Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!


segunda-feira, 17 de novembro de 2014

Compulsão por compras geralmente é acompanhada de ansiedade e depressão

Entenda melhor o problema e o que diferencia a compulsão da simples vontade de comprar
 
Por Dr. Pérsio Ribeiro Gomes de Deus
 
Falar sobre compulsão por compras é realmente muito empolgante. Mas para começar, a é importante deixar alguns conceitos claros: sabemos através de estudos da psicologia que nos autoafirmamos satisfazendo duas necessidades opostas: a necessidade de sermos aprovados, amados e aceitos e a necessidade oposta de conquistarmos, dominarmos e conhecermos.          
 
No processo de amadurecimento normal da personalidade deve haver a satisfação equilibrada destas duas necessidades. Mas nem sempre isto ocorre. Há pessoas que não foram aprovadas ou amadas o suficiente em determinadas fazes importantes da vida, e então se deslocam para o outro polo da autoafirmação suas necessidades: a conquista. E a compra não raro é uma forma desta compensação. Eu compro, eu posso, eu domino! 
 
Não podemos esquecer ainda que vivemos em uma sociedade que está na era da "economia de mercado", em que o ser humano vale pelo que produz ou por seu poder de compra. Uma sociedade totalmente voltada ao consumo, com o consumismo comunicado por todos os veículos de mídia e basicamente já incorporado como um "valor" social.                             
 
Essa introdução se faz necessária para diferenciarmos o prazer em comprar e a compulsão nas compras.      
 
O que é a compulsão por compras?
Existe um prazer genuíno em comprar algo que satisfaça nossas necessidades ou mesmo que esteja relacionado a um desejo ou um sonho, desde que dentro de um juízo de realidade. Deve, portanto, produzir prazer e satisfação. Já na compulsão por compras, não existe a satisfação de uma necessidade e nem de um desejo. Na compulsão por compras existe um impulso doentio para consumir sem qualquer objetivo específico ou necessidade, não é acompanhada de prazer, ao contrário, seguida posteriormente de sentimento de culpa. É compra por impulso.                             
 
A compulsão por compras é tratada juntamente com os demais distúrbios de impulso e é considerada um distúrbio quando produz um sofrimento ao paciente, tanto desconforto psíquico quanto ao acarretar prejuízos financeiros e pessoais e interferir nos relacionamentos afetivos e familiares. Tenho pacientes que gastaram mais de oitenta mil reais em basicamente "nada", comprando compulsivamente.                       
 
Que outros sintomas aparecem com esse problema?
Uma compulsão pode vir acompanhada de pensamentos obsessivos ou não. Uma característica muito importante é que as compulsões podem mudar de "objeto". Explicando melhor: uma compulsão por compras pode se associar ou se transformar em compulsão por comida ou compulsão por jogo e assim por diante. 
 
A compulsão por compras vem sempre acompanhada de ansiedade, quase sempre acompanhada de depressão - são o que chamamos de comorbidades. Podem existir excessos nos períodos de euforia ou de mania nas pessoas com transtorno bipolar, mas não podemos caracterizar como compulsão. Encontramos a compulsão em portadores de Transtornos Obsessivo-Compulsivos.                             
 
Qual o tratamento para quem tem esse problema?
Existem diversas abordagens terapêuticas eficazes, desde o uso de modernos fármacos específicos da classe dos novos antidepressivos, alguns ansiolíticos também podem ajudar. Acompanhamento psicoterapêutico com formas de terapia cognitiva-comportamental tem se mostrado bastante eficaz quando combinada com tratamento psiquiátrico. Muito importante salientar o apoio familiar para a superação do problema, ao invés de uma postura crítica e discriminativa. 
 
Minha Vida

Santa Casa de São Paulo suspende 25 tipos de exames

A crise financeira fez a Santa Casa interromper a realização de exames na semana passada
 
A decisão foi informada pelo Laboratório Central da instituição por e-mail para todos os setores do hospital e atingiu 25 tipos de análises, que não poderiam ser feitos por falta de material.
 
Entre os procedimentos afetados estão coletas de sangue para a verificação de anemia, a deficiência de cortisol e até mesmo o nível de colesterol. No guichê do laboratório, a atendente informou à Radio Estadão que não há previsão para a normalização do atendimento.
 
A reportagem procurou o novo superintendente da Santa Casa, Irineu Massaia, mas ele não quis comentar a suspensão dos procedimentos. Afirmou apenas que precisa reorganizar a instituição. A Secretaria Estadual de Saúde informou que só se manifestaria depois da conclusão da auditoria que está sendo feita na Santa Casa.
 
A crise financeira já fez o hospital - o maior hospital filantrópico da América Latina - fechar seu pronto-socorro em julho. O provedor da Santa Casa, Kalil Rocha Abdalla, negou a falta de materiais, medicamentos e exames. "Aqui na Santa Casa está tudo sendo realizado. Não está faltando nada, está tudo em ordem", afirmou.
 
De acordo com o médico Arnaldo Lichtenstein, clínico-geral do Hospital das Clínicas (HC), que teve acesso à lista de exames suspensos, "ninguém vai morrer pela falta de exames". Ele afirmou, no entanto, que os diagnósticos ficarão mais demorados. "A coisa é provisória. Em alguns casos o paciente pode sofrer um pouco mais, pois pode atrasar o diagnóstico de algumas doenças."
 
Materiais
A reportagem ouviu funcionários que disseram que há também falta de materiais e medicamentos, como agulhas, seringas, toalha de papel e antibióticos.
 
Contaram ainda que são obrigados a improvisar materiais. "Às vezes a gente precisa adaptar um material que é muito mais caro, como o 'papagaio' para homem urinar. A gente adapta um coletor de sonda de aspiração, que é recortado e usado", disse um funcionário.
 
Ao ser informado do depoimento, o provedor da Santa Casa disse que "isso é conversa".
 
As informações são do jornal "O Estado de S. Paulo".

Mitos e verdades sobre pedra nos rins esclarecem o certo e o errado em relação ao problema

pedra-nos-rins
Alguns pacientes gritam de dor na hora de expelir a pedra,
enquanto que outros não sentem absolutamente nada
Você muito provavelmente já ouviu alguém aconselhando a ingestão de muita água para evitar as pedras nos rins, ou até mesmo algumas histórias do quanto ‘fulano’ sofreu com tal problema
 
O fato, porém, é que existem muitos mitos e verdades relacionados a esse assunto, o que acaba aumentando as incertezas da população sobre aquilo que faz ou não sentido em relação ao assunto.
 
Para aqueles que ainda nutrem dúvidas sobre o chamado cálculo renal, listaremos a seguir alguns dos tais mitos e verdades no intuito de esclarecê-las. Veja!
 
Todos que já tiveram pedra nos rins  vez poderá ter novamente
Mito parcial – De acordo com as estatísticas, a cada cem pessoas que já tiveram pedra nos rins, em dez anos, apenas cinquenta delas terá novamente. Quem já enfrentou o problema, pode reduzir os riscos adotando uma dieta saudável, diminuindo o consumo de proteínas e de sal e ingerindo muito líquido.
 
