Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quinta-feira, 16 de maio de 2013

Dispositivo reconecta cérebro e membros paralisados após AVC

Aparelho detecta ondas cerebrais e, assim, controla o movimento de membros paralisados
Foto: The Hong Kong Polytechnic University
Aparelho detecta ondas cerebrais e, assim, controla o
movimento de membros paralisados
Primeira ferramenta de treinamento do cérebro detecta ondas cerebrais e, assim, controla o movimento de membros inativos
 
Cientistas da The Hong Kong Polytechnic University, na China, desenvolveram um dispositivo inédito capaz de reconectar o cérebro e membros paralisados após o acidente vascular cerebral (AVC).
 
O primeiro dispositivo de treinamento do cérebro do mundo, que detecta ondas cerebrais e, assim, controla o movimento de membros paralisados, fornece esperança para a recuperação de sobreviventes de AVC.
 
Enquanto a recuperação motora efetiva após um AVC depende do programa de reabilitação precoce e prática voluntária intensiva dos membros paréticos, os produtos de reabilitação atuais não usam ondas cerebrais para orientar os sobreviventes de AVC a identificarem intenção voluntária e reaprender a se reconectar com seu membro paralisado novamente.
 
Agora, o pesquisador Raymond Tong Kai-yu e seus colegas desenvolveram o dispositivo de treinamento do cérebro com um novo algoritmo de coerência para o treinamento da função da mão.
 
O novo algoritmo é baseado na coerência da frequência na eletroencefalografia de superfície (EEG, ondas cerebrais) e eletromiografia (EMG, atividades musculares) para identificar a intenção voluntária e sua conexão.
 
"O dispositivo de treinamento do cérebro é capaz de orientar os pacientes com AVC a reaprender a reconexão entre o cérebro e os membros, com um novo design do fone de ouvido EEG e o antebraço EMG para transmitir dados para controlar um sistema robótico da mão interligado por um software usando um aplicativo para iPad", explica Tong.
 
O sistema patenteado de treinamento do cérebro, que se parece com um capacete de ciclista e pode ler ondas cerebrais, também tem novos recursos para encontrar os locais de eletrodos de EEG específicos para cada paciente de derrame individual e reduzir o número de eletrodos de EEG, o que pode reduzir o custo do sistema e o tempo de preparação para a formação do cérebro.
 
Para encontrar um conjunto mínimo de eletrodos para controlar o dispositivo com a precisão superior a 90%, cinco pacientes com AVC crônico foram recrutados para serem treinados durante 20 sessões do estudo.
 
Os investigadores descobriram que, em geral, 32 eletrodos são necessários para manter a precisão superior a 90%.
 
A alta precisão e baixo número de canais necessários significa que o dispositivo Brain Training é uma ferramenta viável para ajuda assistencial e treinamento de reabilitação. O sistema futurista será portátil e fácil de usar em configurações de casa e em hospitais.
 
Fonte isaude.net

Mulheres magras têm 39% mais risco de desenvolver endometriose

Estudo sugere que fatores relacionados à infertilidade, mais comum entre obesos, podem estar ligados ao risco reduzido da condição
 
Mulheres magras têm um risco maior de desenvolver endometriose do que as mulheres com obesidade mórbida. É o que revela estudo publicado no Journal of Human Reproduction.
 
O estudo mostrou que o risco de endometriose foi 39% menor em mulheres com índice de massa corporal (IMC) superior a 40 kg/m2 em comparação com as mulheres com IMC normal entre 18,5 e 22,4 kg/m2.
 
Segundo os pesquisadores, a associação foi mais forte no grupo de mulheres que eram inférteis, aquelas que estavam tentando engravidar há mais de um ano. Houve uma taxa significativamente menor de endometriose (62%) entre as obesas em comparação com aquelas com IMC normal.
 
Os autores do estudo reforçam que, apesar de suas descobertas estabelecerem evidência firme de uma ligação entre a endometriose e o IMC, ele não classifica o baixo IMC como causa da endometriose. "É importante notar que, apesar da força da evidência da associação entre o peso corporal e a endometriose, inferências sobre a causalidade ou o processo fisiopatológico subjacente a estas relações não podem ser feitas", afirmam os autores.
 
Os mecanismos que podem ser responsáveis pela ligação entre o IMC e o risco de endometriose não são claros, mas os pesquisadores apontam para a possibilidade de que o IMC em uma idade mais jovem pode ter uma influência sobre a saúde mais tarde na vida, e também que a síndrome do ovário policístico (SOP) é mais comum entre as mulheres obesas e o efeito que tem sobre a menstruação e hormônios pode desempenhar um papel na redução ou desaceleração do crescimento das lesões endometriais.
 
"Mais pesquisas são necessárias para entender os mecanismos biológicos subjacentes às associações que vimos em nosso estudo. Manter um peso corporal saudável durante toda a infância, adolescência e idade adulta está associada a uma infinidade de benefícios para a saúde conhecidos. O estudo não sugere que as mulheres com obesidade mórbida são, de alguma forma, mais saudáveis do que as mulheres magras. É mais provável que os fatores relacionados com a infertilidade, que é mais comum entre os muito obesos, estejam ligados ao risco reduzido de endometriose", afirma a primeira autora do estudo Divya Shah, da University of Iowa Hospitals and Clinics, nos EUA.
 
A equipe acredita que a descoberta de que as mulheres magras têm um maior risco é uma informação útil para os médicos ao fazer um diagnóstico. Além de significar também que pesquisas futuras podem se concentrar nestas mulheres para descobrir as causas, a fim de desenvolver tratamentos que podem ajudar a prevenir o desenvolvimento da doença.
 
 
Fonte isaude.net

Uso de telefone celular provoca aumento da pressão arterial

Pressão alta afeta aproximadamente um bilhão de pessoas em todo o mundo
O uso do telefone celular provoca um aumento da pressão arterial
Resultados mostram que, durante um telefonema, as leituras de pressão arterial subiram de 121/77 para 129/82
 
Pesquisadores do Guglielmo da Saliceto Hospital, na Itália, demonstraram que o uso do telefone celular provoca um aumento da pressão arterial.
 
Os resultados mostram que, durante um telefonema, as leituras de pressão arterial subiram significativamente de 121/77 para 129/82.
 
Segundo o líder da pesquisa G. Crippa, o aumento da pressão arterial sistólica foi menos drástico em pacientes que estavam acostumados a participar em mais de 30 telefonemas por dia.
 
Enquanto a razão por trás disso não é conhecida, Crippa e seus colegas especulam duas possíveis razões. O subgrupo de pacientes que estava mais acostumado ao uso do telefone era mais jovem, o que pode mostrar que os jovens são menos propensos a serem perturbados por intrusões telefônicas.
 
Outra possibilidade é que as pessoas que recebem mais de 30 chamadas por dia podem sentir-se mais tranquilas se o celular está ligado, uma vez que eles não estão correndo o risco de perder uma oportunidade.
 
Considerado o "assassino silencioso", a pressão alta afeta aproximadamente um bilhão de pessoas em todo o mundo, incluindo um em cada três adultos nos Estados Unidos.
 
 
Durante a conferência, mais de 200 novos estudos sobre hipertensão serão compartilhados, com o objetivo de aumentar a compreensão da pressão arterial elevada e um dia curá-la totalmente.
 
Fonte isaude.net

Vacina criada na Índia combate diarreia infantil grave causada por rotavírus

Rotavírus
Resultados demonstram que ROTAVAC ® tem excelente perfil de segurança e fornece proteção no primeiro e segundo ano de vida
 
Pesquisadores do Government of India's Department of Biotechnology e da Bharat Biotech anunciaram resultados positivos de um ensaio clínico de Fase III da vacina contra o rotavírus desenvolvida e fabricada no país.
 
Os dados do estudo, apresentados hoje, mostraram que a ROTAVAC ® tem um excelente perfil de segurança e eficácia.
 
O estudo clínico demonstra pela primeira vez que a vacina contra o rotavírus é eficaz na prevenção da diarreia grave causada pelo vírus em ambientes de baixa renda na Índia.
 
ROTAVAC ® reduziu significativamente o sintoma por mais da metade, 56% durante o primeiro ano de vida, com proteção contínua para o segundo ano de vida. Além disso, a vacina também mostrou impacto contra a diarreia grave de qualquer causa.
 
