Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



segunda-feira, 22 de dezembro de 2014

De 1 milhão de abortos ilegais no País, 33 viraram caso de polícia em 2014

Segundo o Código de Ética da Medicina, o médico é
proibido de comunicar o aborto à polícia ou à Justiça
Parte das denúncias que condenaram as gestantes tem o mesmo endereço: os hospitais
 
No dia 17 de junho deste ano, Cristina (nome fictício), de 22 anos, chegou ao Hospital Municipal do M’Boi Mirim, na zona sul da capital paulista, com fortes dores abdominais. Com quatro meses de gestação e sem condições financeiras para procurar uma clínica clandestina de aborto, tomou dois comprimidos de um remédio ilegal para forçar a interrupção da gravidez.
 
Na média de 1 milhão de abortos por ano no País, ela é uma das 33 mulheres que em 2014 foram presas pelo crime, conforme levantamento do Estado em 22 unidades da Federação.
 
Parte das denúncias que condenaram as gestantes neste ano tem o mesmo endereço: os hospitais. A médica que realizou o atendimento da jovem paulistana, por exemplo, resolveu denunciá-la à polícia.
 
"Fiquei algemada na cama por três dias", conta Cristina.
 
Rio de Janeiro 
As prisões por aborto ilegal no Brasil se concentram no Sudeste. O Rio tem 15 presas, São Paulo, 12, e Minas, uma. As demais denúncias foram registradas no Paraná (3) e no Distrito Federal (2). Acre, Maranhão, Rondônia, Tocantins e Roraima não informaram o número de denúncias. Todas as mulheres foram enquadradas na artigo 124 do Código Penal, de 1940, que criminaliza o aborto. A pena pode variar de um a três anos de detenção. Os perfis das rés têm semelhanças: jovens, negras, com pouca escolaridade e baixa renda.
 
Em São Paulo, pelo menos sete das presas foram denunciadas por médicos. "Me senti um lixo em pessoa, com escolta até para ir ao banheiro. Estava apavorada", conta Cristina. 
 
Moradora do Capão Redondo, ela conta que, com o salário de balconista em uma loja no centro, não conseguiu pagar a fiança de R$ 2 mil. Após receber alta, foi encaminhada à Polícia Civil e liberada uma semana depois. A Secretaria Municipal de Saúde não respondeu ao Estado.
 
Sigilo médico 
Levantamento da Defensoria Pública mostra que os profissionais da saúde desrespeitam o sigilo médico (mais informações nesta página). Segundo o Código de Ética da Medicina, diante de um abortamento, seja ele natural ou provocado, o médico é proibido de comunicar o fato à polícia ou à Justiça.
 
A defensora pública Juliana Belloque defende duas mulheres que foram denunciadas pelo MPE (Ministério Público Estadual) e estão com júri marcado para 2015 em São Paulo. Ambas foram entregues após o atendimento no SUS (Sistema Único de Saúde). Juliana critica a quebra do sigilo.
 
— Essa falta de confiança entre paciente e médico só aprofunda o risco das mulheres. Elas acabam com medo de procurar o SUS e serem presas porque o médico pode denunciá-las. 
 
O Cladem (Comitê Latino-Americano e do Caribe para a Defesa dos Direitos da Mulher), coordenado no Brasil pela advogada Gabriela Ferraz, está mapeando quem são as mulheres presas no País para prestar assessoria jurídica gratuita.
 
— A penalização por parte dos médicos é feita sem a apuração que os casos exigem. É preciso saber as circunstâncias do aborto, pedir exames e se certificar de que ele foi induzido e não espontâneo. 
 
Assustada
Amanda (nome fictício), de 18 anos, alega não ter passado por nenhum exame. Em março, ela estava em casa, na Vila Formosa, zona leste, quando sentiu fortes dores. Após três horas seguidas de contrações, abortou um feto de três meses.
 
— Fiquei apavorada, não sabia que estava grávida. Tomava anticoncepcional todo mês.
Assustada, cortou o cordão umbilical com uma tesoura, enrolou o bebê em um saco plástico e o jogou no lixo.
 
— Eu não sabia o que fazer.
 
Socorrida por vizinhos, deu entrada no Hospital Dr. Benedicto Montenegro, também na zona leste.
— O médico me atendeu, viu a placenta e me perguntou o que tinha acontecido. Contei que perdi o bebê e, uma hora depois, a polícia já estava no local.
 
Procurada, a direção do hospital não comentou o caso. A PM encontrou o feto no lixo e prendeu a jovem em flagrante. Em seis dias de internação, nenhum exame que comprovasse o aborto induzido foi feito.
 
— Me senti acusada injustamente por algo que não fiz. 
 
Silvia Pimentel, membro do Comitê da Discriminação Contra as Mulheres, um dos órgãos de Direitos Humanos da ONU (Organização das Nações Unidas), explica que a denúncia médica em casos de aborto é uma realidade na América Latina. "Nós já enviamos recomendações a todos os países que ainda criminalizam o aborto para que tenham um cuidado extra no atendimento das mulheres com complicações", afirma.
 
— É inadmissível que os médicos ocupem o papel da polícia.
 
As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

R7

Água de coco para o Verão; a saúde bucal agradece

Além de uma deliciosa bebida refrescante, a água de coco hidrata a boca, mantém o fluxo salivar equilibrado, previne o mau hálito e preserva a gengiva
 
Com a chegada do verão, é importante ficar atento a problemas que o excesso de calor pode causar para a saúde, inclusive a bucal. Temperaturas muito quentes favorecem quadros de desidratação – perda de água e sais minerais, principalmente por meio do suor. Por isso, bebidas como a água de coco podem ser verdadeiros remédios hidratantes para o corpo e a boca. 
 
“Uma pessoa desidratada tem a composição da saliva alterada, o que dificulta funções orais normais (falar, mastigar e engolir). Este desequilíbrio pode, inclusive, trazer como consequência o mau hálito, já que diminui o efeito antibacteriano apresentado pela saliva”, diz Luana Campos, dentista especializada em laser terapia, da clínica Interclin. 
 
E não é só isso. Segundo a especialista, a desidratação diminui a imunidade e a resistência física, predispondo infecções causadas por bactérias, fungos ou vírus, como, por exemplo, o herpes. É aí que entra a água de coco. Além de trazer uma agradável sensação de refresco para o corpo ela também apresenta alto conteúdo de minerais (ferro, ácido fólico, cobre e potássio), que são excelentes para hidratar, manter o fluxo salivar equilibrado e as bactérias longe da boca.  
 
“Além disso, ela ainda tem vitaminas A, B e E que ajudam a melhorar o estado dos ossos e dos dentes, contribuindo para preservação do tecido periodontal (tecido de sustentação dos dentes)”, diz Luana. 
 
Água de coco ou água?
Com tantos benefícios atribuídos à água de coco, uma pergunta vem à cabeça: será que ela é melhor do que a água mineral para a saúde? Quando se trata apenas da hidratação geral do corpo, sim. A água de coco é uma bebida mais completa por conta de todos os minerais e vitaminas que são encontrados em sua composição. 
 
Mas, apesar dos benefícios que a água de coco traz para a boca, existe um fator que pode tornar seu consumo exagerado um problema. “Essa bebida, mesmo sendo natural e adstringente, possui açúcar. Como já é sabido, açúcar em excesso na cavidade bucal oferece riscos para o desenvolvimento da cárie”, diz a especialista.

Boa para reimplantes dentais 
Mas, segundo uma pesquisa feita pela Universidade Federal de Uberlândia, os benefícios da água de coco para a saúde bucal, vão além da hidratação da boca e da preservação do tecido periodontal. Ela é capaz de aumentar em 60% as chances de um dente ser reimplantado, se for mergulhado nela assim que se quebrar. “A água de coco é capaz de manter as células do dente vivas por um período maior, o que é essencial para o sucesso do reimplante”, diz Luana. 
 
Terra

Lentes de contato: sete cuidados com limpeza e armazenamento

pessoa segurando a lente de contato na ponta do dedo - Foto: Getty Images
Usar a solução correta e manter a higiene adequada reduzem o risco de infecções
 
As lentes de contato são um importante recurso para a correção de problemas como miopia, hipermetropia, astigmatismo ou vista cansada. Têm também função terapêutica no tratamento de algumas doenças oculares e após procedimentos cirúrgicos. Segundo a Sociedade Brasileira de Lentes de Contato e Córnea (SOBLEC), estima-se que 1% de brasileiros use lentes de contato, o equivalente a cerca de dois milhões de pessoas.

Para manter a saúde ocular é preciso usar as lentes de contato corretamente, uma vez que elas sofrem interferências de fatores fisiológicos, como a própria lágrima, e também ambientais, como a poluição. Por essas e outras razões é importante saber como é feita a limpeza e manutenção das lentes, além de respeitar o prazo de validade.
 
Siga essas dicas e mantenha sua visão livre de problemas:
 
1. Limpeza da lente
As lentes de contato devem ser higienizadas antes e depois do uso. Isso evita que micro-organismos externos entrem em contato com seu olho, prevenindo possíveis infecções. "Por isso é necessário também lavar as mãos com água e sabão antes de manusear as lentes", explica a oftalmologista Tania Schaefer, da Sociedade Brasileira de Oftalmologia (SBO).

