Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



sexta-feira, 3 de janeiro de 2014

Pesquisa mostra que falta de sono causa neurodegeneração

Entre os que não dormiram, os cientistas constataram um aumento de cerca de 20% de duas moléculas, a enolase específica dos neurônios e a proteína S-100B
 
Cientistas suecos apresentaram nesta terça-feira (31/12) um estudo que esclarece um pouco melhor os danos cerebrais de uma noite sem dormir, o que poderia incentivar as pessoas mais festeiras a ir para cama mais cedo.

Esses pesquisadores em neurologia da Universidade de Uppsala analisaram amostras de sangue colhidas de 15 homens jovens e de boa saúde divididos em dois grupos: entre aqueles que dormiram oito horas e os que não dormiram.

Entre os que não dormiram, os cientistas constataram um aumento de cerca de 20% de duas moléculas, a enolase específica dos neurônios e a proteína S-100B.

"O número de moléculas do cérebro normalmente aumenta no sangue quando ocorrem lesões cerebrais", indicou em um comunicado o coordenador do estudo, Christian Benedict.

"A falta de sono pode promover processos de neurodegeneração", enquanto que, pelo contrário, "uma boa noite de sono poderia ter uma grande importância para a manutenção da saúde do cérebro", acrescentou.

O estudo, que será publicado na revista Sleep, segue a linha de outro estudo publicado em outubro na revista Science, que concluiu que o sono acelera a limpeza de toxinas do cérebro.

Entre essas toxinas estão a beta-amilóide que, cumulativamente, promove a doença de Alzheimer, de acordo com pesquisadores da Universidade de Rochester (EUA), que trabalharam com ratos.

Correio Braziliense

Entenda os efeitos do uso da maconha no organismo humano

Maconha - GNews (Foto: Reprodução GloboNews)
Foto: Reprodução Globonews
Folha de Maconha
Droga pode afetar atividade locomotora, humor, memória e pulmões. Substância pode ser usada com fins terapêuticos para tratar câncer e HIV
 
Os efeitos do uso da maconha no organismo podem variar de acordo com as características do usuário, com seu estado de espírito, com o ambiente em que ocorre o consumo e também com as características da droga, segundo o biólogo Lucas Maia, doutorando em Saúde Coletiva pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e pesquisador do Centro Brasileiro de Informações sobre Drogas Psicotrópicas (Cebrid).

O especialista é coordenador do grupo multidisciplinar "Maconhabras", que, sob a supervisão do médico Elisaldo Carlini, professor da Unifesp, reúne pesquisadores de várias instituições interessados principalmente no uso medicinal da Cannabis sativa. Maia conversou com o G1 sobre os efeitos fisiológicos e psicológicos da droga, que teve sua venda e cultivo regulamentados por lei aprovada  no Uruguai.
 
Veja, abaixo, algumas das ações da maconha no organismo humano:

Atividade locomotora
A maconha promove, de maneira geral, uma diminuição da atividade motora, fazendo com que a pessoa se movimente menos e possa chegar a um estado de sonolência. Porém, dependendo da dose de tetrahidrocanabinol (THC) – princípio ativo com efeitos mais pronunciados da maconha –, a reação também pode ser oposta, levando a uma sensação de euforia e intensificação dos movimentos.

“Tudo o que envolve os efeitos da cannabis pode parecer ambíguo. Existem análises que mostram que esses efeitos são bidirecionais, dependendo da dose, do indivíduo e do ambiente”, diz Maia.

Frequência cardíaca
Principalmente em pessoas que usam a droga pela primeira vez, pode haver um aumento da frequência cardíaca. “Não chega a ser um efeito que pode levar a um infarto, por exemplo, mas é um aumento muito evidente. A pessoa pode se sentir incomodada e ansiosa, e isso pode ser um risco no caso de indivíduos que tenham histórico pessoal ou familiar de transtorno de ansiedade ou pânico”, explica o biólogo.

Diminuição da temperatura e aumento do apetite
Assim como a maconha provoca a diminuição da atividade motora, também leva a uma diminuição da temperatura corporal, que configura um quadro de hipotermia. Ela pode ainda estimular o sistema digestivo e aumentar o apetite. Boca seca e olhos avermelhados também são alguns dos efeitos observados após o uso.

