Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



segunda-feira, 15 de setembro de 2014

Anvisa suspende comercialização de antibiótico, antidepressivo e outros produtos

Está suspenso o lote 2946049 do antibiótico Norfloxacino 400 miligramas, de 14 comprimidos, válido até novembro de 2015
 
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) proibiu hoje (15) a distribuição, comercialização e o uso de lotes de dois medicamentos do Laboratório Teuto Brasileiro S.A.
 
Está suspenso o lote 2946049 do antibiótico Norfloxacino 400 miligramas (mg), em caixas com 14 comprimidos, válido até novembro de 2015. A embalagem continha blísteres de outro produto, o Cloridrato de Paroxetina 20 mg.

Também foi suspenso o lote 2444510 do medicamento genérico Cloridrato de Amitriptilina 25 mg, em comprimidos revestidos, válido até 1º de janeiro de 2016. O produto, usado para tratar depressão, apresentou bolsões de ar entre os comprimidos, o que compromete o isolamento do conteúdo da embalagem. As resoluções foram publicadas no Diário Oficial da União.

Segundo a Anvisa, este ano, foram suspensos nove lotes de medicamentos do Laboratório Teuto Brasileiro. A maior parte dos produtos foi retirada pela empresa, após reclamações feitas ao serviço de atendimento ao consumidor.

Apesar das ações voluntárias do laboratório, a Anvisa inspecionou a fábrica e interditou, no mês passado, as atividades relacionadas a acondicionamento de medicamentos. A empresa foi notificada a interromper a produção até a requalificação. Em 9 de setembro, a empresa comprovou a adequação da linha de produção e, desde então, está autorizada a retomar as atividades produtivas.

Na publicação desta segunda-feira, a Anvisa também suspendeu a fabricação, distribuição, divulgação, comercialização e uso, em todo o país, do produto Super Plus Mixtrato e de todos os medicamentos fabricados pela empresa Pronatus Produtos Naturais. O medicamento fitoterápico não é registrado na agência, e o fabricante também não tem autorização de funcionamento.

Também foi determinada a suspensão do lote 004560/13 do Protetor Capilar Silicone com Filtro Solar, bem como todos os lotes fabricados após 15 de abril de 2013, data em que a notificação foi cancelada. O produto é fabricado pela empresa Natu Charm Indústria e Comércio de Cosméticos.

O produto Limpem - Limpador Perfumado, produzido pela empresa Limpex Indústria e Comércio Ltda, foi suspenso por falta de registro. A notificação do produto foi cancelada em 26 de agosto de 2014.

Já o lote 2765 do produto Desinfetante Eucalipto, marca Batuta, está interditado por 90 dias por causa dos resultados insatisfatórios nos ensaios de determinação de pH (grau de acidez) e atividade bactericida para Staphylococcus aureus. O lote foi fabricado pela empresa Cera Ingleza Indústria e Comércio Ltda em 6 de abril de 2013 e vale até 6 de abril de 2015.

Agência Brasil

Nova droga bloqueia gene que conduz o crescimento de vários tipos de câncer

Latinstock: Célula de câncer: atingir a proteína pode ser um novo conceito na
criação de medicamentos
Testado em ratos, composto foi capaz de atingir o tecido e parar o desenvolvimento do tumor
 
Nova York - Quando está ativa, uma proteína chamada Ral pode conduzir o crescimento do tumor e a metástase em diversos tipos de câncer, como o de pâncreas, próstata, cólon e bexiga. Até agora medicamentos que bloqueiam esta atividade não estão disponíveis. Mas um estudo publicado neste domingo na revista “Nature” usa um novo approach para atingir a ativação dessa proteína: “Quando se pretende evitar a mordida de um crocodilo, um caminho é manter a boca dele fechada.
 
Tentamos uma nova maneira: colocamos um palito para segurar a boca dele aberta”, disse o pesquisador Dan Theodorescu, professor de Urologia e Farmacologia e diretor do Centro de Câncer da Universidade do Colorado. Ele conduziu uma equipe multidisciplinar das universidades do Colorado, Indiana, Virginia e Yale.
 
O estudo usou sofisticados modelos de computador para examinar a estrutura da proteína Ral em sua forma “inativa”, buscando especificamente por mudanças em sua estrutura quando a proteína ficava ativa. A Ral “inativa” tem uma cavidade que desaparece quando a proteína se torna ativa. E esta foi “a boca do crocodilo” que os pesquisadores tiveram que segurar.
 
O trabalho foi colocar 500 mil compostos nesta cavidade, o que resultou em 88 pequenas moléculas candidatas a inativar Ral. Os pesquisadores levaram as descobertas a células humanas cancerígenas para testar qual causaria maior redução na ativação da proteína Ral. Eles encontraram a molécula RBC8, a partir dela sintetizaram o composto que chamaram de BQU57 e testaram em ratos. Horas depois da primeira dose, BQU57 atingiu o tecido do tumor e parou seu crescimento.
 
— Precisamos otimizar esse composto e testar a toxicidade em diversas espécies de animais, além de determinar se a administração do medicamento será oral ou intravenosa antes de partir para os testes clínicos — disse Theodorescu. — Mas o conceito de atingir proteínas que colaboram com a ativação do câncer pode ser usada para descobrir proteínas que estão por trás de outras doenças — acredita.
 
O Globo

Cresce mercado negro de soro sanguíneo contra o ebola, diz OMS

Sylvain Cherkaoui/Cosmos/MSF
Doença já matou mais de 2.400 pessoas
Sangue ajudaria pacientes a melhorar estado clínico 
 
Um mercado negro para o tratamento contra o ebola derivado do sangue dos sobreviventes está crescendo nos países da África Ocidental que enfrenta o pior surto do vírus da história, de acordo com a OMS (Organização Mundial da Saúde).
 
De acordo com a agência Bloomberg, a agência de saúde das Nações Unidas vai trabalhar com os governos para acabar com o comércio ilícito de soro convalescente.
 
A diretora-geral da entidade, Margaret Chan, disse a jornalistas nesta sexta-feira (12), em Genebra, onde a organização está baseada, que existe o perigo de que tais soros poderiam conter outras infecções e não seriam administrados corretamente.
 
A OMS está incentivando o uso do soro obtido no tratamento atual dos pacientes e disse na última semana que a ação deve se tornar prioridade. O “remédio” à base de sangue dos curados já foi utilizado no tratamento de dois missionários americanos que contraíram o vírus e ambos foram curados.
 
De acordo com Phil Smith, diretor médico as unidade de isolamento biológico, todos estão esperando que a imunidade dos infectados aumentem nos próximos dias com o tratamento.
 
― Para sobreviver, você precisa produzir anticorpos suficientes para neutralizar o vírus. Esperamos que esse tratamento ajude os pacientes a aguentarem mais tempo, até que uma possível cura seja descoberta.
 
Segundo a OMS, mais de 300 profissionais da saúde já foram infectados com o vírus do ebola e quase metade deles já morreram.

R7

SUS oferece cirurgia para portadores do Mal de Parkinson melhorar coordenação motora

Pacientes podem realizar o procedimento no sistema há cerca de cinco anos
 
Há cerca de cinco anos pacientes do SUS (Sistema Único de Saúde), portadores do Mal de Parkinson atendidos no Hospital de Transplantes do Estado de São Paulo, contam com um tipo de procedimento minimamente invasivo, que recupera a coordenação motora a partir do momento em que é finalizada a cirurgia.
 
O hospital é referência na América Latina nesse tipo de tratamento e desde 2008 conseguiu zerar a fila de pacientes com indicação para o transplante. “Nós tínhamos uma quantidade grande de doentes e fomos operando e temos poucos aguardando. O tempo da cirurgia é o de seleção e preparo com os exames pré-operatórios”, disse o neurocirurgião, responsável pela Unidade de Cirurgia dos Transtornos do Movimento do Hospital Zerbini, José Osvaldo de Oliveira.
 
— Ao longo do tempo foram agregados vários conhecimentos. A equipe tem experiência de quase 30 anos nesse tipo de cirurgia. Atualmente temos feito menos lesão porque podemos fazer o implante do eletrodo.




A operação consiste no implante de um eletrodo no cérebro que controla os movimentos involuntários resultantes da doença, além de prolongar a vida do portador. O paciente fica acordado durante o procedimento, com anestesia local. Uma pequena incisão é feita no crânio por onde se acessa o cérebro com uma sonda de um milímetro.
 
