Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



segunda-feira, 17 de novembro de 2014

Café pode ajudar a prevenir doenças relacionadas com a obesidade

Além do ganho de peso, dois efeitos colaterais comuns da obesidade são o aumento da resistência à insulina e a acumulação de gordura no fígado
 
Pesquisadores da Universidade da Geórgia descobriram que um composto químico encontrado no café pode ajudar a prevenir alguns dos efeitos nocivos da obesidade. Em um artigo publicado recentemente, os cientistas descobriram que o ácido clorogênico (CGA) reduziu significativamente a resistência à insulina e a acumulação de gordura no fígado de ratos que foram alimentados com uma dieta altamente calórica.
 
— Estudos anteriores demonstraram que o consumo de café pode reduzir o risco de doenças crônicas como diabetes tipo 2 e doença cardiovascular. Nosso estudo expande esta pesquisa, verificando os benefícios associados a este composto específico, que é encontrado em grande abundância no café, mas também em outras frutas e vegetais como maçãs, peras e tomates — disse Yongjie Ma, responsável pelo estudo.
 
Além do ganho de peso, dois efeitos colaterais comuns da obesidade são o aumento da resistência à insulina e a acumulação de gordura no fígado. Sem tratamento, estes distúrbios podem levar a diabetes e má função hepática.
 
Para testar os efeitos terapêuticos dos CGA, os investigadores deram a um grupo de ratos uma dieta rica em gordura durante 15 semanas, enquanto também os injetavam com uma solução CGA duas vezes por semana.
 
Os cientistas descobriram que o CGA não só foi eficaz na prevenção do ganho de peso, como também ajudou a manter os níveis de açúcar no sangue normais e a composição do fígado saudável.
 
— CGA é um poderoso antioxidante que reduz a inflamação. E muitas evidências sugerem que as doenças relacionadas com a obesidade são causados por inflamação crônica. Por isso, se nós pudermos controlar isso, espero que consigamos compensar alguns dos efeitos negativos do excesso de peso — explica Ma.
 
Mas os autores alertam para as conclusões e ressaltam que uma dieta adequada e exercício físico regular ainda são os melhores métodos para reduzir os riscos associados à obesidade.
 
Os ratos do estudo receberam uma dose elevada de CGA — muito maior do que um ser humano poderia absorver pelo consumo regular de café. No entanto, os pesquisadores acreditam que a descoberta pode, futuramente, contribuir para a o desenvolvimento da base de um tratamento para aqueles que precisam de ajuda. Eles planejam realizar mais pesquisas para elaborar uma formulação de CGA específica para o consumo humano.
 
Estudos comprovam que a ingestão não exagerada de café pode trazer inúmeros benefícios para a saúde, como: menor incidência de zumbido no ouvido, redução do risco de câncer de fígado e prevenção de doenças.

Zero Hora

Nenhum comentário:

Postar um comentário