Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Bolha de ar puro ganha espaço em spas e clínicas de reabilitação


Foto: Bruno Zanardo/Fotoarena
Bolha: ar puro e sem contaminação
Equipamento espanhol filtra o ar e promete benefícios que vão de aumento do desempenho físico a relaxamento rápido

O equipamento de plástico transparente de 3,5 metros de diâmetro, semelhante a uma grande bolha, parece saído de um filme de ficção científica. Criada em 2008 pela Universitat Politècnica de Catalunya, na Espanha, aos poucos a Bubble, como é chamada, começa a virar realidade no Brasil.

O aparato promete ar 99,9% puro, livre de impurezas ou agentes alergênicos, virais e bacteriológicos, além de manter um nível controlado de dióxido de carbono (CO2). Para garantir o prometido, uma caixa branca do tamanho de um pequeno baú filtra o ar 350 vezes a cada hora.

À primeira vista, a bolha parece apenas um artigo de luxo. Mas ela virou questão de saúde e bem-estar quando seus benefícios passaram a ser estudados por clínicas de reabilitação esportiva e spas.

A notoriedade, no entanto, veio apenas com a adoção do equipamento pelo tenista espanhol Rafael Nadal. Ele costuma utilizá-la nos intervalos ou ao término de partidas importantes. Somado a isso, o aparelho foi adotado no centro de treinamento do Real Madrid e a partir de então ganhou espaço na comunidade esportiva.

Raul Osiecki, fisiologista do exercício e coordenador do centro de estudos da performance física da Universidade Federal do Paraná, estuda os efeitos da exposição ao ar puro dentro do equipamento.

Em um experimento, o pesquisador colocou 25 pessoas deitadas durante 30 minutos dentro da bolha e avaliou a frequência cardíaca e a resposta do sistema nervoso parassimpático.

“Os resultados são bem satisfatórios, houve redução na frequência e a atuação do sistema nervoso parassimpático, que é como um freio do nosso corpo, foi maior. Ou seja, percebemos uma redução dos níveis de estresse”, afirma.

O fisiologista relata também estudos feitos com esportistas logo após o treino. “Os atletas relatam uma maior sensação de bem-estar, um relaxamento mais prolongado e uma recuperação mais rápida”, diz.

O preparador físico Luiz Carlos Radtke Junior, da clínica Funcional Life, de Santa Catarina, também tem obtido bons resultados com a bolha.
Tratamentos de relaxamento realizados dentro do local
Utilizamos no treinamento de atletas de ponta. O ar mais puro facilita o aporte de oxigênio e eleva os limites do atleta. Se na rua ele corre uma hora a 10km/h, com a bolha vai conseguir correr a 11km/h”, afirma.

Além disso, Junior ressalta que a maior pureza do ar facilita a eliminação daquelas substâncias que provocam a sensação de músculos doloridos após o treino. O maior combustível na recuperação é o oxigênio, explica. Quando ele está disponível de forma mais abundante isso é feito de maneira mais rápida e satisfatória.

Em ação
A esfera tem sido mais utilizada durante o treinamento de atletas de ponta. Artur do Lago, 17 anos, uma das promessas do triatlo brasileiro costuma fazer o treino de recuperação, três vezes por semana, dentro da bolha.

“Corro ou pedalo de 20 a 40 minutos com batimento cardíaco baixo para ajudar na recuperação dos músculos. Noto que tenho mais fôlego, dá um gás maior. Percebo um resultado 50% melhor. Sinto um desgaste menor do que quando estou fora dela”, atesta. Estudos realizados pela universidade espanhola demonstraram um desgaste até 22% menor durante um treino dentro da bolha.

Junior acompanha o treino de Artur e descreve os benefícios. “A frequência cardíaca fica mais baixa, porque o coração não precisa bombear tanto sangue para garantir a quantidade de oxigênio necessária.” Com maior esforço de forma mais simples, os músculos vão se acostumar a um esforço maior e estarão mais preparados quando forem exigidos durante uma prova.

Um esclarecimento importante: a Bubble não tem nada a ver com a câmara hiperbárica, já que apenas filtra as impurezas do ar e não aumenta a concentração de oxigênio em seu interior.

Para relaxar
Clínicas de beleza e spas também aderiram à bolha. O ambiente mais puro, alegam, reduziria o processo infeccioso, aumentaria a eficácia dos tratamentos e promoveria um relaxamento mais intenso. O spa espanhol Natura Bissé montou um equipamento para atender atrizes de Hollywood dias antes do Oscar 2009. Fez tanto sucesso que hoje viaja com o equipamento por outros países da Europa.

Em São Paulo e em Foz do Iguaçú o Spa Bourbon há três meses disponibiliza o equipamento pra seus clientes.

“A pessoa relaxa mais facilmente e em menor tempo. O profissional que trabalha dentro do local também se sente menos cansado”, atesta a coordenadora de vendas Cristiane Marcelino, da unidade de Atibaia. São oferecidas massagens relaxantes e outros tratamentos como o SPA de mãos. Os fabricantes garantem que não há contraindicação para o uso do aparelho.

Fonte iG

Nenhum comentário:

Postar um comentário