Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Enfermeira de MG emagrece 41 kg após desistir de cirurgia e remédios

Beatriz carnaval (Foto: Arquivo pessoal)
Beatriz realizou um sonho e cortou o cabelo neste
carnaval, após perder 41 kg (Foto: Arquivo pessoal)
Beatriz Quirino, de 22 anos, tem feito reeducação alimentar e exercícios.Jovem passou de 106 kg para 65 kg em 6 meses, e ainda quer perder 5 kg

Após anos de tentativas frustradas para emagrecer, que incluíram moderadores de apetite, consultas a nutricionistas, endocrinologistas, psicólogos, médicos ortomoleculares e terapias holísticas, além de exames para fazer uma cirurgia de redução de estômago, a enfermeira Beatriz Quirino, de 22 anos, eliminou 41 kg com reeducação alimentar e exercícios físicos.

“Meus pais sempre foram contra a operação bariátrica, pois conheciam casos de pessoas que tiveram depressão, passavam mal ou vomitavam ao comer. Quem faz tem muita coragem e merece respeito, mas, sem o apoio da minha família, não tive coragem”, conta a mineira de Belo Horizonte.

Foi no mesmo mês, em agosto de 2011, que Beatriz aproveitou que uma tia tinha marcado consulta com uma nutróloga, mas não poderia ir, e foi no lugar dela. No entanto, ela não acreditava que conseguiria sair do patamar dos 106 kg.

"Lá, fiz um exame chamado bioimpedância, que mediu a quantidade de ossos, músculos, gordura e água no meu corpo. Tinha 58% de gordura. A conversa durou uma hora e meia e quis 'estrangular' a médica, por tanto terrorismo sobre os malefícios da obesidade”, lembra. Atualmente, seu percentual de gordura está em 39,5%, e quer chegar aos 30% – o normal é entre 18% e 28%.

A nutróloga recomendou um programa alimentar que previa refeições menores e mais frequentes, muitas fibras, água e caminhadas leves. Foi então que a enfermeira trocou os biscoitos recheados, salgadinhos, refrigerante e fast food por frutas, iogurtes, barrinhas de cereais e legumes como brócolis, couve-flor, abóbora e cenoura no vapor, já que não gosta de salada.

“Também diminuí a carne vermelha de sete para uma vez por semana e aumentei a ingestão de água de 200 ml para 1,5 litro por dia. A acne sumiu da minha pele, e o intestino que era preguiçoso e funcionava uma vez por semana, muitas vezes à base de laxante, hoje está bem regulado”, compara Beatriz.

Para se manter na linha, a mineira comprou uma bolsa térmica onde coloca tudo o que vai comer durante o período em que estiver fora de casa. Além disso, programa o celular para despertar a cada 2h, para não ficar com a barriga vazia nem sentir fome demais.

Caminhadas e academia
Nos primeiros cinco meses de mudança de hábitos, Beatriz fez apenas um controle alimentar, pois cumpria um plantão de 12h por dia no trabalho e, à noite, estudava para um concurso público. A atividade física, então, ficava restrita a caminhadas de 40 minutos aos finais de semana, em uma praça perto de casa.

Passada essa fase, em janeiro a enfermeira se matriculou na academia, aonde vai de segunda a sexta, durante 1h, e faz exercícios aeróbicos e musculação.

“A diferença de um mês para cá foi gigante. Ganhei fôlego, resistência e posso subir uma escada ou ladeira sem cansar”, diz.

Roupas, cabelo e até o pé menores
Ao chegar aos 65 kg em 1,60 m de altura, Beatriz encurtou as roupas e os cabelos, um sonho antigo.

“Sempre quis ter cabelo curto, mas tinha medo de ficar com o rosto muito redondo”, ressalta.

Os vestidos também perderam pano no comprimento e nas laterais: “Antes, eu só usava batas e coisas largas. Passei de uma calça 54 para 42 e de uma blusa GGG para M. Até meu pé diminuiu, porque era inchado. Mudei do número 38 para o 37”, revela.

A enfermeira doou todo o guarda-roupa antigo para instituições de caridade e ainda está comprando peças novas. Vai esperar renovar por completo quando perder mais 5 kg – seu objetivo final.

O único senão da perda de peso foi a flacidez nos braços, abdômen, mamas e parte interna da coxa, que Beatriz pretende um dia corrigir com cirurgia plástica.

Vida nova
A reeducação da enfermeira mudou por completo a forma como ela vê os alimentos. “Sempre idolatrei a comida, achava a coisa mais gostosa do mundo. Minhas recompensas por notas boas na escola ou favores aos meus pais sempre eram com isso”, conta.

Ela agora não perde mais oportunidades como acontecia na infância e na adolescência, como a vez em que deixou de ir a uma viagem com a turma do ensino médio por vergonha de usar roupa de banho.

Além da transformação física, as pessoas perceberam uma melhora no humor de Beatriz. “Estou mais tranquila, engraçada. Sempre fui extrovertida, mas sentia vergonha de me aproximar de pessoas estranhas. Ganhei autoconfiança”, destaca.

O sentimento de inferioridade e desvantagem em relação aos outros acabou, e o apoio da família e do namorado, Wander – que está com Beatriz há dois anos e meio –, foi fundamental nesse processo.

“Todo obeso é uma bomba prestes a explodir. Meu pai é hipertenso, meu avô diabético e há vários casos de problema de peso na minha família. Hoje, tenho orgulho das minhas fotos e quero incentivar todos gordinhos do Brasil a saber que sempre tem uma saída. Apesar de podermos ser lindos independentemente do peso, a saúde tem que estar em primeiro lugar”, completa.

Fonte G1

Piolhos e lêndeas não têm relação com a falta de higiene dos cabelos

Especialistas falam dos mitos e verdades sobre esses insetos.Veja o passo a passo para lavar os fios e acabar de vez com o problema

Só de falar sobre piolho, a cabeça já começa a coçar. Mas quem nunca passou por esse incômodo na infância ou conhece alguém próximo que pegou?

O piolho é um inseto que vive nos cabelos e se alimenta de sangue humano. Os animais também têm piolhos, mas são tipos diferentes, que não nos atacam.

É interessante que algumas pessoas são assintomáticas: têm o bicho nos fios, mas não apresentam os sintomas e, por isso, não tratam o problema. E é no couro cabeludo desses indivíduos que o bicho resiste o ano todo.

A dermatologista Márcia Purceli e o infectologista Paulo Roberto de Madureira destacaram os mitos e verdades que envolvem piolhos e lêndeas (ovos), como o fato de não haver ligação com a falta de higiene capilar e a eficácia do vinagre no combate a esses bichos.

Segundo Madureira, o piolho pica o couro até quatro vezes por dia, e a coceira é resultado de um processo alérgico. A nuca e a parte de trás das orelhas costumam coçar mais, por serem regiões quentes.

Ao contrário do que muita gente pensa, a membrana que protege o ovo do piolho é super-resistente, feita de quitina, uma substância que compõe o esqueleto externo (exoesqueleto) dos artrópodes.

Portanto, para retirar a lêndea é preciso escorregá-la até o fim do fio. Se você não eliminar os ovos, o animal vai continuar se proliferando.

Uma lêndea leva cerca de dez dias para sair do ovo e se tornar adulta. Cada uma mede 0,3 mm de comprimento, enquanto um piolho chega a 3 mm e vive até 40 dias.

O secador de cabelo, usado com os fios secos, é uma arma importante para combater o piolho. Usado da maneira correta, ele pode deixar a região com até 56 graus e matar o bicho pelo excesso de calor.

Além disso, uma das atitudes mais importantes para o tratamento é informar o colégio do seu filho que ele está com piolho. As escolas já estão acostumadas com esse tipo de aviso e devem manter sigilo sobre a criança, mas com certeza vão avisar os outros alunos por meio de uma circular ou um recado na agenda, para os pais tomarem alguns cuidados.

Esse tipo de comunicado é importante, porque ajuda a tratar o piolho assim que ele aparecer. Se você recebeu um aviso da escola dizendo que a cabeça do seu filho está infestada por esses insetos, faça uma conferência regularmente. O combate comunitário é defendido pelos médicos.

Passo a passo para acabar com o piolho
1 – Coloque em um copo uma parte de vinagre para duas de água
2 – Espalhe a substância no cabelo
3 – Enrole os fios com uma toalha e abafe por meia hora
4 – Lave o cabelo com xampu antipiolho* e condicionador, para desembaraçar
5 – Seque o cabelo com secador quente
6 – Faça a catação com um pente fino
7 – Quando retirar os piolhos e as lêndeas, jogue-os em um recipiente com vinagre
* Crianças acima de 2 anos já podem usar remédio contra piolho.

