Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



sexta-feira, 14 de setembro de 2012

Sete mudanças no corpo masculino relacionadas à testosterona

Esse hormônio influencia a agressividade, o crescimento de pelos e o desempenho sexual

O efeito dos hormônios na personalidade das mulheres é bem conhecido, principalmente na fase da TPM. Mas, e os homens? Eles também são afetados pela produção hormonal? Sim, a testosterona, principal hormônio presente no organismo masculino, influencia o comportamento, o desempenho sexual e também algumas características físicas. "É um hormônio muito importante para o funcionamento do corpo. Mesmo que esteja mais presente nos homens, ele também pode afetar o organismo feminino", explica a endocrinologista e metabologista Vânia dos Santos, de UNESP.

Segundo a especialista, conhecer as funções desse hormônio e as consequências de uma alteração em seus níveis é um importante modo de prevenir possíveis problemas de saúde, que podem afetar tanto o físico como o psicológico do paciente. "De maneira geral, a testosterona é responsável pelos caracteres sexuais secundários no homem, como voz, pelos e massa muscular. Qualquer alteração nessas áreas pode ser um sinal de problema", conta o endocrinologista Pedro Saddi, da Unifesp.

Confira abaixo as principais mudanças no corpo masculino - e algumas até no feminino! - relacionadas a esse hormônio.
 
Homem nervoso - Foto: Getty ImagesAgressividade
De acordo com Pedro Saddi, a testosterona pode provocar uma maior agressividade masculina quando está em um nível suprafisiológico, ou seja, acima do normal. "Ela age diretamente no sistema nervoso. Quando há um excesso desse hormônio, o humor e o estado de espírito do homem mudam, mas é importante lembrar que essa agressividade não tem relação com violência. Portanto, não podemos culpar o hormônio por um ato violento", afirma Pedro Saddi.

Nas mulheres, essa relação é menos intensa devido à menor quantidade de testosterona no organismo. Para o sexo feminino, os hormônios que aumentam o comportamento agressivo são o estrógeno e a progesterona, que normalmente atingem picos durante o período de ovulação.
 
Calvície - Foto: Getty ImagesCalvície
Existe o mito de que homens com mais testosterona têm maior queda de cabelos e se tornam calvos precocemente. Isso daria sentido à expressão popular "é dos carecas que elas gostam mais", já que o alto nível de testosterona também está ligado ao desempenho sexual masculino.

No entanto, o endocrinologista Pedro Saddi derruba essa informação. "O que se relaciona com queda de cabelos é a diidrotestosterona, que é uma transformação da testosterona. É esse hormônio que aumenta a queda de cabelos nos homens e sua produção depende de fatores locais do couro cabeludo, e não da quantidade de testosterona circulante no sangue", explica. As pessoas calvas têm enzimas no couro cabeludo com uma capacidade maior de transformar a testosterona do sangue em diidrotestosterona para agir no folículo capilar.

Já nas mulheres, o nível de testosterona pode causar uma mudança no couro cabeludo. "Ela não chega a causar calvície, mas provoca aquelas entradas típicas de homens perto dos 40 anos. Essa transformação é característica da maior produção de testosterona pelas mulheres", afirma Vânia dos Santos.
 
Homem fazendo a barba - Foto: Getty ImagesPelos
O crescimento de pelos em algumas áreas está diretamente ligado à produção de testosterona, tanto nos homens quanto nas mulheres. É a partir do momento que esse hormônio começa a ser produzido, por volta dos 12 anos de idade, que os pelos no rosto, tronco, nádegas, virilha e monte púbico começam a crescer nos homens. No entanto, alguns locais do corpo, como braços e pernas, não são afetados pela maior produção de testosterona. Por isso, os pelos que ali crescem são chamados de independentes.

O excesso de testosterona nas mulheres pode causar um aumento no crescimento de pelos nas áreas andrógenas, como rosto e no tórax, o que não é normal para o sexo feminino. "A maior produção de testosterona pelos óvulos e pelas glândulas adrenais causa nas mulheres o hirsutismo, que é o crescimento de pelos em locais anormais", explica a especialista.

Essa alteração hormonal tem tratamento a partir de remédios, que controlam a produção de testosterona pelo ovário e pelas glândulas adrenais.
 
Músculos - Foto: Getty ImagesMúsculos
É fácil perceber a influência da testosterona nos músculos dos homens. "Por volta dos 12 anos, quando os testículos começam a produzir a testosterona, os meninos ficam mais fortes que as meninas e passam a ter maior massa muscular", explica Pedro Saddi. De acordo com o especialista, essa diferença aumenta no período entre 20 e 30 anos, quando os homens têm um pico nos níveis de testosterona no sangue.

Na terceira idade, com a menor produção do hormônio, há uma perda de massa muscular nos homens e fica mais difícil se recuperar de lesões musculares. Por isso, muitos idosos são aconselhados por médicos a tomar suplementos de testosterona.
 
Casal - Foto: Getty ImagesSexo
A libido e o desempenho na hora do ato sexual também estão ligados à testosterona. "Indivíduos com baixa taxa desse hormônio têm menor libido e, consequentemente, pior desempenho sexual. Homens com essa característica também têm maiores chances de sofrer com infertilidade", afirma Pedro Saddi. De acordo com o especialista, as alterações nos níveis de testosterona afetam a vida sexual de ambos os sexos. Além disso, se houver excesso desse hormônio nos homens, pode ocorrer um atrofiamento dos testículos e, nas mulheres, o aumento do clitóris, dois problemas que diminuem as chances de ter uma vida sexual ativa.
 
Homem triste - Foto: Getty ImagesDepressão
Em média, após 50 anos de idade, a produção de testosterona diminui nos homens, provocando uma série de alterações tanto no corpo quanto na personalidade. De acordo com a endocrinologista, os baixos níveis desses hormônios estão entre as causas do aumento dos casos de depressão masculina na terceira idade. "Como a testosterona também age no sistema nervoso, uma mudança em sua produção afeta o bem-estar e o humor dos homens", explica Vânia dos Santos.

Nas mulheres, a produção de testosterona segue o caminho oposto conforme a idade. Após chegar à menopausa, as mulheres começam a produzir mais esse hôrmonio, enquando a quantidade de estrógeno, que dá características femininas ao corpo, começa a diminuir. "Depois do climatério, as mulheres começam a ter níveis de testosterona mais altos no organismo. Isso aumenta a quantidade de pelos no corpo e também provoca um leve aumento de peso e irritabilidade", diz Vânia dos Santos.
 
Músculos exagerados - Foto: Getty ImagesExcesso do hormônio
Um estudo feito pela Universidade de Yale, no Reino Unido, mostrou que o excesso de testosterona pode provocar morte de células nervosas, o que leva a doenças como Alzheimer. De acordo com Pedro Saddi, essa pesquisa é importante para se ter mais informações sobre o efeito contínuo da testosterona no organismo, mas ainda não pode ser usado para tirar maiores conclusões. "Esse estudo foi feito em cultura de células, ou seja, não foi realizado em condições normais. Além disso, a quantidade de testosterona usada foi muito maior do que a quantia máxima já vista em um homem", explica o endocrinologista.

Vânia dos Santos explica que, como qualquer outro hormônio, uma quantidade excessiva de testosterona no corpo pode trazer malefícios às células. "É comum vermos homens tomarem esteróides ricos em testosterona para ter um crescimento nos músculos. Mas ingerir suplementos desse hormônio em excesso pode causar aumento de pressão e colesterol, aumento das mamas e atrofia dos testículos", completa.
 
Fonte Minha Vida

Planos Coletivos: brecha para as operadoras deitarem e rolarem

Por Renata Vilhena Silva

"Como a ANS não controla reajustes referentes a essa modalidade, que dependem da livre negociação entre operadoras e contratantes, as primeiras deitam e rolam na hora de aumentar as mensalidades ou cancelar o contrato"
 
Quase dois milhões de usuários se enquadram nos planos coletivos também chamados de PME (Pequenas e Médias Empresas) com menos de 30 vidas, que representam mais de 86% dos contratos de planos de saúde no País.