Humor
Quanto aos efeitos no humor do usuário, a droga tanto pode provocar relaxamento e calma quanto uma sensação de ansiedade e angústia. Novamente, isso depende das características do usuário e da substância. “Maconha com maior concentração de THC tende a induzir reações de ansiedade com maior frequência, em comparação com a maconha com menor concentração de THC, segundo estudos”, compara Maia. Quando o usuário tem histórico médico de ansiedade, os riscos de a droga despertar emoções negativas são maiores.

Pulmões
O cigarro de maconha contém muitos dos componentes também presentes no cigarro de tabaco comum. Para comparar os efeitos do tabaco e da maconha na função pulmonar, Maia cita um estudo publicado na revista científica “The Journal of the American Medical Association” (Jama) em 2012.

Os pesquisadores investigaram a associação entre o uso de maconha e possíveis efeitos adversos sobre a função pulmonar em mais de 5 mil pessoas. Os resultados mostraram que o uso intenso por longos períodos (mais de 10 anos) esteve associado a um declínio da capacidade pulmonar. Porém, o uso moderado, por até 7 anos, não causou grandes prejuízos aos pulmões, diferentemente do que foi constatado em fumantes comuns que, com a mesma frequência de uso, já apresentavam fortes efeitos adversos.

Memória
A maconha prejudica principalmente a memória de curto prazo e também a chamada memória de trabalho. “São efeitos transitórios, principalmente durante o uso. Mas, se pensarmos que uma pessoa usa a droga todos os dias, vai estar o tempo todo sob esse efeito prejudicial e não vai reter informações”, diz o pesquisador. Maia afirma que, depois de 28 dias sem usar a substância, as funções de memória e cognição voltam a ficar estabilizadas.

Dependência
Maia afirma que, apesar de existirem casos de dependência de maconha, ainda não foram feitos estudos clínicos que demonstrem, de forma clara, quais são os mecanismos desse tipo de dependência. “É um estudo difícil de ser conduzido. O que se sabe é que de 5% a 8% dos usuários da droga ficam dependentes. A porcentagem é baixa se comparada a outras substâncias, como nicotina, cocaína ou heroína”, diz.

A dependência, no caso da maconha, pode se caracterizar pela necessidade de aumentar a dose para obter os mesmos efeitos e também pelos sintomas de abstinência, como irritabilidade, falta de apetite e insônia.

Uso terapêutico
A eficácia do uso terapêutico da maconha está comprovada para reduzir os efeitos colaterais da quimioterapia contra o câncer, amenizando náuseas e vômitos. Para pacientes com Aids em estágio terminal, que apresentem falta de apetite, a droga também pode estimular a fome e proporcionar uma melhor qualidade de vida à pessoa.
 
Estudos mostram, ainda, a eficácia da droga para reduzir dores neuropáticas em várias doenças, como esclerose múltipla. Os efeitos analgésicos da maconha podem, inclusive, substituir medicamentos como a morfina em casos em que o paciente desenvolve intolerância ao fármaco.
 
Em caso de glaucoma (lesão do nervo óptico), a Cannabis pode ter efeito redutor da pressão intraocular. Para quem tem epilepsia, estudos mostram que medicamentos à base de canabidiol podem ter efeitos anticonvulsivantes.
 
G1

Cientistas descobrem hormônio que reduz os efeitos da maconha

Maconha - GNews (Foto: Reprodução GloboNews)Esteroide natural pregnenolona reduz a euforia causada pelo THC. Descoberta pode levar a novos tratamentos contra a dependência
 
Uma equipe internacional de cientistas descobriu que um hormônio esteroide natural reduz a euforia causada pela substância psicoativa da maconha, em um trabalho publicado nesta quinta-feira (2) pela revista "Science".
 
Os pesquisadores descobriram que o hormônio pregnenolona diminui a atividade no cérebro do receptor tipo 1 de canabinoide, o que elimina o "barato" causado pelo tetrahidrocanabinol (THC), a principal substância psicoativa da maconha.
 
Esta descoberta pode levar a novos métodos de tratamento da intoxicação e da dependência de maconha e, segundo o artigo, "também permitiria que os pesquisadores isolassem as propriedades medicinais da erva, bloqueando seus efeitos sobre o comportamento".
 
Os hormônios esteroides são moduladores importantes da atividade do cérebro e do comportamento, e desempenham papéis cruciais na regulação de atividades fisiológicas como o comer, o despertar, a reprodução e o comportamento sexual, e participam da regulação da memória e dos estados de ânimo.
 