O eletrodo é controlado por um marca-passo que fica abaixo da pele na região da clavícula. A cada quatro a seis anos é preciso trocar a bateria do equipamento gratuitamente no Hospital de Transplantes. Se fosse feito na rede particular o custo de todo o processo chegaria a R$ 150 mil.
 
De acordo com o neurocirurgião, o tratamento é indicado para 10% a 15% dos parkinsonianos. A avaliação é feita a partir de exames e questionários específicos. Entre as principais considerações estão idade, ausência de demência, mínimo de cinco anos com o diagnóstico da doença, nível de incômodos, entre outros itens.
 
— No início da doença esses pacientes obtêm melhora com tratamento conservador, ou seja, medicação e tratamento multiprofissional. A partir do quinto ano da doença eles começam a ter efeitos colaterais com a medicação ou redução dos efeitos benéficos desse remédio.
 
Segundo o neurocirurgião, entre os resultados da cirurgia estão a redução do medicamento, a obtenção de benefícios que a medicação não vinha proporcionando e uso dos remédios com menos efeitos colaterais.
 
— Temos casos que melhoraram e puderam tomar mais remédios e outros que não tomaram mais. Há ainda aqueles que reduziram os sinais.
 
Oliveira explicou que o Mal de Parkinson é uma doença degenerativa, que se desenvolve lentamente quando acontece uma deficiência de dopamina, que é um neurotransmissor responsável pelos movimentos voluntários do corpo. A doença não tem cura.
 
— O tratamento é sintomático, não é de cura. Melhora a qualidade de vida e os sintomas principais como os tremores, a rigidez muscular a falta ou lentidão do movimento, o equilíbrio de postura e o volume e ritmo da fala.
 
Além dos sintomas comuns à doença o procedimento melhora os sintomas causados pela medicação, como os movimentos involuntários causados pelo uso dessas substâncias.
 
R7

Vinho de boldo para melhorar a digestão

Folha de Boldo
O vinho de boldo é um excelente digestivo

Um cálice dele antes das refeições previne gases e torna a digestão mais leve. E esse efeito é graças ao boldo.

A fama do boldo é universal.

Trata-se de uma planta com grandes poderes, especialmente para melhorar o funcionamento do fígado e do estômago. O que faz o boldo ser tão bom para o aparelho digestivo?
 
Certamente é a presença da lactona, uma substância que ajuda a digerir gorduras.
 
O boldo também serve para para estimular o funcionamento do coração. E isso graças a uma substância encontrada nele, a vernonina, um glicosídeo cardiotônico.
 
O consumo de vinho de boldo é, portanto, muito benéfico - mas não pode haver exagero: basta um pequeno cálice antes de cada refeição!
 
A receita está logo abaixo.
 
Ingredientes
- 1 garrafa de vinho branco
 
- 3 colheres (sopa) de folhas de boldo picadas
 
Modo de preparo
- Lave as folhas de boldo.
 
- Pique-as e coloque dento da garrafa de vinho branco.
 
- Feche a garrafa (aperte bem a rolha) e deixe-a descansar por 5 dias.
 
- Após esse tempo, o vinho já poderá ser consumido.
 
Importante: alcoólatras e pessoas com problemas hepáticos graves não podem tomar o vinho de boldo.
 

Viajar pede cuidados com vacinas e doenças infecciosas

A pedido de um grande número de leitores, estou publicando novamente esta matéria
 
Confira o que carregar na mala e a importância do check-up médico!
 
Se preparar para uma viagem nem sempre é fácil: não basta só arrumar as malas e pronto. Dependendo do destino, vale ficar atento para a carteirinha de vacinação, medicamentos contínuos que você tome e as doenças vigentes no local. E no caso do Brasil, não é necessário nem mudar de país - se locomover para região norte ou mesmo alguns estados do centro-oeste já demandam alguns cuidados.

Pensando nisso, conversamos com especialistas em medicina do viajante e separamos as dicas mais importantes.
 
Confira:
 
Check-up médico
Antes de viajar, principalmente se você for passar semanas fora, é importante marcar uma consulta médica e certificar-se de que você não está com nenhuma doença ou sintoma que exige atenção. Além disso, o médico poderá orientar sobre a prevenção de doenças, a depender do local de destino. Existem os médicos de viagem, que atuam especificamente neste segmento. "Os riscos avaliados pelo médico de viagem incluem violência, acidentes, doenças da altitude, doenças de mergulho, malária, dengue, diarreia, doenças de pele e outras ameaças que podem variam conforme o estado ou país visitado", diz a infectologista Melissa Mascheretti, membro Departamento de Medicina de Viagem da Sociedade Brasileira de Infectologia. De acordo com ela, Ásia, África e América Latina são as regiões que oferecem maior risco. "Por isso é importante obter informações sobre o local de destino antes de viajar e consultar um profissional da saúde capaz de avaliar o risco de adoecer e propor medidas de prevenção", afirma. A realização do check-up é especialmente indicada para indivíduos portadores e doenças crônicas, uma vez que eles precisam mantê-las sob controle durante a estadia.                    
 
Vacinas
Existem vacinas recomendadas e vacinas obrigatórias, indicadas conforme as características do destino, do tipo de viagem e do viajante. "Independente da viagem, as vacinas que fazem parte do calendário nacional de imunização devem estar atualizadas: poliomielite, tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola) e pentavalente (difteria, tétano, coqueluche, Hib e hepatite B)", explica a infectologista Melissa.   Outras vacinas, como febre amarela, raiva, meningococo e influenza são indicadas em situações particulares após avaliação do risco de exposição do viajante.

A vacina contra a febre amarela é a mais conhecida pelos viajantes e é indicada para aqueles que se deslocam para países onde a doença ocorre - América Latina e África. "No Brasil, por exemplo, ela é recomendada para pessoas que se deslocam para as áreas de matas e rios das seguintes regiões: todos os Estados da região Norte e Centro-Oeste, parte da região Nordeste (Maranhão, sudoeste do Piauí, oeste e extremo sul da Bahia), região Sudeste (Estado de Minas Gerais, oeste de São Paulo e norte do Espirito Santo) e região Sul (oeste dos Estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul)", mostra a especialista. As pessoas que viajam para lugares que necessitam de vacina devem fazê-lo caso ainda não tenham se vacinado ou o fizeram a mais de 10 anos.
 
Obtenha a prescrição de medicamentos
"O viajante que faz uso continua de medicamento deve levar para a viagem a quantidade de remédio necessária e uma quantidade extra para eventuais imprevistos", alerta a infectologista Melissa. Junto dos medicamentos, o paciente também deve levar a receita médica, o relatório com o diagnóstico da doença e a justificativa do uso do medicamento. "Caso o destino seja fora do país, recomenda-se que sejam feitos em língua inglesa."
 
Faça uma pesquisa sobre o destino
O infectologista Jean Gorinchteyn, do Instituto de Infectologia Emílio Ribas, afirma que é importante verificar quais são as características do país ou estado que você vai visitar, para tomar as devidas precauções. Lugares mais quentes e com alta incidência de mosquitos, por exemplo, pedem cuidados com protetor solar e repelente contra insetos. Já os locais muito frios podem demandar uma busca por casacos grossos ou botas. Além das vacinas que você deverá tomar, é importante saber das doenças mais comuns daquele lugar, fora os hábitos culinários, transporte e etc. Fique atento também aos produtos que você poderá comprar durante a viagem e aqueles que valem a pena deixar na mala. Tudo isso deixará você mais preparado para a viagem e pronto para encarar qualquer problema.
 
Viajar na vigência de doença infecciosa
Caso esteja doente antes de viajar, procure um médico. "Só ele poderá avaliar o risco da viagem para o viajante", afirma a infectologista Melissa. De acordo com a especialista, o médico avaliará o risco individual, ou seja, se a doença pode se agravar durante a viagem pondo em risco a vida do viajante. "Avaliará também o risco de outras pessoas contraírem a doença no caso das transmissíveis, como sarampo, catapora, influenza entre outras." Além disso, você poderá precisar da prescrição de medicamentos, ou se informar sobre aqueles que poderão ser comprados no local de destino, caso você precise.
 
