Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!


terça-feira, 20 de maio de 2014

Descubra porque carboidratos melhoram o desempenho atlético

Foto: Reprodução
Os aficionados por esporte devem ter em mente uma imagem recorrente nos últimos anos. Em provas esportivas de grande resistência, tais como maratonas, triatlo e ciclismo de estrada, atletas passam o antes, durante e depois da prova tomando pequenos sachês com carboidrato concentrado. Afinal, porque ele auxilia na atividade física?
 
Um pouco de aula de ciências da sua época do ginásio: carboidratos são moléculas à base de açúcar, e o corpo os quebra para obter glicose. A glicose fica armazenada no fígado e nos músculos como glicogênio, que funciona como reserva de energia em longo prazo.
 
Tal energia é utilizada intensamente quando o organismo requer, o que é o caso de tais eventos esportivos. Quando um atleta toma um daqueles sachês de carboidrato, a substância fica ali, de prontidão, esperando para ser utilizada imediatamente.
 
Testes da Universidade de Birmingham (Grã-Bretanha) focou na diferenciação do “antes, durante e depois” da atividade física. A princípio, constataram benefícios globais que o carboidrato oferece independente do momento: permite que você treine mais, reduz os sintomas do treinamento em excesso, impede problemas de imunidade decorrentes do exercício e melhora o desempenho do corpo em situações de resistência.
 
Mas vamos às diferenças. A ingestão de carboidratos antes do exercício faz com que se forme uma rserva de glicogênio, direto nos músculos. Isso permite que se trabalhe a musculatura por mais tempo. É por essa razão que é importante tomar carboidratos antes de provas onde uma extensa musculatura é usada por um longo período, como uma maratona aquática.
 
Durante o exercício, proporciona aumento de glicose não nos músculos, mas no sangue. Esse combustível é ainda mais imediato, e servirá como energia adicional à atividade.
 
Depois da atividade, ao contrário do que se pode pensar, o carboidrato também é importante. No caso, a função é restaurar os níveis de glicogênio que foram perdidos durante o treino e ajudar a recuperar melhor os músculos. Cientistas seguem descobrindo novidades sobre as propriedades de reposição dos carboidratos.
 
Outro possível mito que deve ser derrubado: o carboidrato não é necessariamente um combustível a ser usado em curto prazo. Antes de se correr uma maratona, por exemplo, os médicos recomendam que se inicie uma dieta rica em carboidratos uma semana antes da prova. Essa ingestão prévia tem o objetivo de fornecer uma reserva estável ao corpo, já que alguns corredores preferem não ingerir nada no momento da competição.
 
Hypescience

Conheça o primeiro celular em braille do mundo

Para comprar o aparelho é necessário se cadastrar no site da companhia e solicitar o modelo
Foto: Divulgação/ OwnFone             
Para comprar o aparelho é necessário se cadastrar no site da
 companhia e solicitar o modelo
Gadget chegará por 60 libras (cerca de R$ 223), mas apenas no Reino Unido
 
A britânica OwnFone lançou oficialmente nesta segunda-feira (19) o primeiro celular em braille do mundo. O gadget chegará por 60 libras (cerca de R$ 223), mas apenas no Reino Unido.
 
O Smartphone é fabricado todo com impressão 3D, mas para quem não sabe ler em braille, o smartphone conta com capa em alto relevo no teclado. 
 
O inventor Tom Sunderland, em entrevista a um jornal internacional, afirma que "O telefone pode ser personalizado com dois ou quatro botões pré-programados para ligar para amigos ou serviços de emergência.
 
É o primeiro telefone com teclado impresso em 3D, e para quem não sabe ler Braille, podemos imprimir textura e texto em alto relevo."
 
O gadget tem design arredondado e está disponível em várias cores.  Para comprar o aparelho é necessário se cadastrar no site da companhia e solicitar o modelo

Leia Já

Diagnóstico por imagem a favor do combate às doenças do fígado

No próximo dia 22 de maio, a Clínica de Diagnóstico por Imagem (CDPI) e o Sérgio Franco Medicina Diagnóstica realizarão o simpósio satélite Abordagem Diagnóstica Complementar Integrada nas Hepatopatias, durante a XXIII Semana de Fígado do Rio de Janeiro, no Hotel Windsor Atlântica
 
 
O simpósio será apresentado pelo médico radiologista Guilherme Moura da Cunha, e a estimativa de público é de 400 pessoas. O evento – que será coordenado pela diretora médica do Sérgio Franco Medicina Diagnóstica, Mônica Freire, e pelo médico radiologista Leonardo Kayat – contará com palestras sobre análises clínicas e diagnóstico por imagem, além de uma palestra internacional com tradução simultânea ministrada pela professora Katherine Soreng, PhD em imunologia e patogênese molecular pela Emory University Atlanta.
 
Para Mônica Freire, promover o simpósio é uma excelente oportunidade para a atualização sobre o diagnóstico de doenças do fígado. “O Simpósio de Imagem do Fígado é uma chance excepcional para trocarmos experiência sobre pesquisas referentes às doenças do fígado e modernização para o diagnóstico desse tipo de patologia. O encontro reunirá renomados especialistas, que poderão compartilhar conhecimento científico em função do avanço da medicina diagnóstica, tanto em análises clínicas como em imagem diagnóstica.”
 
Serviço
Simpósio satélite Abordagem Diagnóstica Complementar Integrada nas Hepatopatias
 
Data: 22/5/2014
 
Horário: das 12h30 às 14h
 
Local: Windsor Atlântica Hotel (Avenida Atlântica, 1.020, Leme, Rio de Janeiro)
 
Juliana Xavier
Assessoria de Imprensa

Chioro defende maior restrição à publicidade de cerveja

Reprodução
Chioro defende maior restrição à publicidade de cerveja
As vésperas de uma Copa do Mundo que exigiu mudar as leis nacionais para permitir o consumo de álcool nos estádios e uma ampla publicidade, o ministro da Saúde, Arthur Chioro, afirmou nesta segunda-feira, 19, que é favorável a uma maior regulamentação das propagandas de cerveja e que vai apoiar propostas de prevenção em relação ao consumo

O consumo de álcool no Brasil supera a média mundial e apresenta taxas superiores a mais de 140 países. Os dados são da Organização Mundial da Saúde (OMS), que, em um informe publicado na semana passada, alertou que 3,3 milhões de mortes no mundo em 2012 (5,9% do total) foram causadas pelo consumo excessivo do álcool.
 
O volume é superior a todas as vítimas de aids e tuberculose. A OMS avaliou dados de 194 países e chegou à conclusão de que o consumo médio mundial para pessoas acima de 15 anos é de 6,2 litros por ano. No caso do Brasil, os dados apontam que o consumo médio é de 8,7 litros por pessoa por ano.
 
Prioridade
Em declarações em Genebra durante a Assembleia Mundial da Saúde, Chioro deixou claro que o consumo excessivo da bebida é uma de suas prioridades e quer que o tema entre com força na agenda internacional. "O que nos preocupa é que muitas vezes damos uma super ênfase no crack e subdimensionamos o impacto que o alcoolismo tem na saúde, particularmente quando vemos o apelo para as crianças e adolescentes para se introduzir na dependência", declarou o ministro.

Uma das formas de incrementar a prevenção seria justamente limitar os horários de publicidade de cervejas. Hoje, a restrição se refere a bebidas com maior grau de álcool, o que deixa a cerveja fora das limitações. "Esse é um debate que a sociedade está fazendo. Há um grande movimento liderado pelo Ministério Público, Conselho Nacional de Saúde e Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) de ampliar a regulamentação da publicidade, no sentido de ver o que é bebida alcoólica. A nossa legislação deixa de fora algumas bebidas e cerveja", disse.
 
Debate
Chioro apontou que o governo ainda não tem uma posição fechada em relação à proposta de uma maior limitação de publicidade. "O governo está discutindo internamente como vai lidar com isso", declarou. Mas afirmou que seu ministério é favorável a novas medidas. "Não podemos desconsiderar o tema. Como ministro da Saúde, eu seria absolutamente inconsequente.
 
Se na agenda internacional queremos discutir a dependência, o conjunto de medidas, que inclui prevenção, que puder ser considerado, merece da parte do Ministério da Saúde um tratamento muito especial", disse. Já para a Copa do Mundo, o fato de as leis terem mudado para abarcar a venda de bebidas não é considerado pelo ministro como um problema. "A Copa é temporal", afirmou.
 
Jamil Chade, correspondente

Estadão Conteúdo

Água de aveia ajuda a emagrecer e a reduzir colesterol

Foto: Reprodução
Rica em fibras, a aveia é um ótimo alimento para quem quer baixar peso, reduzir colesterol, controlar diabetes e melhorar a saúde do coração

Além disso, sua composição de vitaminas (principalmente vitaminas do complexo B) e minerais (como ferro, cálcio, magnésio, zinco, cobre e manganês) a torna muito nutritiva e, portanto, ideal para quem precisa de uma alimentação completa e substanciosa.

A água de aveia - que ensinaremos adiante - possui todos esses benefícios e mais alguns.
 
Para começar, seu baixo teor de gordura e açúcar proporciona uma menor ingestão calórica diária, o que é essencial para o emagrecimento.
 
