Rotavírus |
Pesquisadores do Government of India's Department of Biotechnology e da Bharat Biotech anunciaram resultados positivos de um ensaio clínico de Fase III da vacina contra o rotavírus desenvolvida e fabricada no país.
Os dados do estudo, apresentados hoje, mostraram que a ROTAVAC ® tem um excelente perfil de segurança e eficácia.
O estudo clínico demonstra pela primeira vez que a vacina contra o rotavírus é eficaz na prevenção da diarreia grave causada pelo vírus em ambientes de baixa renda na Índia.
ROTAVAC ® reduziu significativamente o sintoma por mais da metade, 56% durante o primeiro ano de vida, com proteção contínua para o segundo ano de vida. Além disso, a vacina também mostrou impacto contra a diarreia grave de qualquer causa.
"Esta é uma importante descoberta científica contra infecções por rotavírus, a causa mais grave e letal de diarreia infantil, responsáveis por aproximadamente 100 mil mortes de crianças na Índia a cada ano. Os resultados clínicos indicam que a vacina, se licenciada, poderia salvar as vidas de milhares de crianças a cada ano na Índia", afirma K. VijayRaghavan.
A vacina foi desenvolvida através de uma parceria para a inovação social única, que reuniu a experiência e expertise dos pesquisadores indianos e internacionais, bem como os setores público e privado. A vacina se originou a partir de uma cepa enfraquecida de rotavírus que foi isolada de uma criança indígena no All India Institute of Medical Sciences, em Nova Delhi, em 1985-1986.
Ensaio clínico de Fase III do estudo aleatório inscreveu 6.799 crianças na Índia (com idades entre seis a sete semanas, no momento da inscrição) em três locais.
A eficácia da vacina se comparou favoravelmente com a eficácia das vacinas contra o rotavírus atualmente licenciadas em países com poucos recursos. Os resultados do estudo mostraram clara evidência de proteção contra diferentes cepas do vírus e eficácia contínua no segundo ano de vida.
"Com seu baixo preço e eficácia forte, ROTAVAC ® tem o potencial de reduzir significativamente a incidência de diarreia grave por rotavírus entre crianças na Índia", concluem os pesquisadores.
Fonte isaude.net
Nenhum comentário:
Postar um comentário