Após higienizar as mãos, já é possível retirar as lentes e higienizá-las. Certifique-se, antes de iniciar, que você obstruiu o ralo da pia com a redinha que acompanha o estojo. Dessa forma, você evita um possível acidente. "Então, coloque a lente nas mãos, pingue algumas gotas da solução e friccione levemente com os dedos para eliminar resíduos de sua superfície", explica a oftalmologista Keila Monteiro de Carvalho, chefe do Departamento de Oftalmologia da UNICAMP. O mesmo procedimento deve ser repetido antes de colocá-las no estojo.

Outra dica é iniciar a limpeza sempre com a lente da esquerda ou da direita, a fim de prevenir qualquer confusão e troca das lentes. Também é importante nunca reutilizar a solução que ficou no estojo após as lentes serem colocadas nos olhos, sempre usando uma porção nova de solução a cada armazenamento.
 
2. Limpeza do estojo
Assim como as lentes de contato, o estojo deve ser higienizado para prevenir infecções por micro-organismos. É necessário usar a mesma solução das lentes para lavar o estojo - e não água. Enquanto ainda estiver com as lentes, higienize as mãos e utilize a solução para lavar o estojo. "Permita que o estojo seque no ar em vez de usar qualquer papel ou toalha - uma vez que a chance de contaminação é maior nesses casos", explica a oftalmologista Tania. Encha o estojo com a solução e, só então, coloque as lentes. Lembre-se ainda de trocar o estojo a cada três meses, pois eles também podem se tornar um meio de contaminação com o tempo.
 
3. Use a solução correta
Antigamente era comum usar soro fisiológico, mas hoje a substância não é recomendada por especialistas porque a chance de infecção é grande. "A superfície do olho é composta de água, gorduras e proteínas que garantem a lubrificação e proteção ocular", explica a oftalmologista Keila. É normal, portanto, que as lentes de contato fiquem com resíduos de gordura e proteínas, que não são totalmente retirados com o soro fisiológico. Dessa forma, o soro deve ser usado em último caso, quando é necessário retirar a lente e não há uma solução multipropósito disponível.

A solução multipropósito cumpre as etapas de limpeza, remoção de proteínas, desinfecção, conservação do estojo e hidratação prolongada das lentes. Cada solução multipropósito tem suas características diferentes, existe solução que além de promover a limpeza removendo proteínas e lipídios, possui desinfecção eficaz contra bactérias e fungos, além de manter as lentes hidratadas de manhã até a noite.

Os agentes para desinfecção se diferem pela eficácia contra os diversos micro-organismos, pelo conforto nos olhos (não arder) e por manter a superfície do olho saudável, preservando as células da córnea. O oftalmologista é que deve indicar qual a melhor solução para cada paciente, dependendo do estilo de vida, tipo e material da lente.
 
4. Como colocar e tirar a lente de contato
É fundamental saber retirar e colocar as lentes adequadamente, evitando infecções ou problemas como colocar a lente no olho errado ou invertida. Dessa forma, antes de mais nada é preciso higienizar as mãos e escolher começar a colocar ou retirar sempre pelo mesmo lado (direito ou esquerdo).

Ao colocar a lente, observe se elas não estão invertidas. Para isso, encaixe a lente na ponta do dedo e coloque na direção da luz - se as bordas ficarem "viradas" para o lado de fora, a lente está invertida. Algumas lentes possuem os números 123 escritos, para que você possa perceber quando estão invertidas. Dessa forma, ao segurar a lente contra a luz, os números devem estar na sequência correta.

Após essa verificação, já é possível colocar a lente. Segure cuidadosamente a pálpebra superior para que você não pisque. Então, puxe cuidadosamente para baixo sua pálpebra inferior com dedos da mão que está com a lente. Direcione o dedo com a lente de contato para os olhos e encaixe no lugar - se tiver dificuldade, olhar para cima pode ajudar. Uma vez que as lentes estão no lugar, solte as pálpebras e feche os olhos por um momento. Isso ajuda as lentes de contato a se ajustarem.

Para retirar as lentes de contato, o processo é bem parecido: após higienizar as mãos e escolher o lado, olhe para cima e puxe sua pálpebra inferior com o dedo do meio. Então, encoste o dedo indicador na borda da lente e deslize para baixo, na parte branca do seu olho. Segure a lente com seu indicador e o polegar para removê-la.
 
5. Uso correto da lente de contato
Segundo a oftalmologista Tania, a lente de contato não deve permanecer nos olhos por mais de 10 ou 12 horas. Isso porque ela pode interferir na lubrificação dos olhos, deixando-os secos e correndo o risco de aderir ao globo ocular, dificultando a remoção. O ideal é retirar as lentes para dormir, para evitar irritações. Isso porque algumas lentes podem atrapalhar o fluxo de oxigênio na área, deixando os olhos secos e irritados. "Existem lentes gelatinosas bastante permeáveis, que permitem uma noite de sono sem grandes problemas", afirma Tania. "Mas, em geral, recomenda-se colocar as lentes no estojo antes de deitar."

Para quem usa maquiagem, é importante colocar as lentes antes de aplicar os produtos e retirá-la antes de aplicar o demaquilante. "O contato com outras substâncias ou produtos podem comprometer sua validade", recomenda a oftalmologista Keila. Assim você reduz o risco de deixar as lentes em contato direto com os cosméticos.

A recomendação de retirar as lentes também vale para atividades no mar ou piscina. "As lentes podem entrar em contato com micro-organismos presentes na água, além do risco de perdê-las", alerta Keila. Entretanto, pessoas com graus altos de miopia ou hipermetropia podem usar as lentes segundo orientação médica - nesse caso, o ideal é usar óculos de proteção.
 
6. Quando usar lubrificantes oculares?
O uso de água boricada ou soro fisiológico apenas lava a superfície do olho. Esses produtos não lubrificam os olhos porque não possuem nenhuma substância hidratante. O soro fisiológico, por exemplo, pode agravar a secura ocular por conter sal (cloreto de sódio). Dessa forma, o ideal é lançar mão das soluções lubrificantes para evitar os olhos secos.

Atividades como andar de avião, passar muito tempo em frente a um computador ou outras telas e manter as lentes nos olhos por muitas horas podem causar secura ocular. Portanto, certifique-se de ter uma solução lubrificante para esses momentos, principalmente se você sofre com olhos secos.

7. Com que frequência trocar as lentes?
"Cada lente de contato tem um tempo de vida definido por meio de inúmeras pesquisas, e não respeitar esse prazo pode prejudicar a saúde ocular", afirma a oftalmologista Tania. Existem as lentes de uso diário, aquelas que duram semanas e outras que duram meses dentro da validade se a manutenção for adequada.

É necessário trocar as lentes que estão fora do prazo de validade porque, com o tempo, elas vão sofrendo alterações que mudam sua permeabilidade e curvatura. Isso pode interferir na eficácia das lentes e aumentar o risco de uma infecção. Respeite sua validade e consulte seu especialista para obter um novo par, uma vez que só ele poderá receitar as lentes de contato mais adequadas.
 
Minha Vida

Conheça as principais causas de dor abdominal

Cerca de um terço dos pacientes tem pelo menos um episódio grave por semana

Infográfico Buscopan - Causas de Dores Abdominais
Infográfico Buscopan - Causas de Dores Abdominais

União Europeia deve aprovar em breve primeiro tratamento com células-tronco

Agência do bloco responsável pela avaliação de novos medicamentos e terapias recomenda liberação de método para combater danos aos olhos que podem levar à cegueira
 
Rio – A Agência Europeia de Medicamentos (EMA, na sigla em inglês) anunciou nesta sexta-feira que emitiu uma recomendação para a Comissão Europeia, braço executivo da União Europeia (UE), para aprovação do primeiro tratamento com células-tronco no âmbito do bloco. Batizado Holoclar, o tratamento é usado no combate a danos na córnea devido a queimaduras e outros ferimentos nos olhos que podem levar à cegueira e mostrou ser eficaz em cerca de 80% dos casos.
 
- Esta recomendação representa um grande passo à frente para levar novos e inovadores medicamentos para os pacientes – disse Enrica Alteri, chefe da Divisão de Avaliação de Medicamentos para Humanos da EMA no comunicado da decisão. - A EMA usou todas as ferramentas de apoio disponíveis para facilitar o desenvolvimento e avaliar o Holoclar. Ele é um avançado produto médico para terapias que foi designado como “medicamento órfão”, o que permitiu à agência dar este apoio.
 
As células-tronco presentes em embriões são capazes de se diferenciarem em todos os tecidos do corpo, mas mesmo após chegarmos à idade adulta algumas permanecem ativas, executando funções especializadas. No caso dos olhos, um tipo delas, conhecido como células-tronco epiteliais límbicas, localizadas na fronteira entre a córnea e a esclera (a parte branca dos olhos), é responsável por regenerar pequenos danos à superfície dos olhos que acontecem mesmo quando apenas piscamos.
 
Mas, no caso de queimaduras e outros ferimentos graves nos olhos, o número destas células-tronco é insuficiente para manter a saúde deles, dando origem a uma condição conhecida com “Deficiência Severa de Células-Tronco Epiteliais Límbicas” (LSCD, também na sigla em inglês) que pode levar à cegueira. Assim, no tratamento que em breve deverá ser aprovado pela UE, os médicos retiram células-tronco deste tipo que restaram nos olhos do próprio paciente, as cultivam em laboratório e depois as implantam de volta, renovando sua população.
 
