Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



terça-feira, 29 de abril de 2014

Chioro defende regulamentação da formação de profissionais de saúde

Reprodução
Ministro Arthur Chioro
O ministro da Saúde, Arthur Chioro, defendeu na noite de ontem (28) a regulamentação da formação de profissionais de saúde
 
Segundo ele, o tema “estruturante” enfrentará ainda mais resistência do que a contratação de médicos estrangeiros para atuar na atenção básica, a partir do Programa Mais Médicos. “É o debate mais importante, e talvez o mais polêmico de todos eles. Aquilo que no fundo, no fundo, é a essência de toda a resistência”, ressaltou, antes de participar de um debate sobre o tema na Universidade Presbiteriana Mackenzie, no centro de São Paulo.
 
De acordo com o ministro, as mudanças são fundamentais para que a oferta de profissionais de saúde se ajuste às demandas da sociedade. “O Brasil vai passar a regular a formação em saúde. Foi exatamente o que o Brasil não fez, e que todos os países, após a 2ª Guerra Mundial, passaram a fazer de uma forma muito clara; e fez com que a gente chegasse a essa situação”, disse sobre a falta de profissionais na atenção básica e em algumas especialidades.
 
Durante sua explanação, Chioro disse que até 2017 o país pretende abrir 11,5 mil vagas em faculdades de medicina, grande parte em parceria com o setor privado. A meta é aumentar de 374 mil para 600 mil o número de médicos atuando no Brasil até 2026. Serão abertas ainda, segundo o ministro, 12,4 mil vagas em residência, que serão planejadas “de forma transparente”.
 
Para o advogado-geral da União, Luís Inácio Adams, também presente, o programa tem sofrido ataques ideológicos. Na opinião dele, os questionamentos trabalhistas, por exemplo, são resolvidos a partir do entendimento já aplicado em outros tipos de contratação. “Eu acredito que essa questão trabalhista passa por uma compreensão do que é esse processo, essa relação serviço/ensino. O ensino em serviço, que tem no processo de residência médica, em vários serviços de estágio, muito usados em sistemas de aprendizado técnico”.
 
Agência Brasil

Campinas registra mais de 17 mil casos de dengue

Reprodução
 Campinas, a 100 quilômetros da capital paulista, teve 17.136 notificações de dengue desde o início do ano, informou a Secretaria Municipal de Saúde
 
No fim de março, o número de casos era 8.236. O município já registrou uma morte por dengue, de uma mulher de 69 anos, e quatro mortes estão sendo investigadas.
 
Devido ao grande número de casos suspeitos, os pacientes que chegam à rede de saúde em Campinas com os sintomas da doença recebem tratamento imediatamente. Para agilizar o atendimento, os exames de sorologia não estão mais sendo feitos.
 
A prefeitura informou que retirou 83 mil toneladas de entulhos, para eliminar criadouros do mosquito da dengue, em um mutirão de limpeza feito em 200 bairros da cidade, com ênfase nas regiões mais afetadas: Campo Belo, Campo Grande e Ouro Verde.
 
Segundo nota da administração municipal, foram limpos 20 quilômetros de córregos. “Muitos deles não recebiam ações de limpeza há dez anos”, diz o comunicado. A nebulização também foi intensificada, com a ajuda de quatro máquinas e dez equipes. A cidade, além disso, recebeu 66 médicos estrangeiros e autorizou a contratação de 122 enfermeiros. 
 
Agência Brasil

Governo quer prevenir obesidade em escolas

Thinkstock
Excesso de peso é fator de risco para diversos tipos de doenças
Em um período de dez anos, mortes por obesidade cresceu 196%
 
O número de brasileiros mortos por complicações diretamente relacionadas à obesidade triplicou em um período de dez anos, revela levantamento inédito feito pelo Estadão Dados com base em informações do Datasus. Em 2001, 808 óbitos tiveram a doença como uma das causas. Em 2011, último dado disponível, o número passou para 2.390, crescimento de 196%.
 
O aumento também foi significativo quando considerada a taxa de mortos por 1 milhão de habitantes. No mesmo período de dez anos, a taxa dobrou. Foi de 5,4 para 11,9, segundo dados do Ministério da Saúde.
 
Os dados levam em consideração as mortes nas quais a obesidade aparece como uma das causas no atestado de óbito. Segundo especialistas, como o excesso de peso é fator de risco para diversos tipos de doenças, como câncer e diabete, o número de vítimas indiretas da obesidade é ainda maior.
 
Para o endocrinologista Mario Carra, presidente da Abeso (Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e da Síndrome Metabólica), "as causas mais comuns de morte relacionadas à obesidade são as doenças cardiovasculares, como o enfarte e o acidente vascular cerebral (AVC)".
 
— Sabemos, porém, que ela também está relacionada a muitos outros problemas, como apneia do sono, insuficiência renal e vários tipos de câncer.
 
Segundo o Ministério da Saúde, o aumento das mortes é um reflexo da "epidemia de obesidade" registrada hoje no País. Para o secretário de Atenção à Saúde do ministério, Helvécio Magalhães, "outros países viveram isso primeiro, com alto consumo de alimentos industrializados e sedentarismo".
 
— O Brasil, ainda que mais tarde, está vivendo agora. Pesquisas feitas anualmente pelo ministério mostram que a obesidade e o sobrepeso têm aumentado muito.
 
O último levantamento da pasta mostrou que mais da metade dos adultos brasileiros tem sobrepeso e pelo menos 17% da população está obesa.
 
Há dois meses, o aposentado Angelino Pires de Moraes, de 86 anos, tornou-se mais uma vítima do excesso de peso. Com 100 quilos e pouco menos de 1,80 de altura, ele sofreu um enfarte dentro de casa e morreu na hora, conta o barbeiro Sérgio Buscarino de Moraes, de 50 anos, filho do aposentado.
 
— Ele tinha colesterol alto e hipertensão. O médico já tinha avisado que o coração estava obstruído por gordura, mas ele não mudava a alimentação. Meu pai era teimoso e piorou depois que a minha mãe morreu, há cinco meses. Ficou deprimido e passou a cuidar menos da saúde.
 
Medidas
Para especialistas, não é só a mudança de hábitos dos brasileiros que aumentou a mortalidade por obesidade. De acordo com Marcio Mancini, chefe do grupo de obesidade e síndrome metabólica do Hospital das Clínicas de São Paulo, as políticas públicas de prevenção e tratamento devem ser aprimoradas.
 
— Não se faz prevenção em unidades básicas de saúde. Há o tratamento para diabetes, colesterol, hipertensão, mas pouco se faz para barrar o ganho de peso. Essa mesma preocupação deveria existir nas escolas.
 
De acordo com o especialista, quanto mais cedo se instala a obesidade, mais cedo a pessoa pode morrer.
 
— Se uma pessoa já tem obesidade mórbida com 20 anos e permanece assim, a doença vai encurtar a vida desse paciente em 12 anos.
 
Para Maria Tereza Zanella, endocrinologista da Unifesp, é preciso mudar os hábitos desde a infância.
 
— As crianças vivem em apartamento, jogam videogame e comem produtos industrializados. São alimentos que têm um sabor agradável e as crianças vão se acostumando, mas isso deve ser evitado.
 
Além da prevenção falha, os médicos apontam estrutura insuficiente para o tratamento da obesidade.
 
Mancini reforça que "o SUS não oferece o tratamento medicamentoso, e os centros de referência para cirurgia bariátrica não dão conta da demanda".
 
Em março, pelo menos 3.000 obesos de várias regiões do Brasil lotaram o ginásio da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) para passar por triagem em busca de cirurgia bariátrica. A fila de espera tem 2.000 pessoas.
 
O Estdo de São Paulo

Mortes por obesidade triplicam no Brasil em dez anos

Reprodução
Mortes por obesidade triplicam no Brasil em dez anos
O número de brasileiros mortos por complicações diretamente relacionadas à obesidade triplicou em um período de dez anos, no País, revela levantamento inédito feito pelo Estadão Dados com base em informações do Datasus. Em 2001, 808 óbitos tiveram a doença como uma das causas
 
Em 2011, último dado disponível, o número passou para 2.390, crescimento de 196%. O aumento também foi significativo quando considerada a taxa de mortos por 1 milhão de habitantes. No mesmo período de dez anos, a taxa dobrou. Foi de 5,4 para 11,9, segundo dados do Ministério da Saúde. Os dados levam em consideração as mortes nas quais a obesidade aparece como uma das causas no atestado de óbito. Segundo especialistas, como o excesso de peso é fator de risco para diversos tipos de doenças, como câncer e diabete, o número de vítimas indiretas da obesidade é ainda maior.

"As causas mais comuns de morte relacionadas à obesidade são as doenças cardiovasculares, como o enfarte e o acidente vascular cerebral (AVC). Sabemos, porém, que ela também está relacionada a muitos outros problemas, como apneia do sono, insuficiência renal e vários tipos de câncer", afirma o endocrinologista Mario Carra, presidente da Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e da Síndrome Metabólica (Abeso).

