Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quarta-feira, 11 de março de 2015

Chocolate, pizza e batata frita viciam como álcool e nicotina

Estudo mostra que alimentos processados causam mais dependência
 
Rio - Gosta de pizza, chocolate ou batata frita? E nunca percebeu por que é tão difícil resistir a eles? Então não se sinta culpado. O consumo exagerado pode estar ligado à dependência. Isso porque pesquisadores da Universidade de Michigan, nos Estados Unidos, defendem que este tipo de alimento, altamente processado e rico em gordura e açúcar, causa efeito semelhante às drogas.
 
O estudo, publicado recentemente pela revista “PlosOne”, sugere que itens com doses concentradas de substâncias potencialmente aditivas, e que são rapidamente absorvidas pelo corpo, viciam mesmo. E quanto mais concentradas essas doses, mais viciante.
 
Segundo Ashley Gearhardt, professora-assistente de Psicologia do Food and Addiction Science and Treatment (FAST), da Universidade de Michigan, a pesquisa indica que esses alimentos podem ter efeitos no cérebro que são semelhantes aos do álcool e da nicotina. Isso porque o “sistema de recompensa no cérebro”, ativado por essas drogas, pode ser desencadeado com o consumo desse tipo de alimento.
 
A opinião é compartilhada por Amélio Godoy, do Instituto Estadual de Diabetes e Endocrinologia Luiz Capriglione, da Universidade Federal do Rio de Janeiro:
 
— Tanto o cigarro como a junk food ou o chocolate ativam áreas específicas do cérebro, e o prazer é imediato. Por isso o consumidor quer mais — explicou o endocrinologista, que defende campanhas de conscientização em relação aos alimentos altamente processados em âmbito mundial. — Como já aconteceu com o tabaco, igualmente viciante.
 
O chocolate lidera esse ranking, seguido por sorvete, batata frita, pizza, biscoito, salgadinhos e bolo. Da lista total, com 35 itens, os 15 mais viciantes são processados.
 
Feijão sem molho ficou em último, atrás de brócolis, pepino, água, arroz integral, cenoura, banana e salmão, nessa ordem.
 
Da lista total, 18 alimentos eram altamente processados, gordurosos, com farinha branca e açúcar refinado. E os outros 17, itens naturais como banana, cenoura e nozes.
 
O grupo recrutou 120 estudantes universitários e pediu para que preenchessem uma versão da Yale Food Addiction Scale, uma escala que mede os “comportamentos alimentares viciantes”. Eles tiveram de escolher aquelas comidas que estavam mais associadas a comportamentos aditivos. Numa segunda etapa, on-line, os cientistas decidiram confrontar voluntários, cerca de 400 participantes. E novamente os processados venceram.
 
— Como a absorção é rápida, o corpo precisa jogar muita insulina no sangue para dar conta do açúcar. Depois desse pico do hormônio, quando o sangue registra a queda brusca do açúcar, a pessoa fica com vontade de comer de novo e criar aquela mesma situação — explicou Thaianna Velasco, nutricionista funcional e membro do Conselho Regional de Nutricionistas RJ/ES.
 
Thaianna comentou que até pessoas saudáveis, que não costumam exagerar nas frituras, podem ter momentos viciantes. E, muitas delas, desconhecem o efeito dessa “bomba”.
 
— A nutrição é assunto recente. A população precisa de mais informação sobre os processados. E acho fundamental que se comece uma ofensiva a indústrias e grandes marcas para que comecem a produzir alimentos mais saudáveis — declarou, ao lembrar que há vários alimentos com açúcar oculto.
 
Recentemente, a Organização Mundial da Saúde (OMS) publicou novas diretrizes em relação ao consumo de açúcar pela população (até 10% da ração diária, o equivalente a um quarto de xícara). E alertou justamente para a ingestão de açúcares ocultos, em pães, molhos e bebidas com gás, por exemplo.
 
Chocolate é o que mais vicia
O psiquiatra Arthur Kaufman, docente no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, responsável por uma pesquisa com um grupo de voluntários com compulsão por chocolate, afirmou que o vício no doce — líder da lista de Michigan — vai além do açúcar e do carboidrato refinado.
 
— O chocolate tem tiamina, uma das vitaminas do complexo B que é importante na produção de energia, e feniletilamina, um neuromodulador de sinapses do cérebro similar à anfetamina. Além disso, suas características sensoriais, como textura, aroma, cor, sabor e o fato de derreter na boca, além da sua composição de nutrientes (gordura e açúcar), leva ao craving (desejo) — detalhou Kaufman.
 
Erica Schulte, doutoranda em Psicologia Química da Universidade de Michigan, uma das coautoras da pesquisa, lembrou que o chocolate, apesar que conter várias outras substâncias que dão prazer, se encaixa no grupo dos processados que, segundo ela, “são feitos exatamente para causar essa compulsão”.
 
— Não temos certeza como a cafeína ou outras substâncias podem ter contribuído para o chocolate estar associado a um comportamento alimentar viciante. Mas é altamente processado, assim como outros itens que causam dependência — explicou Erica, por e-mail, ao GLOBO. — Ao mesmo tempo, os participantes desse estudo não informaram consumo viciante de itens não transformados. Na natureza, não há alimentos com níveis elevados de açúcar e gordura. Ou são ricos em gordura (o pistache, por exemplo) ou açúcar (caso das bananas). Nunca juntos. Isso ressalta que o chocolate, a batata frita e seus semelhantes podem ser transformados exatamente com esse objetivo.
 
O Globo

Serviço de saúde inglês lança calculadora que prevê a data de um ataque cardíaco

Aplicativo orienta indivíduos por uma série de questões como estilo de vida, peso, altura e hábitos de tabagismo
 
Rio - O Serviço Nacional de Saúde britânico (NHS, na sigla em inglês) lançou um aplicativo on-line que prevê as chances de um ataque cardíaco. A ferramenta orienta os indivíduos através de uma série de questões de estilo de vida, tais como idade, altura, peso, hábitos de tabagismo, história familiar e histórico médico.
 
Desenvolvida pelo NHS Choices, pelo Serviço Público de Saúde da Inglaterra e pela Fundação Britânica do Coração, a calculadora deve se tornar um método útil para alertar as pessoas para estilos de vida pouco saudáveis, segundo expectativa dos médicos.
 
O cardiologista da NHS John Deanfield, que ajudou a desenvolver o aplicativo, afirmou que a novidade poderia ser um “toque de despertar real” para que a população pense em mudar seus hábitos. O aplicativo, que só pode ser preenchido por aqueles que nasceram antes de 1985, pergunta se os indivíduos sabem seus níveis de colesterol e pressão arterial, bem como se têm diabetes, artrite reumatóide, doença renal crônica ou fibrilação atrial.
 
No entanto, alguns pesquisadores acreditam que a ferramenta acaba generalizando e causando angústia em muitos com previsões assustadoras. Eles alertam, ainda, que o dispositivo pode fazer com que algumas pessoas tomem remédios por medo.
 
Um estudo divulgado no mês passado mostrou que “calculadoras de risco” nos EUA estavam superestimando a possibilidade de ataques cardíacos numa faixa entre 37% e 154% nos homens, e de 8 a 67% nas mulheres.
 
O Globo

Bolhas nos pés: veja como evitar e tratar esse problema

Atrito é a principal causa, mas existem outras doenças relacionadas ao aparecimento de bolhas

Por: Dra. Natalia Cymrot Dermatologista - CRM 84332/SP
 
Existem várias razões para bolhas se formarem nos pés. A maioria se forma por atrito dos pés com o chão, sapatos ou meias. Com o atrito, a camada mais superficial da pele, a epiderme, se descola da segunda camada, a derme, ficando, uma coleção de líquido entre elas, que vem dos vasos sanguíneos da derme. Para prevenir estas bolhas por atrito, vaselina pode ser aplicada no local de atrito entre os sapatos e os pés. Existem produtos disponíveis comercialmente, na farmácia, á base de vaselina.
 
Outra opção é proteger a área com esparadrapo. 
 
Além disso, queimaduras por frio ou calor também podem causar bolhas, bem como micoses, que são infecções por fungos. As micoses podem ser diagnosticadas através da raspagem superficial da descamação da pele e análise deste material no microscópio, ou exame de cultura para fungos, feita em laboratório.  
 
Outra doença que se apresenta com bolhas nos pés é a disidrose. É uma doença comum, que cursa com bolhas nas mãos e nos pés e muita coceira. Pode acompanhar uma micose, ou até mesmo ser uma reação a substâncias ou medicamentos usados local ou sistemicamente. Atinge especialmente a face lateral dos dedos, as palmas das mãos e as plantas dos pés. O prurido pode ser tão intenso que o ato de coçar rompe as bolhas que eliminam um fluído transparente. Ocorre em surtos que terminam com descamação da pele. Deve ser tratada com cremes ou comprimidos de corticosteroides, que na maioria dos casos, resolvem o problema.                             
 
Doenças mais raras, genéticas, como as epidermólises bolhosas, onde há um defeito na adesão entre as camadas da pele, podem cursar com bolhas.  
 
Outras doenças autoimunes, em que o próprio sistema de defesa do organismo ataca a pele, como lúpus eritematoso, penfigóide bolhoso, epidermólise bolhosa adquirida, e outras, da mesma forma se manifestam com bolhas. Infecções bacterianas da pele como o impetigo bolhoso também. Portanto, é muito importante que o dermatologista examine o paciente para identificar a causa precisa da bolha em questão. 
 
Algumas pessoas são mais propensas a apresentarem bolhas nos pés, pelo formato dos pés, por deformidades ortopédicas, como joanetes, por exemplo, que atritam mais com os sapatos, por doenças que a pessoa já tenha, ou até mesmo porque a pessoa tem facilidade em contrair micoses.  
 