- Como as células vêm dos próprios pacientes, não deverá haver preocupações com a rejeição como pode acontecer quando se fazem transplantes com tecidos de outras pessoas – destaca Graham McGeown, professor de fisiologia do Centro de Medicina Experimental na Universidade da Rainha em Belfast.
 
Já Dusko Ilic, professor do King’s College London, espera que a aprovação do Holoclar abra caminho para a adoção de outras terapias do tipo na UE.
 
- A abordagem terapêutica sobre a qual o Holoclar está baseado é relativamente bem estabelecida e era apenas uma questão de tempo sua aprovação pelas agências regulatórias – lembra. - A terapia já foi usada em múltiplas instituições acadêmicas ao redor do mundo, inclusive no Reino Unido. Espero que o Holoclar não seja uma exceção e muitos outros produtos de terapia celular cheguem ao mercado nos próximos anos.
 
O Globo

Polêmica sobre aborto na Irlanda ganha repercussão internacional e levanta debate em bioética

Foto: Shawn Pogatchnik/AP - Protestos. Irlandeses foram às ruas ano
 passado contra a lei a favor do aborto no caso de risco à saúde da mãe.
Novo caso traz debate legal, ético e cultural num país cristão
Mulher tem morte cerebral, mas é mantida viva contra vontade da família, porque está grávida. Caso traz discussão legal, ética e cultural num país cristão
 
Um caso está dividindo a opinião pública na Irlanda e trazendo à tona uma discussão sobre aborto no país onde a lei é uma das mais restritivas da Europa. Trata-se de uma mulher grávida, de cerca de 20 anos, com morte cerebral declarada. Seus pais expressaram a vontade de desligar os aparelhos que a mantêm viva, o que levaria ao aborto do feto de 17 semanas. Mas os médicos se recusam a atender ao pedido, baseando-se em uma emenda constitucional na legislação que deixa em pé de igualdade as grávidas e seus bebês em gestação. Ou seja, a lei garantiria ao feto o direito a continuar vivo, mesmo após a morte de sua mãe.
 
A história ganhou repercussão no país e no mundo, levantando um debate sobre bioética. O primeiro-ministro irlandês, Enda Kenny, já descartou a possibilidade de um novo referendo ou qualquer mudança na legislação, enquanto o ministro da Saúde, Leo Varadkar, admite que o tema é delicado. Ano passado, a Irlanda aprovou uma nova lei de aborto, permitindo a intervenção apenas quando a gravidez representa risco “real e substancial para a vida da mulher”. Na época, a discussão provocou uma série de protestos, principalmente por grupos religiosos, já que a Irlanda tem tradição cristã.
 
— Não acredito que deveríamos estar olhando para a questão da mudança constitucional agora — afirmou Kenny, segundo o “Irish Independent”, jornal que tornou o caso público.
 
A declaração do primeiro-ministro ocorreu após o ministro da Saúde afirmar que a Constituição era “muito restritiva” e com “efeito inibidor” sobre os médicos. Leo Varadkar ainda acrescentou:
 
— É importante dar à família e aos médicos, que estão enfrentando dilemas enormes, todo o apoio que pudermos — afirmou Varadkar. — Acho que o central neste debate é, em primeiro lugar, termos compaixão em nossas mentes, evitar certezas absolutas e pressa para tomar qualquer decisão, aliás, sobre qualquer coisa, até vermos como a situação vai se desenvolver.
 
ADVERTISEMENT

A emenda em questão afirma: “O Estado reconhece o direito à vida do nascituro e, com o devido respeito ao direito à vida da mãe, mantém as garantias em suas leis de respeitar, e, na medida do possível, defender e reivindicar esse direito”.
 
Pais querem processar hospital de Dublin
A mulher, cujo nome não foi divulgado, morreu por após sofrer uma lesão cerebral devido a um coágulo de sangue, em Dublin, há duas semanas. Enquanto os pais cogitam iniciar um processo contra o hospital, seus administradores buscam respaldo jurídico para decidir o que fazer. Se o caso chegar a um tribunal, o governo provavelmente terá que designar um advogado para defender o feto contra seus próprios avós.
 
Especialista em direito médico irlandês, Adam McAuley disse ao “Irish Independent” que o mais provável é que o Alto Tribunal de Dublin tome a decisão.
 
— A lei não é clara, e quando há conflito, a questão terá de vir perante o tribunal — disse.
 
O caso é raro, mas não é único. Em janeiro deste ano, uma história parecida ganhou destaque internacional: Marlise Machado Munoz, de 33 anos, da cidade de Fort Worth, no Texas, entrou em colapso por uma embolia pulmonar no dia 25 de novembro e foi declarada clinicamente morta pouco tempo depois.
 
Segundo o marido, Erick Munoz, ela tinha expressado em vida que não desejava ser mantida viva artificialmente, caso estivesse claro que ela não poderia se recuperar. Mas como Marlise estava grávida de 14 semanas, seu marido e sua família foram impedidos de desligar os aparelhos. A família processou o hospital que insistia em mantê-la viva, e um juiz decidiu em favor do desligamento dos equipamentos, justificando que o bebê corria riscos de desenvolver problemas cardíacos.
 
Embora inusitado, é possível que a gravidez seja levada adiante mesmo com a morte cerebral da mãe declarada. É o que explica o obstetra Fernando Maia, chefe do Setor de Medicina Fetal do Instituto Nacional de Saúde da Mulher Fernandes Figueira (IFF/Fiocruz).
 
— Não existe nenhum impeditivo, desde que suas funções sejam preservadas, mantenham-se os sistemas circulatório e respiratório e que ela receba a nutrição necessária — explicou Maia, admitindo que só viu situações como essa nas salas de aula. — Não conheço nenhum caso. Até porque, na maioria das vezes, a morte cerebral ocorre por doenças ou traumas violentos, que acabam gerando outros problemas.
 
Membro da Sociedade de Ginecologia e Obstetrícia do Rio de Janeiro, Antônio Paulo Barça, também bacharel em Direito, concorda:
 
— À luz da ciência, é possível levar a gestação ao fim, mantendo-a em respirador, nutrida e hidratada — afirma Barça. — Mas, por outros pontos de vista, é um caso muito controverso.
 
“Mas, apenas porque a ciência permite o prosseguimento da gestação, a medida deve ser tomada?” A questão é colocada pelo coordenador do Programa de Pós-Graduação em Bioética da UnB e membro do Comitê Internacional de Bioética da Unesco, Volnei Garrafa:
 
— Ao final, o que deveria ser levado em conta é a autonomia da família para decidir, e defendo que eles recorram à Justiça — afirma Garrafa, que traz a discussão para o Brasil. — Há um vazio legislativo no campo biotécnico científico por inexistência de um Conselho Nacional de Bioética no país. A bioética prevê o princípio da autonomia, e ela não pode ser religiosa ou conservadora, como é o Estado da Irlanda e também o brasileiro.
 
No Brasil, a legislação hoje permite o aborto apenas em três situações: estupro, perigo de vida para a mãe e diagnóstico de feto anencéfalo (sem cérebro). Essa última foi definida em 2012 pelo Supremo Tribunal Federal (STF), que, na decisão, pontuou que o aborto é crime, a menos que ele represente um atentado contra a dignidade da mãe, ou seja, o órgão levou em conta o sofrimento da mãe de carregar uma gestação e ver seu filho morrer. Isso, segundo o professor de Direito Penal da Uerj, Jorge Luís Câmara, poderia ser usado como recurso pela família, porém, ainda assim, a legislação brasileira provavelmente seguiria a mesma linha da Irlanda.
 
— A mãe não é mais titular de direito. Então, neste caso, estaríamos entre o direito dos parentes e do feto, que é protegido por lei. Entre os dois, apesar do sentimento do avós, a vida do bebê teria mais peso na decisão — afirma Câmara.
 
Posição semelhante é argumentada pelo professor de Direito Penal da PUC-Rio, Breno Melaragno.
 
— Aqui não seria permitido, porque o Brasil criminaliza o aborto, com exceções de alguns casos, e este não está incluído. Mas ele está sujeito a interpretação a partir do princípio da dignidade da pessoa humana que aparece na decisão do STF — sugere o professor, ponderando que o caso não é apenas técnico e traz debates sociais e morais a reboque. — Casos polêmicos, que envolvem direitos fundamentais, acabam levantando novas discussões e com certeza podem mudar a lei.
 
O Globo

Sangue de lhamas pode ajudar no combate ao vírus HIV, diz estudo

Foto: Pablo Jacob / Agência O Globo: Parente dos camelos, as lhamas
são mamíferos típicos da América do Sul
Esperança agora é produzir vacinas aplicáveis a humanos

Rio - Os esforços no combate ao vírus HIV ganharam um novo reforço no mínimo inusitado: os lhamas. É que, de acordo com um novo estudo publicado na revista “PLOS Pathogens”, o sangue do mamífero originário da América do Sul contém ao menos quatro raros anticorpos que atacam de forma coordenada o vírus.

A descoberta alimenta as esperanças de que uma nova vacina possa ser produzida no futuro contra a Aids, embora especialistas admitam que tentativas de desenvolver uma injeção eficaz contra o vírus tenham sido “decepcionantes” até o momento.

A maioria das pesquisas anteriores se concentrou em tentar direcionar o sistema imunológico humano para detectar o vírus e atacá-lo antes que ele se alastrasse e a Aids se desenvolvesse. Os primeiros sintomas da doença são dores nas articulações, inchaço dos gânglios e febre.