Além disso, ela nos dá uma sensação de saciedade que dura horas, e isso sem sobrecarregar o aparelho digestivo.
 
Também nos abastece - de forma fácil - com vitaminas e proteínas necessárias para termos energia ao longo do dia.
 
Os grandes beneficiados com o uso regular da água de aveia não serão apenas os que querem emagrecer, mas também os que estão com o colesterol alto e até mesmo os diabéticos.
 
A receita está abaixo:
 
Ingredientes
- 3 xícaras de água
 
- 1 xícara de aveia em flocos
 
Modo de preparo
Ferva os ingredientes por 20 minutos.
 
Deixe esfriar.
 
Coe para retirar os flocos de aveia (você só vai usar o líquido).
 
Tome dois copos por dia.
 
O que sobrar pode ser guardado na geladeira para ser tomado no outro dia.
 
A aveia em flocos é facilmente encontrada em supermercados, padarias e lojas que vendem grãos, cereais e produtos naturais.
 
A Cura Pela Natureza

Contra obesidade, entidades querem que comida seja regulada como cigarro

Reprodução
Dados mostram que os quilos extras estão entre as três principais
 causas de mortes no mundo, ao lado do tabagismo e do álcool
No verso de um pacote de salgadinhos, uma imagem estampa os malefícios à saúde causados pela obesidade, à semelhança do que já existe nos maços de cigarro
 
Esse tipo de embalagem ainda não existe no mercado, mas faz parte de um conjunto de reivindicações de entidades de promoção da saúde junto a fabricantes de alimentos e bebidas.
 
Duas delas, a Consumers International (que organiza campanhas internacionais em defesa do consumidor) e a Federação Mundial de Obesidade, lançaram nesta semana uma convocatória global para que os governos regulem esse setor de forma semelhante ao que já fazem com a indústria do cigarro.
 
Na avaliação de representantes dessas organizações, a obesidade oferece hoje mais riscos à saúde humana do que o tabaco.
 
Dados mostram que os quilos extras estão entre as três principais causas de mortes no mundo, ao lado do tabagismo e do álcool.
 
Segundo a Organização Mundial da Saúde, a OMS, 35% dos adultos acima de 20 anos se encontram acima do peso, enquanto que 11% são considerados obesos. Os dados são de 2008.
 
No Brasil, estatísticas recentes do Ministério da Saúde apontam que pouco mais da metade da população (50,8%) tem sobrepeso, sendo 17% obesos.
 
Segundo as entidades, governos ao redor do mundo deveriam criar um arcabouço regulatório global para a indústria de alimentos e bebidas, nos mesmos moldes do que já existe para a venda de cigarros.

Tanto a Consumers Internacional quanto a Federação Mundial de Obesidade afirmam que as mortes globais devido à obesidade e ao sobrepeso aumentaram de 2,6 milhões em 2005 para 3,4 milhões em 2010.
 
Novas regras
As novas regras incluiriam, de acordo com as entidades, uma redução dos níveis de sal, de gordura saturada e de açúcar nos alimentos, além de uma melhoria na comida servida nas escolas e hospitais.
 
As organizações também reivindicam um controle mais rígido da propaganda de alimentos e uma maior promoção por parte dos governos de hábitos saudáveis de alimentação.
 
A Consumers International e a Federação Mundial de Obesidade acrescentaram que as gorduras trans, um dos maiores vilões da obesidade, devem ser abolidas de todos os alimentos e bebidas nos próximos cinco anos.
 
Para que essas ideias saiam do papel, as entidades sugerem que os governos revejam os preços dos alimentos, introduzam impostos, alterem os padrões de regulação existentes e incentivem pesquisas na área médica.
 
Segundo Luke Upchurch, da Consumers International, a indústria de alimentos deveria ser tratada de forma semelhante à do tabaco.
 
'Queremos evitar uma situação como a dos anos 60, quando as fabricantes de cigarro diziam que não havia nada de errado com seus produtos, que eles eram bons para a saúde e 30 a 40 anos depois milhões morreram', disse Upchuch à BBC.
 
'Se não tomarmos uma atitude agora, teremos a mesma intransigência e a morosidade na indústria de alimentos', acrescentou.
 
Ele diz que as nova regras deveriam ser discutidas no âmbito 'global', o que significaria que os governos estariam 'legalmente obrigados' a implementá-las, em vez de simplesmente ignorar a situação.
 
Brasil
Upchurch afirmou estar confiante de que Brasil e Noruega podem liderar a iniciativa em prol de uma maior regulação da indústria de alimentos. Ambos os países restringiram a publicidade direcionada ao público infantil.
 
'A recente decisão do Brasil é um bom exemplo nesse sentido', afirmou Upchurch.
 
Em abril deste ano, o Conselho Nacional de Direitos da Criança e do Adolescente (Conanda) emitiu uma resolução em que considera abusiva toda a propaganda dirigida à criança que tem 'a intenção de persuadi-la para o consumo de qualquer produto ou serviço' e que utilize aspectos como desenhos animados, bonecos, linguagem infantil, trilhas sonoras com temas infantis, oferta de prêmios, brindes ou artigos colecionáveis que tenham apelo às crianças.
 
Ficam de fora, segundo a resolução, campanhas de utilidade pública referentes 'a informações sobre boa alimentação, segurança, educação, saúde, entre outros itens relativos ao melhor desenvolvimento da criança no meio social'.
 
No entanto, associações de anunciantes, emissoras, revistas e de empresas de licenciamento e fabricantes de produtos infantis criticam a medida e dizem não reconhecer a legitimidade constitucional do Conanda para legislar sobre publicidade e para impor a resolução tanto às famílias quanto ao mercado publicitário.
 
Ação imediata
Para Ian Campbell, clínico e fundador do Fórum de Obesidade Nacional do Reino Unido, a iniciativa 'é muito interessante e as recomendações [das entidades] são muito sensatas e práticas'.
 
Campbell diz que, somente quando os governos 'aceitarem suas responsabilidades' e colocarem os consumidores antes dos fabricantes, 'veremos uma mudança real'.
 
'Uma diferença crucial entre a regulação de tabaco e de alimentos é que nós precisamos de comida para sobreviver, diferentemente do cigarro', acrescentou ele.
 
'A obesidade está matando milhares de pessoas todos os anos e só uma atitude dos governos para enfrentar de frente as causas fundamentais da obesidade levará a uma redução significativa desse problema'.
 
Para Tim Lobstein, da Federação Mundial da Obesidade, 'se a obesidade fosse uma doença infecciosa, certamente bilhões de dólares seriam aplicados para tentar deixá-la sob controle'.
 
'Mas porque a obesidade é largamente causada pelo consumo excessivo de alimentos gordurosos e açucarados, nós temos visto legisladores relutantes em lutar contra interesses corporativos que promovem esse tipo de comida'.
 
Ele defendeu que os governos tomem uma 'decisão coletiva'.
 
Terry Jones, diretor de comunicação da Federação de Alimentos e Bebidas do Reino Unido, afirmou que os fabricantes britânicos já estão apoiando melhorias na saúde pública por meio de medidas delineadas nas recomendações das organizações internacionais.
 
'A indústria britânica vem atuando em conjunto com governo, entidades de saúde, ONG's e outros acionistas para promover a saúde pública no Reino Unido'.
 
Segundo Jones, os fabricantes vêm reduzindo o sal, a gordura saturada e as calorias de produtos, fornecendo 'o valor nutricional real e promovendo hábitos de alimentação mais saudáveis e um incentivo à atividade física'.
 
BBC Brasil / R7

Hospital de SP promove oficina para ensinar idosos a prevenir quedas

Thinkstock
As oficinas irão simular situações do dia-a-dia para minimizar
 os riscos de cair
Evento acontece nesta terça-feira (20) a partir das 9h no bairro de Cerqueira César
 
Idosos interessados em melhorar o equilíbrio para prevenir quedas poderão participar gratuitamente de oficinas com fisioterapeutas do Instituto Central do Hospital das Clínicas, da Faculdade de Medicina da USP. Os especialistas irão ajudar os participantes a ter melhor equilíbrio e a forma correta de andar. O evento acontece a partir das 9h desta terça-feira (20), em Cerqueira César, São Paulo (SP).
 
As oficinas irão simular situações do dia-a-dia para minimizar os riscos de cair, como atravessar a faixa de pedestre e caminhar por calçadas com obstáculos. Além disso, os idosos irão participar de exercícios simples que podem ser realizados em casa para fortalecer a musculatura, melhorar a mobilidade e ajudar no equilíbrio. 
 
Segundo o Hospital das Clínicas, a fraqueza muscular, especialmente nas pernas, é um dos fatores de risco de quedas mais importantes.  Cerca de 30% das pessoas com mais de 65 anos caem pelo menos uma vez ao ano. As consequências são as fraturas de quadril que podem levar a hospitalização, dependência e morte.
 
Os riscos da automedicação, a importância de uma alimentação saudável, com ênfase nas fontes proteicas e de cálcio, e os cuidados com os pés também serão conscientizados pelos profissionais.
 
