Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



segunda-feira, 22 de dezembro de 2014

Maca peruana atua contra o câncer e tem poderes afrodisíacos

Meridith Kohut: Peruanos reclamam que estrangeiros têm
levado a maca para fora do país antes de ela ser processada
Popularidade em países como a China tem levado a uma “corrida pelo ouro”
 
Há pouco tempo, ladrões invadiram um armazém em uma cidade agrícola dos Andes, bateram no gerente e fugiram com quase 1.200 quilos de contrabando. Caminhões cruzaram furtivamente a fronteira, carregando uma substância ilícita destinada à China. E, com o aumento do preço de seu tradicional produto agrícola, produtores pobres agora circulam pelas estradas de terra em veículos novos e reluzentes.  
 
O material precioso que vem provocando roubo e luxo não é droga, pedras ou metais preciosos. É um tubérculo parecido com o rabanete chamado maca peruana, anunciado como um superalimento para combater o câncer e vendido nas prateleiras de supermercados como o Whole Foods.
 
É tão popular na China pelos supostos efeitos afrodisíacos que, neste ano, os compradores chineses foram ao Peru com valises cheias de dinheiro para comprar a colheita, dando origem a uma corrida do ouro e disparando alarmes de Lima a Los Angeles e muito além.
 
À medida que a maca ganha fama, peruanos temem perder o controle de uma cultura valiosa, cuja história remonta a um período anterior ao império inca.
 
Autoridades afirmam que muitos compradores chineses contrabandearam o tubérculo para fora do país violando a lei que determina que a maca seja processada no Peru antes de ser exportada – medida cuja intenção é proteger os negócios locais. De acordo com elas, sementes também foram contrabandeadas do país, apesar de uma proibição cuja intenção é impedir que a planta fosse cultivada fora dali.
 
“Milhares de acres estão sendo cultivados fora do país sem autorização”, disse Andrés Valladolid, presidente da Comissão Nacional Contra Biopirataria do Peru.
 
Oswaldo Castillo, plantador e processador de maca, disse temer que os chineses “obtenham o monopólio da maca e consigam definir o preço no mercado mundial”.
 
Ele avisou que agricultores venderam sementes de maca a compradores chineses. “Não podemos deixar essas sementes saírem do país. A maca é nosso alimento ancestral. É nosso orgulho”, afirmou Castillo.
 
Característica
Tubérculo originário da Cordilheira dos Andes, a maca tem formato semelhante a um rabanete. É fonte de vitaminas, minerais, proteínas, fibras e mais uma incansável lista de outros nutrientes.
 
Custo
Nas lojas da Whole Foods, rede tradicional de supermercados nos EUA, o preço da maca orgânica, em cujo rótulo se lê “superalimento inca”, passou de US$ 40 para US$ 60 o quilo.
 
O Tempo

Nenhum comentário:

Postar um comentário