O grande vilão dos rins é o cálcio
Mito – Muitos especialistas tem incentivado o consumo do leite diariamente, isso porque a ausência do leite no organismo diminui a eliminação do oxalato, uma das substâncias que ajudam na formação do cálculo renal.
 
Cerveja ajuda a evitar as pedras nos rins
Verdade – A cerveja é uma bebida diurética, por isso, assim como o café, ela aumenta o fluxo urinário, o que naturalmente contribui com a prevenção do mal. Em todo caso, recomenda-se que a ingestão da bebida seja feita de forma moderada.
 
O leite ajuda na formação do cálculo renal
Mito – Algumas pessoas dizem que o consumo do leite deve ser evitado pelo fato dele conter cálcio em sua composição, o que em tese resultaria em um problema de cálculo renal.
 
O que essas pessoas ignoram, no entanto, é que tirar o leite da dieta pode causar a osteoporose, além do que, o cálcio, conforme já mencionado, ajuda a eliminar o oxalato, ajudando, portanto, na prevenção do cálculo.
 
Especialistas recomendam a ingestão diária de duas xícaras de leite, uma regra que se aplica especialmente às mulheres, mas que também deve ser adotada por homens.
 
A dor ao expelir a pedra é semelhante à do parto
Mito – Alguns pacientes gritam de dor na hora de expelir a pedra, enquanto que outros não sentem absolutamente nada. O nível da dor dependerá da posição em que a pedra se encontra, além disso, quanto maior a pedra, maior a dor. Isso não significa, no entanto, que a dor seja semelhante à do parto.
 
Pedras nos rins pode ser um problema genético
Verdade parcial – Não é porque seus pais tiveram pedra nos rins que você certamente terá um dia, no entanto, quando há casos do problema em um familiar tão próximo é preciso redobrar a atenção, já que cerca de 10% dos casos pode ter influência genética.
 
Faz mal comer feijão
Mito – De acordo com especialistas o consumo do feijão não é prejudicial. Eles afirmam que o oxalato [uma das substâncias causadoras da pedra dos rins] é em parte eliminado quando o feijão fica de molho antes do cozimento.
 
Beber muita água é o melhor remédio
Verdade – O consumo de água é muito importante para evitar o aparecimento dos cálculos renais. Vale notar, no entanto, que a água deve ser consumida ao longo do dia, evite consumir muita água de uma só vez e passar o resto do dia sem. O ideal é consumir no mínimo um copo de água de duas em duas horas.
 
Click Grátis

Problemas que podem ser causados pelo consumo excessivo de refrigerantes

A maioria das pessoas sabe que os refrigerantes possuem substâncias prejudiciais à saúde. Apesar disso, são poucas as que de fato se atentam para a importância do assunto
 
Para piorar, é ainda menor o número de indivíduos que conhecem verdadeiramente os malefícios que o consumo constante desse tipo de bebida pode acarretar ao corpo.
 
Diante disso, decidimos reunir a seguir alguns dos problemas que segundo a opinião de especialistas podem ser estimulados pela excessiva ingestão de refrigerantes. Veja!
 
Doenças cardiovasculares
O xarope de milho contido em muitas das bebidas possui um alto teor de frutose, que em contato com os demais ingredientes faz o consumo se tornar um vício. Além disso, o consumo excessivo dessa substância pode causar um descontrole no organismo, provocando diabetes e problemas cardíacos.
 
Problemas renais
Segundo especialistas, o ácido fosfórico presente nos refrigerantes é um grande agente causador das pedras nos rins e outros problemas renais. Isso porque para que o equilíbrio do corpo seja mantido, os rins são obrigados a aguentarem sobrecarga de trabalho.
 
Asma
A maioria dos refrigerantes possuem benzoato de sódio, uma substância frequentemente apontada por profissionais de saúde e cientistas como a causadora da eczema e da asma.
 
Por essa razão pessoas que já sofrem com esse mal devem evitar ao máximo o consumo da bebida, a fim de minimizar as chances de crises intensas. Por outro lado, quem ainda não sofre com o mal, deve evitar o consumo para que não venha a sofrer com o problema no futuro.
 
Cárie dentaria
O açúcar e o ácido contido nos refrigerantes podem dissolver o esmalte dos dentes, tornando o ambiente propício à proliferação de bactérias que causam as cáries.
 
Embora para muitos a cárie dentária soe como um problema simples de ser resolvido, ela pode na verdade causar sérios problemas à saúde se não tratada da maneira adequada.
 
Para manter os dentes saudáveis, portanto, a dica é evitar o consumo constante do refrigerante, ainda assim escovando os dentes sempre após eventual ingestão da bebida.
 
Osteoporose
Além de afetar diretamente os rins, o ácido fosfórico presente nos refrigerantes também atinge os ossos do corpo. Isso porque para manter o equilíbrio químico no corpo, o ácido tende a retirar o cálcio dos ossos, o que posteriormente pode causar degenerações decorrentes de doenças como a osteoporose, por exemplo.
 
Além dos problemas mencionados, o refrigerante também pode exercer influência direta em problemas como obesidade, puberdade precoce, e problemas relacionados ao sistema reprodutivo, seja ele masculino ou feminino.
 
Click Grátis

Receita de pão sem glúten de farinha de banana verde

Foto: Reprodução
Este pão é super saudável. Primeiro pelo fato de ser feito sem glúten, que é muito ruim para o corpo, por muitos motivos, entre eles o de ser uma das causas da obesidade e de doenças como o diabetes

Não levar glúten já é uma grande vantagem deste pão.Mas o seu maior diferencial é ser feito com a farinha de banana verde.

Farinha de banana verde?

Sim, da banana verde se extrai uma farinha que é extraordinária em termos de benefícios para a saúde.

Essa farinha é o auge hoje das farinhas porque já está comprovado que a fibra dela é conhecida como amido resistente.

Ela vai alimentar as boas bactérias que nós temos no intestino, o que provoca uma menor absorção de glicose, menor absorção de gordura e um funcionamento intestinal melhor.

O resultado é que a farinha reduz a carga glicêmica da refeição, evitando picos de açúcar no sangue e o aumento de insulina – hormônio que, em excesso, faz o organismo estocar gordura.
 
E onde é que se compra a farinha de banana verde? Em boas lojas de produtos naturais.
 
E a receita do pão de farinha de banana verde você vai aprender agora:
 
Ingredientes
 
- 1 xícara (chá) farinha de arroz
 
- 1 xícara (chá) de farinha de banana verde
 
- 1 xícara (chá) de água morna
 
- 1 xícara (chá) de azeite extravirgem de oliva
 
- 2 ovos
 
- 2 colheres (sopa) de semente de chia
 
- 1 colher (chá) de sal marinho
 
- 2 colheres (sopa) de açúcar mascavo
 
- 2 envelopes de fermento biológico seco
 
Modo de preparo
 
Em uma tigela grande, misture o açúcar, o sal e o fermento. Adicione a água morna, os ovos, o azeite de oliva e misture bem.
 
Coloque a semente de chia, as farinhas de arroz e de banana verde. Misture bem até obter uma massa homogênea.
 