Como a Agência Nacional de Saúde Suplementar, ANS, não controla os reajustes referentes a essa modalidade de contrato, que dependem da livre negociação entre as operadoras e as empresas contratantes, as primeiras deitam e rolam na hora de aumentar as mensalidades ou cancelar o contrato – quando ele não mais interessa à operadora, sem dó nem piedade, deixam o beneficiário sem cobertura.

Para que entendamos melhor a lógica de mercado, é preciso dizer que as operadoras deixaram de se interessar pelos planos individuais, que oferecem maior segurança ao beneficiário, quando o mercado de pequenas e médias empresas explodiu no Brasil, seduzindo os planos de saúde com ótimas oportunidades de negócio. Esse nicho de empresas representa, hoje, 20% do PIB nacional, de acordo com matéria da Fornecedores Hospitalares de agosto. Como se trata de um negócio muito melhor para o contratado do que para a ponta extrema do contratante (os beneficiários), os abusos têm sido constantes, num terreno sem regulamentação e fiscalização.

Foram tantas as reclamações no PROCON e os processos judiciais que a ANS abriu consulta pública para o reajuste desse tipo de plano que não é regulado por ela. O objetivo da proposta de uma nova Resolução Normativa é diluir o risco desses contratos, oferecendo maior equilíbrio no cálculo do reajuste. Esse equilíbrio poderia existir se os cálculos considerassem toda a carteira e não só a sinistralidade, que puxa para cima os valores. Já que as operadoras depositam no mercado PME a esperança de lucro e sustentabilidade do negócio, deveriam ser mais transparentes e tornar públicos os seus balanços, como acontece com as empresas que ingressaram na Bolsa de Valores.

Muitos ainda preferem o lugar perverso da sombra à luz, onde todos podem ver com exatidão e contratar sem enganos. A dignidade perpassa todas as esferas do relacionamento humano, quer seja ele pessoal ou comercial, é uma questão de princípios. A saúde, como sabemos, não pode ser entendida como um bem comercial comum, ela não é uma margarina que passamos no pão.

A consulta pública para o reajuste dos planos PME se encerrou no último dia de agosto, vamos aguardar a publicação dos resultados e as novas regulamentações da ANS para saber se o consumidor será, enfim, respeitado.

Fonte Saudeweb

Unimed inova com o antigo modelo do médico de família

Operadora inaugura clínica pioneira, com prioridade na atenção primária ao paciente e na prevenção de doenças

Tem se tornado cada vez mais comum o paciente passar horas e horas no pronto socorro até receber atendimento médico, mesmo estando com o plano de saúde em dia. Quando se tenta marcar consulta com um especialista, o tempo de espera pode chegar a meses.

“Esse modelo sobrecarrega o sistema, além de ser mais caro e menos eficiente”, diz Paulo Borem, Coordenador do Centro de Inovação e Qualidade da Unimed do Brasil e Fundação Unimed.

A solução para a crise no sistema de saúde brasileiro, proposta pela Unimed, se espelha no modelo europeu, que adota a atenção primária como prioridade. Entre as principais características, está o fato de ser a porta de entrada do serviço e a existência da continuidade do cuidado.

“A atenção primária soluciona 80% dos problemas de saúde, e ainda é mais barata e eficiente. O sistema de saúde baseado em especialistas não permite que os médicos conversem entre si sobre os pacientes e não há um cadastro unificado sobre as informações médicas”, diz Borem.

“Sempre se vendeu a ideia de que a medicina baseada em especialistas era melhor, mas a Europa provou que era mentira. Copiamos o modelo americano e agora estamos tentando mudar.”

Para se ter ideia, nos Estados Unidos, a medicina responde pela terceira causa de morte no país. “Salva muitas pessoas, mas também mata. São três aviões por dia de pessoas mortas por causa da má qualidade.”

No Brasil, a Agência Nacional de Saúde classifica a medicina como a terceira causa de morte entre os idosos. “O problema não é a qualidade dos profissionais e, sim, a organização do sistema de saúde, que aumenta as chances de erros médicos.”

A Unimed tirou o projeto do papel há um mês, quando inaugurou uma clínica, em Guarulhos, na Grande São Paulo, que tem o médico da família como base de atendimento.

A ideia é seguir os critérios criados pelo Institute For Healthcare Improvement (IHI) – que prevê melhoria da saúde, aumento da satisfação do paciente durante o tratamento e o barateamento da medicina – na unidade que é a primeira do setor privado. “Medicina cara não é sinônimo de bom atendimento. Estamos tirando o foco do médico e transferindo para o paciente.”

Em termos práticos, isso significa que a clínica fica aberta de 8h às 20h todos os dias e que o paciente não precisa ficar doente para ser consultado. Pelo contrário, a ideia é prevenir doenças. Para isso, médico e paciente estabelecem metas – como diminuir o número de cigarros ou emagrecer em tempo pré-determinado – que serão revistas à medida que for necessário.

Além disso, já agendam os exames periódicas que precisam ser feitos. Caso o paciente não apareça na data marcada, o médico entra em contato para saber o motivo. Outra novidade é que o prontuário eletrônico pode ser acessado pelo próprio paciente, em um portal com senha e login.

“Caso tenha ele alguma dúvida, pode mandar e-mail para o médico que responde em até 48 horas”, afirma Borem, acrescentando que essas medidas evitam as enormes filas dos prontos socorros.

“O médico de família é o médico de antigamente, aquele que cuidava de todo mundo desde que nascia. Ele não está preocupado apenas com a doença, verifica as causas que podem ser relacionadas até ao estresse ou problemas domésticos. Isso fica mais fácil quando se conhece a realidade das famílias. A diferença é a quantidade de conhecimento que se tem hoje”, explica Rafael Nunes, coordenador da unidade de Guarulhos.

Na clínica, cada equipe (composta por médico, enfermeiros e auxiliares de enfermagem) é responsável pelo atendimento de 2,5 mil pacientes. “Não adianta pedir para um médico acompanhar 10 mil pessoas – desse jeito, ele só vai preencher ficha”, aponta Nunes.

Atualmente, os pacientes da clínica de Guarulhos são os colaboradores da Unimed e seus dependentes, que ficaram sabendo do projeto por meio de palestras. São atendidos por dia, em média, de 10 a 12 pessoas.

A ideia é que, a partir de agora, o boca-a-boca traga novos pacientes para a unidade. As próximas clínicas a serem inauguradas ficam em Belo Horizonte e Vitória.

“Nos perguntamos se íamos encabeçar essa mudança ou íamos seguir os outros. Decidimos pela primeira opção. É uma mudança muito grande, mas sabemos que o modelo atual vai entrar em colapso em algum momento”, analisa Borem.

“Isso porque o verdadeiro responsável pela saúde é o próprio paciente – é ele que toma a medicação, faz exercícios ou não.”

Nunes diz ainda que a questão não é apenas salarial. “Não adianta pagar o médico por exame realizado, porque assim se estimula tratamentos e intervenções desnecessárias. O que conta para o médico é ver que os pacientes estão ficando menos doentes. Esperamos mudar a relação paciente e médico – não estamos um contra o outro. Quero que eles vivam melhor e isso vai fazer bem para a minha própria vida”, destaca.

Fonte SaudeWeb

Pfizer anuncia joint venture de genéricos com chinesa Hisun

Segundo o Valor Econômico, a joint venture possui investimento agregado de US$ 295 milhões e capital de US$ 250 milhões. A Hisun possui 51% de participação e a Pfizer, 49%

A farmacêutica americana Pfizer e a chinesa Zhejiang Hisun anunciaram a joint venture Hisun-Pfizer, voltada para desenvolvimento, fabricação e comercialização de medicamentos genéricos. As informações são do jornal Valor Econômico.

