Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



sexta-feira, 14 de setembro de 2012

Conflitos em família levam a abandono de pacientes em hospitais

Mágoas e conflitos familiares antigos são as principais razões que levam as famílias a abandonar parentes nos hospitais.

"Muitos são casos de alcoolismo, em que o pai ou mãe abandonou a família no passado. Há muita dor mal resolvida", diz a assistente social Marcia Alves, do Hospital D. Pedro 2º.

O Estatuto do Idoso diz que o abandono de idosos em hospitais constitui crime. O familiar pode ser punido com detenção de seis meses a três anos e multa. "Mas é muito difícil punir um filho que agora não quer o pai porque, no passado, foi abandonado, maltratado", pondera a promotora Cláudia Beré.

No hospital de Suzano, houve sete casos em que a promotoria pública interveio. Em um deles, o município foi obrigado a custear uma casa de repouso a um idoso sem família que estava de alta desde 2009.

No D. Pedro 2º, 77% dos pacientes sem família são idosos. Muitos usam cadeiras de roda. "Para esses, a situação é ainda pior porque não há albergues públicos para recebê-los", diz Sueli Luciano Pires, diretora-técnica.

"Não dá para abrir o portão e colocá-los para fora. Para muitos deles, o hospital passou a ser a única referência de vida", diz.

Segundo a assessoria de imprensa da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social, foi criado um grupo de estudo para encontrar soluções para os casos de idosos abandonados em hospitais.

Fonte Folhaonline

Nenhum comentário:

Postar um comentário