Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!


segunda-feira, 30 de junho de 2014

Remédio criado em 1916 reverte sintomas autistas em camundongos

http://boasnoticias.pt/img/autismo.png
Cientistas buscam mecanismos para possível cura do distúrbio
Composto usado para tratar doença do sono é esperança de cura do distúrbio 

SAN DIEGO, EUA - Uma única dose de um remédio quase centenário reduziu os sintomas do autismo em camundongos adultos. Pesquisadores da Universidade da Califórnia em San Diego, nos EUA, testaram um medicamento chamado suramina, sintetizado em 1916 e conhecido por tratar a doença do sono africana. Isso porque notaram um semelhante comportamento celular entre eles. Os resultados foram publicados ontem na revista científica “Translational Psychiatry”.

Segundo os pesquisadores, a semelhança entre o autismo e outras enfermidades que produzem resposta imune é a chave da reversão do distúrbio. Quando há ameaças às células - como vírus, bactérias ou substâncias químicas poluentes, por exemplo -, elas reagem defensivamente, endurecendo suas membranas e diminuindo a comunicação entre si. Isso é conhecido como resposta de perigo celular, reação geralmente temporária.

Um dos principais fatores que contribuem para o autismo é essa mesma falha de comunicação entre as células, que ocorre devido a uma resposta imune que limita a transferência de adenosina trifosfato (ATP) e de compostos derivados.

- As células se comportam como países numa guerra. Quando a ameaça começa, elas endurecem as fronteiras. Mas, sem uma constante comunicação do lado de fora, as células começam a funcionar de maneira diferente. No caso dos neurônios, eles fazem menos ou mais conexões. Uma forma de entender o autismo é que, quando as células param de se comunicar, as crianças param de falar - explicou o autor principal do estudo, Robert Naviaux, professor de Medicina pela universidade.

A suramina, por sua vez, foi capaz de interromper a resposta de perigo celular e, com isso, reverter os sintomas autistas.

Segundo Naviaux, ainda é cedo para comemorar uma cura para o distúrbio. Testes em humanos ainda estão longe de ocorrer. Primeiro, é preciso ter certeza da segurança da droga para esse tipo de uso.

Por outro lado, ele celebrou o fato de uma única dose ter sido capaz de reverter os sintomas. Isso significa que não seria necessário o uso crônico do remédio.

- Obviamente que corrigir as diferenças de uso em camundongos e humanos é um longo processo, mas pensamos que essa abordagem é uma nova e fresca maneira de pensar sobre o desafio do autismo - defendeu.

O Globo

Cientistas travam luta silenciosa contra superbactérias, ameaça para a saúde mundial

Apenas nos últimos dez dias, três grandes estudos foram divulgados com o objetivo de lutar contra os micro-organismos

Pesquisadores em diversas partes do mundo estão numa corrida contra a evolução. Apenas nos últimos dez dias, três grandes estudos foram divulgados com um objetivo comum: buscar armas para lutar contra o rápido avanço das superbactérias, micro-organismos que se tornaram resistentes a todos ou à maior parte dos antibióticos disponíveis. Esses patógenos já chegaram, em intensidades diferentes, a todos os países. Segundo o relatório Organização Mundial de Saúde (OMS), representam uma ameaça às conquistas da medicina moderna, em que infecções e lesões hoje sem gravidade poderão voltar a trazer risco de morte.


Pesquisadora Ana Paula Assef da Fiocruz: ‘a situação está bem crítica’, afirma
Foto: Divulgação / Fiocruz
Divulgação / Fiocruz - Pesquisadora Ana Paula Assef da Fiocruz: ‘a situação está bem crítica’, afirma

A descoberta da penicilina, em 1928, por Alexander Fleming, foi uma revolução no século XX ao controlar infecções bacterianas até então fatais. Por décadas, os antibióticos estiveram um passo à frente dos constantes inimigos em mutação. Agora, estamos perdendo posição nessa corrida, depois de anos de uso abusivo e, às vezes, inadequado desses medicamentos em humanos, animais e agricultura, além da falta do desenvolvimento de novas grandes classes de drogas desde a década de 1980.

— De fato houve uma seca de antibióticos — comenta o infectologista Carlos Kiffer, pesquisador do Laboratório Especial de Microbiologia Clínica da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). — O retorno de investimento da indústria farmacêutica é maior no caso de doenças crônicas, em que as pessoas se tratam por mais tempo, do que as agudas. Além disso, o fluxo de novas drogas é demorado. Então, quando são lançadas, as bactérias já estão adquirindo resistência. A quem vai interessar? Por isso é tão importante o incentivo governamental — diz.

As consequências da falta de interesse das indústrias já são vistas na prática. Nos Estados Unidos, dois milhões de americanos adoecem anualmente por causa das bactérias resistentes aos antibióticos, e pelo menos 23 mil morrem dessas infecções, segundo dados do governo divulgados em maio. Além disso, mais de 450 mil casos de tuberculose em 2012 foram causados por bactérias super-resistentes no mundo. No Brasil, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) diz não ter dados de óbitos causados por esses organismos, mas tem um boletim que registrou quase dez mil casos de bactérias resistentes a remédios nas UTIs do país em 2012.

A situação alarmou a OMS, que convocou os governos a agir. E investimentos em pesquisa voltaram a ocorrer em alguns países, como Estados Unidos, Reino Unido e Canadá.

Polimixina, fungos e novos alvos
Três estudos com abordagens bastante diferentes foram divulgados nos últimos dias. Uma das possibilidades de curto prazo é a de pesquisadores da Universidade de Buffalo (EUA), com recursos de US$ 4,4 milhões do governo americano. A ideia é usar um antibiótico desenvolvido há mais de 50 anos, mas que tinha sido deixado de lado por ser tóxico para os rins e o sistema nervoso: a polimixina. Para esses pesquisadores, é possível otimizar a dosagem para torná-la uma munição contra algumas superbactérias (Acinetobacter baumannii, Pseudomonas aeruginosa e Klebsiella pneumoniae), ao menos enquanto não surgem drogas mais poderosas.

Outra perspectiva está sendo desenvolvida pela Universidade McMaster, do Canadá. Lá, descobriu-se uma molécula derivada de um fungo encontrado no país, conhecida como AMA, capaz de desativar a enzima NDM-1 (ou Nova Délhi Metallo-beta-Lactamase-1), a responsável por tornar as bactérias Klebsiella pneumoniae e Escherichia coli resistentes a uma classe de antibióticos (betalactâmico). Essa opção, no entanto, ainda estaria longe de virar realidade.

— A evolução da resistência está certamente ultrapassando a descoberta de novas drogas agora. Para o nosso inibidor de NDM-1, estamos a anos de distância da clínica. Ainda são necessários muitos estudos de toxicidade e farmacologia para mostrar que ele é seguro — explicou ao GLOBO o autor principal do estudo Gerry Wright, diretor do Instituto de Pesquisa sobre Doenças Infecciosas da universidade.

A terceira possibilidade, considerada a mais promissora, muda o alvo contra a bactéria. Pesquisadores da Universidade de East Anglia, no Reino Unido, sabem que uma das principais famílias de bactérias, a das gram-negativas (por exemplo, a Escherichia coli), tem um membrana externa de gordura que as protege de antibióticos. A inovação foi encontrar um caminho por meio do qual se possa furar essa barreira protetora.

— Esse mecanismo é interessante porque os outros usados pelos antibióticos já estão saturados — comemora a pesquisadora do Laboratório Pesquisa em Infecção Hospitalar da Fiocruz, Ana Paula Assef. — Mesmo que surgissem novos medicamentos, eles seriam rapidamente superados pelas bactérias resistentes, pois a lógica é mesma. Por isso é preciso mudar o alvo, como este estudo está fazendo.

Ana Paula diz, no entanto, que as propostas ainda são incipientes para se chegar às novas drogas. E, enquanto isso, no laboratório, ela recebe de todo o país amostras bacterianas para avaliar seus mecanismos de resistência. A situação brasileira, ela lamenta, não é nada animadora:

— Está bem crítico no Brasil. Nossa resistência é bem alta, e o problema está bem disseminado.

As superbactérias ainda estão restritas aos hospitais, o que não significa que todos os indivíduos que entrarem nesse ambiente estarão sob risco.

— O problema global de resistência é grande, mas os problemas pontuais variam de situação para situação — pondera Kiffer. — Todo hospital tem algum problema de bactéria resistente, mas nem todos têm o mesmo nível ou a mesma característica de resistência.

Preocupação para além dos hospitais
A preocupação de cientistas é que essas superbactérias cheguem a contaminar indivíduos fora do ambiente hospitalar. Por enquanto não houve registros disso, mas, segundo Ana, já foram encontradas amostras da bactéria KPC (Klebsiella Pneumoniae) no Rio Tietê, em São Paulo, e no Aterro do Flamengo, no Rio.

Em geral, essas bactérias têm sintomas como os de infecções normais, como febre e dores no corpo. Há organismos que podem provocar pneumonia, infecções sanguíneas e no trato urinário. A diferença delas para outras enfermidades é que simplesmente não respondem aos tratamentos.

Atualmente, as formas de controle do problema recaem sobre procedimentos para tratar mais rápida e eficientemente os pacientes infectados, no caso dos hospitais. E, fora deles, principalmente com a restrição às vendas de antibióticos. No caso da população, evitar usar o remédio sem necessidade, como em casos de doenças virais, ou abandonar o tratamento antes do fim da prescrição médica.