E se eu adoecer durante a viagem?
Ao apresentar sintomas de doença, o viajante deve procurar o serviço de saúde mais próximo. Caso você esteja no Brasil, procure uma unidade do Sistema Único de Saúde (SUS), pois estas atendem o país inteiro. Procure também se informar sobre seu plano de saúde e quais estados ele atende. Se você viajou para outro país, pesquise com antecedência os hospitais próximos a sua hospedagem que atendem estrangeiros e também verifique se seu plano de saúde é aceito naquele local. Caso você queira mais informações sobre saúde do viajante no exterior, acesse: www.istm.org.
 
Chegando em casa, fique atento aos sintomas
Os viajantes podem adoecer durante a viagem ou no retorno ao seu local de origem. "As doenças infecciosas são as mais frequentes e deve-se estar atendo aos sinais e sintomas com febre, diarreia, tosse, lesões na pele, entre outros", explica a infectologista Melissa. Se o destino for regiões de transmissão de doenças tropicais, especialmente dengue e malária, é importante informar o profissional de saúde que você viajou para esses locais. Existem também os serviços especializados em atenção à saúde do viajante no Brasil.
 
Minha Vida

Aplicativos: CID-10 WP

5 de 5Este aplicativo permite a consulta de todas as categorias da Classificação Estatística Internacional de Doenças e Problemas Relacionados à Saúde (CID-10) da OMS

A pesquisa pode ser feita pelo código CID ou por parte da descrição da doença.

O aplicativo não necessita de conexão com a internet.
 
Gratuito
 
Ao instalar, você concorda com Termos de uso e outros termos
instalar                
 
Distribuidor
Bruno Gimenes                
 
Tamanho do download
< 1 MB            
 
Última atualização
15/08/2014            
 
Versão
1.0.0.0                            
 
Funciona com
- Windows Phone 8.1
 
- Windows Phone 8
 
Aplicativos necessários
  • identidade do telefone
  • biblioteca de música
  • reprodução de mídia
  • serviços de dados
  • sensor direcional e de movimento
  • componente do navegador
  • HD720P (720x1280)
  • WVGA (480x800)
  • WXGA (768x1280)
 
Idiomas suportados (1)
Português (Brasil)
 

Concurso Prefeitura de Porangaba - SP

A Prefeitura de Porangaba, no estado de São Paulo, anuncia a abertura do concurso público nº 01/2014, regido pelos editais de nºs 03 e 04/2014. O certame visa o provimento de 43 vagas, destinadas a candidatos de todos os níveis de escolaridade. Os vencimentos podem chegar até R$ 1.950,00, por jornadas de 20 a 44 horas semanais.
 
A organização, aplicação e a correção do concurso público ficarão sob a responsabilidades da Empresa CSC – Assessoria Consultoria e Gestão Ltda.
 
Conforme edital n° 03/2014, são oferecidas 33 vagas para os cargos de assistente social, enfermeiro I, farmacêutico, fisioterapeuta, fonoaudiólogo, nutricionista, psicólogo, professor, agente administrativo, agente de projetos sociais, auxiliar administrativo, auxiliar de desenvolvimento infantil, inspetor de alunos, técnico em enfermagem, técnico em Radiologia I, auxiliar de serviços – braçal, auxiliar de serviços - faxineiro e vigia.
 
Já o edital de n° 04/2014 dispõe de 10 vagas para as funções de mecânico, borracheiro e motorista.
 
O interessado deverá fazer sua inscrição até 29 de setembro de 2014, no site www.cscconsultoria.com.br, pagando a taxa de inscrição no valor de R$ 25,00 ou R$ 30,00 se for concorrer aos cargos de nível fundamental; R$ 40,00 para os candidatos de nível médio; ou de R$ 50,00 para os de nível superior.
 
A prova objetiva está prevista para 19 de outubro de 2014, no município de Porangaba/SP. A informação referente ao local e horário das provas será disponibilizada nos sites www.cscconsultoria.com.br, www.porangaba.sp.gov.br e no saguão da Prefeitura, no dia 09 de outubro de 2014, através do edital de homologação das inscrições e convocação para prova.
 
A prova prática será realizada provavelmente no dia 16 de novembro de 2014.
 
O gabarito da prova objetiva será publicado nos sites www.cscconsultoria.com.br, www.porangaba.sp.go
v.br e no saguão da Prefeitura de Porangaba, no dia 20 de outubro de 2014, após as 14h e o gabarito Pós-Recurso será comunicado em 24 de outubro de 2014, após as 14h.
 
A validade do concurso público será de dois anos, podendo haver prorrogação por igual período.

Vagas Agente Comunitário de Saúde na Prefeitura de Porangaba - SP

A Prefeitura de Porangaba, em São Paulo, lançou edital nº 05/2014 para realização de processo seletivo nº02/2014. O certame prevê a contratação de 02 Agentes Comunitários de Saúde – ACS, para atuação junto ao Programa Estratégia de Saúde da Família (ESF). A remuneração é de R$ 912,32, em regime de 44 horas semanais.
 
Para participar, é preciso ter o ensino fundamental completo e residir na área da comunidade em que irá atuar. A organização, aplicação e a correção do Concurso Público serão de responsabilidades da Empresa CSC – Assessoria Consultoria e Gestão Ltda.
 
O candidato deverá fazer sua inscrição até 29 de setembro de 2014, no site www.cscconsultoria.com.br e pagar taxa de inscrição no valor de R$ R$ 30,00.
 
A prova objetiva está prevista para 19 de outubro de 2014, no município de Porangaba / SP. Os candidatos inscritos tomarão conhecimento sobre o local e horário de realização do exame no dia 09 de outubro de 2014, através do edital de homologação das inscrições e convocação para prova, a ser disponibilizado nos sites www.cscconsultoria.com.br, www.porangaba.sp.gov.br e no saguão da Prefeitura Municipal.
 
O gabarito da prova objetiva será publicado nos endereços eletrônicos acima citados e também no saguão da Prefeitura, no dia 20 de outubro de 2014, após as 14h e o gabarito Pós-Recurso será publicado em 24 de outubro de 2014, após as 14h
 
A validade do Processo Seletivo Público é por prazo indeterminado.

FunC - SC realiza processo seletivo

Foi divulgado o edital n° 046/2014 de processo seletivo da Fundação Universidade do Contestado (FUnC), no estado de Santa Catarina. O certame oferece 32 vagas em no cargo de Técnico Administrativo, que podem ser assumidos por profissionais de diferentes áreas de atuação e grau de escolaridade. Os contratados serão lotados nas unidades de Concórdia, Curitibanos, Porto União, Canoinhas/Marcílio Dias, Rio Negrinho e Mafra.

Os salários oferecidos variam entre R$ 960,00 e R$ 1.409,35, por jornada de trabalho de 30 ou 42 horas semanais.

Os candidatos poderão concorrer a cargos de auxiliar administrativo, auxiliar de serviços gerais, auxiliar de apoio áudio visual assistente de manutenção, assistente de marketing, assistente de informática, auxiliar de laboratório, locutor, motorista, assistente de coordenação e assistente de secretaria. Do total de vagas previstas, 5% serão reservadas aos candidatos portadores de deficiência.

A inscrição será realizada até 10 de outubro de 2014, nos endereços divulgados no edital. O valor da inscrição está fixado em R$ 20,00.

O certame constará de provas objetivas, aplicadas a todos os cargos, além de prova de títulos para os cargos de nível superior. A prova escrita ocorrerá provavelmente no dia 15 de outubro de 2014, às 13h30, nos campus de Concórdia, Curitibanos, Porto União, Canoinhas/Marcílio Dias, Rio Negrinho e Mafra. O gabarito preliminar sairá até as 22 horas de 16 de outubro de 2014.

O processo seletivo terá validade de 12 meses, a contar da publicação do resultado final.

Concurso Petrobras - Edital e inscrição

A PETROBRAS - empresa Petróleo Brasileiro S.A., divulgou o edital nº 1/2014 para abertura de um grande concurso público, no qual são ofertadas 8.088 vagas, entre imediatas e formação de cadastro reserva, para cargos permanentes do seu quadro de pessoal. Os salários podem chegar a pouco mais de R$ 8 mil. 
 