Serviço
 
Local: Prédio dos Ambulatórios - avenida Enéas de Carvalho Aguiar, 155, andar térreo, próximo à estação Clínicas do Metrô, São Paulo (SP)

Horário: 9h às 13 horas
 
R7

Leite materno ajuda a prevenir alergias e até obesidade

Thinkstock
Leite humano é comprovadamente a maior fonte de nutrientes
 para o recém-nascido
Você é mãe e está amamentando? Se seu leite sobra, aproveite também para doar
 
Bom dia! Você é mãe e está amamentando? Seu leite alimenta bem o seu bebê e ainda sobra? Então, aproveite para doar e ajudar o desenvolvimento de outras crianças. O ginecologista e especialista em medicina fetal do laboratório Lavosier Medicina Diagnóstica, Jurandir Passos, explica que o leite materno ajuda no crescimento, especialmente das crianças prematuras, "já que favorece o crescimento do bebê". O leite humano é a maior fonte de nutrientes para o recém-nascido e colabora principalmente para a formação do sistema imunológico da criança.
 
De acordo com o especialista, as mães que produzem leite além da necessidade do seu bebê podem buscar um banco de leite, normalmente localizados nas maternidades, para doarem para outras crianças.
 
— Um litro de leite doado pode alimentar até dez recém-nascidos.
 
O médico afirma que o Brasil tem uma extensa cadeia de bancos de leite e, depois de doado, o alimento passa por um processo de pasteurização para garantir que esteja em perfeitas condições quando for destinado aos bebês prematuros que estão em centros de tratamento intensivo neonatal.
 
Os bancos de leite fazem um cadastramento das doadoras, acompanham o processo de aleitamento e dão orientações sobre a doação. Além disso, há um controle rígido da saúde da doadora para garantir também a preservação da saúde dos recém-nascidos que receberão o leite.  
 
Veja 8 dicas sobre a doação e os benefícios do leite materno
 
1) O leite humano pode evitar doenças como vários tipos de alergias, obesidade e intolerância ao glúten;

 2) Por ser facilmente digerido, provoca menos cólicas nos bebês;

 3) Para a doação, o mais recomendado é que a ordenha seja feita manualmente, evitando contaminações;

 4) O frasco com leite retirado deve ser esterilizado e armazenado no refrigerador ou freezer. O líquido pode ficar armazenado por até 15 dias;

 5) O leite humano contém uma molécula chamada PSTI, que é responsável pela proteção e reparação do intestino delicado dos recém-nascidos;

 6) Algumas substâncias presentes no leite humano também ajudam a combater o estresse e o cansaço do bebê;

 7) Para doar, a mulher não deve consumir bebidas alcoólicas, substâncias ilícitas, cigarros ou qualquer medicação que interfira na produção do leite;

 8) A coleta pode ocorrer tanto em bancos de leite quanto em domicílio, sendo recolhido na casa das doadoras pelo Corpo de Bombeiros.
 
R7

Propagandas antigas: Rhum Creosotado

Veja o ilustre passageiro
O belo tipo faceiro que o senhor tem a seu lado
E no entanto, acredite quase morreu de bronquite
Salvou-o o Rhum Creosotado!
Arquivo: J.L.Ferrete - São Paulo
 
Anuário das Senhoras (1949) - RJ
 
Publicidade em Bondes
 
Novo Milênio

CISLIPA - PR lança edital de processo seletivo

O Consórcio Intermunicipal de Saúde do Litoral do Paraná - CISLIPA, divulgou edital n° 01/2014 de processo seletivo, destinado ao provimento de 101 vagas para contratações imediatas, mais cadastro de reserva, para cargos de níveis fundamental, médio e superior, por salários de até R$ 9.600,00, em carga horária de 20 a 44 horas semanais.

O certame será executado pela Fundação de Apoio ao Desenvolvimento da Universidade Estadual de Londrina - FAUEL.

As vagas são para os empregos de assistente administrativo, auxiliar de serviços gerais (zelador), condutor de veículo de emergência, enfermeiro, farmacêutico, médico, rádio operador, técnico auxiliar de regulação médica, técnico de enfermagem e técnico de informática.

A inscrição poderá ser efetuada a partir das 10 horas de 02 de maio até 21 de maio de 2014, somente via internet, no endereço eletrônico da FAUEL: www.fauel.org.br. O candidato que não tiver acesso à internet poderá realizar a inscrição durante os dias úteis, na Sede da Provopar, sala 01, Rua Noêmio Gabriel Simas n.º 138 – Praia de Leste – Pontal do Paraná – Paraná, das 09h às 11h e das 14h às 16h.

As taxas são de R$ 40,00, R$ 60,00 e R$ 80,00 de acordo com a função escolhida, com prazo de pagamento até o dia 22 de maio de 2014.

O teste seletivo consistirá da avaliação de conhecimentos, mediante a aplicação de Prova Objetiva e Prova de Títulos para os empregos de Médico Intervencionista e Médico Regulador de acordo com a especificidade do emprego, em conformidade com o estabelecido neste Edital.

A prova objetiva será realizada na cidade de Paranaguá, Estado do Paraná, na data provável de 08 de junho de 2014 em local e horário a serem divulgados em Edital Específico. A prova de títulos também será realizada na cidade de Paranaguá, Estado do Paraná, na data provável de 08 de junho de 2014 em local e horário a serem divulgados em Edital Específico.

O teste seletivo tem validade de 01  ano, a contar da data de publicação da homologação do resultado final, podendo ser prorrogado por igual período, a critério do Consórcio.

Prefeitura de Tanabi – SP abre processo seletivo

A Prefeitura de Tanabi, no estado de São Paulo, abriu o processo seletivo regido pelo edital nº 001/2014, com o objetivo de ocupar 04 vagas para o cargo de Dentista. O salário dos futuros contratados será de R$ 1.249,90 por jornada de trabalho de  20 horas semanais.
 
Os interessados devem ser graduados em Odontologia e ter registro no CRO- conselho da categoria, fazendo a sua inscrição até 25 de maio de 2014, pelo site da organizadora do certame, endereçado no www.consesp.com.br. A taxa de participação é de R$ 50.
 
Os inscritos serão avaliados por Prova Escrita, com data de aplicação provável para 08 de junho de 2014, às 9h, em local a ser comunicado em tempo hábil no www.consesp.com.br.
 
Os gabaritos e as provas serão disponibilizados no site www.consesp.com.br entre as 13h e as 18h da segunda-feira subsequente à data da aplicação da prova e permanecerão no site pelo prazo de dois dias.
 
O prazo de validade do certame será de um ano, com possibilidade de prorrogação.

Prefeitura de Guariba - SP abre concurso público

A Prefeitura de Guariba, Estado de São Paulo, abriu edital de concurso público n° 002/2014, com o objetivo de preencher 17 vagas para profissionais de níveis fundamental, médio e superior. Os salários vão até R$ 3.641,18 em carga horária de 12 a 40 horas semanais.

A organização, aplicação e correção do concurso público serão de responsabilidade da CONSESP – Concursos, Residências Médicas, Avaliações e Pesquisas Ltda.
 
As vagas são para as funções de Apanhador de Lixo, Motorista, Técnico de Enfermagem, Técnico de Farmácia, Técnico de Informática, Agente de Desenvolvimento Infantil - ADI, Advogado do CREAS, Arquiteto, Contador, Fisioterapeuta, Fonoaudiólogo, Médico Clínico Geral, Médico Ortopedista, Médico Pediatra, Médico Urologista, Médico Psiquiatra e Médico Infectologista.

As inscrições serão feitas exclusivamente via internet, no site www.consesp.com.br, até 1º de junho de 2014. As taxas variam de R$ 15,00 a R$ 30,00 de acordo com a função escolhida.

As provas serão realizadas provavelmente em 22 de junho de 2014, em locais e horário a serem divulgados por meio de Edital próprio que será afixado no local de costume da Prefeitura, por meio de jornal com circulação no município e do site www.consesp.com.br, com antecedência mínima de 3 dias. As provas práticas serão realizadas na mesma data em locais e horários a serem informados durante a realização das provas escritas.

O gabarito oficial e a prova objetiva (teste de múltipla escolha) serão disponibilizados no site
www.consesp.com.br, entre as 13h e as 18h da segunda-feira subsequente à data da aplicação da prova e permanecerão no site pelo prazo de dois dias.

A validade do concurso público será de dois anos, contados da homologação final dos resultados, podendo haver prorrogação por igual período, a critério da Administração.

Prefeitura de São Bento do Sapucaí - SP lança edital de concurso

A Prefeitura de São Bento do Sapucaí, no estado de São Paulo, abriu edital de concurso público n° 001/2014, com a finalidade de ocupar 96 vagas para cargos de níveis fundamental, médio e superior, por salários de até R$ 3.800,00, em carga horária de 20 a 44 horas semanais.

A organização do concurso será de responsabilidade da CONSESP – Concursos, Residências Médicas, Avaliações e Pesquisas Ltda.
 