Mas o novo estudo, liderado pela University College London (UCL), mostrou que o lhama, um membro da família do camelo, produz “anticorpos neutralizantes” não encontrados em seres humanos que se mostraram eficazes no aniquilamento do vírus.

Os especialistas descobriram que uma combinação de quatro anticorpos do mamífero pode destruir uma grande variedade de HIV devido à maneira como os agentes se anexam ao vírus e o desarmam.

Cientistas já haviam descoberto um dos anticorpos, mas o novo estudo descobriu os outros três. Todos têm como alvo diferentes regiões do vírus, e é esse “trabalho em equipe” que se torna tão eficaz.

No entanto, ensaios com os lhamas mostraram que os anticorpos só apareceram após várias rodadas de imunização e, mesmo assim, permaneceram em baixas concentrações.

Isso significava que a resposta ainda não atingiu os níveis de concentração de anticorpos que cientistas esperavam para produzir vacinas.
 
O Globo

Teste da linguinha em recém-nascidos passa a ser obrigatório em todo o país

Teste da linguinha passa a ser obrigatório em hospitais e
maternidades da rede pública e particular
A partir desta semana, hospitais e maternidades das redes pública e particular passam a ser obrigados a fazer o chamado teste da linguinha em recém-nascidos
 
A determinação foi criada pela Lei 13.002/2014. O objetivo do exame é detectar se existe alguma alteração no chamado frênulo, membrana que liga a língua à parte inferior da boca – também conhecido como freio. A alteração pode gerar a popular língua presa.
 
A comerciante Eliane Tobar descobriu que o filho mais novo, hoje com 1 ano, tinha o problema quando encontrou dificuldade para amamentar. O diagnóstico foi feito um mês depois do nascimento do bebê. “Eu reclamei para a doutora que na hora em que ele ia mamar, doía muito. A dor era insuportável no braço. Ele mamava a cada 20 minutos, meia hora”.
 
A fonoaudióloga e integrante da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia Roberta Martinelli criou a metodologia para fazer a avaliação de bebês e diagnosticar o problema. “No primeiro momento, o teste veio para detectar a língua presa, que é quando esse fio está fixado mais para a ponta da língua. Só se considera língua presa quando limita o movimento”. Os problemas vão além da dificuldade na fala. No caso dos recém-nascidos a alimentação pode ser prejudicada, já que afeta a sucção. “Tem sido uma das maiores causas de desmame precoce. Ele [o bebê] pode ter dificuldade de passar para a papinha porque tem dificuldade de deglutição. Por volta de um ano e meio, pode ter problemas no processo mastigatório também”.
 
A fonoaudióloga lembra que o exame observa os aspectos físicos da língua, mas que outras características também precisam ser avaliadas como, por exemplo, a maneira como a criança mama e até mesmo o choro.  “A gente observa características do choro porque o bebê que tem essa língua presa sobe mais as laterais do que a ponta da língua. Ela [a ponta] fica mais baixa que as laterais”. No caso do filho de Eliane, a solução foi um procedimento cirúrgico conhecido como pique. Um corte foi feito no freio para que a língua pudesse ter mais movimento. Com anestesia local, a cirurgia dura poucos minutos e logo em seguida a criança já pode ser amamentada.
 
O filho mais velho de Eliane também foi diagnosticado com a língua presa mas, diferentemente do caçula, já estava maior. A mãe comenta a dificuldade que teve de alimentar o primeiro filho. “Foi uma pena mesmo que eu não consegui amamentar, porque tinha leite mas não conseguia. Ele não dava conta de engolir”. A cirurgia, nesse caso, também foi recomendada.
 
Apesar de a lei ser considerada um avanço em alguns aspectos, a pediatra Patrícia Salmona, que integra o Departamento de Genética Clínica da Sociedade Brasileira de Pediatria, acredita que é preciso considerar alguns pontos com relação ao tratamento. Ela conta que existem graus diferentes de língua presa e, por isso, o tratamento varia. “Nem todas têm a indicação do tratamento do pique na língua. As que não têm indicação cirúrgica poderiam ser mandadas sem necessidade [para cirurgia]”.

Patrícia lembra que, muitas vezes, não há consenso entre os profissionais que fazem o teste com relação ao procedimento cirúrgico. “A prevalência da língua presa gira em tono dos 15% mas, desses, nem 10% têm indicação de fazer o procedimento. Metade seria necessária e na outra metade fica a dúvida”. Ela explica que, muitas vezes, a criança precisa ser reavaliada e defende que o diagnóstico seja feito por profissionais habilitados.
 
Para a fonoaudióloga Roberta Martinelli, os profissionais precisam ser treinados e é necessário adotar um protocolo para ajudar na padronização do teste. “Enquanto não se tiver uma padronização, vão fazer no ‘achômetro’ e isso não pode. Estamos lidando com bebês. O protocolo só indica para a cirurgia quando o caso é extremamente nítido. E esses casos não podem sair da maternidade sem diagnóstico”.
 
Segundo a assessoria do Ministério da Saúde, as diretrizes que trarão o detalhamento para o diagnóstico estão sendo elaboradas pela Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias e um grupo de trabalho formado pela Coordenação-Geral de Saúde da Criança, diz a nota. Ainda conforme o texto, a diretriz nacional trará recomendações sobre como fazer o teste, e o ministério tem orientado os profissionais sobre a importância da avaliação.

De acordo com a assessoria do ministério, mesmo sem a regulamentação, a aplicação da lei está valendo e a norma vai reforçar o que já é feito hoje. A avaliação e a cirurgia são oferecidas gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS), assim como outros testes importantes como o do pezinho, da orelhinha e do olhinho. 
 
O deputado federal autor da lei, Onofre Augostini (PSD-SC), informa que o Ministério da Saúde será o responsável pela fiscalização e acredita que com a obrigatoriedade, muitos problemas serão evitados. “Vai evitar que quando a criança fique adulta, se ela apresentar a deficiência chamada linguinha presa, tenha dificuldade para falar, para amamentar”.
 
Martinelli diz que agora a expectativa é de que as diretrizes do ministério sejam logo elaboradas. “O que queremos é que não demore muito. Quanto mais demora, mais as maternidades vão demorar a se adequar”.
 
Para Patrícia Salmona, a grande vantagem da lei é que a partir de agora mais crianças poderão ser diagnosticadas. “Não é uma frequência tão baixa. Então, fazer uma triagem é interessante. Seremos o primeiro país a fazer essa triagem”. E completa: “Vem para somar, como uma ferramenta a mais para o médico”. Ela observa que caso a cirurgia seja necessária, quanto menor a criança, mais rápida é a recuperação. “A cirurgia seria praticamente indolor. Não é uma cirurgia grande, mas logo que nasce é uma coisa ínfima”.
 
Agência Brasil

Prótese mamária de silicone é suspensa pela Anvisa

A Anvisa suspendeu, nesta segunda-feira (22/12), a importação, distribuição, comercialização e implante da Protése Mamária de Silicone Arion, fabricada pela empresa francesa Laboratoires Arion e registrada por Imact Importação e Comércio Ltda
 
A determinação abrange as próteses esterilizadas por óxido de etileno — fabricadas a partir de 28/04/2014 — e por calor a seco. Uma auditoria realizada na fábrica nos dias 28 e 29/04/2014 constatou que o método de esterilização utilizado está em desacordo com o que consta no registro do produto. O Instituto Falcão Bauer da Qualidade suspendeu a Autorização para Uso do Selo de Identificação da Conformidade do produto.
 
Apesar da irregularidade, a prótese não apresenta risco à saúde dos pacientes que já tenham o produto implantado.
 
A empresa Imact Importação e Comércio Ltda fica responsável por promover o recolhimento do estoque existente no mercado relativo ao produto citado acima.
 
A medida foi publicada no Diário Oficial da União (DOU).
 
Clique aqui e confira na íntegra a Resolução Nº 4.881/2014.
 
Fonte: Assessoria de Comunicação (Ascom)

Concurso Prefeitura de Florânia - RN

A Prefeitura de Florânia, no estado do Rio Grande do Norte, divulgou no Diário Oficial dos Municípios o edital nº. 001/2014 para realização de concurso público. O certame é destinado ao preenchimento de 34 vagas para profissionais de níveis fundamental, médio e superior. Os salários  variam de R$ 724,00 a R$ 2.100,00 por carga horária de 30 e 40 horas semanais.
 
Cargos
Auxiliar de Serviços Gerais, Gari, Merendeira, Motorista, Operador de Máquinas Pesadas, Pedreiro, Vigia, Agente Administrativo, Agente Comunitário de Saúde, Agente de Endemias, Auxiliar de Consultório Dentário, Fiscal de Obras/Tributos, Orientador Social, Técnico em Enfermagem, Advogado, Assistente Social, Contador, Enfermeiro, Farmacêutico, Fisioterapeuta, Fonoaudiólogo, Gestor Ambiental, Médico - Clínico Geral, Nutricionista, Odontólogo, Professor (Educação Física, Ciências e Matemática) e Psicólogo.
 
Inscrição
As inscrições ficam abertas por meio da internet, no site www.cpcon.uepb.edu.br a partir das 10h do dia 08 de dezembro de 2014 até às 23h59min do dia 29 de dezembro de 2014 (horário local).
 
A taxa de inscrição é de:
Nível fundamental: R$ 40,00;
nível médio: R$ 60,00;
Nível superior: R$ 80,00.
 
Prova
O concurso terá prova escrita objetiva para todos os inscritos, além de prova prática para os candidatos aos cargos de operador de máquinas pesadas e motorista.