Tratando as bolhas nos pés
Se as bolhas ainda não estouraram, o ideal é não estourá-las, uma vez que o teto da bolha é o curativo ideal para seu assoalho cicatrizar bem, impedindo que haja infecção. É importante proteger a bolha com um curativo que não grude, que pode ser gaze coberta por vaselina liquida, por exemplo, ou curativos especiais chamados hidrocolóides, para manter a área longe de mais atrito e contaminação.   
 
Com o tempo, a pele cicatriza, a bolha vira uma casquinha e uma pele nova aparece no local. No entanto, quando a bolha é muito grande, torna-se dolorosa. Neste caso é melhor estourá-la com uma agulha estéril, para que o líquido saia e deixe de distender a pele, causando dor. Mas mesmo assim, o teto da bolha não deve ser retirado, pois ajudará a evitar que a área infeccione. Quando a bolha infecciona, ela fica cheia de pus, o médico deve ser procurado e, neste caso, o tratamento passa a ser baseado em antibióticos. 
 
Minha Vida

Tratamento da USP promete cicatrizar e aliviar úlceras com maior agilidade

Tratamento promete maior rapidez na cicatrização em São Carlos (Foto: Reprodução/EPTV)
Foto: Reprodução/EPTV
Tratamento promete maior rapidez na cicatrização
Apesar dos resultados positivos, a pesquisa ainda não está concluída. Novo tratamento desenvolvido em São Carlos, SP, busca ajudar população
 
Um novo tratamento desenvolvido por pesquisadores do Instituto de Física da Universidade de São Paulo (USP) de São Carlos (SP) pode ajudar pessoas com problemas de circulação e com feridas nas pernas. A técnica cicatriza as lesões mais rapidamente e alivia as dores de quem sofre com o problema. Apesar dos resultados positivos, a pesquisa ainda não está concluída.

Feridas abertas e de difícil cicatrização são mais comuns em idosos e aparecem com a má circulação do sangue na área das pernas. “Aquele sangue que chegou à periferia do corpo para fazer a circulação tem dificuldade de sair daquela região da perna e voltar para o caminho até o coração. Isso promove uma dilatação dessas veias, varizes e a possibilidade de você formar uma ferida que vai manter-se aberta como uma úlcera”, explicou o clínico geral José Cesar Briganti.
 
Um grupo de pesquisadores da USP desenvolveu um tratamento que tem auxiliado pacientes com úlceras como essas. A novidade é a combinação de três elementos que já existiam, mas ainda não haviam sido utilizados de forma combinada. Um laser azul ajuda na limpeza do ferimento infeccionado, enquanto uma luz vermelha age na circulação e, por fim, uma pele artificial é colocada e reconstitui a lesão.


Pele sintética protege ferimento de infecções em São carlos (Foto: Reprodução/EPTV)
Foto: Reprodução/EPTV
Pele sintética protege ferimento de infecções
“Essas feridas, por estarem abertas, são portas de entrada para bactérias e podem infectar, o que acontece com a maioria porque levam muito tempo para a cicatrização. Nesses casos é contraindicado a laserterapia que fecharia essas feridas, já que acelera tanto o processo de cicatrização quanto a proliferação de bactérias no local. A combinação de técnicas é justamente para isso, desinfetar a ferida para depois fechá-la. Existem tratamentos alternativos e que estão no mercado, mas são caros e levam um tempo muito grande para serem realizados. Em geral, isso pode levar anos para ser cicatrizado. Existem úlceras que levam de 3 a 30 anos para serem fechadas”, explicou a pesquisadora Vitória Maciel.

A pesquisadora conta que o tratamento deve ser disponibilizado ao público em breve. “A ideia é que depois desse piloto, com esses pacientes iniciais, passar para as úlceras diabéticas e depois disso há sempre uma parceria existente entre a universidade, os alunos e as empresas. Dessa forma, conseguiremos disponibilizar o que há de melhor em tecnologia para a população”, disse.
 
Lesões
Há 30 anos, a aposentada Maria Eunice Garcia tem úlceras e já operou as varizes, mas mesmo assim os ferimentos voltaram. Os machucados sempre inflamavam e a mulher dependia de antibióticos. Após iniciar o tratamento, a situação mudou. “Não preciso mais tomar antibióticos, quando ficava em pé as pernas balançavam e doíam e agora não doem mais”, disse.

O aposentado Orlando Formenton também sofre do problema, mas deve ser liberado em breve após terminar o tratamento. Há dois anos ele possui úlceras em ambas as pernas. Hoje, a lesão é menor e em cerca de um mês já deve estar cicatrizada. O homem se emociona ao lembrar do quanto já sofreu por causa da situação. “Era tanta queimação que eu tinha eu não aguentava, chorava mesmo, mas estão com aviso prévio, as duas feridas”, afirmou.

G1

Cientistas desenvolvem tratamento para aterosclerose com microcápsulas

Testes com ratos tiveram resultados promissores em cinco semanas. Remédio é liberado aos poucos e diretamente nas placas de gordura das artérias
 
Principal causa de doenças vasculares no mundo, a aterosclerose acaba de ganhar um novo tratamento. O artigo publicado recentemente na revista especializada Science Translational Medicine descreve uma terapia baseada em nanoesferas inteligentes, projetadas para serem injetadas diretamente no local da lesão vascular e agirem no tecido danificado por até cinco dias. Em testes com ratos de laboratório, o método resultou em melhoras visíveis em apenas cinco semanas de tratamento.

A aterosclerose é causada quando o acúmulo de gordura no sangue lesiona a parede interna das artérias e causa uma resposta exagerada do sistema imunológico. As células produzidas para proteger o corpo acabam se infiltrando nas lesões arteriais, onde passam a armazenar o colesterol na forma de placas. Em vez de cicatrizar a lesão e liberar o fluxo na artéria, essas estruturas de defesa acabam endurecendo o revestimento dos vasos sanguíneos, uma condição que pode causar hipertensão e até mesmo levar ao rompimento das artérias.

O tratamento habitual para essa condição crônica é baseado em anti-inflamatórios, mas a resposta imune do organismo costuma ser resistente demais para encerrar o combate à inflamação e dar início ao processo de regeneração do tecido lesionado. Os pesquisadores resolveram atacar o problema usando um fragmento de uma proteína produzida pelas células imunes: a anexina A1, que age no processo de cicatrização após inflamações.

Colágeno
“A parte da anexina A1 que ativa o receptor da célula está incorporada no fim da proteína. Então, se fizermos uma pequena proteína ou peptídeo que inclua esse fim, ele funciona da mesma forma que a proteína inteira”, explica Ira Tabas, professor da Universidade de Columbia, nos Estados Unidos, e principal autor do estudo. Como o peptídeo Ac2-26 produzido a partir dessa proteína é absorvido rapidamente pelo organismo, os cientistas tiveram de encontrar uma forma de tratar as áreas lesionadas de forma contínua, sem ter de injetar grandes quantidades do medicamento no paciente.
 
Correio Braziliense

Oxigênio pode ajudar a tratar cânceres, indicam cientistas norte-americanos

Segundo os cientistas, o uso de 60% de oxigênio mostrou-se seguro em tratamentos de longo prazo
 
Essa é a proposta de cientistas da Universidade de Northeastern em Boston (EUA): mais oxigênio contra os tumores. Após experimentos com ratos, eles concluíram que aumentar a oxigenação, procedimento comum em hospitais, pode ser um aliado da imunoterapia no combate a tumores. As cobaias tratadas com a combinação de técnicas apresentaram regressão de câncer de pulmão e de mama. Quarenta por cento delas sobreviveram mais do que os ratinhos com a doença e não submetidos ao reforço na oxigenação.

Quando respiramos normalmente, a concentração de oxigênio recebida pelo corpo é de 21%. Em caso de suplementação hospitalar, pode subir para 60%. Os tumores que crescem rapidamente consomem tanto oxigênio que acabam evoluindo em um ambiente de hipoxia, com baixa concentração do elemento químico. Nessas condições, produzem a adenosina, uma molécula que bloqueia a ação das células produzidas pelo corpo para atacar o câncer.
 
Ao aumentar a quantidade de oxigênio, os estragos causados pela adenosina foram amenizados. A intervenção teve como complemento a injeção de células T. Tratam-se dos glóbulos branco do sangue que produzem anticorpos para combater organismos estranhos.

Segundo os cientistas, o uso de 60% de oxigênio mostrou-se seguro em tratamentos de longo prazo. “Mas deve ser considerado com atenção porque nossos relatórios anteriores atraíram a atenção para a possibilidade de que (a técnica) agrave a lesão pulmonar inflamatória aguda em curso”, ponderaram no artigo divulgado na Science Translational Medicine.

Eles também ressaltam que um ensaio clínico em andamento testa, em humanos, uma terapia que combina oxigênio suplementar e uma vacina contra o câncer de pulmão. “A hiperoxia (excesso de oxigenação) respiratória, por ser amplamente usada em situações clínicas, pode ser facilmente combinada com imunoterapias existentes contra o câncer e com antagonistas naturais ou sintético já disponíveis e seguros.”

Correio Braziliense

Inflamação nos tendões por uso excessivo de smartphones preocupa médicos

O problema atinge, principalmente, os jovens, e pode limitá-los nos estudos e em outras atividades
 
Belo Horizonte - Se você passa muito tempo digitando nas mídias sociais ou falando ao telefone, deve se preocupar além das informações compartilhadas. O uso frequente de smartphones pode causar problemas ortopédicos que atingem diferentes grupos musculares, causando tendinites e comprometendo a coluna. A revista médica The Lancet descreveu, recentemente, o primeiro caso classificado pelos médicos como “WhatsAppinite”, inflamação nos tendões causada pelo uso excessivo dos aparelhos de comunicação.

“Nas sociedades modernas, temos novas doenças. A “WhatsAppinite” é um problema crescente, que preocupa muito. Como atinge os jovens, pode limitá-los nos estudos e em outras atividades”, diz o presidente da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia Regional Minas (Sbot-MG), Carlos César Vassalo. A enfermidade assombra também profissionais que necessitam fazer o uso contínuo dos aparelhos, que não foram projetados para que as pessoas passem longos períodos digitando.

