Um punhado de amêndoas pode muito bem ser o lanche perfeito para afastar muitas doenças. As amêndoas são ricas em gorduras monoinsaturadas benéficas e vitamina E, que protege contra os danos dos raios UV e a doença de Alzheimer, de acordo com seis estudos apresentados na American Society of Nutrition Scientific Sessions, em San Diego, EUA. Além de possuir altos valores proteicos, são ricas em nutrientes e ajudam a suprimir o apetite, combater a flacidez e manter seu coração saudável.
É recomendada para as pessoas com risco de diabetes, as quais devem comer concentrações moderadas diariamente para absorver a glicose nelas contida. As amêndoas estão repletas de minerais, entre eles o manganês, que é essencial para o funcionamento dos órgãos, músculos e nervos. O alimento ajuda a regular o açúcar no sangue também a pressão arterial.
— Apresentar uma nova pesquisa para este público de cientistas e profissionais de saúde é fundamental para transformar as descobertas em aplicações práticas e recomendações. Estes resultados ajudam a avançar a evolução do nosso entendimento sobre o alimento, seus efeitos benéficos em uma dieta saudável— afirma Karen Lapsley, diretora do Science Officer for the Almond Board of California.
Um dos estudos, realizado pela professora Carol O'Neil da Louisiana State University, analisou 24.808 adultos com idade superior a 19 anos e mostrou que aqueles que comiam amêndoas tinham aumentado a ingestão de nutrientes, melhorado a qualidade da alimentação em geral e o seu estado fisiológico, em comparação com os que não as consumiam.
Em outra investigação, o professor Richard Mattes, da Universidade Purdue, examinou os efeitos de merendas e lanches a partir de amêndoas ricas em nutrientes em 137 participantes adultos com risco de diabetes tipo II.
Consumir em torno de 42g de amêndoas, levemente salgadas e assadas diariamente ajudou a frear o apetite dos voluntários e regulou o índice glicêmico no sangue, melhorando significativamente a vitamina E e a ingestão de gordura monoinsaturada. Após um mês de lanches e merendas de 250 calorias de amêndoas diárias, os voluntários não ganharam peso. Mattes diz que, embora o estudo tenha durado apenas um mês, as amêndoas podem ser consideradas uma parte vital de uma dieta para queimar gorduras.
A pesquisadora Penny Kris-Etherton, da Universidade Estadual da Pensilvânia, examinou os efeitos do consumo de 42g de amêndoas contra um lanche de alto valor calórico e rico em carboidratos no peso corporal de 52 adultos com níveis de colesterol ruim elevados.
Embora o peso corporal total não tenha diferido entre os dois grupos, a dieta com as amêndoas, depois de seis semanas, reduziu a massa total e adiposa abdominal e a circunferência da cintura, em comparação com aqueles que consumiram o lanche rico em carboidratos. Os resultados preliminares sugeriram que merendas e lanches com amêndoas pode ajudar a diminuir a gordura abdominal, um importante fator de risco para a síndrome metabólica - o termo médico para uma combinação de diabetes, pressão alta e obesidade. Esses três fatores colocam as pessoas em predisposição para doenças cardíacas, derrame e outras doenças que afetam os vasos sanguíneos.
Outro teste verificou a relação entre o consumo de amêndoas e o risco cardiovascular e diabetes para pessoas com diabetes tipo II e mulheres grávidas com sobrepeso ou obesas. As evidências preliminares indicaram que o alimento pode ajudar a melhorar a saciedade, reduzir o apetite e promover o ganho de peso saudável durante a gravidez.
Zero Hora
Nenhum comentário:
Postar um comentário