Foto: Paul Scherrer Institut Franz Pfeiffer, líder da pesquisa |
Cientistas da Technische Universitaet Muenchen, na Alemanha, desenvolveram uma tecnologia de raios-X capaz de produzir imagens com maior visibilidade dos tecidos moles do corpo.
O protótipo, descrito na revista Proceedings of the National Academy of Sciences, tem potencial para melhorar significativamente o contraste nos scanners de tomografia computadorizada.
Imagens de raios-X convencionais se baseiam na gravação da intensidade dos raios-X por trás do objeto ou paciente digitalizado. Este método tem limitações em imagens médicas, especialmente para examinar tecidos, como câncer e cartilagem, que dificilmente são visíveis nas imagens convencionais.
A nova tecnologia de raios-X não depende exclusivamente da intensidade dos raios-X, mas também aproveita a direção da propagação dos raios.
"Por vários anos temos trabalhado na nova tecnologia de raios-x para um melhor diagnóstico médico por imagens. Agora conseguimos implementar esta tecnologia em scanners de tomografia computadorizada. Com este passo, vamos trazer a tecnologia muito mais próximo do hospital, e esperamos torná-la disponível para pacientes no futuro", afirma o líder da pesquisa Franz Pfeiffer.
O principal desafio na implementação da nova tecnologia de raios-X em um scanner de tomografia computadorizada era estabilidade mecânica e os distúrbios resultantes nas imagens dos raios-X. Os pesquisadores foram capazes de corrigir esses distúrbios com um algoritmo de software.
"Com esta nova tecnologia, abrimos o caminho para uma nova geração de scanners de tomografia computadorizada", concluem os pesquisadores.
Fonte isaude.net
Nenhum comentário:
Postar um comentário