O Globo

Experimento nos EUA vai resfriar a 10°C o corpo de vítimas de ferimentos graves

Vítimas de trauma que chegarem ao Centro Médico da Universidade de Pittsburgh, nos Estados Unidos, com ferimentos graves de bala ou faca poderão fazer parte de um novo experimento médico

Os cirurgiões vão retirar o sangue delas e substituir por uma solução salina gelada. Sem batidas do coração  ou atividade cerebral, os pacientes estarão clinicamente mortos. Então os cirurgiões tentarão salvar suas vidas.

O objetivo é ganhar tempo para tratar o ferido. claro que uma experiência como essa tem seus críticos, e eles dizem que a pesquisa contraria a ética médica.

Entre os defensores da técnica está Hasam B. Alam, professor da Escola Médica de Harvard, que contribuiu para aperfeiçoá-la e a aplicou em porcos. ” preocupante quando você pensa em todos os senões, mas você tem que pesar os riscos e compará-los com os benefícios.”

“Isso é ‘Guerra nas Estrelas’”, acrescenta Thomas M. Scalea, especialista em trauma da Universidade de Maryland. “Se, algum tempo atrás, você dissesse a alguém que faria isso, pediriam a você que parasse de fumar o que estivesse fumando porque você perdera o juízo.”

Como esse tipo de paciente chega ao centro médico sem condições de concordar ou não com a experiência, a Universidade de Pittsburgh está distribuindo braceletes para quem não quiser ser submetido à terapia, caso chegue emergência. Até o início de junho, 14 pessoas já os haviam pedido.

A proposta dos médicos é só fazer a Preparação Emergencial de Ressurreição, como chamam o procedimento, em pacientes com trauma catastrófico que tenham perdido muito sangue e sofrido uma parada cardíaca.

Nas condições normais de temperatura –36,4 C–, os médicos têm menos de cinco minutos para recuperar a lesão e restabelecer o fluxo de sangue antes que ocorram danos cerebrais. Usando a nova técnica, eles reduziriam a temperatura corporal para 10°C e aumentariam esse tempo para uma hora.

“Queremos dar mais oportunidades aos pacientes”, diz Samuel A. Tisherman, pesquisador-chefe da equipe. “Nos moldes atuais, menos de um em dez sobrevive.”

corpo gelado

Exceção
A experiência em humanos será coordenada pela equipe de emergência, por cirurgiões de trauma, cirurgiões cardíacos e enfermeiros.

A equipe quer testar a técnica em dez pacientes para depois comparar os resultados com os de outros que não tiveram o mesmo tratamento. A FDA (agência que regula esse tipo de procedimento nos EUA) deu sua aprovação, considerando a técnica uma intervenção urgente em situação de risco.

“A decisão tem de ser tomada de imediato”, afirma Tisherman, explicando que há três cirurgiões treinados para reconhecer os potenciais candidatos. “Se ao menos um deles estiver no hospital e o paciente certo chegar, então iremos em frente.”

Mas é preciso lembrar dos dois senões a que se refere o professor Hassam: isso nunca foi feito em pacientes nos quais lesões desse tipo já ocorreram, e nunca tentou-se substituir o sangue por solução salina gelada.

Coração
A hipotermia já tem seu uso consagrado na cardiologia e deve ser usada, segundo consenso internacional lançado há poucos anos, após reanimação de paciente que teve parada cardíaca e apresenta indícios de sequelas neurológicas. Nesses casos, a temperatura corporal reduzida para um valor entre 32°C e 34°C, que deve ser mantido durante 24 horas, e o coração continua batendo.

Segundo Sérgio Timerman, diretor do comitê de emergências cardiovasculares da Sociedade Brasileira de Cardiologia, o resfriamento do corpo (que pode ser feito com bolsas de gelo ou soro) diminui o “trabalho” do organismo e o consumo de oxigênio pelo cérebro.

Por isso, afirma, a hipotermia aumenta em 34% a chance de o paciente sobreviver à parada sem sequelas neurológicas. No procedimento, porém, a temperatura precisa ser muito bem controlada.

O Incor (Instituto do Coração) deve testar em breve a hipotermia durante o infarto. Há também protocolos internacionais para AVC (acidente vascular cerebral).

“A terapia que ser testada nos EUA inicial e experimental, mas há boa chance de dar certo”, afirma Guilherme Schettino, gerente médico de pacientes graves do hospital Albert Einstein.

Folha de São Paulo

Anvisa suspende venda e uso de lote de remédio para depressão

http://www.sinfrerj.com.br/sites/default/files/zoom-sinal-de-alerta-963.jpg?1396971042 Suspensão é do medicamento Imipra 25 mg na apresentação de 200 comprimidos

Resolução da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) publicada nesta segunda-feira (30) no Diário Oficial da União suspende a distribuição, a comercialização e o uso, em todo o território nacional, do lote 12096555 (validade: 09/2015) do medicamento Imipra 25 mg (cloridrato de imipramina), apresentação de 200 comprimidos, fabricado pela empresa Cristália Produtos Químicos Farmacêuticos Ltda.

De acordo com o texto, a própria empresa encaminhou à Anvisa um comunicado de recolhimento do produto devido a resultados insatisfatórios no teste de teor de princípio ativo.

A agência determinou que a empresa promova o recolhimento de todo o estoque existente no mercado relativo ao lote.

A resolução entra em vigor hoje.

Agência Brasil

Férias escolares? Saiba como proteger as crianças dos acidentes domésticos

Brinquedos

  
Evite comprar para a criança brinquedos com botões, olhos ou
enchimentos que possam ser removíveis facilmente 
Evite comprar  brinquedos com peças que possam ser removíveis facilmente  
Pediatra lista as principais precauções para evitar problemas com os pequenos

Seu filho entrou em férias escolares e agora eles passarão boa parte do tempo em casa? No quesito agitação, muitas vezes, os pequenos deixam os pais de cabelo em pé, principalmente por causa da segurança na hora de brincar dentro de casa.

Tanto dentro, como fora de casa, a atenção deve ser dobrada a partir do momento que o pequeno começa a engatinhar.

Para ajudar os pais, a pediatra Sonia Liston, reuniu algumas dicas importantes para evitar acidentes. 

Veja  a seguir!

1. Brinquedos     
Evite comprar para a criança brinquedos com botões, olhos ou enchimentos que possam ser removíveis facilmente

2. Altura    
Nunca deixe os pequenos em cima de qualquer móvel. 

Na maioria das vezes, as ocorrências são registradas nas dependências da própria casa, na casa de vizinhos ou de familiares, seguida pelas escolas e parques

3. Berço    
Baixe o estrado do berço em uma altura segura para que o bebê não escale ou debruce sobre a borda

4. Indicações dos brinquedos    
Verifique a segurança dos brinquedos e a indicação de idade presente nas embalagens.  

Caso ocorra algum acidente e, a menos que esse não represente nenhum dano à integridade física, busque o socorro médico o mais rapidamente possível 

5. Cozinha  
Evite o acesso à cozinha e à área de serviço. São nesses lugares que comumente acontecem queimaduras e intoxicações 

6. Piscina    
Nunca deixe crianças sozinhas em piscinas, clubes, rios ou mar e não deixe de utilizar equipamentos de segurança.   

Crianças maiores e adolescentes costumam se acidentar longe de casa. Neste caso, as ocorrências mais comuns são afogamentos em piscinas, rios ou mar, queimaduras e intoxicações por produtos perigosos ou medicamentos 

7. Guarde as embalagens    
Mantenha as embalagens originais dos produtos e, em caso de acidentes, leve a embalagem com a criança para o atendimento de emergência para facilitar a identificação de componentes

8. Janelas    
Instale proteção nas escadas, janelas, sacadas e terraços, assim, as crianças não correm o risco de sofrerem quedas de grandes alturas 

R7

Alimentos que te ajudam a reverter problemas nos cabelos

Clara de ovo - Foto Getty Images
Getty Images - Clara de ovos para cabelos sem brilho
Alimentos que te ajudam a reverter problemas nos cabelos 

Cuidar dos cabelos não é fácil. Ainda mais porque existem diversos fatores que podem comprometer a saúde capilar, como estresse, excesso de química e, até mesmo, nossa alimentação.

Segundo o dermatologista Valcinir Bedin, os fios são feitos principalmente de queratina e melanina, ambas proteínas. "A queratina dá a dureza ao fio e a melanina, a cor. Como toda proteína, elas são feitas de aminoácidos, sais minerais, vitaminas e outros fatores que ajudam na composição dos cabelos", diz Valcinir.

Por isso, se algum dos nutrientes que compõem essas proteínas estiver em falta no organismo, o cabelo poderá ficar mais frágil, quebrar, perder brilho e até cair. 

Para reverter essas possíveis situações, saiba quais alimentos são mais indicados: 

Queda de cabelo ou cabelos quebradiços

Solução: carnes vermelhas

Elas são ricas em proteínas, ferro e vitaminas do complexo B. Como foi dito pelo dermatologista Valcinir, o cabelo é composto, principalmente, de proteínas. Logo, sem elas o cabelo não se fortalece e cai.

Já as vitaminas do complexo B são essenciais para o crescimento dos fios. "Na deficiência delas, os cabelos ficam fracos, quebradiços e caem" alerta o dermatologista.

"O ferro, por sua vez, abre as portas das células dos cabelos para a entrada dos outros elementos benéficos. Sem ele também não há cabelo", completa Valcinir. 

