Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quinta-feira, 16 de maio de 2013

Cirurgia separa com sucesso siamesas de 8 meses em São Paulo

Ana Clara e Any Vitória nasceram unidas pela base da coluna
Adriano Vizoni - 3.dez.2012/Folhapress
Ana Clara e Any Vitória nasceram unidas pela base da coluna
As gêmeas siamesas Ana Clara e Any Vitória, de 8 meses, chegaram ao Instituto da Criança do HC unidas pela parte inferior da coluna e pelos órgãos pélvicos.
 
Depois de uma cirurgia de dez horas, que envolveu 15 profissionais -- cirurgiões, anestesistas e enfermeiros --, elas puderam seguir separadamente para o quarto.
 
De acordo com o chefe de Cirurgia Pediátrica do Instituto da Criança, Uenis Tannuri, os órgãos das irmãs eram duplicados, mas muito aderidos. "Tivemos que separar todos os órgãos. Contamos com a ajuda de um colega neurocirurgião para a separação da coluna sacral e a cirurgia foi muito bem", diz.
 
Com o procedimento bem-sucedido, as meninas receberam alta nessa terça-feira, após duas semanas de recuperação. Mas a família, vinda de Alto do Rodrigues, no Rio Grande do Norte (RN), permanece na casa de parentes até que o médico autorize a viagem de volta para casa.
 
A mãe, Elsivânia Kátia da Costa, 28, soube que teria siamesas antes do terceiro mês de gestação. "Fiquei assustada, nunca imaginei isso. Mas botei nas mãos de Deus e acreditei que daria certo."
 
Do Rio Grande do Norte, as irmãs foram encaminhadas para o Instituto da Criança, em São Paulo, que já reunia experiência de 21 casos semelhantes ocorridos nos últimos 20 anos.
 
Segundo Tannuri, o nascimento de siameses é muito raro e 80% deles morrem nos primeiros meses.
 
Fonte Folhaonline

Nenhum comentário:

Postar um comentário