Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quarta-feira, 21 de novembro de 2012

FURP e Novartis anunciam parceria para pacientes transplantados

Iniciativa favorecerá o desenvolvimento tecnológico e competitivo do Brasil, por meio da produção pública de dois medicamentos destinados ao SUS. De imediato, iniciativa beneficiará 28 mil pacientes
 
A Fundação para o Remédio Popular “Chopin Tavares de Lima” (FURP) – laboratório farmacêutico oficial, vinculado à Secretaria Estadual da Saúde de São Paulo -, e a Novartis anunciam uma Parceria de Desenvolvimento Produtivo (PDP), sob coordenação do Ministério da Saúde, que resultará na transferência de tecnologia para produzir no laboratório público medicamentos para tratamento de pacientes submetidos a transplantes.
 
De imediato, a iniciativa beneficiará aproximadamente 28 mil pacientes brasileiros que hoje fazem uso de Micofenolato de Sódio e Everolimo, dois dos medicamentos mais utilizados para evitar a rejeição de rins e coração transplantados. Como o país possui um dos maiores programas públicos de transplantes de órgãos e tecidos do mundo, a expectativa é que novos pacientes sejam beneficiados a cada ano. Segundo anúncio recente da Associação Brasileira de Transplantes (ABTO), somente no primeiro semestre deste ano foram realizados 108 transplantes de coração e cerca de 2.700 transplantes de rim, categoria que mais cresceu no período, com 14% de aumento.
 
“A parceria com a FURP e o Ministério da Saúde representa mais um importante passo em nosso investimento de longo prazo no Brasil. É uma grande satisfação para a Novartis fazer parte do Complexo Industrial da Saúde, especialmente em transplantes, uma área terapêutica tão relevante para o programa do SUS”, revela o presidente do Grupo Novartis no Brasil, Adib Jacob, em comunicado. “Nossos esforços estarão voltados para que a FURP comece a produzir os medicamentos já em 2013”, complementa.
 
De acordo com o médico e superintendente da FURP, Flávio Vormittag, o Brasil deverá ser autossuficiente na produção dos dois medicamentos envolvidos na parceria em apenas quatro anos, após o início do suprimento do princípio-ativo nacional. “A FURP é hoje o maior fabricante público de remédios do Brasil, por isso ocupa posição estratégica nas Políticas Públicas de Saúde e esta parceria será uma grande oportunidade de produzirmos medicamentos de alta tecnologia, o que inegavelmente traz muitos benefícios para a população”, explica Vormittag.
 
Segundo o diretor industrial da FURP, Adivar Cristina, esse foi o passo inicial para a Fundação alcançar um novo patamar tecnológico. “Esta associação é muito importante, pois daremos início a produção de medicamentos de alta complexidade, já que a Novartis é uma empresa de ponta com renome mundial”, explica o diretor.
 
A parceria tem duração prevista de 3 a 5 anos, tempo para que a transferência da tecnologia esteja finalizada. O acordo ainda prevê a inclusão da transferência de tecnologia para uma variação do Everolimo, adequada para o tratamento de três tipos de tumores: neuroendócrino, tumor cerebral infantil SEGA e câncer renal.
 
Sobre os medicamentos
Everolimo é indicado para evitar a rejeição de órgãos em pacientes adultos, que receberam transplantes de rim ou coração, e Micofenolato de Sódio é aprovado para evitar a rejeição aguda de órgãos em pacientes que receberam transplantes de rim. Já a variação de Everolimo na indicação oncológica é indicada para o tratamento do câncer renal; para um tipo raro de tumor cerebral em crianças, conhecido como SEGA; e para tumores neuroendócrinos.
 
Fonte SaudeWeb

Nenhum comentário:

Postar um comentário