Cargos
Técnico Ambiental Júnior, Técnico de Administração/Controle Júnior, Técnico de Comercialização/Logística Júnior, Técnico de Enfermagem do Trabalho Júnior, Técnico de Estabilidade Júnior, Técnico de Exploração de Petróleo Júnior (Geodésia, Geologia e Informática), Técnico de Informática Júnior, Técnico de Inspeção de Equipamentos/Instalações Júnior, Técnico de Logística de Transporte Júnior (Controle e Operação), Técnico de Manutenção Júnior (Caldeiraria, Elétrica, Instrumentação e Mecânica), Técnico de Operação Júnior, Técnico de Perfuração/Poços Júnior, Técnico de Projetos, Construção/Montagem Júnior (Edificações, Elétrica, Eletrônica, Estruturas Navais, Instrumentação e Mecânica), Técnico de Segurança Júnior, Técnico de Suprimento de Bens e Serviços Júnior (Administração, Elétrica e Mecânica), Técnico Químico de Petróleo Júnior, Administrador Júnior, Analista de Comercialização e Logística Júnior - Transporte Marítimo, Contador Júnior, Enfermeiro do Trabalho Júnior, Engenheiro Civil Júnior, Engenheiro de Equipamentos Júnior (Elétrica, Eletrônica, Inspeção e Mecânica), Engenheiro de Petróleo Júnior, Engenheiro de Processamento Júnior, Engenheiro de Produção Júnior, Engenheiro de Segurança Júnior, Geofísico Júnior - Geologia, Médico do Trabalho Júnior e Profissional de Comunicação Social Júnior - Relações Públicas.

Inscrição Concurso Petrobras

A inscrição deverá ser efetuada no período de 25 de setembro a 20 de outubro de 2014, no site da organizadora, Fundação Cesgranrio (www.cesgranrio.org.br).
 
O recolhimento do valor de inscrição será de R$ 40,00, para os cargos de nível médio; e de R$ 58,00, para os cargos de nível superior.
 
Provas
O concurso será composto de provas objetivas (para todos os cargos) e de exame de capacitação física somente para o cargo de Técnico de Perfuração e Poços Júnior.

QUADRO DE POLOS DE TRABALHO, LOCALIDADES E CIDADES DE PROVAS
POLO DE TRABALHO
LOCALIDADES
CIDADE DE PROVAS
BELO HORIZONTEBelo Horizonte/MG, Betim/MG ou Ibirité/MGBelo Horizonte/MG
CURITIBAAraucária/PR ou Curitiba/PR
Curitiba/PR
ESTADO DA PARAÍBACabedelo/PBJoão Pessoa/PB
ESTADO DE ALAGOASMaceió/AL, Pilar/AL ou São Miguel dos Campos/AL
Maceió/AL
ESTADO DE PERNAMBUCOIpojuca/PE ou Recife/PE
Recife/PE
ESTADO DE SANTA CATARINAFlorianópolis/SC, Itajaí/SC ou São Francisco do Sul/SCFlorianópolis/SC
ESTADO DE SERGIPEAracaju/SE, Carmópolis/SE, Japaratuba/SE ou Laranjeiras/SE
Aracaju/SE
ESTADO DO AMAZONASCoari/AM ou Manaus/AMManaus/AM
ESTADO DO CEARÁAracati/CE, Caucaia/CE, Fortaleza/CE ou Paracuru/CEFortaleza/CE
ESTADO DO PARÁBelém/PA
Belém/PA
ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTEAçu/RN, Alto do Rodrigues/RN, Guamaré/RN, Mossoró/RN ou Natal/RN
Natal/RN
ESTADO DO RIO GRANDE DO SULCanoas/RS, Osório/RS, Porto Alegre/RS ou Rio Grande/RSPorto Alegre/RS
MACAÉMacaé/RJMacaé/RJ ou Rio de Janeiro/RJ
MAUÁMauá/SP
Mauá/SP
NACIONAL(A)
(B)
PAULÍNIACampinas/SP ou Paulínia/SPCampinas/SP
RIO DE JANEIROAngra dos Reis/RJ, Duque de Caxias/RJ, Itaboraí/RJ, Rio de Janeiro/RJ ou Seropédica/RJRio de Janeiro/RJ
SALVADORAlagoinhas/BA, Araçás/BA, Camaçari/BA, Candeias/BA, Catu/BA, Entre Rios/BA, Maragogipe/BA, Salvador/BA, São Francisco do Conde/BA ou São Sebastião do Passé/BASalvador/BA
SANTOSBertioga/SP, Cubatão/SP, Guarujá/SP, Itanhaém/SP ou Santos/SP
Santos/SP
SÃO JOSÉ DOS CAMPOSCaraguatatuba/SP, Guararema/SP, São José dos Campos/SP ou São Sebastião/SPSão José dos Campos/SP
SÃO MATEUSLinhares/ES ou São Mateus/ESSão Mateus/ES
SÃO MATEUS DO SULSão Mateus do Sul/PRSão Mateus do Sul/PR
SÃO PAULOBarueri/SP, Guarulhos/SP, São Caetano do Sul/SP ou São Paulo/SPSão Paulo/SP
VITÓRIAAnchieta/ES ou Vitória/ES
Vitória/ES

Observações:
(A) Quando o polo de trabalho for NACIONAL, as localidades corresponderão a qualquer cidade onde a PETROBRAS possua instalações.

(B) A cidade na qual o(a) candidato(a) prestará as provas está vinculada à opção de cargo/polo de trabalho/localidades, excet o quando o polo de trabalho for NACIONAL. Nessa hipótese, o(a) candidato(a) realizará as provas numa das cidades listadas no subitem 1.3.1 do Edital, conforme opção no ato da inscrição.

Gabaritos
Os gabaritos das provas objetivas serão divulgados no primeiro dia útil seguinte ao de realização das provas, na página da Fundação Cesgranrio.

Validade
O prazo de validade do processo seletivo será de seis meses, a contar da data de publicação do edital de homologação dos resultados finais, podendo vir a ser prorrogado, uma única vez, por igual período, a critério da Petrobras.

CRONOGRAMA PREVISTO

EVENTOS BÁSICOSDATAS
Inscrições.25/09 a 20/10/2014
 
Solicitação de inscrição com isenção do valor da mesma.25/09 a 02/10/2014
 
Resultado preliminar dos pedidos de isenção do valor de inscrição.13/10/2014
Prazo para recurso dos(as) candidatos(as) que tiveram a solicitação de isenção do valor de inscrição indeferida.13 e 14/10/2014
 
Divulgação da relação de candidatos(as) que tiveram a solicitação de isenção do valor de inscrição deferida, após contestação.
 
17/10/2014
Obtenção impressa do Cartão de Confirmação de Inscrição no endereço eletrônico (www.cesgranrio.org.br).
 
03/12/2014
Atendimento aos(às) candidatos(as) com dúvidas sobre os locais das provas, vagas reservadas ou tratamento diferenciado para realização das provas.
 
04 e 05/12/2014
Aplicação das provas objetivas para todos os cargos.
 
07/12/2014
Divulgação dos gabaritos das provas objetivas.
 
08/12/2014
Interposição de eventuais recursos quanto às questões formuladas e/ou aos gabaritos divulgados.
 
08 e 09/12/2014
Prazo para acerto cadastral (nome, identidade, data de nascimento e endereço), se necessário, no endereço eletrônico da FUNDAÇÃO CESGRANRIO (www.cesgranrio.org.br).
 
08 a 10/12/2014
Prazo para atualização de endereço, se necessário, na página da FUNDAÇÃO CESGRANRIO (www.cesgranrio.org.br), para todos os cargos, com exceção do cargo Técnico(a) de Perfuração e Poços Júnior.
 
12 a 14/01/2015
Divulgação e homologação dos resultados finais das provas objetivas para todos os cargos, com exceção do cargo Técnico(a) de Perfuração e Poços Júnior e convocação para o Exame de Capacitação Física para o cargo de Técnico(a) de Perfuração e Poços Júnior.
 
20/01/2015
Exame de Capacitação Física apenas para o cargo de Técnico(a) de Perfuração e Poços Júnior.
 
24 e 25/01/2015
Divulgação dos resultados do Exame de Capacitação Física apenas para o cargo de Técnico(a) de Perfuração e Poços Júnior.
 
03/02/2015
Interposição de eventuais pedidos de revisão do Exame de Capacitação Física apenas para o cargo de Técnico(a) de Perfuração e Poços Júnior.
 
03 e 04/02/2015
Prazo para atualização de endereço, se necessário, na página da FUNDAÇÃO CESGRANRIO (www.cesgranrio.org.br) apenas para o cargo de Técnico(a) de Perfuração e Poços Júnior.
 