Segundo o Ministério da Saúde, o aumento das mortes é um reflexo da "epidemia de obesidade" registrada hoje no País. "Outros países viveram isso primeiro, com alto consumo de alimentos industrializados e sedentarismo. O Brasil, ainda que mais tarde, está vivendo agora. Pesquisas feitas anualmente pelo ministério mostram que a obesidade e o sobrepeso têm aumentado muito", afirma o secretário de Atenção à Saúde do ministério, Helvécio Magalhães. O último levantamento da pasta mostrou que mais da metade dos adultos brasileiros tem sobrepeso e pelo menos 17% da população está obesa.

Medidas
Para especialistas, não é só a mudança de hábitos dos brasileiros que aumentou a mortalidade por obesidade. De acordo com Marcio Mancini, chefe do grupo de obesidade e síndrome metabólica do Hospital das Clínicas de São Paulo, as políticas públicas de prevenção e tratamento devem ser aprimoradas. "Não se faz prevenção em unidades básicas de saúde. Há o tratamento para diabetes, colesterol, hipertensão, mas pouco se faz para barrar o ganho de peso. Essa mesma preocupação deveria existir nas escolas", afirma.
 
R7

Mortes por obesidade atingem mais as mulheres

Getty Images
Obesidade reduz a expectativa de vida
Maiores vítimas estão na faixa etária dos 50 aos 59 anos
 
Do total de óbitos relacionados à obesidade registrados entre 2001 e 2011, 64% tiveram como vítimas pessoas do sexo feminino.
 
O presidente da Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica disse que dados do IBGE de 2009 já mostravam que a prevalência de obesidade mórbida (quando o Índice de Massa Corpórea é superior a 40) é muito maior entre as mulheres.
 
As maiores vítimas estão na faixa etária dos 50 aos 59 anos. De acordo com o endocrinologista Marcio Mancini, do Hospital das Clínicas, como a obesidade reduz a expectativa de vida, é esperado que os obesos sejam afetados por doenças graves mais cedo, na faixa etária dos 50 anos.
 
Os especialistas explicam que, além do monitorar o IMC, as pessoas devem ficar atentas à circunferência abdominal, que indica a presença de gordura visceral, ou seja, aquela que se aloja entre os órgãos e aumenta o risco de enfarte.
 
"A medida não deve passar de 102 cm no homem e de 88 cm na mulher", afirma Mario Carra, da Abeso.
 
O IMC da dona de casa Neide Fabretti Aguilar Martins, de 71 anos, chegou a 51. Com 127 quilos e 1,55 metro de altura, ela desenvolveu diabetes e hipertensão, além de uma artrose no joelho, provocada pelo excesso de peso. Há dez anos, iniciou tratamento que combinava dieta, atividade física na água e uso de inibidores de apetite. Hoje com 81 quilos, ela diz estar mais ativa.
 
— O médico quer que eu chegue aos 70 quilos e eu estou tentando. É um cuidado para o resto da vida.
 
Estadão Conteúdo / R7

Comovente: mulher morre após desistir de tratamento contra câncer para salvar vida do filho

Thinkstock
O bebê está internado na UTI (Unidade de Tratamento Intensivo)
Médicos fizeram cesariana em criança, aos seis meses de gestação, em Araraquara
 
Ao descobrir que estava grávida, Patrícia Alves Cabreira, 27 anos de idade, de Araraquara, interior de São Paulo, parou o tratamento que fazia contra o câncer de mama. O objetivo era salvar a vida de seu filho. Porém, ela não resistiu e morreu uma semana após dar à luz o pequeno Arthur.
 
Após a decisão de Patrícia, os médicos fizeram uma cesariana para salvar a vida do bebê, aos seis meses de idade.
 
Arthur está internado na UTI (Unidade de Tratamento Intensivo) em Araraquara. Agora, a família pede ajuda nas redes sociais para manter o menino no hospital. Uma semana de internação custa cerca de R$ 30 mil.
 
R7

Seu filho está acima do peso? Coloque regras para alimentação e incentive atividade física

Thinkstock
Alimentação saudável é fundamental durante a infância
Nutricionista dá dicas para melhorar a saúde das crianças
 
Bom dia! O seu filho é obeso ou está bem acima do peso? Cuidado! A prevalência de sobrepeso e obesidade infantil está aumentando em todo o mundo, inclusive no Brasil. A obesidade e a hipertensão arterial são processos iniciados na infância e, entre os fatores de risco para essas doenças, estão os hábitos alimentares desregrados e a falta de atividade física. Portanto, deve-se intervir precocemente.
 
Alimentação saudável é fundamental durante a infância, quando os hábitos alimentares estão sendo formados, de acordo com a professora de nutrição da Universidade Presbiteriana Mackenzie, Marcia Nacif. De acordo com ela, é importante que a criança adquira o hábito de realizar as refeições com sua família, em horários regulares.
 
— Bons hábitos alimentares devem ser seguidos pelas crianças, pais e demais familiares para estimular que todos possam adquiri-los.
 
Veja algumas dicas da especialista para melhorar a saúde do seu filho:
 
1) As refeições devem incluir o café da manhã, lanches, o almoço e o jantar. É importante estabelecer e respeitar o horário das refeições;
 
2) Deve-se consumir diariamente cereais integrais, frutas, verduras e legumes, ótimas fontes de calorias, minerais, vitaminas hidrossolúveis e fibras;
 
3) Consumir sal e salgadinhos com moderação, para a prevenção de hipertensão arterial; 
 
4) Evitar o consumo de alimentos não saudáveis, como refrigerantes, sucos industrializados e guloseimas (chocolates, balas, sorvetes, bolachas recheadas, bolos);
 
5)  Deve-se estar atento à alimentação fornecida pela escola ou às opções de lanches que são vendidos na escola ou nas proximidades;
 
6) Evitar o hábito de comer assistindo TV.
 
R7

Menina de 2 anos sofre com dores insuportáveis e feridas no corpo ao ter pele tocada

Reprodução: Daily Mail
Poppy Lovatt sofre com um transtorno chamado epidermólise bolhosa
 
Poppy Lovatt, de dois anos, não pode receber abraços de seus pais e de ninguém. A pequena sente dores insuportáveis ao ser tocada. De acordo com o Daily Mail, ela sofre com um transtorno chamado epidermólise bolhosa, o que faz com que sua pele caia ao menor toque.
 
De acordo com a mãe da menina, Kim Lovatt, de 30 anos, as feridas de Poppy são enfaixadas duas vezes por dia. Segundo Kim, os curativos aliviam um pouco a dor.
 
As bolhas se formam nos pés, mãos e articulações de Poppy, o que faz com que ela tenha dificuldade para andar e se mover .
 
Kim ainda conta que ela e seu marido, Paulo Lovatt, de 38 anos, evitam ao máximo pegar a menina no colo.
 
Segundo ela, Poppy precisa tomar cuidado até mesmo para se vestir.

― Poppy se machuca muito fácil, até mesmo suas roupas causam bolhas em seu corpo. É muito difícil vê-la sofrendo assim. Temos muito cuidado com ela. Queremos que ela tenha uma vida normal, levando em consideração seus problemas   .
 
Segundo Kim, a doença varia muito: em algumas semanas, as feridas quase não aparecem, mas em outras o menor contato com a menina provoca muita dor.

 ― Tem dias que ela vem até mim querendo um abraço, querendo um carinho, mas não há nada que eu possa fazer. Queria poder abraçá-la bem forte e dizer que tudo vai ficar bem, mas não posso .
 
Poppy é apenas uma das 5.000 pessoas no Reino Unido com epidermólise bolhosa distrófica e não há nenhuma cura conhecida para a doença .

Fonte Daily Mail /  R7

Cientistas criam teste para homens medirem própria fertilidade em casa

Reprodução
Aparelho estará à disposição em 2015
Greg Sommer e Ulrich Schaff desenvolveram kit que a qualidade do esperma dos homens
 
Os pesquisadores americanos Greg Sommer e Ulrich Schaff criaram um kit portátil para medir a qualidade do esperma dos homens. De acordo com o site da TV americana ABC News, o aparelho estará à disposição a partir de 2015 e permitirá que o homem monitore e teste sua fertilidade em sua própria casa.
 
Segundo Sommer, o dispositivo evita constrangimentos muito comuns em laboratórios que oferecem o mesmo exame.
 
― É um sistema de diagnóstico portátil, fácil de usar, com a precisão de um teste de laboratório clínico e o resultado sai em apenas alguns minutos. O dispositivo poderia ajudar os homens que tem problemas de fertilidade a manter a qualidade do esperma
 
Os cientistas ainda estão desenvolvendo um aplicativo de celular para que os homens possam levar os resultados aos seus médicos e discutir soluções para os problemas.
 
― O mercado hoje está completamente focado nas mulheres e em dispositivos para monitorar hormônios, temperatura e janelas de pico de fertilidade de cada mês. Mas um em cada cinco homens tem baixa contagem de esperma, que podem prejudicar a concepção.