"Esta é uma importante descoberta científica contra infecções por rotavírus, a causa mais grave e letal de diarreia infantil, responsáveis por aproximadamente 100 mil mortes de crianças na Índia a cada ano. Os resultados clínicos indicam que a vacina, se licenciada, poderia salvar as vidas de milhares de crianças a cada ano na Índia", afirma K. VijayRaghavan.
 
A vacina foi desenvolvida através de uma parceria para a inovação social única, que reuniu a experiência e expertise dos pesquisadores indianos e internacionais, bem como os setores público e privado. A vacina se originou a partir de uma cepa enfraquecida de rotavírus que foi isolada de uma criança indígena no All India Institute of Medical Sciences, em Nova Delhi, em 1985-1986.
 
Ensaio clínico de Fase III do estudo aleatório inscreveu 6.799 crianças na Índia (com idades entre seis a sete semanas, no momento da inscrição) em três locais.
 
A eficácia da vacina se comparou favoravelmente com a eficácia das vacinas contra o rotavírus atualmente licenciadas em países com poucos recursos. Os resultados do estudo mostraram clara evidência de proteção contra diferentes cepas do vírus e eficácia contínua no segundo ano de vida.
 
"Com seu baixo preço e eficácia forte, ROTAVAC ® tem o potencial de reduzir significativamente a incidência de diarreia grave por rotavírus entre crianças na Índia", concluem os pesquisadores.
 
Fonte isaude.net

Óleo de peixe bloqueia efeito das 'junk foods' no cérebro

Suplementos de óleo de peixe podem minimizar os efeitos que as 'junk foods' têm sobre o cérebro
Suplementos de óleo de peixe podem minimizar os
 efeitos que as 'junk foods' têm sobre o cérebro
Suplementos de ômega 3 podem frear danos cerebrais prejudiciais desencadeados por dietas ricas em gordura e açúcar
 
Cientistas da University of Liverpool, no Reino Unido, demonstraram que o consumo de óleo de peixe pode minimizar os efeitos que as ' junk foods' têm sobre o cérebro.
 
O estudo, realizado com base em dados de mais de 180 pesquisas anteriores, foi publicado no British Journal of Nutrition.
 
Trabalhos realizados durante os últimos 10 anos têm indicado que dietas ricas em gordura poderiam interromper a neurogênese, processo que gera novas células nervosas no cérebro, mas dietas ricas em ômega 3 podem prevenir estes efeitos negativos, estimulando a área do cérebro que controla a alimentação, aprendizagem e memória.
 
Os dados de 185 artigos de pesquisa revelaram, contudo, que os óleos de peixe não têm um impacto direto sobre este processo nestas áreas do cérebro, mas é provável que desempenhem um papel significativo em parar a capacidade dos açúcares refinados e das gorduras saturadas em inibir o controle do cérebro sobre a alimentação.
 
"O peso corporal é influenciado por vários fatores, e alguns dos mais importantes são os nutrientes que consumimos. A ingestão excessiva de alguns macronutrientes, como açúcares refinados e gorduras saturadas encontradas em junk foods, pode levar ao ganho de peso, perturbar o metabolismo e até mesmo afetar o processamento mental. Estas alterações podem ser vistas na estrutura do cérebro, incluindo na capacidade de gerar novas células nervosas. A pesquisa, no entanto, sugere que os óleos de peixe ômega-3 podem reverter ou mesmo prevenir estes efeitos", afirma a pesquisadora Lucy Pickavance.
 
A equipe investigou estudos anteriores sobre o assunto para determinar se há evidências que sugerem que o ômega-3 pode ajudar na perda de peso, estimulando processos cerebrais específicos.
 
Os resultados mostraram que, em dietas ricas em gordura, as moléculas que estimulam o crescimento do nervo são reduzidas, mas parece que, o ômega 3 restaura a função normal, interferindo com a produção destas moléculas inflamatórias.
 
"Os óleos de peixe não parecem ter um impacto direto sobre a perda de peso, mas eles podem frear os efeitos prejudiciais de alguns dos processos desencadeados por dietas ricas em gordura no cérebro.
 
Eles parecem imitar os efeitos de dietas restritivas de caloria. Incluir mais suplementos de óleo de peixe em nossas dietas certamente poderia ser um passo positivo para aqueles que querem melhorar a saúde em geral", conclui Pickavance.
 
Fonte isaude.net

Tecnologia sem fio fornece diagnóstico em tempo real de lesões cerebrais

Dispositivo utiliza bobinas para transmitir e receber sinais electromagnéticos
Foto: César A. González/UC Berkeley
Dispositivo utiliza bobinas para transmitir e receber
sinais electromagnéticos
Ferramenta de baixo custo pode auxiliar detecção de edemas ou sangramentos no cérebro em áreas sem acesso à imagiologia médica
 
Nova tecnologia desenvolvida na Universidade da Califórnia, em Berkeley, nos EUA, está usando sinais sem fios para fornecer diagnósticos em tempo real e não invasivos de edema ou sangramento cerebral.
 
O dispositivo analisa os dados a partir de ondas eletromagnéticas de baixa energia, que são semelhantes às utilizadas para transmitir sinais de rádio e celulares. A tecnologia poderia se tornar uma ferramenta de baixo custo para o diagnóstico médico e para lesões de triagem em áreas onde o acesso à assistência médica, imagiologia médica, especialmente, é limitado.
 
 
Os pesquisadores testaram o protótipo em um estudo piloto em pequena escala de adultos saudáveis e pacientes com traumatismo cerebral internados em um hospital militar.
 
Os resultados obtidos dos indivíduos saudáveis foram claramente distinguíveis dos pacientes com dano cerebral, e os dados para o sangramento foram distintos dos dados de edema.
 
"Há grandes populações do mundo que não têm acesso adequado à imagiologia médica avançada, ou porque é muito caro ou porque as instalações estão longe. Esta tecnologia é pouco dispendiosa e pode ser utilizada em partes economicamente desfavorecidas do mundo e nas zonas rurais, que carecem da infraestrutura industrial, o que pode reduzir substancialmente os custos e alterar o paradigma do diagnóstico médico. Também mostramos que a tecnologia possa ser combinada com os telefones celulares para diagnóstico remoto", afirma o pesquisador César A. González.
 
Algoritmo de computador analisa os dados para determinar se existe edema cerebral ou hemorragia
Algoritmo de computador analisa os dados para determinar
 se existe edema cerebral ou hemorragia
Segundo os pesquisadores, os sintomas de lesões graves na cabeça e danos cerebrais nem sempre são óbvios, e para o tratamento, o tempo é essencial. Por exemplo, a administração de medicamentos anticoagulantes para certos tipos de AVC deve ser feita no prazo de três horas após o início dos sintomas. "Se as pessoas tivessem acesso a um dispositivo de preço acessível que pode indicar se há danos no cérebro ou não, elas poderiam, então, tomar uma decisão informada sobre como procurar auxílio médico imediato, o que é especialmente importante para ferimentos na cabeça", observa o líder da pesquisa Boris Rubinsky.

Como funciona
Os pesquisadores aproveitaram as mudanças características na composição e estrutura do tecido em lesões cerebrais.
 
Para os edemas cerebrais, inchaço resultante de um aumento de fluido no tecido. Para hematomas cerebrais, hemorragia interna provoca acúmulo de sangue em determinadas regiões do cérebro.
 
Como o fluido conduz eletricidade de forma diferente do que o tecido cerebral, é possível medir mudanças nas propriedades eletromagnéticas.
 
Algoritmos de computador interpretam as alterações para determinar a probabilidade de lesões.
 
O equipamento foi testado em 46 adultos saudáveis, com idades entre 18 e 48 anos e oito pacientes com dano cerebral, com idades entre 27 e 70 anos.
 
Os engenheiros criaram duas espirais sobre um dispositivo semelhante a um capacete, que foi colocado sobre a cabeça dos participantes do estudo. Uma espiral atuou como emissora de rádio e a outra serviu como receptora.
 
Os sinais eletromagnéticos foram transmitidos através do cérebro a partir do emissor para o receptor.
 
"Nós ajustamos as bobinas de modo que se o cérebro funciona perfeitamente, temos um sinal limpo.
 
Sempre que há interferências no funcionamento do cérebro, detectamos isso como alterações no sinal recebido. Podemos dizer a partir das mudanças, ou 'ruídos', que lesão cerebral é", explica Rubinsky.
 