A pregnenolona é considerada como a precursora inativa de todos os hormônios esteroides e, segundo os autores, seus efeitos funcionais não foram investigados o suficiente.
 
"A administração de THC aumenta substancialmente a síntese da pregnenolona no cérebro pela ativação do receptor Tipo 1 de canabinoide", acrescentou o estudo. "A pregnenolona, então, atua como inibidor específico de sinal do receptor e reduz vários efeitos do THC".
 
"Esta reação negativa mediada pela pregnenolona revela um ciclo, que antes era desconhecido, que protege o cérebro da ativação excessiva do receptor, o que poderia abrir o caminho para o tratamento da intoxicação e da dependência de maconha", sustentou o artigo.

G1

Paciente com depressão tem risco maior de sofrer um infarto ou AVC

Transtorno é mais comum em mulheres e pode oferecer riscos ao coração
 
A depressão é um problema mais comum em mulheres e, se não tratada, pode aumentar o risco de complicações para o coração, como infarto ou AVC, como explicaram o psiquiatra Daniel Barros e o cardiologista Roberto Kalil no Bem Estar.
 
Isso acontece porque o paciente com depressão tem um desgaste de todo o organismo e tem reações inflamatórias por causa do aumento dos níveis de cortisol, hormônio do estresse.
 
Por causa dessa inflamação, os vasos sanguíneos sofrem uma lesão e há uma formação de placa, o que pode contribuir para o infarto ou AVC - por isso, a depressão deve ser tratada como um fator de risco para doenças coronárias. Estudos mostram ainda que o transtorno pode reduzir também o calibre dos vasos sanguíneos e causar hipertensão e, em alguns casos, trombose.
 
Fora isso, outros fatores associados, como ansiedade e estresse, aumentam a produção de substâncias inflamatórias relacionadas a aterosclerose. De acordo com os médicos, vale ressaltar que as pessoas com depressão costumam beber mais, fumar, usar drogas, além de serem sedentárias, hábitos que também contribuem para os males do coração.
 
Para diagnosticar a depressão, é importante saber os sintomas. De acordo com o psiquiatra Daniel Barros, uma tristeza que não passa, insônia e falta de apetite são os sinais de alerta mais comuns e, ao primeiro indício de um deles, é importante procurar um médico. No caso da engenheira Bernadete de Araújo, a depressão começou com uma tristeza tão profunda que chegava a doer. Por causa disso, ela evitava socializar e até largou o emprego.
 
Depois de diagnosticada com a doença, ela procurou a Abrata, uma associação que dá apoio a familiares, amigos e portadores de transtornos afetivos. Com atividades e encenações em grupo, ela conseguiu se recuperar e até passou a atender aos telefones da associação como voluntária.
 
Segundo o psiquiatra Daniel Barros, além dessas dinâmicas em grupo, a depressão deve ser acompanhada por um psicólogo ou psiquiatra. Fora isso, o suporte familiar, o uso de medicamentos e até mesmo a atividade física, que libera endorfina, hormônio do prazer e bem-estar, podem ajudar no tratamento.
 
Arte Bem Estar AVC (Foto: Arte/G1)
 
Se o transtorno não for tratado e evoluir para um AVC, por exemplo, a identificação dos sintomas também é importante.
 
Nas mulheres, pode ocorrer enxaqueca, dor no pescoço, tontura e formigamento de um dos lados do corpo – o risco é maior em quem usa anticoncepcional, tem excesso de peso, tem hipertensão arterial, fuma ou teve gravidez de parto normal, como alertou o cardiologista Roberto Kalil.
 
Outro teste fácil para reconhecer a pessoa está sofrendo um AVC é pedir para ela sorrir – se um lado ficar um pouco torto, é sinal de problema como mostrou a reportagem da Marina Araújo. Depois, é só pedir para ela levantar os braços por 10 segundos – se um começar a cair, significa que um dos lados está mais fraco e isso também é um sinal de alerta.
 
Por último, a dica é pedir para a pessoa repetir uma frase simples, como “o dia está lindo lá fora” – se ela não conseguir, leve-a imediatamente ao hospital.
 
