Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



sexta-feira, 14 de setembro de 2012

Maracujá azedo

Nome científico
Passiflora edulis Sims.

Nomes alternativos
Maracujá-peroba, maracujá-comum, maracujá roxo, maracujá-de-comer, maracujá-amarelo.

Descrição
O gênero botânico da Passiflora tem cerca de 400 espécies e várias são conhecidas como maracujá. A Passiflora edulis é nativa das zonas tropicais e subtropicais das Américas e se apresenta como uma trepadeira lenhosa de 5m a 10m de comprimento, com ramos de cor verde-escura e flores esbranquiçadas.

Esse é o maracujá mais consumido como fruta ou suco no Brasil e é encontrado nas variedades amarela ou roxa.

Parte utilizada
Folhas e frutos.

Uso medicinal
A farmacopeia brasileira indica seu uso como calmante suave nos quadros leves de ansiedade e insônia.

Modos de uso
Como alimento (sucos, doces, geleias, licores), chá de infusão das folhas, cápsulas, comprimidos, tintura, xarope e em fitoterápicos como Passiflorine, Sedantol e MaxVeggSlim.

Cuidados e contraindicações
Não é recomendado para pessoas que apresentam pressão baixa e nem deve ser usado junto com medicamentos sedativos e depressores do sistema nervoso. Não utilizar cronicamente.

Efeitos colaterais
Sonolência, pressão baixa, pode potencializar os efeitos do álcool, de anti-histamínicos e da morfina. Em excesso pode ser tóxico para o fígado e o pâncreas.

Fonte iG

Nenhum comentário:

Postar um comentário