Segundo Rubinsky, as ondas são extremamente fracas e são comparáveis a ficar em um quarto com o rádio ou a televisão ligada.
 
Diagnósticos do dispositivo para os pacientes com trauma cerebral no estudo acompanharam os resultados obtidos a partir de tomografias computadorizadas.
 
Fonte isaude.net

Químico presente em produtos plásticos reduz nível do hormônio sexual masculino

Exposição ao químico BPA diminui níveis de testosterona em homens
Exposição ao químico BPA diminui níveis de testosterona
em homens
Bisfenol A foi encontrado em 70% das amostras de sangue de homens que trabalhavam em uma fábrica de produtos químicos na China
 
A exposição crônica ao químico bisfenol A (BPA) pode diminuir os níveis de testosterona em homens, de acordo com pesquisadores da Kaiser Permanente's Division of Research in Oakland, nos EUA.
 
Os resultados mostram que homens expostos ao BPA no trabalho em uma fábrica de produtos químicos na China por pelo menos seis meses tinham níveis mais baixos de testosterona no sangue, em comparação com aqueles que trabalhavam em outras fábricas.
 
"A pesquisa fornece mais evidências de que o BPA pode alterar os níveis de hormônios sexuais masculinos", afirma o pesquisador De-Kun Li.
 
Estudos anteriores, também realizados em trabalhadores de fábricas chinesas, têm sugerido que o BPA pode reduzir a contagem de espermatozoides, bem como aumentar o risco de disfunção sexual em homens, efeitos sobre a saúde, que são controlados, em parte, por hormônios sexuais.
 
BPA é semelhante ao hormônio feminino estrogênio, o que significa que ele pode ter efeitos sobre o organismo humano. O efeito do BPA nos homens pode ser mais rápido e mais fácil de detectar do que o efeito sobre as mulheres, porque os homens têm níveis muito baixos de estrogênio.
 
BPA é encontrado em alguns plásticos, recipientes para alimentos enlatados e outras embalagens de alimentos, e a maioria das pessoas nos EUA têm o produto químico em sua urina.
 
Segundo o pesquisador Heather Patisaul, da North Carolina State University, que estuda os efeitos do BPA, o estudo analisou o químico no sangue, ao invés da urina. "Níveis de BPA no sangue fornecem uma melhor medida da exposição crônica ao produto, mas são tipicamente muito baixos, e podem ser influenciados pela contaminação ambiental", afirma Patisaul.
 
Os homens que não trabalham em uma fábrica de produtos químicos provavelmente teriam níveis de BPA no sangue que são muito baixos para serem detectados.
 
No estudo, cerca de 70% dos homens que trabalhavam na fábrica de produtos químicos tinham níveis detectáveis de BPA no sangue, enquanto que o mesmo era verdade para 5% das pessoas que trabalhavam em outras fábricas.
 
 
Fonte isaude.net

"Viagra falsificado pode provocar distúrbios neurológicos", avisa especialista

Reprodução / iSaúde
Viagra falsificado pode colocar a saúde em risco
Presença de substâncias tóxicas, como chumbo e tinta de impressora, traz prejuízos à saúde
 
A comercialização de medicamentos falsificados é um problema sério que ocorre no Brasil e no mundo e pode colocar a saúde em risco. Um dos exemplos clássicos de falsificação é o da famosa pílula azul — indicada para o tratamento da disfunção erétil.

O urologista Geraldo Faria, do departamento de Andrologia da SBU (Sociedade Brasileira de Urologia), explica que a presença de substâncias tóxicas, como chumbo e tinta de impressora, pode causar problemas neurológicos sérios.
 
— Se o paciente usar o medicamento falso de forma constante e contínua, pode desenvolver crises convulsivas, alterações de memória, humor e atenção, dificuldade para movimentar os membros e até problemas no fígado.
 
Para inibir a pirataria, a indústria farmacêutica Pfizer, que produz o remédio cujo princípio-ativo é o citrato de sildenafil, lançou nesta semana um site — que por enquanto só atende os consumidores americanos — para vender o comprimido, como receita médica, diretamente ao paciente. De acordo com a empresa, o Viagra é a droga mais falsificada nos Estados Unidos.
 
O urologista da SBU alerta que os produtos clandestinos não incluem a dosagem certa do princípio-ativo e são produzidas em laboratórios sem nenhum controle de segurança e qualidade, facilitando a contaminação por substâncias tóxicas.
 
— Se a dosagem do princípio-ativo é mais baixa do que o indicado para o paciente, o remédio não vai funcionar. Além disso, pode haver superdosagem, o que potencializa o aparecimento de efeitos colaterais, como dor de cabeça, tontura e aumento da pressão arterial.
 
Para se certificar de que o medicamento é original, Faria orienta observar os itens de segurança na embalagem do produto. Ele também avisa que o consumidor deve desconfiar de grandes descontos em lojas online.
 
— Caso o consumidor seja enganada, o remédio não fará o efeito esperado. Nesta situação, é importante procurar o especialista. Além disso, vale destacar que o Viagra não deve ser usado sem orientação médica. Infelizmente, boa parte dos pacientes compra o remédio sem receita.
 
Fonte R7

Conheça algumas das novas doenças da 'bíblia da psiquiatria'

Reprodução/BBC
Diversos sentimentos considerados normais passarão a
ser classificados como doença mental
Associação faz lista de atitudes normais que passarão a ser consideradas doenças mentais
 
Diversas atitudes e sentimentos até agora considerados normais passarão a ser classificados como doença mental pela nova edição do Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais (Diagnostic and Statistical Manual of Mental Disorders, ou DSM-5, na sigla em inglês), conhecido como a 'bíblia da psiquiatria', que será lançada neste fim de semana pela Associação Americana de Psiquiatria (American Psychiatric Association, ou APA, na sigla em inglês).
 
Usados por médicos do mundo todo, inclusive do Brasil, o DSM traz uma lista de sintomas relacionado a cada doença e estabelece quantos são necessários para que um paciente seja diagnosticado com determinado transtorno mental.
 
Segundo críticos, a nova edição reduz o número de sintomas para o diagnóstico de alguns transtornos, além de ampliar o número de doenças, o que aumentaria os diagnósticos e, consequentemente, o uso de medicamentos e o mercado para a indústria farmacêutica.
 
Enquanto algumas alterações no manual — que está em sua quinta edição, a primeira desde 1994 - têm sido recebidas de maneira positiva, ou pelo menos indiferente, muitas vêm provocando críticas e discussões exaltadas.Uma das mudanças mais polêmicas está relacionada ao diagnóstico de depressão.
 
Na edição anterior do DSM, pacientes que estavam em luto eram excluídos do diagnóstico, mesmo que apresentassem os sintomas, a não ser que o comportamento persistisse por mais de dois meses. Agora, após duas semanas, mesmo em luto, o paciente poderá receber diagnóstico de depressão.
 
Outra alteração controversa diz respeito aos critérios para o diagnóstico de Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade.
 
O número de sintomas permanece o mesmo. São 18, divididos em dois grupos - falta de atenção e hiperatividade/impulsividade -, e é preciso apresentar pelo menos seis sintomas em um dos grupos para receber o diagnóstico. No entanto, a idade para o surgimento dos sintomas, que era de até sete anos, passou a ser de até 12.
 
No caso da Síndrome de Asperger, a crítica é pelo fato de a doença ter sido transformada em um subtipo de autismo, incluída em uma nova categoria chamada de Transtorno do Espectro Autista.
 
Ao longo de sua trajetória, o DSM já foi alvo de muitas polêmicas. Até a década de 1970, por exemplo, o manual classificava a homossexualidade como doença.
 
Veja abaixo algumas das novas doenças classificadas pelo DSM-5:
 
Compulsão alimentar
O Transtorno da Compulsão Alimentar Periódica, no qual a pessoa devora quantidades excessivas de comida descontroladamente e em um período delimitado, de até duas horas, passará a ser considerado uma doença mental.
 
Pessoas que registrarem esse tipo de comportamento pelo menos uma vez por semana durante três meses poderão ser diagnosticadas com a doença.
 
A compulsão alimentar já aparecia no apêndice da edição anterior do DSM, o que indicava a necessidade de pesquisas adicionais antes de definir o problema como uma doença.
 
