Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quinta-feira, 16 de maio de 2013

Dispositivo reconecta cérebro e membros paralisados após AVC

Aparelho detecta ondas cerebrais e, assim, controla o movimento de membros paralisados
Foto: The Hong Kong Polytechnic University
Aparelho detecta ondas cerebrais e, assim, controla o
movimento de membros paralisados
Primeira ferramenta de treinamento do cérebro detecta ondas cerebrais e, assim, controla o movimento de membros inativos
 
Cientistas da The Hong Kong Polytechnic University, na China, desenvolveram um dispositivo inédito capaz de reconectar o cérebro e membros paralisados após o acidente vascular cerebral (AVC).
 
O primeiro dispositivo de treinamento do cérebro do mundo, que detecta ondas cerebrais e, assim, controla o movimento de membros paralisados, fornece esperança para a recuperação de sobreviventes de AVC.
 
Enquanto a recuperação motora efetiva após um AVC depende do programa de reabilitação precoce e prática voluntária intensiva dos membros paréticos, os produtos de reabilitação atuais não usam ondas cerebrais para orientar os sobreviventes de AVC a identificarem intenção voluntária e reaprender a se reconectar com seu membro paralisado novamente.
 
Agora, o pesquisador Raymond Tong Kai-yu e seus colegas desenvolveram o dispositivo de treinamento do cérebro com um novo algoritmo de coerência para o treinamento da função da mão.
 
O novo algoritmo é baseado na coerência da frequência na eletroencefalografia de superfície (EEG, ondas cerebrais) e eletromiografia (EMG, atividades musculares) para identificar a intenção voluntária e sua conexão.
 
"O dispositivo de treinamento do cérebro é capaz de orientar os pacientes com AVC a reaprender a reconexão entre o cérebro e os membros, com um novo design do fone de ouvido EEG e o antebraço EMG para transmitir dados para controlar um sistema robótico da mão interligado por um software usando um aplicativo para iPad", explica Tong.
 
O sistema patenteado de treinamento do cérebro, que se parece com um capacete de ciclista e pode ler ondas cerebrais, também tem novos recursos para encontrar os locais de eletrodos de EEG específicos para cada paciente de derrame individual e reduzir o número de eletrodos de EEG, o que pode reduzir o custo do sistema e o tempo de preparação para a formação do cérebro.
 
Para encontrar um conjunto mínimo de eletrodos para controlar o dispositivo com a precisão superior a 90%, cinco pacientes com AVC crônico foram recrutados para serem treinados durante 20 sessões do estudo.
 
Os investigadores descobriram que, em geral, 32 eletrodos são necessários para manter a precisão superior a 90%.
 
A alta precisão e baixo número de canais necessários significa que o dispositivo Brain Training é uma ferramenta viável para ajuda assistencial e treinamento de reabilitação. O sistema futurista será portátil e fácil de usar em configurações de casa e em hospitais.
 
Fonte isaude.net

Nenhum comentário:

Postar um comentário