Queda de cabelo ou cabelos quebradiços

Solução: frutos do mar

Ostras, mariscos e outros frutos com casca são ricos em ômega3, um ácido graxo que ajuda na circulação. Segundo Valcinir, esse nutriente torna o sangue mais fluido e facilita a chegada dele a lugares distantes do nosso corpo, como os cabelos, auxiliando assim no seu crescimento.

Queda de cabelo ou cabelos quebradiços

Solução: leite

O principal nutriente do leite é o cálcio. "Uma das funções dessa substância no nosso corpo é controlar a entrada e a saída de nutrientes dos vasos sanguíneos", diz o dermatologista. A deficiência de cálcio dificulta a passagem dos nutrientes, impedindo que eles cheguem aos devidos lugares, como os cabelos.

Cabelos secos

Solução: Oleaginosos

Para cabelos secos, a dica do dermatologista Valcinir é investir em alimentos oleaginosos, como o azeite de oliva, e frutos "gordurosos", como o abacate. Por serem mais oleosas, essas opções conseguem amaciar os cabelos sem enchê-los de química.

A dúvida que paira na cabeça de muitos é se esse problema pode ser revertido só comendo esses alimentos, ou se é necessário passá-los no cabelo, fazendo uma espécie de hidratação. "A hidratação usando o abacate vai dar um resultado mais rápido e visível, mas a ingestão também ajuda", responde Valcinir.

Cabelos brancos "fora de hora"

Solução: cobre

Não há nada mais chato do que olhar no espelho e perceber alguns fios brancos, sendo que você nem tem idade ou predisposição genética para isso. Um dos motivos desses indesejáveis hóspedes pode ser a deficiência de nutrientes.

Por isso, uma solução para esse problema pode ser ingerir alimentos ricos em cobre: batatas, ervilhas, carnes vermelhas, cogumelos, entre outros. Segundo o dermatologista Valcinir, a substância auxilia na produção de melanina do fio.
Cabelos sem brilho

Solução: clara de ovo

Para voltar o brilho dos cabelos opacos, nada melhor do que clara de ovo. "A clara de ovo é rica em albumina, que é uma proteína. Ela age na formação e recuperação das cutículas", explica Valcinir Bedin. O uso da clara de ovo também pode ser feito externamente, na forma de hidratação.
Minha Vida

É possível prevenir a calvície masculina?

Não dá para impedir o processo, mas é possível tratá-lo precocemente 

Por Dra. Tatiana Gabbi 

A alopecia androgenética, também conhecida como calvície masculina, é a maior causa da perda dos cabelos nos homens. A incidência dessa doença é determinada por influências genéticas, sendo que a prevalência mais alta está entre aqueles com ascendência europeia. Apesar de grande impacto psicológico, já estudado em diversas publicações científicas, sabe-se que ainda são poucos os homens que procuram tratamento. 

Como ocorre a calvície
Em primeiro lugar, vale a pena explicarmos um conceito fundamental que é o mecanismo através do qual a doença surge e se manifesta. A maior parte das pessoas acredita que os cabelos ficam ralos porque caem mais do que o normal. Isso é um engano muito comum! Na realidade, o que ocorre é que os hormônios masculinos (testosterona e seus derivados) se ligam a receptores próprios que ficam nos pelos, levando à miniaturização dos fios em pacientes geneticamente suscetíveis. Neste sentido, é interessante saber a idade com que os parentes do indivíduo começaram a observar a diminuição dos cabelos. Devemos idealmente intervir antes disso. 

Sabemos que as manifestações clínicas da calvície masculina são variáveis e os primeiros sinais podem surgir já na adolescência, com alguns padrões característicos de perda dos cabelos. As "entradas", conhecidas por "alopecia androgenética de padrão bitemporal", constituem a manifestação inicial. Na sequência, ocorre a perda no vértex (topo da cabeça) e na região mediana, preservando o cabelo da área occipital (mais próxima ao pescoço). 

O hormônio di-hidrotestosterona ou DHT pode ser produzido a partir da testosterona circulante, em uma reação química possível graças a uma enzima (proteína que acelera reações químicas) chamada 5-alfa-redutase. A DHT é cinco vezes mais potente que a testosterona e é o hormônio chave no surgimento da alopecia androgenética. O fato de que os receptores para este hormônio não se encontrarem distribuídos igualmente em todo o couro cabeludo explica os padrões de perda de cabelos. 

A miniaturização dos fios é o que leva ao desaparecimento do cabelo em determinada região. No entanto, o exato mecanismo envolvido permanece desconhecido, acredita-se que os hormônios masculinos, através de sua ligação com os receptores localizados nos pelos, levem a uma alteração do crescimento. 

O diagnóstico é essencialmente clínico, ou seja, feito apenas através do exame físico. É importante puxar os cabelos, para diferenciar de outras causas de queda. A dermatoscopia (exame com lente) permite visualizar os pelos diminutos e colabora com esse diagnóstico, sendo útil também no seguimento do paciente. Outros recursos diagnósticos como biospia, tricograma e videodermatoscopia podem ser utilizados, dependendo de cada caso. 

http://beleza.culturamix.com/blog/wp-content/gallery/4-230/sobre-o-hormonio-que-leva-a-calvicie-masculina-5.jpg
Como tratar?
Diante disso, é importante salientar que existe muito pouco que possa ser feito para prevenir a doença, uma vez que ela é geneticamente determinada. Porém, o tratamento instituído precocemente retarda e até uma discreta melhora o quadro clínico. Portanto, é fundamental que os filhos de pais calvos fiquem atentos e idealmente procurem o dermatologista para iniciar um acompanhamento cerca de 10 anos antes da idade em que seu pai começou a notar a calvície e/ou ao menor sinal de entradas. 

Neste primeiro momento, serão indicadas medicações tópicas como o minoxidil, xampus específicos e loções. Caso seja necessário e o paciente concorde, pode-se lançar mão da finasterida, medicação oral. Salientamos que ambas as drogas citadas estimulam o crescimento do cabelo em alguns homens, mas são mais úteis como prevenção das manifestações clínicas do que como recuperação da calvície. Como a doença é crônica e evolutiva, o tratamento deve ser instituído precocemente e mantido por tempo prolongado. 

Ambas as drogas têm um bom perfil de segurança. O minoxidil, usado a 5%, é uma medicação usada no local, sob a forma de loção capilar, duas vezes ao dia, no couro cabeludo seco. No início, durante os dois primeiros meses, pode haver aumento da queda dos cabelos, que deve ser interpretada como indicativa de boa resposta ao tratamento. O pico de ação ocorre por volta de 16 semanas de uso. Os efeitos colaterais mais comuns são: irritação local, aumento dos pelos em locais indesejados (face e mãos) e taquicardia. 

A finasterida inibe aquela enzima, a 5-alfa-redutase, que é responsável pela conversão de testosterona em DHT. É uma medicação oral, usada originalmente para tratar uma doença da próstata, a hiperplasia prostática benigna. No entanto, por reduzir a DHT circulante, pode produzir aumento significativo e durável do crescimento dos pelos. É mais responsiva para os casos de perda dos cabelos do topo da cabeça e frontal superior, tendo resposta mínima nas regiões temporais e na linha anterior. 

No entanto, o tratamento deve ser continuo porque os benefícios obtidos não são mantidos com a retirada da medicação. Além disso, a doença é progressiva, conforme já dissemos. Como efeitos colaterais, a finasterida pode causar perda de libido, disfunção ejaculatória, aumento das mamas e depressão em um pequeno número de indivíduos. Essas alterações em geral são transitórias, mas há alguns relatos de caso em que essas alterações se tornaram persistentes. 

Nos casos mais avançados, pode ser indicado o transplante capilar. A área doadora é a região occipital, local em que os pelos não possuem receptores hormonais, e, portanto se mantêm apesar dos hormônios circulantes, mesmo quando colocados em outras regiões.   

Minha Vida

Prefeitura de Saltinho - SC publica edital de Processo Seletivo

A Prefeitura Municipal de Saltinho, em Santa Catarina, lançou o edital de processo seletivo nº 002/2014, que tem o objetivo de preencher 08 vagas imediatas e formar cadastro reserva em postos de trabalho cujas remunerações podem chegar a R$ 2.387,98, por cargas horárias que variam de 10 a 40 horas semanais.  O certame será executado pelo Instituto de Consultoria em Administração Pública – ICAP e há vagas para candidatos com grau de escolaridade fundamental, médio e superior.

As oportunidades são para os cargos de auxiliar de serviços gerais, operador de equipamentos rodoviários, auxiliar de consultório dentário, monitor social, psicólogo, enfermeiro, entre outras.

As inscrições poderão ser feitas até o dia 25 de julho de 2014, através do site www.icap.net.br. O custo da inscrição varia de R$ 40,00 a R$ 80,00, em função da vaga pretendida.

Para os candidatos que não dispuserem de acesso à internet, a Prefeitura de Saltinho disponibilizará computadores conectados na Biblioteca Pública Municipal, Av. Alfredo Jacomo Scopel s/n. O atendimento só será feito em dias úteis, no período das 7h30 às 11h30 e das 13h às 17h.

A aplicação das provas está prevista para o dia 10 de agosto de 2014, com início às 9h e término às 12h, nas dependências do Núcleo Escolar Saltinho, Rua Herica Pfeifer, s/n, município de Saltinho - SC.

O gabarito provisório será divulgado provavelmente a partir das 20h do mesmo dia, no site www.icap.net.br. Os resultados finais estão previstos para serem divulgados no dia 25 de agosto de 2014.

O certame é válido pelo prazo de 1 ano, podendo ser prorrogado por igual período.