A prova objetiva está prevista para 08 de fevereiro de 2015, na cidade de Florânia– Estado do Rio Grande do Norte e será realizada no período da MANHÃ, no horário das 08h00min às 12h00min (horário local) para candidatos de nível Fundamental e Superior e no período da TARDE para candidatos de nível médio, no horário das 14h00min às 18h00min (horário local). Os locais serão disponibilizados no endereço eletrônico - www.cpcon.uepb.edu.br, a partir do dia 03 de fevereiro de 2015.
 
O gabarito oficial será divulgado na data provável de 18 de fevereiro de 2015 pelo site - cpcon.uepb.edu.br.
 
A prova prática será realizada provavelmente no dia 22 de fevereiro de 2015, a partir das 08h30min, em locais a serem divulgados no edital de convocação a ser publicado no site - cpcon.uepb.edu.br e através de listas que estarão afixadas na Prefeitura de Florânia.
 
ValidadeO prazo de validade do concurso que é de dois anos, pode ser prorrogado pelo mesmo período a critério da Prefeitura de Florânia.

Concurso Prefeitura de Canoinhas - SC

A Prefeitura de Canoinhas, no estado de Santa Catarina, divulgou o edital de concurso público nº 001/2014. O objetivo é a contratação de 140 profissionais de ensino fundamental, médio/técnico e superior. A remuneração prevista vai de R$ 709,29 a R$ 10.270,30, e a carga horária vai de 10 a 40 horas semanais.
 
As vagas são para os cargos de calceteiro, carpinteiro, eletricista, encanador, pedreiro, servente, agente comunitário de saúde, auxiliar de odontólogo, instrutor (agrícola - canto - informática - pintura em tela, tecido e desenho - teatro - teclado - violão, violino e violoncelo), educador social, monitor de educação especial, motorista, técnico em radiologia, engenheiro civil, arquivista, farmacêutico, médicos, entre outros.
 
As inscrições podem ser feitas até o dia 13 de janeiro de 2015, no site www.iobv.org.br.
 
O valor da taxa de inscrição para cargos de ensino fundamental é de R$ 40,00, cargos de ensino médio R$ 60,00 e cargos de ensino superior R$ 100,00.
 
Os candidatos serão submetidos a prova objetiva e de títulos, de acordo com o cargo pretendido.
 
A prova objetiva está prevista para ser aplicada no dia 08 de fevereiro de 2015, em local e horário a serem divulgados no site www.iobv.org.br.
 
O gabarito preliminar está previsto para ser divulgado no dia 09 de fevereiro de 2015, no site do Instituto O Barriga Verde www.iobv.org.br.
 
O concurso público, que está sob a responsabilidade do Instituto O Barriga Verde, terá validade pelo prazo de 02 anos, contados da publicação do ato de homologação do resultado final do concurso, prorrogável uma vez, por igual período, a critério da Administração Municipal de Canoinhas – SC.

Concursos Prefeitura de Braço do Trombudo - SC

A Prefeitura de Braço do Trombudo, no estado de Santa Catarina, divulgou dois editais de concurso público (nºs 01 e 02/2014). O objetivo é suprir dez vagas, mais o cadastro de reservas em cargos de ensino fundamental, médio e superior. O salário previsto pode chegar até R$ 3.395,02, em jornadas que vão de 40 a 44 horas semanais.
 
As vagas são para os cargos de Assistente Social, Enfermeiro - ESF, Farmacêutico, Fiscal de Obras e Posturas, Médico Veterinário, Técnico em Enfermagem, Topógrafo, Agente de Defesa Civil, Auxiliar de Serviços Gerais, Motorista, Operador de Máquinas, Operador de Trator Agrícola e Vigia Noturno.
 
As inscrições podem ser feitas até dia 12 de janeiro de 2015, pelo site www.concursosss1.com.br.
 
O valor da taxa de inscrição para cargos de ensino fundamental é de R$ 30,00, ensino médio R$ 50,00 e ensino superior R$ 65,00.
 
Os inscritos serão submetidos à prova objetiva e de títulos, de acordo com o cargo pretendido.
 
A prova objetiva provavelmente será aplicada no dia 22 de fevereiro de 2015, em local e horário a serem divulgados no edital de homologação das inscrições.
 
Os concursos públicos, que serão realizados pela empresa Concursos SS1, terão validade por 02 anos, a partir da data de homologação dos resultados, poderá ser prorrogado por uma vez em igual período, a critério do Município de Braço do Trombudo.

Concurso CISNORDESTE - SC

O Consórcio Intermunicipal de Saúde do Nordeste de Santa Catarina (CISNORDESTE/SC) publicou o edital 001/2014 de concurso público, com o intuito de preencher 5 vagas mais cadastro reserva em cargos de todos os níveis de escolaridade. A remuneração pode chegar a R$ 3.553,52 por jornada de trabalho de 20 ou 40 horas semanais.
 
Cargos: Contador, Controlador Interno, Administrador, Zelador, Motorista, Assistente Administrativo, Apoio Logístico, Auxiliar Administrativo e Técnico em Contabilidade.
 
A inscrição será realizada pelo candidato, pessoalmente ou por intermédio de procurador com poderes específicos, na sede do Consórcio Intermunicipal de Saúde do Nordeste de Santa Catarina - CISNORDESTE/SC, em dias úteis entre 05 de janeiro a 04 de fevereiro de 2015, das 8h às 11h30 e das 13h30 às 16h30.
 
A taxa de inscrição é de:
Nível fundamental: R$ 40,00;
Nível médio: R$ 70,00;
Nível superior: R$ 100,00.
 
O concurso público constará de provas objetivas e títulos.
 
A prova objetiva será realizada na Faculdade Anhanguera de Joinville - Unidade 1, situada à Rua Presidente Campos Sales, nº 850 - Bairro Glória, na data provável de 15 de março de 2015, com início às 09h e término às 12h.
 
O gabarito provisório será divulgado a partir do dia 16 de março de 2015 no site www.cisamunesc.org.br e publicado no Diário Oficial dos Municípios de Santa Catarina - DOM/SC - www.diariomunicipal.sc.gov.br.
 
Os documentos comprobatórios da titulação do candidato deverão ser apresentados na sede do Consórcio Intermunicipal de Saúde do Nordeste de Santa Catarina - CISNORDESTE/SC, das 08h às 11h30 e das 13h30 às 16h30, na data provável do dia 03 de abril de 2015, em fotocópia autenticada ou simples, desde que apresentado o original para autenticação pela comissão do concurso, acompanhados de uma via do protocolo de entrega de títulos devidamente preenchida e assinada.
 
O concurso público será válido por dois  anos a contar da data de publicação da homologação do resultado final, prorrogável uma vez, por igual período, a critério do Consórcio Intermunicipal de Saúde do Nordeste de SC - CISNORDESTE/SC.
 
O edital encontra-se disponível no Diário Oficial dos Municípios, edição de 11 de dezembro de 2014.

Concurso Prefeitura de Talismã - TO

Por meio do Instituto de Desenvolvimento Sócio-Cultural e Cidadania (IDESC), a Prefeitura de Talismã, em Tocantins, divulgou o edital nº 001/2014, referente ao concurso público que tem como objetivo o provimento de 50 vagas em diversos cargos da administração municipal. Há chances para profissionais de todos os níveis de escolaridade.
 
Os cargos a serem preenchidos são os de auxiliar de serviços de manutenção e alimentação, auxiliar de serviços gerais, coveiro, gari, motorista, tratorista, vigia, operador de máquinas pesadas, agente de defesa civil, fiscal de postura e edificações, fiscal de tributos, assistente social, engenheiro civil, agente comunitário de saúde, agente de endemias, agente de fiscalização de zoonoses, agente de fiscalização em vigilância sanitária, auxiliar de saúde bucal, técnico em enfermagem, enfermeiro, farmacêutico, fisioterapeuta, médico, nutricionista, odontólogo, psicólogo, pedagogo e professores.
 
Serão reservadas 5% das vagas para portadores de necessidades especiais. As remunerações variam de R$ 724,00 a R$ 3.000,00, por jornadas de 20 a 40 horas semanais.
 
Com taxas de R$ 50,00, R$ 70,00 e R$ 100,00, as inscrições foram prorrogadas e serão realizadas via endereço eletrônico: www.idescassessoria.org.br, somente até o dia 31 de dezembro de 2014.
 
O concurso será realizado através de prova teórica objetiva, prevista para ser aplicada no dia 01 de fevereiro de 2015, com início às 8h e duração de quatro horas, em local a ser informado.
 
O concurso será válido por dois anos, a contar da publicação do decreto de homologação, podendo ser prorrogado mais uma vez, por período semelhante.

Veja todas as retificações e atualizações deste concurso aqui: www.idescassessoria.org.br

Concurso Prefeitura de Muriaé - MG

A Prefeitura de Muriaé, no estado de Minas Gerais, divulgou edital de concurso público n. 01/2014, com a finalidade de preencher 165 vagas para contratações imediatas  e formar cadastro de reserva em empregos de todos os níveis de formação escolar. Os salários variam de acordo com o cargo e jornada de trabalho, entre R$ 724,00 e R$ 4.474,72.
 
O concurso será realizado por meio do Instituto Nacional de Concurso Público – INCP. Serão reservadas 5% das vagas às pessoas portadoras de deficiência.