R7

Farinha de amora ajuda emagrecer e é forte aliado contra TPM, diz nutricionista

Thinkstock
Ideal é consumir uma colher de sopa, três vezes ao dia
Especialista explica os benefícios do alimento que está na moda
 
Quer emagrecer? Além de ajudar na perda de peso, a farinha de amora ajuda a proteger o coração e até mesmo a perda óssea, acordo com o nutricionista funcional Fábio Bicalho.
 
Segundo o especialista, o alimento ajuda também na prevenção do reumatismo, artrite, infecções na garganta e febres. Além disso, é um forte aliado das mulheres nos períodos de TPM (tensão pré-menstrual), ajuda na memória, melhora o funcionamento dos rins e do fígado, reduz os riscos de úlcera e câncer estomacal.
 
— A farinha de amora ajuda a diminuir a sensação, dificulta a absorção de gordura e do açúcar ao reduzir a glicose no sangue. Além disso, ela é antioxidante, pois previne a ação dos radicais livres e evita o envelhecimento precoce. Dentre as vitaminas presentes na farinha de amora, figuram as vitaminas A, B e C. Para complementar o mix nutritivo, estão presente os minerais como cálcio, magnésio, selênio, fósforo e potássio.
 
Segundo Bicalho, o ideal é consumir uma colher de sopa, três vezes ao dia, nas principais refeições, café-da-manhã, almoço e jantar.
 
— Pode ser dissolvido em água, em sucos, iogurtes, leite, vitaminas, ou, até mesmo, às massas de bolos, pães e tortas. A farinha de amora pode receber reforço também das aliadas: farinha de frutas vermelhas, como mirtilo, framboesa, goji berry ou ainda chia ou linhaça. Quem quiser ser ainda mais natural pode alternar a farinha pela própria amora e aproveitar os benefícios direto na maravilhosa fruta.
 
O consumo da farinha de amora por gestantes, mulheres em período de amamentação e diabéticos deve ser controlado e um nutricionista deve ser consultado antes de incluir o alimento na dieta.
 
R7

Dieta vegetariana pode ajudar a diminuir pressão arterial

Aveia - Foto Getty Images
Getty Images
A aveia faz parte do grupo dos carboidratos e é uma excelente
 fonte de fibras, vitaminas e minerais
Revisão de 39 estudos mostra que menu sem carne protege contra infarto e AVC
 
Adotar uma dieta vegetariana pode na prevenção da hipertensão, reduzindo os níveis de pressão arterial. É o que afirma uma revisão de 39 estudos feita pelo departamento de medicina preventiva do National Cerebral and Cardiovascular Center, no Japão. Os resultados foram publicados online dia 24 de fevereiro na revista JAMA Internal Medicine.

A pesquisa incluiu 22.000 pessoas e concluiu que uma dieta sem carne reduzia a pressão arterial sistólica em cinco a sete milímetros de mercúrio (mm/Hg) e a pressão arterial diastólica de dois a cinco milímetros de mercúrio (mm/Hg). Ainda que os resultados pareçam modestos, o estudo sugere que eles poderiam reduzir o risco de infarto em 9% e de AVC em 14%. Além disso, a prevenção seria sustentada ao longo do tempo, disseram os especialistas.

Os autores do estudo disseram que parecia não importar que tipo de dieta vegetariana a pessoa está seguindo - se inclui produtos lácteos, ovos e peixes ou então que exclui todos os derivados de animais -, os resultados eram muito próximos. No entanto, eles acrescentam que isso pode ter acontecido porque os estudos de dietas veganas eram pequenos, o que pode ter deixado a estatística insuficiente.

O estudo também não foi capaz de destrinchar quais foram os responsáveis pelo benefício das dietas vegetarianas. Mas eles apontam que essas dietas podem ter um teor mais baixo de sódio e maior teor de potássio e proteínas vegetais ? fatores que tendem a baixar a pressão arterial.

Oito alimentos que ajudam a combater a hipertensão
Doenças cardiovasculares são responsáveis pelo maior número de mortes no Brasil e em mais da metade dos casos ela é decorrente da pressão alta. Segundo dados da Sociedade Brasileira de Hipertensão, a pressão arterial elevada atinge 30% da população adulta brasileira e está presente em mais de 50% das pessoas na terceira idade. Embora não tenha cura, a hipertensão pode ser controlada e evitada com algumas mudanças de hábito. E se você já pensou "não tenho tempo para praticar exercícios ou qualquer coisa semelhante", saiba que apenas incluindo alguns alimentos em sua dieta, a prevenção e o controle já são desenvolvidos naturalmente pelo seu organismo.
 
Confira a seguir oito desses alimentos:
 
Aveia"
A aveia faz parte do grupo dos carboidratos e é uma excelente fonte de fibras, vitaminas e minerais", explica Cátia Medeiros, especialista em nutrição clínica pelo Ganep-SP e membro da clínica Espaço Nutrição. O alimento auxilia no processo de emagrecimento por retardar o esvaziamento gástrico, o que prolonga a sensação de saciedade.

Desse modo, ele auxilia no controle da glicose sanguínea, sendo uma importante ferramenta para hipertensos. Além disso, a aveia contém magnésio que, em união com o cálcio, ajuda no relaxamento da musculatura, diminuindo o inchaço do corpo.                    
 
Amêndoa e noz
Por serem boas fontes de magnésio, amêndoas e nozes atuam como vasodilatadores, ou seja, ampliadores dos vasos sanguíneos, o que auxilia no controle da pressão arterial. Esses alimentos também são ricos em vitamina E, um dos principais antioxidantes naturais existentes, que ajudam a retardar o envelhecimento e diversas complicações cardíacas, como explica a nutricionista Cátia Medeiros.
 
Alimentos ricos em ômega 3
Presente em alimentos como sardinha, salmão, atum, linhaça e azeite, os ácidos graxos ômega 3 devem ser consumidos por pessoas com hipertensão em uma dose acima do valor diário recomendado normalmente, aponta a nutricionista Cátia Medeiros.

Estudos comprovam que a ingestão dessa substância está intimamente relacionada à diminuição da vasoconstrição e ao aumento da vasodilatação. Em outras palavras, o ômega 3 não só dificulta a síntese responsável por contrair os vasos sanguíneos como ainda facilita a síntese que promove a sua abertura.
 
Ervas
O que a salsa, a cebolinha, o coentro, o alecrim, a sálvia, o manjericão, o louro e o tomilho têm em comum? Todos são ótimos temperos naturais e, por isso, podem substituir como nenhum outro alimento o uso do sal. "Reduzindo o sal, também há diminuição da ingestão de sódio, um dos principais vilões dos hipertensos", alerta a nutricionista Cátia Medeiros. O sódio favorece a retenção de líquidos no organismo, aumentando a pressão arterial e elevando o risco de doenças renais e cardiovasculares.
 
Alho
Ótima fonte de vitamina C, o alho tem alto poder antioxidante, atuando na diminuição de radicais livres, responsáveis pelo envelhecimento precoce, pelo câncer e até por doenças cardíacas. Além disso, a combinação de diversos elementos presentes nesse alimento, como o magnésio, auxilia - ainda que de forma singela - na dilatação dos vasos sanguíneos, reduzindo a pressão e facilitando a circulação do sangue.
 
Cereais integrais
Eles reduzem as chances de diabetes, previnem o câncer, ajudam a manter o peso e ainda são grandes combatentes da hipertensão. Motivos não faltam para incluir cereais integrais, como farelo de aveia e gérmen de trigo, na sua dieta. O grande mérito desses alimentos é a concentração de magnésio, que, segundo a nutricionista Cátia Medeiros, estimula a dilatação dos vasos sanguíneos, reduzindo, por tabela, o inchaço típico de pessoas que retêm líquidos.
 
Alimentos ricos em potássio
Se, por um lado, o sódio estimula a retenção de líquidos no organismo, aumentando a circulação sanguínea e, consequentemente, a pressão arterial, o potássio age como um natriurético, estimulando a eliminação do sódio presente no corpo. Assim, alimentos ricos nesse elemento são muito recomendados para hipertensos. "O potássio está presente no inhame, no feijão preto, na abóbora, na cenoura, no espinafre, no maracujá, na laranja, na banana e em diversos outros alimentos", explica Cátia.
 
Leite e derivados
Importantes fontes de cálcio, leite e derivados não podem ficar de fora da dieta de pessoas com hipertensão. O cálcio funciona como hipotensor, ou seja, atua na diminuição da pressão sanguínea, uma vez que estimula a eliminação de sódio. A grande vantagem desses alimentos é o fato de pequenas porções apresentarem grande concentração do mineral. A nutricionista ainda recomenda que sejam consumidas as versões desnatadas e com baixo teor de gordura, como o queijo branco.
 