O primeiro memorando de entendimentos entre as empresas foi firmado em junho de 2011. Em fevereiro, durante a visita de Xi Jinping, vice-presidente da China, aos Estados Unidos, as duas farmacêuticas assinaram um acordo mais abrangente no Fórum de Cooperação Econômica Sino-americano.

Segundo a reportagem, a joint venture possui investimento agregado de US$ 295 milhões e capital de US$ 250 milhões. A Hisun possui 51% de participação e a Pfizer, 49%.

As fábricas serão instaladas em Fuyang, uma província de Zhejiang, enquanto o centro de gestão ficará em Xangai e o de pesquisa e desenvolvimento, em Hangzhou. A empresa fabricará medicamentos para doenças cardiovasculares, infecciosas, oncológicas e mentais.

Fonte: (Tatiane Bortolozi | Valor)

Por SaudeWeb

Hospital Vera Cruz realiza primeira videocirurgia cardíaca de BH

No país a técnica é realizada no Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro e na Bahia. Agora, Minas Gerais entra no circuito através do pioneirismo do Hospital Vera Cruz, referência em medicina de alta complexidade

Tempo menor de permanência em internação, recuperação mais rápida, menor taxa de sangramento e de chances de infecção no período pós-operatório, dor mínima e cicatriz imperceptível são algumas das vantagens da cirurgia cardíaca minimamente invasiva vídeo assistida – ou videocirurgia cardíaca. O método, introduzido no Brasil há apenas sete anos, foi realizado pela primeira vez em Belo Horizonte pelo cirurgião cardiovascular do Hospital Vera Cruz, Herbert Coelho Hortmann.

A paciente I.C.R.A, de apenas 13 anos, foi operada no dia 31 de julho e já retornou à rotina habitual, o que inclui os treinos de natação, atividade que pratica diariamente e de forma competitiva. Ela ficou apenas um dia no CTI do hospital e três no quarto.

“Se a jovem tivesse passado por uma cirurgia cardíaca tradicional, ela ficaria pelo menos uma semana no hospital e três meses em período de reabilitação”, conta Hortmann. “Além disso, por ser uma atleta, ela teria o incômodo estético da cicatriz no peito de mais de 15 cm, o que não ocorreu, graças à realização da técnica inédita”, acrescenta.

A cirurgia é chamada de minimamente invasiva, pois é feita uma mini incisão no local a ser operado e, com o auxílio de uma vídeo câmera de 5 mm, o cirurgião realiza todo o procedimento necessário. No caso da jovem, foi realizada uma mini esternotomia (corte minúsculo no esterno, o osso do tórax) em “L”, de apenas 5 cm, para tratar uma estenose subvalvar aórtica – ou estreitamento na via de saída do ventrículo esquerdo.

A disfunção, se não resolvida, poderia deteriorar a válvula aórtica e o próprio ventrículo. Se esperasse mais tempo, seria preciso trocar a válvula. Assim, através do pequeno corte o Hortmann e sua equipe conseguiram realizar a ressecção de membrana subvalvar aórtica, e dessa forma curar a paciente da doença congênita.

Segundo o diretor do Instituto do Coração do Nordeste (INCONE), Josué de Castro Neto, em Fortaleza, esse é um grande avanço na atenção a saúde cardiovascular e para a cirurgia como ciência médica. “Além do impacto físico, a cirurgia tradicional, através da divisão total do osso do peito, traz para os pacientes operados um trauma emocional. Até hoje as pessoas temem muito uma cirurgia no coração, pelos riscos envolvidos. Hoje isso pode ter mudado. A videocirurgia cardíaca traz mais segurança para o procedimento e a operação não será mais vista de forma negativa pelos pacientes”, completa.

O especialista, que já realizou mais de 150 procedimentos do tipo no Brasil, acompanhou com sua equipe do INCONE todo o procedimento realizado no Hospital Vera Cruz. “As instituições de sáude e de ensino de saúde em Belo Horizonte já são referência no país em cardiologia e o Dr. Herbert incrementou esse método com uma inovação”, afirma.

Sobre a técnica
A cirurgia cardíaca minimamente invasiva vídeo assistida surgiu em 2002, na Alemanha. Em 2005 foi difundida e introduzida em Joinville (Santa Catarina) e em Fortaleza (Ceará). No país já é realizada no Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro e na Bahia. Agora, Minas Gerais entra no circuito através do pioneirismo do Hospital Vera Cruz, referência em cardiologia no Brasil e em medicina de alta complexidade.

Fonte SaudeWeb

Medicamentos gratuitos chegam a 10,9 mi de brasileiros

A ação oferece 17 opções de medicamentos para diabetes, hipertensão e asma que podem ser retirados gratuitamente em mais de 20 mil farmácias em todo o País

O Saúde Não Tem Preço – marca do Aqui Tem Farmácia Popular – amplia o acesso ao tratamento no Sistema Único de Saúde (SUS). Medicamentos para diabetes e hipertensão são distribuídos gratuitamente à população desde fevereiro de 2011 e para asma, desde junho deste ano. Desde sua implantação, o Saúde Não Tem Preço já beneficiou 10,9 milhões de pessoas.

Deste total, 10,7 milhões se referem somente a pacientes com diabetes e hipertensão. O total mensal de atendimentos passou de 853 mil, em janeiro de 2011, para 4,1 milhões, em agosto em 2012, uma ampliação de acesso de 383%.

Em junho deste ano, com intuito de aumentar o acesso e diminuir o número de internações por asma, o governo federal decidiu incluir no Saúde Não Tem Preço três medicamentos para asma, beneficiando 204 mil pessoas em três meses – 111% de aumento. Ao total, são 17 medicamentos gratuitos para diabetes, hipertensão e asma.

Em todo o País, são mais de 20 mil farmácias, entre públicas e particulares credenciadas, que distribuem os medicamentos. Para obter os produtos disponíveis no Saúde Não Tem Preço, o usuário precisa apresentar CPF, documento com foto e receita médica dentro do prazo de validade. Pessoas com mais de 60 anos ou com dificuldades de locomoção ficam dispensadas da presença física, podendo o medicamento ser retirado com procuração por familiares ou amigos.

FARMÁCIA POPULAR – Criado em 2004 para ampliar o acesso da população a medicamentos para as doenças mais comuns entre os cidadãos, o programa Farmácia Popular do Brasil oferta medicamentos gratuitos ou com até 90% de desconto. São medicamentos para o tratamento de doenças como colesterol, osteoporose, doença de Parkinson, além de contraceptivos e fraldas geriátricas.

No último ano, o programa registrou um crescimento de 300% no número de pessoas beneficiadas, saltando de 1,2 milhão em janeiro de 2011 para 5 milhões em agosto de 2012.

O número de farmácias que ofertam esses medicamentos também aumentou. A participação das farmácias privadas credenciadas cresceu de 14 mil, no ano passado, para cerca de 20 mil, em 2012. No mesmo período, o número de municípios cobertos com farmácias credenciadas passou de 2.467 para 3.353. Desses, 1.060 são municípios de extrema pobreza – eram 578, em 2011. A meta é contemplar mais 1.305 municípios de extrema pobreza até 2014.

Na rede pública de saúde, o ministério ampliou a quantidade de produtos da lista de medicamentos do SUS de 342, em 2008, para 550, em 2010. Este ano, a lista já soma 810 itens.

Fonte: Agência Saúde – ASCOM/MS

Por SaudeWeb

Efeitos devastadores da metanfetamina deixam top model desfigurada

Jael trava uma batalha de 6 anos contra as drogas

Jael Strauss, de 28 anos, foi uma das finalistas da oitava edição do programa de televisão America’s Next Top Model. Mas os efeitos devastadores da metanfetamina a deixaram bem diferente.

Sua beleza natural foi devastada pela dependência de drogas. Ela mesmo contou, durante uma entrevista na TV americana, segundo o tabloide britânico The Sun, que só vai ao ar hoje.

A família da modelo a inscreveu no programa, para ajudar na batalha de seis anos que ela trava contra as drogas.