Para profissionais de nível fundamental incompleto, há vagas de Auxiliar de Serviços Escolares. Quem concluiu o ensino fundamental pode tentar empregos de Motorista de Veículos Leves e Pesados e Operador de Máquinas Pesadas.

Para nível médio/técnico, as oportunidades são para Agente Tributário, Assistente de Secretaria Escolar, Desenhista/ Cadista, Fiscal de Atividades Urbanas e Meio Ambiente, Fiscal de Obras, Fiscal Sanitário, Técnico Administrativo, Técnico de Enfermagem, Técnico Contábil e Técnico em Informática.

Já para nível superior, a oferta de vagas é para cargos de Professor de Educação Infantil e do 1ª ao 5º ano do Ensino Fundamental, Professor de Matemática, Professor de Português/Literatura, Professor de Inglês, Professor de Ciências, Professor de História, Professor de Geografia, Professor de Educação Física, Supervisor Pedagógico, Bioquímico, Enfermeiro, Engenheiro Civil, Fisioterapeuta, Fiscal Fazendário, Médico Infectologista, Médico Ortopedista, Médico Pediatra, Médico Psiquiatra, Médico Veterinário, Nutricionista e Psicólogo.

As inscrições foram prorrogadas e serão realizadas até o dia 22 de dezembro de 2014, através da internet, no site www.incp.org.br, ou de forma presencial, no Grande Hotel Muriahe - sala de cinema, localizado na Praça João Pinheiro, 164 Centro - Muriaé /MG. A taxa de inscrição varia entre R$ 30,00 e R$ 73,00.

As provas objetivas serão aplicadas provavelmente no dia 18 de janeiro de 2015, sendo que os locais e horários serão divulgados entre os dias 06 e 07 de janeiro, no cartão de inscrição. Já o gabarito preliminar será divulgado a partir das 18 horas de 21 de janeiro de 2015, e o gabarito final sairá no dia 02 de fevereiro de 2015.

O concurso público do município de Muriaé terá validade de dois anos, a contar da data de publicação da homologação do resultado final, prorrogável uma vez, a critério da Administração Pública, por igual período.

Concurso Banco do Brasil 2014/2015: Edital e Inscrição

O Banco do Brasil S/A abriu edital n° 2/2014 de concurso público objetivando a formação de cadastro de reserva para provimento de 2.499 vagas no nível inicial da Carreira Administrativa, equivalente ao cargo de Escriturário, que exige nível médio. As futuras contratações, em princípio, serão para lotação nas dependências situadas nos estados do Acre, Amapá, Amazonas, Ceará, Maranhão, Mato Grosso, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte, Rondônia, Roraima, Santa Catarina.
 
O concurso será realizado sob a responsabilidade da Fundação Cesgranrio e o salário inicial para o cargo de Escriturário será de R$ 2.227,26, em regime celetista, com carga horária de 30 horas semanais. Na conhecida política de recursos humanos do BB, o cargo proporciona a ascensão e desenvolvimento profissional, participação nos lucros ou resultados, vale-transporte, auxílio-creche, ajuda alimentação/refeição, auxílio a filho com deficiência, plano odontológico, assistência médica (planos de saúde) e previdência privada.
 
Do total de vagas que vierem a ser oferecidas durante o prazo de validade da seleção externa, haverá reserva para pessoas com deficiência (PCD) e pessoas pretas ou pardas (PPP).

A inscrição deverá ser efetuada, no período de 22 de dezembro de 2014 a 19 de janeiro de 2015, no site (www.cesgranrio.org.br), mediante o recolhimento do valor de inscrição, que será de R$ 40,00.

A seleção será feita através da aplicação de provas objetivas (1ª Etapa), de caráter eliminatório e classificatório, e de prova de redação (2ª Etapa), de caráter eliminatório. A terceira etapa será composta por exames médicos e procedimentos admissionais, de responsabilidade do próprio BB.
 
As provas serão realizadas, obrigatoriamente, no dia 15 de março de 2015. As informações sobre os respectivos locais de provas estarão disponíveis, também, no endereço eletrônico (www.cesgranrio.org.br), a partir de 11 de março de 2015.
 
As provas serão aplicadas nas cidades de Rio Branco-AC, Cruzeiro do Sul-AC, Epitaciolândia-AC, Macapá-AP, Manaus-AM, Parintins-AM, Maracanaú-CE, Itapipoca-CE, Sobral-CE, Quixadá-CE, Russas-CE, Crateús-CE, Juazeiro do Norte-CE, Fortaleza-CE, São Luís-MA, Pinheiro-MA, Bacabal-MA, Imperatriz-MA, Balsas-MA, Presidente Dutra-MA, Caxias-MA, Chapadinha-MA, Cuiabá-MT, Cáceres-MT, Barra do Garças-MT, Rondonópolis-MT, Confresa-MT, Alta Floresta-MT, Tangará da Serra-MT, Juína-MT, Sinop-MT,João Pessoa-PB, Campina Grande-PB, Patos-PB, Sousa-PB, Curitiba-PR, Campo Largo-PR, Paranaguá-PR, Rio Negro-PR, Guarapuava-PR, Pato Branco-PR, Ponta Grossa-PR, Cascavel-PR, Foz do Iguaçu-PR, Campo Mourão-PR, Umuarama-PR, Maringá-PR, Paranavaí-PR, Londrina-PR, Jacarezinho-PE, Recife-PE, Jaboatão dos Guararapes-PE, Olinda-PE, Palmares-PE, Vitória de Santo Antão-PE, Timbaúba-PE, Caruaru-PE, Garanhuns-PE, Serra Talhada-PE, Petrolina-PE, Parnaíba-PI, Teresina-PI, Pocos-PI, Floriano-PI, Natal-RN, Mossoró-RN, Porto Velho-RO, Ji-Paraná-RO, Cocal-RO, Vilhena-RO, Boa Vista-RR, Rorainópolis-RR, Joinville-SC, Mafra-SC, Lages-SC, Caçador-SC, Joaçaba-SC, Chapecó-SC, São Miguel Do Oeste-SC, Rio do Sul-SC, Aracaju-SE, Estância-SE, Nossa Senhora da Glória-SE, Itabaiana-SE, Lagarto-SE e Capela-SE.
 
Os gabarito serão divulgados no dia 15 de março de 2015. A previsão do resultado final da seleção será na data prevista de 04 de maio de 2015.
 
O prazo de validade do concurso será de um ano, a contar da data de publicação da Homologação dos resultados finais, podendo ser prorrogado, uma única vez.
 
O edital também informa que ficam asseguradas as admissões, conforme necessidade de provimento, dos candidatos classificados nos concursos 2012/003, 2013/001 e 2013/002 até o término de suas vigências (15 de abril, 26 de setembro e 08 de maior de 2015, podendo ser prorrogadas - respectivamente) ou o esgotamento da reserva de candidatos aprovados, prevalecendo o que ocorrer primeiro.

Concurso Prefeitura de Glorinha - RS

A Prefeitura de Glorinha, no estado do Rio Grande do Sul, divulgou o edital de concurso público nº 001/2014, visando suprir vagas em cargos de níveis fundamental, médio e superior. O salário previsto vai de R$ 1.075,79 a R$ 3.774,54, e a carga horária a ser cumprida vai de 8 a 40 horas semanais.
 
São oferecidas 16 vagas nos cargos de agente administrativo, agente fiscal sanitário, auxiliar de saúde bucal, biólogo, contador, enfermeiro, engenheiro ambiental, engenheiro civil, engenheiro eletricista, especialista em educação (orientador educacional, supervisor escolar), mecânico, médico (clínico geral, ginecologista e obstetra, pediatra, psiquiatra), motorista, operador de máquinas, operário especializado, professor ensino fundamental - geografia e técnico em enfermagem.
 
As inscrições podem ser efetuadas até o dia 11 de janeiro de 2015, através do site www.concursosss1.com.br.
 
O valor da taxa de inscrição é de R$ 40,00 nível fundamental, R$ 60,00 nível médio e R$ 80,00 nível superior.
 
Os inscritos serão submetidos a prova objetiva, prática e de títulos, de acordo com o cargo pretendido.
 
A prova objetiva provavelmente será aplicada no dia 01 de fevereiro de 2015, em local e horário a serem divulgados, no edital de homologação das inscrições.
 
O prazo de validade do concurso, que está sob a responsabilidade da empresa Concursos SS1 será de até dois anos, prorrogável, uma vez, por igual prazo, a critério do Município de Glorinha.

Concurso Prefeitura de Guabiju - RS

A Prefeitura de Guabiju, no estado do Rio Grande do Sul, através da empresa Objetiva Concursos Ltda., divulgou o edital de concurso público nº 002/2014. O objetivo é suprir três vagas mais o cadastro de reserva, em cargos de níveis fundamental e superior.

As chances são para os cargos de controlador interno, médico ESF, operário e servente. O salário previsto vai de R$ 726,03 a R$ 4.479,25, em carga horária de 36 e 40 horas semanais.

As inscrições podem ser feitas até o dia 07 de janeiro de 2015, através do site www.objetivas.com.br.

O valor da taxa de inscrição para cargos de nível fundamental é de R$ 30,00 e  cargos de nível superior R$ 100,00.

A prova objetiva está prevista para ser aplicada no dia 01 de fevereiro de 2015, o local e horário serão divulgados no edital de homologação das inscrições.

O concurso terá validade por 02 anos a partir da data de homologação dos resultados, prorrogável por mais 02 anos, a critério da Prefeitura de Guabiju/RS.