Arte Infarto Bem Estar (Foto: Arte/G1)
 
No caso de infarto, os sintomas mais comuns são cansaço na mandíbula, falta de ar, indigestão, náuseas e vômito, dor nas costas e uma pressão na barriga que pode ser confundida com dor de estômago. Entre os fatores, além da depressão, que podem aumentar o risco, estão a genética, obesidade, colesterol alto, diabetes, tabagismo, estresse e também a menopausa, por causa do desequilíbrio hormonal.

G1

Entendimento entre médico e paciente facilita o tratamento

Diálogo faz com que os remédios sejam tomados com mais regularidade. Doenças silenciosas como diabetes e hipertensão exigem controle diário
 
Se muita gente já tem problemas para tomar remédios quando está passando mal, a dificuldade é ainda maior quando se tratam das chamadas doenças “silenciosas”. Doenças crônicas como diabetes, hipertensão ou depressão exigem disciplina do paciente, para que ele siga à risca as instruções do médico mesmo que não consiga perceber o efeito imediato dos medicamentos.
 
Estudos mostram que menos de 30% dos pacientes que sofrem com esses tipos de males conseguem aderir corretamente ao tratamento. Do ponto de vista médico, esse é um problema grave, já que essas doenças não tem cura, e a única forma de mantê-las sob controle é tomar os medicamentos regularmente.
 
No Bem Estar, o cardiologista Roberto Kalil e o psiquiatra Daniel Barros explicaram que há quatro formas diferentes de se motivar para seguir o tratamento.
 
A chamada motivação “externa” é quando a pessoa só faz aquilo porque alguém mandou; é a forma mais fraca, porque a pessoa não está convencida do objetivo do tratamento. A motivação “interna”, de quando a pessoa só segue para não se sentir culpada, também não é a melhor.
 
As melhores formas de se motivar para o tratamento são a “identificada” – em que o paciente realmente compreende o problema que tem e como controlá-lo – e a “intrínseca” – em que ele toma gosto pelo tratamento, exatamente porque sabe que terá bons resultados.
 
Para atingir esse nível de compreensão, o paciente precisa realmente conversar com o médico. Se você não entender tudo que o especialista te disser, peça-o para repetir com outras palavras, até que não restem dúvidas sobre como funcionam a doença e o tratamento necessário.
 
Caso tenha alguma dificuldade para seguir um tratamento específico, converse com o médico antes de sair do consultório. Dessa forma, talvez seja possível encontrar uma alternativa melhor, que facilitará no controle do problema de saúde.

G1

Adeus, sorriso branco! Veja quais alimentos deixam seus dentes amarelados

E não são apenas os alimentos artificiais que promovem
o escurecimento dos dentes. Frutas como a amora e legumes como a beterraba
também são prejudiciais ao sorriso branquinho.

Uma dica importante é não escovar os dentes imediatamente
após o consumo de alimentos como estes, já que isso só pode piorar o quadro.
— Os alimentos ácidos fazem com que haja uma significante
queda do pH bucal, favorecendo a desmineralização dos dentes. Se a escovação é
realizada neste momento, você tem a associação da acidez juntamente com ação
mecânica e abrasiva da escovação, o que acentua o desgaste dentário.Segundo ela, o ideal é aguardar entre 30 e 40 minutos antes
da escovação, para que o pH se restabeleça
Frutas como a amora e legumes como a beterraba também são
 prejudiciais ao sorriso branquinho
Além de corantes e alimentos artificiais, frutas e legumes podem prejudicar a cor dos dentes
 
Dez entre dez pessoas sonham com um sorriso branquinho, como os de comerciais de pasta de dente. Mas será que todo mundo sabe também que existem alimentos - inclusive naturais, como frutas e legumes – que podem prejudicar este sonho? Descubra aqui quais são os grandes vilões que escurecem os dentes, e aprenda a evitar seus efeitos nocivos.
 
Aquele cafezinho que você toma três vezes por dia, por exemplo, pode estar prejudicando seu sorriso. “Qualquer alimento rico em corante, seja natural ou artificial, pode causar manchamentos exógenos nos dentes. Isto é, manchas que vêm de fora”, explica a doutora Sandra Kalil Bussadori, cirurgiã-dentista e professora da Escola de Aperfeiçoamento Profissional da Associação Paulista de Cirurgiões-Dentistas (EAP-APCD).
 
Segundo a doutora Sandra, o escurecimento ocorre por meio da deposição de pigmentos sobre o esmalte dos dentes.