04 a 06/02/2015
Divulgação e homologação dos resultados finais apenas para o cargo de Técnico(a) de Perfuração e Poços Júnior.
 
12/02/2015
*O cumprimento da data e das cidades de provas previstas dependerá da disponibilidade de locais adequados à realização das provas.

Edital / Publicações

Concurso Prefeitura de Linha Nova - RS

A Prefeitura de Linha Nova, no estado do Rio Grande do Sul, divulgou o edital de concurso público nº 024/2014, no qual prevê a ocupação de duas vagas nas funções de agente administrativo e médico ginecologista/obstetra. O certame fica sob responsabilidade da UNA Gestão e Assessoria LTDA.
 
Os candidatos contratados farão jus as remunerações que vão de R$ 2.324,97 a R$ 3.099,96, por jornadas de 15 e 40 horas semanais de acordo com o cargo pretendido.
 
As inscrições poderão ser feitas no período de 15 a 29 de setembro de 2014, através do site www.unars.com.br. O valor da taxa de inscrição para ambos os cargos é de R$ 29,40.
 
A prova objetiva está prevista para ser aplicada no dia 8 de novembro de 2014, a partir das 8h30min, na Escola Municipal de Ensino Fundamental de Tempo Integral 20 de Março, à Rua Henrique Spier, 2600 – Linha Nova-RS.
 
O gabarito preliminar está previsto para ser divulgado no dia 10 de novembro de 2014, a partir das 15h no painel de publicações da Prefeitura e no site www.unars.com.br.
 
O concurso será válido por dois anos, a contar da data de homologação do resultado final, prazo este que poderá ser prorrogado uma vez, por igual período.

Prefeitura de Sigefredo Pacheco - PI abre processo seletivo

A Prefeitura de Sigefredo Pacheco, no estado do Piauí, por meio do Instituto Machado de Assis, lançou edital de processo seletivo nº 002/2014, visando o provimento de 15 vagas de trabalho. O salário que será pago aos contratados varia de R$ 724,00 a R$ 1.500,00, conforme o cargo exercido e jornada de trabalho desempenhada, que pode ser de 30 ou 40 horas semanais.
 
As oportunidades são para candidatos que tenham formação em cursos técnico ou superior nas seguintes áreas: serviço social, odontologia, enfermagem, fisioterapia, medicina (para atuar em PSF), nutrição, psicologia e técnico em higiene bucal.

As inscrições seguem abertas até 30 de setembro de 2014, pelo site da organizadora, no www.institutomachadodeassis.com.br. As taxas de inscrição são nos valores de R$ 30,00 ou R$ 50,00, a depender do cargo escolhido.
 
A prova objetiva terá a duração de três horas e estão previstas para 19 de outubro de 2014, no horário, das 9h aà 12h. Os gabaritos preliminares referentes às provas objetivas serão divulgados em até 48h após a realização das provas no site www.institutomachadodeassis.com.br.

O certame terá validade de um ano, a contar da data de publicação de sua homologação, podendo ser prorrogado por igual período, a critério da Administração Pública Municipal de Sigefredo Pacheco - PI.

Prefeitura de Novo Horizonte do Norte - MT abre processo seletivo

A Prefeitura de Novo Horizonte do Norte, no estado de Mato Grosso, divulgou edital de processo seletivo nº 002/2014, com a finalidade de contratar 01 vaga para o cargo de Cirurgião Dentista, por salário de até R$ 2.456,52, em jornada de trabalho de 40 horas por semana.
 
Inscrição
As inscrições serão realizadas pessoalmente ou por procuração, no período de 15 a 22 de setembro de 2014, das 7h às 13h, na Secretaria Municipal de Administração, situada à Rua Augusto de Souza, nº 171, Centro, Novo Horizonte do Norte-MT. Não haverá taxa de inscrição.
 
No ato da inscrição será exigida a apresentação dos seguintes documentos:
  • Cédula de Identidade – RG;
  • Cadastro de Pessoa Física – CPF;
  • Certificado de Escolaridade de Graduação e Titulação.
Prova
O processo seletivo consistirá de prova objetiva e títulos.
 
As provas serão realizadas na Escola Municipal Ulisses Guimarães, Avenida Kara José nº 395 – Centro, Novo Horizonte do Norte-MT, provavelmente em 28 de setembro de 2014, no horário das 08h às 12h.
 
O resultado preliminar será divulgado a partir do dia 02 de outubro de 2014.
 
O processo seletivo será válido de 1 ano, podendo ser prorrogado por igual período, de acordo com a necessidade da Administração.
 
O edital está disponível no Jornal Oficial Eletrônico dos Municípios do Estado de Mato Grosso, edição de 12 de setembro de 2014.

Concurso Prefeitura de Derrubadas - RS

A Prefeitura de Derrubadas, no estado do Rio Grande do Sul, publicou o edital de concurso público nº 001/2014, cujo objetivo é preencher 05 vagas de níveis médio, técnico e superior. A remuneração prevista para os candidatos contratados vai de R$ 1.583,45 a R$ 3.723,44, em jornadas de 20 ou 40 horas semanal.
 
As vagas previstas são para os cargos de contador, engenheiro civil, fiscal ambiental, fiscal tributário e psicólogo.
 
As inscrições serão aceitas de 15 de setembro até 05 de outubro de 2014, através do site: www.unijui.edu.br/asc/concursos-publicos.
 
O valor da taxa de inscrição é de R$ 80,00 para nível médio/técnico e de R$ 100,00 para nível superior.
 
A prova escrita está prevista para ser aplicada em 26 de outubro de 2014, em local e horário a serem divulgados antecipadamente.
 
O gabarito preliminar está previsto para ser divulgado no dia seguinte ao da aplicação da prova.
 
Os candidatos aos cargos de nível superior, que forem aprovados na prova escrita, serão submetidos à prova de títulos, os quais estão previstos para serem entregues no período de 24 a 26 de novembro de 2014.
 
O certame fica sob a responsabilidade da FIDENE - Fundação de Integração, Desenvolvimento e Educação do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul.
 
O concurso terá validade de dois anos, contados da data de sua homologação, podendo ser prorrogado, uma vez por igual período.

Prefeitura de Ipueira - RN lança edital de processo seletivo

No estado do Rio Grande do Norte, a Prefeitura de Ipueira, lançou no Diário Oficial dos Municípios do Estado do Rio Grande do Norte (12 de setembro de 2014), o edital de processo seletivo nº. 001/2014, destinado à contratação de pessoal por tempo determinado para atender as demandas do município.
 
Cargos: (01) Psicólogo, (03) Orientador Social, (04) Oficineiro Diverso, (01) Psicólogo, (01) Assistente Social e (01) Coordenador.
 
A inscrição será realizada na sede da Prefeitura Municipal, localizada na Av. Fundador Francisco Quinino, 148, Centro, Ipueira/RN, no período de 15 a 19 de setembro de 2014, das 07h às 13h.

Concurso Prefeitura de Horizontina - RS

A Prefeitura de Horizontina, no Rio Grande do Sul, lançou o edital nº 001/2014 retificado de concurso público, destinado ao provimento de 21 vagas para contratações imediatas, mais formação de cadastro de reserva, para candidatos de todos os níveis de ensino.
 
As oportunidades são para os cargos de educador físico, enfermeiro, engenheiro agrônomo, engenheiro civil, fonoaudiólogo, médico, monitor de dança, professores (educação infantil, educação física, língua portuguesa e artes), topógrafo, agente administrativo, almoxarife, auxiliar de saúde bucal, fiscal de obras, fiscal ambiental, fiscal sanitário, tradutor e intérprete de libras, visitador do PIM, eletricista, instalador, motorista, operador de máquinas, pedreiro e servente.
 
A remuneração oferecida é de R$ 775,92 a R$ 5.609,04, por jornadas de 20, 40 ou 44 horas semanais.
O certame é executado pela Fundação de Integração, Desenvolvimento e Educação do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (FIDENE).
 
As inscrições terão início no dia 15 de setembro de 2014, via endereço eletrônico da FIDENE http://www.unijui.edu.br/asc/concursos-publicos e da Prefeitura http://www.horizontina.rs.gov.br/ com término em 12 de outubro de 2014. A taxa de inscrição é R$ 40,00 para nível fundamental, R$ 60,00 para nível médio e R$ 90,00 para nível superior.
 
