de 55 litros de sangue.

 
Fonte R7

Chinês passa por cirurgia para retirar tumores que desfiguraram seu rosto

Wu Qiang antes da cirurgia
Wu Qiang sofre de hemangiomas, condição que gera crescimento anormal dos vasos sanguíneos
 
Wu Qiang, de 33 anos, passou por uma cirurgia para retirar tumores que desfiguraram seu rosto e dificultaram a visão e respiração.
 
O chinês nasceu com uma pequena saliência no rosto. No entanto, em 2005, tais protuberâncias começaram a crescer e, mais tarde, sua face ficou coberta de tumores visíveis, segundo o site Daily Mail.
 

Wu foi diagnosticado com hemangiomas — tumores benignos que aparecem devido ao crescimento anormal dos vasos sanguíneos. Essa condição o impossibilitou de enxergar e respirar direito.
 
Wu Qiang após a cirurgia
Cerca de 30% dos hemangiomas aparecem durante a gestação e desaparecem em torno dos 10 anos. Ocasionalmente essa condição pode desenvolver uma úlcera, levando a sangramento, dores, cicatrizes e, até mesmo, infecções.
 
Em casos mais graves, como o de Wu, eles podem interferir na respiração, alimentação e outras funções vitais.
 
No entanto, há tratamento. Para Wu a saída foi passar por uma cirurgia para remover os tumores faciais.

Hoje, ele voltou a enxergar e consegue levar uma vida normal de novo.
 
Fonte R7

Exames: Criofibrinogênio

Material a ser analisado: coleta de sangue venoso para determinação dos níveis de criofibrinogênio.
 
Tempo necessário para obter o material: 5 a 10 minutos.
 
Finalidade: a positividade para criofibrinogênio costuma estar associada a neoplasias ocultas (e tromboflebite migratória), colagenoses e urticária fria.
 
Valores normais: negativo.
 
Segurança dos resultados: boa.
 
Drogas que podem alterar os resultados: contraceptivos orais podem gerar resultados positivos.
 
Outros fatores que podem alterar os resultados: gravidez e diabetes melito podem gerar resultados positivos. O criofibrinogênio não será detectado a menos que as amostras de sangue EDA e heparinizado sejam enviadas ainda quentes ao laboratório.
 
Fontes:
- Manual de exames: Instituto de Patologia clinica Hermes Pardini 2003/2004
- A clínica e o laboratório - Alfonso Balcells Gorina, Medsi Editora 1996
- Henry: Clinical Diagnosis and Management by Laboratory Methods, 20th ed., 2001.

Universidade Federal da Paraíba abre concurso público

A Universidade Federal da Paraíba (UFPB) divulgou edital n° 94/2012 de concurso público com a finalidade de contratar 60 professores nas classes de auxiliar, adjunto e assistente, para os Centros de Ciências Exatas e da Natureza, Ciências Humanas, Letras e Artes, Ciências Médicas, Ciências da Saúde, Tecnologia, Tecnologia e Desenvolvimento Regional, Energias Alternativas e Renováveis, Ciências Sociais e Aplicadas, Educação, Informática, Ciências Agrárias e de Ciências Aplicadas e Educação.

A remuneração oferecida varia de acordo com a titulação, classe e regime de trabalho, podendo alcançar o valor de R$ 7.627,02. O regime de trabalho também é variado (20h, 40h ou de dedicação exclusiva), bem como a escolaridade exigida (graduação, mestrado ou doutorado, conforme o cargo de interesse).

As oportunidades oferecidas são para diversas áreas dos Departamentos de Sistemática e Ecologia, Química, Física, Matemática, Letras Estrangeiras Modernas, Letras Clássicas e Vernáculas, Ciências Sociais, Mídias Digitais, Psicologia, Serviço Social, Medicina Interna, Morfologia e de Engenharia de Materiais. Também há vagas para os Departamentos de Engenharia de Alimentos, Tecnologia de Alimentos, Tecnologia Sucroalcooleira, Tecnologia e Gestão, Engenharia de Energias, Energia Elétrica, Finanças e Contabilidade, Ciências da Informação, Economia, Metodologia da Educação, Sistemas e Computação, Ciências Fundamentais e Sociais, Ciências Veterinárias e de Ciências Exatas.

As inscrições seguem até o dia 7 de dezembro de 2012, apenas em dias úteis, das 8:00h às 12:00h, no Departamento Acadêmico a qual se destina a vaga de interesse. No ato da inscrição, o candidato deverá apresentar o requerimento (disponível no site: www.ufpb.br) devidamente preenchido e assinado e comprovante de pagamento da taxa de participação.