Cubra a massa com um pano limpo e deixe descansar por 30 minutos.
 
Coloque a massa em uma assadeira para pão untada e polvilhada com farinha de arroz.
 
Leve ao forno preaquecido a 180 graus e asse por cerca de 45 minutos.
 

Hospital de SP promove palestra gratuita sobre infarto

Quando o infarto é diagnosticado em menos de duas
horas a chance de óbito é inferior a 4%
Evento acontece nesta terça (18), às 19h30, no Tatuapé, zona leste da capital
 
O Hospital e Maternidade São Luiz Anália Franco, em São Paulo, promove nesta terça-feira (18) uma palestra gratuita para conscientizar a população sobre os sinais e os riscos do infarto do miocárdio. O evento começa às 19h30.
 
De acordo com o cardiologista Marcelo Cantarelli, quem for à palestra conscientizar a população sobre o infarto e seus primeiros sinais é um dos passos para reduzir o índice mortalidade e possíveis complicações.
 
— Quando o infarto é diagnosticado em menos de duas horas a chance de óbito é inferior a 4%.
 
A palestra é destinada para a comunidade, moradores da região e profissionais. Para participar é necessário se inscrever por telefone ou pelo site do hospital.
 
Serviço
Local: auditório do Centro de Estudos do Hospital e Maternidade São Luiz Anália Franco
Data: terça-feira (18)
Horário: às 19h30
Endereço: Rua Francisco Marengo, 1312, Tatuapé
Inscrição: (11) 3386-1584 ou no site: 
 
R7

Homem passa por procedimento para retirar mais de 100 de larvas de seu ouvido

Mosquitos colocaram ovos no local enquanto jovem dormia
 
Um jovem teve que passar por um procedimento nojento e inusitado. Sofrendo com uma infestação de larvas em seu ouvido, o paciente teve que ir até o médico para tirar, um por um, os intrusos com uma pinça. As informações são do site DailyMail.
 
O médico Vikram Yadav, que tratou o homem e depois divulgou o vídeo do procedimento, explicou que moscas invadiram a orelha do homem enquanto ele dormia.
 
Depois que colocarem ovos em seu ouvido, eles eclodiram e centenas de larvas se alimentavam da carne do jovem.
 
Segundo o médico, infestações nos ouvidos e nariz são consideradas perigosas por causa da possibilidade de as larvas chegarem ao cérebro.
 
Após os procedimento, todas as larvas foram retiradas do ouvido do paciente. Segundo o médico, cada larva media 1 cm cada.
 
R7

Suplementos e termogênicos podem causar mau hálito

Suplementos são capazes de alterar o pH da saliva, fazendo
do ambiente bucal um ótimo lugar para a proliferação de
 bactérias e, consequentemente, para a halitose
Apesar de alguns suplementos serem ótimos para quem pratica esportes, também podem causar um hálito bastante desagradável
 
A prática de esportes pode trazer muitos benefícios para a saúde. Porém, algumas preparações a base de vitaminas que prometem complementar a alimentação e são grandes aliadas de quem faz muitos exercícios, podem causar um problema desagradável para os atletas; o mau hálito. 
 
Para Neide Pena Coto, coordenadora do Laboratório de Pesquisa em Odontologia do Esporte e Biomecânica da FOUSP, isso ocorre porque esses suplementos são capazes de alterar o pH da saliva, fazendo do ambiente bucal um ótimo lugar para a proliferação de bactérias e, consequentemente, para a existência da halitose.  
 
Segundo Olinda Tarzia, diretora científica da CETH (Centro de Excelência no Tratamento da Halitose), os suplementos vitamínicos que possuem em sua composição as vitaminas do complexo B podem causar halitose. “Eventualmente esses suplementos podem causar mau hálito assim que a pessoa toma a substância, mas depois de um tempo, o cheiro desaparece”, diz a especialista.  
 
Suplementos termogênicos
O uso de suplementos termogênicos (que aumentam a temperatura corporal) também são fortes aliados do mau hálito. Isso porque, para reequilibrar a temperatura alterada por essa substância, o organismo aumenta a produção de suor. O suor em excesso faz o atleta perder muitos sais minerais e água, podendo causar desidratação. Um dos sintomas da desidratação é a boca seca, que gera uma descamação das células da mucosa da boca. Quando depositadas sobre a língua, causam a saburra lingual (camada esbranquiçada que se fixa na superfície da língua) que causa o mau hálito. 
 
Segundo Olinda, a respiração errada (pela boca) durante os exercícios também pode ressecá-la e causar halitose. “Neste caso, o ideal é lubrificar a boca. Existem vários lubrificantes no mercado que têm os mesmos princípios ativos do dióxido de cloro (em gel ou enxaguante) que age contra a halitose”, diz a especialista. 
 
Terra

Farmácias tchecas começam a vender cannabis para fins terapêuticos

As farmácias tchecas começaram a vender cannabis sob prescrição médica e para fins terapêuticos, informou nesta quarta-feira a imprensa local
 
Cada pessoa poderá adquirir até 30 gramas por mês. O primeiro estabelecimento a colocar a substância a venda está localizado na cidade de Uherske Hradiste, no leste do país. A cannabis está sendo comercializada a 11 euros por grama (cerca de R$ 35).
 
A farmácia oferece flores secas de cannabis, contendo de 6% a 12% de canabinóides, que possui propriedades analgésicas e sedativas. O medicamento deve ser inalado ou aplicado em gorduras e manteigas. O fumo não é aconselhável.
 
Em dezembro de 2012, a República Tcheca se tornou o primeiro país do antigo bloco comunista a aprovar o uso terapêutico da erva para combater dores crônicas, magreza extrema (desencadeada pelo avanço de algumas doenças) e polineuropatias em pacientes com AIDS.
 
Os especialistas destacaram os benefícios da substância como paliativo para pacientes com tumores cancerígenos. Já a função de calmante atua contra as dores neuropáticas ou aquelas que são provocadas pela esclerose múltipla.
 
Embora a lei permita a venda de cannabis desde o dia 1º de abril de 2013, atrasos na criação de um registro médico com os produtos liberados impediam até agora a comercialização da substância.
 
Outro problema que explica a demora na aplicação da norma foi o fato dos seguros médicos não cobrirem, até o momento, remédios feitos a partir de cannabis, o que não ocorre com medicamentos contra a dor feitos a base de ópio.
 
Até abril, os fabricantes tchecos não podiam cultivar a planta, o que agora é feito sempre sob severo controle das autoridades.
 
A produção independente pretende evitar os altos preços da importação da erva de países como a Holanda.

EFE / R7

Humor: O hospital está sem papel!

Autoridades holandesas identificam variedade altamente contagiosa de gripe aviária

Autoridades holandesas disseram no domingo terem encontrado uma variedade altamente contagiosa de gripe aviária em uma fazenda no centro da Holanda e afirmaram que 150 mil frangos foram abatidos
 
A variedade, H5N8, nunca foi detectada em humanos, mas um surto na Coreia do Sul resultou no abatimento de milhões de aves para conter a disseminação da doença. Casos também foram relatados na China e no Japão, embora o primeiro caso relatado na Europa tenha acontecido em uma fazenda alemã no começo de novembro. 