A “WhatsAppinite” é um tipo de inflamação nos tendões ocasionada por movimentos repetitivos. Costumava ser identificada, de forma genérica, como lesão por esforço repetitivo (LER), mas os especialistas alertam que o termo está em desuso. Os quadros crônicos são denominados tendinopatias, que se caracterizam por lesões mais graves e degenerativas, provocadas por forçar o tendão.

No caso do uso dos smartphones, a maior queixa é em relação ao polegar, mas o problema pode atingir mais de um local do corpo, chamados pelos especialistas de trigger points (pontos de gatilho). Tratam-se de locais dentro do músculo ou do tendão que são hiperirritados. Assim, irradiam dores para outras áreas do corpo. No caso do polegar, um dos problemas é o dedo em gatilho, nome popular da tenossinovite estenosante, causada por uma inflamação no tendão responsável por dobrá-lo. Como resultado, a pessoa não consegue estender o dedo.
 
Correio Braziliense

Brasil tem mais diabéticos do que se pensava, revela estudo

O Brasil possui cerca de 16 milhões de diabéticos, número 34% superior ao divulgado pela ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar), segundo estudo realizado pela Dapx – consultoria em inteligência de mercado voltada para Saúde
 
Sob uma nova metodologia, as informações de pacientes saíram dos bancos de dados exclusivos da companhia, envolvendo informações dos sistemas de saúde privado, público e consumo em farmácias no período de 2008 a 2013.
 
A metodologia levou em conta os índices de riscos (médio, alto e muito alto), segundo o IBGE, sobre pacientes que possuem o diagnóstico de Diabetes Mellitus e também são portadores de Hipertensão Arterial, uma das principais doenças associadas ao diabetes.
 
De acordo com a ANS existem 12 milhões de diabéticos no Brasil (Dados de 2013 do IBGE*), enquanto a Dapx registrou 16 milhões de portadores da doença.
 
No mundo
O trabalho foi publicado durante evento nacional da Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD), no Rio de Janeiro, e evento internacional, promovido pelo Instituto de Ciências Biomédicas Alberto Salazar, da Universidade do Porto, de Portugal, ambos no final de 2014.
 
A empresa afirma ter se dedicado ao diabetes por ser uma doença que demanda muita atenção do Governo e da indústria farmacêutica. Para a consultoria americana Kantar Health, em 2035, 1 em cada 10 mil habitantes será diabético no mundo.
 
Saúde Web

Humor: Dengue! Só se fala nisso!

Polícia divulga imagens de enfermeira que furtava pacientes; veja o vídeo

Funcionária atuava no cargo há cinco anos e foi demitida do hospital. Clientes eram furtados enquanto faziam exames de endoscopia



A Polícia Civil divulgou, nesta quarta-feira (11), as imagens dos furtos cometidos por uma enfermeira em um hospital em Curitiba. As imagens mostram a funcionária revirando a bolsa e a carteira dos pacientes enquanto eles faziam o exame de endoscopia. A maioria das vítimas era de mulheres, que eram furtadas quando estavam sob o efeito dos anestésicos, segundo a Polícia Civil. O nome do hospital não foi divulgado.
 
"Ela examinava o interior das bolsas, verificava as importâncias em dinheiro que estavam ali dentro e pegava um percentual pequeno, obviamente para que a vítima não percebesse e não viesse a delatá-la", explicou o delegado da Delegacia de Furtos e Roubos Osmar Dechiche.
 
A enfermeira foi presa na sexta-feira (6) e demitida do hospital. Ela estava no cargo há cinco anos. A desconfiança por parte da direção do hospital, conforme os policiais, começou após diversas reclamações de pacientes, acerca do desaparecimento dos bens. Contudo, o furto só foi comprovado após a instalação de câmeras de segurança.
 
As câmeras de segurança já tinham sido instaladas antes disso para investigar o sumiço de um equipamento do hospital. "Na realidade estávamos a procura da autoria de um outro crime - de uma máquina de ultrassonografia. E tivemos essa surpresa de ver essa senhora, que já tinha uma confiança considerável da diretoria, furtando os pacientes", acrescentou o delegado. Conforme a polícia, a enfermeira também é suspeita do roubo do equipamento.
 
Também de acordo com a Polícia Civil, a enfermeira confessou a culpa em depoimento. Ela disse que cometeu os crimes porque estava com dificuldades financeiras. A mulher foi presa e chegou a ser encaminhada ao Centro de Triagem Feminino. No domingo (8), ela foi solta e responde em liberdade pelo crime de furto qualificado com prática reiterada.

Assista ao vídeo:
http://g1.globo.com/pr/parana/noticia/2015/03/policia-divulga-imagens-de-enfermeira-que-furtava-pacientes-veja-o-video.html
 
G1

Prefeitura de Colombo - PR realiza processo seletivo

A Prefeitura de Colombo, no estado do Paraná, publicou edital de processo seletivo 001/2015, com a finalidade de ocupar 131 vagas temporárias em cargos de Agente Comunitário de Saúde e Agente de Combate às Endemias. Do total de vagas, 5% serão reservadas às pessoas com deficiência e 10% para afrodescendentes.

As funções exigem ensino fundamental e os Agentes de Saúde deverão ainda residir na área onde irão atuar. O salário das funções é de R$ 1.014,00 por regime de trabalho de 40 horas semanais.

As inscrições serão realizadas no período de 12 de março a 01 de abril de 2015 pela internet através do site www.colombo.pr.gov.br/pspp2015, ou de segunda a sexta-feira das 08h às 12h e das 13h às 17h, no saguão do Park Shopping Colombo (Alto Maracanã) Rua Durval Ceccon, 664 - Jd. Nossa Senhora de Fátima, Colombo, PR e no 3º andar da Secretaria Municipal de Saúde, Rua XV de Novembro, 213 - Centro, Colombo, PR. O valor da taxa de inscrição será de R$ 20,00.

O certame terá aplicação de provas objetivas e teste de aptidão física. A prova objetiva será realizada provavelmente no dia 19 de abril de 2015, no município de Colombo, em local e horário a serem definidos e publicados na homologação das inscrições que será divulgada a partir do dia 08 de abril no Diário Oficial do Município de Colombo e no site oficial www.colombo.pr.gov.br.

O gabarito oficial será divulgado a partir do dia 29 de abril de 2015.

O edital completo foi divulgado por meio do Diário Oficial dos Municípios do Paraná do dia 09 de março, entre as páginas 79 e 91.

Concurso Prefeitura de Santa Bárbara do Sul - RS

A Prefeitura de Santa Bárbara do Sul, no estado do Rio Grande do Sul, por meio da Secretaria de Administração, lançou edital n° 001/2015 de concurso público, com a execução técnico-administrativa da empresa Objetiva Concursos Ltda. Serão distribuídas 42 vagas, mais cadastro de reserva, para profissionais de todos os níveis escolares, por salários de até R$ 10.761,14 em carga horária de 15 a 40 horas semanais.

As chances são para os cargos de Agente Administrativo, Agente Comunitário de Saúde, Agente de Combate a Endemias, Analista de Controle Interno, Arquiteto, Assessor Financeiro da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto, Auxiliar de Odontólogo, Carpinteiro, Contador, Coordenador dos Conselhos Municipais,Eletricista, Engenheiro Agrônomo, Engenheiro Civil, Fiscal de Obras e Posturas, Fisioterapeuta, Fonoaudiólogo e demais cargos.

As inscrições via internet poderão ser realizadas até às 23h59min do dia 24 de março de 2015, pelo site www.objetivas.com.br. As taxas variam de R$ 80,00 a R$ 120,00 de acordo com a função escolhida.
 
Caso o candidato não possua acesso à internet, será disponibilizado computador para acesso, no horário das 07h às 13h, até o dia 24 de março de 2015, de segunda à sexta-feira, em dias úteis, na Prefeitura Municipal de Santa Bárbara do Sul, sito à Avenida Eduardo de Brito, 101 - Bairro Cerutti.

A prova objetiva, para todos os cargos, será aplicada provavelmente em 10 de maio de 2015, em local e horário a serem divulgados quando da homologação das inscrições.

O concurso terá validade por 2 anos a partir da data de homologação dos resultados, prorrogável por mais 2 (dois) anos, a critério da Prefeitura Municipal.

Prefeitura de Fernão - SP realiza processo seletivo

Foi divulgado edital nº 001/2015 para realização do processo seletivo da Prefeitura de Fernão, no estado de São Paulo. São ofertadas cinco vagas para os cargos de níveis fundamental e superior. Os vencimentos são de até R$ 2.146,37, em carga horária de 21 a 40 horas semanais, e o certame será realizado através da empresa Cemat Assessoria Administrativa Ltda.
 
As oportunidades são para as funções de Agente Comunitário de Saúde – ACS, Enfermeiro, Professor Auxiliar, Professor de Educação Básica II (Peb II) Arte e Professor de Educação Infantil.
 
As inscrições deverão ser efetuadas até o dia 13 de março de 2015, através da internet no sítio eletrônico da Cemat (www.cematconcurso.com.br). As taxas variam de R$ 45,00 para cargo de nível fundamental e R$ 55,00 para profissionais de nível superior.
 
Àquelas pessoas que não tiverem acesso particular a rede mundial de computadores (internet) poderão utilizar o Acessa São Paulo, nos dias e horários de expediente, localizado à Rua João Alves Mira, nº 234, Centro, na cidade de Fernão-SP.
 
As provas serão aplicadas na cidade de Fernão-SP, na EMEIEF “Profª Maria do Carmo da Silva Julião”, localizada à Rua José Bonifácio, nº 111, Centro, na data prevista de 22 de março de 2015 (domingo), no horário com início às 8h30min, Exceto para a função de Professor Auxiliar que será no horário com início às 13h00 (treze horas), no mesmo local e data.
 
O processo seletivo terá validade de 6 meses, contados da data de sua homologação, podendo ser prorrogado por igual período, se o interesse público assim o exigir.