As vagas são para os empregos de Ajudante Geral Masculino, Gari, Lixeiro, Servente de Obras, Motorista, Operador de Máquinas, Tratorista, Monitor de Transporte Escolar, Auxiliar de Consultório Odontológico, Berçarista, Técnico do CRAS, Encarregado de Compras, Escriturário, Fiscal Ambiental, Fiscal de Obras e Posturas, Técnico em Enfermagem, Tesoureiro, Assistente do Departamento Pessoal, Técnico Ambiental, Técnico em Contabilidade, Auxiliar de Classe, Auxiliar de Creche, Assistente Social, Coordenador do CRAS, Coordenador Pedagógico, Educador Físico, Engenheiro Ambiental, Engenheiro Civil, Farmacêutico, Fonoaudiólogo, Médico, Nutricionista, Professor de Educação Especial, Professor de Educação Infantil, Psicopedagogo e Psicólogo.

As inscrições serão feitas exclusivamente via internet, no site www.consesp.com.br, até o dia 1º de junho de 2014. As taxas variam de R$ 30,00 a R$ 60,00 de acordo com o cargo escolhido.

As provas escritas (objetivas) serão realizadas provavelmente no dia 20 de julho de 2014, em locais a serem divulgados por meio de Edital próprio que será afixado no local de costume da Prefeitura, por meio de jornal com circulação no município e do site www.consesp.com.br, com antecedência mínima de 3 dias.

As provas práticas e TAF serão realizadas em data, locais e horários a serem divulgados por meio do Edital que publicará o resultado das provas objetivas (escritas).

O gabarito oficial e a prova objetiva (teste de múltipla escolha) serão disponibilizados no site www.consesp.com.br, entre as 13h e as 18h da segunda-feira subsequente à data da aplicação da prova e permanecerão no site pelo prazo de 2 dias.

A validade do concurso será de dois anos, contados da homologação final dos resultados, podendo haver prorrogação por igual período, a critério da Administração.

Prefeitura de Caçador - SC publica edital de concurso público

A Prefeitura de Caçador, no estado de Santa Catarina, abriu edital n° 01/2014 de concurso público para preencher 47 vagas de trabalho e formar cadastro de reserva em cargos de todos os níveis de escolaridade, por salários variados entre R$ 566,77 e R$ 2.267,11. A jornada de trabalho varia de 10 a 40 horas semanais. 

A organização do concurso está a cargo do Instituto Brasileiro de Administração Municipal-IBAM, e 10% das vagas serão destinadas aos candidatos portadores de deficiência.

Cargos
Nível superior: Administrador Escolar (2) Orientador Educacional (5), Supervisor Educacional (4), Professor de Artes (5), Professor de Ciências (2), Professor de Educação Física (8), Professor de Educação Infantil (5), Professor de Ensino Religioso (1), Professor de Geografia (2), Professor de Inglês (3), Professor de Português (1) e Professor de Matemática (2).

Nível médio: Auxiliar de Creche e Berçário (CR) e Secretário Escolar (CR).

Nível fundamental completo: Auxiliar de Biblioteca (5).

Inscrições e Taxas
As inscrições poderão ser realizadas entre os dias 21 de maio e 20 de junho de 2014, exclusivamente pela Internet, através do site (www.ibam-concursos.org.br). O valor da inscrição é de R$ 100,00 para os cargos de nível superior, R$ 80,00 para os de nível médio e R$ 60,00 para empregos de nível fundamental.

Provas
As provas serão eliminatórias e classificatórias, e serão constituídas de questões objetivas de múltipla escolha. As provas serão realizadas no Município de Caçador no dia 27 de julho, às 09 horas, para todos os cargos e terão a duração de três horas.

O local de realização das provas constará no cartão de confirmação de inscrição a ser acessado via internet, a partir de 15h de julho de 2014. O concurso também terá prova de títulos para professores, e gabaritos preliminares serão divulgados no dia 28 de julho 2014, no site do IBAM.

Validade
O concurso terá validade de dois anos, a contar da data de sua homologação, podendo ser prorrogado, uma vez, por igual período, por ato do Prefeito Municipal de Caçador.

Prefeitura de Rincão - SP divulga edital de concurso público

A Prefeitura de Rincão, Estado de São Paulo, através da empresa Assessorarte Serviços Especializados Ltda, lançou edital de concurso público n° 001/2014, com a intenção de preencher 03 vagas para os cargos de Serviços Gerais e Nutricionista (nível alfabetizado e superior) por salários de até R$ 724,00 e R$ 1.662,85 em carga horária de 30 e 40 horas semanais.
 
Inscrições
As inscrições serão realizadas exclusivamente pela internet, no endereço eletrônico www.assessorarte.com.br, até o dia 5 de junho de 2014. Para os candidatos que não disponham de internet, os mesmos poderão utilizar as instalações do programa Acessa São Paulo, sito a Rua 21 de Novembro, nº 411, Centro, em Rincão - SP, para acesso a internet, durante o período de inscrição das 8h00 às 11h00 e das 13h00 às 16h00, excetuando-se sábados, domingos e feriados.

Taxas
Alfabetizado - R$ 30,00;
Ensino Superior Completo - R$ 50,00.

Provas
As provas do concurso serão realizadas em dia, hora e local ainda a serem divulgados pela organizadora.

Gabaritos
O gabarito oficial das provas objetivas será divulgado por meio de Edital a ser publicado n na Imprensa Oficial do Município, Jornal “InfoCidades”, através de afixação na sede da Prefeitura Municipal de Rincão, sita a Rua 21 de novembro nº 256 – Centro – Rincão - SP, e no endereço eletrônico www.assessorarte.com.br.
 
Validade
O concurso terá validade de 2 anos contados da data da homologação de seus resultados, podendo o prazo ser prorrogado a critério da Prefeitura Municipal de Rincão por igual período.

Prefeitura de Jardinópolis - SP lança edital de concurso

A Prefeitura do Município de Jardinópolis, localizada no Estado de São Paulo, lançou edital de N° 001/2014 de concurso público, visando preencher 57 vagas para cargos de níveis alfabetizado, fundamental, médio/técnico e superior, sob a responsabilidade da empresa Assessorarte Assessoria de Serviços Técnicos Especializados Ltda. EPP.

O salário pode chegar até R$ 9.262,30 mais 300,00 em vale-refeição, em jornadas de 20 a 40 horas semanais, exceto a carga horária de Médico Plantonista, que será de 12x36.
 
As vagas são para os cargos de Ajudante de Pedreiro, Gari, Jardineiro, Lavador, Motoristas, Serviços Gerais, Servente Escolar, Agente de Combate de Endemias, Inspetor de Alunos, Auxiliar de Contabilidade, Cuidador, Médicos em Diversas especialidades e demais cargos.

As inscrições podem ser realizadas exclusivamente pela internet, nos endereços eletrônicos www.jardinopolis.sp.gov.br e www.assessorarte.com.br, até 5 de junho de 2014.

Para os candidatos que não disponham de internet, os mesmos poderão utilizar as instalações Paço Municipal,sito Praça Dr. Mario Lins, 150 em Jardinópolis–SP, no horário das 8h30 às 16h de 19 de maio a 5 de junho de 2014, excetuando -se sábados, domingos e feriados.

A taxa de inscrição varia de R$ 30,00 a R$ 50,00, de acordo como cargo escolhido.

Os candidatos serão avaliados através de provas objetivas, provas práticas e Prova de Títulos, as quais serão realizadas em data, local e horários, a serem oportunamente divulgados.

O gabarito oficial das provas objetivas será divulgado por meio de Edital a ser publicado na Imprensa Oficial do Município, Jornal “A Cidade de Jardinópolis”, através de afixação na Prefeitura Municipal de Jardinópolis, localizada na Praça Dr. Mario Lins, 150 em -Centro – Jardinópolis/SP, e nos endereços eletrônicos www.jardinopolis.sp.gov.br ou www.assessorarte.com.br.

O concurso público terá validade de dois anos, podendo ser prorrogado, por igual período.

Prefeitura de Irapuru - SP realiza processo seletivo

A Prefeitura de Irapuru, no estado de São Paulo, através da empresa Quântico - Assessoria e Prestação de Serviços, publicou edital de processo seletivo n° 02/2014, com a intenção de ocupar vagas para cargos de níveis fundamental, médio e superior, por vencimentos de até R$ 1.519,00, por jornadas semanais de 30h ou 40h.

As vagas são para os empregos de Monitor Escolar, Enfermeiro e Farmacêutico, Professor de Educação Básica I, Auxiliar Educacional, Professor de Educação Básica II para Educação Física, Artes e Inglês.

As inscrições serão realizadas até as 22h de 25 de maio de 2014, no site www.quanticoconcursos.com.br. As taxas variam de R$ 33,00 a R$ 53,00.

A prova objetiva (1ª Fase) será realizada provavelmente em 15 de junho de 2014, em dois períodos e em locais e horários a serem divulgados através dos sites: www.quanticoconcursos.com.br e www.irapuru,sp,gov.br, no Saguão da Prefeitura e em Jornal de circulação local. O gabarito será divulgado na data prevista de 17 de junho de 2014.

Caso o número de candidatos exceda a oferta de lugares nas escolas localizadas na cidade, a Quântico e a Prefeitura poderão alterar horários das provas ou até mesmo dividir a aplicação das provas em mais de uma data, cabendo aos candidatos a obrigação de acompanhar as publicações oficiais através dos sites www.quanticoconcursos.com.br e www.irapuru,sp,gov.br.