A Holanda impôs uma proibição de 72 horas no transporte de produtos de aves, ovos, esterco e palha usada para e a partir de fazendas avícolas no país, o qual é o maior exportador de ovos do mundo.

A Comissão Europeia disse esperar adotar medidas urgentes nesta segunda-feira para conter o surto, incluindo uma proibição na venda de produtos avícolas de áreas afetadas da União Europeia e de outros países.

As fazendas holandesas de aves vendem mais de 6 bilhões de ovos internacionalmente todos os anos, embora não se saiba quantas das quase 700 fazendas sejam exportadoras.

A Alemanha é o maior destino, com 75 por cento de todas as exportações, de acordo com dados divulgados pelo Rabobank. A Holanda também é um grande exportador de aves.

Reuters / Terra

Concurso Prefeitura de Cuiabá - MT

Começa as inscrições do concurso público de 2.280 vagas para o serviço público na Secretaria Municipal de Saúde (SMS) da Prefeitura de Cuiabá. Com remunerações brutas que variam de R$ 952,89 a R$ 6.380,66, o edital prevê 760 vagas de preenchimento imediato e outras 1.520 para formação de cadastro de reserva. As taxas de inscrição custam R$ 66 e R$ 85, dependendo do cargo em disputa.

As inscrições devem ser feitas até o dia 2 de dezembro pelo site da FGV destinado ao concurso público. As provas estão marcadas para o dia 25 de janeiro de 2015.

Entre as 760 vagas para preenchimento imediato, 386 são de nível superior e 374 de nível médio. A Prefeitura pretende contratar e ter em seu cadastro de reserva profissionais como médicos de diversas especialidades, administradores hospitalares, biólogo, farmacêutico, fisioterapeuta, fonoaudiólogo, nutricionista, psicólogo, químico, terapeuta ocupacional, médico veterinário, contador e pedagogo. Para nível médio, a Prefeitura busca profissionais como agentes de saúde e técnicos de enfermagem.

As regras do edital atendem às leis que destinam 10% das vagas para candidatos com deficiência física e outros 20% para negros e índios.

Além do próprio edital, mais informações sobre o concurso público podem ser obtidas por meio do telefone 0800 2834628 e do e-mail concursoprefeituradecuiaba@fgv.br.

Concurso Prefeitura de Caldas Novas - GO

A Prefeitura de Caldas Novas, no sul de Goiás, abre nesta segunda-feira (3) inscrições para concurso público com 345 vagas de níveis fundamental, médio, técnico e superior. Os salários vão de R$ 762 a R$ 3.435.

Dentre as vagas estão oportunidades para agente administrativo, analista em tecnologia da informação, arquiteto, assistente social, auxiliar administrativo, auxiliar de serviços gerais, bibliotecário, contador, engenheiro civil, fonoaudiólogo, músico, nutricionista, psicólogo, oficial de serviços gerais, programador de microcomputador e periféricos.

Além destas, há vagas para profissionais de apoio à educação infantil e à inclusão, agente de vigilância, auxiliar de manutenção, auxiliar de obras e serviços, mecânico de máquinas e veículos, motorista e oficial de obras e serviços. Na área educacional há opções para professores de língua portuguesa, ciências, educação física, geografia, história, pedagogo, matemática e inglês.

As inscrições devem ser feitas até 20 de novembro exclusivamente pelo site. As taxas variam de R$ 50 a R$ 130.

 As provas são divididas em objetiva, redação, capacidade física, prática e de títulos, dependendo do cargo pretendido. Elas serão realizadas nos períodos de 14 de dezembro, entre 9 e 11 de janeiro e entre 17 e 20 do mesmo mês. A previsão é de que o resultado final do concurso seja divulgado em 24 de fevereiro.

Concurso Prefeitura de Barra Mansa - RJ

A Prefeitura de Barra Mansa (RJ) abriu concurso público para 655 vagas imediatas e 633 para cadastro de reserva. Os salários vão de R$ 732,25 a R$ 837,38.

Os cargos de nível fundamental são de agente disciplinador e auxiliar de recreação.

Os cargos de nível médio são de agente de apoio à educação, auxiliar de secretaria, intérprete de libras, instrutor de braile, professor II educação infantil e séries iniciais e secretário escolar.

Os cargos de nível superior são de fonoaudiólogo, orientador educacional, orientador pedagógico, professor I de arte, ciências naturais, educação física, geografia, história, língua inglesa, língua portuguesa e matemática, além de psicólogo e supervisor escolar.

As inscrições devem ser feitas até as 23h59 do dia 7 de dezembro pelo site www.concursos.biorio.org.br. As taxas vão de R$ 30 a R$ 80.

A prova objetiva será no dia 21 de dezembro.

Concurso Fundação Municipal de Saúde de Foz do Iguaçu - PR

A Fundação Municipal de Saúde – que administra o Hospital Municipal Padre Germano Lauck em Foz do Iguaçu, no oeste do Paraná – abriu nesta sexta-feira (31) o prazo de inscrição do processo seletivo para contratação de 30 funcionários nas áreas de enfermagem e farmácia. As vagas são por tempo determinado, e a inscrição pode ser feita até dia 17 de novembro pela internet.
São cinco vagas para o cargo de enfermeiro, 10 vagas para técnico de enfermagem, 10 para auxiliares de enfermagem e cinco vagas para auxiliares de farmácia. Os salários variam de R$ 2.739 a R$ 1.108, e a carga horária é de 44 horas semanais.

A taxa de inscrição é de R$ 80 para o cargo de enfermeiro. Para técnico de enfermagem o valor é de R$ 50, e auxiliar de enfermagem e auxiliar de farmácia pagam R$ 40 de inscrição.

A prova escrita será no dia 7 de dezembro, às 8h30, no campus da Unioeste de Foz do Iguaçu.

O conteúdo da prova é composto por questões de língua portuguesa, matemática, conhecimentos gerais e específicos. Os portões serão abertos às 7h45 e fecham às 8h15. O resultado deve ser divulgado no dia 15 de dezembro no site da prefeitura do município.

Concurso Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares

A Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH) abriu concurso para o total de 217 vagas em cargos de nível médio e superior para o Hospital Universitário da Universidade Federal do Maranhão (HU-UFMA). Os salários vão de R$ 2.445 a R$ 7.774.

O edital nº 02/2014 visa o preenchimento de 140 vagas na área médica, para cargos de médicos em várias especialidades; o edital nº 03/2014 é para 75 vagas na área assistencial, para cargos de enfermeiros, farmacêutico, físico – radiodiagnóstico e técnicos em citopatologia, em enfermagem, em farmácia, em laboratório de patologia clínica e necrópsia. Já o edital nº 04/2014 é para 2 vagas na área administrativa, para analista administrativo – estatística e engenheiro clínico.

As inscrições devem ser feitas das 8h às 12h e das 14h às 18h, de segunda a sexta-feira (exceto feriados), de 10 de novembro a 11 de dezembro, na Anhanguera Educacional, situada na Rua Senador João Pedro, 209 - Fabril - São Luis/MA, CEP 65025-790, ou das 8h do dia 10 de novembro às 23h59 do dia 11 de dezembro pelo site www.institutoaocp.org.br. A taxa vai de R$ 45 a R$ 85.