Prefeitura de Gaúcha do Norte - MT realiza processo seletivo

A Prefeitura de Gaúcha do Norte, no estado do Mato Grosso, abriu edital de processo seletivo n° 001/2014, ofertando 12 vagas em cargos temporários de Agente Comunitário de Saúde, função que exige do candidato o nível médio como escolaridade mínima. Os aprovados cumprirão jornada de 40 horas semanal e serão remunerados com salário no valor de R$ 1.014,00. 

Sob a organização da empresa STS Consultoria e Informática Ltda, as inscrições deverão ser efetuadas pela internet, no site www.sydcon.com.br, no período de 30 de junho a 14 de julho de 2014.

Aos candidatos portadores de necessidades especiais, é assegurada a reserva de 10% das vagas, desde que a deficiência a qual são portadores seja compatível com as atribuições essenciais do emprego.

As provas escritas objetivas serão realizadas na data prevista de 27 de julho de 2014, às 08h (horário oficial de Brasília), nas dependências da Escola Municipal de Educação Básica Bem Me Quer, situada na Rua Minas Gerais, s/n, Centro, Gaúcha do Norte - MT.

A divulgação dos gabaritos da prova objetiva de múltipla escolha, será na data prevista de 28 de julho de 2014, no quadro de avisos da prefeitura e nos sites www.gauchadonorte.mt.gov.br, www.amm.org.br e www.sydcon.com.br.

O certame terá validade de dois anos, a contar da data de sua homologação, com possibilidade de prorrogação por igual período.

Prefeitura de Selbach - RS lança edital de concurso público

A Prefeitura de Selbach, no estado do Rio Grande do Sul, publicou edital n° 01/2014 de concurso público, com a finalidade de preencher 23 vagas em cargos de níveis fundamental, médio e superior. Os salários vão até R$ 6.024,83, por carga horária de 12 a 40 horas semanal.

As vagas são para Agente de Combate às Endemias, Agente de Educação Física, Arquiteto e Urbanista, Assistente Administrativo, Auxiliar Administrativo, Auxiliar de Consultório Dentário, Auxiliar de Serviços Gerais, Contador, Fisioterapeuta, Médico (ginecologista, obstetra e pediatra), Motorista, Operador de Máquinas, Nutricionista, Odontólogo, Professor (Educação Especial, Educação Infantil e Português/Inglês).

As inscrições serão realizadas até 15 de julho de 2014, no site www.piascon.com.br. As taxas variam de R$ 50,00 a R$ 120,00, de acordo com a função a ser disputada.

Os candidatos que não possuem acesso à internet poderão utilizar, durante o período de inscrição, de segunda a sexta-feira, os computadores e impressoras da Biblioteca Pública Municipal de SELBACH, situada à Rua XV de novembro, 475, para preencher e imprimir o formulário eletrônico. O horário disponibilizado é das 7h30 às 11h30 e das 13h30 às 16h30.

A prova objetiva para todos os cargos ocorrerá  na data provável de 26 de julho de 2014, na Escola Estadual de Ensino Médio Adão Seger, Avenida Jacuí, n° 648, Selbach/RS.

O concurso será válido por dois anos, a contar da data de homologação do resultado final, prazo este que poderá ser prorrogado uma vez, por igual período, mediante Edital do Executivo Municipal.

Concurso Prefeitura de Cândido Mota - SP

Na cidade de Cândido Mota, interior paulista, a prefeitura lançou o edital de concurso público nº 001/2014, com o objetivo de preencher 31 vagas imediatas e formar cadastro reserva em diversos cargos. Há vagas, por exemplo, para carpinteiro, pintor, motorista, pedreiro, cuidadores do sexo feminino e masculino, coveiro, advogado, engenheiro civil, psicólogo e médico (clínico geral, ginecologista, neurologista, oftalmologista, otorrinolaringologista, pediatra, pneumologista e vascular).

Por remunerações de até R$ 3.359,87, por carga horária que varia de 10 a 40 horas semanal, as chances  alcançam profissionais que tenham desde o ensino fundamental até o superior. Os interessados poderão efetuar as inscrições no período de 28 de junho a 13 de julho de 2014, através do site www.consesp.com.br. A taxa de inscrição varia de R$ 10,20 a R$ 17,00, a depender do cargo pleiteado.

A organização, aplicação e correção do certame ficarão sob a responsabilidade da CONSESP – Concursos, Residências Médicas, Avaliações e Pesquisas Ltda.

Serão reservadas 5% das vagas às pessoas com deficiência, cujas atribuições da função sejam compatíveis com o grau de necessidade especial de que são portadoras.

A aplicação das provas está prevista para 17 de agosto de 2014, em locais e horários a serem divulgados, com antecedência mínima de 3 dias, no mural da prefeitura, em jornal com circulação no município e na página da organizadora na web: www.consesp.com.br.

O gabarito oficial e a prova serão disponibilizados no endereço eletrônico supracitado, entre as 13h e as 18h subsequente à data da aplicação da prova e permanecerão no site pelo prazo de dois dias.

A validade concurso público será de dois anos, contados da homologação final dos resultados, podendo haver prorrogação por igual período, a critério da Administração Municipal.

Prefeitura de Araioses - MA prorroga inscrições de concurso

Os concurseiros do estado do Maranhão devem ficar atentos ao grande processo seletivo que será realizado na cidade de Araioses, a 306 km da capital São Luís. A prefeitura local dispôs, através do edital de concurso público nº 001/2014, de 223 vagas em cargos que podem ser ocupados por profissionais de todos os níveis de escolaridade.

Os salários variam de R$ 724,00 a R$ 5.000,00, por jornadas de 30 ou 40 horas semanais. As vagas são para as funções de Agente Comunitário de Saúde, Agente de Endemias, Auxiliar Operacional, Guarda Municipal, Motoristas - categorias "C" e "D", Vigia, Agente Administrativo, Digitador, Orientador Social, Recepcionista, Técnico em Enfermagem, Assistente Social, Enfermeiro, Farmacêutico-Bioquímico, Médico, Nutricionista e Psicólogo.

As inscrições foram prorrogadas até o dia 10 de julho de 2014 e serão feitas pela internet, no site do Instituto Graça Aranha, organizador do certame: www.igracaaranha.com.br. As taxas variam de R$ 32,00 a R$ 52,00, de acordo com a função escolhida.

As provas serão realizadas na data prevista de 03 de agosto de 2014, na cidade de Araioses, estado do Maranhão. Na ocorrência de indisponibilidade, inadequação ou insuficiência de locais para a realização das provas na cidade, as mesmas poderão ser realizadas em dois turnos e/ou em dias diferentes, conforme entendimento da Comissão de Concurso, cuja indicação será oportunamente divulgada no quadro de avisos da Prefeitura de Araioses – MA e também na internet, no endereço eletrônico: www.igracaaranha.com.br.

Os gabaritos preliminares referentes às provas objetivas serão divulgados, no site supracitado, em até 48 horas após a realização das mesmas.

Este concurso terá validade de dois anos, a contar da data de publicação de sua homologação, podendo ser prorrogado por igual período, a critério da Administração Pública Municipal de Araioses - MA.

Prefeitura de Imbuia - SC reabre inscrições de concurso

A Prefeitura de Imbuia, no estado de Santa Catarina, reabriu as inscrições do concurso público, regido pelo edital nº 01/2014, que dispõe de 13 vagas de trabalho para contratações imediatas, mais formação de cadastro de reserva, em cargos de todos os níveis de escolaridade. O novo prazo para as inscrições foi estabelecido devido às retificações feitas nos vencimentos de algumas funções e, consequentemente, no cronograma das provas.

As alterações podem ser vistas na publicação datada de 26 de junho de 2014, intitulada de "Retificação 01/2014 do Edital 01/2014", disponível no site da organizadora do concurso: www.clicksolucoesinteligentes.com.br.

Com as mudanças, os interessados têm até o dia 07 de julho de 2014 para garantir participação no seletivo. As inscrições só podem ser realizadas via internet, no endereço eletrônico www.clicksolucoesinteligentes.com.br. As taxas variam de acordo com a vaga pleiteada, sendo a mínima de R$ 20,00 e a máxima de R$ 60,00.

Os cargos a serem preenchidos pelo certame são: Agente Comunitário de Saúde; Auxiliar de Serviços Gerais/Trabalhador Braçal; Auxiliar de Serviços Gerais/ Merendeira Servente; Pedreiro/Carpinteiro; Operador de Equipamentos; Motorista; Fiscal de Tributos; Escriturário; Técnico em Enfermagem; Médico, Veterinário, Fonoaudiólogo, Fiscal Sanitarista, Contador e Farmacêutico/Bioquímico.

A carga horária varia de 20 a 44 horas semanal, com remunerações que podem chegar a R$ 11.153,13.

São reservadas às pessoas portadoras de necessidades especiais 5%  das vagas, por cargo oferecido, cujas atribuições sejam compatíveis com a deficiência de que são portadoras.

As provas escrita e prática serão realizadas provavelmente em 27 de julho de 2014, em local e hora a serem divulgados no edital de homologação das inscrições. Os gabaritos preliminares serão disponibilizados, no dia seguinte ao da aplicação da prova, na página da organizadora na web.

O gabarito definitivo está previsto para ser divulgado dia 18 de julho de 2014. O certame é valido por dois anos, com possibilidade de ser prorrogado por igual período.