Concurso Prefeitura de Itaju - SP

A Prefeitura de Itaju, no Estado de São Paulo, através da empresa Dux Concursos, divulgou o edital nº 001/2015 de concurso público. O objetivo é a contratação de 22 profissionais de ensino fundamental, médio e superior, além de cadastro de reserva. A remuneração vai de R$ 859,59 a R$ 4.368,57, em carga horária de 30, 36 ou 40 horas semanais, de acordo com o cargo pretendido.
 
As oportunidades são para candidatos de ensino fundamental, médio e superior nos cargos de Agente administrativo, Agente de Convênios, Agente de Epidemiológico, Ajudante Geral (pesados), Ajudante Geral, Auxiliar de Enfermagem, Assistente Social, Cozinheira, Dentista PSF, Leiturista, Monitor, Motorista, PEB I Professor de Educação Básica I, Professor de Educação Infantil e Vigia.
 
A inscrição será aceita através do site www.duxconcursos.com.br até o dia 27 de março de 2015. O valor da taxa de inscrição varia entre R$ 25,00, R$ 35,00 e R$ 40,00.
 
A prova objetiva está prevista para ser aplicada no dia 19 de abril de 2015, em local e horário a serem informados antecipadamente no site www.duxconcursos.com.br.
 
O gabarito da prova objetiva provavelmente será divulgado no dia seguinte ao de aplicação da referida prova.
 
O Concurso Público terá validade de 01 ano, a contar da publicação da homologação, prorrogável uma única vez, por igual período.

EBSERH abre concurso público para três hospitais

A Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), vinculada ao Ministério da Educação (MEC), publicou os editais de realização de concurso público para o provimento de vagas nos seguintes hospitais: Hospital Universitário da Universidade Federal de Juiz de Fora (HU-UFJF), Hospital Escola da Universidade Federal de Pelotas (HE-UFPel) e Hospital Escola da Universidade Federal de São Carlos (HE-UFSCar). A organização dos certames está por conta do Instituto AOCP.
 
Vagas HE - UFPel
O edital 02/2015 do HE-UFPel direciona 160 vagas para profissionais Médicos de diversas especialidades, os quais, se convocados, atuarão em regime de 24 horas semanais de plantão.
 
O edital 03/2015 prevê o preenchimento de 577 vagas da área assistencial do HE-UFPel, nos cargos de: Assistente Social, Biólogo, Biomédico, Cirurgião Dentista, Enfermeiro, Farmacêutico, Físico, Fisioterapeuta, Fonoaudiólogo, Nutricionista, Pedagogo, Profissional de Educação Física, Psicólogo, Tecnólogo em Radiologia/ Radioterapia, Terapeuta Ocupacional, Técnico em Análises Clínicas, Técnico em Enfermagem, Técnico em Farmácia, Técnico em Óptica, Técnico em Radiologia/Radioterapia e Técnico em Saúde Bucal.
 
O edital 04/2015 destina 109 vagas para profissionais administrativa do HE-UFPel, em cargos como: Advogado, Analista Administrativo (diversas formações), Analista de Tecnologia da Informação, Engenheiro (diversas especialidades), Assistente Administrativo, Técnico em Contabilidade, Técnico em Informática e Técnico em Segurança do Trabalho. O salário pode chegar a R$ 8.252,10.
 
Vagas HE - UFSCar
Os editais 02, 03 e 04/2015 do HE-UFSCar estabelecem o preenchimento de 288 vagas distribuídas entre as áreas Médica, Assistencial e Administrativa.
 
Vagas HU - UFJF
Sob os números 02, 03 e 04/2015, os editais do concurso para o Hospital Universitário da Universidade Federal de Juiz de Fora (HU-UFJF) também prevêm o preenchimento de vagas para as áreas Assistencial (818), Administrativa (129) e Médica (285).
 
A faixa salarial para os cargos oferecidos pode variar de R$ 1.730,25 a R$ 8.252,10. Todos os editais contemplam a reserva de vagas para candidatos negros e candidatos com deficiência.
 
Inscrições
As inscrições para o concurso do HE-UFPel poderão ser feitas no sítio da organizadora (www.institutoaocp.org.br) até o dia 16 de abril de 2015. Os interessados também poderão se inscrever no Posto de Inscrição Presencial, que fica na Associação Comercial de Pelotas - Rua Sete de Setembro, 274 - Sala 102 – Centro - CEP 96015-300.
 
As inscrições para o concurso do HU-UFJF prosseguem abertas até o dia 29 de abril de 2015, no site do Instituto AOCP e também no Posto de Inscrição Presencial: Escola Estadual Duque de Caxias - Avenida Barão do Rio Branco, 3310 – Bairro Passos - CEP 36025-020.
 
Por fim, para participar do concurso do HE-UFSCar, é necessário acessar o site da organizadora até 09 de abril de 2015, ou se dirigir ao Posto de Inscrição Presencial, na UNOPAR - Pólo São Carlos – Av. São Carlos, 359 – Centro – CEP 13570- 660.
 
As taxas variam de R$ 60,00 a R$ 120,00, a depender do nível de escolaridade exigido pelo cargo.
 
Provas
As provas objetivas serão aplicadas em datas e locais diferentes, de acordo com o concurso: para os cargos do HE - UFPel a aplicação está

prevista para o dia 17 de maio, no Estado do Rio Grande do Sul; para o HE - UFSCar serão aplicadas em 10 de maio, na cidade de São Carlos, São Paulo; e para o HU - UFJF, as provas serão aplicadas no dia 31 de maio de 2015, na cidade de Juiz de Fora, Minas Gerais.
 
Também serão avaliados os títulos e a experiência profissional dos candidatos.
 
Todas as informações detalhadas dos concursos podem ser obtidas por meio da leitura atenta dos respectivos editais, disponíveis no sítio eletrônico www.institutoaocp.org.br

FHEMIG - MG divulga processo seletivo

A Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais (FHEMIG) divulgou a errata nº 04/2015, na qual retifica o prazo de inscrições ao processo seletivo de edital nº 02/2015, destinado ao preenchimento de 109 vagas, mais formação de cadastro de reserva para preenchimento de cargos de engenheiro de segurança do trabalho, farmacêutico hospitalar, fisioterapeuta respiratório, gestor em hotelaria hospitalar, administrador, farmacêutico bioquímico, fisioterapeuta, nutricionista, pedagogo, psicólogo clínico, terapeuta ocupacional reabilitação física, técnico em enfermagem do trabalho, enfermeiro, técnico em contabilidade, técnico em informática, técnico em nutrição, técnico em patologia clinica e técnico em radiologia.

Podem participar interessados com formação de níveis técnico e superior nas respectivas áreas de atuação. A remuneração varia de R$ 943,77 a R$ 4.061,38, em jornadas semanais de 30 e 40 horas.

As inscrições foram prorrogadas até o dia 13 de março de 2015, via endereço eletrônico: www.fhemig.mg.gov.br.

O seletivo será composto por análise curricular e entrevista. A entrega de documentos também foi alterada, desta vez para ocorrer entre os dias 19 e 20 de março de 2015, por sua vez, a entrevista acontecerá em 4 a 22 de maio do mesmo ano. O resultado final homologado é aguardado para o dia 11 de junho de 2015.

A validade do processo seletivo será de seis meses, contados da data de homologação, podendo ser prorrogado por período semelhante.

Prefeitura de Gaspar - SC realiza processo seletivo

A Prefeitura de Gaspar, no Estado de Santa Catarina, tornou público o edital de processo seletivo nº 005/2015. O objetivo é a contratação temporária de dois profissionais de ensino fundamental completo.
 
As chances são para os cargos de Agente de Combate à Endemias e o salário previsto é de R$ 1.058,54, mais R$ 365,00 de auxílio alimentação mais insalubridade, em carga horária de 40 horas semanais.
 
Os interessados podem se inscrever nos dias 11 e 12 de março de 2015, no departamento de Recursos Humanos da Prefeitura de Gaspar, localizado à Rua Coronel Aristiliano Ramos, 435, Centro, das 08:30 às 11:30 horas e 13:30 às 16:30.
 
Os inscritos serão selecionados através da análise de títulos e horas de cursos de aperfeiçoamento.
 
A lista classificatória dos candidatos constará na ordem decrescente de pontos e será divulgada no Mural da Prefeitura de Gaspar, sito à Rua Coronel Aristiliano Ramos, 435, Centro, e no site www.gaspar.sc.gov.br, prevista para o dia 16 de março de 2015.
 
A validade do processo seletivo será de 01 ano.

FSNH de Novo Hamburgo - RS abre vagas para Médicos

A Fundação de Saúde Pública de Novo Hamburgo - FSNH abre inscrições para processo seletivo simplificado nº 02/2015, através do Edital nº 01/2015, para contratação temporária de profissionais Médicos, sob o regime da CLT. O processo seletivo oferece 24 para profissionais da saúde, por salários de até R$ 13.580,00, mais benefícios.
 
As vagas são para Médico Anestesiologista, Médico - Clinico Geral/Generalista, Médico Emergencista, Médico Pediatria Clínica, Médico Neonatologista, Médico Ginecologia/Obstetrícia (Hospital), Médico Ginecologia/Obstetrícia (UBS), Médico Saúde Coletiva, Médico Ortopedia/Traumatologia e Médico Intensivista Rotineiro.
 
As inscrições serão efetuadas, exclusivamente, pela internet, até o dia 16 de março de 2015, exclusivamente no site: www.fsnh.net.br.
 
O resultado preliminar sairá na data prevista de 17 de março de 2015. Já o resultado final será publicado na data provável de 23 de março de 2015, por meio do site (www.fsnh.net.br).

Esse processo seletivo é válido por um período de 12 meses prorrogável por igual período.