Interessados que não possuam acesso à internet, poderão se inscrever no Telecentro de Informática do Prédio da Biblioteca Pública Municipal, situada à Rua Dahne de Abreu nº 572, das 7h30 às 17h30 em dias úteis.
 
O concurso abrange prova objetiva, análise de títulos e prova prática. A prova objetiva será aplicada a todos os candidatos.
 
De acordo com o cronograma do edital, a realização da prova objetiva está programada para a data provável de 16 de novembro de 2014 e a divulgação do gabarito preliminar para o dia seguinte. A publicação do edital de classificação final ocorrerá no dia 23 de janeiro de 2015 e a homologação do concurso será no dia 30 de janeiro de 2015.
 
Todas as etapas do concurso público serão disponibilizadas nos sites da FIDENE e da Prefeitura.
 
A validade do certame é de dois anos, contados da data de sua homologação, prorrogável uma vez, por igual período.

Prefeitura de Teixeirópolis - RO abre vagas em processo seletivo

Para atender as necessidades da administração local, a Prefeitura de Teixeirópolis, no estado de Rondônia, divulgou o edital nº 02/2014 de processo seletivo, tendo como objetivo a contratação temporária de três profissionais, sendo um para contratação imediata (nível superior) e dois para formação de cadastro reserva (níveis fundamental). A depender da função, o contratado poderá receber salário de até R$ 1.697,00 mensal para desempenhar uma jornada de trabalho de 40 horas por semana.
 
Cargos: Professor letras/Inglês e Agente Comunitário de Saúde.
 
As inscrições serão recebidas exclusivamente no Protocolo, junto à sede da Prefeitura de Teixeirópolis, situada à Av. Afonso Pena, n° 2280, Centro, no período compreendido entre os dias 15 e 16 de setembro de 2014, nos horários das 8h às 13h.
 
Documentação necessária para inscrição:
  • Formulário de Inscrição devidamente preenchido;
  • Apresentar cópia legível (frente e verso);
  • Apresentar cópia legível do CPF ou do Protocolo do mesmo;
  • Prova de quitação das obrigações militares e eleitorais;
  • Apresentar comprovante de escolaridade e formação;
  • Anexar o currículo à ficha de inscrição.
Os títulos deverão ser entregues em envelopes devidamente identificados e lacrados, no seguinte endereço: Av. Afonso Pena, n° 2280, Centro – Teixeirópolis/RO.
 
A validade do processo seletivo será de 12  meses, a contar da data da publicação da homologação de seu resultado final, podendo ser prorrogado uma vez, por igual período.
 
O Diário Oficial dos Municípios do Estado de Rondônia, edição de 12 de setembro de 2014.

Prefeitura de Monte Negro - RO lança edital de processo seletivo

Com oferta de 16 vagas em cargos de níveis médio e superior, a Prefeitura de Monte Negro, no estado de Rondônia, lançou edital nº 001/2014 para realização de processo seletivo.
 
A carga horária é de 20 ou 40 horas semanais, por salários que variam entre R$ 622,00 e R$ 5.000,00. Do total de vagas, 10% são reservadas a candidatos portadores de necessidades especiais.
 
Cargos
Médico (Clínico Geral e Anestesiologista), Técnico em Raio - X, Biomédico, Farmacêutico e Odontólogo.
 
Inscrição
As inscrições serão realizadas de forma gratuita, de 17 a 22 de setembro de 2014, pessoalmente na Coordenadoria de Recursos Humanos, da Prefeitura de Monte Negro, localizada à Praça Paulo Miotto, 2330, CEP: 76.888-000 – Monte Negro – RO, no horário das 07h30 às 13h30 e/ou por e-mail, desde que o candidato envie a via assinada e demais documentos solicitados. O correio eletrônico da Coordenadoria de Recursos Humanos é: rh@montenegro.ro.gov.br. O formulário de inscrição estará disponível no site www.montenegro.ro.gov.br.
 
Prova
A seleção será realizada por meio de análise de títulos.
 
Validade
O processo seletivo terá validade de seis meses, a contar da data da homologação do resultado final devidamente publicado, podendo ser prorrogado por igual período.
 
Edital divulgado no Diário Oficial dos Municípios do Estado de Rondônia, de 12 de setembro de 2014.

Concurso Prefeitura de Planalto - PR

A Prefeitura de Planalto, no estado do Paraná, abriu edital de concurso público n°001/2014, com a finalidade de preencher 74 vagas imediatas, mais cadastro de reserva, para profissionais de níveis fundamental, médio e superior. Os salários podem chegar a R$ 11.211,52 por carga horária de 20 ou 40 horas semanais.
 
Cargos
As vagas são para os empregos de Auxiliares Administrativo I, de Consultório Dentário, Eletricista, e de Serviços Gerais; Educador Infantil; Enfermeira; Engenheiro Ambiental; Fisioterapeuta; Fonoaudióloga; Gari, Médico-Veterinário, Motorista II, Nutricionista, Operador de Máquina, Orientador Educacional, Professor e Professores de Artes e Inglês; Servente; Servente III; Técnico Agrícola; Técnico Desportivo e Telefonista, além de credenciados Assistente Social; Auxiliares de Enfermagem, Engenharia e de Mecânico; Engenheiro Civil; Médico; Médico I; Procurador Jurídico e Professor de Educação Física.
 
Inscrições
Será admitida a inscrição somente via internet, no endereço eletrônico www.saber.srv.br, solicitada no período de 08 horas de 13 de setembro até 06 de outubro de 2014.
 
Aos interessados que não possuem acesso a internet, serão disponibilizados terminais com internet e assistência no período de 13 de setembro a 06 de outubro de 2014, em dias úteis, de segunda a sexta-feira, das 09 às 11h30 e das 14 às 17 horas, na Prefeitura Municipal de Planalto, portando documentos pessoais.
 
Taxas
Até o Ensino fundamental R$ 40,00;
Ensino médio R$ 60,00;
Ensino superior R$ 120,00.
 
Provas, Gabaritos e Validade
As provas objetivas serão aplicadas na data prevista de 19 de outubro de 2014, em locais e horários a serem divulgados futuramente. O gabarito será divulgado na data prevista de 19 de outubro de 2014, às 21 horas.

O concurso público terá validade por dois anos, a contar da data de publicação da homologação do resultado final, prorrogável uma vez, por igual período, a critério do Poder Executivo Municipal.

Prefeitura de Não-Me-Toque - RS realiza processo seletivo

A Prefeitura de Não-Me-Toque, no estado do Rio Grande do Sul, por meio da Administração Municipal abriu novo processo seletivo visando à eventual contratação de pessoal, no atendimento da necessidade temporária de excepcional interesse público, por prazo determinado para desempenhar funções junto aos órgãos e repartições municipais através do edital 053/14.

As chances são para profissionais de níveis fundamental e médio. Os salários variam de R$ 963,78, R$ 1.190,53 e R$ 1.351,51 de acordo com o cargo escolhido.

Além do vencimento o contratado fará jus às seguintes vantagens funcionais: horas extras na eventual extrapolação da carga horária diária e semanal, desde que previamente convocado pelo superior hierárquico; adicional noturno; gratificação natalina proporcional ao período trabalhado; férias proporcionais acrescidas de um terço, indenizadas ao final do contrato; inscrição no Regime Geral de Previdência; Auxílio-alimentação, nos termos da legislação vigente.

As vagas disponíveis são:
- Cuidador Residente, 24 horas;
- Técnico de Enfermagem, 40 horas;
- Técnico em Saúde Bucal, 40 horas.

As inscrições serão recebidas no Setor de Recursos Humanos, junto à Prefeitura Municipal, até o dia 17 de setembro de 2014, das 8:30 às 11:30 horas e das 13:30 às 17:00 horas. Não será cobrada taxa de inscrição.

A Análise dos currículos e classificação será no período de 29 de setembro a 01 de outubro de 2014. O resultado preliminar sairá na data prevista de 02 de outubro de 2014.

O prazo de validade do certame será de 02 anos, prorrogável, uma única vez, por igual período.

Concurso Prefeitura de Guapirama - PR

A Prefeitura de Guapirama, no estado do Paraná, publicou o edital de concurso público nº 001/2014, com o objetivo de preencher 08 vagas de níveis fundamental e superior, por remunerações previstas no valor de R$ 1.577,19 a R$ 6.978,75, por carga horária semanal de 20 ou 40 horas.
 