A validade do certame será de 01 ano, contado da homologação final dos resultados, podendo haver prorrogação por igual período, a critério da Prefeitura Municipal de Irapuru.

Prefeitura de Crissiumal - RS anuncia edital de processo seletivo

Com objetivo de ocupar 31 vagas em cargos de níveis fundamental e médio, a Prefeitura de Crissiumal, no Rio Grande do Sul, anuncia a abertura do edital nº 092/2014 de processo seletivo.

Há oportunidades para funções de Agente Comunitário de Saúde, Agente de Vigilância em Saúde, Agente Visitador do PIM. De acordo com a publicação, o salário oferecido pode chegar a R$ 798,00, em jornadas de 40 horas semanais.

As inscrições poderão ser realizadas até 05 de junho de 2014, via Internet, pelo site www.objetivas.com.br.

A taxa de inscrição é de R$ 35,00, para todos os cargos.

A prova objetiva, para todos os empregos, será aplicada provavelmente em 06 de julho de 2014, no Município de Crissiumal em local e horário a serem divulgados quando da homologação das inscrições, a partir de 20 de junho de 2014.

O Processo Seletivo terá validade de dois anos, prorrogável por mais dois anos.

Concurso Prefeitura de Crissiumal - RS

A Prefeitura de Crissiumal, no Rio Grande do Sul, está promovendo concurso público sob o edital nº 091/2014, para candidatos de todos os níveis de escolaridade. A remuneração varia de R$ 725,46 a R$ 5.527,12, por jornadas de 20 a 40 horas semanais.

Estão disponibilizadas 20 vagas para os cargos de Arquiteto, Atendente de Farmácia, Auxiliar de Ensino, Borracheiro, Médico, Odontólogo, Operador de Máquinas, Pedagogo, Professor, Psicólogo, Servente, Técnico em Enfermagem e Técnico em Saúde Bucal.

As inscrições poderão ser realizadas até 05 de junho de 2014, via Internet, pelo site www.objetivas.com.br.

A taxa de participação varia de R$ 35,00 a R$ 105,00, de acordo com o cargo desejado.

A prova objetiva, para todos os empregos, será aplicada provavelmente em 06 de julho de 2014, no Município de Crissiumal, em local e horário a serem divulgados quando da homologação das inscrições a partir de 20 de junho de 2014.

O concurso público terá validade de dois anos, podendo ser prorrogado por mais dois anos.

Concurso Prefeitura de Capoeiras - PE tem inscrições prorrogadas

Com intuito de prover 86 vagas em todos os níveis de escolaridade, a Prefeitura de Capoeiras, no estado de Pernambuco, lançou o edital nº 01/2014 de concurso público. Os candidatos aprovados no certame, se nomeados, farão jus a remuneração de até R$ 2 mil.
 
Há oportunidades nas áreas administrativa, saúde, educação, assistência social e infraestrutura.
 
As chances são para os cargos de Professor de Fundamental I; Professor deLetras – Português/Inglês; Professor de Educação Física; Professor de Biologia; Professor de História; Professor de Geografia; Professor de Matemática; Assistente Social; Enfermeiro; Odontólogo; Psicólogo; Técnico em Enfermagem; Atendente de Consultório Dentário; Orientador Social; Auxiliar Administrativo, Auxiliar de Serviços Educacionais; Guarda Municipal; Motorista I; Motorista II; Gari/Margarida e Auxiliar de Serviços Gerais.
 
As inscrições foram prorrogadas e podem ser realizadas através do site www.portalidest.com.br/concurso/capoeiras14, até 25 de maio de 2014.
 
Na modalidade presencial, as inscrições podem ser feitas até 23 de maio de 2014, no endereço Praça João Borrego – Telecentro Comunitário, Capoeiras/PE, CEP nº 55.365-000, no horário das 8h (oito) às 13h (treze) horas.
 
As taxas variam de R$ 40 a R$ 80, de acordo com o cargo desejado.
 
De acordo com o cronograma do edital, a seleção será composta de prova de conhecimentos, que serão aplicadas na data prevista de 29 de junho de 2014.
 
O gabarito preliminar será anunciado no mesmo dia da aplicação da prova e o resultado final será homologado até 02 de setembro de 2014.

Prefeitura de Santa Gertrudes - SP realiza concurso público

A Prefeitura de Santa Gertrudes, no estado de São Paulo, através da empresa Sigma Assessoria Administrativa Ltda, divulgou edital de concurso público n° 001/2014, com a finalidade de preencher 15 vagas para cargos de níveis médio e superior. Os salários vão até R$ 7.903,46, em jornada de 12, 20 ou 40 horas semanais.

As chances são para as funções de orientador social, contador e médico em diversas especialidades.

As inscrições serão realizadas via internet, a partir das 09h de 26 de maio até 05 de junho de 2014, observado o horário oficial de Brasília/DF, através do site: www.sigmaassessoria.com.br. As taxas variam de R$ 40,00 e R$ 50,00 de acordo com a função escolhida.

A prova objetiva prevista inicialmente para 22 de junho de 2014, domingo, será realizada em horário e local a ser divulgado por ocasião da homologação das inscrições acolhidas ao presente Processo de Seleção, através de publicação no Jornal Cidade de Rio Claro, afixação no Quadro de Avisos da Prefeitura e em caráter meramente informativo nos sites: www.sigmaassessoria.com.br e www.santagertrudes.sp.gov.br.

O gabarito será divulgado na data prevista de 24 de junho de 2014.

O prazo de validade deste concurso é de dois anos e poderá ser prorrogado por uma vez e por igual período, a contar da data de homologação, a juízo da Administração Municipal.

Concurso Prefeitura de São João do Caiuá - PR

A Prefeitura de São João do Caiuá, no Estado do Paraná, publicou o edital de nº 001/2014, visando a realização de concurso público, sob o regime estatutário, para provimento de 26 vagas em cargos de níveis fundamental, técnico e superior, para fazer parte do quadro de servidores.
 
O salário pode chegar até R$ 6.578,34, em jornada de 20 a 40 horas semanais, exceto para os cargos de Mãe Social e Médico Plantonista - diurno/noturno, que varia de acordo o plantão.
 
Oportunidades
 
Nível Fundamental - Mãe Social e Motorista.

Nível Técnico - Auxiliar de Enfermagem.

Nível Superior - Advogado, Assistente Social, Farmacêutico, Médico Clínico Gera, Professor – Educação Básica, Professor – Educação Física, Psicólogo e Médico Plantonista - diurno/noturno.
 
Inscrições
As inscrições podem ser feitas pela internet, através do endereço eletrônico www.fundacaofafipa.org.br, até 12 de junho de 2014. A taxa de inscrição varia entre R$ 30,00 e R$ 100,00, de acordo como cargo desejado.
 
Provas
Conforme consta no edital, os candidatos serão avaliados por meio de prova objetiva, a qual será aplicada na cidade de São João do Caiuá, no Estado do Paraná, na data provável de 06 de julho de 2014, em horário e local a serem informados

através de edital disponibilizado no endereço eletrônico www.fundacaofafipa.org.br.

Haverá prova de títulos, de caráter classificatório, para os cargos de Professor – Educação Básica, Professor – Educação Física.

O gabarito preliminar e o caderno de questões da prova objetiva serão divulgados 01 (um) dia após a aplicação da prova objetiva, no endereço eletrônico www.fundacaofafipa.org.br.

Validade

O prazo de validade do concurso é de dois anos, podendo ser prorrogado, por igual período.

Prefeitura de Ipirá - BA lança edital de concurso

Com a intenção de ocupar 16 vagas de trabalho para contratações imediatas no cargo de Agente de Endemias, a Prefeitura de Ipirá, no estado da Bahia, abriu edital de concurso público n° 001/2014. O certame está sob responsabilidade da empresa Consultoria em Projetos Educacionais e Concursos Ltda. (Consultec).

As vagas ofertadas são para profissionais de nível fundamental, por  jornadas semanais de 40h e remuneração de R$ 724,00.

As inscrições serão recebidas de 23 a 29 de maio de 2014 pelo site www.consultec.com.br. A taxa é de R$ 25,00.

Todos os inscritos serão avaliados por meio de prova objetiva de conhecimentos, eliminatória e classificatória, na data provável de 8 de junho de 2014, às 9h, bem como por prova de títulos, apenas classificatória.

O concurso terá validade de dois anos, a partir da data de sua homologação, podendo ser prorrogado por igual período, a critério da Prefeitura Municipal de Ipirá.

UEA oferece vagas para professores

A Universidade do Estado do Amazonas (UEA) abriu editais n°s 01, 02, 03 e 04/2014 de concurso público, destinados ao provimento de 46 vagas para Professores Adjunto, Assistente e Auxiliar. Os salários variam de R$ 2.970,01 a R$ 7.897,29 conforme a jornada de trabalho semanal e titulação apresentada pelo candidato.

Os interessados deverão fazer suas inscrições no período de 16 de junho a 18 de julho de 2014, das 8h às 12h e das 14h às 18h, nas Secretarias das Escolas que oferecem as vagas, mediante apresentação dos documentos exigidos nos respectivos editais. As taxas de inscrição custam de R$ 200,00 a R$ 250,00.