Concurso Prefeitura de São Jorge do Patrocínio - PR

A Prefeitura de São Jorge do Patrocínio, no estado do Paraná, lançou o edital de concurso público nº 001/2014, que oferece 22 vagas para os níveis fundamental, médio e superior, por salários de até R$ 4.565,38, em carga horária de 40 horas semanal. A elaboração e execução do certame ficarão sob a responsabilidade da Empresa RUFFO - Assessoria em Administração Pública e Empresarial LTDA – ME.

As oportunidades são para os seguintes cargos: médico plantonista, fonoaudiólogo, enfermeiro, engenheiro civil, engenheiro agrônomo, assistente social, psicólogo, arquiteto, professor (20h e de educação infantil 40h), técnico em enfermagem, fiscal de meio ambiente, oficial administrativo, auxiliar administrativo, agente comunitário de saúde, agente de combate as endemias, operador de máquina rodoviário, motorista, tratorista, mecânico, servente de serviços gerais (sexo masculino) e auxiliar de serviços gerais (sexo feminino).

As inscrições devem ser feitas no período de 01 a 31 de julho de 2014, das 08h às 12h e das 14h às 17h, no prédio do Terminal Rodoviário de São Jorge do Patrocínio, situado à Avenida Carlos Spanhol, esquina com o prédio da Prefeitura, Centro, CEP: 87.555.000, ou pelos Correios. O pagamento da taxa de inscrição será recolhido via depósito bancário IDENTIFICADO e/ou transferência eletrônica em Conta Corrente, junto ao BANCO ITAÚ, agência 5225 - c/c nº. 00847-2; e no BANCO DO BRASIL, agência 8274-0, c/c nº 18.481-0, em nome da Prefeitura Municipal de São Jorge do Patrocínio - PR.

A realização das provas está prevista para 31 de agosto de 2014, no município de São Jorge do Patrocínio – Paraná. No edital de homologação das inscrições, será divulgado o local e o horário para a aplicação das provas objetivas.

O resultado das provas, dos títulos e demais atos referentes a este concurso público serão divulgados no Órgão Oficial do Município, Jornal Umuarama Ilustrado, no painel de editais da prefeitura e nos sites www.ruffoconcursos.com.br/ e  www.sjpatrocinio.pr.gov.br.

O prazo de validade do concurso público será de dois anos, podendo ser prorrogável uma única vez por igual período, a contar da publicação do resultado oficial final.

FUNSAUD - Dourados - MS reabre inscrições de concurso público

A Fundação de Serviços de Saúde de Dourados (FUNSAUD), no estado de Mato Grosso do Sul, vai promover um grande processo seletivo, que será regido pelo edital nº 001/2014, no qual serão ofertadas 212 vagas. Há chances para profissionais com escolaridade do ensino fundamental ao superior.

Os contratados terão remunerações entre R$ 817,44 e R$ 2.107,52, com acréscimo de adicional de função e, em alguns casos, também há abono. As jornadas de trabalho são de 12 horas semanais para a área médica e de 40 horas para os demais cargos.

Cargos
As vagas são para os seguintes empregos: auxiliar de serviços gerais, copeiro, telefonista, assistente administrativo, motorista, técnico de enfermagem, técnico em edificação predial, técnico em farmácia, técnico em imobilização ortopédica, técnico em radiologia, técnico em segurança do trabalho, vigia, analista de controle interno I e II, assistente social, enfermeiro, farmacêutico, fisioterapeuta, fonoaudiólogo, nutricionista, enfermeiro, médico e psicólogo.

Inscrições
O período de inscrições foi reaberto e as mesmas poderão ser realizadas até o dia 11 de julho de 2014, exclusivamente nos sites  www.dourados.ms.gov.br ou www.dourados.ms.gov.br/selecao.

Taxas
R$ 152,32, para candidatos a cargo com exigibilidade de curso de Ensino Superior;
R$ 95,20, para candidatos a cargo com exigibilidade de curso de Ensino Médio;
R$ 57,12, para candidatos a cargo com exigibilidade de curso de Ensino Fundamental.

Provas
A prova escrita objetiva, de caráter eliminatório e classificatório, terá a duração de 4 (quatro) horas e será realizada em Campo Grande/MS em data, horário e endereço a serem divulgados, através de edital específico, no Diário Oficial do Estado - DOE, no endereço eletrônico www.imprensaoficial.ms.gov.br, e também no site www.concurso.ms.gov.br.

Validade
O certame terá validade de 02 anos, a contar da data de publicação do edital de homologação no Diário Oficial do Estado, podendo ser prorrogado por igual período.

Prefeitura de Brasnorte - MT abre processo seletivo

No estado do Mato Grosso, a prefeitura da cidade de Brasnorte lançou edital de processo seletivo nº 005/2014. O certame destina-se ao preenchimento de 15 vagas, sendo 5 imediatas e 10 para cadastro reserva, em cargos de níveis fundamental, médio e superior. Os aprovados receberão subsídios de até R$ 1.273,04 em regime de 20 ou 40 horas por semana.

Cargos
Professor, Apoio Administrativo Educacional - Nutrição e Agente de Transportes Escolar.

As inscrições serão recebidas, de forma gratuita, nos dias 07, 08, 09, 10, 11, 14 e 15 de julho de 2014, na Secretaria Municipal de Educação e Cultura, situada à Rua Curitiba, nº1089, Centro, no horário das 07h às 11h e das 13h às 17h.

O certame será constituído de prova objetiva e prática.

A prova objetiva será realizada na data provável de 27 de julho de 2014, das 08h às 11h (horário local), na Escola Municipal de Educação Básica 1º de Junho, situada na Avenida General Osório, nº 499, Centro. A prova prática também será realizada no mesmo dia, na garagem dos ônibus da Secretaria de Educação, situada na Avenida General Osório, s/n, em percurso de rua, com inicio às 13h00min e término às 16h00min.

O resultado final do processo seletivo será publicado no mural da Prefeitura, da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, e no site www.brasnorte.mt.gov.br logo após a apuração do resultado.

O processo seletivo terá validade de 01 ano, a contar da data da publicação da homologação do resultado final, prorrogável uma vez, por igual período, se houver interesse da administração.

O edital encontra-se publicado no Jornal Oficial Eletrônico dos Municípios do Estado de Mato Grosso, de 27 de junho de 2014, pág. 20 a 25.

Concurso Prefeitura de Ilicínea - MG

A Prefeitura de Ilicínea, no estado de Minas Gerais, lançou o edital de concurso público nº 001/2014, com a finalidade de preencher 20 vagas em cargos de níveis fundamental, médio e superior, com remuneração de até R$ 2.798,77. A execução e organização do certame serão de responsabilidade da empresa Centro Especializado em Políticas Públicas Ltda. – CEPP.

As oportunidades são para os cargos de almoxarife, auxiliar de mecânico, borracheiro, operador de trator de pneu, agente de saúde, merendeira, monitor, técnico em enfermagem, dentista, fisioterapeuta, fonoaudiólogo, nutricionista, professor e psicopedagogo.

As inscrições podem ser feitas de 09 de julho a 07 de agosto de 2014, das 08h às 11h e das 13h às 16h horas, na Casa da Cultura, situada à Rua Direita, nº 280, Centro, Ilicínea/MG, mediante o preenchimento de formulário de inscrição disponível no site www.cepp.com.br. A taxa de inscrição varia entre R$ 35,00, R$ 50,00 e R$ 70,00, e seu pagamento deve ser efetuada através de depósito identificado com nome e CPF do candidato na C/C: 00824-0, AG: 5259, Banco Itaú.

A aplicação da prova está prevista para 06 de setembro de 2014, na Escola Municipal Professor Ismael Silva, localizada à Rua Francisco Augusto Passos Maia, nº 120, Bairro Glória.

Será disponibilizado no site www.cepp.com.br, o gabarito das provas escritas no dia subsequente à realização das mesmas, e o caderno de questões somente no período para recursos.

O prazo de validade do concurso público, será de até 2 anos, prorrogável, uma única vez, por igual período, a critério da autoridade que o tenha realizado.

O edital e todas as retificações estão no site de inscrição - www.cepp.com.br.

Concurso Prefeitura de Várzea do Poço - BA

A Prefeitura de Várzea do Poço, na Bahia, vai realizar concurso público para ocupar 56 vagas em cargos de todos os níveis de escolaridade. Regido pelo edital nº 01/2014, o certame oferece salários que oscilam entre R$ 724,00 e R$ 1.568,47, para desempenho de carga horária de 20, 30 ou 40 horas semanal.

Oportunidades
Nível fundamental - Merendeira, Operador de Máquina Categoria "D" e Motorista Categoria "D”.

Nível médio/técnico - Agente de Endemias, Agente Comunitário de Saúde, Auxiliar Administrativo, Técnico de Enfermagem e Técnico de Higiene Dental.

Nível superior - Nutricionista, Professor nas disciplinas de Arte, Educação Física, Historia, Inglês, Língua Portuguesa, Matemática e Professor Séries Iniciais.

Inscrições e Taxas
As inscrições podem ser feitas das seguintes formas:

Presencial - Nesta modalidade, as inscrições permanecerão abertas até 27 de junho de 2014, no horário das 09h às 12h e das 13h30 às 16h, no posto de inscrição (antigo prédio da secretaria de educação), localizado na Rua Durval Gama s/n, Centro - Várzea do Poço /BA.

Internet - O período de inscrição será de 30 de junho a 10 de julho de 2014, mediante o preenchimento do requerimento de inscrição no site www.planejarconcursos.com.br.

A taxa varia de acordo com o cargo, sendo R$ 30,00 para cargos de nível fundamental, R$ 50,00 nível médio/técnico e R$ 80,00 para nível superior.