— Como o esmalte é microporoso, os pigmentos também podem penetrar nas camadas mais superficiais.

No caso dos refrigerantes, os piores são os de limão e os de cola, que, além de possuírem agentes pigmentantes, podem causar erosão ácida do esmalte, tornando-o mais poroso.
 
Bebidas alcoólicas são prejudiciais à saúde em diversos pontos, incluindo os dentes. O vinho tinto, por exemplo, é um grande responsável pelo manchamento do sorriso.

— Assim como o álcool, os cigarros, com filtro ou sem, e as drogas como o crack e a maconha também podem depositar pigmentos sobre os dentes, entre outros inúmeros malefícios.
 
Doces como o chocolate, por conterem corantes, podem escurecer os dentes. “Os dentes escurecem principalmente por três motivos”, enumera a doutora Sandra.

— Primeiro, pela deposição de pigmentos exógenos durante a vida – e, com o passar do tempo, se não houver limpeza, a deposição vai se intensificando. Segundo, por problemas na polpa dentária. Terceiro, pelo fato de que a dentina continua se formando durante toda a vida, e, como é esta estrutura que dá cor ao dente (o esmalte é translúcido), ele fica mais escuro.
 
E não são apenas os alimentos artificiais que promovem o escurecimento dos dentes. Frutas como a amora e legumes como a beterraba também são prejudiciais ao sorriso branquinho.

Uma dica importante é não escovar os dentes imediatamente após o consumo de alimentos como estes, já que isso só pode piorar o quadro.

— Os alimentos ácidos fazem com que haja uma significante queda do pH bucal, favorecendo a desmineralização dos dentes. Se a escovação é realizada neste momento, você tem a associação da acidez juntamente com ação mecânica e abrasiva da escovação, o que acentua o desgaste dentário.

Segundo ela, o ideal é aguardar entre 30 e 40 minutos antes da escovação, para que o pH se restabeleça.
 
É importante lembrar que não é preciso deixar de ingerir estes alimentos, e sim apenas se dedicar a uma boa higienização bucal, escovando os dentes corretamente, utilizando o fio dental e fazendo visitas regulares ao dentista.

— Durante a limpeza feita por um profissional, as manchas exógenas são facilmente removidas com ajuda de agentes abrasivos. Mas é importante que essa profilaxia seja feita por um profissional, pois tentar usar agentes abrasivos nos dentes por conta própria desgasta o esmalte, trazendo prejuízos irreversíveis.

R7

Chá para dor de garganta

De início essa chá não parece nenhum pouco atrativo, afinal, essa é uma receita mais indicada para os enfermos. Para quem está com dor de garganta e com gripe, esse chá é tiro e queda e vai te deixar muito melhor.
 
Além de fazer muito bem para a saúde e auxiliar na perda de peso, o que é algo que as pessoas estão buscando constantemente.
 
O gengibre tem muitas propriedades nutritivas e que fazem bem ao nosso organismo. E se você ficou interessado e quiser preparar esse chá para dor de garganta, leia o nosso artigo e aprenda a fazê-lo de uma maneira bem simples.
 
É uma receita que não tem segredo e certamente qualquer pessoa consegue prepará-la, por pior que seja na cozinha. Comprove tudo isso que dissemos e faça esse chá milagroso na sua casa.
 
1. Ingredientes para fazer o chá para dor de garganta
Anote os ingredientes necessários para que você consiga preparar esse chá para dor de garganta na sua casa. Se você estiver com alguma gripe ou com alguma virose mais forte, pode apostar nesse chá, pois certamente ele irá surtir efeito e te fazer muito bem.
 
- 1 ½ litro de água
 
- 2 colheres de sopa de gengibre
 
- 1 rodela de limão sem casca
 
- 4 colheres de açúcar
 
- cravo
 
- canela
 
2. Fazendo o chá para dor de garganta
Primeiramente você terá que caramelizar o açúcar e depois colocar o gengibre, o limão, o cravo e a canela. Por último ponha a água e deixe ferver por cerca de 15 minutos até que a água comece a ficar com uma coloração diferente e  a sua bebida fique mais líquida e não tão cremosa por causa da caramelização do açúcar.
 