Todos os inscritos serão selecionados por meio de 03 etapas: prova escrita, prova didática e exame de títulos. Os sorteios dos temas e a data de realização das provas estão disponíveis nos editais.

O concurso terá validade de dois anos, contados a partir da publicação da homologação, podendo ser prorrogados por igual período, no interesse da instituição.

UEL - PR abre seleção simplificada para professores

A Universidade Estadual de Londrina (UEL), no Paraná, informa que encontra-se aberto o período para inscrição ao processo seletivo simplificado que selecionará professores em contrato temporário, incluindo a formação de cadastro reserva.  A remuneração oferecida pode chegar a R$ 5.485,33, dependendo da titulação do contratado.
 
Há vagas para docentes das áreas de: Biologia Celular; Botânica/ Algas; Psicanálise/ Teoria e Técnicas Psicoterápicas; Educação Matemática/ Modelagem Matemática; Medicina/ Oncologia; Medicina/ Oftalmologia; Enfermagem/ Saúde da Mulher e Gênero; Pediatria/ Pediatria Gera; Música/ Educação Musical; Anestesiologia Animal.
 
Para concorrer a uma das vagas, é preciso ter graduação, especialização, mestrado ou doutorado na área de conhecimento, de acordo com as especificações do edital.
 
Os interessados devem efetivar a participação somente até 23 de maio de 2014, por meio do preenchimento do formulário de inscrição disponível no site http://www.uel.br/prorh e, posteriormente, pelo envio da documentação pessoal e acadêmica para as Secretarias de Departamentos dos Cursos de Graduação, onde há a vaga pretendida.
 
Os inscritos passarão por provas didática, prática (quando for o caso) e de títulos.

Confira o edital completo no endereço: http://www.uel.br/prorh

Prefeitura do Recife – PE abre seleção para Médicos

A Prefeitura do Recife, no estado de Pernambuco, através da Secretaria Municipal de Saúde, lançou o edital nº 001/2014 de Seleção Pública, para contratação de 80 Médicos que prestem serviço nas Unidades de Saúde da rede e Unidades de Saúde da Família, por jornada de 24 ou 40 horas semanais,
Os interessados devem ser graduados em Medicina e ter registro no Conselho Regional de Medicina (CRM).
 
As inscrições devem ser efetuadas até 21 de maio, via sedex, com envio de todos os documentos comprobatórios da profissão, além da cópias de documentos pessoais, para Secretaria Executiva de Gestão do Trabalho e Educação na Saúde, situada na Rua Alfredo de Medeiros, 71 - Espinheiro - Recife/PE CEP-52.021-030.
 
Deve  constar da capa de envelopamento do SEDEX, além dos dados acima referidos, os seguintes informes: Seleção Pública Simplificada 2014 - MÉDICO 24 H  ou Seleção Pública Simplificada 2014 - MÉDICO 40 H. A inscrição será gratuita.
 
A seleção será feita em etapa única, através de Análise Curricular.
 
As contratações terão duração de um ano e poderão ser prorrogadas.

Prefeitura de Ibirapuitã- RS abre vagas por salário de até R$ 7,3 mil

Com 53 vagas de trabalho disponíveis para profissionais de todos os níveis de escolaridade, a Prefeitura de Ibirapuitã, no estado do Rio Grande do Sul, tornou público o edital de Concurso nº 001/2014. O salário varia de R$ 531,55 até R$ 7.386,79 por jornadas de trabalho entre 20, 24 ou 40 horas semanais.
 
Vagas
As oportunidades são para as funções de  Jardineiro, Operário de Serviço Gerais, Operador de Máquinas, Pedreiro, Serviçal, Agente Administrativo, Almoxarife, Auxiliar de Contabilidade,  Fiscal Sanitário, Motorista, Secretário de Escola, Agente Fiscal, Auxiliar de Saúde Bucal, Técnico em Enfermagem, Técnico de Informática, Técnico Rural, Contador, Enfermeiro, Engenheiro Civil, Farmacêutico, Gestor de Controle Interno, Médico, Nutricionista, Procurador e Professor nas mais diversas disciplinas.
 
Inscrições
Até 08 de junho de 2014, os interessados poderão fazer a sua inscrição pelo site http://www.fundacaolasalle.org.br. A taxa de inscrição vai de R$ 60 a R$ 120.
 
Seleção
A data provável de aplicação da Prova Objetiva é 06 de julho de 2014, em local e horário que serão comunicados antecipadamente no http://www.fundacaolasalle.org.br. Também haverá Prova Prática e Prova de Títulos para alguns cargos.
 
Validade
Será de dois anos a validade do certame, com chances de prorrogação.

Prefeitura de Guarapari – ES abre seleção

Através do edital de Processo Seletivo nº 001/2014, da Prefeitura de Guarapari, no estado do Espírito Santo, oferta 50 vagas para o cargo de Salva-Vidas (nível fundamental). O salário é de R$ 884,26 em jornada de 40 horas semanais.    
 
As inscrições estarão abertas entre os dias 21 e 23 de maio de 2014, pessoalmente, na sede da Secretaria Municipal de Saúde de Guarapari, na Rua Adamastor Antônio da Silva, s/nº, Muquiçaba, Guarapari, ES.
 
A seleção se dará em três etapas: Análise de Curriculum, Teste de Aptidão Física (TAF) e Curso de Gurda-Vidas Salvamar.
 
As contratações serão feitas em caráter temporário.

Gorduras aumentam a saciedade e não devem ser retiradas da dieta

Reprodução
Gorduras saudáveis aumentam a saciedade
É importante que 30% do cardápio seja composto por esse macronutriente e os suplementos alimentares raramente são necessários
 
Por Amanda Epifânio Pereira
 
As prateleiras de farmácias e lojas de produtos naturais foram invadidas por gorduras, seja em cápsulas ou óleo, com várias alegações de benefícios à saúde, além é claro, do poder emagrecedor.  Entre as vedetes há o ômega 3, óleo de linhaça, óleo de cártamo, óleo de gergelim e até mesmo o óleo de coco, que  ganham  cada vez mais espaço na vida das pessoas. Já a gordura natural do alimento segue um caminho absolutamente inverso. São as primeiras a sair do cardápio de quem pretende perder peso ou adotar um estilo de vida mais saudável, deixando de fazer parte da vida das pessoas. Um comportamento controverso e talvez possa ser explicado pela dificuldade de entender os diferentes tipos de gordura. 
 
As gorduras são realmente intrigantes. Apesar de gorduras, são distintas umas das outras em suas composições. As gorduras saturadas são sabidamente deletérias e estão associadas ao aumento de doenças cardiovasculares. Já as gorduras insaturadas fazem o papel de guardião, protegem o coração e previnem de outros processos inflamatórios. Essa distinção de tipos de gorduras pode ser o fator que contribuiu para o aumento do uso de suplemento e promoveu a redução de gordura no prato de refeição. Aparentemente ficou mais fácil tomar uma cápsula do que ficar atento à gordura dos alimentos. Mas as aparências podem enganar.
 
Nenhum suplemento deve substituir as gorduras do cardápio. Primeiro é preciso esclarecer que eles não são capazes de gerar perda de peso. Além disso, alguns podem até ser deletérios, como é o caso do óleo de coco, que aumenta o colesterol. As demais são realmente boas gorduras, mas elas devem fazer parte da alimentação cotidiana e, exceto raras exceções, poderão ser utilizadas como suplementos alimentares. 
 
As gorduras alimentares devem continuar no cardápio. Apesar das associações negativas e de seu elevado teor calórico, retirar as gorduras da alimentação é um erro. Mesmo para quem precisa perder peso. Toda alimentação saudável e balanceada deve conter 30% do teor calórico total da dieta em gorduras. Essa recomendação se baseia nas importantes funções das gorduras para a saúde humana. Elas são fundamentais no processo de produção dos hormônios, no transporte de vitaminas, além disto, são componentes das membranas celulares, participam da função imunológica e anti-inflamatória, aumentam o poder de saciedade e a palatabilidade dos alimentos.
 
Fica muito mais fácil perder peso quando o cardápio a ser seguido é gostoso. Ninguém consegue seguir um plano alimentar monótono por muito tempo. Exatamente por isso é muito importante preservar as gorduras na dieta. Ganha-se em sabor, prolonga-se o tempo de tratamento e permite o alcance do peso ideal e sua manutenção. Outro ponto, é que sem a contribuição de saciedade promovida por esse nutriente, não é possível controlar a fome, levando ao consumo ainda maior de fontes de carboidratos (pães, bolachas, arroz e batatas), impossibilitando a perda de peso e/ou trazendo outros riscos à saúde. 
 
Quando se escolhe um suplemento de gordura não se alcança resposta de saciedade e não há melhora do sabor dos alimentos. Ainda que haja benefícios, perde-se funções importantes para o equilíbrio nutricional. Além disso, ao escolher um alimento rico em gorduras insaturadas, não se escolhe um único tipo de gordura, como ômega 3, por exemplo, outras gorduras do bem estão no mesmo alimento, potencializando seu efeito protetor.  
 