As vagas previstas são para as funções de advogado, arquiteto, fonoaudiólogo, médico, nutricionista, psicólogo e operador de máquinas rodoviária e agrícola.
 
Os interessados podem realizar suas inscrições no período de 15 de setembro a 06 de outubro de 2014, através do site www.prosperity1.com.br.
 
A taxa de inscrição para nível superior é de R$ 100,00 e nível fundamental é de R$ 40,00.
 
O candidato que tiver alguma dificuldade para efetuar a inscrição, poderá procurar suporte na Prefeitura do Município de Guapirama, Estado do Paraná, situado a Rua 2 de março, 460, Centro, no setor de Recursos Humanos.
 
A prova objetiva provavelmente será aplicada no dia 26 de outubro de 2014, às 14h, em local a ser informado.
 
O gabarito provisório está previsto para ser divulgado no dia 27 de outubro de 2014.
 
Os candidatos ao cargo de Operador de Máquinas Rodoviária e Agrícola serão submetidos à prova prática, em data, horário e local a serem divulgados nos sites www.prosperity1.com.br e www.guapirama.pr.gov.br.
 
O certame terá validade pelo período de dois anos, a contar da data de homologação do resultado final do Concurso Público, podendo ser prorrogado por igual período.

Prefeitura de Aracruz - ES publica edital de concurso público

No Estado do Espírito Santo, a Prefeitura de Aracruz publicou edital nº. 001/2014  de concurso público, para provimento de cargos do quadro de servidores do município. Sob coordenação técnica da Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt – Funcab, o certame pretende recompor parte do quadro efetivo de servidores, ofertando 163 vagas para níveis fundamental, médio e superior, por  salários de até R$ 1.873,53. A jornada de trabalho pode ser 20 ou 40h semanais.
 
As chances são para os cargos de Auxiliar de Controle Animal, Auxiliar de Saúde Bucal, Agente Administrativo (Saúde), Agente Administrativo de Saúde, Almoxarife, Auxiliar de Biblioteca, Cuidador, Fiscal (Obras, Rendas, Transportes, Vigilância Sanitária e Meio Ambiente), Guarda Florestal, Oficial de Controle Animal, Técnico (Agropecuário, Informática, Enfermagem, Imobilização, Saúde Bucal e Edificações), Tecnólogo em Agricultura, Administrador, Arquiteto/Urbanista, Biólogo, Contador, Cirurgião Dentista (Auditor, Buco-Maxilofacial, Endodontista, Odontogeriatria, Odontopediatria e Pacientes com Necessidades Especiais), Controlador, Economista, Engenheiro (Civil, Agrônomo, Ambiental, Florestal, Químico e Sanitarista), Enfermeiro (Auditor e Trabalho), Farmacêutico, Farmacêutico Bioquímico, Fisioterapeuta, Fonoaudiólogo, Médico (Auditor, Autorizador/Regulador, Clínico Geral, Dermatologista, Trabalho, Endocrinologista, Epidemiologista, Geriatra, Ginecologista/Obstetra, Homeopata, Infectologista, Pediatra e Psiquiatra), Veterinário, Musicoterapeuta, Nutricionista, Professor (Artes, Educação Física, Anos Iniciais e Educação Especial – Deficiente Mental), Psicólogo e Turismólogo.
 
Interessados, deverão se inscrever de 15 de setembro até 19 de outubro de 2014, através do site www.funcab.org.
 
O valor da inscrição será:
R$ 45,00 (ensino fundamental);
R$ 54,00 (ensino médio/técnico);
R$ 78,00 (ensino superior).
 
O processo seletivo será realizado por meio de prova objetiva, prevista para 23 de novembro de 2014, em horário e local a serem comunicados em tempo oportuno,

O concurso público será válido por dois anos, a contar da data da publicação da homologação de seu resultado final, podendo ser prorrogado, uma vez, por igual período.

Bancos de leite brasileiros viram objeto de estudo de universidade americana

Reprodução
Profissionais de Michigan querem aprender com experiência brasileira, que reduziu mortalidade infantil com custos mais baixos
 
Descobrir como o Brasil tem sido bem sucedido com bancos de leite é o objetivo da pediatra americana Lisa Hammer, que junto com outros profissionais de saúde da Universidade de Michigan (UM) esteve no Instituto Nacional de Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente Fernandes Figueira (IFF/Fiocruz), entre os dias 25 e 29 de agosto. Este é um exemplo de inovação reversa, com parceiros internacionais da universidade, fornecendo modelos de sucesso que podem ser implantados no sistema de saúde da UM. O sistema de banco de leite humano brasileiro é o principal responsável por um declínio de 73% na mortalidade infantil nas últimas duas décadas.

Nos Estados Unidos, o sistema de banco de leite fica muito aquém da demanda e basicamente não é regulado. "Aqui o leite materno é vendido por U$ 4 por Oz (0.118 L). É uma barreira significativa e no Brasil essa barreira foi removida", explica Lisa Hammer, uma das profissionais que estiveram no Instituto.

Para a coordenadora de produto e qualidade da Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano do IFF, Danielle Aparecida da Silva, os EUA têm um modelo que não tem a responsabilidade da amamentação, não tem a prática da amamentação, a não ser o dia a dia, e este foi o grande diferencial. “Saber como grande parte da população amamenta, como manter os níveis elevados e como a amamentação ajudou a diminuir a mortalidade infantil foi o que atraiu a atenção da UM. Consequentemente, eles se interessaram em como trabalhamos o leite humano como um fluido funcional. Eles vieram em busca de como manipular o alimento”, explica.

O Brasil é conhecido internacionalmente pela sua rede bem organizada, com bom custo-benefício, regulamentação dos bancos e ampla aceitação social de práticas de aleitamento materno e doação de leite humano. “Os EUA chegaram até nós por meio do Prêmio Sasakawa de Saúde. Esta premiação veio justo pelo diferencial que temos. Não somos somente um banco de leite, onde a mãe o deposita e nós distribuímos. Também começamos a trabalhar a promoção e o incentivo ao aleitamento materno. Não vemos o leite humano como um medicamento. Conseguimos manter um padrão de qualidade de um alimento funcional e com isso trazemos a tecnologia de alimento e a adaptamos para manter características que não vão servir somente a um bebê, mas a diversas necessidades de vários bebês”, comenta Danielle.

O leite materno doado para um banco passa por um processo de seleção, classificação e pasteurização e é então distribuído aos bebês internados em unidades neonatais. “O alimento vai ajudar no sistema imunológico, no crescimento e desenvolvimento e auxilia também em aspectos probióticos. Ou seja, temos um cuidado maior com esse leite, pegamos todas as características dele para suprir as necessidades de cada bebê”, esclarece a coordenadora.

A rede brasileira também fornece educação e treinamento para os funcionários de bancos de leite, realiza pesquisas sobre a metodologia do leite doado e o controle de qualidade humana, divulga informações sobre bancos de leite e colabora com o governo nacional na concepção de políticas de saúde pública. A Universidade de Michigan foi a primeira faculdade de medicina americana interessada na colaboração com a rede de banco de leite brasileiro, e se uniu ao Brasil para saber mais sobre este sistema exclusivo e quem sabe implantá-lo nos EUA.

A delegação incluiu médicos, enfermeiros, nutricionistas, consultores de lactação e estudantes de saúde pública da UM. Eles trabalharam diretamente com os colaboradores para adquirir experiência prática e desenvolver projetos internacionais com foco em aleitamento materno, leite humano e nutrição infantil. Esta semana experimental deve começar a definir o cenário para uma parceria internacional, que potencialmente será que um exemplo de como a colaboração global pode melhorar a saúde infantil em todo o mundo.
 
Saúde Web

Hospital Espanhol, de Salvador, transfere últimos pacientes

Unidade de saúde com 250 leitos encerra atividades após mais de um ano de crise financeira. Governo baiano e credores estudam alternativa para reativação
 
Após cerca de 129 anos em funcionamento, e de atingir uma capacidade de 250 leitos (60 deles de terapia intensiva), o Hospital Espanhol, de Salvador (BA), espera pela transferência de seus últimos pacientes para finalmente encerrar suas atividades, após alguns anos de amarga crise financeira. Administrado pela Real Sociedade Espanhola de Beneficência, o Espanhol foi até pouco tempo uma das principais unidades de saúde da capital baiana.