Depois, quando for servir o seu chá, coe-o muito bem e sirva ainda quente para aproveitar as maiores proteínas do gengibre, fazendo com que a sua gripe fique totalmente curada. Um chá bem simples e um pouco mais sofisticado do que os normais.

Como Fazer

Peito de cabeleireiro fica deformado após implante de silicone

Reprodução/DailyMail
Homem diz que teve infecção após implante luta para melhorar aparência
Homem de 44 anos conta que precisou esconder corpo com "roupas largas"
 
Após colocar silicone no peito, o australiano Bretty, de 44 anos, sofreu com infecção grave em um deles e precisou retirar o implante. Hoje, ele sofre com o peitoral deformado. As informações são do site Daily Mail.
 
De acordo com a publicação, o homem resolveu fazer a operação há quatro anos, após separar de sua mulher. Segundo ele, sua confiança estava abalada com o fim do relacionamento. Sua história foi relatada no documentário Tolices Estremas de Beleza.
 
— Não há outra palavra do que esquisito, você se sente uma aberração. Fui idiota de ter feito a cirurgia, pois para começar não havia nada errado com meu corpo.
 
Desde a operação, o cabeleireiro conta que "foi forçado a esconder seu peito" em roupas largas, pois seu peitorral " estava torto".
 
— Sonhava em ter o peito maior e foi uma maneira de elevar minha autoestima. Mas a dor que eu experimentei com o inchaço e o implante foram horríveis. Só quero minha simetria de volta.
 
Segundo Vik Vijh, cirurgião plástico especializado na reparação cirurgia mal feita, os implantes peitorais são um procedimento particularmente arriscado.
 
— O implante de mama feminino é macio, por isso, quando ele empurra o tecido, dá forma. Já no homem, isso não acontece.
 
O cirurgião Roberto Viel disse que há outras maneiras de aumentar os peitos masculinos, como por exemplo injeção de gordura.
 
— Há tantas opções e todos estão sujeitos a proporções do corpo e que irá beneficiar o melhor indivíduo. Por isso, você precisa sempre falar com um especialista em cirurgia plástica.
 
Segundo o Daily Mail, Brett afirmou que está ansioso para ir para a academia e construir o músculo.
 
— Felizmente, eu vou um dia ter um peito olhando normal novamente.

R7

Mulher descobre câncer de mama na gravidez e retira os dois seios: “foi horrível”

Dois anos depois de encerrar o tratamento do câncer de mama, Gemma engravidou novamente. Hoje, ela faz planos de de casar em 2014
Foto: Reprodução/DailyMail
De acordo com Gemma Osborn, 31 anos, gestação a ajudou a descobrir doença
 
Com pouco mais de cinco meses de grávida de seu primeiro filho, Gemma Osborn, 31, foi diagnosticada com câncer de mama. Na época, aos 27 anos, ela precisou passou por uma cesariana antes dos nove meses para poder começar o tratamento de quimioterapia. As informações são do site Daily Mail.
 
De acordo com a publicação, ela precisou ter um parto antecipado para não prejudicar a saúde do bebê.

 — O dia que recebi o diagnóstico foi o pior da minha vida. Foi terrível. Estava com muito medo e assustada pela minha saúde e do meu bebê. Estava com 27 anos e nunca tive histórico de câncer na família.
 
Gemma conta que a gravidez salvou a vida dela, pois ela só encontro um nódulo no seio ao passar óleo nos seios para evitar estrias.

Segundo ela, de início, uma parteira sua conhecia disse que poderia ser um duto de leite bloqueado. Porém, três semanas depois, os exames mostraram que ela tinha câncer.

— Quando me disseram, foi um enorme golpe. Eu apenas disse: " Não quero morrer". Foi horrível.
 
Para passar por tratamento, ela teve que dar à luz a pequena Gracie, que nasceu em julho de 2010.
 
Nove dias após o nascimento, ela começou a quimioterapia e precisou passar por uma dupla mastectomia.
 
Dois anos depois de encerrar o tratamento do câncer de mama, Gemma engravidou novamente. Hoje, ela faz planos de de casar em 2014.
 
R7

Aplicativos: Adidas miCoach

4 de 4Transforme seu celular em um personal trainer. O miCoach é sua companhia inteligente para corrida no Windows Phone 08.
 