Minha Vida

Infarto: saiba quais são os cuidados com os primeiros socorros

pessoa caída e mulher verificando a frequencia cardíaca - Foto: Getty Images
Getty Images
Cheque o nível de consciência da pessoa constantemente
Reconheça os sintomas e entenda como é feita a massagem cardíaca
 
Em uma bela manhã de domingo, Henrique Luiz, na época com 44 anos, acorda de manhã com o braço dormente. Henrique fumava cerca de dois maços de cigarro com filtro vermelho por dia, tinha uma dieta rica em fast food e estava fazendo hora extra frequentemente, em seu cargo como consultor de informações gerenciais em um banco. "Levantei oito horas da manhã e achei estranho, porque costumo acordar mais tarde. Pensei que o braço estava dormente porque tinha dormido em cima dele", diz. Sem se preocupar, nosso personagem vai tomar café da manhã, fuma um cigarro, toma banho e... Nada do braço melhorar. "Comecei a suspeitar que pudesse ser algo mais grave e fui a um pronto socorro, fiz os exames e descobri que estava infartando", conta.
 
Ele então foi encaminhado para UTI, onde ficou dez dias internado. "Foi um coágulo que caminhou pelo meu corpo e foi parar em uma veia do coração, causando 80% de entupimento", afirma. Dois cateterismos e três anos de medicamentos - um anticoagulante e outro para reduzir o batimento cardíaco - Henrique mudou sua vida. Hoje ele pratica diversos esportes, como patins e bicicleta, e mudou drasticamente a alimentação, passando do fast food para refeições mais leves. "Um prato que passei a gostar muito depois do infarto foi sushi."

As doenças cardiovasculares são líderes em morte no mundo, sendo responsáveis por quase 30% dos óbitos no Brasil. Dentre estas, o infarto agudo do miocárdio é a causa principal - e os riscos aumentam quanto mais demorado o tempo entre o início dos sintomas e o atendimento final. Henrique Luiz reconheceu os sintomas e procurou um hospital antes que o problema tomasse gravidade, fator essencial para a plena recuperação do paciente.

"O ataque cardíaco acontece quando existe obstrução total da artéria coronária (vasos que irrigam os músculos cardíacos) ou o sofrimento do músculo é tão intenso que as células começam a morrer", afirma o cardiologista Bruno Valdigem, da Sociedade Brasileira de Arritmias Cardíacas. "Os fatores de risco para o infarto são obesidade, hipertensão, colesterol alto, estresse, diabetes ou infartos anteriores, sendo que homens na meia idade e mulheres após a menopausa são os mais afetados pelo problema", completa Bruno.
 
Veja como reconhecer um infarto e tomar os procedimentos adequados:
 
Reconheça os sintomas
Os sintomas típicos do infarto incluem dor no peito, como uma sensação de aperto, de forte intensidade, sem fatores de melhora e ou/piora, com irradiação para braço esquerdo e pescoço. Geralmente dura mais de 30 minutos e pode vir acompanhado de mal estar geral, náuseas e vômitos. "As mulheres e os pacientes diabéticos podem apresentar, de forma mais frequente, sintomas atípicos como falta de ar, cansaço desproporcional ao esforço e dor tipo queimação no estômago", afirma o cardiologista Bruno Valdigem, da Sociedade Brasileira de Arritmias Cardíacas.

Segundo o especialista, em homens a dor e aperto no peito ou queimação são muito comuns. Em mulheres, as dores podem assumir aspecto de pontadas, facadas, queimação ou aperto, entre outras.
 
Confira a lista de sinais para suspeitar de infarto:
- Dor mantida desde a mandíbula até o umbigo

- Geralmente uma dor estranha, impossível de localizar com a ponta do dedo

- Normalmente dura mais que 20 minutos

- Costuma ter início após estresse emocional ou físico

- Pacientes diabéticos ou hipertensos tem maior chance de infartar

- Fraqueza intensa e súbita

- Falta de ar de início súbito
 
Chame a emergência
Quando o paciente está infartando, as células do coração começam a morrer. "Ao acionar rapidamente o serviço de emergência, iniciando o tratamento, reduzimos a quantidade de músculo cardíaco acometido", lembra o cardiologista Alberto Fonseca, do Hospital do Coração do Brasil. Além disso, o indivíduo pode sofrer de arritmias na fase aguda do infarto, que se não forem tratadas podem levar à morte súbita.

Segundo o cardiologista Bruno, o diagnóstico do infarto nem sempre é fácil. "Isso porque outras doenças como dissecção da aorta e embolia pulmonar, podem simular infarto - e precisam ser tratadas com urgência", diz. Dessa forma, ao menor sinal dos sintomas, devemos chamar a ambulância ou encaminhar o paciente a um hospital, o que for mais rápido.
 
Deixe a pessoa confortável
"Ao nos depararmos com uma pessoa com suspeita de infarto, devemos posicioná-la de forma confortável, de preferência sentada ou até deitada, afrouxando as suas roupas na tentativa de aliviar a sensação de falta de ar", afirma o cardiologista Rogério Andalaft, do Hospital das Clínicas de São Paulo. Isso também pode ajudar a tentativa de manter a pessoa calma e consciente.
 
Ministrando medicamentos
Caso você tenha comprimidos de ácido acetilsalicílico infantil em lugar de fácil acesso, é importante dar o medicamento. "Ele ajuda a dissolver o coágulo de sangue que, junto com placas de gordura, estão obstruindo a artéria", explica o cardiologista Alberto. Devem ser administrados três comprimidos de 100mg o mais rápido possível para o paciente, que deverá mastigá-los antes de engolir, para acelerar a absorção da medicação. Entretanto, essa preocupação deve ser adotada em pessoas que estão com manifestações menos graves do problema e têm condições de tomar a medicação. O mais importante, acima de tudo, é encaminhar ao hospital.
 
Cheque o nível de consciência da pessoa constantemente
"Ao se deparar com um paciente caído, não devemos movimentá-lo antes de certificar que não houve trauma craniano ou medular", alerta o cardiologista Alberto. Se o paciente apresentar sinais de escoriações ou machucados, evite manipulá-lo. No entanto, é de extrema importância tentar deixá-lo acordado, conversando com ele e verificando se está lúcido. "Tente acalmá-lo, informando que o socorro já está a caminho e dê os três comprimidos de ácido acetilsalicílico se a dor no peito persistir", lembra. 
 
Desfibrilador automático
Ao reconhecer uma pessoa desacordada, sem movimentos respiratórios ou com um padrão de respiração irregular, a primeira coisa a fazer é chamar pela pessoa batendo nos ombros dela ou chamando por seu nome. "Percebendo que ela não responde e ou não respira você deve imediatamente chamar o serviço de urgência e se houver disponibilidade no local peça um desfibrilador automático", afirma o cardiologista Rogério. Segundo o especialista, esses aparelhos salvam vidas e são de fácil operação por leigos ou profissionais.

Ao chegar o desfibrilador interrompa o que estiver fazendo, ligue o aparelho, cole as pás adesivas no peito do indivíduo e siga as instruções faladas pelo desfibrilador. "No caso de paciente que está molhado ou em ambientes molhado, deverá ser seco e levado rapidamente para um local seguro", diz. Em pacientes com grande quantidade de pelos no tórax, siga as orientações presente no desfibrilador automático para raspá-los. "Existe uma lâmina de barbear dentro da sacola dos desfibriladores." Só pare as compressões quando o aparelho mandar ou quando a pessoa voltar a responder.
 
Massagem cardíaca
Caso a pessoa esteja desacordada e você não tem um desfibrilador automático por perto, inicie os procedimentos de reanimação cardíaca enquanto a emergência não chega. "Muitas pessoas deixam de atender pessoas em parada cardíaca pois não querem realizar respiração boca a boca, no entanto, desde 2010 a American Heart Association afirma que socorristas leigos não precisam realizar tal procedimento", diz o cardiologista Rogério. Dessa forma, a reanimação cardíaca envolve apenas compressões no peito.
 
Siga o passo a passo:

- Com as mãos espalmadas e cruzadas, pressione o tórax exatamente no centro do peito, entre os dois mamilos.

- É preciso comprimir forte, rápido e deixar o tórax relaxar entre as compressões. A American Heart Association disponibiliza um vídeo mostrando que é possível sincronizar o intervalo das compressões com a música Stayin' Alive, da banda Bee Gees: http://www.youtube.com/watch?v=n5hP4DIBCEE
 
Cursos
Existem cursos no Brasil para não profissionais que podem ensinar você a lidar melhor com estas situações de urgência, mesmo que você não seja um médico, enfermeiro ou outra pessoa da área de saúde. Para isso procure um centro formador em hospitais próximos de sua cidade.
 
Minha Vida

Conheça nove temperos que são aliados da dieta

Nove temperos que ajudam a emagrecer
Reprodução
Pimenta, canela, gengibre, alho entre outros condimentos tornam pratos mais saborosos e ajudam no emagrecimento
 
Adicionar determinados temperos nas comidas, além de torná-las mais saborosas ainda pode contribuir para a perda de peso. Isto porque esses condimentos possuem diversas ações que ajudam na queima de calorias mais acelerada, na perda de gordura e que ainda melhoram o organismo de forma geral. No entanto, para obter tal benefício é preciso ter uma dieta balanceada, praticar atividades físicas e consumir estes temperos regularmente.