Seleção
Os inscritos passarão por provas escritas (eliminatórias e classificatórias) e também serão avaliados através de prova de títulos (classificatória).

Os exames serão realizadas provavelmente em 03 de agosto de 2014 (domingo), no município de Várzea do Poço, podendo ser aplicados também em cidades vizinhas, caso o número de inscritos exceda a capacidade de alocação do município. O horário e o local da prova serão definidos e publicados nos quadros de avisos da Prefeitura e da Câmara Municipal de Várzea do Poço e também no endereço eletrônico www.planejarconcursos.com.br.

Validade
O prazo de validade do concurso será de dois anos, podendo ser prorrogado, por igual período.

Prefeitura de Carbonita - MG publicou edital de processo seletivo

A Prefeitura de Carbonita, no estado de Minas Gerais, publicou edital de processo seletivo 002/2014, para contratação de 02 Médicos PSF. Os aprovados receberão salários de até R$ 9.800,00, por jornada de 40 horas semanal.

As inscrições, no valor de R$ 50,00, serão realizadas até 04 de julho de 2014, no horário das 8h às 11h e das 13h às 16h, na divisão de Recursos Humanos, no prédio da Prefeitura de Carbonita, situado na Praça Edgard Miranda, nº 202, centro.

O certame constará de avaliação curricular, através de atribuições de pontos por título.

O resultado será divulgado no quadro de avisos da Prefeitura de Carbonita e no Diário Oficial, após as 13h do dia 08 de julho de 2014.

A vigência do processo seletivo será de 1 ano, podendo ser prorrogado por mais 1 ano.

O edital foi publicado no Diário Oficial dos Municípios Mineiros, edição de 27 de junho de 2014, pág. 3 a 5.

Prefeitura de Várzea do Poço - BA abre seletivo através do REDA

A Prefeitura de Várzea do Poço, na Bahia, informa que foi publicado o edital nº 02/2014 de processo seletivo, destinado ao preenchimento de vagas temporárias, além da formação de cadastro reserva, na área da saúde. Os aprovados farão parte do quadro de servidores municipais, sob o Regime Especial de Direito Administrativo - REDA.

São ofertadas 21 vagas para contratações imediatas, todas voltadas para candidatos de nível superior, nos cargos de Assistente Social, Farmacêutico, Dentista PSF, Enfermeiro PSF, Psicólogo, Psiquiatra, Médico Plantonista Hospital, Médico PSF e Médico Autorizador de AIH. O vencimento pode chegar a R$ 8.232,32, em jornadas que variam de 08 a 40 horas semanais.

Inscrições
As inscrições presenciais ficarão abertas até 27 de junho de 2014, no horário das 09h às 12h e das 13h30 às 16h, no posto de inscrição (antigo prédio da Secretaria de Educação), localizado na Rua Durval Gama s/n, Centro – Várzea do Poço /BA.

Quem deseja efetuar a inscrição pela internet, poderá fazê-la entre os dias 30 de junho a 10 de julho de 2014, mediante o preenchimento do Requerimento de Inscrição disponível exclusivamente no site da organizadora do certame: www.planejarconcursos.com.br.

A taxa de inscrição custará R$ 80,00 para todos os cargos.

Provas
Os inscritos serão submetidos a provas escritas (eliminatórias e classificatórias) e também serão avaliados através de prova de títulos (classificatória).

As provas serão realizadas provavelmente em 03 de agosto de 2014 (domingo), no município de Várzea do Poço, podendo ser aplicadas também em cidades vizinhas, caso o número de inscritos exceda a capacidade de alocação do município.

O horário e o local das provas serão definidos e publicados no quadro de avisos da Prefeitura e da Câmara Municipal de Várzea do Poço e, através da internet, no endereço eletrônico www.planejarconcursos.com.br.

Validade
O prazo de validade do processo seletivo será de 01 ano, podendo ser prorrogado por igual período.

Prefeitura de Rio Branco - AC abre processo seletivo

A Prefeitura de Rio Branco, no estado do Acre, lançou edital nº 05/2014 de processo seletivo. O certame, a ser executado pela Secretaria Municipal de Educação de Rio Branco – AC / SEME, visa preencher 17 vagas nas funções de nutricionista e professor (Creche, Ensino Fundamental (1º ao 5º ano) Atendimento Especializado – AEE, Mediador e Libras). Os candidatos aprovados exercerão a profissão em jornada de trabalho de 25, 30 ou 40 horas semanal e receberão salários de até R$ 2.981,04.

Os interessados deverão se inscrever, gratuitamente, no período de 01 a 04 de julho de 2014, das 8h30 às 12h e das 14h às 17h30, na Escola Municipal do Servidor, situada na Avenida Getúlio Vargas, nº 2061, Bairro Bosque.

No ato da inscrição, o candidato deverá, obrigatoriamente, entregar em envelope único, os seguintes documentos:
  • Fotocópia de Comprovante de Escolaridade (apresentação do original para conferência), conforme exigido para cada cargo pretendido. Só será aceito fotocópia de comprovante de escolaridade expedido por instituição de Ensino reconhecida pelo MEC;
  • Fotocópia do Documento Oficial de Identidade com foto (apresentação do original para conferência);
  • Fotocópia do Cadastro de Pessoa Física – CPF (apresentação do original para conferência);
  • Curriculum Vitae com cópias dos certificados (apresentação do original para conferência).
A seleção dar-se-á por meio de análise curricular.

O resultado final e a convocação dos classificados serão publicados no site www.riobranco.ac.gov.br, no mural da SEME e no Diário Oficial do Estado, na data provável de 10 de julho de 2014.

O prazo de validade do processo seletivo será até 30 de dezembro de 2014, podendo ser prorrogado até a conclusão do ano letivo.

O edital encontra-se disponível no Diário Oficial do Estado, edição de 27 de junho de 2014, pág. 60 a 63.

Concurso Instituto Geral de Perícias - SC

Foi divulgado edital n° 001/2014 de concurso público do Instituto Geral de Perícias do Estado de Santa Catarina (IGP/SC), que destina-se ao provimento de 150 vagas de trabalho, sendo 147 oportunidades para o cargo de auxiliar criminalístico e de 03 para o cargo de auxiliar de laboratório, ambos do quadro de pessoal do IGP.

A remuneração dos aprovados será de R$ 3.401,84, correspondente ao regime de 40 horas semanal, considerando a referência de agosto de 2014. O salário ainda terá reajuste no ano de 2015.

As funções serão exercidas em 31 municípios do estado de Santa Catarina, entre eles, Araranguá, Balneário Camboriú, Blumenau, Brusque, Caçador, Campos Novos, Canoinhas, Chapecó, Florianópolis, Itajaí, Jaraguá do Sul, Joinville, Videira e Xanxerê.

O concurso público será realizado sob a responsabilidade do Instituto de Estudos Superiores do Extremo Sul – IESES. Os interessados deverão fazer suas inscrições pelo site www.igpsc.ieses.org, no período entre 10h de 30 de junho e 16h de 8 de agosto de 2014. O valor da taxa de inscrição é de R$ 60,00.

O concurso público será constituído de cinco fases:

- Primeira Fase: Prova Objetiva de Conhecimentos, de caráter eliminatório e classificatório;

- Segunda Fase: Exame de Avaliação de Títulos, de caráter classificatório;

- Terceira fase: Exame de Avaliação da Aptidão Psicológica Vocacionada, de caráter eliminatório;

- Quarta fase: Exame Toxicológico, de caráter eliminatório;

- Quinta fase: Investigação Social, de caráter eliminatório.

A prova objetiva de conhecimentos será realizada na data prevista de 14 de setembro de 2014, no período vespertino, no local e horário que constar do Documento de Confirmação de Inscrição, tendo duração de 4 horas.

O gabarito oficial das provas objetivas estará disponível no endereço eletrônico até as 10 horas de segunda-feira, 15 de setembro de 2014.

O concurso público terá validade de dois anos, a contar da data da publicação da portaria de homologação do resultado, no Diário Oficial do Estado, podendo ser prorrogado por igual período, a critério do IGP/SC e SSP/SC.

Prefeitura de Vale do Anari - RO abre processo seletivo

Com oferta de 03 vagas para médicos (clinico geral e ginecologista), a Prefeitura de Vale do Anari, no estado de Rondônia, lançou edital nº 001/SEMSVS/2014 para realização de processo seletivo. O salário pode chegar a R$ 7.900,00, por jornada de trabalho de 20, 24 ou 40 horas semanal.

Os documentos referentes à inscrição deverão ser entregue do dia 30 de junho a 04 de julho de 2014, das 07h às 13h (de segunda a sexta-feira), na Av. Presidente Dutra, 4691 – Centro de Vale do Anari/RO.

O processo seletivo será constituído de análise curricular, prevista para 09 de julho de 2014.

A validade do certame será de 01 ano, a contar da data da publicação da homologação.

O edital encontra-se publicado no Diário Oficial dos Municípios do Estado de Rondônia, de 27 de junho de 2014, pág. 55 a 59.

Concurso SMADS de São Paulo - SP

A Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social - SMADS de São Paulo publicou o comunicado nº 002/SMADS/GAB que tem como objetivo a contratação, por tempo determinado, de 80 especialistas em Assistência e Desenvolvimento Social - Serviço Social.

Os contratados atuarão em jornadas de trabalho de 30 horas semanal, obtendo remuneração de R$ 1.857,26, acrescida de vale alimentação no valor de R$ 257,12 mais auxilio refeição de R$ 14,18 ao dia, além de auxilio transporte.