A aplicação das provas objetivas está prevista para o dia 18 de janeiro de 2015,
e será realizada na cidade de São Luís.

Concurso Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional da 9ª Região (Crefito - 9)

O Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional da 9ª Região (Crefito - 9), que abrange os estados de Mato Grosso, Acre e Rondônia, abriu concurso público para 5 vagas imeditas e 400 para cadastro de reserva em cargos de nível médio e superior. Os salários são de R$ 1.564,83 para nível médio e de R$ 4.200 para nível superior.

Os cargos são de agente administrativo, de nível médio (3 vagas imediatas para Cuiabá e 1 para Porto Velho, além de 100 em cadastro para cada cidade), e agente fiscal, de nível superior em fisioterapia e terapia ocupacional (100 vagas de cadastro para Cuiabá e 1 imediata e 100 em cadastro para Porto Velho).

As inscrições devem ser feitas de 3 a 23 de novembro pelo site www.msconcursos.com.br. As taxas são de R$ 50 para nível médio e de R$ 80 para nível superior.

As provas objetivas e de redação serão aplicadas no dia 7 de dezembro. Haverá ainda prova de títulos para o cargo de nível superior.

Prefeitura de Capinzal - SC abre processo seletivo

A Prefeitura de Capinzal, no estado de Santa Catarina, publicou o edital de processo seletivo nº 029/2014, com a finalidade de contratar 76 profissionais de níveis fundamental e superior. A remuneração será de até R$ 12.787,63.
 
As pessoas portadoras de deficiência terão assegurado o direito de se inscreverem neste seletivo público, sendo-lhes reservadas 5% das vagas oferecidas. No entanto, cabe ao candidato conferir se a sua deficiência é compatível com o exercício das atribuições relativas ao cargo que pretende concorrer.
 
As vagas são para motorista, operador de máquina leve/pesada, auxiliar de professor, monitor atividade física/desportiva, agente de serviços gerais, carpinteiro, pedreiro, monitor (artes, dança, informática, recreação e tricô/crochê), professor, técnico (enfermagem e saúde bucal), assistente social, enfermeiro, médico, odontólogo, orientador social e técnico desportivo.
 
As inscrições serão realizadas até as 14h do dia 01 de dezembro de 2014, no site www.iobv.org.br. As taxas são de R$ 20 e R$ 40. 
 
O processo seletivo será constituído de provas objetivas, práticas e títulos.
 
Os títulos deverão ser enviados para o Instituto O Barriga Verde, Ref.: Processo Seletivo Capinzal Edital 01/2014, Avenida Luiz Bertoli, 233 – Centro, CEP 89.190-000 – Taió - SC, na mesma data do período das inscrições.
 
A prova objetiva está prevista para 14 de dezembro de 2014, em locais e horários a serem divulgados nos sites www.iobv.org.br e www.capinzal.sc.gov.br, a partir do dia 8 de dezembro de 2014. Já a prova prática será realizada em data e local a ser divulgada em edital próprio de convocação, podendo ser realizada no mesmo dia da prova objetiva ou ser antecipada para o dia imediatamente anterior a mesma, ou prorrogada em razão do número elevado de inscritos e/ou intempéries.
 
O gabarito provisório será divulgado no endereço eletrônico www.iobv.org.br no dia seguinte ao da realização da prova, juntamente com as provas que estarão disponíveis na área restrita do candidato.
 
O processo seletivo será válido por um ano, contado da publicação do ato de homologação do resultado final do Seletivo, prorrogável uma vez, por igual período, a critério da Administração Municipal de Capinzal – SC.

Prefeitura de Califórnia - PR anuncia processo seletivo

Para ampliar o quadro de servidores e atender às demandas da administração municipal, a Prefeitura de Califórnia, no estado do Paraná, abriu edital de processo seletivo, destinado à contratação de sete profissionais de nível superior no quadro de pessoal, pelo regime celetista.
 
As vagas abertas são para assistente social, farmacêutico, fisioterapeuta, nutricionista e psicólogo. Os salários ofertados variam de R$ 1.486,51 a R$ 2.205,04.

As inscrições serão feitas exclusivamente via internet, no site www.consesp.com.br, no período de 17 de novembro a 17 de dezembro de 2014. A taxa de inscrição custa R$ 60,00.

As provas objetivas serão realizadas provavelmente no dia 25 de janeiro de 2015, às 9h, em locais a serem divulgados por meio de edital próprio, que será afixado no local de costume da Prefeitura e divulgado em jornal com circulação no município e do site www.consesp.com.br, com antecedência mínima de três dias.

O gabarito oficial e a prova objetiva serão disponibilizados entre as 13h e as 18h da segunda-feira subsequente à data da aplicação da prova.

A validade do processo seletivo será de um ano, contado da homologação final dos resultados, podendo haver prorrogação por igual período, a critério da Administração.

Concurso Prefeitura de Manhuaçu - MG

Oferecendo salários de aproximadamente R$ 3.000,00, a Prefeitura de Manhuaçu, no estado de Minas Gerais, publicou o edital n° 001/2014 de concurso público, com 437 vagas de emprego para profissionais de todos os níveis de ensino. O concurso público será realizado sob a responsabilidade da empresa Ágora Consultoria Ltda.
 
Os cargos disponibilizados são para agente de serviço público, agente fiscal de saúde, assistente administrativo, assistente social, atendente de biblioteca, auxiliar de biblioteca/secretaria, auxiliar de cuidador social, auxiliar de enfermagem, bioquímico/farmacêutico, cuidador social, enfermeiro, engenheiro civil, escriturário, fiscal de obras, fiscal tributário, fisioterapeuta, fonoaudiólogo, entre outros.
 
As inscrições presenciais serão realizadas no Centro Cultural Herve Cordovil, na Rua Monsenhor Gonzalez, nº 484, Centro, Manhuaçu - MG, no período de 13 de janeiro a 11 de fevereiro de 2015, das 08 às 16 horas, exceto aos sábados, domingos e feriados; ou pela internet, por meio do site www.agoraconsultoria.srv.br. As taxas variam de R$ 51,00 a R$ 100,00 de acordo com o emprego escolhido.
 
O concurso público compreenderá das seguintes etapas:
- 1ª fase: provas objetivas, sob responsabilidade da empresa Ágora Consultoria;

- 2ª fase: prova de títulos para os cargos de professor e pedagogo; e prova prática para alguns cargos;

- 3ª fase: comprovação de requisitos e exames médicos admissionais, de caráter eliminatório; sob responsabilidade da prefeitura municipal de Manhuaçu.
 
As provas objetivas serão realizadas provavelmente no dia 22 de março de 2015, em locais e horários a serem divulgados na Prefeitura Municipal de Manhuaçu e no site www.agoraconsultoria.srv.br. O gabarito será divulgado na data provável de 22 de março de 2015.
 