Segundo a Associação Americana de Psiquiatria, após extensas pesquisas, os resultados sustentam 'a validade e a utilidade clínica' de definir o transtorno como uma nova doença.
 
Distúrbio de Hoarding
A acumulação compulsiva - e a incapacidade de se desfazer - de objetos, inclusive lixo, conhecida como 'hoarding' em inglês, era até agora considerada um sintoma do Transtorno Obsessivo Compulsivo (TOC).
 
A nova edição do DSM define esse tipo de comportamento como uma doença separada, caracterizada pela 'dificuldade persistente de se desfazer ou se separar de suas posses, independentemente de seu valor real'.
 
Provocar escoriação da pele
Esse transtorno, chamado de 'skin-picking' em inglês, consiste em cutucar a pele constantemente, o que resulta em ferimentos.
 
A nova doença foi incluída no capítulo sobre transtornos obsessivos-compulsivos e doenças relacionadas.
 
Transtorno Disfórico Pré-Menstrual
Considerado uma forma mais grave de TPM (Tensão Pré-Menstrual), o Transtorno Disfórico Pré-Menstrual figurava no apêndice da edição anterior do DSM, indicando a necessidade de mais pesquisas sobre o tema.
 
No DSM-5, é classificado como uma doença mental, com base em 'sólidas evidências científicas', segundo a Associação Americana de Psiquiatria.
 
Os sintomas da doença incluem tensão, alterações de humor, irritabilidade, ansiedade, raiva, tristeza, letargia, mudanças no apetite e insônia, entre outros, manifestados nas duas últimas semanas do ciclo menstrual, durante a maioria dos ciclos menstruais do último ano.
 
Transtorno disruptivo de desregulação do humor
Crianças ou adolescentes de até 18 anos de idade que apresentam 'irritabilidade persistente e episódios frequentes de extremo descontrole comportamental' em um período de pelo menos três vezes por semana, ao longo de um ano, poderão ser diagnosticadas com esta nova doença.
 
A Associação Americana de Psiquiatria diz que decidiu incluir o novo diagnóstico no DSM-5 em resposta aos temores sobre a possibilidade de um excesso de diagnósticos e tratamento de transtorno bipolar em crianças - é cada vez maior o número de crianças diagnosticadas com transtorno bipolar nos EUA.
 
A criação desse novo diagnóstico alternativo teria o objetivo de evitar esse número crescente de crianças sendo medicadas para transtorno bipolar, às vezes com base em um diagnóstico errado. No entanto, a decisão vem cercada de muita polêmica.
 
De acordo com o o psiquiatra Allen Frances, o "temor é que crianças normais com ataques de birra sejam diagnosticadas equivocadamente e recebam medicação inapropriada', diz  que comandou a força-tarefa responsável pela quarta edição do DSM.
 
Professor emérito da Universidade de Duke, na Carolina do Norte, Frances é um dos maiores críticos do DSM-5. 'O DSM-5 corre o risco de tornar uma situação que já é ruim muito pior', escreveu Frances em seu blog no portal de notícias The Huffington Post.
 
Fontre BBC Brasil

Dieta polêmica que promete combater a obesidade chega ao Brasil

Reprodução / BBC
Receitas polêmicas prometem combater obesidade
As receitas do médico nutricionista francês Pierre Dukan foram muito criticadas pelos médicos
 
Os promotores da controversa dieta do doutor Dukan, um regime alimentar a base de proteínas e farelo de aveia, querem divulgar seu método no Brasil e na Rússia depois de tê-lo espalhado por Estados Unidos e China.
 
As receitas do médico nutricionista francês Pierre Dukan provocaram em seu país polêmicas e julgamentos e foram muito criticadas pela comunidade científica.
 
Na terça-feira (14), Dukan apresentou em Moscou a versão em russo de seu site de assessoramento ("coaching") na internet, que serve da base aos que recorrem a este regime para emagrecer.
 
Um porta-voz do grupo, Philippe Mascaras, disse que as expectativas são enormes.
 
— Estamos trabalhado nisso há mais de um ano. Na Rússia, 30% da população é afetada" pelo sobrepeso. A conta do grupo no Vkontakte, o equivalente do Facebook na Rússia, já tem 400.000 seguidores.
 
Segundo o porta-voz, já existem sites sobre o método Dukan nos Estados Unidos, "haverá na China imediatamente e seguiremos com o Brasil", indicou Mascaras.
 
No Brasil, o grupo está perto de começar a segunda etapa de implantação e colocará à venda no fim de maio os produtos de seu regime, que proíbe comer açúcar, farinhas ou gorduras.
 
As vendas serão feitas em um primeiro momento pela internet, mas o grupo está negociando com uma grande rede de distribuição para comercializar seus produtos nos supermercados.
 
—No Brasil, o sobrepeso afeta 45% da população e é um fenômeno em crescimento. O desenvolvimento econômico favorece a tendência a consumir produtos ricos em substâncias que provocam o aumento de peso.
 
A implantação do regime Dukan é sempre precedida pelo lançamento de um livro, traduzido em 25 línguas e que já vendeu 11 milhões de exemplares em todo o mundo.
 
Suas receitas, popularizadas na França em 2007, se estenderam rapidamente a outros países europeus, como Espanha, Grã-Bretanha, Itália, Polônia e Alemanha, antes de cruzar o oceano em direção aos Estados Unidos.
 
Agora, os países emergentes são os que parecem mais preocupados pelas questões de sobrepeso, depois dos Estados Unidos, onde 60% da população sofre com obesidade.
 
—Isso se deve à ocidentalização, ao consumo de produtos com muitas calorias, ao excesso de marketing e de comunicação", indicou o porta-voz do regime Dukan.
 
O faturamento do grupo alcançou 38 milhões de euros em 2012, contra 27,7 milhões em 2011.
 
Fonte AFP

Conseguir remédios, uma odisseia para muitos venezuelanos

Foto Miguel Gutiérrez - Efe
A indústria farmacêutica atribui a escassez a uma lei que mantém
 congelados há dez anos os preços de 30% dos remédios disponíveis no país
Colírios, pílulas para dormir e tratar a hipertensão são alguns dos remédios em falta
 
A cena se repete nas farmácias venezuelanas: caras de decepção dos clientes por não encontrar o remédio que buscam e funcionários que precisam lidar com as queixas de muitos doentes que não podem seguir seu tratamento porque o medicamento de que necessitam não está disponível.
 
A situação reflete as crescentes dificuldades no país para conseguir uma ampla gama de remédios, produto dos impedimentos cada vez maiores para importá-los no meio do controle de câmbio que rege na Venezuela há dez anos.
 
Entre os afetados está Héctor Mendoza, que se mostra resignado pouco depois de entrar na quinta farmácia que visita em uma semana na busca pelo remédio que necessita para tratar as sequelas de uma trombose pulmonar.
 
— É o pão de cada dia. Está horrível conseguir qualquer remédio.
 
O aposentado de 72 anos, acompanhado de sua esposa, procura o medicamento Pradaxa em uma farmácia do leste de Caracas.
 
— Há tempo que o tomo e agora está mais difícil consegui-lo.
 
O problema de Mendoza se estende a muitos venezuelanos, que em algumas ocasiões têm que percorrer várias farmácias para conseguir o remédio procurado. Ainda que a situação não seja nova, se aguçou desde que começou o ano pelas dificuldades dos laboratórios para obter as divisas necessárias para pagar seus provedores internacionais, depois que o governo eliminou um sistema alternativo onde as empresas podiam conseguir dólares.
 
Colírios, pílulas para dormir e tratar a hipertensão e até coquetéis antirretrovirais contra o HIV são alguns dos remédios que faltam nas farmácias e centros clínicos. A indústria farmacêutica atribui a escassez a uma lei que mantém congelados há dez anos os preços de 30% dos remédios disponíveis no país e ao atraso do governo em entregar ao setor as divisas necessárias para a importação.
 
"O primeiro problema tem a ver com a liquidação de divisas, nós estimamos que o tempo de resposta às nossas solicitações é de 180 dias em média", disse à Efe o vice-presidente executivo da Câmara da Indústria Farmacêutica, Ángel Márquez.
 