Saiba como a pimenta, a canela, o gengibre, a cúrcuma, o azeite, o vinagre de maçã, a salsa, o alho e o orégano podem ajudar na dieta e ainda proporcionar benefícios para a sua saúde.  
 
Pimenta
As pimentas contribuem para o emagrecimento. "Isto se deve a capsaicina, composto que contribui para o aumento da termogênese e consequentemente ajuda a reduzir o peso corporal", explica a nutricionista e fitoterapeuta Maria Angélica Fiut, membro do Conselho Diretor da Associação Brasileira de Fitoterapia (ABFIT).

Quanto mais ardida a pimenta, maior será a sua capacidade emagrecedora. Este tempero pode ser adicionado em carnes vermelhas, frango, no arroz com feijão e até na salada. "O importante é ingerir a pimenta constantemente, pois isso irá fazer com que o metabolismo fique mais acelerado", diz a nutricionista e chef Carina Boniatti, da Colherada Gourmet. As pimentas malagueta, jalapeno, dedo de moça, entre outras, são benéficas para a perda de peso. A únicas pimentas que não apresentam esse benefício são a pimenta biquinho e a cambuci, pois não apresentam capsaicina.
 
Canela
A canela é uma aliada para a perda de peso por ser um alimento termogênico. Isto significa que ela é capaz de aumentar o gasto calórico do organismo durante a digestão e o processo metabólico. "Este tempero também diminui a vontade de comer doce e ajuda no controle de glicemia", observa Boniatti.

Este alimento vai muito bem com frutas. Um prato muito saudável pode ser a banana amassada com chia e polvilhada com canela. Você não resiste a um doce? então a canela pode ser sua aliada. Um estudo publicado no The American Journal of Clinical Nutrition observou que incluir três gramas de canela no arroz doce promove a redução dos níveis de insulina logo após a refeição e o aumento do GLP-1, hormônio que estimula a secreção de insulina. Esse processo ajuda a controlar as taxas de açúcar no sangue. 
 
Gengibre
O gengibre possui o gengirol, substância que aumenta o gasto calórico em torno de 10%. "Na comida japonesa o gengibre está facilmente disponível. No dia a dia o gengibre vai bem para temperar carnes vermelhas, frango e peixe. Ele também pode ser ralado em frutas e na forma de chá. O calor não irá fazer com que o gengibre perca seus nutrientes", conta Boniatti.
 
Cúrcuma
A cúrcuma possui uma série de benefícios para a saúde. "Ela tem a curcumina, substância que é um poderoso anti-inflamatório. Pessoas com obesidade e com sobrepeso se encontram em um quadro inflamatório devido ao excesso de gordura. Ao ajudar a reduzir a inflamação a cúrcuma faz com que o corpo fique mais adequado para a perda de peso", explica Boniatti.

Este tempero também é um aliado do fígado. "Ele tem ação no metabolismo das gorduras, diminui o colesterol e lipídios totais, eleva o colesterol HDL e diminui o triglicérides", afirma Fiut.

A curcumina se degrada em grandes temperaturas. Por isso, cozinhe os alimentos no tempo certo. Este tempero vai muito bem com o peixe e a versão em filé só precisa de 20 minutos no forno. Caso vá preparar um arroz com cúrcuma coloque o tempero no final. A cúrcuma também combina com filé de frango. Apenas uma colher de café do tempero é o suficiente. 
 
Azeite
Uma pesquisa feita pela Universidade de Viena, Áustria, e Universidade Técnica de Munique, na Alemanha, concluiu que o azeite de oliva contribui para a perda de peso. O estudo apontou os compostos de aroma deste óleo como os responsáveis pelo emagrecimento, pois eles são capazes de regular a saciedade.

Após uma refeição, o tempo que a sensação de saciedade dura depende de uma série de fatores, porém o nível de açúcar no sangue influencia significativamente. Quanto mais rápido ele cai, ou seja, quanto mais rápido as células absorverem a glicose do sangue, mais cedo a pessoa começa a sentir fome. A pesquisa concluiu que o azeite de oliva possui substâncias de aroma que reduzem a absorção de glicose do sangue para as células do fígado. Porém, o óleo não faz milagres, para perder peso é importante ter uma dieta balanceada e praticar atividades físicas. 

Os especialistas divergem sobre o aquecimento do azeite. Alguns acreditam que ao ser aquecido este óleo irá saturar e assim causar todos os malefícios das gorduras saturadas. Outros defendem que o azeite pode ser aquecido na preparação de pratos. Porém, isto só irá proporcionar sabor para a comida, pois os nutrientes deste óleo se perdem. "É preciso consumi-lo cru, nas saladas por exemplo, para obter todas as suas propriedades", diz Boniatti. 
 
Vinagre de maçã
Uma pesquisa da Universidade do Arizona e publicada na revista Diabetes Care observou que após ingerirem duas colheres de sopa de vinagre de maçã diluídos em água antes do almoço e do jantar, os participantes perderam em média dois quilos em um mês.

Isto ocorre porque o alimento ajuda a reduzir picos de insulina e o nível de glicose após refeições ricas em carboidratos. Os picos de insulina são inimigos do emagrecimento porque quando o carboidrato é absorvido rapidamente pelo sistema digestivo, o nível no sangue sobe subitamente. Assim o pâncreas libera muita insulina que, por sua vez, irá baixar drasticamente os níveis de glicose no sangue, levando a uma hipoglicemia reativa e consequente sensação de fome.

Além disso, o ácido acético presente no tempero é um bloqueador natural da absorção de amidos e açúcar. Quando estas enzimas são bloqueadas, os carboidratos passam direto através do trato digestivo, comportando-se como fibras insolúveis, que não podem ser digeridas. Assim são eliminadas muitas calorias, que se fossem absorvidas, certamente iriam dificultar a perda de peso.

O vinagre de maçã pode ser adicionado em saladas e para temperar carnes brancas. "Principalmente aves, pois o gosto ácido do vinagre ressalta o sabor do alimento. Basta uma colher de chá. A propriedades do vinagre não se perdem com o aquecimento", conta Boniatti.
 
Salsa
A salsa contribui para a perda de peso por ser diurética. "Ela também ajuda a 'limpar' o organismo de 'toxinas'", observa Fiut. Este alimento pode ser acrescentado na alimentação de diversas formas. "Adicione no final da preparação do arroz, legumes, carnes ou molhos. A salsinha combina com todos os tipos de alimentos, pois o sabor dela é neutro e não se sobressai", explica Boniatti.

A salsa também pode ser utilizada na preparação de chás, separe um maço da planta para um litro de água e faça a infusão. Outra alternativa é adicionar o alimento em sucos, como o suco verde. 
 
Alho
O alho proporciona uma série de benefícios para o organismo. "Trata-se de um dos alimentos que mais tem propriedades saudáveis. É antiviral, antioxidante, anti-inflamatório, protege o coração, melhora nossa glicemia e controla a pressão arterial. Como ele tem amplas funções, ajuda a restaurar o equilíbrio do organismo e assim contribui para a melhor queima de gordura", afirma Boniatti. 

A melhor maneira de aproveitar os nutrientes do alho é consumindo-o cru. Por isso, ao fazer comidas como arroz, a dica é refogar metade do alho que pretende utilizar para elaborar o alimento e adicionar a outra parte quando o arroz já estiver pronto. Assim, o próprio calor do alimento irá abrandar o forte sabor do alho e suas propriedades serão mantidas. 
 
Orégano
O orégano é um aliado de quem quer emagrecer por duas razões. "Ele estimula a digestão e tem ação diurética, por isso interessante para quem quer perder peso", explica Fiut.

O orégano vai bem com carnes e legumes, tanto nas versões refogadas na panela quanto assadas no forno. Uma opção que pode ajudar a matar a vontade da pizza é adicionar o orégano no tomate e assá-lo.
Minha Vida

Concurso Prefeitura de Baraúna - PB

A Prefeitura de Baraúna, no estado da Paraíba, publicou edital n° 01/2014 de concurso público, com a intenção de preencher 44 vagas para profissionais de níveis fundamental, médio e superior. Os salários variam de R$ 724,00 a R$ 2.500,00, em jornadas de 20, 25 ou 40 horas por semana.

Cargos
- Nível Fundamental: Auxiliar de Serviços Gerais, Coveiro, Eletricista e Motorista de Transporte Escolar;

- Nível Médio/Técnico: Auxiliar Administrativo, Auditor de Obras e Serviços, Facilitador dos Programas Sociais, Maestro de Música, Técnico de Saúde do Trabalhador, Técnico de Enfermagem, Técnico em Higiene Dental e Técnico em Informática;

- Nível Superior: Professor Polivalente B, Professor de Ciências, Professor de Português, Assistente Social, Enfermeiro, Farmacêutico, Fisioterapeuta, Médico Clínico Geral, Nutricionista, Odontólogo e Psicólogo.