Fonte G1

Criança é arremessada de brinquedo em parque de diversão, em Goiânia

Menino de três anos teve corte no supercílio e passou por cirurgia.Responsáveis pelo parque não quiseram se pronunciar sobre o caso.

Um menino de três anos foi arremessado de um brinquedo em um parque de diversões, no Jardim Goiás, em Goiânia, no domingo (26). A criança foi jogada de um brinquedo conhecido como Sking Dance, que consiste em uma plataforma giratória, bem próxima ao chão, com cadeiras acopladas, que giram em sentido contrário.

De acordo com testemunhas, o garotinho teria sido jogado pela lateral. Ele estava acompanhado pela avó e pela irmã de 6 anos. Após a queda, a criança foi atendida dentro do parque pelo Corpo de Bombeiros.

“Eu só vi uma menina falando assim: ‘aconteceu um acidente tão feio com um menininho’. Aí eu já senti que era com o meu filho. Eu saí correndo e quando cheguei ao local ele estava caído. Cheguei a temer que ele estivesse morto”, relata a mãe da criança, a dona de casa Cristiane dos Santos.

O menino teve um corte profundo na sobrancelha esquerda e machucou o ouvido. Ele foi levado ao Hospital de Urgências de Goiânia (Hugo). De acordo com informações dadas pela mãe da criança, nesta segunda-feira (27), o menino foi submetido a uma cirurgia no supercílio e passa bem.

A reportagem da TV Anhanguera tentou falar com os responsáveis pelo parque, mas ninguém quis se manifestar sobre o assunto.

Vinhedo
Na manhã de sexta-feira (24), uma adolescente de 14 anos morreu depois de cair de um brinquedo chamado de La Tour Eiffel, em um parque de diversões em Vinhedo (SP). A visitante foi socorrida pelo Corpo de Bombeiros e levada para o Hospital Paulo Sacramento, na cidade de Jundiaí, mas não resistiu aos ferimentos e morreu. A mãe da jovem disse ter notado a ausência de um fecho no assento do brinquedo em que a adolescente estava.

Segundo o hospital, a garota teria chegado morta e com indícios de traumatismo craniano. O brinquedo no qual ocorreu o acidente é uma espécie de elevador com de 69,5 metros de altura. Os visitantes ficam parados por dois segundos na altura de um prédio de 23 andares e, em seguida, é dado um tranco no assento e o visitante despenca em queda livre, chegando a 94 km/h.

Fonte G1

Hermafrodita descobre que possui órgãos sexuais feminino e masculino aos 19 anos e passa a viver como mulher aos 40

Caroline decidiu viver como mulher aos 40 anos
Caroline Kinsey, de 42 anos, viveu como um homem por 40 anos. Isso porque os pais dela só disseram que a inglesa era hermafrodita quando tinha 19 anos. Até os 40, Caroline, da cidade de Darwen, na Inglaterra, era chamada de Carl John Baker.

Ainda vivendo como homem, a inglesa se casou com uma mulher e se divorciou pouco tempo depois. Caroline sofreu anos de bullying na escola por causa das características femininas do corpo e da voz. Até que os pais resolveram contar a verdade.

- Desde pequena, sempre soube que era diferente. Mas nunca pude tocar no assunto.
Ainda como Carl, a britânica chegou a se casar 
Ainda como Carl, a britânica chegou a se casar Foto: Reprodução / Mail Online

Tudo começou a fazer sentido para Caroline, depois de descobrir a verdade.

- Minha mãe me mostrou as fotos do dia do meu nascimento e contou da reação da enfermeira, ao descobrir que eu tinha os dois órgãos genitais. As pessoas que passaram por toda a minha vida sabiam que eu era diferente.

Há dois anos, em depressão, a inglesa resolveu viver como mulher. Era uma tentativa de se sentir melhor.

- No começo foi muito estranho. Mas rapidamente eu percebi que era a coisa certa para mim. Eu cresci como um garoto, mas não deveria, porque segredos foram escondidos de mim. Eu não me sinto bem em roupas masculinas, então decidi me dar uma chande e vestir roupas de mulher.

Caroline conta que algumas pessoas ainda não conseguiram aceitá-la como mulher. Mas isso não chega a ser um problema. A inglesa está procurando ajuda de especialistas para remover a genitália masculina.

- Espero que isso me ajude a deixar o passado para trás e encontrar um amor.

Fonte G1

Nove motivos para procurar um fonoaudiólogo

Rouquidão, problemas de fala, audição e até estética facial melhoram com tratamento

A capacidade de articular bem palavras, medir o tom de voz ideal e respirar nos intervalos certos destaca-se entre as pessoas que são habilidosas em se comunicar - feliz de quem apresenta naturalmente essas características. Se este não é o seu caso, um fonoaudiólogo pode ajudar. "Nós trabalhamos a comunicação, incluindo voz, escrita e audição", afirma a fonoaudióloga Solange Gonçalves, do Hospital Universitário São Francisco, em Bragança Paulista (SP).

Sucção, deglutição e mastigação são outras atividades que têm melhora no rendimento com a ajuda de sessões regulares no fonoaudiólogo. Veja como uma consulta pode ajudar nestas e em outras situações.

Amamentação - Foto: Getty Images

Amamentação
Quem já não ouviu mães reclamando que não têm leite ou que o bebê parece rejeitar o peito? O fonoaudiólogo atua nessa área, estimulando a sucção e deglutição do bebê e evita o desmame precoce. "Isso é feito por meio de orientações e acompanhamento da mãe, além de treinamento de equipes de saúde em hospitais, para incentivar o aleitamento materno", explica a fonoaudióloga Eliana de Martino, diretora do curso de Fonoaudiologia da Universidade Guarulhos.

Dificuldade em deglutir - Foto: Getty Images

Dificuldade em deglutir
Os cuidados com alimentação não se resumem apenas ao aleitamento materno. O fonoaudiólogo também ajuda pessoas que sofrem com disfagia (dificuldade de deglutir), que pode ser sequela de acidente vascular encefálico (derrame ou AVC), câncer de cabeça e pescoço, traqueostomia, entre outros. "Esses pacientes precisam de apoio profissional para conseguir se alimentar de forma segura e prazerosa novamente, sem grandes dificuldades", conta Eliana de Martino.

Por meio de exercícios respiratórios e articulatórios (lábios, mandíbula, língua, véu do palato e bochechas), o fonoaudiólogo consegue recuperar a tonicidade e elasticidade da musculatura, facilitando a passagem de alimento.

Rouquidão constante - Foto: Getty Images

Rouquidão constante
Ficar rouco com frequência é um bom motivo para procurar um fonoaudiólogo. "A rouquidão constante pode ser indício até de câncer, mas, na maioria das vezes, é consequência de uso inadequado da voz por esforço exagerado ao falar", explica a fonoaudióloga Rosane Goldenberg, do Rio de Janeiro. O tratamento é feito com exercícios e orientações de higiene vocal, que envolvem desde o fim do tabagismo até cuidados com a alimentação.

Para pessoas que usam a voz como instrumento de trabalho, como jornalistas, atores, cantores e atendentes de telemarketing, o fonoaudiólogo é ainda mais requisitado. "Nós melhoramos a capacidade dessas pessoas de impostar a voz, por meio de respiração, ressonância, altura e intensidade, ritmo e inflexão", explica Rosane.

Audição - Foto: Getty Images

Audição
O trabalho do fonoaudiólogo nessa área começa bem cedo, com o teste da orelhinha - um exame rápido, feito com um aparelho capaz de detectar problemas auditivos em recém-nascidos. "Quando o tratamento para surdez tem início nos primeiros meses de vida, há uma grande possibilidade de essa criança desenvolver a fala de modo mais eficiente", conta a fonoaudióloga Solange Gonçalves.

Ela afirma que o trabalho relacionado à surdez também não precisa se resumir apenas à linguagem de sinais (LIBRAS), mas pode envolver desde o uso de aparelho auditivo e o desenvolvimento de leitura labial até a integração desse paciente na sociedade. "Uma pessoa com perda auditiva pode entender mais facilmente o que a outra fala ao conseguir ler os movimentos dos lábios, facilitando a comunicação", explica.

Dislexia - Foto: Getty Images

Distúrbios de leitura e escrita
Há casos em que a criança é muito inteligente, mas não tira notas boas na escola por ter dificuldade de ler e escrever. Isso pode ser sinal de dislexia ou outros distúrbios. "Nesses casos, a escrita costuma apresentar muitas falhas e trocas de letras, como p por b e t por d", explica Rosane Goldenberg. Por meio de exercícios psicomotores e auditivos, o fonoaudiólogo ajuda o paciente a lidar com essas dificuldades. "Além disso, ajudamos a orientar a família e os professores, já que esses distúrbios podem afetar a autoestima da criança e dificultar a convivência com os colegas", conta a profissional.