Prefeitura de Campo Alegre - SC abre processo seletivo

No estado de Santa Catarina, a Prefeitura de Campo Alegre, município localizado a cerca de 250 Km ao norte da capital, abriu processo seletivo, através do edital n° 001/2015, sob a responsabilidade da organizadora MGA CONCURSOS. A meta é o provimento de duas vagas imediatas, mais cadastro de reserva, em cargos de todos os níveis de escolaridade.
 
Cargos
Motorista, Atendente de Sala, Agente Operacional, Instrutor de Informática, Agente Comunitário de Saúde, Médico, Agente Administrativo, Auxiliar de Odontologia, Instrutor de Música, Fiscal, Técnico de Enfermagem, Terapeuta Ocupacional, Psicólogo, Odontólogo, Nutricionista, Fonoaudiólogo, Fisioterapeuta, Farmacêutico, Engenheiro (Civil e Agrônomo), Enfermeiro, Contador e Assistente Social.
 
Os vencimentos são de R$ 6.233,52 em regime de trabalho de 20 a 40 horas semanais.
 
Inscrições e provas
As inscrições serão efetuadas única e exclusivamente pela internet, no site www.mgaconcursospublicos.com.br, até o dia 20 de março de 2015.
 
A taxa de inscrição é de:
Nível fundamental: R$ 20,00 e 30,00;
Nível médio: R$ 40,00;
Nível superior: R$ 60,00.

A seleção será constituída de provas objetivas e práticas.
 
A prova objetiva está prevista para ser aplicada provavelmente em 11 abril de 2015, das 15h às 18h, em locais que serão oportunamente divulgados. Já as provas práticas serão aplicadas em data e local a ser definido em edital de convocação.

O gabarito das provas objetivas estará disponível para consulta no site www.mgaconcursospublicos.com.br, no dia subsequente à realização da prova.

A validade do processo seletivo será de dois anos, prorrogáveis por igual período conforme interesse da  administração.
 
O edital encontra-se disponível no Diário Oficial dos Municípios do dia 9 de março de 2015.

Concurso Prefeitura de Treviso - SC tem inscrições reabertas

A Prefeitura de Treviso, no estado de Santa Catarina, reabriu as inscrições do concurso público de edital n° 001/2014, destinado ao provimento de 50 vagas de trabalho, em cargos de níveis fundamental, médio e superior. A remuneração varia entre R$ 871,00 e R$ 4.434,12.

Cargos
As chances são para as funções de Agente Administrativo; Agente de Licitações; Agente de Pessoal; Agente Operacional de Serviços Diversos Externos; Agente Operacional de Serviços Diversos Internos; Arquiteto; Assistente Social; Auxiliar de Saúde Bucal; Auxiliar Administrativo; Auxiliar de Contabilidade; Auxiliar de Vigilância Sanitária e Ambiental; Dentista; Enfermeiro; Farmacêutico; Fiscal de Obras, Postura e Tributos; Fisioterapeuta; Motorista I; Nutricionista; Operador de Máquinas Pesadas; Orientador Pedagógico; Professor - Artes; Professor - Educação Física; Professor - Ensino Fundamental; Professor de Educação Infantil; Recepcionista; Técnico em Enfermagem; Telefonista; Veterinário e Vigilante.

Inscrições
As inscrições foram prorrogadas de 12 a 27 de março de 2015, podendo ser feitas no Setor de Arrecadação, sede oficial da Prefeitura Municipal de Treviso (Paço Municipal Delyrio Egidio Ubialli), situada na Rua José Piacentini, s/nº, Bairro Centro ou por correspondência.

Taxas
Ensino fundamental incompleto - R$ 50,00;
Ensino fundamental completo - R$ 50,00;
Ensino médio completo - R$ 75,00;
Ensino superior completo - R$ 100,00.

Provas
A prova escrita, com duração máxima de três horas e trinta minutos, será realizada provavelmente no dia 12 de abril de 2015.

Validade
O concurso público, para todos os efeitos, tem validade de um ano, podendo ser prorrogado por igual período, a critério da Prefeitura Municipal de Treviso (SC).

Prefeitura de São Carlos - SC abre vagas de estágio

Encerra no dia 15 de março de 2015, o prazo para inscrição ao processo seletivo da Prefeitura catarinense de São Carlos. O seletivo é realizado pelo Instituto Oeste de Planejamento & Consultoria LTDA (IOPLAN).

O edital nº 001/2015 visa formar cadastro de reserva de estagiários de níveis médio e superior nas áreas de farmácia, psicologia, odontologia, técnico em enfermagem, direito, administração, contador, agronomia, engenharia civil e educação. Aos aprovados será concedida bolsa-auxilio no valor de R$ 513,60, mais auxilio transporte de R$ 128,00 mensais, em cumprimento a jornada semanal de 30 horas.

As inscrições são efetuadas via endereço eletrônico: www.ioplan.com.br, com taxa de R$ 30,00.

Será aplicada prova objetiva na data estimada de 21 de março de 2015, com início as 9h00, na Universidade do Norte do Paraná (UNOPAR), situada na Rua do Comércio nº 300, Centro. Provavelmente o gabarito será publicado no dia seguinte a realização da prova.

Todas as informações referentes ao seletivo serão afixadas no mural da Prefeitura e também divulgadas no site da organizadora.

O prazo de validade do processo seletivo será de um ano, a partir da data de sua homologação, podendo, conforme interesse do Departamento de Gestão de Pessoas, ser prorrogado por igual período.

Concurso Prefeitura de Érico Cardoso - BA

A Prefeitura de Érico Cardoso, no estado da Bahia, publicou o edital nº 018/2015 de concurso público, cuja execução ficará a cargo da empresa S&R Concursos e Pesquisas. De acordo com a publicação, o salário vai de R$ 724,00 a R$ 8.000,00, em carga horária de 20 horas semanais.
 
São oferecidas 87 vagas para candidatos de níveis fundamental, médio e superior, nos cargos de Médico, Fisioterapeuta, Farmacêutico - Bioquímico, Médico Veterinário, Odontólogo, Técnico em Enfermagem, Enfermeiro, Digitador, Assistente Social, Guarda Municipal, Procurador Jurídico, Engenheiro Civil, Biólogo, Fiscal de Tributos, Supervisor de Veículo, Psicólogo, Nutricionista, Fonoaudiólogo, Educador Físico, Psicopedagogo, Secretário Escolar, Professores, Auxiliar de Serviços Gerais, Merendeira, Pedagogo e Agente Administrativo.
 
As inscrições foram prorrogadas e serão aceitas até o dia 24 de março de 2015, através do site: www.srconcursosepesquisas.com.br.
 
O valor da taxa de inscrição varia entre R$ 40,00, R$ 50,00, R$ 70,00 e R$ 80,00.
 
Haverá prova objetiva para todos os cargos, além de análise de títulos para alguns cargos.

As provas estão previstas para serem aplicadas no dia 10 de maio de 2015, em locais e horário a serem divulgados através de edital publicado no quadro de informações desta Prefeitura e no site: www.srconcursosepesquisas.com.br.
 
O gabarito oficial provavelmente será divulgado no dia seguinte ao de aplicação das provas.
 
O prazo de validade do concurso será de 02 anos, contados da data de sua homologação, podendo antes de esgotado, ser prorrogado uma única vez, por igual período.

Prefeitura de Icatu - MA promove concurso público

Já estão abertas as inscrições ao concurso público da Prefeitura de Icatu, no Maranhão. Sob o edital nº 001/2015, foram disponibilizadas 201 vagas para profissionais de todos os níveis de escolaridade.
 
As chances são para os cargos de agente operacional de serviços gerais, vigia, motorista, agente administrativo, professores em diversas áreas, nutricionista, agente de trânsito, químico, técnico em enfermagem, educador físico, enfermeiro, farmacêutico, fisioterapeuta, fonoaudiólogo, médico clínico geral, psicólogo, odontólogo, terapeuta ocupacional e técnico agrícola. A remuneração varia de R$ 788,00 a R$ 2.300,00, em jornadas de 20 e 40 horas.
 
As inscrições podem ser efetuadas até o dia 10 de abril de 2015, via endereço eletrônico: www.olavobilac-ma.com.br ou na banca local, situada à Rua Coronel Cortes Maciel, s/n, Centro, das 8h30 às 18h00, do dia 9 de abril, mediante pagamento de taxa de R$ 40,00 a R$ 80,00.
 
Como critério de avaliação, será realizada prova objetiva, programada para ser aplicada no dia 24 de maio de 2015, às 8h30 e análise de títulos, prevista para ocorrer do dia 8 ao dia 13 de julho de 2015.
 
Estima-se que o gabarito seja disponibilizado no dia 26 de maio e que a homologação final aconteça no dia 14 de agosto, ambos de 2015.
 
Regido pelo Instituto Olavo Bilac (IOB), o concurso público será válido por um ano, a partir da data de sua homologação, podendo ser prorrogado por igual período, a critério da Administração Pública.

Prefeitura de Araújos – MG lança edital de processo seletivo

A Prefeitura de Araújos, no estado de Minas Gerais, lançou  por meio do Diário Oficial dos Municípios Mineiros (10 de março de 2015. Edição 1451), o extrato do edital nº. 004/2015 para a realização de processo seletivo, tendo como objetivo à formação de cadastro reserva para o cargo de agente comunitário de saúde.
 
As inscrições serão efetuadas do dia 11 a 13 de março de 2015, das 12h às 17h, na sede da Prefeitura de Araújos, situada na Avenida Primeiro de Janeiro, nº 1748, Centro.
 
Maiores informações pelo telefone: (37) 3288-3000, no horário das 12h às 17h.

Concurso Prefeitura de Santa Maria do Herval - RS

A Prefeitura de Santa Maria do Herval, interior do Estado do Rio Grande do Sul, publicou o edital nº 001/2015 de concurso público, visando suprir vagas em cargos de ensino fundamental, médio e superior. O salário previsto vai de R$ 871,00 a R$ 2.123,00, e a carga horária a ser desempenhada é varia entre 20, 30 e 40 horas semanais.
 