Inscrições
Os interessados deverão fazer suas inscrições através da internet, no site www.ufcg.edu.br, a partir das 09h de 10 de abril até 15 de maio de 2014, horário local.

Taxas
O valor da taxa de inscrição será de:
Cargos de Nível Fundamental Incompleto: R$ 70,00
Cargos de Nível Médio: R$ 80,00
Cargos de Nível Superior: R$ 95,00

Provas
A aplicação da prova escrita objetiva está prevista para o dia 8 de junho de 2014, na cidade de Baraúna – Estado da Paraíba e será realizada no período da manhã, no horário das 08h às 12h (horário local), em local, sala e carteira onde o candidato realizará a prova objetiva, no endereço eletrônico www.ufcg.edu.br a partir de 26 de maio de 2014.

A pontuação provisória obtida pelo candidato será divulgada no site www.comprov.ufcg.edu.br, no dia 15 de julho de 2014.

Validade
O concurso público terá validade de dois anos, a contar da data da publicação da homologação do resultado final, podendo ser prorrogado, por igual período, a critério da Prefeitura Municipal de Baraúna.

Concurso EBSERH - Hospital Universitário da UFPB 2014

A presidência da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH), com o apoio do Instituto AOCP, tornou pública a abertura dos editais 02, 03 e 04/2014 de concurso público para a contratação de 978 profissionais que integrarão o quadro de pessoal, a ser lotado no Hospital Universitário Lauro Wanderley, que faz parte da Universidade Federal da Paraíba (HULW-UFPB). A remuneração máxima chega a R$ 7.774,00.
 
O total de oportunidades, nos níveis médio/técnico e superior, está distribuído entre as áreas Médica (133), Assistencial (740) e Administrativa (105), contendo os cargos gerais:
 
Edital 02/2014 - Médicos (de 55 especialidades diferentes).
 
Edital 03/2014 - Assistente Social, Biólogo, Biomédico, Cirurgião-Dentista, Enfermeiro (diversas áreas0, Farmacêutico, Físico, Fisioterapeuta, Fonoaudiólogo, Nutricionista, Pedagogo, Educador Físico, Psicólogo,  Tecnólogo em Radiologia, Terapeuta Ocupacional,  Técnico em Enfermagem, Técnico em Farmácia, Técnico em Histologia, Técnico em Laboratório, Técnico em Óptica,  Técnico em Radiologia e  Técnico em Saúde Bucal.
 
Edital 04/2014 - Advogado, Analista Administrativo (Administração, Contabilidade, Economia, Estatística), Analista de Tecnologia da Informação (Processos, Sistemas Operacionais, Suporte e Redes, Telecomunicações), Engenheiro Civil, Engenheiro Clínico, Engenheiro Eletricista, Engenheiro Mecânico, Assistente Administrativo, Técnico em Informática, Técnico em Segurança do Trabalho.
 
As inscrições via internet acontecem de 23 de abril a 26 de maio de 2014, no endereço eletrônico www.institutoaocp.org.br, Já  as inscrições presenciais poderão ser feitas na RD7 Copiadora e Papelaria, situada na:

Rua José Serrano Navarro, 354 - Bairro Castelo Branco III. CEP: 58050-580 João Pessoa/PB.
 
As taxas de inscrição variam de R$ 40,00 a R$ 65,00, de acordo com o nível do cargo pretendido.
 
A aplicação das Provas Objetivas está prevista para o dia 20 de julho de 2014 e será realizada na cidade de João Pessoa, Estado da Paraíba.
 
Os editais e outras publicações estão disponíveis nos endereços eletrônicos: http://www.ebserh.mec.gov.br e http://www.institutoaocp.org.br

Concurso Prefeitura de Capoeiras - PE 2014

Com intuito de prover 85 vagas em todos os níveis de escolaridade, a Prefeitura de Capoeiras, no estado de Pernambuco, lançou o edital nº 01/2014 de concurso público. Os candidatos aprovados no certame, se nomeados, farão jus a remuneração de até R$ 2 mil.
 
Há oportunidades nas áreas administrativa, saúde, educação, assistência social e infraestrutura.
 
As chances são para os cargos de Professor de Fundamental I; Professor deLetras – Português/Inglês; Professor de Educação Física; Professor de Biologia; Professor de História; Professor de Geografia; Professor de Matemática; Assistente Social; Enfermeiro-PSF; Odontólogo-PSF; Psicólogo; Técnico em Enfermagem; Técnico em Enfermagem-PSF; Atendente de Consultório Dentário-PSF; Orientador Social; Auxiliar Administrativo, Auxiliar de Serviços Educacionais; Guarda Municipal; Motorista I; Motorista II; Gari/Margarida e Auxiliar de Serviços Gerais.
 
As inscrições pela internet podem ser realizadas, através do site www.portalidest.com.br/concurso/capoeiras14, até 18 de maio de 2014.
 
Na modalidade presencial, as inscrições podem ser feitas até 16 de maio de 2014, no endereço Praça João Borrego – Telecentro Comunitário, Capoeiras/PE, CEP nº 55.365-000, no horário das 8h (oito) às 13h (treze) horas.
 
As taxas variam de R$ 40 a R$ 80, de acordo com o cargo desejado.
 
De acordo com o cronograma do edital, a seleção será composta de prova de conhecimentos, que serão aplicadas na data prevista de 20 de julho de 2014.
 
O gabarito preliminar será anunciado no mesmo dia da aplicação da prova e o resultado final será homologado até 02 de setembro de 2014.

Concurso Fundação de Saúde de Bituruna - PR

A Fundação Municipal de Saúde de Bituruna, estado do Paraná, publicou edital de concurso público nº 01/2014, com o objetivo de prover 34 vagas existentes e mais aquelas que vagarem durante a validade do certame. O concurso público será realizado sob responsabilidade do Instituto Saber.
 
As oportunidades são para cargos de todos os níveis escolares, por vencimentos de até R$ 15.911,55, com carga horária variada entre 20, 40 ou 44 horas semanais.
 
Cargos
As chances são para os cargos de Agente de Endemias, Agente de de Fiscalização em Vigilância Sanitária, Auxiliar Administrativo, Auxiliar de Clínica Dentária, Auxiliar de Serviços Gerais, Cirurgião Dentista, Farmacêutico, Médico (Anestesista, Cirurgião Geral, Clínico Geral, Gineco Obstetra, Ortopedista, Pediatra e Plantonista), Motorista, Técnico em Enfermagem, Técnico RX e Agente Comunitário de Saúde.
 
Inscrições e Taxas
Os interessados deverão realizar suas inscrições no endereço eletrônico www.saber.srv.br, até 29 de abril de 2014. As taxas oscilam entre R$ 30 e R$ 100, dependendo do cargo pretendido pelo candidato.
 
Provas e Gabaritos
A seleção será composta de provas objetivas, que serão realizadas provavelmente no dia 18 de maio de 2014, e exame médico pré-admissional.
 
Validade
O concurso terá validade de dois anos a partir da data da homologação, que será publicada na Imprensa Oficial do Município de Bituruna, podendo, a critério da Administração da Fundação Municipal de Saúde de Bituruna, ser prorrogado por igual período.

Concurso Colégio Pedro II - RJ

Foi divulgado o edital n° 011/2014 de concurso público do tradicional Colégio Pedro II, no Rio de Janeiro. O certame oferece 65 vagas para técnico-administrativos em educação e está sob a responsabilidade do Idecan e as oportunidades estão distribuídas entre cargos de níveis fundamental, médio e superior.

As vagas são para as funções de Assistente de Alunos, Auxiliar em Administração, Assistente em Administração, Revisor de Texto em Braille, Técnico em Contabilidade, Técnico em Secretariado, Tradutor e Intérprete de Sinais, Estatístico e Fonoaudiólogo.
 
O salário é de até R$ 3.392,42, lembrando que os profissionais efetivados ainda receberão auxílio alimentação de R$ 373,00 mensais, auxílio transporte opcional, auxílio creche de R$ 89,00 por cada dependente de até cinco anos de idade, assistência à saúde per capita (reembolso parcial do plano de saúde).

Os interessados deverão fazer suas inscrições no período de 9 de abril a 8 de maio de 2014, pelo endereço eletrônico www.idecan.org.br. As taxas variam de R$ 45,00, R$ 55,00 e R$ 65,00.

Os inscritos serão submetidos à prova objetiva de múltipla escolha, de caráter eliminatório e classificatório, na data provável de 8 de junho de 2014 nas cidades do Rio de Janeiro, Duque de Caxias e Niterói.

A validade do concurso é de 01 ano e pode ser prorrogada.

Prefeitura de Abaiara - CE anuncia processo seletivo

Foi divulgado edital n° 24/2014 de processo seletivo para a contratação de Agente Comunitário de Saúde – ACS para a Secretaria de Saúde de Abaiara, no estado do Ceará. São ofertadas 06 vagas para profissionais de nível fundamental, por salário de R$ 724,00.