Idosos - Foto: Getty Images

Doenças comuns da velhice
"Alzheimer, Acidente Vascular Encefálico (conhecido como AVC ou derrame), Parkinson e muitos outros problemas característicos da idade avançada podem provocar dificuldades de fala, mastigação e deglutição", diz Solange Gonçalves. O fonoaudiólogo acompanha esses pacientes para ajudar a reverter ou amenizar esses problemas, melhorando a qualidade de vida.

Estética facial - Foto: Getty Images

Estética facial
As tão indesejadas marcas de expressão do rosto também podem ser alvo do trabalho de fonoaudiólogos. "Ao fazer exercícios para modificar o uso da musculatura facial, é possível deixar o rosto mais jovem", afirma a fonoaudióloga Gisele Valdstein, especialista do Minha Vida. Além de combater as linhas de expressão, esses exercícios ajudam a melhorar a aparência flácida, o olhar caído e os lábios frouxos.

Problemas de fala - Foto: Getty Images

Problemas de fala
Gagueira, língua presa e trocas de fonemas são alguns dos problemas de fala que os fonoaudiólogos ajudam a tratar. "O mais comum é o Transtorno Fonológico, que é quando a pessoa tem dificuldades na percepção, organização ou produção dos sons", conta Eliana De Martino.

A fonoaudióloga Solange faz um importante alerta aos pais: crianças podem apresentar problemas de fala por usarem a chupeta e a mamadeira por muito tempo. "Essa criança geralmente não mastiga direito, respira pela boca, sofre alterações na arcada dentária e não desenvolve a musculatura da face de modo eficiente para a fala, o que pode provocar problemas na hora de articular as palavras", explica.

Respirador oral - Foto: Getty Images

Respirar pela boca
Os malefícios de respirar pela boca são diversos. "Esse costume provoca deformações na arcada dentária e no céu da boca (palato), além de mudanças na disposição da língua. Tudo isso leva a mastigação inadequada, diminuição do paladar, dificuldade na articulação das palavras, entre outros problemas", afirma Eliana De Martino. Esse mau hábito prejudica até a oxigenação do cérebro, já que o respirador bucal faz a expiração maior do que a inspiração.

"Nesses casos, o fonoaudiólogo trabalha a coordenação-fono-respiratória, para que ocorra equilíbrio entre respiração oral e nasal, e ensina exercícios de articulação dos lábios, língua e bochechas, para o fortalecimento do tônus muscular", afirma Eliana.

Fonte Minha Vida

Conheça os cânceres que afetam o aparelho reprodutor feminino

Exames preventivos são decisivos para a cura desses tumores

Desde sua primeira menstruação, é recomendável que a mulher crie o hábito de consultar um ginecologista regularmente. Essa é uma atitude preventiva essencial para que ela cuide da sua saúde íntima e evite que alguma doença seja descoberta apenas em estágios bastante avançados.

Um dos problemas que mais preocupa médicos e pacientes é, sem sombra de dúvida, o câncer, enfermidade que pode atingir os diversos órgãos do aparelho reprodutor feminino. Por isso, a mulher que se preocupa com a sua saúde, também aprende a se conhecer muito bem para identificar os primeiros sintomas de quando alguma coisa está errada.

De acordo com a especialista em oncologia ginecológica e coordenadora do Programa de Prevenção do Câncer Ginecológico do Hospital Amaral Carvalho de Jaú (SP), Lenira Maria Queiroz Mauad, é preciso primeiramente entender que o aparelho reprodutor feminino é formado por um órgão externo (vulva) e outros internos (vagina, útero, trompas de falópio e ovários). "Todos esses órgãos são passíveis de desenvolver câncer e cada prognóstico irá levar a um tratamento específico", afirma.

Mauad explica também que a mama não é considerada órgão do sistema reprodutor, embora esteja intimamente relacionada a ele. "Nos países desenvolvidos, o câncer mais comum é o do endométrio, seguido pelo câncer do ovário e depois, colo do útero, vagina e trompas. Já no Brasil, há diferentes dados de acordo com a região, mas, ao que tudo indica, o mais frequente é o câncer do colo do útero, seguido pelo do endométrio e ovário", esclarece.

Apesar da maior incidência de câncer na mulher ser mesmo o de mama, dados do Instituto Nacional do Câncer indicam que, no ano de 2008, 4.812 mulheres brasileiras foram vítimas do câncer de colo de útero. Naquele ano, o câncer de mama contabilizou 11.860 mortes. "O que torna um câncer mais perigoso é seu comportamento, como ele se espalha para os outros órgãos. O câncer de mama tende a ser de pior comportamento se considerarmos casos iniciais, porque pode se espalhar pelo sangue e voltar mesmo depois de vários anos de tratamento", diz a médica.

Causas e sintomas A ginecologista esclarece que todos os tipos de câncer apresentam sintomas quando em fases já avançadas. Portanto é imprescindível que as mulheres se submetam a exames periódicos de prevenção e detecção precoce. Alguns dos sintomas mais comuns em cada tipo de câncer do aparelho reprodutor feminino são:

Câncer do colo do útero: Segundo a especialista, esse tipo muitas vezes está relacionado à infecção pelo vírus HPV, transmitido sexualmente. No entanto, vários fatores de risco associados, como tabagismo, uso de pílulas, higiene inadequada, mudança frequente de parceiros e outras infecções concomitantes, aumentam o risco do aparecimento e progressão das lesões pré-tumorais.

Em relação aos sintomas, o câncer de colo de útero geralmente provoca corrimento vaginal (às vezes sanguinolento), sangramento nas relações sexuais e dor pélvica em casos mais avançados. "As lesões iniciais e pré-tumorais, não causam sintomas e podem ser detectadas pelo exame ginecológico e pelo teste de Papanicolau", alerta.

Câncer de endométrio (corpo do útero): De acordo com a especialista, o câncer de endométrio geralmente está relacionado a desequilíbrios hormonais, obesidade na perimenopausa e menopausa, diabetes e pressão alta. "Esse tipo de câncer também pode ser induzido pelo uso inadequado de terapia hormonal para tratamento de sintomas da menopausa", explica.

Câncer de vulva: Na mulher jovem, o câncer de vulva, muitas das vezes, aparece relacionado à infecção pelo HPV. Nas mulheres mais velhas, pode evoluir a partir da coçadura crônica causada por alterações da pele da vulva. Esse tipo de câncer apresenta como principais sintomas, além das coceiras crônicas, o aparecimento de úlceras, feridas ou gânglios na região inguinal.

Câncer do ovário: Para Mauad, no caso do câncer de ovário, o fator hereditário é bastante determinante, apesar da doença também se manifestar frequentemente em mulheres que não engravidaram, são inférteis e fizeram múltiplos tratamentos para indução de ovulação. "Embora estes não sejam os fatores causais, aumentam o risco", afirma.

É possível prevenir? A especialista explica que os cuidados com alimentação, prática de exercícios físicos regulares e sexo com proteção, aliados à atitude de evitar vícios, como o cigarro e o álcool, são medidas gerais que ajudam muito a prevenir todos os tipos de câncer.

"Mas o grande aliado das mulheres no combate a esses tumores é o seu ginecologista. A realização de exames periódicos e orientação adequada sobre os cuidados a serem tomados nas diferentes fases da vida, é decisiva na luta contra o câncer feminino", finaliza Mauad.

Fonte Minha Vida

Saiba o que fazer para ter o abdômen sequinho

O segredo é unir exercícios físicos a outras atividades

Basta exagerar na comida e diminuir a malhação para aquela barriguinha indesejada aparecer. Para eliminar a gordura localizada nesta região, é essencial tomar uma série de medidas.

A receita para ficar com o abdominal sequinho é unir atividade física - que inclui exercícios aeróbicos -, exercícios localizados e alongamento à dieta.

Apenas a pratica de exercícios abdominais não irá eliminar esta capa de gordura. Fazer exercícios aeróbios é fundamental.

Ele promove uma queima calórica rápida além de acelerar o metabolismo mesmo com o corpo parado.

O ideal é praticá-los de 5 a 6 vezes por semana numa intensidade moderada, de 30 a 60 minutos.

Os exercícios localizados são importantes para serem combinados com as atividades aeróbias.

Eles fortalecem a musculatura e também aumenta a massa muscular.

O ideal é começar com um treino para aumentar a resistência muscular, com menos peso e mais repetições, e depois passar a fazer um treino mais puxado com peso, para aumentar a massa muscular.

Outro fator que contribui para aquela barriguinha proeminente é a postura errada, principalmente o excesso de curvatura lombar, a hiperlordose.

Ela faz com que a barriga se projete para a frente, tornando-a evidente.

A hiperlordose faz com que a região lombar fique hipertrofiada e a abdominal fraca.

O ideal é trabalhar os músculos abdominais e alongar a região lombar.

Esse trabalho deve vir acompanhado com sessões de RPG (Reeducação Postural Global).