Jael concordou em participar do programa, mas ela não quis entrar no palco. Até resistiu com violência.

Fonte R7

Estudante afirma ter curado doença no intestino com nicotina

Diagnosticado com colite ulcerativa, Stephen fumava quatro cigarros por dia

Stephen Pendry, de 23 anos, que mora em Londres, afirma ter curado de uma doença debilitante fumando cigarros.

Há quatro anos, o estudante de medicina foi diagnosticado com colite ulcerativa do intestino – inflamação que ocorre no revestimento do intestino grosso e no reto – e desde então, ele luta contra uma dor intensa, o cansaço, a falta de ar e a desidratação.

Devido a este problema, Stephen vai ao banheiro até 15 vezes ao dia. No entanto, o estudante ficou livre desses sintomas graças ao novo hábito de fumar quatro cigarros por dia, segundo o site Daily Mail.

Tal reviravolta se deu a um efeito colateral da nicotina, pouco conhecida fora dos círculos médico, que anula os danos causados pela doença. Stephen disse:

— Graças ao cigarro eu não sofro mais com os sintomas e posso, finalmente, seguir com a minha vida.

O gastroenterologista Sean Kelly disse ao British Medical Journal que o uso do da nicotina contra a colite ulcerosa já é um fato bem estabelecido.

— Às vezes, um ex-fumante volta a fumar – por um curto período de tempo - para poder liquidar a colite e, assim, permitir que os medicamentos deem continuidade com o tratamento.

Mas de acordo com a diretora de informação Helen Terry, da Associação Nacional para a Doença de Crohn Colite, o cigarro não é um tratamento seguro.

— Embora o cigarro tenha um efeito sobre a colite ulcerativa, os médicos recomendam a não fumar.

Fonte R7

Ministério da Saúde envia 22 mil doses de vacina contra meningite ao Maranhão

Objetivo é combater recente surto da doença que já causou cinco mortes

O Ministério da Saúde enviou 22 mil doses da vacina contra meningite A e C ao estado do Maranhão para combater um recente surto da doença que já causou cinco mortes. Uma equipe de vigilância sanitária se deslocou a essa região, onde já foram recebidas 34 notificações de meningite C, das quais nove são casos confirmados, segundo a "Agência Brasil".

De acordo com esta versão, os agentes sanitários estão nos municípios de Sambaíba, Loreto, São Raimundo das Mangabeiras, Balsas e Feira Nova do Maranhão, localizados no sul do estado. As autoridades sanitárias pediram à população que teve contato com pessoas infectadas ou que vivam em áreas contaminadas que iniciem a medicação para se proteger do vírus durante 48 horas.

"Estas ações são uma forma eficaz de evitar a propagação de novos casos entre pessoas que tiveram um contato próximo com o paciente infectado para impedir a expansão do surto", detalhou o Ministério.

Ontem, um helicóptero de resgate equipado com uma unidade de terapia intensiva aterrissou no município de Barsas para ajudar na evacuação de pacientes com quadro clínico grave.

Fonte R7

Vacinação ajuda pacientes a enfrentar o câncer

Recomendam-se vacinas com vírus e bactérias inativados

Pessoas que fazem tratamento para o câncer devem manter a vacinação em dia, alerta o Icesp (Instituto do Câncer do Estado de São Paulo).

Prevenir-se de outras doenças é importante, pois aqueles que sofrem de câncer tornam-se mais vulneráveis para adquirir qualquer tipo de vírus.

Além disso, o Icesp recomenda que pacientes em tratamento oncológico recebam vacinas com patógenos mortos ou com vírus e bactérias inativados, como o da influenza, pneumonia e tétano.

Vacinas que apresentam bactérias e vírus atenuados, como a tríplice viral e a da febre amarela não devem ser fornecidas para pacientes com câncer ou portadores de outras doenças que causem imunodepressão.

Também é importante que os familiares tenham a vacinação em dia para evitar a transmissão cruzada de doenças.

Fonte R7

Bíceps de Popeye: uso de vitamina injetável pode levar a amputação

Especialistas alertam que jovens fanáticos por músculos fazem uso de substâncias sem saber o que estão colocando dentro do corpo

O caso do egípcio Moustafa Ismail, de 24, causou polêmica na internet e, principalmente, entre os adeptos da musculação e do fisiculturismo. Ele se tornou uma espécie de Popeye da vida real e, diz ele, sem utilizar nenhum tipo de anabolizante.

No entanto, muitos internautas do R7 entraram em contato alertando para o fato de que Moustafa, que hoje vive nos Estados Unidos, provavelmente estaria usando ADE, uma substância que pode fazer muito mal para o corpo, podendo provocar até amputação.

Um deles, Fernando Costella, que é personal trainer em Porto Alegre (RS), sugeriu uma matéria para esclarecer os perigos do uso de substâncias ilegais na “construção” de músculos exuberantes.

— Com certeza esse rapaz usou ADE, uma substância injetável capaz de inchar o músculo dando uma aparência de braço malhado.

O educador físico Diego Bastos Professor, especialista em Fisiologia e Prescrição do Exercício, explica que o ADE é uma substância oleosa composta por vitaminas A, D e E usado para tratar carências e infecções em animais de grande porte, como bovinos e equinos.

— Apesar de o medicamento ser totalmente contraindicado para humanos, é muito fácil de ser comprado em qualquer loja de produtos veterinários. Além disso, frequentadores de academias costumam encontrá-lo no "mercado negro".

O especialista esclarece que o organismo não é capaz de absorver o ADE, por isso há um acúmulo da substância no músculo, aumentando seu volume e refletindo em falsa impressão de definição.

— No entanto, não existe ganho de força e consequente aumento das fibras musculares. Pelo contrário, só acarreta malefícios para a saúde.

Prejuízos
O composto ocasiona vários prejuízos à saúde, entre eles infecções, abcessos e paralisia do músculo, que podem até levar a amputação. O educador físico Diego chama a atenção para outras consequências.

— Além disso, o indivíduo pode ter parada cardiorrespiratória e infarto ou até morrer.

Na opinião do especialista, a busca incessante por uma estética perfeita é a principal causa do aumento da procura por essas substâncias. Fernando compartilha da mesma opinião e ainda acrescenta que as pessoas querem ver resultado imediato.

— Leva muito tempo e dá trabalho aumentar a massa muscular, por isso as pessoas desistem de treinar e recorrem aos anabolizantes. Mas é preciso enfatizar que nenhuma substância faz milagre.

Diego avisa que é possível ficar com os músculos definidos e grandes com hábitos de vida saudáveis, como treino correto, alimentação balanceada, suplementação, repouso adequado, acompanhamento profissional e, claro, o fator genético

Fonte R7

Concurso Prefeitura de Ibotirama – BA 2012 – 170 vagas

Está disponível edital do Concurso público da Prefeitura de Ibotirama do Estado da Bahia ( BA) com 170 vagas para os níveis fundamental, médio e superior.
 
A remuneração varia de R$ 622,00 a R$ 6.000,00 .

As etapas iniciais do concurso serão conduzidas pela organizadora Seleta Concursos em parceria com a Prefeitura de Ibotirama .

As inscrições devem ser feitas de 03 de setembro a 23 de setembro de 2012 no site www.seletaconcursos.com.br/site/. Neste mesmo site você poderá encontrar o Edital completo com todas as regras do concurso.

O valor da taxa de inscrição varia de R$ 40,00 a R$ 120,00. A inscrição também poderá ser feita em locais indicados no edital.

ATENÇÃO: Não faça sua inscrição antes de ler atentamente o edital ou manual do candidato. Leia o edital no site da organizadora Seleta Concursos informado.







Concurso Prefeitura de Capão do Leão – RS 2012

Está disponível edital do Concurso público da Prefeitura de Capão do Leão do Estado do Rio Grande do Sul ( RS) com 16 vagas para os níveis fundamental, médio e superior.

A remuneração varia de R$ 648,91 a R$ 1.854,10.

