Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



sexta-feira, 14 de setembro de 2012

Sexo ativa genes que melhoram imunidade, sono e alimentação das mulheres

Estudo com fêmeas da mosca da fruta revela que proteína presente no sêmen do macho regula sistema reprodutivo feminino
 
O sexo pode desencadear respostas notáveis ligadas à fertilidade e libido nas mulheres, mas também pode trazer benefícios para a imunidade, o sono e a alimentação por meio da ativação de diversos conjuntos de genes, de acordo com pesquisa da Universidade de East Anglia, no Reino Unido.
 
A pesquisa, realizada com a fêmea da Drosophila melanogaster, ou mosca da fruta, mostrou como o acasalamento pode fazer bem à saúde feminina.
 
Os pesquisadores descobriram que o que causa esses benefícios nas moscas fêmeas é uma proteína presente no sêmen dos machos.
 
Essa substância, chamada pelos cientistas de "peptídeo do sexo" estimula alterações nos genes da fêmea, que se manifestam em diferentes momentos da vida.
 
Eles acreditam que as descobertas podem, em princípio, ser semelhantes às respostas em muitos animais, incluindo humanos, onde o esperma e o sêmen são liberados dentro do corpo da fêmea durante o ato sexual.
 
Segundo o líder da pesquisa, Tracey Chapman , entre os genes beneficamente afetados estão aqueles ligados à ovulação, à percepção de nutrientes e à maneira como o organismo reage à luz, o que tem influência direta sobre a regulação do sono.
 
"Mostramos que a proteína do sêmen é um "regulador mestre", que em última análise significa que os machos têm efetivamente uma influência direta e global sobre o comportamento e o sistema reprodutivo da fêmea", conclui Chapman.

 
Fonte isaude.net

Nenhum comentário:

Postar um comentário