Fonte R7

Concurso Prefeitura de Guaraciaba - SC 2012

A Prefeitura de Guaraciaba, Estado de Santa Catariana, publicou 02 editais de concursos públicos, destinados aos provimentos de várias vagas em diversos níveis de escolaridade. Os concursos serão executados através da AMEOSC.

São distribuídas 20 vagas para cargos de níveis fundamental, médio e superior, com salários de até R$ 1.953,18, para carga horária de 10 a 40h semanais.

Cargos
Edital Nº 002/2012
Analista de Recursos Humanos, Assistente Cultural Museu, Auxiliar de Serviços Gerais, Engenheiro Civil, Fiscal de Obras e Posturas, Motoristas, Operador de Máquinas, Professor e Técnico Agrícola.

Edital Nº 004/2012
Agente Comunitário de Saúde ESF, Auxiliar de Consultório Odontológico e Monitor do Peti.

Inscrições
As inscrições seguem abertas até o dia 29 de fevereiro de 2012, das 8h às 11h e das 13h30min às 16h30min, nas dependências da Prefeitura Municipal de Guaraciaba - SC, no Setor de Recursos Humanos da Prefeitura Municipal de Guaraciaba, situada Rua Ademar de Barros, 85 – Centro.
Taxas
O valor da taxa de inscrição será de:
Nível superior - R$ 100,00;
Ensino médio - R$ 50,00 e R$ 70,00;
Ensino fundamental - R$ 30,00 e R$ 40,00.

Provas
As provas objetivas serão aplicadas a todos os candidatos provavelmente em 31 de março de 2012, das 8h30min às 11h30min, tendo como local as dependências da Escola Municipal Padre Alfredo Kasper, sita à Rua Reinoldo Ritter nº 308, na cidade de Guaraciaba - SC. O gabarito será divulgado na data prevista de 02 de abril de 2012.

Validade
O concurso público terá validade por 02 anos, a contar da data de publicação e  homologação do resultado final, podendo ser prorrogado nos termos da Constituição Federal. 

Concurso Prefeitura de Eldorado do Sul – RS 2012

A Prefeitura de Eldorado do Sul, Estado do Rio Grande do Sul, abrirá dia 23/02 inscrições para o concurso público 001/2012 de provas, visando preencher vagas e formar  cadastro de reservas. O concurso será executado através da empresa CONSESP e terá validade de até 2 anos, contados da homologação final dos resultados, podendo haver prorrogação. Confira o edital aqui.

Haverá 30 vagas mais cadastro de reserva para profissionais de níveis fundamental, médio e superior. Os salários variam de R$ 611,54 a R$ 5.085,86, para carga horária de 20 a 40h semanais.

Cargos
Candidatos com ensino fundamental podem se inscrever nos cargos de Atendente de Creche, Operador de Máquinas e Mecânico.

Quem tem o ensino médio as chances são para Auxiliar Administrativo, Monitor Feminino, Monitor Masculino, Técnico em Meio Ambiente, Técnico em Enfermagem e Técnico em Enfermagem - PSF.

Já para quem concluiu o ensino superior as oportunidades são para Assistente Social, Enfermeiro PSF, Médico Clínico Geral PSF, Médico Infectologista e Odontólogo PSF.
Inscrições e Taxas
As inscrições serão feitas no site http://www.consesp.com.br/ no período de 23 de fevereiro a  07 de março de 2012, mediante o pagamento de taxa de inscrição no valor de:
R$ 20,00 para cargos de nível fundamental;
R$ 40,00 para nível médio;
R$ 70,00 para nível superior.
Provas e Gabaritos
As provas objetivas (1ª Fase) serão realizadas provavelmente no dia 22 de abril de 2012, em locais e horário(s) a serem divulgados através de Edital próprio que será afixado no Painel de Publicações da Prefeitura  Municipal, além da publicação de extrato no Diário Oficial do Estado e através do site http://www.consesp.com.br/, com antecedência mínima de 8 dias.

As provas práticas e o exame psicotécnico (2ª Fase) serão realizados em data, locais e horários a serem divulgados através do Edital que publicará o Resultado das provas objetivas (1ª Fase).  

O gabarito oficial e a prova objetiva (teste de múltipla escolha), serão  disponibilizados no site http://www.consesp.com.br/, da quarta-feira subsequente à data da aplicação da prova e permanecerão no site pelo prazo de 5 dias.

Saiba mais

Prefeitura Municipal de Veredinha – MG

A Prefeitura Municipal de Veredinha – MG realiza concurso para preenchimento de 13 vagas.

Inscrições:
Entre 21 de março e 19 de abril, pelo http://www.exameconsultores.com.br/.


Valor:
De R$ 37,00 a R$ 138,00.

Remuneração:
Entre R$ 622,00 e R$ 2.300,00.

Provas:
Prova objetiva: 3 de junho.
Haverá prova prática para Condutor de Veículo Pesados e Operador de Máquinas Leves.

Cargos:
Fundamental - Condutor de Veículos Pesados, Oficial de Serviços Públicos - Pedreiro e Operador de Máquinas Leves;
Médio - Agente Administrativo, Coordenador de Merenda Escolar e Técnico de Segurança do Trabalho;
Superior - Analista de Controle Interno, Farmacêutico - Bioquímico, Fonoaudiólogo e Psicólogo.

Prefeitura Municipal de Ritápolis – MG

A Prefeitura Municipal de Ritápolis – MG realiza concurso para provimento de 22 vagas.

Inscrições:
De 27 de março a 27 de abril, pelo http://www.jcmconcursos.com.br/
 ou na Praça Tiradentes, nº. 340, Centro

Valor:
De R$ 40,00 a R$ 100,00.

Remuneração:
Rntre R$ 545,00 e R$ 3.212,00

Provas:
Prova objetiva: 27 de maio.
Prova prática: 26 de maio.
Haverá prova de títulos.

Cargos:
Alfabetizado/Fundamental - Auxiliar de Enfermagem, Auxiliar de Sepultamento, Auxiliar Mecânico, Motorista e Operador de Máquinas;
Médio - Auxiliar Administrativo e Mecânico;
Superior - Enfermeiro, Farmacêutico, Médico Cardiologista, Clínico Geral, Ginecologista, Pediatra e Plantonista, Psicólogo

Prefeitura Municipal de Resende Costa – MG

A Prefeitura Municipal de Resende Costa – MG realiza concurso para provimento de 51 vagas.

Inscrições:
De 7 de março a 5 de abril, na rua Maria Cândida Andrade, nº. 91, Centro ou pelo http://www.ufsj.edu.br/
.

Valor:
De R$ 25,00 a R$ 100,00.

Remuneração:
De R$ 11,98 hora/aula a R$ 6.309,65.

Cargos:
Fundamental - Auxiliar de Serviços Gerais, Gari, Mecânico, Servente, Servente Escolar, Soldador e Agente Comunitário de Saúde;
Médio/Técnico - Auxiliar Administrativo, Auxiliar de Enfermagem e Técnico Agrícola;
Superior - Assistente Social do CRAS, Bibliotecário, Coordenador do CRAS, Enfermeiro PSF, Enfermeiro, Médico Clínico Geral, Médico PSF, Pedagogo, Professor PI MB, Professor II nas disciplinas de Ciências Biológicas, Educação Artística, Filosofia, Física, Geografia, História, Língua Inglesa, Língua Portuguesa, Matemática, Química e Sociologia

Prefeitura Municipal de Paraisópolis

A Prefeitura Municipal de Paraisópolis realiza concurso para provimento de 64 vagas.

Inscrições:
Entre 27 de fevereiro e 30 de março, no Centro Cultural Amilcar de Castro ou pelo http://www.sergiobassi.com.br/.


Valor:
De R$ 30,00 a R$ 100,00.

Remuneração:
De R$ 10,77 (hora-aula) a R$ 6.804,00.

Provas:
Prova objetiva: 6 de maio de 2012.
Haverá prova prática para Pedreiro A, Agente Administrativo I, Agente Administrativo II, Eletricista, Motorista B, Operador de Trator Agrícola, Operador de Máquina, Mecânico e Técnico Telecomunicações.

Cargos:
Elementar/Fundamental - Calceteiro, Eletricista, Faxineiro, Jardineiro, Mecânico, Merendeira, Operário, Pedreiro A, Pintor, Motorista B, Operador de Máquina, Operador de Trator Agrícola, Operador de Trator Agrícola, Agente Comunitário de Saúde - PSF e Atendente Consultório Dentário;
Médio/Técnico - Professor PM - I, Agente Administrativo II, Fiscal Municipal, Musicista, Técnico de Enfermagem, Técnico em Telecomunicações e Técnico Segurança do Trabalho;
Superior - Assistente Social, Cirurgião-Dentista PSF, Enfermeiro, Farmacêutico - Bioquímico, Fonoaudiólogo, Médico Cardiologista, Médico Clínico Geral, Médico Clínico Geral PSF, Médico do Trabalho, Médico Ginecologista, Médico Infectologista, Médico Neurologista, Médico Ortopedista, Médico Pediatra, Médico Psiquiatra, Nutricionista, Professor nas disciplinas de História, Inglês e Educação Física e Psicólogo

Prefeitura Municipal de Nova Porteirinha - MG

A Prefeitura Municipal de Nova Porteirinha, Minas Gerais, realiza concurso para provimento de vagas.