O aplicativo usa o GPS e instruções sonoras em tempo real para manter seu ritmo ao longo do exercício, em ambientes fechados ou ao ar livre. Além disso, tenha acesso a centenas de exercícios strength & flex para alcançar seus objetivos de condicionamento. O miCoach é a escolha de muitos dos maiores atletas e treinadores da adidas e oferece o melhor em treino de força, resistência e velocidade. Treine com mais inteligência e velocidade com o miCoach!

Recursos:
 
Gratuito
instalar                
 
Distribuidor
Adidas AG
 
Peso do arquivo
15 MB            
 
Última atualização
04/10/2013
 
Versão
1.1.0.0                            
 
Funciona com
 
Windows Phone 8
 
Aplicativos necessários
 
- identidade do telefone
 
- identidade do proprietário
 
- serviços de localização
 
- mapas
 
- reprodução de mídia
 
- serviços de dados
 
- HD720P (720x1280)
 
- WVGA (480x800)
 
- WXGA (768x1280)
                   
Idiomas suportados (13)
Deutsch 
 
English
                               
English (United States)
                               
Español
 
Français
 
               
Faça o download e instale manualmente                    

Concurso Prefeitura de São Paulo - SMS 2014

A Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo (SMS - SP) abriu grande oportunidade para profissionais da saúde. É que foram publicados os editais de concursos públicos nºs 01, 02, 03 e 04/2013, os quais, juntos, têm a finalidade de preencher um total de 3.272 vagas de diversos níveis de escolaridade, com salários de até R$ 3.510,80. A responsabilidade pelas seleções é da Fundação VUNESP.
 
Cargos
O edital nº 01/2013 prevê a ocupação de vagas nos cargos de Especialista Em Saúde – Cirurgião-Dentista, Enfermeiro, Farmacêutico, Fisioterapeuta, Fonoaudiólogo, Médico Veterinário, Psicólogo, Químico e Terapeuta Ocupacional. 
 
No edital n° 02/2013, as chances são para cargos de Especialista em Saúde – Médico, nas funções de Acupuntura, Anatomia Patológica, Anestesiologia, Cardiologia, Cardiologia Infantil, Cirurgia Geral, Cirurgia Pediátrica, Cirurgia Plástica, Cirurgia Vascular, Clínica Médica, Coloproctologia, Dermatologia, Endocrinologia, Endoscopia, Gastroenterologia, Geriatria, Ginecologia e Obstetrícia, Hematologia e Hemoterapia, Homeopatia, Infectologia, Medicina Intensiva Adulto, Medicina do Trabalho, Neonatologia, Neurologia, Neurologia Infantil, Oftalmologia, Ortopedia e Traumatologia, Otorrinolaringologia, Patologia Clínica, Pediatria, Pneumologia, Psiquiatria, Radiologia, Reumatologia, Saúde Pública e Urologia.
 
Já no edital n° 003/2013, as oportunidades são para cargos de Especialista em Saúde – Médico, para atuar no Serviço de Atendimento Móvel de Urgência - SAMU - 192.
 
Por fim, o concurso regido pelo edital nº 04/2013 se destina ao preenchimento de vagas distribuídas entre os cargos de: Técnico em Saúde, nas atividades técnicas de: Enfermagem, Farmácia, Higiene Dental, Laboratório e Prótese Dentária; e Auxiliar Técnico em Saúde, nas atividades técnico auxiliares de: Autópsia, Consultório Dentário, Eletrocardiografia, Eletroencefalografia, Enfermagem, Gasoterapia e Histologia/Citologia.
 
Inscrições e Provas
Os interessados em participar do certame deverão se inscrever entre 6 de janeiro e 7 de fevereiro de 2014, no site www.vunesp.com.br. As taxas de inscrição variam de R$29,10, R$37,10 a R$74,10.
 
Os candidatos serão avaliados por prova objetiva, que será aplicada em duas etapas, de acordo com o cargo pretendido. A primeira prova será feita por candidatos de nível superior, que será aplicada provavelmente em 23 de março de 2013.
 
A segunda prova, para os cargos de nível médio e técnico e também para profissionais médicos será realizada no dia 30 de março de 2014. Os candidatos aos cargos de nível superior ainda serão avaliados por prova de títulos.

A validade dos concursos será de um ano, havendo possibilidade de prorrogação. 