O prazo de validade do concurso público é de dois anos, contados da data da homologação do seu resultado final, podendo ser prorrogado por igual período, uma única vez, a critério da Administração Municipal.

SES - PE anuncia processo seletivo na área da Saúde

A Secretaria Estadual de Saúde (SES) de Pernambuco informou que através de processo seletivo contratará 49 médicos plantonistas.
 
Serão admitidos cirurgiões gerais, neonatologistas, neurocirurgiões, neurologistas, tocoginecologistas, traumato-ortopedistas e intensivista de adulto.
 
A remuneração será de R$ 7.514,74, em um plantão de 24 horas semanais ou dois de 12 horas semanais.  As vagas oferecidas são para o Hospital Regional do Agreste e para o Hospital Jesus Nazareno.
 
Com término no dia 26 de novembro de 2014, as inscrições poderão ser efetuadas via SEDEX ou carta com aviso de recebimento (AR) encaminhado à Diretoria Geral de Gestão do Trabalho, situada à Rua Dona Maria Augusta Nogueira, nº 519, Bongi, em Recife, CEP: 50.751-530 ou pessoalmente na sede da IV Região de Saúde, situada à Rua General Estilac Leal s/n, Salgado, Caruaru, das 8h30 às 13h.     
 
A seleção ocorrerá mediante avaliação curricular. O resultado final será divulgado no site www.saude.pe.gov.br.
 
Os candidatos aprovados serão contratados por até 24 meses, renováveis por igual período, até o prazo máximo de seis anos, observados os prazos da Lei nº 14.547, de 21 de dezembro de 2011, respeitando o número de vagas, a ordem de classificação e a disponibilidade orçamentária e financeira da Secretaria de Saúde.
 
O prazo de validade da seleção será de 24 meses, a contar da data de homologação do resultado final na imprensa oficial, podendo ser prorrogado por igual período, a critério da SES.

Prefeitura de Lucas do Rio Verde - MT abre vagas

No estado do Mato Grosso, a Prefeitura de Lucas do Rio Verde publicou o edital nº 03/2014 de processo seletivo, visando o provimento de 36 vagas de níveis fundamental, médio e superior. A proposta salarial pode chegar a R$ 10.828,95, a depender do cargo e da carga horária, sendo esta de 30 ou 40 horas semanais.
 
Cargos
Fisioterapeuta, Agente de Combate às Endemias, Auxiliar de Saúde Bucal, Médico e Professor. 
 
Inscrição e provas
A inscrição será gratuita e deverá ser efetuada no paço municipal, situado na Av. América do Sul, nº 2500-S, Parque dos Buritis, do dia 28 de novembro a 08 de dezembro de 2014, das 8h às 11h e das 13h30 às 16h.
 
A prova objetiva será aplicada na data provável de 14 de dezembro de 2014, das 07h30 às 10h30, na Escola Municipal Olavo Bilac, Rua Corbélia, nº 2103 S, Bairro Jardim das Palmeiras, Lucas do Rio Verde.
 
Os gabaritos oficiais das provas objetivas serão divulgados na internet, através do site www.lucasdorioverde.mt.gov.br, na sede da Prefeitura de Lucas do Rio Verde, situada na Av. América do Sul, nº 2500-S, Parque dos Buritis, no primeiro dia útil após a realização da prova.
 
O processo seletivo terá validade de um ano.
 
O edital encontra-se disponível no Jornal Oficial Eletrônico dos Municípios do Estado de Mato Grosso, edição de 14 de novembro de 2014.

Concurso Prefeitura e Câmara de Alto Alegre dos Parecis - RO

A Prefeitura e a Câmara Municipal de Alto Alegre dos Parecis, no estado de Rondônia, publicaram conjuntamente o edital de concurso público nº 01/2014. Sob a batuta do Instituto Abaré– ETÉ, o certame oferece 31 vagas em cargos de todos os níveis de escolaridade, distribuídos tanto no Executivo, como no Legislativo municipal. Os salários dos aprovados podem chegar até R$ 6.100,00.
Cerca de 5% das vagas destinadas no edital ou que porventura venham a surgir dentro do prazo de validade do concurso público serão reservadas aos portadores de deficiência física.
 
Cargos
Prefeitura: trabalhador braçal, cozinheira, gari, mecânico, motorista de veículos pesados, operador de máquinas pesadas, tratorista, zeladora, agente administrativo, fiscal (obras/postura e tributos), técnico (agrícola, enfermagem, higiene bucal e laboratório), advogado, assistente social, enfermeiro, engenheiro (agrônomo e civil), farmacêutico, fisioterapeuta, médico, veterinário, nutricionista, odontólogo, professor, psicólogo e psicopedagogo.

Câmara: copeira - zeladora, vigia, agente administrativo e motorista de veículo leve.
 
Inscrição
As inscrições serão realizadas exclusivamente via internet, no site www.institutoabare-ete.com.br, no período das 08h do dia 24 de novembro às 23h59min do dia 19 de dezembro de 2014, observado o horário oficial de Brasília.
 
A taxa de inscrição é de:
Nível fundamental: R$ 40,00;
Nível médio: R$ 60,00;
Nível superior: R$ 90,00.
 
Prova
O concurso será constituído de provas objetivas, práticas e títulos.
 
A prova objetiva, prevista para o dia 18 de janeiro de 2015, em local e horário que serão divulgados através de edital de convocação para as provas, a ser publicado na Imprensa Oficial do Município, nos sites www.altoalegre.ro.gov.br, www.diariomunicipal.com.br/aromwww.institutoabare-ete.com.br e em listas que serão afixadas no Paço Municipal da Prefeitura e na Câmara Municipal de Alto Alegre dos Parecis,  a partir de 07 de janeiro de 2015.
 
As provas práticas serão realizadas somente para os cargos de agente administrativo da Prefeitura e Câmara, operador de máquinas pesadas, motorista de veículos leves e pesados, tratorista e mecânico, em data posterior a da data das provas objetivas escritas, em horário e local a ser definido pelo Instituto Abaré-eté e publicado com antecedência nos veículos de comunicações.
 
Os documentos relativos aos títulos deverão ser entregues exclusivamente no posto de recolhimento da Prefeitura de Alto Alegre dos Parecis, situada na Avenida Afonso Pena, nº 3370, Centro, entre o período das 9h do dia 04 até as 17h do dia 06 de fevereiro de 2015.
 
Validade
O prazo de validade do concurso será de dois anos, contados a partir da data da homologação do resultado final, podendo, à critério dos órgãos competentes do município, ser prorrogado uma vez por igual período.
 
O edital encontra-se publicado no Diário Oficial dos Municípios do Estado de Rondônia, edição de 14 de novembro de 2014.

Prefeitura de São João da Boa Vista - SP anuncia concurso público

Mais um edital de concurso público foi publicado pela Prefeitura de São João da Boa Vista, estado de São Paulo. Como os outros dois anteriores, o certame regido pelo edital de nº 07/2014 também ficará sob tutela do Instituto de Educação e Desenvolvimento Social Nosso Rumo. São oferecidas vagas de cadastro de reserva em cargos de agente comunitário de saúde (nível fundamental). Os vencimentos são de R$ 851,92, acrescido de R$ 308,45 (parcela destacada) e mais R$ 185,00 (referente ao abono salarial).
 