Inscrições:
De 26 de março a 27 de abril, pelo http://www.ecapconsultoria.com.br/.


Valor:
De R$ 70,00 a R$ 120,00

Remuneração:
De R$ 622,00 a R$ 2.002,14

Provas:
Provas objetivas: 10 de junho,

Cargos:
Ensino Elementar - Agente de Serviços Gerais, Auxiliar de Esportes, Coveiro, Fiscal de Obras e Serviços, Gari, Motorista I e II, Oficial Especializado Mecânico, Operador de Maquinas Pesadas, Servente Escolar e Vigia.
Ensino Fundamental - Auxiliar de Saúde Bucal.
Ensino Médio - Agente Administrativo, Auxiliar Administrativo, Auxiliar de Classe, Auxiliar de Enfermagem, Auxiliar Técnico em Gestão Escolar, Fiscal Ambiental e de Postura e Fiscal Sanitário.
Ensino Superior - Assistente Social, Assistente de Procuradoria Jurídica, Enfermeiro, Nutricionista, Odontólogo, Pedagogo, Professor Educação Básica (PEB I e II) e Psicólogo

Prefeitura Municipal de Nova Glória - GO

A Prefeitura Municipal de Nova Glória, Goiás, realiza concurso para preenchimento de 78 vagas.

Inscrições:
Até 9 de março, na Prefeitura Municipal - Rua Geraldo Maia, nº. 803, Centro

Valor:
De R$ 30,00 a R$ 50,00

Remuneração:
De R$ 622,00 a R$ 2.000,00

Provas:
Prova objetiva: 8 de abril
Haverá prática para Mecânico de Manutenção.

Cargos:
Superior - Engenheiro Ambiental, Fisioterapeuta, Gestor de Resíduos Sólidos, Nutricionista, Coordenador Pedagógico Ensino Infantil, Psicólogo e Assistente Social.
Médio - Técnico Ambiental e Auxiliar de Secretaria.
Fundamental - Fiscal de Tributos, Auxiliar Administrativo, Mecânico de Manutenção, Artífice, Motorista, Auxiliar de Serviços Gerais, Vigilante Noturno e Monitor de Creche

Prefeitura Municipal de Linhares - ES

A Prefeitura Municipal de Linhares, Espírito Santo, realiza seleção para preenchimento temporário de 10 vagas para Técnicos de Enfermagem.

Inscrições:
27 e 28 de fevereiro, na Avenida Comendador Rafael, nº. 1680, centro.

Remuneração:
R$ 667,57

Seleção:
Haverá prova de títulos.

Prefeitura Municipal de Laranjeiras do Sul

A Prefeitura Municipal de Laranjeiras do Sul realiza concurso para provimento de vagas.

Inscrições:
Até 2 de março, na Praça Rui Barbosa, nº. 1, Centro

Valor:
Entre R$ 75,00 e R$ 100,00.

Cargos:
Assistente Social, Nutricionista, Enfermeira, Farmacêutico, Psicólogo, Fisioterapeuta, Engenheiro Civil, Engenheiro Civil, Médico-Veterinário, Enfermeiro Auditor, Assessor Jurídico, Professor de Educação Física e Professor.

Remuneração:
Entre R$ 671,00 e R$ 2.558,78.

Provas:
Haverá provas escrita e de títulos

Prefeitura Municipal de Feliz Natal - MT

A Prefeitura Municipal de Feliz Natal, Mato Grosso, realiza concurso para provimento de 186 vagas

Inscrições:
Até 29 de fevereiro, pelo http://www.feliznatal.mt.gov.br/


Valor:
De R$ 30,00 a R$ 70,00.

Cargos e vagas:
Nível Elementar: Agente de Serviços Gerais I (20), Agente de Serviços Gerais II (9), Agente de Serviços Gerais III (15), Apoio em Manutenção e Infraestrutura Escolar I - Vigia (3), Apoio em Manutenção e Infraestrutura Escolar I - Vigia para atuar na educação no campo (1), Apoio em Manutenção e Infraestrutura Escolar II - Zeladora (8), Apoio em Manutenção e Infraestrutura Escolar II - Zeladora, para atuar na educação no campo (2), Apoio em Nutrição Escolar (Merendeira) (3), Apoio em Nutrição Escolar (Merendeira) para atuar na educação no campo (1), Carpinteiro (1), Eletricista (1), Jardineiro (1), Marceneiro (1), Mecânico de Máquinas Pesadas (1), Mecânico/Soldador (4), Motorista I (9), Motorista I para atuar na educação no campo (2), Operador de Máquinas I (3), Operador de Máquinas III (4), Operador de Máquinas IV (1), Pedreiro (2);
Nível Auxiliar: Monitor de curso de corte e costura (1), Motorista II (1);
Nível Médio: Agente Administrativo I (4), Assistente Administrativo I (5), Assistente Administrativo II (5), Auxiliar Administrativo (5), Auxiliar de Consultório Dentário - ACD (1), Monitor de Laboratório de Informática (5), Monitor de Serviços Socioeducativos (2), Técnico Administrativo Educacional (5), Técnico Administrativo Educacional para atuar na educação no campo (2), Técnico de Enfermagem (1), Técnico do Desenvolvimento Infantil - TDI (6), Técnico em Informática (1), Técnico em Radiologia (1);
Nível Superior: Assistente Social (1), Bioquímico/Farmacêutico (1), Contador (1), Dentista (1), Enfermeiro (5), Engenheiro Civil (1), Fisioterapeuta (1), Fonoaudiólogo (1), Médico PSF (3), Nutricionista (1), Orientador Educacional (1), Professor de Artes (1), Professor de Ciências/Biologia (1), Professor de Educação Física (3), Professor de Geografia (1), Professor de Letras (2), Professor de Letras/Espanhol (CR), Professor de Letras/Inglês (1), Professor de Pedagogia (6), Professor de Pedagogia da Educação Infantil para a educação no campo (1), Professor de Pedagogia em Educação Infantil (10), Professor de Pedagogia para atuar na educação no campo (4), Psicólogo (2).

Provas:
Provas objetivas: 18 de março
Provas práticas: 18 de março

Prefeitura Municipal de Cambé - PR

A Prefeitura Municipal de Cambé, Paraná, realiza concurso para provimento de 557 vagas.

Inscrições:
Até 5 de março, pelo http://www.cambe.pr.gov.br/
, http://www.funtefpr.com.br/ ou na Rua Pará, nº. 154, Cambé

Valor:
De R$ 25,00 a R$ 80,00

Remuneração:
De R$ 690,15 a 4.941,67

Provas:
Provas objetivas: 25 de março
Haverá prova de títulos para Professores, Educador Físico PSF, Educador Físico do Esporte, Agente Comunitário de Saúde, Agente de Combate às Endemias, Agente de Operação Inseticida, Auxiliar de Enfermagem e Enfermeiro PSF.

Cargos:
Fundamental - Auxiliar de Serviços Gerais, Coletor de Lixo, Encanador, Gari, Pedreiro, Pintor, Eletricista, Agente Comunitário de Saúde, Agente de Combate às Endemias, Agente de Operação Inseticida, Auxiliar de Enfermagem e Motorista Socorrista.
Médio - Professor de Anos e Séries Iniciais do Ensino Fundamental e Operador de Equipamento de Som.
Superior - Instrutor de Dança, Instrutor de Artes Plásticas, Médico Clínico Geral, do Trabalho, Ginecologista, Pediatra, Plantonista Clínico Geral, Plantonista Pediatra, Psiquiatra, Professor de Educação Artística, Médico PSF, Dentista PSF, Educador Físico PSF, Educador Físico do Esporte e Enfermeiro PSF

Prefeitura Municipal de Caetanópolis – MG

A Prefeitura Municipal de Caetanópolis – MG realiza seleção para preenchimento de 44 vagas para professores.

Inscrições:
De 21 de março a 19 de abril, na Secretaria Municipal de Assistência Social - rua Coronel José Jorge, nº. 59, Centro ou pelo http://www.exameconsultores.com.br/.


Valor:
De R$ 35,00 a R$ 90,00.

Remuneração:
De R$ 10,63 hora-aula a R$ 2.604,35.