O processo seletivo visa selecionar seis candidatos para ocupar função pública de Agente Comunitário de Saúde – ACS, além da formação de cadastro de reserva para a Secretaria de Saúde.

As inscrições serão realizadas, exclusivamente pela internet, no endereço eletrônico www.esp.ce.gov.br, até o dia 04 de maio de 2014, no horário do Estado do Ceará. O custo da inscrição é de R$ 50,00.

As provas objetivas serão aplicadas na data provável de 25 de maio de 2014, às 9h, exclusivamente na cidade de Abaiara-CE.

O caderno da prova objetiva e o gabarito preliminar serão disponibilizados no sitio da ESP/CE (www.esp.ce.gov.br), a partir das 17 horas do dia 25 de maio de 2014.

O resultado final terá validade de 01 ano para efeito de convocação, podendo ser prorrogado uma única vez, por igual período, a contar da data de sua homologação.

Concurso Prefeitura de Guaraçaí - SP

A Prefeitura de Guaraçaí, no estado de São Paulo, através da FSV – Concursos, abriu editais n° 02/2014 de concurso público e processo seletivo, com a finalidade de preencher 09 vagas imediatas, além de formar cadastro reserva. Os salários variam de R$ 10,03 a hora-aula até mensais de R$ 3.763,05, em jornadas de 12, 15, 24, 30 ou 40 horas por semana.

Cargos
- Nível Fundamental Completo: Agente Controlador de Vetor e Zoonose, Eletricista e Merendeira;

- Nível Médio/Técnico: Auxiliar de Enfermagem, Auxiliar Odontológico, Cadista e Técnico em Segurança do Trabalho;

- Nível Superior/Técnico: Contador Auxiliar, Médico Clínico Geral, Professor de Informática, Professor de Educação Infantil, Enfermeiro ESF, Professor de Ensino Fundamental e Professor de Língua Inglesa.

Inscrições e Taxas
Os interessados deverão efetuar a inscrição pelo site  www.fsvconcursos.com.br, das 10h de 28 de abril até às 16h de 11 de maio de 2014. As taxas variam de R$ 35,00 para nível fundamental, R$ 40,00 para médio e R$ 60,00 para superior.

Provas
Todos os inscritos serão avaliados por meio de prova objetiva. Também haverá prova prática para Eletricista e Merendeira, além de prova de títulos para Professores.
 
As provas serão aplicadas na cidade de Guaraçaí, lembrando que o candidato somente poderá realizar as provas na data, horário, sala, turma e local constantes do Edital de Convocação a ser publicado em Jornal e nos endereços eletrônicos www.guaracai.sp.gov.br e www.fsvconcursos.com.br, na página do Concurso Público, não podendo ser alegada qualquer espécie de desconhecimento.

Validade
A validade do concurso será de dois anos, já da seletiva de apenas um, a contar da homologação dos resultados, mas ambos têm possibilidades de serem prorrogados por igual período.

Prefeitura de Doutor Pedrinho - SC abre processo seletivo

Com oferta de várias vagas de trabalho para cargos de níveis fundamental, médio e superior, a Prefeitura de Doutor Pedrinho, no Estado de Santa Catarina, lançou edital nº. 001, 002 e 003/2014 para realização de processo seletivo.
 
A carga horária dos contratados será de 20, 30, 40 ou 44 horas semanais, com salários que variam entre R$ 1.089,58 e R$ 6.298,25. Do total de vagas, 5% são reservadas a os candidatos portadores de necessidades especiais.
 
Cargos
Agente Comunitário de Saúde, Médico, Farmacêutico, Assistente Social, Atendente de Odontologia, Técnico em Enfermagem, Motorista de Ambulância e Professor I (Artes e Educação Especial).
 
Inscrição
As inscrições serão efetuadas exclusivamente via internet, por meio do site www.nubesconcursos.com.br, no período entre 05 e 19 de maio de 2014.
 
Taxa de inscrição:
Nível fundamental: R$ 10,00;
Nível médio: R$ 20,00;
Nível superior: R$ 30,00.
 
O candidato que não tiver acesso à internet ou tenha dificuldade para realizar sua inscrição, terá a seu dispor terminal com internet e pessoal treinado para ajudar na inscrição, no período acima compreendido, em dias úteis, de segunda a sexta-feira, das 08h30min às 11h30min e das 14h00min às 16h30min, na Sala da Assessoria da Prefeitura de Doutor Pedrinho, sito a Rua Brasília, 02, Centro, município de Doutor Pedrinho/SC.
 
Provas
O certame será composto de prova objetiva e de títulos.
 
A prova objetiva está prevista para 25 de maio de 2014, com início as 09h30, sendo aplicada nas dependências do Núcleo Educacional Fritz Donner, situado na Rua da Glória, 236, Bairro Salto Donner, em Doutor Pedrinho/SC. Já o gabarito preliminar será divulgado a partir do dia 26 de maio de 2014, no mural de publicações da Prefeitura de Doutor Pedrinho, no site www.doutorpedrinho.sc.gov.br e no site www.nubesconcursos.com.br.
 
Os candidatos deverão encaminhar via SEDEX ou entregar pessoalmente na Prefeitura de Doutor Pedrinho, para a Comissão Especial do processo seletivo, situado na Rua Brasília, nº 02 - Centro - CEP: 89126-000 - Doutor Pedrinho – SC, até o primeiro dia útil posterior ao último dia do período de inscrições, cópia reprografada autenticada em cartório ou por servidor do município de Doutor Pedrinho/SC de eventuais títulos que possuam.
 
O processo terá validade de 12 meses, contados da homologação do resultado, podendo ser prorrogado por igual período.

Concurso Prefeitura de Pinhão - SE

A Prefeitura de Pinhão, no Estado de Sergipe, divulgou edital n° 001/2014 de concurso público, a ser realizado pela AMIGA Assessoria Técnica Administrativa e Informática Ltda. (Amiga Pública). São ofertadas 136 vagas para profissionais de todos os níveis escolares, com salários de até R$ 7.720,00, para carga horária de 20 a 40 horas semanais.
 
As chances são para os cargos de auxiliar de serviços gerais, coveiro, merendeiro(a), auxiliar de consultório odontológico, auxiliar de manutenção, motorista, vigia, agente comunitário, agente de endemias, auxiliar administrativo, auxiliar de enfermagem, eletricista, fiscal de obras, técnico em agropecuária, assistente social e demais funções.

As inscrições estarão abertas até o dia 1º de junho de 2014 e poderão ser realizadas em qualquer horário via internet, no endereço eletrônico www.amigapublica.com.br/concursos. As taxas variam de R$ 39,00 a R$ 61,00, de acordo com a função escolhida.

Para os candidatos que não tiverem acesso à internet, as inscrições poderão ser realizadas de segunda à sexta-feira das 09h às 13h, exceto finais de semana, feriados e pontos facultativos, na sede da Prefeitura, em Pinhão/SE, durante todo o período de inscrição (respeitados os dias de funcionamento da repartição).

As provas objetivas terão duração de três horas e serão realizadas prioritariamente no Município de Pinhão, Estado de Sergipe, na data prevista de 27 de julho de 2014, em locais e horários a serem divulgados através de Edital específico, a ser publicado na internet, no endereço eletrônico www.amigapublica.com.br/concursos e no Quadro de Avisos da Prefeitura do Município de Pinhão/SE, cuja identificação da data, local e horário de realização das provas é de exclusiva responsabilidade do candidato.

O gabarito preliminar das provas objetivas será divulgado em até 05 dias da sua realização, nos mesmos locais de publicação já informados.

O prazo de validade do concurso será de dois anos, prorrogável, a critério da Administração do Município de Pinhão, por igual período, a contar da data da publicação do ato de homologação do resultado do mesmo.

Concurso Prefeitura de Mandaguaçu - PR

Em Mandaguaçu, no Estado do Paraná, a Prefeitura lançou editais de n° 001/2014 para realização de concurso público, com o propósito de preencher 59 vagas para profissionais de níveis fundamental, médio e superior. Os salários vão até R$ 9.493,43.
 
As vagas são para os cargos de agente comunitário de saúde, agente erradicador da dengue, médico PSF, agente administrativo, agente de serviços operacionais, atendente de creche, auxiliar administrativo, auxiliar de berçário, auxiliar de biblioteca e demais cargos.
 
Inscrições
O pedido de inscrição poderá ser efetuado a partir das 10 horas de 1º de maio até às 17h de 16 de maio de 2014, via internet, por meio dos sites da FAUEL (www.fauel.org.br) ou da Prefeitura Municipal de Mandaguaçu (www.mandaguacu.pr.gov.br).
 
As inscrições também poderão ser realizadas na Agência do Trabalhador de Mandaguaçu, Rua Benício Moreira Niza nº 85, com o horário de atendimento de 8:00 a 11:00 e de 13:00 a 16:30, em dias úteis. 
 
As taxas variam de R$ 40,00 a R$ 80,00 de acordo com a função escolhida.
 