As vagas serão destinadas às regiões Leste, Norte, Sul e Centro, junto as SAMDS da Mooca, Penha, Cidade Tiradentes, Guaianases, Itaim Paulista, Itaquera, São Mateus, São Miguel, Jaçanã, Santana, Vila Maria, Freguesia do Ó, Perus, Pirituba, Jabaquara, Campo Limpo, Capela, M Boi Mirim, Parelheiros, Santo Amaro e Sé.

As inscrições podem ser feitas, gratuitamente, no período de 01 a 08 de julho de 2014, no Espaço Público do Aprender Social - ESPASO, na Av. Prof. Ascendino Reis, 830 - V. Clementino, de segunda a sexta - feira, das 9h às 16h.

Os candidatos serão selecionados por pontuação, experiência profissional e comprovação de tempo de estágio.

As listas com a classificação prévia estão previstas para serem publicadas no DOC/SP, no dia 15 de julho de 2014.

O concurso público é válido por tempo determinado de até 12 meses.

Prefeitura de Fartura do Piauí - PI abre processo seletivo

A Prefeitura de Fartura do Piauí, no estado do Piauí, abriu o edital nº 001/2014 de processo seletivo destinado à contratação de 50 Professores Alfabetizadores e de 10 Coordenadores de Turma, para atuarem no Programa Brasil Alfabetizado.

Os profissionais selecionados irão exercer as atividades em regime de 10 horas semanais, fazendo jus aos salários de R$ 400,00 ou R$ 600,00, conforme a função exercida.

As chances são para candidatos com formação de nível médio ou superior.

As inscrições serão realizadas no período de 30 de junho a 01 de julho de 2014, na Secretaria de Fartura do Piauí, das 8h às 12h e das 14h à 17h.

Os inscritos serão submetidos à análise curricular.

Este certame terá validade de 08 meses, a contar da data de sua publicação do extrato do edital de homologação do resultado.

Concurso ANATEL - Edital e Inscrição 2014

A Agência Nacional de Telecomunicações (ANATEL), com sede em Brasília - DF, divulgou o aguardado edital nº 1/2014 de concurso público para o provimento de 100 vagas, distribuídas entre cargos de nível médio e superior. A remuneração dos futuros contratados varia de R$ 5.418,25 a R$ 11.403,90.

As 32 vagas de nível intermediário ou técnico são para o cargo de Técnico Administrativo, nas especialidades Administrativo, Comunicação e Técnico em Regulação de Serviços Públicos de Telecomunicações. Para os graduados, são 68 oportunidades nos cargos de Analista Administrativo e Especialista em Regulação de Serviços Públicos de Telecomunicações. Esses cargos requerem formação em áreas como Administração, Arquitetura de Soluções de TIC, Desenvolvimento de Sistemas de Informação, Engenharia Civil e Suporte, Infraestrutura de TI, Mídia Digital, Contabilidade, Economia, Engenharia, Métodos Quantitativos e Direito.

As inscrições acontecem de 11 de julho a 1º de agosto de 2014, por meio do endereço eletrônico do CespeUnB (www.cespe.unb.br/concursos/anatel_14), mediante o pagamento de taxa de R$ 50,00 ou R$ 100,00, dependendo do nível do cargo pretendido.

O candidatos que se enquadrarem nas condições previstas no edital e que pretendam pedir isenção da taxa de inscrição, deverão realizar os procedimentos necessários no mesmo período informado.

A seleção para os cargos de Analista Administrativo e de Especialista em Regulação de Serviços Públicos de Telecomunicações será composta de provas objetivas, prova discursiva, avaliação de títulos e Curso de Formação Profissional. Candidatos aos cargos de nível médio farão somente provas objetivas.

As provas objetivas e a prova discursiva para os cargos de nível superior serão aplicadas na data provável de 14 de setembro de 2014, no turno da manhã. Já as provas objetivas para os cargos de nível médio serão aplicadas na mesma data programada, porém no turno da tarde.

O prazo de validade do concurso se esgotará após um ano, contado a partir da homologação do resultado final para cada cargo, podendo haver prorrogação.

Concurso Prefeitura de Novo Horizonte - SP

A Prefeitura de Novo Horizonte, no estado de São Paulo, publicou o edital de concurso público nº 01/2014, com a finalidade de preencher 163 vagas de níveis médio/técnico e superior. O salário ofertado é de até R$ 2.287,43, por jornadas que variam entre 20 a 40 horas semanais. O certame está sob a coordenação técnico-administrativa da Fundação Universidade Empresa de Tecnologia e Ciências - FUNDATEC.

As oportunidades são para os cargos de farmacêutico, médico, professor, técnico em enfermagem, agente de saneamento, entre outras.

As inscrições devem ser feitas até 24 de julho de 2014, através do site www.fundatec.org.br, mediante o pagamento de uma taxa que varia de R$ 30,00 a R$ 45,00.

A FUNDATEC disponibilizará computadores com acesso à internet durante o período de inscrições. O candidato que necessitar pode recorrer à sede da instituição, na Rua Professor Cristiano Fischer, nº 2012 – Bairro Partenon, em Porto Alegre/RS, no horário de atendimento ao público, das 9h às 17h; e na Prefeitura de Municipal de Novo Horizonte, na Rua Carvalho Leme, nº 560 – Centro – Novo Horizonte/SP.

As provas estão previstas para 17 de agosto de 2014. A divulgação do dia, locais e horários de aplicação será feita em jornal de circulação local, no mural da Prefeitura de Novo Horizonte e no site www.fundatec.org.br.

O gabarito com os resultados preliminares provavelmente será divulgado no dia subsequente ao da aplicação da prova.

O concurso público será válido por dois anos, contados da publicação dos respectivos resultados finais, facultada a prorrogação desse prazo uma vez, por igual período, a critério do prefeito.

Concurso Prefeitura de Campos Borges - RS

A Prefeitura de Campos Borges, no estado do Rio Grande do Sul, lançou o edital nº 005/2014 de concurso público nº 001/2014, com o objetivo de preencher 23 vagas em cargos de níveis fundamental, médio e superior. A remuneração oferecida é de até R$ 6.981,63, para cumprimento de carga horária que varia de 08 a 44 horas semanal. O certame está sob a coordenação da empresa IDRH – Instituto de Desenvolvimento em Recursos Humanos. 

Os cargos a serem preenchidos são os de assistente social, auxiliar de farmácia, eletricista, engenheiro, fiscal tributário, inspetor tributário, médico (clínico geral, ginecologista, psiquiatra e ultrassonografista), motorista, mestre operador, oficial administrativo, orientador social, professor (inglês e educação infantil), pedreiro, técnico de referência e técnico agrícola.

As inscrições podem ser feitas de 30 de junho a 14 de julho de 2014, no prédio da Prefeitura Municipal de Campos Borges, na Praça 13 de abril, 302, Campos Borges - RS, de segunda a sexta-feira das 08h às 11h e das 13h30 às 16h30. O valor da taxa de inscrição varia entre R$ 40,00, R$ 50,00 e R$ 100,00, conforme o cargo escolhido.

A aplicação das provas será na cidade de Campos Borges - RS, em local e dia a serem divulgados no painel de publicações da prefeitura e no site www.idrhconcursos.com.br.

O concurso terá validade de dois anos, prorrogável por igual período, a critério da Administração Municipal.

Concurso Prefeitura de Chuvisca -RS

A Prefeitura de Chuvisca, no Rio Grande do Sul, lançou o edital de concurso público nº 01/2014, com o objetivo de preencher 40 vagas, em cargos de níveis fundamental, médio e superior. Os salários variam de acordo com a função a ser desempenhada, sendo o mínimo de R$ 921,63 e o máximo de R$ 3.820,24, pelo cumprimento de carga horária de 12 a 44 horas semanal.

Há vagas para agente administrativo, arquiteto e urbanista, assistente social, auxiliar de biblioteca, biólogo, cozinheiro, engenheiro, farmacêutico, mecânico, médico (clínico geral, ginecologista/obstetra e pediatra), monitor, motorista, nutricionista, operador de máquinas, operário, pedagogo, pedreiro, professor (português, geografia, artes, educação especial, educação infantil e de séries iniciais), psicólogo, servente, secretário de escola, técnico em contabilidade, técnico em enfermagem, técnico em tecnologia da informação e zelador.

A execução do certame será de responsabilidade da Empresa PIASCON – Sociedade PI de Assessoria e Consultoria LTDA e as inscrições, que custam entre R$ 51,50 e R$ 103,00, devem ser feitas no site www.piascon.com.br. A data limite é até o dia 20 de julho de 2014.

Os candidatos do município de Chuvisca poderão utilizar os computadores e impressoras da Biblioteca Pública Municipal para efetuar a inscrição no concurso público. A biblioteca está localizada na sede da Secretaria Municipal de Educação, situada à Avenida 28 de dezembro, 3201. O atendimento é realizado de segunda a sexta-feira, das 8:00 às 11:30 e 13:00 às 16:30.

A prova objetiva está prevista para ser aplicada no dia 24 de agosto de 2014, às 9h para alguns cargos e a partir das 14h para outros cargos. Independentemente da função, a duração do exame será de 3 horas.

A prova prática ocorrerá no dia 31 de agosto de 2014, a partir das 8h da manhã, tomando-se o cuidado para que candidatos aprovados em cargos diferentes não façam o exame no mesmo horário. Os locais de realização das provas serão divulgados posteriormente.