Provas:
Prova objetiva: 27 de maio.
Haverá prova prática para Motorista CNH categoria D e Operador de Máquina Patrol.

Cargos:
Fundamental - Auxiliar de Obras e Serviços, Auxiliar de Serviços Gerais, Coveiro, Servente Escolar e Vigilante Escolar;
Médio/Técnico - Agente Administrativo, Auxiliar de Educação, Eletricista e Técnico de Laboratório;
Superior - Assistente Social, Médico Pediatra II, Motorista CNH categoria D, Operador de Máquina Patrol, Pedagogo, Professor Municipal I, Professor Municipal II nas disciplinas de Educação Física, Matemática e História.

A Prefeitura Municipal de Buri, São Paulo, realiza concurso para provimento de 103 vagas. Até hoje!!!

A Prefeitura Municipal de Buri, São Paulo, realiza concurso para provimento de 103 vagas.

Inscrições:
Até 27 de fevereiro, pelo http://www.publiconsult.com.br/


Valor:
De R$ 25,00 a R$ 45,00 para Superior.

Remuneração:
De R$ 622,00 a R$ 2.400,00

Provas:
Provas objetivas: 1º de abril
Haverá prova prática para Ajudante de Obras, Ajudante Geral, Eletricista, Motorista, Operador de Máquinas e Pedreiro e análise de títulos para Auxiliar de Desenvolvimento Infantil, Diretor de Escola e Professores.

Cargos:
Fundamental - (20 vagas) Ajudante de Obras, (16) Ajudante Geral, (1) Eletricista, (6) Motorista, (4) Operador de Máquinas, (5) Pedreiro e (1) Lavador de Autos.
Médio - (6) Agente Administrativo, (6) Agente de Trânsito, (2) Auxiliar de Farmácia, (5) Inspetor de Alunos e (3) Monitor de Esportes.
Superior - (1) Advogado, (1) Assistente Social, (3) Auxiliar de Desenvolvimento Infantil, (3) Diretor de Escola, (1) Enfermeiro Padrão, (1) Fisioterapeuta, (1) Médico Ambulatorial Ginecologista, (1) Ortopedista, (1) Otorrinolaringologista, (2), Pediatra, (2) Psiquiatra, (3) Clínico Geral, (2) Médico do PSF, (1) Nutricionista, Professor de Educação Básica II (1) Artes, (1) Ciências e (1) História

Prefeitura Municipal de Bom Sucesso - MG

A Prefeitura Municipal de Bom Sucesso, Minas Gerais, realiza concurso para provimento de 39 vagas.

Inscrições:
De 7 de março a 5 de abril, pelo http://www.reisauditores.com.br/
ou na Praça Benedito Valadares, nº. 51, Centro.

Valor:
R$ 40,00, R$ 50,00 ou R$ 70,00.

Remuneração:
De R$ 566,10 a R$ 1.366,29.

Provas:
Provas objetivas: 29 de abril.

Cargos:
Fundamental - Artesão, Auxiliar de Serviços Gerais, Auxiliar de Serviços Operacionais, Borracheiro, Pintor, Serviçal, Soldador e Vigia;
Médio - Auxiliar Administrativo, Auxiliar de Farmácia, Professor, Secretário Escolar e Técnico em Enfermagem;
Superior - Assistente Social, Bioquímico - Farmacêutico, Psicólogo e Supervisor Pedagógico

Prefeitura Municipal Córrego Novo – MG

A Prefeitura Municipal Córrego Novo – MG realiza concurso para preenchimento de 43 vagas.

Inscrições:
De 14 de março a 12 de abril, na Avenida Doutor Mauro Lobo Martins, nº. 127, Centro ou pelo http://www.exameconsultores.com.br/.


Valor:
De R$ 43,00 a R$ 87,00.

Remuneração:
Entre R$ 622,00 e R$ 1.365,12.

Provas:
Prova objetiva: 29 de abril de 2012.
Haverá prova prática para Motorista I - CNH B, Motorista II - CNH D e Operador de Máquinas.

Cargos:
Fundamental - Agente de Administração, Ajudante de Estradas, Auxiliar de Administração I, Auxiliar de Enfermagem, Auxiliar de Limpeza, Auxiliar de Serviços, Auxiliar de Triagem, Gari, Inspetor de Alunos, Jardineiro, Motorista I - CNH B, Motorista II - CNH D, Operador de Máquinas, Operário, Pedreiro, Servente Escolar e Vigia;
Médio - Agente Comunitário de Saúde, Auxiliar de Administração II, Auxiliar de Secretaria Escolar, Técnico de Administração Fazendária e Técnico de Enfermagem;
Superior - Contador, Fisioterapeuta e Professor I.

Fundação de Assistência Médica e de Urgência de Contagem - Famuc/MG

A Fundação de Assistência Médica e de Urgência de Contagem (Famuc), Minas Gerais, realiza seleção para formação de cadastro de reserva para Assistente Administrativo e Técnico em Enfermagem.

Inscrições:
De 24 de fevereiro a 26 de março, pelo www.contagem.mg.gov.br/concursos.


Valor:
R$ 35,00.

Remuneração:
De R$ 799,08 a R$ 851,24.

Provas:
Provas objetivas: 15 de abril de 2012.

Conselho Regional de Farmácia do Tocantins - CRF/TO

O Conselho Regional de Farmácia do Tocantins (CRF-TO) realiza seleção para preenchimento de 7 vagas.

Inscrições:
Até 16 de março, pelo http://www.quadrix.org.br/.


Valor:
De R$ 35,00 a R$ 45,00.

Cargos:
Fundamental - Auxiliar de Serviços Gerais.
Médio - Assistente Administrativo, Assistente Administrativo, Motorista, Recepcionista, Técnico em Informática e Telefonista.

Remuneração:
De R$ 724,00 a R$ 1.452,00.

Provas:
Provas objetivas: 25 de março.

Médicos e enfermeiros fazem ato em São Paulo em favor do SUS

Eles pedem mais investimentos no setor e aumento do piso salarial

O presidente do Simesp (Sindicato dos Médicos de São Paulo), Cid Carvalhaes, defendeu neste domingo (26) a necessidade de um fortalecimento do SUS (Sistema Único de Saúde), em ato que ocorreu no Parque do Ibirapuera. Além de mais investimentos por meio da melhoria dos hospitais já existentes e ampliação das unidades, a categoria quer elevação do piso salarial.

Para chamar a atenção da população sobre o conjunto de reivindicações, o Simesp montou duas tendas próximo ao portão 10 do parque, onde profissionais da saúde ficaram à disposição das pessoas que passeavam pelo local para medir a pressão arterial. Das 10h às 14h, foram em torno de mil atendimentos, dos quais foram diagnosticados 25 casos de hipertensão.

- Queremos que a população se conscientize de que o SUS é dela e que ela tem de defendê-lo.

Ele informou que em todo o país existem 145 milhões que dependem do atendimento médico gratuito, mas que a precariedade da infraestrutura e a má remuneração está comprometendo a qualidade dos serviços.

- No país todo temos um estrangulamento com pacientes atendidos na emergência e sem suporte para continuidade no tratamento.

O líder sindical observou que há uma estimativa do Ministério da Saúde , segundo a qual, neste ano de 2012, haverá um déficit no orçamento do setor de cerca de R$ 40 bilhões.

Carvalhaes também criticou o processo de privatização parcial do sistema de saúde, dizendo que ele só serve para amentar o lucro das empresas, dificultando o acesso ao atendimento de quem não pode pagar pelos serviços. Ele defendeu a implantação do plano de cargos e salários e informou que aqueles vinculados ao estado recebem piso inicial de R$ 414,30 e à prefeitura R$ 1.273,00.

Fonte R7

Atividade aeróbica combate a insônia

Exercícios diminuem o estresse e a ansiedade e melhoram a qualidade do sono

Problemas com insônia? Exercite-se! Praticar atividade aeróbica não só combate a falta de sono como melhora a sua qualidade.

A conclusão é do Colégio Americano de Medicina Esportiva e da Associação Americana de Distúrbios do Sono.

Eles sustentam que a atividade aeróbica, como corrida, ciclismo ou natação, não só combate a insônia como melhora a qualidade do sono.

O exercício físico realizado de forma regular e com intensidade moderada aumenta o período total de sono, diminui o tempo que se leva para adormecer e aumenta significativamente o sono profundo.

Tudo porque ele tem um efeito no cérebro, regulando os transmissores do sistema nervoso central, responsáveis pela redução do estresse e ansiedade e pela sensação de bem-estar.

O estudo apresenta esses benefícios em cerca de 50% das pessoas que passam a correr.

Quando elas deixam de praticar exercícios, voltam a ter problemas para dormir.

Em relação à prática aeróbica, a recíproca também é verdadeira. Só se exercita bem, com disposição, quem consegue ter uma boa noite de sono, pois ao dormir ocorre a liberação do hormônio GH que estimula o crescimento, a recuperação muscular, a constituição óssea e a queima de gordura.