Provas
A prova objetiva que será aplicada em data provável de 1º de junho de 2014 e a prova de títulos será realizada na cidade de Mandaguaçu, Estado do Paraná, em locais e horários a serem divulgados em Edital Específico.
 
Validade
O concurso público tem validade de dois anos, a contar da data de publicação e homologação do resultado final, podendo ser prorrogado por igual período a critério da Administração Municipal.

CISLIPA - PR lança edital de processo seletivo

O Consórcio Intermunicipal de Saúde do Litoral do Paraná - CISLIPA, divulgou edital n° 01/2014 de processo seletivo, destinado ao provimento de 101 vagas para contratações imediatas, mais cadastro de reserva, para cargos de níveis fundamental, médio e superior, por salários de até R$ 9.600,00, em carga horária de 20 a 44 horas semanais.

O certame será executado pela Fundação de Apoio ao Desenvolvimento da Universidade Estadual de Londrina - FAUEL.

As vagas são para os empregos de assistente administrativo, auxiliar de serviços gerais (zelador), condutor de veículo de emergência, enfermeiro, farmacêutico, médico, rádio operador, técnico auxiliar de regulação médica, técnico de enfermagem e técnico de informática.

A inscrição poderá ser efetuada a partir das 10 horas de 02 de maio até 21 de maio de 2014, somente via internet, no endereço eletrônico da FAUEL: www.fauel.org.br. O candidato que não tiver acesso à internet poderá realizar a inscrição durante os dias úteis, na Sede da Provopar, sala 01, Rua Noêmio
Gabriel Simas n.º 138 – Praia de Leste – Pontal do Paraná – Paraná, das 09h às 11h e das 14h às 16h.

As taxas são de R$ 40,00, R$ 60,00 e R$ 80,00 de acordo com a função escolhida, com prazo de pagamento até o dia 22 de maio de 2014.

O teste seletivo consistirá da avaliação de conhecimentos, mediante a aplicação de Prova Objetiva e Prova de Títulos para os empregos de Médico Intervencionista e Médico Regulador de acordo com a especificidade do emprego, em conformidade com o estabelecido neste Edital.

A prova objetiva será realizada na cidade de Paranaguá, Estado do Paraná, na data provável de 08 de junho de 2014 em local e horário a serem divulgados em Edital Específico. A prova de títulos também será realizada na cidade de Paranaguá, Estado do Paraná, na data provável de 08 de junho de 2014 em local e horário a serem divulgados em Edital Específico.

O teste seletivo tem validade de 01  ano, a contar da data de publicação da homologação do resultado final, podendo ser prorrogado por igual período, a critério do Consórcio.

Prefeitura de Ascurra - SC divulga edital de processo seletivo

A Prefeitura de Ascurra, no Estado de Santa Catarina, divulgou o edital nº. 01/2014 de processo seletivo, destinado à contratação de profissionais de níveis fundamental, médio e superior. Os aprovados receberão salários de até R$ 2.667,37 e atuarão em regime de trabalho de 20, 40 ou 44 horas semanais.
 
Cargos
Enfermeiro, Técnico de Enfermagem, Professor, Atendente de Educação Infantil, Auxiliar de Serviços Gerais, Auxiliar de Educação, Agente Operacional, Oficial de Manutenção e Conservação, Atendente de Consultório Dentário, Auxiliar de Enfermagem e Farmacêutico.
 
Inscrição
As inscrições serão efetuadas de 08 a 22 de maio de 2014, exclusivamente via internet, através do site www.nubesconcursos.com.br.
 
A taxa de inscrição é de:
Nível fundamental: R$ 10,00;
Nível médio: R$ 20,00;
Nível superior: R$ 30,00.
 
O candidato que não tiver acesso à internet ou tenha dificuldade para realizar sua inscrição, terá a seu dispor terminal com internet e pessoal treinado para ajudar na inscrição, no período acima compreendido, em dias úteis, de segunda a sexta-feira, das 08h30min às 11h30min e das 14h00min às 16h30min, junto ao Setor Pessoal, situado à Rua Benjamim Constant, 221, Centro, Município de Ascurra/SC.
 
Provas
O certame será constituído de prova objetiva, a ser aplicada na data provável de 1º de junho de 2014, em locais e horários que serão divulgados no mural de publicações da Prefeitura de Ascurra, situada à Rua Benjamin Constant, 221, Centro, município de Ascurra/SC, nos sites www.ascurra.sc.gov.br, www.nubesconcursos.com.br e no Diário Oficial dos Municípios. O gabarito será divulgado até o 1º dia útil posterior ao da aplicação da prova, no mural de publicações da Prefeitura de Ascurra, no site www.ascurra.sc.gov.br e no site www.nubesconcursos.com.br.
 
A validade do processo seletivo será de 12 meses, contados da homologação do resultado, podendo ser prorrogado por igual período.

Concurso Prefeitura de Penápolis - SP

A Prefeitura de Penápolis, no estado de São Paulo, divulgou edital de concurso público regido pelo edital 01/2014, com o intuito de prover 05 vagas em cargos de níveis fundamental, médio e superior. O certame será executado por meio da Pública Consultoria, Assessoria e Serviços S/S Ltda.
 
Conforme consta no edital, as oportunidades são para os cargos de Auxiliar Odontológico (Auxiliar de Saúde Bucal), Fonoaudiólogo, Médico Plantonista, Salva-vidas e Técnico em Higiene Dental (Técnico em Saúde Bucal), por salário que pode chegar a R$ 2.256,51, mais Cesta básica ou Cartão.

As inscrições serão efetuadas exclusivamente através do endereço eletrônico www.concursospublica.com.br com link também na página www.penapolis.sp.gov.br, até o dia 11 de maio de 2014. As taxas variam de R$ 28,00 a R$ 93,00 de acordo com o cargo escolhido.

A aplicação das provas objetivas, inicialmente prevista para o dia 1º de junho de 2014, será unicamente no Município de Penápolis, na FUNEPE, localizada à Avenida São José, nº 400, Vila Martins, em Penápolis, em horário oportunamente divulgado em Edital Público de convocação para as provas, não havendo de falar–se em convocação pessoal.

O exemplar da prova objetiva e o gabarito oficial serão disponibilizados no site www.concursospublica.com.br após as 08h00m da segunda–feira subsequente à aplicação das provas objetivas e permanecerão até as 16h00m da terça–feira da mesma semana, onde dar–se–á termo final para interposição de recurso, conforme previsto em Seção específica deste Edital.

A validade do concurso será de dois anos, contados a partir da data da publicação da homologação do resultado final, podendo ser prorrogado por igual período, atendidos os critérios de conveniência e oportunidade da municipalidade.

Prefeitura de Jaguapitã - PR abre processo seletivo

A Prefeitura do município de Jaguapitã, estado do Paraná, publicou os editais nº. 001 e 002/2014 de processo seletivo, visando a contratação de 35 profissionais por tempo determinado, para atender necessidade temporária de excepcional interesse público, pelo prazo de seis meses, para atuarem junto às Secretarias Municipais de Educação e de Saúde. A remuneração é de até R$ 2.786,99 em regime de trabalho de 20, 30 ou 40 horas semanais.
 
Requisitos:
Graduação Plena em Pedagogia, Odontologia, Enfermagem e Fisioterapia;

Registro no Conselho Regional de Odontologia (CRO) - inscrição definitiva ou provisória válida;

Registro no Conselho Regional de Enfermagem (COREN) como Enfermeiro (inscrição definitiva ou provisória válida);

Registro no Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (CREFITO) - inscrição definitiva ou provisória válida;

Curso Específico de Técnico de Enfermagem;

Registro no Conselho Regional de Enfermagem (COREN) como Técnico em Enfermagem (inscrição definitiva ou provisória válida);

Ensino Fundamental Completo.
 
Cargos
Professor, Enfermeiros, Fisioterapeutas , Cirurgiões Dentistas, Técnicos em Enfermagem, Auxiliar de Odontologia e Agente de Endemias.
 
As inscrições serão presenciais e deverão ser efetuadas na Secretaria de Educação da Prefeitura de Jaguapitã, no período de 05 a 15 de maio de 2014, das 08h às 12h e das 13h30 às 17h, situada à Rua Pernambuco, 90, centro, Jaguapitã/PR. Não será cobrada taxa de inscrição.
 
No ato da inscrição o candidato deverá ter em mãos no ato da inscrição, o curriculum vitae juntamente com os documentos pessoais em cópias autenticadas, como também os certificados e documentos que comprovem as especialidades constantes no curriculum vitae, em cópias autenticadas.
 
O processo seletivo será realizado em 02 etapas, sendo a primeira referente à análise de currículo e documentação e a segunda, entrevista.
 
As entrevistas serão realizadas nos dias 20 e 21 de maio de 2014, na Secretaria de Educação da Prefeitura Municipal de Jaguapitã, situada à Rua Pernambuco, 90, centro, na cidade de Jaguapitã.
 
O edital encontra-se publicado no Diário Oficial dos Municípios do Paraná, de 28 de abril de 2014, pág. 125 a 131.