As etapas iniciais do concurso serão conduzidas pela organizadora Pontua Concursos em parceria com a Prefeitura de Capão do Leão .

As inscrições devem ser feitas de 31 de agosto a 19 de setembro de 2012 no site www.pontuaconcursos.com.br/. Neste mesmo site você poderá encontrar o Edital completo com todas as regras do concurso.

O valor da taxa de inscrição varia de R$ 20,00 a R$ 87,00.

ATENÇÃO: Não faça sua inscrição antes de ler atentamente o edital ou manual do candidato. Leia o edital no site da organizadora Pontua Concursos informado.





Concurso Prefeitura de Afrânio – PE 2012 – 280 vagas

Está disponível edital do Concurso público da Prefeitura de Afrânio do Estado do Pernambuco ( PE) com 280 vagas para os níveis fundamental, médio e superior.
 
A remuneração varia de R$ 622,00 a R$ 10.500,00 .

As etapas iniciais do concurso serão conduzidas pela organizadora Asconprev em parceria com a Prefeitura de Afrânio .

As inscrições devem ser feitas de 03 de setembro a 03 de outubro de 2012 no site www.asconprev.com.br/. Neste mesmo site você poderá encontrar o Edital completo com todas as regras do concurso.

O valor da taxa de inscrição varia de R$ 45,00 a R$ 90,00.

ATENÇÃO: Não faça sua inscrição antes de ler atentamente o edital ou manual do candidato. Leia o edital no site da organizadora Asconprev informado.







Concurso Prefeitura de Porto Belo – SC 2012 – 354 vagas

Está disponível edital do Concurso público da Prefeitura de Porto Belo do Estado de Santa Catarina ( SC) com 354 vagas para os níveis fundamental, médio e superior.
 
A remuneração varia de R$ 665,35 a R$ 3.574,98.

As etapas iniciais do concurso serão conduzidas pela organizadora Udesc em parceria com a Prefeitura de Porto Belo .

As inscrições devem ser feitas de 27 de agosto a 27 de setembro de 2012 no site www.udesc.br/. Neste mesmo site você poderá encontrar o Edital completo com todas as regras do concurso.

O valor da taxa de inscrição varia de R$ 40,00 a R$ 100,00. A inscrição também poderá ser feita em locais indicados no edital.

ATENÇÃO: Não faça sua inscrição antes de ler atentamente o edital ou manual do candidato. Leia o edital no site da organizadora Udesc informado.






Concurso Prefeitura de Santa Amélia – PR 2012

Está disponível edital do Concurso público da Prefeitura de Santa Amélia do Estado do Paraná ( PR) com 20 vagas para os níveis fundamental, médio e superior.

A remuneração varia de R$ 622,02 a R$ 4.325,92.

As etapas iniciais do concurso serão conduzidas pela organizadora UENP em parceria com a Prefeitura de Santa Amélia .

As inscrições devem ser feitas de 11 de setembro a 07 de outubro de 2012 no site www.uenp.edu.br/. Neste mesmo site você poderá encontrar o Edital completo com todas as regras do concurso.

O valor da taxa de inscrição varia de R$ 25,00 a R$ 80,00.

ATENÇÃO: Não faça sua inscrição antes de ler atentamente o edital ou manual do candidato. Leia o edital no site da organizadora UENP informado.





Concurso Instituto de Previdência de Fortaleza 2012 – 634 vagas

Está disponível edital do Concurso público do Instituto de Previdência do Município de Fortaleza do Estado do Ceará (IPM CE) com 634 vagas (84 vagas efetivas e 550 formação de cadastro de reserva) para os níveis médio/técnico e superior.
 
A remuneração varia de R$ 684,20 a R$ 1.523,04.

As etapas iniciais do concurso serão conduzidas pela organizadora IMPARH em parceria com o Instituto de Previdência do Município de Fortaleza IPM.

Estão disponíveis os cargos de Assistente Social; Advogado; Administrador; Fisioterapeuta; Farmacêutico; Enfermeiro; Cirurgião-Dentista (Nível Superior) e Agente Administrativo; Técnico em Enfermagem;Técnico em Higiene Dental; Técnico em Radiologia (Nível Médio).

As inscrições devem ser feitas de 06 de setembro a 10 de outubro de 2012 no site www.imparh.ce.gov.br/. Neste mesmo site você poderá encontrar o Edital completo com todas as regras do concurso.

O valor da taxa de inscrição varia de R$ 80,00 a R$ 100,00.

ATENÇÃO: Não faça sua inscrição antes de ler atentamente o edital ou manual do candidato. Leia o edital no site da organizadora IMPARH informado.






Concurso Prefeitura de Piracicaba – SP 2012 – Saúde

Está disponível edital do Concurso público da Prefeitura de Piracicaba do Estado de São Paulo ( SP) com 36 vagas para o nível superior.
 
A remuneração chega a R$ 10.978,89.

As etapas iniciais do concurso serão conduzidas pela organizadora makiyama em parceria com a Prefeitura de Piracicaba .

As inscrições devem ser feitas de 10 de setembro a 14 de outubro de 2012 no site www.makiyama.com.br/. Neste mesmo site você poderá encontrar o Edital completo com todas as regras do concurso.

O valor da taxa de inscrição é de R$ 35,00.

ATENÇÃO: Não faça sua inscrição antes de ler atentamente o edital ou manual do candidato. Leia o edital no site da organizadora makiyama informado.

 




Concurso Técnico em Enfermagem da SES – DF 2012 – 400 vagas

Está disponível edital do Concurso público da Secretaria de Estado de Saúde do Distrito Federal (SES – DF ) com 400 vagas (vagas efetivas e formação de cadastro de reserva) para o nível médio/técnico.

A remuneração chega a R$ 1.724,91 .

As etapas iniciais do concurso serão conduzidas pela organizadora Fundação Universa em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde do Distrito Federal SES – DF.

Estão disponíveis os cargos de Técnico em Saúde; na especialidade de Técnico em Enfermagem. (Nível Médio/Técnico).

As inscrições devem ser feitas de 17 de setembro a 15 de outubro de 2012 no site www.universa.org.br/. Neste mesmo site você poderá encontrar o Edital completo com todas as regras do concurso.

O valor da taxa de inscrição é de R$ 24,00. A inscrição também poderá ser feita em locais indicados no edital.

ATENÇÃO: Não faça sua inscrição antes de ler atentamente o edital ou manual do candidato. Leia o edital no site da organizadora Fundação Universa informado.





Concurso Técnico de Laboratório da SES – DF 2012

Está disponível edital do Concurso público da Secretaria de Estado de Saúde do Distrito Federal (SES – DF ) com 12 vagas (vagas efetivas e formação de cadastro de reserva) para o nível médio/técnico.

A remuneração chega a R$ 1.724,91 .

As etapas iniciais do concurso serão conduzidas pela organizadora Fundação Universa em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde do Distrito Federal SES – DF.

Estão disponíveis os cargos de Técnico em Saúde; na especialidade de Técnico de Laboratório de Hematologia e Hemoterapia. (Nível Médio/Técnico ).

As inscrições devem ser feitas de 17 de setembro a 15 de outubro de 2012 no site www.universa.org.br/. Neste mesmo site você poderá encontrar o Edital completo com todas as regras do concurso.

O valor da taxa de inscrição é de R$ 24,00.

ATENÇÃO: Não faça sua inscrição antes de ler atentamente o edital ou manual do candidato. Leia o edital no site da organizadora Fundação Universa informado.






Concurso Prefeitura de Santa Amélia – PR 2012

Está disponível edital do Concurso público da Prefeitura de Santa Amélia do Estado do Paraná ( PR) com 20 vagas para os níveis fundamental, médio e superior.

A remuneração varia de R$ 622,02 a R$ 4.325,92.
 
As etapas iniciais do concurso serão conduzidas pela organizadora UENP em parceria com a Prefeitura de Santa Amélia .
 
