Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quinta-feira, 16 de maio de 2013

Dieta polêmica que promete combater a obesidade chega ao Brasil

Reprodução / BBC
Receitas polêmicas prometem combater obesidade
As receitas do médico nutricionista francês Pierre Dukan foram muito criticadas pelos médicos
 
Os promotores da controversa dieta do doutor Dukan, um regime alimentar a base de proteínas e farelo de aveia, querem divulgar seu método no Brasil e na Rússia depois de tê-lo espalhado por Estados Unidos e China.
 
As receitas do médico nutricionista francês Pierre Dukan provocaram em seu país polêmicas e julgamentos e foram muito criticadas pela comunidade científica.
 
Na terça-feira (14), Dukan apresentou em Moscou a versão em russo de seu site de assessoramento ("coaching") na internet, que serve da base aos que recorrem a este regime para emagrecer.
 
Um porta-voz do grupo, Philippe Mascaras, disse que as expectativas são enormes.
 
— Estamos trabalhado nisso há mais de um ano. Na Rússia, 30% da população é afetada" pelo sobrepeso. A conta do grupo no Vkontakte, o equivalente do Facebook na Rússia, já tem 400.000 seguidores.
 
Segundo o porta-voz, já existem sites sobre o método Dukan nos Estados Unidos, "haverá na China imediatamente e seguiremos com o Brasil", indicou Mascaras.
 
No Brasil, o grupo está perto de começar a segunda etapa de implantação e colocará à venda no fim de maio os produtos de seu regime, que proíbe comer açúcar, farinhas ou gorduras.
 
As vendas serão feitas em um primeiro momento pela internet, mas o grupo está negociando com uma grande rede de distribuição para comercializar seus produtos nos supermercados.
 
—No Brasil, o sobrepeso afeta 45% da população e é um fenômeno em crescimento. O desenvolvimento econômico favorece a tendência a consumir produtos ricos em substâncias que provocam o aumento de peso.
 
A implantação do regime Dukan é sempre precedida pelo lançamento de um livro, traduzido em 25 línguas e que já vendeu 11 milhões de exemplares em todo o mundo.
 
Suas receitas, popularizadas na França em 2007, se estenderam rapidamente a outros países europeus, como Espanha, Grã-Bretanha, Itália, Polônia e Alemanha, antes de cruzar o oceano em direção aos Estados Unidos.
 
Agora, os países emergentes são os que parecem mais preocupados pelas questões de sobrepeso, depois dos Estados Unidos, onde 60% da população sofre com obesidade.
 
—Isso se deve à ocidentalização, ao consumo de produtos com muitas calorias, ao excesso de marketing e de comunicação", indicou o porta-voz do regime Dukan.
 
O faturamento do grupo alcançou 38 milhões de euros em 2012, contra 27,7 milhões em 2011.
 
Fonte AFP

Nenhum comentário:

Postar um comentário