A taxa varia de acordo com a classe e regime de trabalho;

Adjunto - dedicação exclusiva - R$ 120,00, 40h - R$ 55,00;
Assistente - dedicação exclusiva - R$ 85,00, 40h - R$ 40,00 e 20h - 25,00;
Auxiliar - dedicação exclusiva - R$ 35,00.

Os candidatos serão selecionados em uma única etapa, composta pelas seguintes fases: prova escrita, prova didática, prova de plano de trabalho e exame de títulos. A previsão é que as provas sejam aplicadas entre 10 e 60 dias após o término das inscrições, com confirmação de datas, locais e horários divulgados posteriormente em novo edital.

O certame terá validade de um ano, contado a partir da data de publicação do resultado final no DOU, podendo ser prorrogado por igual período, a critério da administração.

UPE abre processo seletivo

A Universidade de Pernambuco divulgou através do Diário Oficial do Estado de Pernambuco portaria conjunta SAD/UPE Nº 77, de 19 de julho de 2012, a reabertura das inscrições do concurso público. O concurso visa preencher 02 vagas de nível superior para o cargo de Professor, com salário de até R$ 4.127,82, para jornada de trabalho de 40 horas semanais.
 
Inscrição
As inscrições, no valor de R$ 150,00, foram reabertas e serão realizadas no período entre 25 de outubro e 07 de dezembro de 2012, das 08h às 12h e 14h às 17h, nos seguintes endereços:
 
UPE Campus Camagibe Faculdade de Odontologia de Pernambuco – FOP - Av. Gal. Newton Cavalcante, nº 1650 - Tabatinga Camaragibe - PE CEP: 54753-220 Fone: 81-31847652 FAX: 81-31847686;

UPE Campus Santo Amaro Escola Superior de Educação Física - ESEF - Rua Arnóbio Marques, 310, Santo Amaro. Recife-PE CEP: 50.100-130. Fone: (81) 3183-3350;

UPE Campus Santo Amaro Instituto de Ciências Biológicas - ICB - Rua Arnóbio marques, 310, Santo Amaro, Recife – PE. CEP: 50.100-130. Fone/FAX: 3183 3301;

UPE Campus Benfica Escola Politécnica de Pernambuco - POLI - Rua Benfica, 455 – Madalena, Recife – PE CEP: 50.720-001. Fone: (81) 3184-7555.
 
Prova
O concurso será constituído de prova escrita, títulos, projeto de pesquisa e prova didática.
 
As provas estão previstas para serem realizadas a partir do dia 04 de fevereiro de 2013. O cronograma será definido em cada unidade de educação.
 
Validade
O concurso será válido por 02 anos, a contar da data da publicação da homologação do resultado final no Diário Oficial do Estado de Pernambuco, podendo ser prorrogado por igual período.

Processo seletivo da Universidade Federal de Pernambuco

A Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) publicou o edital nº. 55/2012 de concurso público com 15 vagas para Professor Titular nos Centros de Artes e Comunicação, Ciências Exatas e da Natureza, Ciências da Saúde, Ciências Sociais Aplicadas, Educação e Filosofia e Ciências Humanas.
 
A previsão é de que os contratados sejam submetidos ao Regime Jurídico Único dos Servidores Públicos Civis da União, das Autarquias e das Fundações Públicas Federais e ministrem aulas nas áreas de Ciência da Informação; Design e Ergonomia; Processos Comunicacionais; Físico Química, Química Analítica, Química Inorgânica, Química de Materiais e Química Orgânica; Neurologia e Neurocirurgia; Cirurgia Geral; Cirurgia Urológica; Patologia Oral; Fisioterapia; Neonatologia e Puericultura; Saúde Coletiva; Serviço Social, Desigualdade Social e Direitos Sociais; Educação; e Ciência Política (Estado e Governo e Relações Internacionais).
 
A remuneração será de R$ 7.247,17 em regime dedicação exclusiva (DE).
 
A inscrição deverá efetuada até o dia 12 de março de 2013, na Secretaria do Centro Acadêmico ao qual a vaga é destinada, de segunda a sexta-feira. A taxa é de R$ 170,00.
 
O concurso para a classe de Professor Titular constará de três etapas: julgamento de títulos; defesa pública de memorial; e prova escrita, didática ou didática-prática.
 
