Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



terça-feira, 29 de abril de 2014

Estudo aponta que consumir proteína no café da manhã pode fazer bem à saúde

Estudo aponta que consumir proteína no café da manhã pode fazer bem à saúde Divulgação/Divulgação
Foto: Divulgação
Apesar dos resultados da pesquisa, não é aconselhável comer
gema de ovo e linguiça diariamente
Segundo pesquisa, refeição matinal com alto teor proteico ajuda a reduzir o apetite
 
A quantidade de pesquisas que apontam os benefícios da ingestão de proteína no café da manhã está crescendo. Após cientistas da Universidade de Yale e de Missouri-Columbia mostrarem que linguiça e ovos mexidos logo cedo podem regular o apetite durante o dia e equilibrar as taxas de glicose no sangue, um novo estudo da empresa de alimentos Hillshire sugere que quanto maior o consumo de proteína, mais amplos são os benefícios para a saúde.
 
A pesquisa mostrou que as refeições matinais com alto teor de proteína foram mais eficazes em reduzir o apetite até a hora do almoço. Os cientistas testaram seis tipos de café da manhã: os três primeiros com linguiça e um alimento industrializado à base de ovo, com 40, 23 e 9 gramas de proteína; o quarto, com cereais e leite contendo 8 gramas de proteína; o quinto com panqueca e xarope (comum nos EUA), com 3 gramas de proteína; e o sexto sem café da manhã.
 
Os participantes tiveram que avaliar sua fome antes do almoço e em intervalos de 30 minutos durante quatro horas. Depois, ganharam uma refeição de massa e foram aconselhados a comer até estarem satisfeitos.
 
Os resultados da pesquisa, divulgados durante a Conferência da Sociedade Americana para a Nutrição Experimental na Biologia, mostram que os voluntários que comeram o café da manhã com maior quantidade de proteína sentiram menos fome durante toda a manhã e comeram menos no almoço.
 
— Há um grande valor no verdadeiro entendimento do poder da proteína quando ingerida em quantidades ideais. Proteína é o melhor alimento, mas os consumidores devem estar mais informados sobre as quantidades que precisam ingerir em cada refeição, para que possam maximizar os benefícios, como o controle da fome — declarou a chefe de pesquisa de nutrição da Hillshire, Kristin Harris.
 
Outra investigação, publicada na revista “Experimental Biology”, dá suporte ao estudo da Hillshire. Uma equipe de cientistas testou a diferença dos benefícios de um café da manhã com alimentos industrializados contendo 39 e 30 gramas de proteína. Eles observaram que as pessoas que comeram mais proteína possuíam menores taxas de glicose no sangue após a refeição.

Com cautela
Embora os cientistas afirmem que esse tipo de café da manhã não prejudica a pressão, o colesterol e o peso, a nutricionista clínica Haline Dalsgaard alerta que comer gema de ovo e linguiça diariamente não faz bem para a saúde. Vale lembrar também que cresce no mercado o número de empresas que fabricam e vendem produtos industrializados com alto teor de proteína, e que este estudo foi patrocinado e realizado por uma companhia de alimentos.
 
Zero Hora

Nenhum comentário:

Postar um comentário