São oferecidas 12 vagas imediatas, além de cadastro de reserva, nos cargos de Agente Comunitário de Saúde, Assistente Administrativo, Odontólogo, Operador de Máquinas, Operário e Professor de Educação Infantil.
 
As inscrições serão aceitas até o dia 29 de março de 2015, através do site www.objetivas.com.br.
 
O valor da taxa de inscrição para cargos de ensino superior é de R$ 74,69, cargos de ensino médio R$ 62,21 e cargos de ensino fundamental R$ 49,78.
 
Os candidatos serão avaliados através de prova objetiva, além de provas prática e de títulos para alguns cargos.
 
A prova objetiva está prevista para ser aplicada no dia 24 de maio de 2015, sendo que o local e horário serão divulgados a partir da homologação das inscrições.
 
O Concurso terá validade por 02 anos, a partir da data de homologação dos resultados, prorrogável por mais 02 anos, a critério do Município de Santa Maria do Herval.

Vagas de estágio no Tribunal de Justiça de Goiás

O Tribunal de Justiça de Goiás (TJ/GO), através do Centro de Integração Empresa Escola - CIEE, publicou o edital n° 01/2015 de processo seletivo, objetivando o preenchimento de 260 estagiários de nível superior, além do credenciamento dos demais classificados. As oportunidades estão disponíveis em mais de 120 municípios goianos.

A remuneração é de R$ 722,00, acrescida ainda de R$ 118,80 referente ao valor do Auxílio Transporte. O regime de estágio é de 25 horas semanais. Já para estudantes portadores de deficiência, o estágio será de 20 horas semanais, distribuídas em 4 horas diárias.

Para concorrer, os interessados devem estar devidamente matriculados nos cursos de Administração, Arquitetura, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Direito, Design Gráfico, Enfermagem, Engenharia Ambiental/ Gestão Ambiental, Engenharia Civil, Engenharia Elétrica, Fisioterapia, História, Informática, Jornalismo, Pedagogia, Publicidade, Psicologia, Serviço Social e Telecomunicações.

Para realizar as inscrições, os interessados devem atentar-se para o período de matricula exigido em cada área, já que alunos de Jornalismo e Enfermagem devem estar no sexto semestre ou terceiro ano; Direito e Psicologia no quinto semestre ou terceiro ano; e dos demais cursos, a partir do terceiro semestre ou segundo ano.

As inscrições foram prorrogadas e devem ser efetuadas até o dia 23 de março de 2015, pelo site www.ciee.org.br. Nessa etapa o aluno deve indicar em qual comarca concorrerá.

Os inscritos serão submetidos à prova objetiva, prevista para ser aplicada em 26 de abril de 2015, das 14h às 17h. No teste constarão 10 questões de Língua Portuguesa, 5 de Noções de Informática, 5 de Atualidades e 10 de Conhecimentos Específicos. O candidato deverá acessar o sitio do CIEE – www.ciee.org.br, no período de 23 a 26 de abril de 2015, para verificar o local da realização da prova.

O processo seletivo será válido por um ano, podendo ser prorrogado por igual período.

Prefeitura de Irará - BA lança edital de processo seletivo

A Prefeitura de Irará, no estado da Bahia, através da SEPROD - Serviço de Processamento de Dados, abriu edital n° 01/2015 de processo seletivo buscando contratar 123 servidores temporários em cargos de todos os níveis de escolaridade. As remunerações variam entre R$ 788,00 e R$ 6.000,00.

Cargos
- Nível fundamental: Zelador;

- Nível médio: Agente de Endemias, Atendente, Auxiliar de Consultório Dentário, Auxiliar de Disciplina, Auxiliar de Secretaria, Bibliotecário, Digitador/Cadastrador, Instrutor de Informática, Motorista, Oficineiro de Artes, Orientador de Programas Sociais, Porteiro/Vigia, Técnico de Enfermagem e Técnico de Laboratório;

- Nível superior: Assistente Social, Educador Físico, Enfermeiro, Fisioterapeuta, Fonoaudiólogo, Intérprete de Libras, Médicos de várias áreas, Nutricionista, Odontólogo, Professor Eja, Professor de Educação Física, Professor de Educação Infantil, Professor de Inglês, Professor de Matemática, Professor de Séries Inicias, Psicólogo e Terapeuta Ocupacional.

Inscrições e Taxas
As inscrições deverão ser realizadas entre os dias 12 e 25 de março de 2015, pela internet, através do site www.seprod.com.br. As taxas variam entre R$ 40,00 e R$ 80,00.

Provas
As provas objetivas serão realizadas provavelmente no dia 26 de abril de 2015, nos locais que serão divulgados no dia 14 de abril. O gabarito preliminar sairá no dia 28 de abril de 2015.

Validade
O processo seletivo será válido por um ano e poderá ser prorrogado por mais um ano.

Concurso Prefeitura de Vargem Bonita - SC

A Prefeitura de Vargem Bonita, no estado de Santa Catarina, divulgou o edital n° 01/2015 de concurso público, com a finalidade de preencher vagas de ensino fundamental, médio e superior. Os salários varia de R$ 862,41 a R$ 1.140,62, em carga horária de até 40 horas semanais.
 
São oferecidas três oportunidades, além de cadastro de reserva, nos cargos de Auxiliar de Enfermagem, Motorista, Operador Máquinas Pesadas, Operador de Trator Agrícola, Professor de Inglês e Servente.
 
As inscrições serão aceitas até as 16h do dia 08 de abril de 2015, através do site www.aprendersc.com.br.
 
O valor da taxa de inscrição para cargos de ensino superior é de R$ 70,00, cargos de ensino médio e técnico R$ 50,00 e alfabetizado R$ 30,00.
 
Todos os inscritos serão submetidos a prova objetiva, haverá também prova prática para alguns cargos.
 
As provas serão realizadas na EM Ângelo Anzolin, sito à Av. José Lorenzatto, nº 1316, na cidade de Vargem Bonita – SC, provavelmente no dia 19 de abril de 2015, em horários a serem informados no site www.aprendersc.com.br.
 
O Gabarito provisório referente a prova objetiva será divulgado no primeiro dia após a realização da prova no Mural da Municipalidade, e no site www.aprendersc.com.br.
 
O prazo de validade do concurso público será de 2 anos, prorrogável uma vez por igual período, a critério da Prefeitura Municipal de Vargem Bonita.

Concurso Prefeitura de Ibema - PR

A Prefeitura de Ibema, no Estado do Paraná, através do Instituto Brasil, divulgou o edital nº 01/2015 de concurso público. O objetivo é preencher sete vagas em cargos de ensino fundamental, médio e superior. A remuneração vai de R$ 808,47 a R$ 8.955,35, em carga horária de 20 e 40 horas semanais.
 
As oportunidades são para os cargos de Atendente de Consultório Dentário, Borracheiro, Médico Clínico Geral e Médico Ginecologista/Obstetra.
 
As inscrições podem ser feitas a partir das 8h do dia 11 de março até as 23h59min do dia 09 de abril de 2015, no endereço eletrônico www.institutobrasil.net.br.
 
O valor da taxa de inscrição para cargos de até ensino fundamental é de R$ 40,00, cargos de ensino médio R$ 70,00 e cargos de ensino superior R$ 120,00.
 
A prova objetiva está prevista para ser aplicada no dia 26 de abril de 2015. Os horários e locais serão divulgados no edital de homologação das inscrições.
 
O gabarito preliminar provavelmente será divulgado a partir das 20 horas do mesmo dia de aplicação da referida prova no site www.institutobrasil.net.br.
 
O prazo de validade do concurso público será de 02 anos, a contar da data de publicação do resultado final, prorrogável uma vez, por igual período, a critério do Poder Executivo Municipal.

Prefeitura de Ibema - PR realiza concurso público

A Prefeitura de Ibema, no Estado do Paraná, divulgou o edital nº 01/2015 de concurso público, modalidade emprego público, com o objetivo de contratar um profissional de ensino superior.
 
A chance é para o cargo de Médico PSF, segundo o edital o salário será de R$ 10.013,28, em carga horária de 40 horas semanais.
 
As inscrições podem ser feitas a partir das 8h do dia 11 de março até as 23h59min do dia 09 de abril de 2015, no endereço eletrônico www.institutobrasil.net.br.
 
O valor da taxa de inscrição será de R$ 120,00.
 
A prova objetiva está prevista para ser aplicada no dia 26 de abril de 2015. Os horários e locais serão divulgados no edital de homologação das inscrições.
 
O gabarito preliminar provavelmente será divulgado a partir das 20 horas do mesmo dia de aplicação da referida prova no site www.institutobrasil.net.br.
 
O prazo de validade do concurso público será de 02 anos, a contar da data de publicação do resultado final, prorrogável uma vez, por igual período, a critério do Poder Executivo Municipal.

Prefeitura de Itapoá - SC realiza processo seletivo

No estado de Santa Catarina, a Prefeitura de Itapoá, abriu edital n° 016/2015 de processo seletivo, com a finalidade de ocupar uma vaga para a função de agente comunitário de saúde (nível Fundamental), para a localidade de Barra o Saí.
 
O aprovado receberá salário de R$ 1.014,00 e para exercer jornadas semanais de trabalho de 40h.
 
As inscrições serão realizadas entre os dias 19 e 20 de março de 2015 no Setor de Protocolo da Prefeitura Municipal, das 8h às 13h. A taxa é de R$ 12,00 por participante.
 
Este certame consiste de uma prova objetiva, de caráter eliminatório e classificatório, prevista para o dia 29 de março de 2015, em locais e horários a serem divulgados até o dia 24 de março de 2015, por meio do site www.itapoa.sc.gov.br.
 
A divulgação da classificação será no dia 31 de março de 2015, a partir das 10:00 horas, através do Paço Municipal da Prefeitura de Itapoá. Já a classificação final do processo seletivo sairá na data prevista de 07 de abril de 2015.