O certame terá a validade de 01 ano, contado a partir da data da publicação da homologação do resultado final no Diário Oficial da União, podendo ser prorrogado por igual período.

Concurso Prefeitura de São João (PE)

Com a finalidade de preencher 179 vagas para cargos efetivos, a Prefeitura de São João, Estado do Pernambuco, liberou edital N° 001/2012 para Concurso Público. Os cargos oferecidos são para os níveis fundamental, médio e superior, as jornadas de trabalho variam de 20, 30 a 40 horas e o maior salário ofertado é de R$ 1.450.
 
Das vagas estabelecidas para esse certame serão reservadas às pessoas portadoras de deficiência física um percentual de 3%. O certame será executado pela equipe técnica do COMANAS.
 
Cargos
Médicos, Odontólogo, Enfermeiro, Nutricionista, Fonoaudiólogo, Psicólogo, Agente de Controle Interno, Secretário (a) Escola, Professor II, Professor I, Assistente Administrativo Educacional, Técnico Educacional em Informática, Agente de Disciplina Escolar, Técnico em Agropecuária, Auxiliar Administrativo, Auxiliar de Controle Interno, Motorista, Auxiliar de Serviços Educacionais, Vigia, Tratorista, Auxiliar de Serviços Gerais, Pedreiro.
 
Inscrições
As inscrições estarão abertas até o dia 30 de novembro de 2012 através do site www.concursopublicosaojoao.com.br.
 
Já as inscrições presenciais serão realizadas no prédio da Prefeitura de São João, situada na Rua Augusto Peixoto, 31. Centro. O pagamento da taxa de inscrição para os candidatos que se inscreverem via internet poderá ser feito impreterivelmente até 05 de dezembro de 2012.
 
Taxas
R$ 100,00 - superior do Grupo 01;
R$ 100,00 - superior do Grupo 02;
R$ 75, - nível médio do Grupo 03;
R$ 75,00 - nível médio Grupo 04;
R$ 35,00 - nível fundamental II, Grupo 05;
R$ 25,00 - Nível Fundamental I, Grupo 06.
 
Provas
As provas serão aplicadas provavelmente no dia 16 de dezembro de 2012, em locais e horários previamente divulgados no site www.concursopublicosaojoao.com.br, no Prédio da Prefeitura Municipal e na Câmara de Vereadores.
 
Validade
O prazo de validade do concurso será de dois anos, contado a partir da homologação do resultado final, prorrogável por igual período, a critério da administração.

Edital / Publicações

Concurso Prefeitura de Quixaba - PE

Com a finalidade de preencher 128 vagas, a Prefeitura de Quixaba, em Pernambuco, abre inscrições para concurso público com vagas para profissionais de níveis fundamental, médio e superior. A remuneração varia entre R$ 622,00 e R$ 5.500,00, por jornada de trabalho de 20, 30 e 40 horas semanais.
 
Ficam reservados 3% do total das vagas de cada cargo para candidatos portadores de deficiência.
 
Inscrição
As inscrições serão realizadas no período de 12 de novembro a 13 de dezembro de 2012, de forma presencial no posto de inscrição instalado no Centro de Inclusão Digital, situado na Rua Cícero Cabral S/N, centro, ao lado da Agência Bradesco - Quixaba/PE ou através do site www.conpass.com.br.
 
A taxa varia conforme o nível:
 
Fundamental: R$ 50,00 e 60,00;
Médio: R$ 80,00;
Superior: R$ 100,00.
 
Prova
A entrega dos títulos será realizada entre os dias 12 de novembro a 14 de dezembro de 2012 no Centro de Inclusão Digital, situado na Rua Cícero Cabral S/N, centro, ao lado da Agência Bradesco - QUIXABA/PE, no horário das 08:00 às 12:00 horas e das 13:00 às 17:00 horas, ou ainda, serem enviados para a CONPASS no seguinte endereço: Av. Miguel Castro, 1495, Lagoa Nova – Natal/RN, CEP: 59.075-740, via SEDEX ou SEDEX COM AR, pelos CORREIOS, com data de postagem máxima de 14 de dezembro de 2012, não sendo permitida a juntada ou substituição de quaisquer documentos, a posterior.
 
As provas escritas serão realizadas na data provável de 27 de janeiro de 2013, em horário e local a ser definido pela Comissão Geral do Concurso através do cartão de inscrição de cada candidato e de Edital publicado nos quadros de avisos da Prefeitura de Quixaba e no site - www.conpass.com.br.
 
