Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



sexta-feira, 14 de setembro de 2012

Tecnologia de raios-X produz imagens mais visíveis dos tecidos do corpo

Foto: Paul Scherrer Institut    Franz Pfeiffer, líder da pesquisa
Protótipo tem potencial para melhorar significativamente o contraste nos scanners de tomografia computadorizada

Cientistas da Technische Universitaet Muenchen, na Alemanha, desenvolveram uma tecnologia de raios-X capaz de produzir imagens com maior visibilidade dos tecidos moles do corpo.

O protótipo, descrito na revista Proceedings of the National Academy of Sciences, tem potencial para melhorar significativamente o contraste nos scanners de tomografia computadorizada.

Imagens de raios-X convencionais se baseiam na gravação da intensidade dos raios-X por trás do objeto ou paciente digitalizado. Este método tem limitações em imagens médicas, especialmente para examinar tecidos, como câncer e cartilagem, que dificilmente são visíveis nas imagens convencionais.

A nova tecnologia de raios-X não depende exclusivamente da intensidade dos raios-X, mas também aproveita a direção da propagação dos raios.

"Por vários anos temos trabalhado na nova tecnologia de raios-x para um melhor diagnóstico médico por imagens. Agora conseguimos implementar esta tecnologia em scanners de tomografia computadorizada. Com este passo, vamos trazer a tecnologia muito mais próximo do hospital, e esperamos torná-la disponível para pacientes no futuro", afirma o líder da pesquisa Franz Pfeiffer.

O principal desafio na implementação da nova tecnologia de raios-X em um scanner de tomografia computadorizada era estabilidade mecânica e os distúrbios resultantes nas imagens dos raios-X. Os pesquisadores foram capazes de corrigir esses distúrbios com um algoritmo de software.

"Com esta nova tecnologia, abrimos o caminho para uma nova geração de scanners de tomografia computadorizada", concluem os pesquisadores.

Fonte isaude.net

Nenhum comentário:

Postar um comentário