As gorduras protetoras ou insaturadas são divididas em dois grupos: monoinsaturada e poliinsaturada. As primeiras são encontradas principalmente em alimentos de origem vegetal como azeite e oliva, óleo de canola, óleo de gergelim, abacate, nozes e castanhas. Os óleos podem ser utilizados no preparo de comidas básicas como arroz e feijão e no tempero de folhas e legumes. As poliinsaturadas estão presentes nos peixes de água fria e também em óleo vegetais e castanhas. 
 
Para facilitar o entendimento para o consumo das gorduras, é importante saber que o equilíbrio pode ocorrer natural e espontaneamente ao substituir as carnes vermelhas - ricas em gorduras saturadas - por peixe. Esse é um processo que não deixa brecha para erros nutricionais, a conduta é simples. Essa conduta não significa abolir o consumo de carnes vermelhas, mas sim comer mais vezes na semana o peixe. Outra questão importante a esclarecer é que ao contrário do que muitos pensam, os óleos vegetais devem continuar participando do preparo de todas as refeições. Cozinhar com óleo é saudável, podendo ser o óleo de soja, milho, girassol ou canola!  O cuidado, como em todos os grupos alimentares, é o controle da porção. 
 
Outros fatores podem estar por traz ao crescente interesse dos suplementos de gorduras em cápsulas e óleos, mas a grande verdade é que, ainda, ninguém conseguiu demonstrar proteção superior àquela que um bom prato de comida, colorido, variado e gostoso pode trazer! Fica a dica!  
 
Minha Vida

Tire 15 dúvidas sobre prevenção de DSTs

Camisinha é essencial na prevenção de DSTs
Infectologista esclareceu essas questões no chat e evento online
 
Um dos problemas de saúde mais comuns no mundo, as doenças sexualmente transmissíveis (DSTs) ainda são um assunto pouco esclarecido para a população. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), cerca de 340 milhões de pessoas são infectadas todos os anos com DSTs.
 
Dados do Ministério da Saúde mostram que mais de 13 milhões de brasileiros já sentiram algum sintoma de DST, mas nem todos procuram um médico. Por isso, convidamos o infectologista Celso Granato, professor livre-docente da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) e diretor Clínico do Grupo Fleury, que tirou as dúvidas de nossos leitores no Minha Vida ao Vivo sobre prevenção de DSTs, realizado dia 27 de fevereiro.
 
Confira as questões levantadas no chat:
 
1. Francine: Verrugas na área genital são sintomas de HPV?
Celso Granato: São sim, mas são HPVs um pouco diferentes do que causam câncer, correspondentes aos vírus 6 e 11.
 
2. Sonia Moreira: Quais os riscos de fazer sexo sem camisinha com parceiro fixo?
Celso Granato: Se os dois forem fixos, é zero risco, mas é preciso fazer os exames antes e ver se os dois são negativos para DSTs - ou seja, fazer o check-up.
 
3. Fabiana: Quais os sintomas do HPV na garganta? Pode causar câncer?
Celso Granato: O HPV está sim relacionado ao câncer de garganta. Nesse caso, o sintoma mais comum é uma rouquidão súbita, sem causa aparente. É importante ressaltar que nem toda a rouquidão é HPV.
 
4. Denize: Podemos contrair HPV em toalhas de motel e roupas de cama, ou só mesmo no contato sexual?
Celso Granato: Não é impossível acontecer uma infecção por toalhas de motel ou roupas de casa, mas é raríssimo acontecer, uma vez que os vírus são muito frágeis e não duram tempo suficiente fora do corpo humano para serem transmitidos dessa forma com facilidade.    
 
5. Valber: Se a penetração for rápida ainda há chance de contrair doenças?
Celso Granato: Sim, existem chances de contrair DSTs.
 
6. Alcione: Quanto tempo após uma infecção começam a surgir verrugas na vagina? Como sabemos se o corrimento vaginal é normal?
Celso Granato: Algumas semanas (duas ou três) após uma infecção já bastam para se perceber verrugas. Agora a secreção é uma questão muito individual para a mulher, mas se você perceber algum tipo de alteração, como aumento do volume da secreção ou alterações no cheiro e cor, o ideal é procurar um médico.
 
7. Jane: Banheiro público realmente pode transmitir DSTs?
Celso Granato: Até pode, se houver uma secreção na bacia do vaso que está ali há muito pouco tempo. Acontece que os vírus transmissores de DSTs são muito delicados, e dificilmente sobrevivem por muito tempo. Dessa forma, pegar uma DST em banheiros públicos é extremamente difícil.
 
8. Carla: Se eu transar sem camisinha com um rapaz que teve HPV e fez tratamento (com remédios e cauterização) eu corro o risco de contrair o vírus?
Celso Granato: Não. Se ela está considerada tratada, não há risco de contrair essa doença do ponto de visto médico.
 
9. Adriana: Qual a diferença entre ter a AIDS e ser portador do HIV?
Celso Granato: Quando a pessoa se infecta pelo HIV, ela passa um certo tempo sem nenhuma consequência da infecção - nós falamos então que ela é soropositiva apenas. Agora, num determinado momento ele passa a ter a consequência da infecção, tem uma doença oportunista ou tumor devido ao HIV - aí chamamos de AIDS. Existem pessoas que podem ter uma resposta imunológica tão boa que nunca manifesta doença decorrente, mas isso é 1% da população.
 
10. João: Quanto tempo depois de ter uma relação de risco o exame para AIDS deve ser feito?
Celso Granato: Não adianta fazer antes de 20 dias, uma vez que a chance de o resultado dar negativo é grande. Mas recomendamos que se nos primeiros três meses após a relação de risco. Ainda sim, o vírus pode demorar mais para ser detectado, para que a carga se multiplique. Dessa forma, você pode repetir depois um tempo, para ter certeza.
 
11. Antonio: Pode um não portador do vírus da AIDS relacionar-se com uma pessoa contaminada tomando todos os cuidados e não correr nenhum risco?
Celso Granato: Essa pessoa pode usar preservativos e tomar outros cuidados, mas o risco vai sempre existir. Não podemos nunca dizer que o risco de transmissão é zero.
 
12. Marli Tayar: Quando uma pessoa adquire uma DST, ela pode ficar com algum tipo de sequela?
Celso Granato: Dependendo da DST sim. Alguns exemplos: a clamídia não tratada pode causar um esteiramento da tuba uterina, o que pode levar a infertilidade (uma vez que o espermatozoide não consegue chegar aos ovários) ou então impedir que óvulo atravesse para o útero, levando à gravidez tubária. Já o homem com clamídia pode ficar infértil. Outra DST que pode causar sequelas graves é o HPV, que pode causar câncer de colo uterino.
 
13. Anisio Reiter: Sexo oral sem ejaculação transmite alguma doença?
Celso Granato: Infelizmente sim, uma vez que aquela secreção que antecede a ejaculação do homem, assim como a lubrificação da mulher, podem ter vírus. Fora as DSTs que são externas, como a gonorreia.
 
14. Marli Tayar: Que tipo de exame se faz para detectar uma DST?
Celso Granato: Depende da DST. Têm exames que você fará pelo sangue, outros que você vai analisar a secreção. E outros que você fará uma análise da úlcera que a pessoa tenha. Infelizmente não existe um único exame que detecte todas as DSTs.
 
15. Adriana Lucia Gonçalves: DSTs podem demorar anos para apresentar sintomas ou é de imediato?
Celso Granato: A maior parte das DSTs vai ter alteração em curto prazo, mas algumas podem demorar anos, como a HPV e sífilis. Porém, essas podem ser detectadas antes da manifestação dos sintomas com exames preventivos, como o Papanicolau.
 
Minha Vida

Acerte na escolha do sapato sem prejudicar o seu corpo

Reprodução
Escolher o sapato errado pode prejudicar o seu corpo
Nem a sapatilha escapa da lista de calçados que causam dores e deformidades
 
Eles são considerados a paixão de muitas mulheres, mas podem causar estragos na estrutura do nosso corpo - de dor nas costas a joanete, bolhas e calos. Um exemplo é a apresentadora Xuxa, que terá que ficar afastada da TV para se recuperar de uma sesamoidite no pé esquerdo. O problema é inflamação em dois ossos dianteiros do pé, decorrente do uso prolongado de saltos altos ao longo da vida, o que faz com que essas estruturas sofram grande pressão. A doença causa dores, além de calos e inchaço. Parte do tratamento consiste em não usar saltos por no mínimo seis meses.

"O melhor calçado é o tênis, enquanto sapatos com salto plataforma, salto muito alto associado ao bico fino e salto alto simples são os piores", afirma o ortopedista Marcelo Cavalheiro, membro da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT) e médico do Hospital Israelita Albert Einstein. O ideal é sempre buscar um calçado que tenha um salto baixo, com cerca de 2 a 3 centímetros de altura, assim como os tênis.
 
Conheça os sapatos que mais prejudicam o seu corpo e saiba como amenizar os malefícios. Nem as sapatilhas escapam.
 