— Há outro elemento, que é o que tem a ver com os preços. Nós temos uma regulação desde 2003 sobre uma bolsa de um pouco mais de 1.400 produtos farmacêuticos. Os preços destes 1.400 produtos não foram revisados desde essa data.
 
Já o governo costuma atribuir a culpa a "empresários inescrupulosos" que, segundo sua opinião, especulam com o preço dos remédios e respondeu com tentativas de impulsionar a produção farmacêutica nacional ao calor de uma série de convênios assinados com vários países, entre eles Cuba.
 
Além disso, montou uma rede de farmácias chamada Farmapatria, que vende remédios a preços abaixo do mercado em bairros populares do país. A Efe entrou em contato com o Ministério da Saúde venezuelano, mas não foi possível conhecer a postura oficial do governo sobre a situação.
 
A indústria farmacêutica estima que 40% da bolsa de remédios do país apresentam falhas em sua distribuição.
 
— Há falhas pontuais, que em alguns casos estão se tornando sistemáticas. Em cada uso terapêutico sempre há um remédio que está faltando.
 
Os problemas são sentidos também nos remédios antirretrovirais para tratar o vírus da aids, disse à Efe o presidente da organização venezuelana StopVIH, Jhonatan Rodríguez.
 
— Nós temos um balanço que aponta que neste ano estiveram escasseando sete remédios antirretrovirais. Não há um mês sem que falte remédios para tratar o HIV. A situação é bastante delicada. O desabastecimento foi de forma intermitente, mas a intermitência foi se aguçando.
 
Frente a estas denúncias, a ministra da Saúde, Isabel Iturria, assegurou ao canal estatal que a Venezuela é um dos poucos países do mundo que garante atendimento e tratamento gratuito aos portadores de HIV e criticou o alto custo das patentes dos remédios para tratar a doença.
 
As dificuldades para conseguir remédios se somam aos problemas dos venezuelanos para encontrar também alguns alimentos básicos nos supermercados do país, onde o governo mantém controles tanto no preço como no acesso às divisas para a importação.
 
O atraso na entrega de divisas se sente com especial força nos laboratórios, que devem driblar uma série de obstáculos para obter dólares devido a um controle de câmbio que, desde sua implementação em 2003, regula a quantidade de divisas que as empresas podem conseguir pelo preço oficial.
 
— A situação é cada vez mais complexa.
 
Márquez acrescentou que em alguns casos os provedores ameaçaram os laboratórios com ações legais por não realizar os pagamentos nos prazos previstos. Estas dificuldades aguçaram o engenho dos venezuelanos, que recorreram às redes sociais Facebook e Twitter para tentar conseguir os remédios.
 
Outros se organizam e pedem ajuda a seus vizinhos ou amigos. Neste grupo está Carmen Hernández, uma dona de casa de 51 anos que aproveitou uma visita a Caracas para buscar uma pílula contra a hipertensão que lhe encomendou uma vizinha.
 
— Já está desesperada. Foi duas vezes ao médico para que lhe desse amostras gratuitas, mas já acabaram.
 
A poucos metros, a aprendiz de farmácia Miriam García lhe sugere que deixe seu telefone para que seja avisada quando recebam o remédio.
 
— Há muita escassez, o povo se queixa, mas infelizmente nós não podemos fazer muito. 
 
Fonte Efe

Australiano dado como morto ressuscita após 40 minutos

Aparelho ressuscitou homem após 40 minutos
De acordo com publicação, homem é um dos sete que foram tratados com novo equipamento
 
Um australiano que estava clinicamente morto ressuscitou 40 minutos depois. Colin Fiedler, de 39 anos de idade, sofreu um ataque cardíaco em junho do ano passado. Ele foi reanimado por uma equipe médica que usou um novo novo procedimento de ressuscitação cardiopulmonar, um aparelho chamado de autopulse que tem como uma das principais características massagear a região de todo o peito. A informação foi publicada nesta terça-feira (14) no Huffpost.

De acordo com a publicação, junto com o aparelho foi utilizado uma máquina que mantem o sangue e oxigênio fluindo pelo corpo para preservar os órgãos vitais. Fiedler é um dos sete pacientes que teve parada cardíaca na Austrália e recebeu esta técnica e um dos dos três que foi reanimado depois de ter sido dado como morto.
 
O autopulse é uma bomba de suporte não-invasiva, que movimenta mais sangue por todo o corpo do que as compressões manuais, de acordo com o fabricante Zoll. Ele aperta o peito inteiro. A massagem  cardíaca é feita em um único local.
 
O aparelho foi comercializado pela primeira vez em 2003. Desde então, técnicos de Emergência Médica têm discutido a utilidade do dispositivo durante anos.
 
Para o especialista em saúde, Nathan Jaqua, a máquina o mudou a forma de se trabalhar um incidente de parada cardíaca.

Fonte R7

São Paulo têm 46 mortes pela gripe A em 2013

Somente casos mais graves são monitorados
 
Complicações por gripe A (H1N1), também conhecida como gripe suína, mataram 46 pessoas neste ano em São Paulo de acordo com a Secretaria de Saúde de São Paulo. Até terça-feira (14), a secretaria registrava 1.667 casos de Síndrome Respiratória Aguda (SRAG), caracterizada como o estágio grave da gripe. Segundo a pasta, somente os casos graves são monitorados porque a OMS (Organização Mundial da Saúde) classifica o vírus influenza A (H1N1) como gripe comum.

Segundo a secretaria, se comparado com períodos de pandemia da doença, o número de óbitos em 2013 é relativamente baixo. Em 2009, quando houve surto de gripe suína no Brasil, 600 mortes e aproximadamente 12 mil casos graves foram registrados só no Estado de São Paulo. A pasta ressaltou que 67% das pessoas mortas em decorrência da gripe neste ano apresentavam alguma doença crônica — o que aumenta o risco de gravidade da doença.
 
Morte na prisão
Um detento da Cadeia Pública de Pilar do Sul, na região de Sorocaba, morreu na última segunda-feira(13), após apresentar sintomas da gripe A. Alexandre Eduardo Eusébio, de 35 anos, chegou a ser internado na Santa Casa da cidade, mas não resistiu. Ele estava preso há pouco mais de dois meses. Os outros 60 detentos estão sob observação e recebem nesta quarta-feira (15), a vacina contra a gripe.
 
Doentes crônicos e presos fazem parte das sete milhões de pessoas dentro dos grupos de riscos que o Governo de São Paulo pretende imunizar até o final da campanha de vacinação contra gripe. Prevista para acabar na semana passada, a campanha foi prorrogada até esta sexta-feira (17). A vacina deste ano protege contra os três subtipos do vírus que mais circularam no último inverno, entre eles o influenza A (H1N1).
 
Fonte Estadão

MP denuncia dois suspeitos de fraudar leite no RS

Dois suspeitos de participar das fraudes de leite no Rio Grande do Sul foram denunciados nesta quarta-feira, 15, pelo Ministério Público do Estado. Essa é a primeira denúncia após a Operação Leite Compensado do MP desarticular um esquema de adulteração de leite in natura por empresas responsáveis pelo transporte do produto.
 
Os denunciados são Luis Vincenzi e Leandro Vincenzi, sócios-proprietários da empresa LTV - Indústria e Comércio de Laticínios LTDA, localizada na cidade de Guaporé. Pai e filho são acusados de crime de adulteração de produto alimentício destinado a consumo tornando-o nocivo à saúde.

Para aumentar o volume e o prazo de validade do produto e, consequentemente o lucro da empresa, as transportadoras adicionavam ureia (que contém formol, um elemento considerado cancerígeno pela Organização Mundial da Saúde) ao leite. No caso da LTV, o MP apurou que entre 2011 e 2013, Luis e Leandro Vincenzi adulteraram a bebida em diversas ocasiões. Segundo as investigações, uma mistura química de água e ureia era colocada nos tanques de coleta dos caminhões antes mesmo do leite ser recolhido com os produtores. Em todas as análises do leite cru refrigerado da LTV foi constatada a presença de formol.

Para o promotor Mauro Rockenbach, Leandro Vincenzi, administrador da empresa, que já está preso, era responsável pela articulação da fraude. Já o seu pai ficava encarregado da parte logística do esquema: ele observava a movimentação dos funcionários do Ministério da Agricultura e, em caso de fiscalização, orientava os motoristas que transportam o produto adulterado.