Perda de memória nem sempre faz parte só do envelhecimento

Há 10 sinais importantes que devem ser observados

A doença de Alzheimer ainda não tem cura e se agrava ao longo do tempo, mas pode e deve ser tratada. Quase todas as pessoas diagnosticadas são idosas, mas podem ocorrer casos precoces. Como acontece no filme Para sempre Alice, que trouxe de volta a discussão a respeito do assunto, pois trata de um tipo raro da doença que acomete a personagem aos 50 anos. 
 
A doença se apresenta como demência, ou perda de funções cognitivas causadas pela morte de células cerebrais. Quando diagnosticada no inicio, é possível retardar o seu avanço e ter mais controle sobre os sintomas, garantindo melhor qualidade de vida ao paciente e à família.

Ao contrário do que muitas pessoas pensam, perder a memória e ficar confuso não faz parte do envelhecimento. Há 10 sinais importantes que devem ser observados, pois podem indicar que algo mais grave está ocorrendo. São eles: perda de memória, dificuldade de execução de tarefas conhecidas, problemas com a linguagem, desorientação no tempo e no espaço, perda de crítica, problemas com pensamento abstrato, perda de objetos, mudança no humor e no comportamento, mudanças na personalidade e perda de iniciativa. Qualquer um desses sintomas merece ser investigado por médicos.
Guia da Pharmacia

Anvisa divulga acesso à legislação sanitária

Banco de informações sobre regulamentos está disponível no portal da Agência
 
A sociedade já pode acessar informações completas sobre os atos normativos publicados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) desde a sua criação. A Agência apresentou na última quinta-feira (05/03) um banco de informações sobre os regulamentos normativos editados em 16 anos de história.
 
A ferramenta é um guia fundamental para qualquer interessado em pesquisar ou consultar a regulação sanitária no nível federal. A iniciativa faz parte do trabalho da Anvisa para garantir a divulgação da legislação sanitária de forma fácil, rápida e eficaz.
 
Para consultar os regulamentos, visite a página de Legislação Sanitária no portal da Anvisa. Caso sejam identificadas necessidades de ajustes, inclusões ou exclusões, basta entrar em contato pelo e-mail coges.legis@anvisa.gov.br.
 
ANVISA / Guia da Pharmacia

Apple anuncia “Research Kit”, nova plataforma destinada às pesquisas médicas

Apple anuncia “Research Kit”, nova plataforma destinada às pesquisas médicasO sistema é focado em doenças como a asma, o diabetes, o mal de Parkinson, assim como problemas cardiovasculares e o câncer mama
 
Cinco aplicativos, cada um correspondente a uma das patologias, já estarão disponíveis hoje, nos Estados Unidos.
 
A Apple anunciou nesta segunda-feira durante uma apresentação em San Francisco, nos Estados Unidos, o lançamento do “Research Kit”, uma plataforma de aplicativos de código aberto que usuários de iPhone poderão utilizar para contribuir com as pesquisas médicas.
 
O sistema é focado em doenças como a asma, o diabetes, o mal de Parkinson, assim como problemas cardiovasculares e o câncer mama. Cinco aplicativos, cada um correspondente a uma das patologias, já estarão disponíveis hoje.
 
A Apple confia que a nova plataforma ajudará a reunir informações de pacientes de todo o mundo e que esses dados vão contribuir para a busca de soluções médicas para doenças.
 
“O maior impacto que o iPhone pode ter é no campo da pesquisa médica”, afirmou o executivo-chefe da Apple, Tim Cook, durante a apresentação no Yerba Buena Center, em San Francisco.
 
O evento, convocado para apresentar o mundo o Apple Watch, o primeiro relógio inteligente da empresa, ocorre em um momento especial. No mês passado, a Apple se tornou a primeira companhia da história a ultrapassar os US$ 700 bilhões em valor de mercado.
 
Apple ultrapassou os US$ 600 bilhões na bolsa em agosto de 2012, após ter alcançado a marca de US$ 600 bilhões em fevereiro do mesmo anos. Os economistas acreditam ainda em novas altas.
 
Katy Huberty, analista do banco de investimento Morgan Stanley, prevê que a empresa de Cupertino pode terminar o ano valendo cerca de US$ 930 bilhões. Para ela, a companhia tem a melhor plataforma tecnológica do mercado e uma clientela leal disposta a pagar mais pelos seus produtos.
 
EFE Saúde

Cientistas acham 15 novas mutações que aumentam risco de ter câncer de mama

Foto: EPA/MATTHEW FEARN
Foto: EPA/Matthew Fearn
A pesquisa eleva a 90 a quantidade de “hot-spots” (pontos quentes) do DNA humano nos quais a variação do código genético está ligada ao desenvolvimento da doença
 
Cientistas britânicos identificaram 15 novos pontos do DNA cuja mutação aumenta o risco de desenvolver câncer de mama, segundo um estudo publicado nesta segunda-feira pela revista “Nature Genetics”.
 
A pesquisa eleva a 90 a quantidade de “hot-spots” (pontos quentes) do DNA humano nos quais a variação do código genético está ligada ao desenvolvimento da doença.
 
Para elaborar o estudo, foram analisados os materiais genéticos de mais de 120 mil mulheres descendentes de europeus, algumas das quais desenvolveram a doença e outras não.
 
Os dados recolhidos permitiram identificar 15 novos polimorfismos de nucleótido simples (SNP, em inglês) -variações de uma só base do DNA-, que disparam o risco de desenvolver esse tipo de câncer.
 
“Estamos nos aproximando de um momento no qual podemos começar a estabelecer qual é o risco herdado de uma mulher de desenvolver câncer de mama a partir de testes para diversas variações genéticas”, disse Montserrat García-Closas, professora do Institute of Câncer Research e co-autora do estudo.
 
A pesquisadora ressaltou que o achado pode facilitar o desenvolvimento de novos testes para avaliar o risco de desenvolver câncer, ao acrescentar uma nova categoria de marcadores sobre os quais fazer os testes.
 
“Cada um desses marcadores individuais tem um pequeno efeito sobre o risco de desenvolver a doença, mas combinando a informação de muitos deles poderíamos identificar com precisão quais mulheres podem desenvolver câncer de mama e implementar estratégias para preveni-lo”, disse García-Closas.
 
O professor da Universidade de Cambridge Doug Easton, que liderou a investigação, afirmou que a descoberta “é um novo passo adiante para montar o quebra-cabeça do câncer de mama”.
 
“Apresenta informações sobre como e por que o risco de desenvolvê-lo pode ser herdado. Os marcadores genéticos que encontramos podem nos ajudar a tomar medidas preventivas nas mulheres que mais necessitam”, afirmou Easton.
 
EFE Saúde

HPV: Butantan recebe registro da vacina por meio de PDP

A Anvisa aprovou o registro da vacina contra o HPV, a vacina papilomavírus humano 6, 11, 16 e 18 (recombinante), do Instituto Butantan
 
A ação é parte da Parceria de Desenvolvimento Produtivo (PDP) firmada entre o laboratório brasileiro e o laboratório Merck Sharpe & Dohme. Com o registro, o Butantan poderá iniciar a fabricação nacional da vacina assim que a transferência da tecnologia avançar.
 
É o primeiro laboratório nacional a obter um registro para esta vacina, que protege contra quatro subtipos do vírus HPV.
 
 A vacina papilomavírus humano 6, 11, 16 e 18 (recombinante) é indicada para a prevenção de câncer do colo do útero, vulvar, vaginal e anal; lesões pré-cancerosas ou displásicas; verrugas genitais e infecções causadas pelo papilomavírus humano (HPV).
 
 As indicações de bula do produto nacional serão as mesmas da vacina da Merck.

Saiba como agir corretamente em situações de emergência

Muitas pessoas não sabem em que situações devemos chamar o SAMU 192, Serviço de Atendimento Móvel de Urgência
 
Por isso, o coordenador geral da Força Nacional do SUS e SAMU, Paulo Abrahao, explica como a população deve agir em situações de emergências. "Através do dígito 192 você tem acesso a esse serviço. O acionamento desse serviço é feito por essa central e nessa central você vai dizer seu nome, o que aconteceu e onde aconteceu, de uma maneira rápida e a partir da classificação do risco que ele vai tomar uma decisão, que pode ser desde uma orientação por telefone até o envio de uma ambulância básica ou avançada para o local".
 
A babá, Regiane Gomes de Carvalho, precisou do SAMU recentemente para socorrer o marido vítima de um acidente vascular cerebral. Ela conta que ficou satisfeita com o atendimento "Quando nós ligamos para o SAMU, o SAMU orientou a gente por telefone o que fazer enquanto ele chegava, Eles perguntaram qual era o sintoma, aí eu expliquei o sintoma dele, o que ele estava fazendo e aí eles falaram para não dar medicamento nenhum. Aí ele chegou, medicou ele, colocaram ele na maca e levamos para o hospital. A gente fica agoniada, não sabe o que fazer, e eles orientando é muito mais fácil. Todas as vezes que eu liguei fui bem atendida. Eles tentam acalmar a gente para que não fique nervosa que é bem pior".
 
O coordenador geral da Força Nacional do SUS e SAMU, Paulo Abrahao, destaca ainda que a Regiane fez bem em não ter socorrido a vítima antes da chegada do SAMU. "Você não deve mexer na vítima. O teu socorro é ligar para o 192, porque se você mexe nela, você pode fazer uma outra sequela mais grave na vítima. Você não sabe o tipo de trauma e lesão interna que essa vítima pode ter, você pode estar agravando essa lesão interna, uma fratura, uma hemorragia".
 
O SAMU possui mais de três mil veículos para atender cerca de 150 milhões de pessoas em todo o país.
 
Agência Saúde

Novo medicamento pode retardar o envelhecimento

Classe de drogas conhecida como senolíticos ainda está  sendo testadas em camundongos e também poderiam aumentar a expectativa de vida saudável
 
Uma equipe de pesquisadores da Cílinica Mayo, Instituto Scripps e outras instituições divulgou ontem o que parece ser um novo tipo de medicamento para retardar o envelhecimento.
 