Os resultados preliminares serão divulgados no dia posterior ao da aplicação das provas.

O concurso terá validade de dois anos, prorrogável uma única vez por igual período, a critério da Administração Municipal.

Saiba mais sobre: Acondroplasia

http://www.farmaciasaude.pt/site/images/stories/artigosimage/acondroplasia.jpg
Foto: Reprodução
O que é Acondroplasia? 
 Acondroplasia é um transtorno relacionado ao crescimento ósseo que causa o tipo mais comum de nanismo.

Causas
A acondroplasia é um de um grupo de transtornos chamados condrodistrofias ou osteocondrodisplasias.

A acondroplasia pode ser herdada como uma característica dominante autossômica, que significa que se uma criança tiver o gene defeituoso de um dos pais, ela terá o transtorno. Se um dos pais tiver a acondroplasia, o bebê terá 50% de chance de herdar o transtorno. Se ambos os pais tiverem a condição, as chances de o bebê ser afetado aumentam para 75%. 

No entanto, a maioria dos casos provém de mutações espontâneas. Isso significa que dois pais sem acondroplasia podem ter um bebê portador da condição.

Exames
Durante a gravidez, um ultrassom pré-natal pode mostrar fluído amniótico em excesso ao redor do feto.

O exame do bebê após o nascimento mostra tamanho da parte frontal-oposta da cabeça aumentado. Pode haver sinais de hidrocefalia ("água no cérebro").

Raios x dos ossos longos podem revelar acondroplasia no recém-nascido.

Mais sobre Acondroplasia
Se houver histórico familiar de acondroplasia e você estiver planejando ter filhos, pode ser útil conversar com seu médico.

Sintomas de Acondroplasia 

A aparência típica do nanismo acondroplástico pode ser observada no nascimento. Os sintomas podem incluir:
- Aparência anormal das mãos, com espaço persistente entre os dedos indicador e anular

- Pernas curvadas

- Tônus muscular reduzido

- Diferença desproporcional na razão cabeça-corpo

- Testa proeminente (protuberância frontal)

- Braços e pernas curtos (especialmente na parte superior do braço e coxas)

- Baixa estatura (significativamente abaixo da altura média para uma pessoa da mesma idade e sexo)

- Estenose espinhal

- Curvaturas na coluna chamadas cifose e lordose

Tratamento de Acondroplasia
Não há tratamento específico para a condição. Anormalidades relacionadas, incluindo estenose espinhal e compressão da medula espinhal, devem ser tratadas quando causarem problemas. 

Expectativas
Indivíduos com acondroplasia raramente chegam a medir 5 pés (1,50 cm) de altura. A inteligência desses indivíduos é normal.

Bebês que recebem o gene anormal de ambos os pais não costumam viver mais que alguns meses.
Complicações possíveis 
- Pés tortos

- Acúmulo de fluído no cérebro (hidrocefalia)

Prevenção
Aconselhamento genético pode ser útil para futuros pais quando um ou ambos têm acondroplasia. No entanto, como a acondroplasia se desenvolve espontaneamente na maioria das vezes, nem sempre é possível prevenir. 

Fontes e referências:
- Horton WA, Hecht JT. Disorders involving transmembrane receptors. In: Kliegman RM, Behrman RE, Jenson HB, Stanton BF, eds. Nelson Textbook of Pediatrics. 19th ed. Philadelphia, Pa: Saunders Elsevier; 2011:chap 687.

Minha Vida

Propagandas antigas: Hormocalcio Granado

medicamento6

Cerveja já foi indicada para amamentar e trabalhar; entenda

Foto: eubebosim.com / Reprodução
Especialistas em nutrição e alimentação confirmam o valor nutricional exaltado um século atrás, mas consideraram descabidas as propagandas que vendiam a bebida alcoólica como tônico contra anemia e promessa de mais leite às mães 

"Se beber, não dirija”: o aviso faz parte das propagandas atuais de cervejas e outras bebidas alcoólicas. Geralmente, a “gelada” aparece em clima de festa, bar e alegria entre pessoas adultas, seja na TV, veículos impressos ou internet.

Qualquer apelo suspeito pode ser punido com multa e retirada da campanha do ar. Mas as regras nem sempre foram assim e houve um tempo em que a cerveja era indicada contra anemia para crianças, mulheres que estavam amamentando e até como adequada para o ambiente de trabalho.

“Eram anúncios totalmente descabidos, alguns chegavam a ser chocantes e ofensivos”, comentou o nutrólogo do Hospital Villa Lobos, André Veinert.

Um comercial da Rainier Beer veiculado há pouco mais de 100 anos, por exemplo, mostrava um adulto e uma criança brindando com um copo de cerveja em mãos e uma legenda que dava à bebida o posto de melhor tônico para as pessoas, imbatível a qualquer remédio.

Anos mais tarde, a Malzbier, da Brahma, foi anunciada com uma propaganda que dizia: “a cerveja doce para senhoras e crianças, o tônico contra anemia e palidez”. Mas, como o consumo de álcool pode ser benéfico a crianças? Para a endocrinologista do Hospital Santa Cruz de São Paulo, Lilian Kanda Morimitsu, não havia clareza da química nos processos de fabricação dos alimentos e bebidas e, “provavelmente, se confundia as propriedades benéficas da levedura com a própria cerveja”.

Foto: eubebosim.com / Reprodução
Propaganda de cerveja indicava bebida para amamentação
Lilian afirmou que as leveduras de cerveja têm elevado teor de nutrientes e nível proteico (50%), são ricas em vitaminas do complexo B, como B1, B2 e ácido fólico; possuem todos os aminoácidos essenciais, como leucina, lisina e alanina; e muitos minerais, entre eles potássio, cálcio, fósforo, magnésio e zinco.

O benefício a crianças e adolescentes seria em relação ao levedo de cerveja e não à bebida em si, explicou a endocrinologista.

“A levedura pode ser produzida propositalmente para ser utilizada como suplemento alimentar, mas também ser extraída após o processo de fermentação da cerveja”, disse a profissional.

Acreditava-se no passado, de acordo com Veinert, que a cerveja combatia a anemia por ser rica em ácido fólico, “que faz parte da formação dos glóbulos vermelhos”.

As cervejas pretas têm maior concentração desta vitamina, disse. A nutricionista Márcia Loureiro citou uma pesquisa feita pela Faculdade de Engenharia de Alimentos da Unicamp que descobriu que uma lata de cerveja tem cerca de 20% da quantidade de ácido fólico recomendado por dia para um adulto.

O tipo malzbier apresentou mais que o dobro da substância em relação ao pilsen e sem álcool, afirmou Márcia.

Foto: eubebosim.com / Reprodução
Cerveja x amamentação
As recomendações “medicinais” da cerveja não paravam por aí.

Uma das propagandas da Guinness, veiculada há menos de 100 anos, colocou um médico como protagonista recomendando o consumo da bebida.

A Antarctica lançou anúncio em que um bebê segurava uma garrafa de cerveja e a oferecia para a mãe.

Outro comercial, de uma marca desconhecida, mostrava uma mãe amamentando e como a cerveja a ajudava nessa etapa da vida. “A crença era de que a cerveja estimulava a produção de leite, pelo valor nutritivo e porque também relaxava a mãe, aumentando a produção do leite”, disse Veinert.

A ideia é um mito, segundo Márcia, o que aumenta a produção de leite é a ingestão de líquidos e a sucção regular da criança. Além disso, a nutricionista afirmou que o leite pode ser contaminado, pode afetar a fome, sono e desenvolvimento motor do bebê.

“Os níveis de álcool no sangue e no leite ficam alterados mais de uma hora e meia após o último drinque. Nas quatro horas seguintes que uma mãe toma um copo de vinho ou lata de cerveja, o bebê ingere 23% menos leite materno”, alertou Márcia.

No trabalho...
Se hoje em dia unir cerveja e trabalho pode gerar punições graves, houve um tempo em que a combinação era incentivada pelas próprias marcas.

Foto: eubebosim.com / Reprodução
Entre os anúncios antigos da Malzbier, da Brahma, um deles dizia “virar no trabalho, só mesmo com Malzbier”, como legenda de um trabalhador tomando um copo da bebida.

Outro ilustrava um empregado em seu intervalo comendo sanduíche e tomando a cerveja escura.

A marca também relacionou o consumo de cerveja a atividades profissionais em um anúncio que estampava o Palácio do Planalto como pano de fundo para uma taça de Brahma Chopp.

As bebidas alcoólicas, em geral, causam certo relaxamento, pois o álcool age como um depressor do sistema nervoso central, disse Veinert, no entanto, também podem afetar os reflexos, raciocínio, memória e desempenho no serviço, além de causarem dependência.

Segundo os entrevistados, as propagandas se aproveitavam da ausência de uma regulação mais rígida para vender “a qualquer custo” os produtos. “Hoje se tenta relacionar a cerveja com períodos de descontração, não é atrelada ao ambiente rotineiro e sempre há a orientação do consumo moderado”, considerou Veinert.

Existem leis para assegurar que as propagandas sejam criadas com foco no público adulto, comentou Márcia. Atualmente, o conhecimento corre com velocidade maior do que antigamente, principalmente por causa da internet, avaliou Lilian. Com isso, segundo a endocrinologista, informações não podem ser veiculadas sem a comprovação científica.

“Para dizerem que a cerveja faz bem à saúde hoje, devem ser apresentados uma série de resultados de pesquisas feitas por entidades respeitadas”, concluiu Lilian.
Terra