De acordo com as notas fiscais emitidas pela Secretaria da Fazenda, constatou-se que tanto Luis Vincenzi quanto a empresa investigada adquiriram ureia e formol nos últimos dois anos, sendo que a última compra tem registro de 5 de março.

O MP acredita que a adulteração de leite no Estado gaúcho ocorra há pelo menos quatro anos. As evidências de fraude apareceram em um levantamento da Receita Estadual, que revelou que as aquisições de ureia por empresas de transporte de leite se intensificaram a partir de 2009. A promotoria afirmou que novas denúncias serão oferecidas contra outros envolvidos no esquema nos próximos dias.
 
Fonte R7

Produzidas células-tronco embrionárias a partir da pele humana

O pesquisador Shoukhrat Mitalipov
Cientistas americanos conseguiram reprogramar células da pele humana para produzir células-tronco embrionárias, depois de várias tentativas fracassadas em anos, revelou um estudo publicado esta quarta-feira nos Estados Unidos.
 
As células-tronco embrionárias são as únicas capazes de se especializar em todo tipo de células do corpo e de se multiplicar sem limite, representando assim um enorme potencial terapêutico.
 
Estas células são particularmente promissoras para o tratamento de diferentes transtornos, entre eles o Mal de Parkinson, a esclerose múltipla, doenças do coração e lesões na medula espinhal.
 
A equipe liderada por Shoukhrat Mitalipov, da Universidade de Saúde e Ciência do Oregon (noroeste dos EUA), conseguiu reprogramar as células humanas depois de transformar com sucesso células da pele de macacos em células-tronco embrionárias em 2007.
 
Estes cientistas recorreram à clássica técnica de utilização do núcleo da célula da pele que contém o DNA da pessoa para transferi-lo à célula de um óvulo que se retirou do material genético.
 
O núcleo de uma célula adulta se funde com um óvulo, que desenvolve e produz células-tronco embrionárias.
 
"Estas células-tronco obtidas com esta técnica demonstraram a capacidade de se diferenciar como células-tronco embrionárias normais em diferentes tipos de células, nervosas, hepáticas e cardíacas", explicou o doutor Mitalipov, cujo estudo foi publicado na versão online da revista americana Cell.
 
"Por outro lado, já que estas células-tronco reprogramadas podem ser obtidas a partir do material genético do núcleo de um paciente, não há nenhum problema de rejeição nas células implantadas", acrescentou.
 
Embora tenha destacando que "ainda há muito por fazer antes de desenvolver tratamentos à base de células-tronco embrionárias seguros e eficazes", Mitalipov avaliou "que este avanço representa um passo importante para a criação de células-tronco que possam ser usadas na medicina regenerativa".
 
Outra vantagem oferecida desta técnica é que não usa embriões fertilizados que trazem importantes questionamentos éticos.
 
Fonte R7

OMS diz que qualidade da saúde melhorou nos países pobres, mas está longe do desejado

Brasília - Os progressos feitos nos países em desenvolvimento e de menor desenvolvimento relativo para melhorar a qualidade da saúde de suas populações têm sido "dramáticos", informou ontem (15) a Organização Mundial da Saúde (OMS), no anuário World Heath Statistics 2013.
 
De acordo com o relatório, os avanços estão relacionados à tentativa de cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM) da Organização das Nações Unidas (ONU), estabelecidos em 2000. Em abril, a ONU iniciou uma contagem regressiva para os mil últimos dias antes do término da campanha, em 2015.
 
"Intensos esforços para atingir os ODM têm melhorado claramente a saúde das pessoas em todo o mundo", disse, em nota, a diretora-geral da OMS, Margaret Chan. Para a OMS, as metas do milênio têm sido determinantes para a saúde, especialmente no sentido de reduzir a diferença entre os países mais e menos favorecidos.
 
Entre as áreas em que a organização constatou resultados positivos estão a redução de mortes materna e infantil, a melhoria da nutrição e a redução de mortes causadas pelo vírus HIV, pela tuberculose e pela malária - áreas alvo dos objetivos do milênio. Ainda assim, a organização informou que os avanços são insuficientes para atingir as metas globais até 2015.
 
Os progressos em relação à mortalidade infantil, nutrição e prevenção de doenças, segundo a OMS, trouxeram resultados sobre outros índices globais, como o aumento da expectativa de vida entre a população mundial: 70 anos, seis a mais do que em 1990.
 
Há uma diferença entre homens (expectativa de 68 anos) e mulheres (72 anos). A Europa é a região com a expectativa de vida mais alta, 76 anos, em média. A mais baixa é a da África, 56 anos, em média. No Brasil, a taxa é 76 anos.
 
Outro índice que indica o progresso da saúde é a queda da taxa de mortalidade infantil – a probabilidade de morte no primeiro ano de vida a cada mil nascimentos. Em 2011, ano base no anuário, a taxa foi 37%. Em 2000, era 51%; dez anos antes, 61%.
 
A taxa de obesidade entre pessoas com mais de 20 anos, o uso de tabaco entre adolescentes e adultos, o consumo de álcool entre adultos, o uso de preservativos por pessoas dos 15 aos 49 anos e o conhecimento da população jovem sobre HIV e aids também foram fatores considerados pela OMS.
 
Em relação aos índices verificados pela OMS no Brasil, eles são superiores à média mundial em todos os quesitos analisados como fatores de risco à saúde. O acesso da população brasileira à água potável é 97%, sete pontos percentuais a mais do que em 2000. No mundo, hoje, o acesso é 89%.
 
A taxa de mortalidade de crianças com menos de 5 anos é 16% no Brasil. Na América Latina e no Caribe, os piores índices são os do Haiti (70%), da Bolívia (51%) e da Guiana (36%). Os países da região que registram os melhores índices são Cuba (6%), Chile (9%) e Uruguai (10%).
 
No que tange às condições sanitárias, a taxa de uso no Brasil é 81%, mais do que os 75% em 2000. No mundo, o uso da rede sanitária atinge 64% da população. Em relação às crianças até os 6 meses alimentadas exclusivamente por leite materno a taxa é 40% dos bebês – em 2010, era 9%, no Brasil. No mundo, o índice é 38%.
 
Outro ponto destacado pela OMS é o acesso a medicamentos por meio do setor público. Nos países de baixa e média renda, a escassez de medicamentos faz com que a população tenha de recorrer ao setor privado, onde os preços podem ser até 16 vezes maiores.
 
De acordo com os critérios do Banco Mundial, seguidos pela OMS, países de baixa renda são os que a população tem renda per capita inferior a US$ 1.025 (pouco mais de R$ 2 mil, por ano). Os de renda média, entre U$ 1.026 e U$ 4.035 (entre R$ 2 mil e 8 mil, aproximadamente, por ano).
 
Publicado anualmente pela OMS, o anuário contém dados de 194 países. Há indicadores sobre de mortalidade, doença e saúde - incluindo expectativa de vida, doenças e mortes por doença, serviços de saúde e tratamentos, investimentos na área e fatores de risco e comportamentos que afetam a saúde.
 
Fonte Agência Brasil

Falta de médicos em regiões mais carentes passa pelo fortalecimento do SUS, diz presidenta do CNS

Brasília – O debate sobre a falta de médicos nas regiões brasileiras mais carentes do Brasil precisa passar pelo fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS), defendeu a presidenta do Conselho Nacional de Saúde (CNS), Maria do Socorro de Souza.
 
Ela participou ontem(15) de uma audiência pública na Câmara dos Deputados sobre a contratação e entrada de médicos estrangeiros no país. Na última semana, o  governo anunciou a intenção de contratar 6 mil médicos de Cuba , além de profissionais de Portugal e da Espanha para trabalhar na atenção primária à saúde nessas regiões.
 
“A questão [da falta de médicos] procede, mas ela sozinha não vai trazer a resposta de acordo com as expectativas da população, tem que investir na equipe multiprofissional. Temos que ter um compromisso com o desenvolvimento [do SUS] que garanta na proteção social da população”, disse Maria do Socorro durante a audiência.
 
A presidenta do CNS ressaltou a necessidade da criação de uma carreira de estado para os médicos brasileiros que trabalhem na atenção primaria à saúde e a formação de consórcios intermunicipais  como forma de manter os médicos no interior. “Não dá pra pautar o SUS de forma fragmentada. A questão não é só a falta de médicos. É preciso pôr as questões no devido lugar”, disse. Ela também defendeu a vinda dos médicos estrangeiros. “A gente não pode desqualificar o investimento que Cuba fez na saúde, nem o que Portugal e Espanha fizeram”.
 