Os gabaritos preliminares serão afixados no quadro de aviso da Prefeitura, e na internet, no site www.conpass.com.br, a partir do dia 28 de janeiro de 2013.
 
Validade
O concurso terá validade de 02 anos a contar da data de publicação da homologação, podendo ser prorrogado por igual período.

Edital / Publicações

Concurso Prefeitura de Palmeirina - PE

A Prefeitura de Palmeirina, Estado de Pernambuco, publicou edital N° 001/2012 de concurso público destinado a selecionar candidatos(as) para o provimento de vários cargos de níveis fundamental, médio e superior. São ofertadas 206 vagas, com salários variados de R$ 622,00 a R$ 2.000,00.
 
Das vagas estabelecidas para esse concurso serão reservadas às pessoas portadoras de deficiência física o percentual de 3%.
 
Cargos
As chances são para os cargos de Médico (a) Clinico Geral, Nutricionista Escolar, Odontólogo (a), Fisioterapeuta, Fonoaudiólogo Escolar(a), Enfermeiro (a), Assistente Social, Psicólogo(a), Farmacêutico(a), Psicopedagogo Escolar, Auditor em Sistema de Saúde, Secretário(a) Escolar, Sanitarista, Professor, Técnico de Enfermagem, Assistente Administrativo Educacional, Instrutor Musical, Técnico Agrícola, Técnico Agropecuária, Auxiliar de Serviços Educacionais, Agente Administrativo, Vigia Escolar/ Educacional, Motorista, Motorista Escolar e Auxiliar de Serviços Gerais.
 
Inscrições e Taxas
Os interessados deverão fazer suas inscrições através do site www.concursopublicopalmeirina.com.br, até o dia 30 de novembro de 2012.
 
As taxas variam de:

R$ 100,00 para o nível superior do Grupo 01 e 02;
R$ 75,00 para o nível médio do Grupo 03 e 04;
R$ 35,00 para o nível fundamental II, Grupo 05;
R$ 25,00 para o Nível Fundamental I – Grupo 06;
R$ 25,00 para o Nivel Elementar - Grupo 07.
 
Provas e Validade
O cartão de confirmação de inscrição será entrega nos dias 19 de dezembro de 2012 das 08:30 às 12:00 e das 13:00 às 17:00 horas no mesmo local das inscrição.
 
As provas serão aplicadas provavelmente no dia 23 de dezembro de 2012, em locais e horários previamente divulgados no site www.concursopublicopalmeirina.com.br no Prédio da Prefeitura Municipal e na Câmara de Vereadores. Os gabaritos das provas para fins de recursos estarão disponíveis, a partir do terceiro dia útil após a aplicação das provas permanecendo disponíveis pelo período previsto para recurso.
 
O prazo de validade do concurso será de 02 anos, contado a partir da homologação do resultado final, prorrogável por igual período, a critério da administração.

Edital / Publicações

Concurso Prefeitura de Simplício Mendes – PI

Sob a responsabilidade técnico-organizacional do Instituto Machado de Assis, foi retificado o edital do concurso público N°02/2012 do município de Simplício Mendes, Estado do Piauí. De acordo com o regulamento, serão ocupadas 207 vagas efetivas por candidatos que possuam níveis fundamental, médio/técnico e superior.
 
Salários: Variam de acordo o cargo e oscilam entre as cifras de R$ 622,00 e R$ 4.000,00, em carga horária de 20 a 40h semanais.
 
Oportunidades
Nível Fundamental: Eletricista, Motorista "C", Agente Comunitário de Saúde, Motorista "D" do SAMU, Segurança do CAPS, Gari, Auxiliar de Serviços Gerais, Vigia de Unidades Escolares e Artesão do CAPS.
 
Nível Médio e Técnico: Digitador, Fiscal de Obras, Técnico em Agroindústria, Técnico em Agropecuária, Digitador, Professor de Ensino Fundamental Menor, Professor de Ensino Infantil, Fiscal de Tributos, Técnico em Contabilidade, Técnico em Tributação, Auxiliar Administrativo II, Auxiliar de Consultório, Auxiliar de Laboratório, Auxiliar de Vigilância Sanitária, Técnico em Higiene Dentário - THD e Técnico em Enfermagem do SAMU.
 