As inscrições devem ser feitas de 11 de setembro a 07 de outubro de 2012 no site www.uenp.edu.br/. Neste mesmo site você poderá encontrar o Edital completo com todas as regras do concurso.
 
O valor da taxa de inscrição varia de R$ 25,00 a R$ 80,00.
 
ATENÇÃO: Não faça sua inscrição antes de ler atentamente o edital ou manual do candidato. Leia o edital no site da organizadora UENP informado.





Concurso Prefeitura de Realeza – PR 2012 – 132 vagas

Está disponível edital do Concurso público da Prefeitura de Realeza do Estado do Paraná ( PR) com 132 vagas para os níveis fundamental, médio e superior.
 
A remuneração varia de R$ 646,78 a R$ 5.690,12 .
 
As etapas iniciais do concurso serão conduzidas pela organizadora Instituto Saber em parceria com a Prefeitura de Realeza .
 
As inscrições devem ser feitas até 21 de setembro de 2012 no site www.saber.srv.br/. Neste mesmo site você poderá encontrar o Edital completo com todas as regras do concurso.
 
O valor da taxa de inscrição varia de R$ 30,00 a R$ 100,00.
 
ATENÇÃO: Não faça sua inscrição antes de ler atentamente o edital ou manual do candidato. Leia o edital no site da organizadora Instituto Saber informado.





Concurso Prefeitura de São Pedro da Serra – RS 2012

Está disponível edital do Concurso público da Prefeitura de São Pedro da Serra do Estado do Rio Grande do Sul ( RS) com 14 vagas (vagas efetivas e formação de cadastro de reserva) para os níveis fundamental, médio e superior.

A remuneração varia de R$ 511,18 a R$ 7.313,83.
 
As etapas iniciais do concurso serão conduzidas pela organizadora Objetiva Concursos em parceria com a Prefeitura de São Pedro da Serra .
 
As inscrições devem ser feitas de 13 de setembro a 29 de setembro de 2012 no site www.objetivas.com.br/site/inicio/. Neste mesmo site você poderá encontrar o Edital completo com todas as regras do concurso.
 
O valor da taxa de inscrição varia de R$ 29,50 a R$ 102,10.
 
ATENÇÃO: Não faça sua inscrição antes de ler atentamente o edital ou manual do candidato. Leia o edital no site da organizadora Objetiva Concursos informado.





Concurso Prefeitura de Medeiros Neto - BA

A Prefeitura de Medeiros Neto, Estado da Bahia, lançou edital n° 001/2012 de concurso público destinado ao provimento efetivo de 297 vagas, em cargos de níveis fundamental, médio e superior, com salários de até R$ 3.000,00. O concurso público será realizado sob a responsabilidade da empresa contratada, Ágora Consultoria Ltda.
 
Cargos
As vagas são para os cargos de Agente Administrativo, Assistente Administrativo, Assistente Social, Auxiliar Administrativo, Auxiliar de Biblioteca, Auxiliar de Enfermagem, Auxiliar de Farmácia, Auxiliar de Laboratório, Auxiliar de Serviços Gerais, Contador, Coordenador Pedagógico, Eletricista, Farmacêutico/Bioquímico, Enfermeiro, Fiscal de Arrecadação, Fiscal de Obras e Edificação, Fiscal de Tributos, Fisioterapeuta, Professor, Gari e demais cargos. A jornada de trabalho será de 20 a 40 horas semanais.
 
Inscrições e Taxas
As inscrições serão realizadas no período de 17 de setembro a 05 de outubro de 2012, no Auditório da Escola Técnica, Rua Inácio Bonjardim, s/n, Centro, Medeiros Neto - BA, ou através da internet, no site www.agoraconsultoria.srv.br. As taxas variam de R$ 50,00 a R$ 140,00 de acordo com o cargo escolhido.
Provas

As provas objetivas serão realizadas na data prevista de 18 de novembro de 2012, em locais e horários a serem divulgados na Prefeitura Municipal de Medeiros Neto e no site www.agoraconsultoria.srv.br.

As provas objetivas de alguns cargos poderão ser antecipadas para o dia 17 de novembro de 2012, a critério da Prefeitura Municipal de Medeiros Neto e/ou da empresa realizadora deste certame, Ágora Consultoria Ltda.
 
Validade
O prazo de validade do concurso público é de 2 anos, contados da data da homologação do seu resultado final, podendo ser prorrogado por igual período, uma única vez a critério da Administração Pública.

Edital / Publicações






Concurso CRBio 2ª Região

Com a finalidade de preencher 16 vagas de níveis médio e superior, o Conselho Regional de Biologia – 02 (CRBio - 02), abre inscrições para concurso público. A seleção oferece salário que varia entre R$ 950,00 a R$ 2.500,00, dependendo da função ocupada.

Cargos

Agente Fiscal, Assistente Administrativo,Técnico em Informática, Técnico em Contabilidade, Biólogo Fiscal e Secretária Executiva.

Inscrição

As inscrições serão efetuadas através da internet no endereço eletrônico www.cepuerj.uerj.br, concursos em andamento, link CRBio – 02 - 2012, até o dia 20 de setembro de 2012.
A taxa de inscrição é de R$ 60,00 (nível médio) e R$ 90,00 (nível superior).

Prova

As provas objetivas serão realizadas na data provável de 14 de outubro de 2012, às 15 horas, nos estados do Rio de Janeiro e Espírito Santo e terão a duração de 5 horas.
 
O gabarito da prova objetiva está previsto para ser divulgado, provavelmente no dia 15 de outubro de 2012, a partir das 14h, no endereço eletrônico www.cepuerj.uerj.br, concursos em andamento, link CRBio – 02 2012.

Validade

O concurso público terá validade de 2 anos a partir da data de publicação no DOU do resultado final, podendo ser prorrogado uma vez, por igual período, a critério do CRBIO - 02.

Editais






Concurso Prefeitura de São Pedro da Serra (RS)

A Prefeitura de São Pedro da Serra, Estado do Rio Grande do Sul, através da Secretaria Municipal da Administração e Fazenda, lançou edital para realização de concurso público, sob o número de ordem 023/2012. O concurso terá a execução técnico-administrativa da empresa Objetiva Concursos Ltda.

São distribuídas 14 vagas mais cadastro reserva para os cargos de Almoxarife, Doméstica, Médico, Motorista, Operador de Máquinas, Professor e Servente de níveis fundamental, médio e superior. Os vencimentos variam de R$ 511,18 a R$ 7.313,83, em jornada de 10 a 44 horas semanais.

As inscrições via internet poderão ser realizadas até às 23h59min, do dia 27 de setembro de 2012, pelo site www.objetivas.com.br. As taxas variam de R$ 29,50 a R$ 102,10 de acordo com o nível de escolaridade.

A Prova Escrita, para todos os cargos será aplicada provavelmente em 28 de outubro de 2012, em local e horário a serem divulgados quando da homologação das inscrições em 10 de outubro de 2012.

O concurso terá validade por 2 anos a partir da data de homologação dos resultados, prorrogável por mais 2 anos, a critério do Município de São Pedro da Serra/RS.

Edital / Publicações






Universidade Federal de Goiás abre processo seletivo

O Reitor da Universidade Federal de Goiás publicou no Diário Oficial da União o edital Nº. 64, de 12 de setembro de 2012, para realização de processo seletivo destinado à contratação de professores por tempo determinado. São ofertadas 16 vagas de nível superior, com salário de até R$ 3.441,18 por jornada de trabalho de 20 e 40 horas semanais.
 
As inscrições, no valor de R$ 45,00, serão feitas na respectiva Unidade Acadêmica, localizada nos Campus Colemar Natal e Silva, Samambaia e Campus de Jataí, no período entre 14 e 24 de setembro de 2012.
 
