Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



segunda-feira, 17 de novembro de 2014

Problemas que podem ser causados pelo consumo excessivo de refrigerantes

A maioria das pessoas sabe que os refrigerantes possuem substâncias prejudiciais à saúde. Apesar disso, são poucas as que de fato se atentam para a importância do assunto
 
Para piorar, é ainda menor o número de indivíduos que conhecem verdadeiramente os malefícios que o consumo constante desse tipo de bebida pode acarretar ao corpo.
 
Diante disso, decidimos reunir a seguir alguns dos problemas que segundo a opinião de especialistas podem ser estimulados pela excessiva ingestão de refrigerantes. Veja!
 
Doenças cardiovasculares
O xarope de milho contido em muitas das bebidas possui um alto teor de frutose, que em contato com os demais ingredientes faz o consumo se tornar um vício. Além disso, o consumo excessivo dessa substância pode causar um descontrole no organismo, provocando diabetes e problemas cardíacos.
 
Problemas renais
Segundo especialistas, o ácido fosfórico presente nos refrigerantes é um grande agente causador das pedras nos rins e outros problemas renais. Isso porque para que o equilíbrio do corpo seja mantido, os rins são obrigados a aguentarem sobrecarga de trabalho.
 
Asma
A maioria dos refrigerantes possuem benzoato de sódio, uma substância frequentemente apontada por profissionais de saúde e cientistas como a causadora da eczema e da asma.
 
Por essa razão pessoas que já sofrem com esse mal devem evitar ao máximo o consumo da bebida, a fim de minimizar as chances de crises intensas. Por outro lado, quem ainda não sofre com o mal, deve evitar o consumo para que não venha a sofrer com o problema no futuro.
 
Cárie dentaria
O açúcar e o ácido contido nos refrigerantes podem dissolver o esmalte dos dentes, tornando o ambiente propício à proliferação de bactérias que causam as cáries.
 
Embora para muitos a cárie dentária soe como um problema simples de ser resolvido, ela pode na verdade causar sérios problemas à saúde se não tratada da maneira adequada.
 
Para manter os dentes saudáveis, portanto, a dica é evitar o consumo constante do refrigerante, ainda assim escovando os dentes sempre após eventual ingestão da bebida.
 
Osteoporose
Além de afetar diretamente os rins, o ácido fosfórico presente nos refrigerantes também atinge os ossos do corpo. Isso porque para manter o equilíbrio químico no corpo, o ácido tende a retirar o cálcio dos ossos, o que posteriormente pode causar degenerações decorrentes de doenças como a osteoporose, por exemplo.
 
Além dos problemas mencionados, o refrigerante também pode exercer influência direta em problemas como obesidade, puberdade precoce, e problemas relacionados ao sistema reprodutivo, seja ele masculino ou feminino.
 
Click Grátis

Nenhum comentário:

Postar um comentário