Nível Superior: Psicólogo do CAPS, Odontólogo (Dentista) PSB (Salário + Produtividade), Odontólogo, Médico do SAMU, Médico do PSF, Médico do CAPS, Fonoaudiólogo, Fisioterapeuta, Enfermeiro do SAMU, Enfermeiro do CAPS, Educador Físico do CAPS, Biomédico, Assistente Social do CAPS, Psicopedagogo, Psicólogo, Professor de Matemática, Professor de Inglês, Pedagogo, Nutricionista, Psicólogo, Assistente Social, Engenheiro Agrônomo, Procurador do Município e Engenheiro Civil.
 
Inscrições
Os interessados deverão fazer suas inscrições até às 23h59min do dia 26 de novembro de 2012, observado o horário local, no site: www.institutomachadodeassis.com.br. O valor da taxa de inscrição variam entre R$ 40,00 e R$ 100,00.
 
Provas, Gabaritos e Validade
Serão aplicadas prova objetiva, prova prática e avaliação de títulos. A aprovação na prova objetiva dará acesso às demais fases, quando o cargo pretendido assim o exigir, lembrando que essa prova será realizada no dia 09 de dezembro de 2012, em local e horário a ser divulgado em data oportuna.
 
Para ter acesso ao gabarito preliminar os candidatos deverão acessar o site da organizadora dois dias após a realização das provas, conforme estipula o cronograma do concurso.
 
O prazo de validade do concurso será de dois anos, todavia pode sofrer prorrogação, uma única vez e por igual período.

Edital / Publicações

Prefeitura de Dom Expedito Lopes - PI abre processo seletivo

A Prefeitura de Dom Expedito Lopes, Estado do Piauí, publicou edital N° 001/2012 de processo seletivo com validade de 01 ano (prorrogável) para os cargos de Professor de 1ª a 4ª Série, Vigia, Zeladora/Merendeira, Motorista, Assistente Dentista e Técnico de Enfermagem.
 
Há 30 vagas para profissionais de níveis fundamental e médio por carga horária de 20 e 40h semanais, lembrando que o certame será executado através do Instituto Machado de Assis..
 
As inscrições, nos valores de R$ 20,00 a R$ 60,00, serão feitas via internet no endereço eletrônico www.institutomachadodeassis.com.br ou por meio de inscrição presencial na Biblioteca Municipal Ana Rosa Pereira de Moura, localizada na Rua João São s/nº Centro, Dom Expedito Lopes - PI, até o dia 23 de novembro de 2012.
 
As provas serão aplicadas na cidade de Dom Expedito Lopes - PI. A prova objetiva terá a duração de 03 horas e estão previstas para o dia 02 de dezembro de 2012, no horário de 09:00 h às 12:00 h (horário Local).
 
Os gabaritos preliminares referentes às provas objetivas serão divulgados em até 48 após a realização das provas no site eletrônico (www.institutomachadodeassis.com.br).

Edital / Publicações

Concurso Prefeitura de Acauã - PI

No Município de Acauã, Estado do Piauí, a Prefeitura liberou o edital retificado do concurso público nº 01/2011, reabrindo o prazo para inscrições. Serão preenchidas 55 vagas para cargos de nível fundamental, médio e superior. A remuneração dos efetivados será de até R$ 3.750,00, para carga horária de 20 e 40 horas semanais.

Cargos
As vagas são para auxiliar de serviços gerais, agente administrativo, motorista categoria C e D, vigilante, professor, médico do PSF, assessor jurídico na área social, operador de retro-escavadeira e enfermeiro do PSF.

Inscrições
As inscrições serão feitas via internet, no endereço eletrônico www.institutomachadodeassis.com.br, no período de 09 a 22 de novembro de 2012.

Taxas
As taxas variam de R$ 30,00, R$ 60,00 e R$ 80,00 de acordo com o cargo escolhido.

Provas
O concurso será realizado em 02 (duas) etapas:

-1º etapa: Provas Objetivas, para todos os cargos, de caráter eliminatório e classificatório.

-2º etapa: Apresentação dos títulos, apenas para o cargo professor nível médio e superior com caráter classificatório.

As provas serão aplicadas na cidade de Acauã - PI, com duração de 3 horas, prevista para o dia 25 de novembro de 2012, no horário de 09:00 às 12:00 h.

Gabaritos
Os gabaritos preliminares referentes às provas objetivas serão divulgados em até 48 após a realização das provas e o gabarito oficial será divulgado em 03 de dezembro de 2012.
 
Validade
O concurso terá validade de 02 anos a contar da data de publicação de sua homologação, podendo ser prorrogado por igual período, a critério da Administração Pública Municipal de Acauã - PI.