Unidades Acadêmicas:
Fac. de Educação - Rua Delenda Resende de Melo (rua 235) S/nº setor Universitário CEP: 74.605-050 - Endereço Eletrônico: www.fe.ufg.br - fé@fe.ufg.br - Telefone: (062) 3209 - 6212 - Horário de Atendimento: Das 08h00min ás 12h00min;

Centro de Ensino e Pesquisa Aplicada à Educação - CEPAE - Campus Samambaia, Caixa Postal 131 - Telefone: (62) 3521-1026/(62) 3521-1083 - Goiânia - Goiás - Endereço Eletrônico: www.cepae.ufg.br;

Campus Jataí - CAJ - Rua Riachuelo Nº. 1530 Setor Samuel Graham - CEP: 75804-020 - Caixa Postal 03 - Jataí/GO - Fones: (64) 3606 - 8102 Fax: (64) 3606 - 8103 - E-mail: rhcajufg@yahoo.com.br sítio: www.jatai.ufg.br, Horario de atendimento: 08h00min às 11h00min e 13h00min às 17h00min;

Instituto de Ciências Biológicas - ICB - Campus II Samambaia - Goiânia - GO - Caixa Postal 131 - CEP: 74.001-70 - Telefones: (62) 3521-1487 (62) 3521-1078 fax: (62) 3521-1190, Horário de atendimento: 08h00min às 11h30min e das 14: 00 às 17h30minmin., e-mail: tiv@icb.ufg.br sítio: www.icb.ufg.br;

Faculdade de Medicina - FM/UFG - 1ª avenida. s/n - S. Universitário, CEP 74605-020, Goiânia - Goiás - Brasil - Telefone: (62) 3209-6247 Telefax: (62) 3209-6248 - Endereço Eletrônico: www.medicina.ufg.br;

Faculdade de Odontologia - UFG - Praça Universitária esq. c/ 1ª Av. s/n - Setor Universitário - Goiânia - GO - CEP: 74.605-220 - Telefones: (062) 3209-6325/6323 - Endereço Eletrônico: www.fo.ufg.br;

Faculdade de Direito - Campus I - Praça Universitária - Av. Universitária Esquina com 5 ª Avenida s/n - Setor Universitário CEP: 74605-220 - Goiânia/GO - Telefones: 55 62 3521-1895 Fax: (62) 3521-1894 - e-mail: direito@direito.ufg.br;
A seleção será realizada no mínimo após 10 dias corridos a partir da data de publicação do edital no Diário Oficial da União.
 
Os resultados serão divulgados nos locais e nos períodos indicados nas normas complementares elaboradas pelas Unidades Acadêmicas.
 
A validade do processo seletivo será até 31 de dezembro de 2013.






Concurso da Empresa Maranhense de Administração Portuária

Com a finalidade de preencher 36 vagas, a Empresa Maranhense de Administração Portuária – EMAP, divulgou edital Nº. 001/2012 de concurso público. Serão providas vagas de níveis médio e superior, com vencimentos de até R$ 5.598,00, lembrando que 5% dos postos serão reservados às pessoas portadoras de deficiência.

Cargos

Guarda Portuário, Técnico Administrativo Portuário, Técnico em Enfermagem do Trabalho, Técnico em Meio Ambiente, Técnico em Segurança do Trabalho, Analista Portuário e Especialista Portuário.

Inscrição

As inscrições serão realizadas das 10h do dia 24 de setembro às 23h59 do dia 07 de outubro de 2012, através dos sites www.fsadu.org.br/concursos e www.sousandrade.org.br/concursos.
 
A taxa de inscrição é de R$ 55,00 (nível médio) e R$ 70,00 (nível superior).

Prova

O concurso público será composto de prova de conhecimentos e teste de aptidão física.
 
A prova de conhecimentos está prevista para 04 de novembro de 2012,em local e horário a serem divulgados a partir do dia 29 de outubro de 2012, através do documento de confirmação de inscrição. O gabarito será divulgado no dia seguinte a realização da prova de conhecimentos.
 
O teste de aptidão física será realizada 24 e 25 de novembro de 2012, em local e horário a serem divulgados através do edital de convocação, a partir do dia 19 de novembro de 2012.

Validade

O concurso público será válido por 6 meses, contados a partir da publicação oficial da homologação do resultado final após fase recursal, podendo ser prorrogado uma vez, por igual período, a critério da Empresa Maranhense de Administração Portuária - EMAP.

Edital / Publicações






Universidade Federal de Goiás abre processo seletivo

A Universidade Federal de Goiás (UFG) divulgou edital de processo seletivo N° 064/2012, destinado ao provimento de 16 vagas docentes junto aos campi Colemar Natal e Silva, Samambaia e Jataí. Os salários terão variação de R$ 1.863,83 a R$ 3.441,18, conforme titulação, por jornadas de 20 e 40 horas semanais.
 
Serão 06 vagas para Professor da classe Auxiliar, 02 para Auxiliar Especialista e 08 para Assistente nas Faculdades de Educação, Medicina, Odontologia e Direito, Centro de Ensino e Pesquisa Aplicada à Educação e Instituto de Ciências Biológicas, das cidades de Goiânia e Jataí.
 
A inscrição será realizada até o dia 24 de setembro de 2012, para as áreas de Ciências Naturais, Políticas Educacionais, Ciências Humanas e Filosofia, Comunicação, Anatomia Vegetal, Anatomia Animal, Endocrinologia, Pediatria Geral e Medicina do Adolescente, Periodontia e Controle de Infecção, Direito Civil e Introdução ao Estudo do Direito e Direito Penal; e até o dia 28 de setembro para as áreas de Ciências Biológicas, Pedagogia, Psicologia, Enfermagem Clínica e Cirúrgica, na respectiva Unidade Acadêmica, localizada nos Campus Colemar Natal e Silva, Samambaia e Campus Jataí. A taxa será de R$ 45,00.
 
A seleção terá validade até 31 de dezembro de 2013.





Unilab - CE abre vagas

A Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab), Ceará, divulgou edital N° 065/2012 de concurso público de provas e títulos para provimento efetivo de vagas na carreira de magistério superior, Campus da Liberdade em Redenção. O certame oferece 02 vagas para professor adjunto.

As oportunidades são para trabalhar por 40h semanais em regime de Dedicação Exclusiva junto ao campus da Liberdade nos Setores de Parasitologia - Microbiologia e de Patologia - Imunologia, com direito a remuneração de R$ 7.627,02.

Os interessados deverão fazer suas inscrições até o dia 02 de outubro de 2012, na Secretaria da Comissão Coordenadora do Concurso (avenida da Abolição, nº. 3, Centro), apenas em dias úteis, no horário de 9h às 11h e de 14h às 16h30. A taxa é de R$ 190,00.

A Unilab esclarece que os profissionais inscritos serão submetidos à prova escrita, didática e avaliação de títulos e que o concurso será válido por um ano, contado a partir da data de publicação do edital de homologação do resultado no Diário Oficial da União e poderá ser prorrogado por igual período.





Processo seletivo SESAU do Tocantins

A Secretaria de Saúde do Estado do Tocantins (SESAU-TO) lançou o edital de seleção pública N° 40/2012, com a finalidade de preencher 06 vagas de Professor. Os docentes irão atuar na Escola Tocantinense do Sistema Único de Saúde Doutor Gismar Gomes, em Palmas, ou nos demais municípios do Tocantins, se houver demanda, fazendo jus a uma remuneração de R$ 60,00 h/aula.
Para concorrer o candidato deverá ter graduação em Ciências da Saúde ou da Educação e ter experiência comprovada em processos educacionais em saúde.

A inscrição será gratuita e estará aberta até o dia 21 de setembro de 2012, em dias úteis, nos horários das 08:00 às 12:00 horas e das 14:00 às 17h30min horas, na Escola Tocantinense do Sistema Único de Saúde Dr. Gismar Gomes - Secretaria Geral de Ensino, Quadra 606 Sul, APM- 07, Alameda Portinari, Palmas - TO.

A previsão é de que os candidatos sejam avaliados por meio de análise curricular, de caráter classificatório, e da realização de microaula, de caráter eliminatório.