As drogas, conhecidas como senolíticos, ainda estão sendo testadas em camundongos e também poderiam aumentar a expectativa de vida saudável.
 
A pesquisa foi publicada na revista “Aging Cell”. Poderiam se beneficiar dos senolíticos pessoas com doenças relacionadas ao envelhecimento, uma vez que os protótipos dos agentes das drogas se provaram eficazes no alívio de características associadas a esse fenômeno.
 
De acordo com os cientistas, a descoberta pode atrasar, prevenir ou até reverter doenças crônicas e deficiências. Os senolíticos agem nas células velhas, que pararam de reproduzir, e aceleram esse processo. Assim, um coquetel dos medicamentos dasatinibe (para câncer) e quercetina (anti-histamínico) é mais eficiente nessas células.
 
Além disso, as funções cardiovasculares e a resistência a exercícios aumentou nos animais em que as substâncias foram testadas. As melhorias foram sentidas já com cinco dias do tratamento. 

O Tempo

Tire suas dúvidas sobre a vacina contra o HPV

“A vacina do HPV não causa paralisia
“A vacina do HPV não causa paralisia", afirma médica sobre
reações adversas da vacina
Basta uma dose para estar imunizado? A vacina causa paralisia? Veja dez perguntas e respostas sobre o tema
 
O Ministério da Saúde lançou novamente campanha de vacinação contra o vírus do HPV, causador do câncer de colo de útero, terceiro câncer que mais mata mulheres no Brasil.
 
A vacina é oferecida gratuitamente a meninas de 9 a 11 anos e protege contra os tipos mais letais do vírus. A imunização poderia evitar as cinco mil mortes anuais que acontecem por causa do desenvolvimento desse câncer facilmente prevenido.
 
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) recentemente aprovou a vacina para mulheres até 45 anos. Mas, para essa faixa etária, a imunização não é oferecida gratuitamente.
 
Muitas pessoas, no entanto, ficam receosas quando o assunto é vacinação contra o HPV, por causa de informações sobre o tema disseminadas principalmente na internet. A vacina pode causar paralisia de membros? Posso contrair o vírus por meio da vacina se minha imunidade estiver baixa? Veja essas e outras perguntas respondidas por especialistas na área:
 
1 - A vacina contra o HPV pode causar paralisia?
Logo no início da aplicação da vacina contra o vírus, notícias apontavam que algumas garotas ficaram paralisadas. No entanto, Isabela Ballalai, presidente da Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm), explica que foi provado se tratar de um caso de histeria coletiva.
 
“A vacina não causa paralisia. Milhões de doses já foram aplicadas no mundo todo há mais de 10 anos e não tem havido nenhum caso de evento adverso grave”, tranquiliza a médica.
 
“O que aconteceu em São Paulo foi uma situação de histeria e medo. Tudo foi investigado e a situação que aconteceu foi mesmo de estresse. Já vi uma menina desmaiar com a vacina de hepatite B. Não era por causa da vacina, e sim do estresse”, comenta a médica.
 
A especialista em cânceres ginecológicos e presidente do Grupo Brasileiro de Tumores Ginecológicos, Angélica Nogueira, confirma a informação.
 
“Os casos que aconteceram no Brasil não tinham relação com a vacina. A imunização é segura e evita uma doença muito relevante. Esse mito tende a derrubar um benefício importante. Recomendo intensamente a vacina”, alerta a médica.
 
2 - A vacina pode causar efeitos colaterais? Quais?
Isabela explica que toda vacina pode causar efeitos adversos. “São bem raros, mas acontecem”, diz ela.
 
“A vacina contra HPV pode causar dor no braço e o local da aplicação pode ficar vermelho, inchado e um pouco quente. São eventos adversos esperados e comuns”, diz ela.
 
Segundo a médica, os efeitos colaterais dessa vacina são bem mais fracos do que as de outras imunizações conhecidas e amplamente aceitas pela população, como a vacina contra difteria, coqueluche e tétano, que costuma causar febre.
 
3 - Os riscos dos efeitos colaterais compensam os benefícios que a vacina traz?
As especialistas são unânimes: sim, compensam. “Sem dúvida nenhuma, o risco tende a zero, é mínimo. São eventos adversos leves e o que se quer prevenir são cinco mil mortes por ano e mais 15 mil novos casos de câncer de útero no Brasil, o que mais mata a mulher brasileira”, diz a presidente da Sociedade Brasileira de Imunizações.
 
“Outras vacinas bem mais complicadas são aplicadas na infância e os eventos adversos são tolerados. A vacina do HPV é muito segura e causa pouca reação nas meninas”, diz Isabela.
 
Angélica complementa que, se o câncer de colo de útero não for prevenido, a doença também pode causar infertilidade, alterações no útero, intestino e urina e levar à morte. “No País é comum ser diagnosticada já em estágio avançado”, alerta a ginecologista.
 
4 - Basta uma dose da vacina para estar imunizado?
“Não é isso o que os estudos mostram. Uma dose não é suficiente”, alerta Angélica. “A maioria dos estudos diz que o ideal é tomar três doses”.
 
O Ministério da Saúde oferece a segunda dose após seis meses da primeira e a terceira dose cinco anos depois da segunda aplicação, como forma de reforço.
 
“Tem de tomar no mínimo duas doses”, diz Isabela. “Há dois esquemas de vacinação: para menores de 15 anos, são três doses no intervalo de cinco anos”. Ela explica que o sistema imunológico de garotas abaixo de 15 anos responde melhor do que as mais velhas, fazendo com que o intervalo de cinco anos seja seguro.
 
“Na rede privada, no entanto, preferem oferecer tudo em seis meses, por receio de cinco anos depois a garota não voltar tomar a vacina. Também está correto”, diz ela.
 
O outro esquema de vacinação é destinado às portadoras de vírus HIV, de nove a 26 anos. Pelo fato de o vírus prejudicar a resposta à vacina, a médica explica que não pode esperar cinco anos para aplicar a outra dose, sendo mais seguro aplicar as três dentro de seis meses.
 
5 - A vacina protege contra qualquer tipo de HPV?
“Há dezenas de tipos de vírus HPV, mas essa vacina cobre os quatro principais tipos, os que mais causam câncer de colo de útero”, explica Angélica. “A vacina protege contra os tipos 16 e 18, responsáveis por 70% dos casos de câncer de colo de útero e os tipos 6 e 11, responsáveis por 90% das verrugas genitais”, conta a presidente da Sociedade Brasileira de Imunizações.
 
“É importante lembrar, no entanto, que a mulher deve fazer os exames preventivos, como o Papanicolaou, da mesma forma”, alerta Angélica.
 
6 - Tomando a vacina ainda é necessário usar preservativo?
Sim, é necessário. “O preservativo está indicado para prevenir várias doenças sexualmente transmissíveis (DST), como o HIV. A camisinha, no entanto, não protege 100% contra o HPV, já que não é necessário penetração para contrair o vírus”, explica Isabela.
 
7 - A vacina é feita com vírus vivos? Se a imunidade estiver baixa, é possível pegar HPV ao se vacinar?
As especialistas explicam que não, a vacina não é feita com vírus vivos nem atenuados, como o caso das vacinas de catapora ou sarampo.
 
“Não se pega HPV tomando a vacina do HPV. Ela é feita com uma cápsula do vírus, mas sem o vírus dentro”, explica Isabela.
 
“A pessoa vacinada fica com um vírus idêntico ao selvagem, mas sem conteúdo, sem DNA e sem aquilo que causa a doença. É apenas a cápsula”, explica a médica. O organismo, com essa cápsula, entende que é o vírus e fabrica anticorpos contra ele. A vacina protege mais pelo nível maior de anticorpos.
 
8 - O que acontece com quem opta por não se vacinar?
“Não vacinar é colocar a vida em risco. É uma doença com 50% de letalidade, uma doença grave”, alerta Isabella. “Não faz sentido não se vacinar quando se tem uma imunização segura, gratuita e disponível para todas as meninas em todos os postos de saúde”, diz ela.
 
Ela detalha que 80% da população sexualmente ativa, ao longo da vida, se infecta com o HPV. “Não é raro, não é um vírus do grupo de risco, não é um vírus que acontece com sexo inseguro. O HPV está no meio de todos nós”, diz ela.
 
Isabela complementa: “A nossa realidade é de mulheres não vacinadas. Hoje, há muitas verrugas genitais, alta incidência de câncer de colo de útero, câncer da vagina e da vulva, além do homem, no canal anal e orofaringe. Se a mulher não puder se vacinar, ela precisa fazer uma adesão ao Papanicolaou, para identificar lesões precocemente e tratar. A vacina reduz o risco”, diz a presidente do Grupo Brasileiro de Tumores Ginecológicos. 
 
Saiba mais:
 
 
 
 
 
 
9 - A proteção da vacina contra o HPV dura a vida inteira?
“Espera-se que não a vida toda, mas por muito tempo. De 10 a 15 anos é o que essa vacina já demonstra, mas toda vez que temos uma vacina com menos de 20 anos, não podemos falar que ela durará mais do que isso”, diz Isabella. “É importante a vigilância, que existe no mundo todo, para identificar se precisa de reforços”.
 
Isabella diz que as primeiras meninas que foram vacinadas no primeiro estudo científico estão sendo acompanhadas para verificar a duração da imunização.
 
10 - Por que a vacina não está disponível para meninos no Brasil?
Os meninos podem se beneficiar com a vacinação do HPV, explica Isabela, mas no Brasil a prioridade são as meninas. “O HPV é causa de câncer de pênis, mas esse câncer representa 2% dos casos em homens. Individualmente, é importante que o menino se vacine, mas levando em consideração questões de saúde pública, a prioridade são as mulheres, que estão morrendo a cada ano”, explica a presidente da SBIm.
 
“A Anvisa, no entanto, também aprovou que a vacina seja usada em meninos, mas não é gratuita pelo Ministério da Saúde”, diz Isabella.
 
iG