Fonte R7

Cientistas tentam produzir café que não causa azia

Café na xícara e café moído 1024x768 Papel de Parede Wallpaper

Desafio é produzir grãos saborosos e com aroma, mas sem atacar o estômago

A azia causada pelo café pode estar com os dias contados. Cientistas buscam o grão e a torrefação ideal para produzir bebida que não ataque o estômago. Quem desenvolve o estudo é a Sociedade Americana de Química.

A instituição descobriu que os cafés de torrefação escura podem ser mais suaves para o estômago porque contêm substâncias que dizem ao estômago para reduzir sua produção de ácido.

A tentativa é produzir uma geração de cafés mais amigáveis ao estômago, mas com o mesmo sabor e aroma do café normal.

Os médicos acham que as substâncias químicas contidas no café fazem com que o estômago produza ácido em excesso.

Produtores de café fazem a versão menos agressiva ao estômago processando as sementes de café cruas com vapor e solventes específicos para reduzir os níveis de substância irritantes, mas a eficácia não é 100% garantida.

Durante o estudo, os químicos descobriram que um dos componentes do café conhecido como NMP é capaz de bloquear a habilidade das células estomacais que produzem ácido hidroclorídrico e poderia originar uma maneira de reduzir a acidez e a irritação do estômago.

Para se chegar ao café menos agressivo ao estômago, vêm sendo testados diferentes variedades de grãos crus e diferentes métodos de torrefação. Tudo na tentativa de produzir um café mais agradável.

Fonte R7

Frutas cítricas diminuem o risco de AVC em mulheres

Pesquisa mostra que a melhor forma das frutas cítricas
ajudarem na prevenção do AVC é consumí-las na forma de suco
Melhor forma de conseguir os benefícios é fazer sucos com as frutas sem adicionar açúcar, diz estudo

Laranjas e outras frutas cítricas podem ajudar as mulheres a reduzir o risco de acidente vascular cerebral (AVC), sugere um novo estudo.

Os pesquisadores já sabiam que uma dieta rica destes alimentos estava associada a um menor número de problemas cerebrais, mas não tinham certeza sobre os motivos.

Nesta nova pesquisa, os cientistas estudaram os componentes dos cítricos e acharam o grande responsável pelos benefícios: os flavanones, um tipo de flavanóide, substância presente nos alimentos que contribui para imunidade e previne o envelhecimento das células.

O autor do estudo, Aedin Cassidy, diretor do Departamento de Nutrição da UEA (Universidade da Inglaterra), disse que esses achados dão suporte para que as pessoas aumentem o consumo diário de frutas e hortaliças para diminuir a chance de isquemia (condição em que um coágulo no sangue obstrui um ou mais vasos sanguíneos). Isso porque, os flavanones dos cítricos melhoram a pressão sanguínea e reduzem a infamação do organismo, fatores associados ao AVC.

Para conseguir o máximo de benefícios, é preciso que as frutas sejam consumidas na forma de suco sem adicionar açúcar, já que este preparo aumenta a concentração de flavanones, afirmou Cassidy.

Mulheres
Para chegar aos resultados, os pesquisadores acompanharam por 14 anos cerca de 70 mil mulheres. Neste período, a cada 4 anos, elas reportavam como estava o seu padrão alimentar, com relação às frutas e verduras. Nesse período foram registrados 1.803 AVCs.

Foi detectado que o consumo puro de flavanóides não reduziu o risco de AVC mas o de flavanones, sim. Mulheres que consumiram mais esta substância apresentaram um risco 19% mais baixo de ter coágulo sanguíneo e 10% menos de acidente vascular cerebral.

Segundo o estudo, 95% dos flavanones foram consumidos por meio de frutas e sucos, principalmente a laranja e toranja.

A vitamina C, anteriormente apontada como a principal responsável pelo efeito protetor no coração e no cérebro, não foi associada ao menor risco de AVC.

Para conseguir a proteção, foi necessário consumir 470 miligramas por dia de flavanóides (matabolizados em flavanones). De acordo com o autor do estudo, cada fruta cítrica tem cerca de 50 miligramas da substância – fazendo as contas seriam necessárias cerca de sete frutas para ter o efeito benéfico.

Próximos passos
Outra observação dos pesquisadores é que as mulheres que consumiam maior quantidade de flavanones também fumavam menos, faziam mais exercícios e também tinham uma dieta mais rica em fibras e pobre em cafeína e álcool.

Apesar do foco do estudo ter sido o público feminino, Cassidy aposta que os benefícios também podem ser estendidos aos homens, mas que novas pesquisas devem ser feitas com esta parcela da população. Outro ponto que também precisa ser melhor estudado é a relação de causa e efeito entre os flavanones e a proteção do AVC.

Fonte iG

"Eu não gosto de pessoas"

Fobia social é um dos transtornos psicológicos mais comuns em todo o mundo e um dos menos reconhecidos e diagnosticados

Clege Firmino nunca soube definir exatamente o que sentia. Para ela, se afastar das pessoas era um comportamento natural, repetido também em casa, pela mãe e pelos quatro irmãos.

“Nós não recebíamos primos, os parentes não visitavam a nossa casa”, relembra. Considerava-se apenas tímida e pouco sociável.

Em fase escolar, na hora do intervalo, preferia se trancar no banheiro a participar das brincadeiras infantis ou dividir o lanche e algum papo com os colegas. Ao ser impelida a responder alguma pergunta ela se sentia muito mal.

“Escrever na frente dos outros, então, era uma verdadeira tortura”, recorda.

Na adolescência, quase foi atropelada ao tentar atravessar a rua. “Tinha tanta vergonha, achava que as pessoas estavam me olhando. Então, não olhava para os lados. Ficava vermelha. Quase morri ao atravessar a rua sem checar se vinha algum carro”, conta.

Nas tentativas – forçadas – de se aproximar de outras meninas, Clege ficava tão tensa que não conseguia sorrir.

“Eu fazia caretas, o sorriso não saia.”

O comportamento estranho a afastou ainda mais de outras pessoas e ela cresceu quase sem amigos e sem namorado.

“Com 21 anos decidi que ia beijar pela primeira vez. Fui a uma festa, tinha que ser ali. Sem coragem, bebi muito para poder conversar com um rapaz. Beijei, mas foi à base de muita cerveja”, lembra.

Festa de aniversário, Clege nunca teve. Ela conta que não gosta de comemorar e que fica nervosa até mesmo se outra pessoa está celebrando a data. Uma vez, ao descobrir que organizam uma festa surpresa para ela, simplesmente foi embora.

“Acho muito constrangedor e desconfortável. Eu não gosto de pessoas”, diz a funcionária pública carioca.

A solidão nunca a incomodou. Mas o suor excessivo, a taquicardia, a garganta dolorida, a boca seca e o ardor nos olhos e no rosto sim. Os sintomas, confundidos com condições como princípio de infarto ou estresse, a levaram a mais de dez médicos diferentes, sem nenhum resultado conclusivo.

Só depois dessa via-crúcis em diferentes especialidades é que foi encaminhada a um psicólogo. Clege descobriu então que todo o sofrimento não era fruto de uma simples característica pessoal, mas sim de uma doença, tratável e comum: a fobia social.

“Em geral, o paciente demora mais de 10 anos para ter um diagnóstico adequado. A procura por ajuda só acontece quando comorbidades como a depressão ou o abuso de álcool e de drogas aparecem”, relata José Alexandre Crippa, professor de psiquiatria da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, em Ribeirão Preto.

"Alguns procuram se 'automedicar' por meio do álcool. Eu tentei. Mas, graças a Deus, não me tornei uma alcoólatra", revela Clege. Crippa confirma que a opção é realmente um recurso muito comum entre os pacientes.

O médico é autor do único estudo sobre a prevalência do transtorno de ansiedade social em universitários brasileiros – ele avaliou 2700 estudantes, de ambos os sexos e das mais diferentes graduações. A pesquisa demonstrou que 11% dos avaliados tinham o problema. Mas o mais agravante, segundo o pesquisador, foi notar que menos de 1% dos diagnosticados sabiam que tinham uma doença.

“Isso comprovou em números o quanto essa condição é subreconhecida. Por isso, também, as pessoas não buscam ajuda”, comentou.

Embora pouco diagnosticada, a fobia social é uma das doenças psicológicas mais comuns: a prevalência na população mundial chega a 10%, enquanto os índices do Transtorno Obsessivo Compulsivo (TOC), por exemplo, chegam a 0,8%.

“A própria natureza dessa condição faz com que a procura por um médico seja pequena. Os fóbicos se sentem intimidados e não vão procurar um especialista“, pondera Crippa.

