Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



sexta-feira, 14 de setembro de 2012

Dieta rica em gordura ingerida em horários fixos previne a obesidade

Estratégia restaurou metabolismo de ratos e fez com que gorduras ingeridas fossem sempre usadas como energia na falta de alimento
 
Cientistas da Hebrew University of Jerusalem, em Israel, mostraram que uma dieta rica em gordura ingerida em horários regulares e planejad os restaura o metabolismo e pode levar a uma redução no peso corporal.
 
Estratégia faz com que as gorduras ingeridas não sejam armazenadas, mas sim utilizadas como energia nos momentos quando nenhum alimento está disponível.
 
Pesquisas anteriores já haviam estabelecido que interromper ritmos diários de mamíferos, ou alimentá-los com uma dieta rica em gordura, perturba o metabolismo e leva à obesidade.
 
Agora, os pesquisadores queriam determinar o efeito da combinação de uma dieta rica em gorduras com a alimentação em um horário fixo.
 
Eles acreditavam que o planejamento cuidadoso de refeições regularia o relógio biológico e reduziria os efeitos de uma dieta rica em gordura, que, sob circunstâncias normais, levaria à obesidade.
 
Durante 18 semanas, os pesquisadores alimentaram um grupo de ratos com uma dieta rica em gorduras em um horário fixo (comendo ao mesmo tempo e durante o mesmo período todos os dias). Eles compararam estes ratos a três grupos controle: um que comeu uma dieta com baixo teor de gordura em um horário fixo; um que comeu uma dieta com baixo teor de gordura sem planejamento (em quantidade e frequência de sua escolha); e um que comeu uma dieta rica em gorduras sem programação.
 
Todos os quatro grupos de ratos ganharam peso durante todo o experimento, com um peso corporal final maior no grupo que comeu uma dieta rica em gordura sem planejamento.
 
Os ratos com uma dieta programada rica em gordura apresentaram menor peso final do que os outros ratos.
 
Além disso, os ratos exibiram um único estado metabólico no qual as gorduras ingeridas não foram armazenadas, mas sim utilizados como energia, por vezes, quando nenhum alimento estava disponível, tais como entre as refeições.
 
"Nossa pesquisa mostra que o tempo de consumo de alimentos tem precedência sobre a quantidade de gordura na dieta, levando a melhorias no metabolismo e ajudando a prevenir a obesidade. A alteração do metabolismo através da programação cuidadosa das refeições, sem limitar o conteúdo de calorias, pode ser usada como uma ferramenta terapêutica para a prevenção da obesidade em seres humanos", conclui o líder da pesquisa Oren Froy.

 
Fonte isaude.net

Nenhum comentário:

Postar um comentário