Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



sexta-feira, 14 de setembro de 2012

Contaminantes ambientais pioram memória e tolerância ao estresse em idosos

Pesquisadores avaliaram os níveis de chumbo, cobre, zinco, cádmio e organoclorados no sangue de 130 idosos saudáveis
 
Contaminantes ambientais como o chumbo, cobre, zinco, cádmio e organoclorados pioram memória e tolerância ao estresse. Pesquisa desenvolvida com 130 idosos saudáveis revelou que aqueles que que tiveram níveis mais altos de determinados contaminantes ambientais no sangue se saiam pior em testes de estresse e de desempenho cognitivo. Normalmente esta substâncias eram usadas no passado como pesticidas.
 
Segundo a coordenadora da pesquisa e professora da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), Deborah Suchecki, durante os testes, " todos apresentaram dosagens inferiores ao limite considerado seguro para a saúde humana. Ainda assim, o grupo com teores acima da mediana se saiu pior nos testes" , contou.
 
 
Nos testes para avaliar a memória de curto e de longo prazo, a atenção e a fluência verbal dos voluntários, as diferenças mais significativas foram percebidas nos idosos com níveis mais altos de chumbo, cobre e organoclorados.
 
O objetivo foi testar a hipótese de que a exposição a contaminantes ambientais, que atuam como desreguladores endócrinos, poderia explicar, pelo menos em parte, a grande variabilidade no desempenho cognitivo existente entre pessoas com mais de 60 anos.
 
A pesquisadora ressalta, porém, que os dados evidenciam a vulnerabilidade dos idosos aos efeitos dos contaminantes. " Em função da longa permanência das substâncias no organismo e da redução, durante o envelhecimento, da capacidade de compensar os prejuízos causados por agressores ambientais" , afirmou Juliana Nery de Souza Talarico, docente da Escola de Enfermagem da USP.
 
A pesquisa está sendo desenvolvida pelo Departamento de Psicobiologia da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), em parceria com cientistas da Escola de Enfermagem e da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Universidade de São Paulo (USP) e da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). O estudo vem sendo feito em parceria com um centro de pesquisa da Universidade de Montreal, no Canadá. " Lá foi avaliada uma amostra de 73 idosos. Embora o contexto sociocultural seja diferente, os resultados foram semelhantes" , disse a pesquisadora.

Com informações da Fapesp
 
Fonte isaude.net

Nenhum comentário:

Postar um comentário