O tema tem gerado polêmica e já foi objeto de discussão no Senado . De um lado representantes dos médicos, em especial o Conselho Federal de Medicina (CFM) , contrários à proposta. De outro, representantes do governo  que defendem a medida como forma proporcionar atendimento médico à população do interior do país, onde há carência de profissionais.
 
Sobre a vinda de médicos estrangeiros para atuar no Brasil, o vice-presidente do Conselho Federal de Medicina, Carlos Vital, defendeu a necessidade de se fazer o Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos em 2012 como exigência para a atuação dos médicos estrangeiros no país, “como forma de garantir a qualidade dos serviços médicos prestados”. Dados apresentados pelo CRM mostram que apenas 20 entre 182 médicos cubanos foram aprovados no exame em 2012.
 
O deputado Rogério Carvalho (PT-SE) criticou a posição dos que se opõem à entrada de médicos estrangeiros no país e disse que não se pode tratar o acesso à saúde apenas dos pontos de vista do interesse da categoria. “Estamos fazendo um debate de corporação e não de saúde”, disse Carvalho, que é médico e ex-secretário estadual de Saúde de Sergipe. “Estamos com uma situação de interesse público. Não podemos pôr a população refém de outros interesses”.
 
Dados do Ministério da Saúde mostram que no Brasil existe 1,8 médico para cada mil habitantes. Na Argentina, a proporção é 3,2 médicos para mil habitantes e, em países como Espanha e Portugal, essa relação é 4 médicos. Em Cuba, a relação é 6,3. No início do ano, os prefeitos que assumiram apresentaram ao governo federal uma série de demandas na área de saúde. Entre os pontos destacados estava a dificuldade de atrair médicos para as áreas mais carentes, para as periferias das cidades e para o interior.
 
Fonte Agência Brasil

Concurso Prefeitura de Major Vieira (SC)

A Prefeitura de Major Vieira, estado de Santa Catarina, lançou edital Nº 01/2013 de concurso público para provimento de 26 vagas em diversos cargos. A remuneração é de até R$ 11.951,50 por carga horária de 40 horas semanais. As oportunidades são para os cargos de Médico, Enfermeiro, Odontólogo, Técnico em Higiene Dental e Agente Comunitário de Saúde.
 
Inscrição
As inscrições serão realizadas pela internet (www.majorvieira.sc.gov.br), até 13 de junho de 2013.O valor da inscrição será de R$ 100 para os cargos de nível superior e de R$ 50 para os demais cargos (nível médio e técnico).
 
A documentação deverá ser entregue nas dependências da Unidade de Saúde Central, localizada na Rua Francisco Santos Veiga, S/N, Centro, Major Vieira/SC, no horário das 13h30 às 16h30, ou via correios, devendo neste caso ser postada até o último dia do período de inscrições e encaminhada para o seguinte endereço: Prefeitura Municipal de Major Vieira-SC, A/C Comissão Concurso Edital 001/2013, Travessa Otacílio Florentino de Souza, n.° 210, Centro, Major Vieira-SC, CEP: 89.480-000.
 
Seleção e Validade
O concurso constará de prova de conhecimentos, que será aplicada no Colégio Estadual Luiz Davet, na Rua Luiz Davet, s/n, Bairro centro, no município de Major Vieira, na data provável de 07 de julho de 2013, e terá a duração de até 03 horas, com início às 09 horas. O gabarito das provas será publicado até às 17 horas do dia útil posterior a realização do concurso.
 
O certame tem validade de 2 anos, a partir da data da homologação, podendo ser prorrogado, facultativamente, por igual período.

Vagas de estágio na Prefeitura de São Vicente - SP

A Prefeitura do município de São Vicente, no estado de São Paulo, anunciou que estão abertas as inscrições para estudantes de nível superior e técnico para atuarem em diversos departamentos da administração pública. As vagas são para os cursos de Administração, Relações Públicas, Direito (4º semestre), Educação Física, Farmácia, Nutrição, Turismo e Técnico em Nutrição.
 
A carga horária de trabalho será de 30 horas por semana e a bolsa-auxílio é de R$ 600 (estudantes de graduação) e R$ 450 (técnico).
 
As inscrições vão até 10 de junho de 2013, período em que o candidato deve comparecer munido de documentos, no Departamento de Capacitação (DECAP), localizado na Rua José Bonifácio, 404 – Centro (5 º andar). O horário de atendimento é das 9h às 17h. Não será cobrada taxa de inscrição.
 
Os documentos que devem ser apresentados são: cópia do RG, histórico escolar do segundo semestre de 2012 e declaração de matrícula carimbada pela instituição que o estudante frequenta.
Outras informações no site http://www.saovicente.sp.gov.br.

Concurso UFAM

A Universidade do Amazonas (UFAM) lançou edital N° 018/2013 de concurso público, com o objetivo de ocupar 31 vagas para Professor Auxiliar, sendo 31 para as Unidades da capital e 03 para o interior do estado, no Programa de Apoio aos Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni).

Os admitidos ao quadro docente atuarão nas Faculdades de Medicina (FM), de Ciências Farmacêuticas (FCF), de Estudos Sociais (FES) e de Educação (Faced), Centro de Educação a Distância (CED), Economia Aplicada, Institutos de Ciências Humanas e Letras (ICHL), de Ciências Biológicas (ICB) e Instituto de Ciências Sociais Educação e Zootecnia de Parintins (ICSEZ). As jornadas serão de 20h, 40h e 40h em regime de Dedicação Exclusiva com salários de R$ 2.258,84 a R$ 8.506,61, conforme titulação e jornada.

Inscrições
Os interessados deverão fazer suas inscrições até o dia 13 de junho de 2013, das 9h às 11h e das 14h às 16h, nas secretarias das respectivas Unidades Acadêmicas.

Taxas
- Professor Auxiliar em regime de 20 horas: R$ 43,33;
- Professor Auxiliar em regime de 40 horas: R$ 64,20;
- Professor Auxiliar em regime de Dedicação Exclusiva: R$ 76,08.

Provas e Validade
Haverá prova escrita, didática e de títulos para todos. As provas serão realizadas na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) na cidade do Rio de Janeiro.

Fica fixado o prazo de validade do concurso em u, (01) ano após a homologação e publicação do resultado final no DOU, passível de prorrogação por igual período.

Hospital Geral de Taipas - SP seleciona médicos

Reconhecido como um dos mais importantes centros de saúde do estado de São Paulo, o Hospital Geral de Taipas promove processo seletivo (edital Nº 64/2013) para provimento de 05 vagas no cargo de Médico, na especialidade de clínica médica. Os contratados serão submetidos à carga horária de 20 horas semanais e terão direito a remuneração de R$ 2.650, acrescida de produtividade médica de até R$ 2.512,50.
 
As inscrições serão realizadas no período de 21 de maio a 03 de junho de 2013, das 10 às 16 horas, na Seção de Recrutamento e Seleção, do Serviço Técnico de Recursos Humanos do Hospital, sito à Av. Elísio Teixeira Leite, 6999 – Parada de Taipas - São Paulo – SP.
 
A forma de avaliação será por meio de análise curricular. O prazo de validade improrrogável do presente processo seletivo será de um (01) ano.

SJC – SC abre processo seletivo

A Secretaria Estadual de Justiça e Cidadania de Santa Catarina (SJC) publicou o edital nº 002/2013/SCJ, de processo seletivo, para contratação de pessoal para prestação de serviço no Centro de Atendimento Socioeducativo Regional de Joinville, vinculado ao Departamento de Administração Socioeducativa – DEASE. São 117 vagas com rendimentos de R$ 972 a R$ 2.592.
 
Quem possui nível médio de escolaridade poderá concorrer a vaga nas funções de Instrutor de Mecânica, Instrutor de Informática, Instrutor de Artes Cênicas, Instrutor  Agrícola, Instrutor de Jardinagem, Técnico em Atividades Administrativas ou Técnico em Atividades de Saúde (Técnico de Enfermagem).
 
As oportunidades para graduados (nível superior) são para as funções de Agente de Segurança Socioeducativo, Assistente social, Cirurgião Dentista, Enfermeiro, Médico, Pedagogo e Psicólogo. A jornada de trabalho será de 30 ou 40 horas semanais.
 
