Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quarta-feira, 21 de novembro de 2012

Inflamações e hematomas podem acelerar Mal de Alzheimer

A responsável pelo processo é a TNF, proteína inflamatória que pode piorar o quadro
 
Estudo recente feito por britânicos da Universidade de Southampton, no Reino Unido, identificou a aceleração na perda de memória de pacientes com Mal de Alzheimer, quando estes apresentam infecções ou processos inflamatórios.

Segundo os pesquisadores, em quadros de infecções respiratórias ou gastrointestinais e até simples hematomas causados por quedas apresentaram aumento no nível da TNF, proteína inflamatória denominada de fator de necrose tumoral, que pode piorar o quadro de Mal de Alzheimer e estimular a perda de memória mais rapidamente.

O estudo acompanhou cerca de 250 idosos, durante seis meses, que apresentavam idade média de 83 anos e foram diagnosticados com Mal de Alzheimer. No decorrer do estudo, 110 pacientes desenvolveram infecções em áreas como pulmões, intestinos e estômago. Os pesquisadores identificaram que os pacientes que tiveram diagnóstico de mais de uma infecção durante o estudo, quando comparados aos que não apresentaram infecções, duplicaram o ritmo de perda cognitiva.
 
No caso dos pacientes que já possuíam altos níveis de TNF no sangue desde o início da pesquisa, estes apresentaram perda cognitiva quatro vezes mais rápidas que pacientes que não tiveram infecções. Os pesquisadores ainda afirmam que não foram encontradas relações entre a perda cognitiva acelerada e a maior probabilidade de contrair infecções ou sofrer hematomas.

"O Mal de Alzheimer divide-se em três fases: inicial, intermediária e tardia, e tem progressão gradual. Na maioria dos casos, a fase inicial é a que mais apresenta variações de sintomas e a tardia está entre as mais difíceis para encontrar resultados positivos durante o tratamento", explica Antonio Cezar Ribeiro Galvão, neurologista do Hospital Nove de Julho.
 
Fonte Minha Vida

Nenhum comentário:

Postar um comentário