Concurso Prefeitura de Colméia - TO

A Prefeitura de Colméia, no estado de Tocantins, através da empresa Amiga Pública, abriu edital de concurso público nº 01/2014. O objetivo é contratar 102 profissionais para integrar o quadro de pessoal do Município. Além das vagas imediatas, também será formado um cadastro reserva, cuja finalidade é preencher as vagas que porventura possam surgir durante o período de vigência do concurso. Os salários vão até R$ 8.500,00 em carga horária de 40 horas semanais.
 
As vagas são para os empregos de auxiliar de serviços gerais, gari pesado, motorista, operador de máquinas pesadas, tratorista, assistente administrativo I, técnico em enfermagem, técnico em saúde bucal e demais funções.
 
As inscrições foram prorrogadas e poderão ser feitas até o dia 04 de janeiro de 2015, por meio do site da organizadora: www.amigapublica.com.br. As taxas variam de R$ 50,00 a R$ 110,00 de acordo com o cargo escolhido.
 
A aplicação das provas objetivas, está prevista para o domingo, dia 08 de fevereiro de 2015 e será dividida em 2 (dois) turnos com previsão de início às 9h para as provas realizadas no período da manhã e 14h para as provas realizadas no período da tarde, horário local, podendo ser alteradas por Edital próprio de acordo com a conveniência administrativa.
 
O concurso terá validade de dois anos, com possibilidade de prorrogação por igual período.
 
O edital n° 001/2014 encontra-se publicado na íntegra no quadro de aviso da Prefeitura, bem como disponível no endereço eletrônico www.amigapublica.com.br/concursos.

Prefeitura de São Bento do Sul - SC anuncia processo seletivo

A Prefeitura de São Bento do Sul, no estado de Santa Catarina, publicou edital de processo seletivo, regido pelo nº 009/2014, que visa à formação de cadastro reserva para contratação temporária de profissionais na área da Saúde.
 
Segundo o edital, serão classificados Médicos Clínico Geral, Urologista, Ortopedista, Psiquiatra e Generalista - ESF. Com o exercício de 40 horas semanais a remuneração será de R$ 10.606,51, mais 22% de gratificação.
 
Os interessados deverão fazer suas inscrições nos dias 22, 23, 29 e 30 de dezembro de 2014, e de 5 a 16 de janeiro de 2015, no Departamento de Recursos Humanos, situado na Rua Jorge Lacerda, nº 75, Centro.
 
Os inscritos terão seus currículos avaliados.
 
O processo seletivo, com a respectiva classificação, terá a validade para 01 ano a contar da data da homologação.

Acne Neonatal: Não se assuste com as espinhas do bebê

O que fazer quando o seu bebê está com espinhas ou cravos nas bochechinhas e no queixo? Muita calma! Você não precisa ficar preocupada e correr ao dermatologista, caso apareça uma espinha no rostinho do seu bebê
 
O surgimento da acne é muito comum e normalmente ocorre entre a terceira e a quarta semanas de vida da criança, podendo perdurar até seis meses. Além disso, ela está presente em cerca de 30% dos recém-nascidos.

De acordo com o dermatologista Fernando Passos de Freitas, acne neonatal surge devido à predisposição genética, após os hormônios maternos serem liberados durante a gestação e no estágio pós-parto.

“Esse tipo de quadro provoca o surgimento de espinhas e pequenos cravos, mas não é aconselhável espremê-los, sendo que não são graves e não deixam cicatrizes. Normalmente, os cravos são pretos ou brancos e as espinhas são avermelhadas e elas podem desaparecer facilmente. E mães, não usem óleos ou pomadas para tratar as acnes no bebê, esses produtos podem agravar o estado da pele”, explicou o dermatologista.

As acnes que surgem durante os 30 dias de vida do bebê se apresentam com mais intensidade do que a acne infantil que pode aparecer depois do terceiro mês de vida. Esse tipo de acne ocorre por causa do entupimento do folículo pelo excesso de sebo produzido pelas glândulas sebáceas, esse fechamento é levado para a superfície da pele ocasionando as espinhas e cravos no rosto ou nas costas.

É importante a realização de um diagnóstico com o pediatra para verificar se o caso é grave.

“Se aparecerem bolhas, espinhas com pus, o bebê deve ser examinado para descobrir causas,incluindo herpes viral. Caso, as espinhas continuem no rosto da criança, o correto é buscar ajuda de um dermatologista pare receitar medicamentos leves que possam contribuir e amenizar o problema”, orientou o dermatologista Fernando Passos de Freitas.

As espinhas também podem aparecer em crianças menores de 8 anos. Neste caso, procure um dermatologista para desvendar as causas da acne ou se pode existir algum problema hormonal. A acne também é menos persistente nas crianças e desaparece igual à acne neonatal. O tratamento para a acne infantil é muito diferente em relação aos bebês. Em algumas crianças os procedimentos variam de reposição hormonal á utilização de produtos que diminuam o espessamento da pele. Assim como nos adolescentes, o tratamento da acne infantil envolve limpeza e cuidado diário da pele.

Meu bebê tem espinhas, como tratar?
Os pais não precisam se preocupar, pois as acnes somem facilmente após o período de seis meses e também não deixam cicatrizes no rostinho da criança.

“O tratamento da acne neonatal dependerá da idade e da intensidade das espinhas. Caso ela estiver inflamada e incomodando, pode exigir de um tratamento. Para cuidar da pele do bebê, use cremes a base de peróxido de benzoíla ou ácido retinóico (baixas concentrações). Mas, só use esses produtos com a recomendação de um especialista”, observou o dermatologista Fernando Passos de Freitas.

Manter os cuidados diários pode ajudar a amenizar as espinhas como lavar o rosto do bebê uma ou duas vezes ao dia com sabonete hidratante específico para bebês e secar cuidadosamente. Jamais esprema ou cutuque e evite o uso de produtos gordurosos ou oleosos na área afetada.
 
Fonte: Dermatologista Fernando Passos de Freitas
 
Revista Materlife

Veja dicas para cuidar saúde íntima feminina no verão

Maus hábitos podem prejudicar a região genital. Saiba quais são eles e proteja-se
 
O verão pede atenção especial das mulheres com a saúde da região íntima. Hábitos que são mais comuns nesta época do ano, como passar o dia com o biquíni molhado, potencializam o surgimento de infecções, coceira e corrimento vaginal e podem gerar problemas como a candidíase (infecção causada por fungos) e a vulvite (dermatite de contato ou alérgica na vulva, parte externa da vagina).
 
Para que você atravesse a estação sem incômodos, as ginecologistas Catherine Primo Nogueira de Sá e Chrystiane da Silva Marc trazem um guia prático de cuidados.
 
Confira:
 
Na praia ou na piscina
Evite permanecer com o biquíni molhado durante um período muito longo. O excesso de umidade na região genital pode ocasionar infecções por fungos. Opte por biquínis em que pelo menos o forro seja de algodão. Na hora de lavá-lo, utilize sabão neutro. Coloque a peça para secar em lugares arejados, evitando ambientes úmidos como banheiros.
 
Absorventes e protetores
Absorventes do tipo protetores não devem ser usados diariamente, pois abafam muito a vagina. É importante lembrar que a secreção vaginal só passa a ser motivo de preocupação quando apresenta mau cheiro, coceira ou alteração na cor e na quantidade. Nesses casos, a mulher deve procurar um ginecologista o mais breve possível.
 
Absorventes internos podem ser utilizados nos banhos de mar ou piscina, mas não devem substituir os comuns no dia a dia. Nos dois tipos, troque-os a cada três ou quatro horas. Se o fluxo da menstruação for muito grande, o intervalo da troca deve ser menor.
 
Depilação
De forma geral, não existem contraindicações para a depilação íntima feminina no verão. Mas algumas mulheres podem apresentar sintomas como ardência e coceira excessivas após o procedimento. Se esse é seu caso, fique atenta. Talvez você esteja com alergia ao produto utilizado.
 
Tente identificar e substituir o fator causador da irritação. Se a depilação é feita fora de casa, preste atenção na higiene do local. Certifique-se de que o profissional tem o hábito de usar luvas e de trocar os palitos de depilação. Vale lembrar que a higiene íntima está relacionada à limpeza da região, e não à presença de pelos.
 
No dia a dia
Mulheres que transpiram com frequência na região genital devem evitar roupas justas como calças jeans e meias-calças. Dê preferência a roupas leves como calças de cotton e vestidos.
 
Use calcinhas de algodão, especialmente à noite. Se preferir, durma sem a peça. Isso vai ajudar a deixar a região genital arejada.
 
Com a higiene em dia
A higiene vaginal deve ser feita sempre com água corrente e morna, preferencialmente com sabonetes líquidos próprios para essa finalidade, já que trazem na composição o pH igual ao da vagina. É importante que esses produtos apresentem nos rótulos um selo que indica aprovação por ginecologistas e dermatologistas. Para lidar com o suor típico do verão, a higienização pode ser feita de uma a três vezes ao dia.
 
Evite talcos. Os compostos químicos desses produtos podem causar alergias e irritação na região genital. O mesmo vale para papéis higiênicos coloridos.
 
Não é recomendada a utilização de duchas na região interna da vagina. Lavá-la internamente prejudica a flora vaginal, destruindo organismos que ficam depositados ali, necessários para a proteção contra alergias e infecções.
 