Podem participar da seleção candidatos que tenham o ensino médio completo como formação e também profissionais formados em odontologia, serviço social e outras graduações.
 
Inscrições
As inscrições prévias podem ser feitas exclusivamente pela internet, no endereço eletrônico www.sjc.sc.gov.br, entre os dias 20 de maio e 04 de junho de 2013. Já as inscrições definitivas ocorrerão com a entrega da documentação comprobatória listada no edital. Não será cobrada taxa de inscrição.
 
Seleção
O processo seletivo dar-se-á mediante somatório de pontos da contagem de títulos, cursos de qualificação e da experiência comprovada. Não haverá prova de títulos para candidatos de nível médio.
 
O edital completo pode ser acessado pelo site da SJC (www.sjc.sc.gov.br).

Concurso Prefeitura de São Domingos das Dores - MG

Com oferta de 50 vagas de níveis fundamental, médio e superior, a Prefeitura de São Domingos das Dores, no estado de Minas Gerais, lançou edital nº. 01/2013 para realização de concurso público.
 
A carga horária dos contratados será de 20 a 40 horas semanais, com salários que variam entre R$ 678,00 e R$ 9.000,00. Do total de vagas, 5% são reservadas aos candidatos portadores de necessidades especiais.
 
Cargos
Agente Comunitário de Saúde, Assistente de Administração, Assistente de Biblioteca, Assistente Social, Auxiliar de Saúde Bucal, Auxiliar de Secretaria Escolar, Cirurgião Dentista, Coordenador do Cras, Enfermeiro, Médico (Estratégia de Saúde da Família, Ginecologista/Obstetra e Pediatra), Motorista, Nutricionista, Operador de Máquinas Pesadas, Operário, Professor (Educação Infantil e Ensino Fundamental - 1º ao 5º Ano), Psicólogo, Recepcionista, Servente, Serviçal Escolar, Supervisor Pedagógico, Técnico em Enfermagem e Técnico em Saúde Bucal.
 
Inscrição
As inscrições serão efetuadas no endereço eletrônico www.exameconsultores.com.br, entre 9h do dia 16 de julho até 23h59 do dia 15 de agosto de 2013.
 
A taxa de inscrição é de:
 
Nível fundamental: R$ 40,00, 43,00, 46,00 e 55,00;
Nível médio: R$ 40,00, 50,00, 46,00 e 65,00;
Nível superior: R$ 54,00, 62,00, 83,00, 84,00, 102,00 e 150,00.
 
Aos candidatos com dificuldade de acesso à internet será disponibilizado atendimento presencial na sede da prefeitura de São Domingos das Dores, situada na Avenida João Barbosa dos Santos, nº 256, Centro, CEP 35335-000, São Domingos das Dores/MG, exceto aos sábados, domingos e feriados, no horário de 8h às 11h e 12h às 17h
 
Provas
O concurso será constituído de prova objetiva de múltipla escolha, de títulos e prática.
 
Os títulos deverão ser entregues no mesmo período das inscrições, na sede da prefeitura de São Domingos das Dores, das 8h às 11h e 12h às 17h, dentro de um envelope lacrado ou encaminhados via postal, endereçados à EXAME AUDITORES & CONSULTORES LTDA, situada à Av. do Contorno, nº 3731, 3º andar, Bairro Santa Efigênia, CEP 30110-017, Belo Horizonte/MG, postados, impreterivelmente, até o dia 16 de agosto de 2013, através dos Correios por meio de Aviso de Recebimento - AR.
 
As provas objetiva e prática estão previstas para serem realizadas no dia 22 de setembro de 2013, em locais e horários que serão divulgados até 14h do dia 16 de setembro de 2013.
 
A partir das 14 horas do dia 24 de setembro de 2013 será divulgado o gabarito provisório da prova objetiva.
 
Validade
O prazo de validade do concurso público será de 02 anos, contados da data de homologação do resultado final, podendo ser prorrogado uma única vez, por igual período, mediante ato do Prefeito de São Domingos das Dores.

Prefeitura de Iomerê (SC) lança edital de processo seletivo

A Prefeitura de Iomerê, estado de Santa Catarina, lançou edital ACT Nº 004/2013 de processo seletivo, visando preencher vagas para o cargo de Agente Comunitário de Saúde (2) e Nutricionista (01).  O salário é de até R$ 2.612,07, por jornada de trabalho de 20 a 40 horas semanais.
 
Inscrições
As inscrições serão realizadas até 29 de maio de 2013, no horário de expediente da Prefeitura Municipal de Iomerê, no horário das 07h30 às 11h e das 13h às 16h30, diretamente no Setor Pessoal, na Rua João Rech, nº 500. Não será cobrada taxa de inscrição.

Provas e Gabaritos
A prova escrita está prevista para 08 de junho de 2013, nas dependências da Escola de Educação Básica Frei Evaristo. O gabarito preliminar será divulgado pela Prefeitura Municipal de Iomerê, no mural de atos oficiais, e no site do Município, www.iomere.sc.gov.br, na segunda-feira após a realização das provas. Apenas os candidatos que concorrem ao cargo de Nutricionista também serão avaliados por meio de prova de títulos. 
 
Validade
O prazo de validade do processo seletivo será de 01 ano, podendo ser prorrogado por igual período. 

Prefeitura de Recreio (MG) abre vagas

A Prefeitura de Recreio, no estado de Minas Gerais, lançou no Diário Oficial dos Municípios Mineiros (15 de maio de 2013) o extrato do edital nº. 006/2013 de processo seletivo para o preenchimento de vagas no setor de saúde.
 
São oferecidas oportunidades para Técnico de Enfermagem (02) e Agente Controlador de Dengue (15). As inscrições serão recebidas no período de 22 a 24 de maio de 2013, na sede da Prefeitura Municipal de Recreio, no horário das 12 às 16 horas.
 
Maiores informações na sede da Prefeitura de Recreio – MG. 

Prefeitura de São José da Varginha (MG) abre vagas

Foi divulgado edital nº. 001/2013 para realização de processo seletivo na Prefeitura de São José da Varginha, estado de Minas Gerais. O certame tem como objetivo preencher 60 vagas mais cadastro reserva em todos os níveis de escolaridade. Os aprovados receberão subsídios de até R$ 9.600,00 por jornada de trabalho de 24, 30 e 40 horas semanais.
 
Cargos
Médico, Enfermeiro, Dentista, Técnico Higiene Bucal, Auxiliar de Consultório Dentário, Auxiliar de Enfermagem, Agente Comunitário de Saúde, Motorista, Psicólogo, Nutricionista, Diretor Técnico de Farmácia, Assistente Social, Enfermeiro, Químico, Professor de Educação Básica, Fiscal Sanitário, Técnico de Enfermagem, Técnico Laboratório, Mecânico de Autos, Operador de Máquinas, Operador da ETA/ETE, Coveiro, Jardineiro, Operário, Agente de Vigilância Epidemiológica, Agente Sanitário, Auxiliar Administrativo, Auxiliar de Tesouraria, Auxiliar de Serviços Gerais, Motorista, Encarregado SMER, Motociclista, Atendente de Saúde, Recepcionista, Borracheiro,  Pedreiro, Agente Administrativo, Almoxarife, Auxiliar de Enfermagem, Auxiliar de Gabinete, Técnico Agropecuário e Copeira. Das vagas oferecidas em cada cargo 5% serão destinadas a portadores de deficiência.
 
Inscrição, Seleção e Validade
As inscrições serão efetuadas via internet, pelo site www.rvcon.com.br, até às 20h do dia 17 de maio de 2013.
 
A taxa de inscrição é de R$ 50,00 (nível superior), R$ 30,00 (nível médio) e R$ 15,00 para os demais cargos.
 
O certame será composto de prova objetiva, prática e títulos.
 
A prova objetiva será realizada provavelmente no dia 16 de junho de 2013, às 9 horas, com duração máxima de 03 horas, em local a ser previamente informado no site www.rvcon.com.br e na Prefeitura Municipal. O gabarito oficial da prova objetiva será divulgado na data provável de 17 de junho de 2013.
 
O processo seletivo terá validade de 02 anos, contados da data da homologação, podendo ser prorrogado por mais 02 anos.