Salto alto demais
Resistir à sua elegância é difícil, mas o salto alto demais traz muitos prejuízos ao corpo. Segundo o ortopedista Marcelo Cavalheiro, esse tipo de calçado pode causar hiperlordose (acentuação da lordose, que é uma curva natural da coluna) e dor nas costas. Nos joelhos, pode ocorrer a chamada síndrome femoropatelar (dor na região da patela, também conhecida como rótula) e condromalácia patelar (machucado da cartilagem da patela), além do risco maior de entorse (distorção violenta que rompe os ligamentos de uma articulação), que gera ainda mais lesões.

No tornozelo, também pode haver entorse, machucando a cartilagem ou os ligamentos dessa região. Os prejuízos são sentidos ainda nos pés: "O peso da pessoa fica no antepé, o que pode ocasionar metatarsalgia (dor na parte frontal do pé), joanete, calosidades, bolhas e retração do tendão de Aquiles?, conta o ortopedista. Por esse conjunto de problemas, a pessoa pode desenvolver algum tipo de problema postural com o uso constante de salto.

"Também pode acontecer de os músculos isquiotibiais - aqueles que vão da perna até acima dos quadris - ficarem encurtados, gerando ainda mais sobrecarga na coluna", diz o ortopedista Fabiano Faria, do Hospital Beneficência Portuguesa de São Paulo.

Outro problema  dos saltos se popularizou com a apresentadora Xuxa, a sesamoidite, uma inflamação nos ossos sesamoides, que estão localizados na parte dianteira dos pés. Com o acúmulo de pressão decorrente do uso de saltos, a inflamação ocorre, causando dores, calos e inchaço na região.

A solução para as amantes de salto é simples: diminuir o tamanho. "Deve-se evitar usar esse salto muito alto em muitos dias da semana, já que, quanto mais se usa, maior será a incidência dos problemas", aconselha Fabiano. 
 
Reprodução
Salto fino demais
Toda mulher vira uma equilibrista quando calça um sapato com salto fino demais - o que é um grande problema, já que a caminhada fica instável e o corpo, desequilibrado. "Esse salto pode provocar os mesmos transtornos do salto alto, além de agravar ainda mais o entorse de joelho e tornozelo", explica Marcelo Cavalheiro. Para o ortopedista Fabiano Faria, a única solução é aumentar a largura desse salto, para que o caminhar fique mais estável: "Quanto mais fino, mais instabilidade para caminhar a pessoa terá".  
 
Sapatilha
Mesmo eleita como um dos sapatos mais confortáveis, a sapatilha também tem as suas restrições. Ela não tem sistema de amortecimento, o que aumenta o impacto ao caminhar. "O excesso de impacto pode gerar consumo de cartilagem de quadril, joelho, coluna e tornozelo, porque ocorre uma sobrecarga nessa cartilagem", diz o ortopedista Marcelo Cavalheiro, que lembra que o uso excessivo da sapatilha também pode gerar inflamação no tecido gorduroso que reveste o calcanhar, chamado de coxim gorduroso do calcâneo.

Além disso, por ser baixinha demais, a sapatilha pode causar dores no tendão de Aquiles e fascite plantar (o famoso esporão), para quem não tem muita flexibilidade. "Até a pessoa melhorar o alongamento, ela pode usar um salto pequeno, de 2 a 3 cm, para o pé ficar ligeiramente inclinado, compensando a falta de alongamento", diz Fabiano Faria. Mas, se você não abre mão da sapatilha, tente usar uma palmilha de silicone ou espuma.  
 
Rasteirinha
Apesar de também ser confortável, esse calçado é baixo demais e enfrenta problemas similares à sapatilha: pode levar ao desgaste de cartilagens de quadril, joelho, coluna e tornozelo se usadas em excesso. "A rasteirinha também aumenta a incidência de entorse de joelho e tornozelo e quedas, já que se prende facilmente em qualquer irregularidade do chão", alerta Marcelo Cavalheiro. Para aliviar os problemas, a solução é a mesma da sapatilha: procurar um sapato com salto pequeno ou com mais amortecimento.  
 
Salto plataforma (meia pata)
O sapato meia pata é um dos piores: acumula os prejuízos de ser alto demais - lesões na coluna, joelho e tornozelo -, e é muito instável, já que eleva tanto a parte da frente quanto a parte de trás do pé e aumenta o risco de torções. "Essas torções costumam ser bem graves, já que, com esse tipo de sapato, o pé costuma ficar muito acima do chão", alerta o ortopedista Fabiano Faria.  
 
Sapatos de bico fino
O scarpin de bico fino é chique, mas seus pés podem sofrer com essa elegância. Segundo o ortopedista do Hospital Beneficência Portuguesa de São Paulo, esse sapato não deixa espaço para os dedos e pressiona-os demais, causando deformidades, tais como calosidades, bolhas e o famoso joanete. Fabiano aconselha que os sapatos de bico fino sejam substituídos por aqueles de bico mais alargado, principalmente se a pessoa tiver tendência a desenvolver joanete. 
 
Sapato com numeração errada
A cena é clássica: basta achar um sapato maravilhoso e com um ótimo desconto que fica difícil resistir à tentação de levá-lo, mesmo que a numeração não seja exatamente a sua. No entanto, seja maior ou menor que seu pé, um sapato mal encaixado provoca calosidades e bolhas. "O sapato deve ser confortável para evitar quedas e bolhas, ou seja, precisa estar na o numeração correta", indica Marcelo Cavalheiro.


Minha Vida

Evitar jejuns prolongados previne a hipoglicemia

Evitar longos jejuns previne a hipoglicemiaDoença se divide em dois tipos, saiba como tratar e evitar cada um deles
 
Por Dr. Roberto Navarro
 
De um momento para outro começam a surgir sintomas como tontura, suor frio, sensação de desmaio, náuseas. Uma sensação terrível de mal estar, muitas vezes confundidos com a queda da pressão arterial, mas que na realidade é uma crise de hipoglicemia. 
 
Esses sintomas costumam surgir depois de longas horas em jejum, em alguns casos logo após a ingestão de doces ou carboidratos de alto índice e carga glicêmica, uso de alguns medicamentos específicos, atividade física intensa, em indivíduos que se submeteram a cirurgia bariátrica ou que estão em fase de desenvolvimento de resistência à insulina.  
 
A crise de hipoglicemia se dá quando o nível de insulina circulante no sangue aumenta de maneira abrupta. Outra possibilidade é quando ocorre a diminuição de outros hormônios que fazem a contra regulação ou também com a queda gradativa dos níveis de glicose no sangue após muitas horas sem se alimentar.
 
Tipos e causas da hipoglicemia
Existem dois tipos principais de hipoglicemia, a hipoglicemia de jejum, que surge após muitas horas sem se alimentar, e a aquela pós-prandial ou "reativa", que ocorre depois de minutos até 3 horas após a ingestão de alimentos ricos em açúcar. 
 
Os sintomas podem ser acionados por diversos fatores, como produção exagerada da insulina com queda dos níveis de glicose ou secundária ao uso de medicação que diminui a taxa de açúcar no sangue. Por exemplo: insulina e hipoglicemiantes em cápsulas, ambos usados no tratamento do diabetes. É preciso entender em qual tipo de hipoglicemia o paciente se encaixa. Essa detecção é feita após criteriosa avaliação médica (clínica e exames laboratoriais). 
 
Tratamento
Para prevenir novas crises de hipoglicemia a investigação da causa é fundamental na hora da escolha da melhor estratégia. Algumas das possibilidades são: um novo esquema nos horários da alimentação, melhor escolha do tipo de carboidrato que irá comer ou uma mudança na medicação que se toma. Essas opções deverão ser discutidas com seu médico. 
 
Principais cuidados na alimentação
Quando a hipoglicemia é desencadeada por muitas horas sem se alimentar, a hipoglicemia em jejum, você deverá ingerir, mesmo com sensação de náuseas, alimentos que aumentem sua glicose, como um copo de suco ou um pedaço de chocolate ou mesmo um copo de água com açúcar. Para quem tem tendência à hipoglicemia em jejum o correto é não deixar de se alimentar de 3 em 3 horas.  
 
Quando se sentir melhor, consuma alimentos de absorção lenta (baixo índice glicêmico) como um lanche de pão integral, uma fruta ou mesmo fazer uma refeição completa adequada. 
 
No caso da hipoglicemia "reativa", que só acontece por uma liberação excessiva de insulina desencadeada pelo próprio alimento com alta carga glicêmica, como açúcares e doces, farinha branca refinada como pão branco, massas, bolos, entre outros, o tratamento envolve apenas retirar do cardápio estes alimentos. Troque-os por carboidratos de baixa carga glicêmica e ricos em fibras, que diminuem a velocidade de liberação da insulina, como legumes e verduras, cereais integrais, leguminosas (feijões, ervilha, soja, lentilha).  
 
Na hipoglicemia "reativa" é contra indicado dar sucos, açúcares e doces no momento da hipoglicemia, pois uma nova crise virá em seguida com a elevação súbita e excessiva dos níveis de insulina, tornando um círculo vicioso.  
 
Cuidados gerais:
  • Evitar jejuns prolongados
  • Fracionar as refeições, comer com qualidade a cada 3 horas
  • Alimentar-se adequadamente antes de fazer atividade físicas
  • Utilizar a medicação de acordo com a prescrição do seu médico -Evitar alimentos açucarados ou refinados nos casos de hipoglicemia reativa.
Minha Vida