As inscrições, no valor de R$ 23,00, serão realizadas via internet, no endereço eletrônico www.nossorumo.org.br, impreterivelmente até as 16h do dia 21 de novembro de 2014, observado o horário oficial de Brasília/DF.

Na impossibilidade de acesso particular à internet, o candidato poderá utilizar, gratuitamente, os serviços do “Programa Acessa São Paulo”, que disponibiliza infocentros (locais públicos para acesso à internet), em várias cidades do Estado de São Paulo.

As provas objetivas serão realizadas na cidade de São João da Boa Vista, na data prevista de 11 de janeiro de 2015, em locais e horários a serem comunicados oportunamente através de edital de convocação para as provas objetivas, a ser publicado no Jornal Oficial do Município e/ou Jornal de circulação local e nos seguintes endereços eletrônicos: www.nossorumo.org.br e www.saojoao.sp.gov.br, observado o horário oficial de Brasília/DF.

Os gabaritos da prova objetiva serão divulgados nos endereços eletrônicos www.nossorumo.org.br e www.saojoao.sp.gov.br, em data a ser comunicada no dia da realização das provas.

O concurso terá validade de um ano, prorrogável por mais um ano, a contar da data da homologação do certame, a critério da Prefeitura Municipal de São João da Boa Vista.

Concurso CRBio 3ª Região

O Conselho Regional de Biologia da 3ª Região (CRBio 3), que abrange as regiões dos estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul, abre inscrições para o concurso público nº 001/2014, que provê à nomeação de 08 profissionais, nas funções de Agente Fiscal, Auxiliar Administrativo e Fiscal Biólogo (níveis médio e superior). Os valores dos vencimentos variam de R$ 1.776,32 até 2.995,24.
 
 
O período de inscrições será de 17 a 28 de novembro de 2014 até as 23h59min. As inscrições deverão ser feitas pela internet, através do site do Instituto de Desenvolvimento em Recursos – www.idrhconcursos.com.br.
 
Os inscritos serão submetidos à prova escrita, cujo resultado final será válido por 02 anos, podendo ser prorrogado por igual período.

Prefeitura de Santo Amaro da Imperatriz - SC promove processo seletivo

A Prefeitura de Santo Amaro da Imperatriz, no estado de Santa Catarina, divulgou o edital de processo seletivo nº 11/2014, destinado a seleção de candidatos de ensino fundamental, médio e técnico. A remuneração prevista vai de R$ 734,00 a R$ 1.286,53, em carga horária de 30, 40 e 44 horas semanais.
 
As chances são para os cargos de auxiliar de serviços gerais, motorista, motorista socorrista SAMU, artífice, técnico em enfermagem e atendente consultório dentário.
 
As inscrições podem ser feitas no período de 17 de novembro a 03 de dezembro de 2014, através do site da empresa www.clicksolucoesinteligentes.com.br. O valor da taxa de inscrição é de R$ 40,00.
 
A prova escrita será realizada no dia 21 de dezembro de 2014, em local e horário a serem divulgados antecipadamente.
 
O gabarito está previsto para ser divulgado, no mesmo dia de aplicação da prova, a partir da 18h, no sítio www.clicksolucoesinteligentes.com.br.
 
O Processo Seletivo, que está sob a responsabilidade da empresa Click Soluções Inteligentes, terá validade pelo período de 01 ano, podendo ser prorrogado por igual período.

Menos da metade dos latino-americanos faz atividade física

Arquivo / Agência Brasil
Estudo feito em nove países americanos mostra que a prática de atividade física é hábito de poucos latino-americanos
 
Segundo o levantamento, enquanto no Canadá e nos Estados Unidos 68% da população se exercitam duas ou mais vezes por semana e apenas 14% não pratica nenhuma atividade, nos países da América Latina são 41% os que se exercitam e 31% não fazem nenhuma atividade.

O levantamento Percepção e Realidade – Um Estudo sobre a Obesidade nas Américas foi organizado pela WIN Américas, em nove países do continente americano - Argentina, Brasil, Canadá, Colômbia, Equador, Estados Unidos, México, Panamá e Peru - que representam 90% da população da região. No Brasil, a pesquisa foi feita pelo Conecta, plataforma web do Ibope Inteligência.

Segundo a pesquisa,  as mulheres têm uma percepção mais crítica de sua saúde do que os homens: 67% delas se declaram saudáveis, percentual que sobe para 72% entre os homens. Eles, entretanto, têm mais dificuldades para enfrentar os problemas relacionados ao sobrepeso. Pelo menos 40% dos homens declaram estar acima do peso, porém, de acordo com seu Índice de Massa Corporal (IMC), 52% têm sobrepeso de fato. Entre as mulheres as percepções se invertem: 46% dizem estar com sobrepeso mas o cálculo do IMC mostra que, na realidade, 43% delas estão acima do peso.

Dados da pesquisa Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico, de 2013, indicam que 50,8% dos brasileiros estão acima do peso e 17,5% são obesos. Os percentuais são 19% e 48% superiores aos ocorridos em 2006, quando a proporção era 42,6% e 11,8%, respectivamente. A obesidade é considerada fator de risco para doenças crônicas como o diabetes e a hipertensão e alguns tipos de cânceres.

Segundo o estudo, apesar de 75% dos cidadãos das Américas desejarem mudar a  alimentação, apenas 19% conseguem fazer essas alterações com sucesso. Os dados mostram que brasileiros são os mais dispostos: 89% mudariam seus hábitos alimentares. Os americanos e canadenses aparecem na sequência, com 77% e 76%, respectivamente. Os mexicanos se mostram muito resistentes, 50% não querem mudar sua maneira de se alimentar.

A pesquisa foi feita entre agosto e setembro de 2014, com 10.786 entrevistados de nove países do continente.

Agência Brasil

Lote de medicamento com material estranho é suspenso

A Anvisa suspendeu, nesta segunda-feira (17/11), a distribuição, comercialização e uso do lote 33212101 do produto Gliconato de Cálcio 10%, solução injetável, fabricado por Isofarma Industrial Farmacêutica Ltda e com validade até 05/2015
 
As unidades do lote apresentaram material estranho com flocos escuros e partículas de coloração branca na composição.
 
Confira a norma publicada no Diário Oficial da União.
 
Assessoria de Imprensa da ANVISA

Agência divulga resultado de monitoramento de agrotóxicos

O Relatório Final do Programa de Analise de Resíduos de Agrotóxicos em Alimentos (PARA) para o ano de 2012 aponta que apenas 1,9% das amostras coletadas naquele ano apresentaram quantidade de agrotóxico acima do Limite Máximo de Resíduos (LMR)
 
O relatório traz um total de seis alimentos monitorados: abobrinha, alface, feijão, fubá de milho, tomate e uva, cujos resultados ainda não haviam sido divulgados.
 