Desde a metade de agosto deste ano, os médicos pararam as atividades devido ao descumprimento de acordos salariais, obrigando o hospital a transferir pacientes (inclusive do SUS, que foram “regulados”, ou seja, remanejados para outras unidades). Cerca de 90 pacientes que realizam hemodiálise no local também devem ser enviados para outras unidades.

Apesar disso, a entidade não está tecnicamente fechada, e o governador Jaques Wagner assinou um decreto na quinta-feira (11) que declara os imóveis da Real Sociedade bens de utilidade pública, impedindo que eles sejam vendidos e sirvam a outros fins que não a assistência à saúde.

No dia anterior (quarta-feira, 10), uma audiência de mediação realizada entre o Ministério Público da Bahia, a Real Sociedade e os bancos credores terminou sem acordo. Nela, a gestora do Espanhol pediu que a cobrança de dívidas fosse suspensa por 120 dias, além de um novo investidor, para que a unidade não parasse de funcionar. Apesar de não estabelecer um prazo para reativação do Espanhol, os credores prometeram uma resposta para os pedidos em 30 dias.

Futuro
Se o decreto do governador baiano Jaques Wagner ao menos impede que o prédio do Espanhol se transforme em um hotel ou shopping, não significa que o estado vá assumir sua administração. Segundo o superintendente interino da unidade, Cláudio Imperial, ao G1, operadoras de planos de saúde e entidades filantrópicas apresentaram propostas de planos de negócios para a unidade.

As medidas de médio prazo, no entanto, só começariam a ser implantadas a partir de 2015.

A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab), em nota, lamentou o encerramento das atividades do hospital e disse que fez “diversas tentativas no sentido de ajudar a unidade a sair da crise financeira”.

Ao jornal A Tarde, o secretário da Saúde da Bahia, Washington Couto, negou que o estado tenha a intenção de assumir a administração, apenas impedir que o prédio se torne alvo de especulação imobiliária. No entanto, na mesma entrevista, Couto não descartou a possibilidade de estatização, caso “nenhum investidor surja para administrar o hospital”.
 
Saúde Web

Sangue tipo AB pode afetar memória na velhice, diz estudo

Pessoas com sangue tipo AB são mais propensas a desenvolver perda de memória ao envelhecer do que aquelas com outros tipos sanguíneos, de acordo com estudo publicado na última quarta-feira (10). no periódico on-line Neurology, jornal médico da Academia Americana de Neurologia
 
Segundo a pesquisa, quem tem sangue tipo AB é 82% mais propenso a desenvolver problemas de memória e distorções de pensamento (que podem levar a demência), quando comparados às pessoas com outros tipos sanguíneos.
 
O tipo de sangue AB é o mais incomum entre a população. No Brasil, 3% das pessoas possuem este tipo sanguíneo.
 
A análise contou com o acompanhamento de mais de 30 mil pacientes durante uma média de 3,4 anos. Desses, 495 que não tinham problemas com memória, ou a falta dela, no início do procedimento passaram a desenvolver alguma doença mental até o fim do estudo. A maioria deles possuía sangue AB.
 
Os pesquisadores também analisaram os níveis sanguíneos do que eles chamaram de fator VIII, uma proteína que ajuda o sangue a coagular. Altos níveis desse fator estão relacionados ao maior risco de comprometimento cognitivo e demência. No fim do estudo, 24% dos pacientes com altos níveis da proteína foram mais propensos as confusões mentais do que os que continham baixos níveis. Pessoas com sangue AB tinham, em média, um nível mais elevo de fator VIII do que pessoas com outros tipos sanguíneos.

UOL

Dieta rica em proteína pode baixar pressão arterial

Participantes que consumiram uma média de 100 gramas de proteína por dia foram 40% menos propensos a ter hipertensão
 
Pessoas que têm uma dieta rica em proteínas podem diminuir o risco de desenvolver pressão alta, segundo estudo publicado no American Journal of Hypertension e feito por médicos da Universidade de Boston. Na pesquisa, os participantes que consumiram uma média de 100 gramas de proteína por dia foram 40% menos propensos a ter hipertensão em comparação os pacientes que ingeriram uma quantidade inferior da substância.
 
Os pesquisadores analisaram a ingestão de proteína por participantes saudáveis durante 11 anos e associaram os dados ao desenvolvimento de hipertensão. Eles descobriram que quem consumia mais proteína — seja de origem animal ou vegetal — tinha, estatisticamente, menor pressão arterial.
 
Em geral, estes efeitos positivos foram notados tanto em obesos, quanto em indivíduos dentro do peso. Quando a dieta também tinha um maior consumo de fibras a redução do risco de desenvolver hipertensão subiu para 60%.
 
— A ingestão de proteína pode desempenhar um importante papel na prevenção a longo prazo da hipertensão — explicou o cientista Lynn Moore.

A hipertensão é um dos fatores de risco mais comuns que provocam acidente vascular cerebral (AVC), além de acelerar o aparecimento de doenças cardíacas.
 
Zero Hora

Saiba como combinar frutas e vegetais e deixar os sucos naturais mais nutritivos

Variedade de sabores e texturas ajuda a compor bebidas aliadas da saúde
 
Os sucos naturais são grandes aliados da dieta saudável. As frutas são ricas em vitaminas, minerais e fibras e oferecem uma grande diversidade de sabores e texturas, ajudando a compor bebidas que agradem a diferentes paladares.

As nutricionistas Lenice Zarth Carvalho e Ana Carolina Bragança dão dicas de como combinar frutas e vegetais para deixar os sucos ainda mais nutritivos e ajudar no bom funcionamento do organismo.

Suco vermelho previne câncer, demência e infarto

 
Confira:
 
Flora intestinal: água de coco, mamão e frutas vermelhas
Auxilia na recuperação da flora intestinal por causa da ação da glutamina e do potássio presentes na água de coco, do betacaroteno do mamão e das propriedades das frutas vermelhas. É um suco indicado especialmente para quem toma medicamentos como laxantes, antibióticos e anti-inflamatórios, ou ainda para quem tem disbiose intestinal (predomínio de fungos e bactérias que causam doenças). O suco deve ser preparado com frutas maduras e não deve ser adoçado. Farelo de aveia pode ser acrescentado.

Saiba como escolher o suco pronto mais saudável

 
Ação detox: maçã, abacaxi, couve e salsa
Ajuda a limpar as toxinas do organismo – principalmente do fígado – devido as enzimas digestivas e as vitaminas do abacaxi, aliadas ao enxofre, ao magnésio e ao ácido fólico da couve. A ação diurética da salsa completa o processo.

Dieta do suco verde: oito lições que é possível tirar dela para emagrecer

 
Combate ao envelhecimento: limão, acerola e cenoura
A vitamina C presente no limão e na acerola, junto ao betacaroteno da cenoura, auxilia no combate ao envelhecimento das células, impedindo a ação de radicais livres sobre o metabolismo celular.
Suco rosa melhora desempenho físico e dá mais energia durante exercícios
 
Antes do treino: beterraba, 200ml de suco de laranja, três morangos e uma colher (chá) de guaraná em pó
A beterraba, que é energética, aumenta o desempenho da atividade física se for consumida uma hora antes do treino. Também eleva a capacidade de ganho de massa magra, uma vez que auxilia na recuperação muscular. O guaraná tem efeito estimulante, recomendado para o pré-treino.

Suco funcional está na moda e é nova arma para manter uma vida saudável

 
Diurético drenante: 200ml de água de coco, meia pera, uma fatia de melão, meio talo de salsão, uma colher (café) de gengibre em pó
Tem capacidade diurética natural, ajudando a diminuir o inchaço corporal. Contém baixas calorias, mantém a hidratação do corpo e promove o bom funcionamento intestinal. Além de ajudar a melhorar as defesas do organismo.

Suco verde ajuda a emagrecer e é aliado na alimentação equilibrada

 
Sintomas da menopausa: 200ml de suco de laranja, duas fatias de abacaxi, cinco folhas de hortelã e uma colher de sopa de maca peruana em pó
Além de refrescante, esse suco contém uma combinação de vitaminas do complexo B, zinco e vitamina E, que auxiliam na formação de hormônios, aliviando as ondas de calor.
 
Zero Hora