Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



sexta-feira, 14 de setembro de 2012

Jogos de realidade virtual são eficazes no treinamento de médicos e cirurgiões

Jogos permitem treinar habilidades essenciais na redução dos erros médicos em ambientes como salas de cirurgia e emergências
 
Jogos interativos que reproduzem realidades como as do serviço de saúde, os chamados serious games, podem ser usados para melhorar as habilidades de profissionais médicos e cirurgiões, de acordo com pesquisa do Academic Medical Centre in Amsterdam, na Holanda.
 
O estudo sugere que os serious games permitem que vários profissionais treinem simultaneamente em um caso e também admite que um profissional tente resolver vários casos ao mesmo tempo. Essas habilidades são consideradas fundamentais na redução dos erros médicos em ambientes dinâmicos de alto risco, tais como a sala de operações ou departamento de emergência.
 
"Apesar de a aprendizagem baseada em jogos estar se tornando uma nova forma de educação em saúde, pesquisas científicas sobre sua eficácia são limitadas. O objetivo desta revisão foi identificar o valor dos serious games para a formação de profissionais em medicina e, em particular, na área de cirurgia" , afirma a líder da pesquisa Marlies Schijven.
 
Os pesquisadores avaliaram 25 estudos de investigação que abrangeram 30 serious games publicados entre 1995 e 2012.
 
Muitos dos jogos forneceram treinamento em situações de cuidados agudos e críticos e permitiram aos médicos lidar com incidentes de desastre em massa, incluindo eventos nucleares e materiais nocivos. Outros jogos cobriram áreas mais específicas de saúde, tais como treinamento para cirurgia da artéria coronária e do joelho e avaliação e ressuscitação de pacientes com queimaduras.
 
Seis estudos avaliaram 13 jogos disponíveis comercialmente associados à área médica, mas não desenvolvidos especificamente para melhorar as habilidades relevantes para a profissão médica. Eles incluíram esportes, ação, aventura e jogos de tiro e foram usados para ajudar os cirurgiões a melhorar suas habilidades psicomotoras e laparoscópicas.
 
Os resultados mostraram que os serious games consistem em uma abordagem inovadora para a formação de profissionais médicos e cirurgiões.
 
Segundo os pesquisadores, os jogos permitiram que vários profissionais treinassem simultaneamente em um caso e resolvessem vários casos ao mesmo tempo. Essas habilidades são consideradas fundamentais na redução dos erros médicos em ambientes dinâmicos de alto risco, tais como a sala de operações ou departamento de emergência.
 
A equipe acredita que os serious games representam um método de ensino ideal para otimizar o conhecimento e a habilidade dos médicos residentes antes que eles sejam encarregados de procedimentos em pacientes reais.
 
"Nossa análise mostra claramente que os jogos sérios podem ser usados para fornecer cirurgiões treinamento de habilidades técnicas e não técnicas. Mas, os jogos desenvolvidos ou usados para treinar os profissionais médicos precisam ser validados antes de serem integrados em programas de ensino cirúrgicos", conclui Schijven.

 
Fonte isaude.net

Nenhum comentário:

Postar um comentário