Outro fator crucial é enxergar a fobia realmente como uma doença e não somente como um traço de personalidade. “Dificilmente se sabe que isso é um problema. As pessoas acham que é fraqueza de caráter e vão se sentindo piores por isso”, relata o professor da USP.

A fobia social distingue-se da simples timidez muitas vezes de maneira tênue. “A pessoa desenvolve um medo que traz prejuízos para a vida. Ela tem perdas sociais importantes e chega a apresentar sintomas físicos”, alerta Rodrigo Grassi de Oliveira, coordenador do Núcleo de Estudos e Pesquisa em Trauma e Estresse da PUC do Rio Grande do Sul. Os mais comuns são: taquicardia, tremores, falta de ar, suor frio ou excessivo, sensação de desmaio, gagueira, rubor facial, dores de cabeça ou de estômago e boca seca.

“Os tímidos não têm prejuízo social. Já os fóbicos desenvolvem a ‘evitação’: eles evitam a qualquer custo entrar em contato com outras pessoas”, explica Crippa.

Clege sabe bem do que os médicos estão falando. Ao conversar com outra pessoa, sua tanto que precisa se enxugar com uma toalha. Já foi embora correndo de um encontro com uma colega, sem explicações, de tanta vergonha. Perdeu a amiga. Na primeira entrevista de emprego, não conseguiu se controlar.

“Tremia tanto que o consultor me deu um copo de café e tirou as coisas de cima da mesa para que eu não sujasse nada. Claro que não consegui o trabalho”, conta.

"Timidez é uma coisa, todos têm um pouco, mas fobia social é realmente incapacitante. E se a gente não procurar algum tipo de tratamento, passa uma vida inteira sem viver", conclui.

Consequências
Estudos já identificaram que portadores desse transtorno ganham menos do que seus pares em condições semelhantes de escolaridade e idade. A dificuldade em lidar com o outro aparece como um fator negativo determinante em um ambiente de trabalho.

A doença traz consequências sociais importantes, que vão além do ambiente corporativo. Quem tem a doença tem mais propensão ao suicídio e ao uso constante e abusivo de álcool e drogas.

A fobia social é mais comum em mulheres – na proporção de três para dois – e dá sinais significativos já no começo da infância. No entanto, fica mais evidente aos 20 ou 30 anos, quando muitos desenvolvem depressão.

“É o momento de maior exposição e a pessoa ainda está em processo de desenvolvimento. Por isso, não consegue controlar as respostas fisiológicas. É quando se depara com a doença”, aponta Grassi.

A fobia social não é hereditária, mas tem um componente genético importante, além, é claro, do padrão familiar.

“Toda criança nasce com a habilidade de se conectar com outras pessoas, só que isso precisa ser estimulado. Quando não há estímulo na família, ela pode se tornar inábil nessa área”, atesta o coordenador da PUC.

Melhorar é possível
O tratamento mais eficaz exige atenção multidisciplinar, aliando terapia cognitivo-comportamental (psicoterapia) ao uso de medicamentos (psiquiatria). De acordo com Crippa, o mais comum é o uso de antidepressivos – a médio e longo prazo – e a curto prazo remédios que possam atuar em alguma situação específica, no caso de uma exposição em público, por exemplo.

Para Clege, a medicação e a terapia trouxeram à tona o que há de melhor nela: a confiança e o respeito por si mesma.

“Acabou a tremedeira, posso comer junto com as pessoas, conversar ficou mais fácil. Sinto um alívio imenso. Quando você não se impõe, é desrespeitado. Estava paralisada e aos poucos tomo atitudes. Ainda não gosto de ir a festas, mas não perco a aula de dança de salão. Espero que as pessoas com quem convivi, que careceram do meu calor humano, entendam que minhas atitudes não foram por querer, foram realmente por incapacidade. Hoje aprendi a respeitar os meus limites e viver bem com eles”.

Fonte iG

Bolha de ar puro ganha espaço em spas e clínicas de reabilitação


Foto: Bruno Zanardo/Fotoarena
Bolha: ar puro e sem contaminação
Equipamento espanhol filtra o ar e promete benefícios que vão de aumento do desempenho físico a relaxamento rápido

O equipamento de plástico transparente de 3,5 metros de diâmetro, semelhante a uma grande bolha, parece saído de um filme de ficção científica. Criada em 2008 pela Universitat Politècnica de Catalunya, na Espanha, aos poucos a Bubble, como é chamada, começa a virar realidade no Brasil.

O aparato promete ar 99,9% puro, livre de impurezas ou agentes alergênicos, virais e bacteriológicos, além de manter um nível controlado de dióxido de carbono (CO2). Para garantir o prometido, uma caixa branca do tamanho de um pequeno baú filtra o ar 350 vezes a cada hora.

À primeira vista, a bolha parece apenas um artigo de luxo. Mas ela virou questão de saúde e bem-estar quando seus benefícios passaram a ser estudados por clínicas de reabilitação esportiva e spas.

A notoriedade, no entanto, veio apenas com a adoção do equipamento pelo tenista espanhol Rafael Nadal. Ele costuma utilizá-la nos intervalos ou ao término de partidas importantes. Somado a isso, o aparelho foi adotado no centro de treinamento do Real Madrid e a partir de então ganhou espaço na comunidade esportiva.

Raul Osiecki, fisiologista do exercício e coordenador do centro de estudos da performance física da Universidade Federal do Paraná, estuda os efeitos da exposição ao ar puro dentro do equipamento.

Em um experimento, o pesquisador colocou 25 pessoas deitadas durante 30 minutos dentro da bolha e avaliou a frequência cardíaca e a resposta do sistema nervoso parassimpático.

“Os resultados são bem satisfatórios, houve redução na frequência e a atuação do sistema nervoso parassimpático, que é como um freio do nosso corpo, foi maior. Ou seja, percebemos uma redução dos níveis de estresse”, afirma.

O fisiologista relata também estudos feitos com esportistas logo após o treino. “Os atletas relatam uma maior sensação de bem-estar, um relaxamento mais prolongado e uma recuperação mais rápida”, diz.

O preparador físico Luiz Carlos Radtke Junior, da clínica Funcional Life, de Santa Catarina, também tem obtido bons resultados com a bolha.
Tratamentos de relaxamento realizados dentro do local
Utilizamos no treinamento de atletas de ponta. O ar mais puro facilita o aporte de oxigênio e eleva os limites do atleta. Se na rua ele corre uma hora a 10km/h, com a bolha vai conseguir correr a 11km/h”, afirma.

Além disso, Junior ressalta que a maior pureza do ar facilita a eliminação daquelas substâncias que provocam a sensação de músculos doloridos após o treino. O maior combustível na recuperação é o oxigênio, explica. Quando ele está disponível de forma mais abundante isso é feito de maneira mais rápida e satisfatória.

Em ação
A esfera tem sido mais utilizada durante o treinamento de atletas de ponta. Artur do Lago, 17 anos, uma das promessas do triatlo brasileiro costuma fazer o treino de recuperação, três vezes por semana, dentro da bolha.

“Corro ou pedalo de 20 a 40 minutos com batimento cardíaco baixo para ajudar na recuperação dos músculos. Noto que tenho mais fôlego, dá um gás maior. Percebo um resultado 50% melhor. Sinto um desgaste menor do que quando estou fora dela”, atesta. Estudos realizados pela universidade espanhola demonstraram um desgaste até 22% menor durante um treino dentro da bolha.

Junior acompanha o treino de Artur e descreve os benefícios. “A frequência cardíaca fica mais baixa, porque o coração não precisa bombear tanto sangue para garantir a quantidade de oxigênio necessária.” Com maior esforço de forma mais simples, os músculos vão se acostumar a um esforço maior e estarão mais preparados quando forem exigidos durante uma prova.

Um esclarecimento importante: a Bubble não tem nada a ver com a câmara hiperbárica, já que apenas filtra as impurezas do ar e não aumenta a concentração de oxigênio em seu interior.

Para relaxar
Clínicas de beleza e spas também aderiram à bolha. O ambiente mais puro, alegam, reduziria o processo infeccioso, aumentaria a eficácia dos tratamentos e promoveria um relaxamento mais intenso. O spa espanhol Natura Bissé montou um equipamento para atender atrizes de Hollywood dias antes do Oscar 2009. Fez tanto sucesso que hoje viaja com o equipamento por outros países da Europa.

Em São Paulo e em Foz do Iguaçú o Spa Bourbon há três meses disponibiliza o equipamento pra seus clientes.

“A pessoa relaxa mais facilmente e em menor tempo. O profissional que trabalha dentro do local também se sente menos cansado”, atesta a coordenadora de vendas Cristiane Marcelino, da unidade de Atibaia. São oferecidas massagens relaxantes e outros tratamentos como o SPA de mãos. Os fabricantes garantem que não há contraindicação para o uso do aparelho.

Fonte iG