Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



segunda-feira, 22 de dezembro de 2014

Veja dicas para cuidar saúde íntima feminina no verão

Maus hábitos podem prejudicar a região genital. Saiba quais são eles e proteja-se
 
O verão pede atenção especial das mulheres com a saúde da região íntima. Hábitos que são mais comuns nesta época do ano, como passar o dia com o biquíni molhado, potencializam o surgimento de infecções, coceira e corrimento vaginal e podem gerar problemas como a candidíase (infecção causada por fungos) e a vulvite (dermatite de contato ou alérgica na vulva, parte externa da vagina).
 
Para que você atravesse a estação sem incômodos, as ginecologistas Catherine Primo Nogueira de Sá e Chrystiane da Silva Marc trazem um guia prático de cuidados.
 
Confira:
 
Na praia ou na piscina
Evite permanecer com o biquíni molhado durante um período muito longo. O excesso de umidade na região genital pode ocasionar infecções por fungos. Opte por biquínis em que pelo menos o forro seja de algodão. Na hora de lavá-lo, utilize sabão neutro. Coloque a peça para secar em lugares arejados, evitando ambientes úmidos como banheiros.
 
Absorventes e protetores
Absorventes do tipo protetores não devem ser usados diariamente, pois abafam muito a vagina. É importante lembrar que a secreção vaginal só passa a ser motivo de preocupação quando apresenta mau cheiro, coceira ou alteração na cor e na quantidade. Nesses casos, a mulher deve procurar um ginecologista o mais breve possível.
 
Absorventes internos podem ser utilizados nos banhos de mar ou piscina, mas não devem substituir os comuns no dia a dia. Nos dois tipos, troque-os a cada três ou quatro horas. Se o fluxo da menstruação for muito grande, o intervalo da troca deve ser menor.
 
Depilação
De forma geral, não existem contraindicações para a depilação íntima feminina no verão. Mas algumas mulheres podem apresentar sintomas como ardência e coceira excessivas após o procedimento. Se esse é seu caso, fique atenta. Talvez você esteja com alergia ao produto utilizado.
 
Tente identificar e substituir o fator causador da irritação. Se a depilação é feita fora de casa, preste atenção na higiene do local. Certifique-se de que o profissional tem o hábito de usar luvas e de trocar os palitos de depilação. Vale lembrar que a higiene íntima está relacionada à limpeza da região, e não à presença de pelos.
 
No dia a dia
Mulheres que transpiram com frequência na região genital devem evitar roupas justas como calças jeans e meias-calças. Dê preferência a roupas leves como calças de cotton e vestidos.
 
Use calcinhas de algodão, especialmente à noite. Se preferir, durma sem a peça. Isso vai ajudar a deixar a região genital arejada.
 
Com a higiene em dia
A higiene vaginal deve ser feita sempre com água corrente e morna, preferencialmente com sabonetes líquidos próprios para essa finalidade, já que trazem na composição o pH igual ao da vagina. É importante que esses produtos apresentem nos rótulos um selo que indica aprovação por ginecologistas e dermatologistas. Para lidar com o suor típico do verão, a higienização pode ser feita de uma a três vezes ao dia.
 
Evite talcos. Os compostos químicos desses produtos podem causar alergias e irritação na região genital. O mesmo vale para papéis higiênicos coloridos.
 
Não é recomendada a utilização de duchas na região interna da vagina. Lavá-la internamente prejudica a flora vaginal, destruindo organismos que ficam depositados ali, necessários para a proteção contra alergias e infecções.
 
Zero Hora

Nenhum comentário:

Postar um comentário