Zero Hora

Uso de antibióticos não aumenta risco de asma, aponta pesquisa

Estudo de larga escala acompanhou mais de 490 mil crianças
 
Estudos sugerem que o uso de antibióticos durante a gravidez e a infância aumenta o risco de asma, mas uma pesquisa sueca de larga escala revelou evidências de que as duas coisas não estão relacionadas.
 
Pesquisadores acompanharam 493.785 crianças, incluindo 180.894 irmãos, do início da gravidez até a idade escolar. Mais de 20% delas foram expostas a algum tipo de antibiótico ainda no útero, e 62%, durante a infância. Ao todo, 6% das crianças apresentavam quadro asmático.
 
O estudo, publicado na revista científica BMJ, revelou uma correlação inicial entre o uso de antibióticos e a asma, mas essa associação desaparecia quando os pesquisadores observavam os irmãos. Não havia diferença clara entre a ocorrência de asma entre irmãos que tomaram e não tomaram antibióticos, o que sugere que outros fatores estejam em ação.
 
Segundo os autores, o diagnóstico da asma pode ser confundido com o de alguma doença respiratória, o que levaria a um tratamento com antibióticos. Quando a asma finalmente aparece, os antibióticos são erroneamente identificados como uma das causas. Os pesquisadores também não encontraram relação entre asma e antibióticos utilizados no tratamento de infecções na pele e no trato urinário.
O estudo não testou outras possíveis causas da asma.
 
– Nós não observamos outros fatores. Mas acreditamos que os resultados anteriores possam ser enviesados por fatores ambientais e genéticos compartilhados entre as famílias – afirmou Anne K. Ortqvistm, do Instituto Karolinska, em Estocolmo, e líder do estudo.
 
Zero Hora

Hospital lista músicas preferidas por médicos para ouvir durante cirurgias

Stayin' Alive, dos Bee Gees, ou Another One Bites the Dust, do Queen são as preferidas, segundo levantamento britânico
 
Stayin' Alive, dos Bee Gees, ou Another One Bites the Dust, do Queen? Um levantamento do Hospital Universitário do País de Gales, em Cardiff, no Reino Unido, compilou uma lista das canções que os médicos da instituição mais (e menos) gostam de ouvir enquanto realizam cirurgias
 
Além da música clássica, preferida pela maioria, outras melodias mais atuais foram incluídas na lista.
Smooth Operator, da banda britânica Sade, foi uma das escolhidas. No entanto, Everybody Hurts, do grupo REM, foi reprovada pelos cirurgiões.
 
Embora as músicas sejam encaradas como um passatempo para muitos, os benefícios de ouvi-las dentro das salas de cirurgia tanto para pacientes quanto para médicos foram tema de um estudo publicado na edição de Natal da revista científica British Medical Journal.
 
De acordo com a pesquisa, cerca de 80% dos médicos e enfermeiros afirmaram que ouvir música dentro da sala de cirurgia tem impacto positivo em seu trabalho.
 
O estudo também revelou que eles escutam música de 62% a 72% do tempo em que estão trabalhando no local. Geralmente, a trilha sonora é escolhida pelo cirurgião-chefe.
 
Com base em entrevistas com o corpo médico, o levantamento concluiu que a música melhorou a integração da equipe, além de diminuir a ansiedade e aumentar a eficiência.
 
Os entrevistados também relataram uma melhoria de seu desempenho nas cirurgias quando havia música tocando ao fundo. Segundo eles, a trilha sonora contribuiu para aumentar o foco.
 
O estudo observa, entretanto, que isso só aconteceu com médicos e enfermeiros que escutavam música regularmente.
 
De acordo com os autores da pesquisa, críticos argumentam que a música "consome espaço cognitivo, reduz a vigilância, compromete a comunicação e é uma distração quando há problemas anestésicos".
 
Eles disseram, por outro lado, que "sempre que podem os médicos ouvem música nas salas de cirurgia".

BBC Brasil / iG

Brasil terá primeiro verão com dengue e chikungunya; saiba identificar sintomas

Transmitida pelo aedes aegypti e aedes albopictus, novo
 vírus no Brasil preocupa ainda mais no verão
Doenças têm sintomas parecidos; aprenda a identificar se os sinais são de dengue ou de chikungunya
 
O verão no Hemisfério Sul começou ontem (21) com um desafio particular para o Brasil. Pela primeira vez na estação, dengue e febre Chikungunya circulam juntas pelo país.

As doenças têm sintomas parecidos e são transmitidas pelo mesmo mosquito. Em entrevista à Agência Brasil, o coordenador do Comitê de Doenças Emergentes da Sociedade Brasileira de Infectologia, Rodrigo Angerami, explicou como identificar os sinais de cada uma delas e as formas mais eficazes de prevenção.
 
Angerami lembrou que o que torna o verão mais vulnerável à ocorrência de surtos e epidemias é a sazonalidade das doenças. O comportamento do Aedes aegypti, transmissor da dengue e da febre Chikungunya, segundo ele, tende a se intensificar em períodos de temperaturas mais altas e de muita chuva.
 
Outro agravante, sobretudo no caso da febre Chikungunya, é a circulação de pessoas em razão das festas de fim de ano e das férias escolares. “Muitos saem de um estado e acabam se deslocando para áreas onde o vírus já está circulando. Isto pode possibilitar a introdução do vírus em outros estados a partir do regresso dessas pessoas”, explicou o infectologista.
 
Segundo Angerami, febre, dor de cabeça, mal-estar, falta de apetite e dor no corpo são alguns dos sintomas compartilhados por ambas as doenças. O que diferencia a febreChikungunya da dengue é a dor nas articulações que acomete o paciente de forma incapacitante. Já a dengue provoca complicações como o risco aumentado de hemorragias, queda da pressão arterial e acometimento dos órgãos e, por isso, exige cautela.
 
"Até o momento, não existe vacina para as duas doenças. Assim, o controle do mosquito é imperativo. As pessoas terão de se conscientizar que, não só pela dengue mas pelo Chikungunya, deve haver um compromisso de evitar que o vetor de instale e se reproduza."
 
Dados do Ministério da Saúde divulgados no início deste mês indicam que, até o dia 15 de novembro, o Brasil registrou 1.364 casos de febre Chikungunya, sendo 71 casos importados e 1.293 autóctones. Desses, 531 foram identificados no município de Oiapoque (AP), 563 em Feira de Santana (BA), 196 em Riachão do Jacuípe (BA), um em Matozinhos (MG), um em Pedro Leopoldo (MG) e um em Campo Grande (MS).
 
 
No caso da dengue, o Levantamento Rápido do Índice de Infestação por Aedes aegypti (LIRAa) indica que pelo menos 135 municípios brasileiros apresentam risco de epidemia da doença. Além disso, 612 cidades estão em alerta para a dengue.
 
Agência Brasil

Maca peruana atua contra o câncer e tem poderes afrodisíacos

Meridith Kohut: Peruanos reclamam que estrangeiros têm
levado a maca para fora do país antes de ela ser processada
Popularidade em países como a China tem levado a uma “corrida pelo ouro”
 
Há pouco tempo, ladrões invadiram um armazém em uma cidade agrícola dos Andes, bateram no gerente e fugiram com quase 1.200 quilos de contrabando. Caminhões cruzaram furtivamente a fronteira, carregando uma substância ilícita destinada à China. E, com o aumento do preço de seu tradicional produto agrícola, produtores pobres agora circulam pelas estradas de terra em veículos novos e reluzentes.  
 
O material precioso que vem provocando roubo e luxo não é droga, pedras ou metais preciosos. É um tubérculo parecido com o rabanete chamado maca peruana, anunciado como um superalimento para combater o câncer e vendido nas prateleiras de supermercados como o Whole Foods.
 
É tão popular na China pelos supostos efeitos afrodisíacos que, neste ano, os compradores chineses foram ao Peru com valises cheias de dinheiro para comprar a colheita, dando origem a uma corrida do ouro e disparando alarmes de Lima a Los Angeles e muito além.
 
À medida que a maca ganha fama, peruanos temem perder o controle de uma cultura valiosa, cuja história remonta a um período anterior ao império inca.
 
Autoridades afirmam que muitos compradores chineses contrabandearam o tubérculo para fora do país violando a lei que determina que a maca seja processada no Peru antes de ser exportada – medida cuja intenção é proteger os negócios locais. De acordo com elas, sementes também foram contrabandeadas do país, apesar de uma proibição cuja intenção é impedir que a planta fosse cultivada fora dali.
 
“Milhares de acres estão sendo cultivados fora do país sem autorização”, disse Andrés Valladolid, presidente da Comissão Nacional Contra Biopirataria do Peru.
 
Oswaldo Castillo, plantador e processador de maca, disse temer que os chineses “obtenham o monopólio da maca e consigam definir o preço no mercado mundial”.
 
Ele avisou que agricultores venderam sementes de maca a compradores chineses. “Não podemos deixar essas sementes saírem do país. A maca é nosso alimento ancestral. É nosso orgulho”, afirmou Castillo.
 
Característica
Tubérculo originário da Cordilheira dos Andes, a maca tem formato semelhante a um rabanete. É fonte de vitaminas, minerais, proteínas, fibras e mais uma incansável lista de outros nutrientes.
 
Custo
Nas lojas da Whole Foods, rede tradicional de supermercados nos EUA, o preço da maca orgânica, em cujo rótulo se lê “superalimento inca”, passou de US$ 40 para US$ 60 o quilo.
 
O Tempo