Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quarta-feira, 11 de março de 2015

Serviço de saúde inglês lança calculadora que prevê a data de um ataque cardíaco

Aplicativo orienta indivíduos por uma série de questões como estilo de vida, peso, altura e hábitos de tabagismo
 
Rio - O Serviço Nacional de Saúde britânico (NHS, na sigla em inglês) lançou um aplicativo on-line que prevê as chances de um ataque cardíaco. A ferramenta orienta os indivíduos através de uma série de questões de estilo de vida, tais como idade, altura, peso, hábitos de tabagismo, história familiar e histórico médico.
 
Desenvolvida pelo NHS Choices, pelo Serviço Público de Saúde da Inglaterra e pela Fundação Britânica do Coração, a calculadora deve se tornar um método útil para alertar as pessoas para estilos de vida pouco saudáveis, segundo expectativa dos médicos.
 
O cardiologista da NHS John Deanfield, que ajudou a desenvolver o aplicativo, afirmou que a novidade poderia ser um “toque de despertar real” para que a população pense em mudar seus hábitos. O aplicativo, que só pode ser preenchido por aqueles que nasceram antes de 1985, pergunta se os indivíduos sabem seus níveis de colesterol e pressão arterial, bem como se têm diabetes, artrite reumatóide, doença renal crônica ou fibrilação atrial.
 
No entanto, alguns pesquisadores acreditam que a ferramenta acaba generalizando e causando angústia em muitos com previsões assustadoras. Eles alertam, ainda, que o dispositivo pode fazer com que algumas pessoas tomem remédios por medo.
 
Um estudo divulgado no mês passado mostrou que “calculadoras de risco” nos EUA estavam superestimando a possibilidade de ataques cardíacos numa faixa entre 37% e 154% nos homens, e de 8 a 67% nas mulheres.
 
O Globo

Nenhum comentário:

Postar um comentário