Os resultados insatisfatórios são divididos em duas categorias: quantidade de resíduo de agrotóxicos acima do Limite Máximo de Resíduo (LMR) ou presença de agrotóxico não autorizado para a cultura analisada. Ao todo, 25% das amostras apresentaram algum tipo de problema, mas a maior parte era referente ao uso de um produto não aprovado para determinada cultura, mas utilizado em outras lavouras. Isto ocorre por falta de orientação correta ao produtor rural ou pelo uso de um mesmo agrotóxico em várias culturas na mesma propriedade, por exemplo.
 
Os dados apontam para a necessidade de se avançar na formação dos produtores rurais, tendo como foco a saúde do consumidor e, principalmente, do próprio trabalhador que lida com estes produtos. Os trabalhadores rurais são as principais vítimas do uso indevido de agrotóxicos. Para o consumidor final os riscos estão mais relacionados ao consumo crônico, já que algumas substâncias têm efeito cumulativo no organismo e podem vir a desencadear problemas de saúde no futuro.
 
O PARA faz a análise de amostras de alimentos in natura ano a ano e busca orientar políticas de redução de risco que devem se adotadas em conjunto entre as autoridades e produtores da cadeia de alimentos. Ao todo foram analisadas 1.397 amostras, coletadas em quatro momentos distintos do ano de 2012. O relatório é um referencial sobre os resíduos de agrotóxicos no país e serve de guia às políticas de redução de danos pelo uso de agrotóxicos e de estímulo à alimentação saudável.
 
Ações
A Anvisa coordena o programa em conjunto com as vigilâncias sanitárias dos estados e municípios participantes, que realizam os procedimentos de coleta dos alimentos nos supermercados e envio aos Laboratórios Centrais de Saúde Pública para análise. Assim, é possível verificar se os produtos comercializados possuem a qualidade exigida pela lei que autoriza o uso dos agrotóxicos, e se os LMRs estão de acordo com o estabelecido pela Agência.
 
Atualmente, para todas as amostras insatisfatórias oriundas de coletas visando análise fiscal, é aberto um processo administrativo autuando os responsáveis pelo alimento comercializado fora dos padrões estabelecidos pela Anvisa.
 
Culturas negligenciadas (Minor Crops)
 
No início de 2014, a Anvisa, o Ibama e o Ministério da Agricultura editaram uma instrução normativa que amplia a possibilidade de registro de produtos agrotóxicos para culturas que dispõem de poucas opções de produtos. Para isso, será feita uma extrapolação utilizando parâmetros de semelhanças entre as culturas. A partir de uma comparação entre culturas semelhantes, a Anvisa define faixas de uso destes produtos para as diferentes espécies vegetais, o que permite que a indústria peça o registro do uso do produto. A vantagem é que os limites já são dados pela Anvisa e não precisam ser estudados e definidos pelo fabricante.
 
Minor Crops é o nome que se dá internacionalmente às culturas agrícolas de baixo valor econômico e que por isso não atraem a atenção dos grandes produtores de agrotóxicos. A falta de produtos registrados para estas culturas pode levar os produtores a utilizarem outros produtos não autorizados para aquela cultura.
 
Histórico
Em 2013 a Anvisa divulgou a primeira etapa do monitoramento de 2012, no qual constavam outras sete culturas: abacaxi, arroz, cenoura, laranja, maçã, morango e pepino. Para estas culturas, o percentual de amostras insatisfatórias havia ficado em 29%. Por conta dos prazos dos laboratórios e o grande volume de amostras em análise, os resultados de 2012 foram divulgados em duas etapas distintas. Naquela primeira etapa foram avaliados 1.665 alimentos.
 
Conheça os resultados
 
Número de amostras analisadas por cultura e resultados insatisfatórios

Produto
Nº de amostras Analisadas
NA
> LMR
> LMR e NA
Total de Insatisfatórios
(1)
(2)
(3)
(1+2+3)
%
%
%
%
Abobrinha
229
104
45%
5
2,2%
1
0,4%
110
48%
Alface
240
93
39%
2
0,8%
12
5,0%
107
45%
Feijão
245
10
4,1%
4
1,6%
4
1,6%
18
7,3%
Fubá de Milho
208
2
1,0%
4
1,9%
0
0,0%
6
2,9%
Tomate
246
28
11,4%
6
2,4%
5
2,0%
39
16%
Uva
229
57
25%
5
2,2%
5
2,2%
67
29%
TOTAL
1397
294
21%
26
1,9%
27
1,9%
347
25%
Amostras que apresentaram somente ingredientes ativos não autorizados (NA); (2) amostras somente com ingredientes ativos autorizados, mas acima dos limites máximos autorizados (< LMR); (3) amostras contendo as duas irregularidades (NA e < LMR); (1+2+3) soma de todos os tipos de irregularidades.

Saiba mais:



 
Consumidor, o que fazer?
- Cuidados que o consumidor deve ter na escolha de alimentos seguros e de qualidade
 
- Opte por produtos com origem identificada, ou seja, rotulados com a identificação do produtor. Essa identificação reforça o comprometimento dos produtores em relação à qualidade dos alimentos por eles produzidos.
 
- Dê preferência a alimentos da época, que a princípio recebem carga menor de agrotóxicos.
 
- Dê preferência a alimentos certificados como, por exemplo, com selos de produtos “orgânicos” e/ou “Brasil Certificado” A certificação atesta a profissionalização e o comprometimento do produtor com os protocolos de sistema de produção sustentável previamente estabelecidos pelo estado em parceria com as cadeias produtivas de alimentos.
 
- Busque redes varejistas que possuem programas de rastreabilidade e de controle da qualidade dos alimentos.

Fique sabendo
Diversos agrotóxicos aplicados nos alimentos agrícolas e no solo têm a capacidade de penetrar no interior de folhas e polpas, de modo que os procedimentos de lavagem dos alimentos em água corrente e a retirada de cascas e folhas externas dos mesmos contribuem para a redução dos resíduos de agrotóxicos, ainda que sejam incapazes de eliminar aqueles contidos em suas partes internas.
 
Soluções de hipoclorito de sódio (água sanitária ou solução de Milton) devem ser usadas para a higienização dos alimentos na proporção de uma colher de sopa para um litro de água, com o objetivo apenas de matar agentes microbiológicos que possam estar presentes nos alimentos, e não de remover ou eliminar os resíduos de agrotóxicos.
 
O consumo de alimentos contendo resíduo de agrotóxico em concentração equivalente ou inferior ao LMR não compromete a ingestão diária aceitável (IDA) dos agrotóxicos, sendo esse cenário considerado seguro para o consumidor.
 
Resultados encontrados em concentrações acima do LMR estabelecido para o alimento e/ou a presença de agrotóxicos em alimentos para as quais seu uso não é autorizado devem ser considerados como um fator de risco, havendo necessidade da utilização dos resultados do Programa para a realização da avaliação do risco dietético e verificação do potencial de risco à saúde população.
 
O consumidor pode acompanhar o Programa de Análise de Resíduos de Agrotóxicos em Alimentos - PARA no Portal da Anvisa: http://portal.anvisa.gov.br/wps/content/Anvisa+Portal/Anvisa/Inicio/Agrotoxicos+e+Toxicologia
 
Assessoria de Imprensa da ANVISA