O resultado final será divulgado na data provável dia 15 de outubro de 2012 no sítio eletrônico da Secretaria de Estado da Saúde, www.saude.to.gov.br e no Diário Oficial do Estado.





Saúde bucal: idosos também podem precisar de aparelho ortodôntico

Tratamento contribui para a distribuição equilibrada dos dentes e adequação de espaços para implante dentário.

Terceira idade é o termo utilizado para representar a população de indivíduos com mais de 60 anos de idade. O número de idosos cresce de maneira significativa graças aos avanços na medicina, na tecnologia e na melhora das condições de vida e de trabalho.

“A expectativa de vida aumentou e muito e as pessoas buscam viver melhor e com mais saúde para aproveitar esta fase especial”, destaca Gerson Köhler, especialista em Ortopedia Funcional dos Maxilares. Assim como em qualquer idade, os idosos não devem deixar de lado os cuidados com a boca, os dentes e todas as estruturas relacionadas à área bucal.

Tratamento tem peculiaridades
O tratamento em pacientes idosos é diferente dos mais jovens, pois eles possuem alterações no tecido ósseo que sustenta os dentes e podem apresentar perdas dentárias, extensas restaurações e várias próteses ou implantes dentários.

“O tratamento ortodôntico é o método mais eficaz para a reabilitação bucal. É fundamental que o profissional leve em consideração as motivações e as necessidades do paciente, além dos fatores que podem causar limitações no tratamento”, aponta Juarez Köhler, especialista em Ortodontia e Ortopedia facial que também compõe a equipe interdisciplinar.

O tratamento ortodôntico é indicado para a correção das anomalias dentofaciais (como o próprio nome diz, que atingem dentes e, consequentemente a face) e, com as estratégias corretas, os resultados são surpreendentes e muito satisfatórios nas partes estética e funcional.

“A intervenção em idosos deve ser mais suave e o aparelho deve exercer uma força menor sob os dentes. Quanto mais simples forem os procedimentos, mais fácil será lidar com o paciente e administrar todo o processo. É essencial elaborar um planejamento detalhado, com objetivos claros e dar todas as orientações necessárias para o paciente”, enfatiza Juarez que observa ainda que os idosos tem menos paciência com o tratamento e podem vir a interrompê-lo. Por isso o uso do aparelho ortodôntico nessa idade não deve ser muito prolongado.

Menor tolerância e problemas de saúde associados
A pouca tolerância é apenas um dos desafios enfrentados neste processo. A falta de motivação, a presença de enfermidades e o uso de remédios contínuos são obstáculos que não devem ser ignorados.

“Alimentação inadequada, fumo, ingestão em excesso de bebidas alcoólicas afetam a saúde bucal. A existência de doenças sistêmicas, como problemas cardiovasculares, diabetes e câncer, e o uso de medicamentos são outros fatores que influenciam as condições da boca. Procurar um profissional especializado é imprescindível e o acompanhamento médico não deve ser interrompido”, afirma Gerson.

Além disso a quantidade de osso alveolar também pode dificultar a movimentação dos dentes. “Mesmo assim, com boa vontade e as técnicas certas é possível superar as barreiras”, acredita o ortodontista. O uso do aparelho ortodôntico pode visar à distribuição equilibrada dos dentes na boca, a adequação de espaços causados por perdas dentárias para o recebimento de prótese ou implante.

A correção desses problemas dentofaciais facilitam a higienização bucal, evitando a proliferação das bactérias que causam a gengivite e a doença periodontal.

Estética e saúde
A questão estética também é importante para aqueles mais vaidosos. “O envelhecimento precoce do rosto ocorre principalmente pelas alterações funcionais causadas pelas anomalias dentofaciais”, aponta Juarez.

“Os aparelhos estão cada vez mais modernos e discretos. Alguns modelos imitam a cor dos dentes, ficando praticamente imperceptíveis, outros, em casos seletos, podem ser colocados no lado interno, não ficando expostos”, acrescenta o profissional.

Além disso a respiração incorreta, por exemplo, realizada pela boca e não pelo nariz, provoca distúrbios do sono e envelhecem a face. “Com as correções, o rosto fica mais harmonioso e o paciente tem a sensação que rejuvenesceu alguns anos, elevando a sua auto-estima e contribuindo para o seu bem-estar”, completa

Fonte O que eu tenho

O poder das cores dos alimentos

Quanto mais colorida sua alimentação, melhor para a sua saúde. Você já deve ter ouvido isso alguma vez. Mas será que isso é verdade?

“Sim, a informação está corretíssima. A alimentação ‘colorida’ diminui em muito as chances de uma deficiência alimentar. Mas é bom lembrar que estamos falando de alimentos que não sejam industrializados. O ideal é o mínimo de 5 porções de frutas, legumes e verduras diariamente, de preferência de cores variadas”, confirma Ludimila Eler, nutricionista da área de Check-up do Hospital Sírio Libanês, em São Paulo.

Para facilitar a escolha desses alimentos a especialista montou um roteiro de cores dos alimentos e as suas propriedades para a saúde.

Alimentos roxos
Amoras, framboesas, jabuticaba e repolho roxo são ricos em polifenóis, uma espécie de antioxidante que protege as células do organismo contra sua degradação natural e age diminuindo o ritmo do envelhecimento.

Alimentos vermelhos
Uvas, que dependendo do tipo também são mais puxados pro roxo (e contêm as características indicadas acima) são consideradas alimentos do tipo vermelho. Ricas em resveratrol, elas ajudam a diminuir o colesterol ruim e ajudam a melhorar a circulação sanguínea.

Morangos, tomates, pimentão vermelho, romã, goiaba vermelha são outros tipos de alimentos ricos em licopeno. No homem esse tipo de substância protege contra o câncer de próstata. Nas mulheres diminui o risco de desenvolver o câncer de colo de útero.

“Associadas a algum tipo de gordura – como o azeite em saladas ou então ingeridos junto com derivados do leite na sua versão regular, por exemplo – elas têm o poder do licopeno potencializado”, diz Eler.

Alimentos alaranjados
Laranja, tangerina e outras frutas cítricas são ricas em vitamina C e antioxidantes. Ajudam na manutenção do sistema imunológico. E de acordo com uma pesquisa brasileira podem também ajudar no combate ao colesterol .

Alimentos verdes
Ricos em clorofila, ajudam a desintoxicar o corpo, além de hidratarem (uma ótima pedida para os dias mais quentes e secos). “Associados a alimentos ricos em fósforo e ferro – como o alho, comum em diversas receitas – são benéficos para o sangue também”, indica a nutricionista.

Alimentos brancos
Nessa lista estão o alho, a banana e a maçã (lembrando que a polpa dessas frutas é esbranquiçada), a couve-flor, o nabo e a pinha. Todos esses alimentos são ricos em potássio, importante para o funcionamento dos músculos, incluindo o coração.

Além disso são ricos em vitaminas do complexo B, que combate os sintomas da depressão. O alho também contêm cálcio, bom para os ossos e é um ótimo antibiótico natural.

Alimentos marrons
Castanhas, nozes, feijão e cereais integrais, como a aveia, são ótimos antioxidantes e contêm selênio, que ameniza a TPM.

As castanhas e as nozes ainda contêm gorduras que ajudam no controle do colesterol ruim. No caso dos cereais integrais há ainda o zinco e o cromo, que também contribuem para deixar a TPM mais leve e também são recomendados para mulheres na idade de menopausa. Já o feijão também contêm magnésio e potássio.

Alimentos pretos
Ou seriam bebidas? Não importa, pois o café e o chá preto são ótimos estimulantes para o sistema nervoso e contêm altos níveis de antioxidantes. “Só não são indicados para pessoas ansiosas, que sofram de insônia ou aquelas com problemas estomacais. Como são ácidos podem piorar o quadro de gastrite, por exemplo”, alerta Eler.

Com tantas opções de todas as cores fica fácil montar um cardápio “arco-íris” e se alimentar melhor focando na sua saúde, não?

Fonte O que eu tenho