Prefeitura de Garopaba (SC) divulga edital de processo seletivo

Foi divulgado através do Diário Oficial dos Municípios o edital N.º 21/2012 de processo seletivo da Prefeitura de Garopaba, Estado de Santa Catarina. A seleção visa a contratação de 4 profissionais em caráter temporário e para formação de cadastro de reserva. A remuneração varia entre R$ 847,14 e R$ 7.321,32, por jornada de trabalho de 30 e 40 horas semanais.
 
Cargos: Técnico em Enfermagem, Enfermeiro e Médico.
 
As inscrições serão realizadas até o dia 05 de dezembro de 2012, das 14h às 17h, na Secretaria Municipal de Saúde de Garopaba, situada à rua Antonio José Botelho - Prédio do ESF, Centro, em Garopaba/SC.
 
O processo seletivo será constituído de análise de curriculum vitae e entrevista.
 
A data, local e horário da entrevista serão divulgados, após finalizadas as inscrições no diário oficial dos municípios e na página oficial da Prefeitura de Garopaba - www.garopaba.sc.gov.br.

Edital / Publicações

Prefeitura de Goioerê - PR lança edital de processo seletivo

A Prefeitura de Goioerê, Estado do Paraná, abriu edital N° 01/2012 de processo seletivo destinado ao provimento de 38 vagas para os cargos de Agente de Combate a Endemias e Agente Comunitário da Saúde de nível fundamental, com salário de R$ 622,00 por carga horária de 40 horas semanais.
 
A coordenação, organização e aplicação do certame ficarão sob responsabilidade da organizadora Sociedade de Desenvolvimento Vale do Bandeirantes.
 
As inscrições, no valor de R$ 50,00, deverão ser efetuadas, exclusivamente pela internet no site www.noroesteconcursos.com.br, até o dia 05 de dezembro de 2012.
 
As provas serão realizadas provavelmente no dia 16 de dezembro de 2012, com início às 10h00min horas, em locais e horários a serem divulgados.
 
Caso o número de candidatos exceda a oferta de lugares nas escolas localizadas na cidade, a organizadora e a Prefeitura Municipal poderão alterar horários das provas ou até mesmo dividir a aplicação das provas em mais de uma data, cabendo aos candidatos a obrigação de acompanhar as publicações oficiais e através do site www.noroesteconcursos.com.br, www.goioere.pr.gov.br e nos meios oficiais do Município de Goioerê/PR.
 
A validade do processo seletivo será de 1 ano, prorrogável á critério da Administração, por igual período.

Edital / Publicações

Concurso Prefeitura de Belém PA

Em Belém, no Estado do Pará, foi publicado edital n° 01/2012 de concurso público para provimento efetivo de vagas e formação de cadastro de reserva. São 1187 oportunidades disponíveis, que podem contemplar candidatos do ensino fundamental, médio ou superior. Do total de vagas ofertadas, 5% são destinadas aos candidatos portadores de necessidades especiais.
 
Para nível fundamental, são oferecidas vagas nos cargos de Agente de Serviços Gerais e Motorista (carteira nacional de habilitação categoria D).
 
No nível médio, as ofertas são para Assistente de Administração e Auxiliar Técnico em Computação.

Já para o nível superior, há vagas nas funções de Administrador, Arquiteto, Assistente Social, Bibliotecário, Contador, Economista, Engenheiro Civil, Estatístico, Fisioterapeuta, Fonoaudiólogo e Psicólogo.

De acordo com o edital, o salário previsto aos profissionais será de R$ 622,00. Além disso é oferecido um percentual que varia de 60 a 100 % de escolaridade. A carga horária de trabalho será de 30 horas semanais, para todos os cargos.
 
Inscrições
As inscrições foram prorrogadas até o dia 14 de dezembro de 2012. Para participar, é preciso pagar uma taxa de inscrição de acordo com seu nível de escolaridade, sendo R$ 40,00 para nível fundamental, R$ 50,00 nível médio e R$ 70,00 para nível superior.
 
Provas
De acordo com a retificação ao edital, a data da prova foi alterada para 06 de janeiro de 2013, em local e horário a serem divulgados, pela Internet, no endereço eletrônico www.cetapnet.com.br. Será divulgado no dia 28 de fevereiro de 2013, o resultado final definitivo do concurso.
 
O Concurso Público terá validade de 02 anos, a contar da data de Homologação do Resultado Final, podendo ser prorrogado por igual período.

Edital / Publicações