Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



segunda-feira, 17 de novembro de 2014

Mitos e verdades sobre pedra nos rins esclarecem o certo e o errado em relação ao problema

pedra-nos-rins
Alguns pacientes gritam de dor na hora de expelir a pedra,
enquanto que outros não sentem absolutamente nada
Você muito provavelmente já ouviu alguém aconselhando a ingestão de muita água para evitar as pedras nos rins, ou até mesmo algumas histórias do quanto ‘fulano’ sofreu com tal problema
 
O fato, porém, é que existem muitos mitos e verdades relacionados a esse assunto, o que acaba aumentando as incertezas da população sobre aquilo que faz ou não sentido em relação ao assunto.
 
Para aqueles que ainda nutrem dúvidas sobre o chamado cálculo renal, listaremos a seguir alguns dos tais mitos e verdades no intuito de esclarecê-las. Veja!
 
Todos que já tiveram pedra nos rins  vez poderá ter novamente
Mito parcial – De acordo com as estatísticas, a cada cem pessoas que já tiveram pedra nos rins, em dez anos, apenas cinquenta delas terá novamente. Quem já enfrentou o problema, pode reduzir os riscos adotando uma dieta saudável, diminuindo o consumo de proteínas e de sal e ingerindo muito líquido.
 
O grande vilão dos rins é o cálcio
Mito – Muitos especialistas tem incentivado o consumo do leite diariamente, isso porque a ausência do leite no organismo diminui a eliminação do oxalato, uma das substâncias que ajudam na formação do cálculo renal.
 
Cerveja ajuda a evitar as pedras nos rins
Verdade – A cerveja é uma bebida diurética, por isso, assim como o café, ela aumenta o fluxo urinário, o que naturalmente contribui com a prevenção do mal. Em todo caso, recomenda-se que a ingestão da bebida seja feita de forma moderada.
 
O leite ajuda na formação do cálculo renal
Mito – Algumas pessoas dizem que o consumo do leite deve ser evitado pelo fato dele conter cálcio em sua composição, o que em tese resultaria em um problema de cálculo renal.
 
O que essas pessoas ignoram, no entanto, é que tirar o leite da dieta pode causar a osteoporose, além do que, o cálcio, conforme já mencionado, ajuda a eliminar o oxalato, ajudando, portanto, na prevenção do cálculo.
 
Especialistas recomendam a ingestão diária de duas xícaras de leite, uma regra que se aplica especialmente às mulheres, mas que também deve ser adotada por homens.
 
A dor ao expelir a pedra é semelhante à do parto
Mito – Alguns pacientes gritam de dor na hora de expelir a pedra, enquanto que outros não sentem absolutamente nada. O nível da dor dependerá da posição em que a pedra se encontra, além disso, quanto maior a pedra, maior a dor. Isso não significa, no entanto, que a dor seja semelhante à do parto.
 
Pedras nos rins pode ser um problema genético
Verdade parcial – Não é porque seus pais tiveram pedra nos rins que você certamente terá um dia, no entanto, quando há casos do problema em um familiar tão próximo é preciso redobrar a atenção, já que cerca de 10% dos casos pode ter influência genética.
 
Faz mal comer feijão
Mito – De acordo com especialistas o consumo do feijão não é prejudicial. Eles afirmam que o oxalato [uma das substâncias causadoras da pedra dos rins] é em parte eliminado quando o feijão fica de molho antes do cozimento.
 
Beber muita água é o melhor remédio
Verdade – O consumo de água é muito importante para evitar o aparecimento dos cálculos renais. Vale notar, no entanto, que a água deve ser consumida ao longo do dia, evite consumir muita água de uma só vez e passar o resto do dia sem. O ideal é consumir no mínimo um copo de água de duas em duas horas.
 
Click Grátis

Nenhum comentário:

Postar um comentário