Concurso UFV - Minas Gerais

A Universidade Federal de Viçosa (UFV), em Minas Gerais, lançou o extrato do edital n° 01/2014, de concurso público, disponibilizando 09 vagas para Operador de Estação de Tratamento D'água e Esgoto, Operador de Câmera, Cinema e TV, Técnico em Artes Gráficas, Técnico em Edificações, Assistente Social, Médico e Médico Veterinário. 
 
As vagas para técnicos-administrativos estão disponíveis em Viçosa, Florestal e Rio Paranaíba e os salários previstos são de R$ 3.392,42 para nível superior, R$ 2.039,89 para nível médio/técnico e R$ 1.640,34 para nível fundamental.

Para concorrer, o interessado deverá realizar a inscrição no período de 21 de janeiro a 04 de fevereiro de 2014, pelo site www.copeve.ufv.br. A taxa varia de R$ 45 a R$ 90.

O edital completo estará disponível a partir do dia 21 de janeiro de 2014, no site de inscrições. 
O extrato foi publicado no Diário Oficial da União, de 02 de janeiro de 2014, na seção 3, a partir da página 38.

Concurso Universidade Federal do Maranhão - UFMA

A Universidade Federal do Maranhão (UFMA) abriu edital n° 01/2013, de concurso público, para o provimento de 88 vagas para Técnicos-Administrativos de níveis médio e superior, por salários de até R$ 3.138,70.
 
As vagas são para os cargos de Assistente em Administração, Técnico de Laboratório nas áreas de Análises Clínicas, Física, Química e Fotografia, Técnico de Tecnologia da Informação, Técnico em Anatomia e Necropsia, Técnico em Arquivo, Técnico em Artes Gráficas, Técnico em Edificações, Técnico em Radiologia, Tradutor Intérprete de Linguagem de Sinais, Transcritor de Sistema Braille, Administrador, Analista de Tecnologia da Informação, Engenheiro nas áreas Civil e de Agronomia, Jornalista, Psicólogo, Revisor de Textos e Tradutor Intérprete.
 
Os interessados deverão fazer suas inscrições até o dia 19 de janeiro de 2014, através do site http://www.concursos.ufma.br. As taxas variam de R$ 51,00 e R$ 83,00.
 
Haverá prova objetiva de caráter eliminatório e classificatório na data provável de 16 de fevereiro de 2014, a partir das 9h, em São Luís (MA).
 
O concurso é válido por dois anos, a contar de sua homologação e poderá ser prorrogado por igual período.

Concurso Prefeitura de São Francisco - PB tem inscrições prorrogadas

A Prefeitura de São Francisco, no estado da Paraíba, por meio da empresa Educa Assessoria Educacional - Ltda, lançou edital n° 001/2013 de concurso público, destinado a selecionar candidatos para o preenchimento de 10 vagas, voltadas para níveis médio, técnico e superior. Os salários variam de R$ 678,00 a R$ 1.478,38, por carga horária de 30 ou 40 horas semanais.
 
As chances são para os cargos de Assistente Social, Psicólogo, Professor P3 – Educação Física, Professor P3 – História, Agente Comunitário de Saúde, Orientador Social do PETI, Orientador Social do PROJOVEM e Técnico em Enfermagem.
 
As inscrições serão realizadas exclusivamente pelo www.educapb.com.br, até o dia 06 de janeiro de 2014, mediante pagamento de taxa de inscrição que são de R$ 45 ou R$ 65, de acordo com a função escolhida.
 
As provas objetivas serão aplicadas provavelmente no dia 26 de janeiro de 2014 e o gabarito preliminar das provas objetivas será divulgado até 03 dias após a realização das provas objetivas.
 
O concurso terá validade de dois anos, podendo ser prorrogado, por igual período.

Concurso Universidade Federal de Santa Maria - RS

A Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), no Rio Grande do Sul, divulgou edital n° 182/2013 de concurso público, que é destinado ao provimento de oito vagas para Professor Adjunto. A remuneração prevista é de R$ 8.049,77. As oportunidades são para os departamentos/centros de Artes e Letras, Ciências da Computação, Fisiologia e Farmacologia, Enfermagem, Transportes, Linguagens e Sistemas de Computação e Tecnologia da Informação. 
 
De acordo com o edital, os interessados deverão fazer suas inscrições até 24 de janeiro de 2014, pelo site  www.ufsm.br/concurso, mediante pagamento da taxa no valor de R$ 200. 
 
O processo seletivo será constituído de Prova Escrita, Prova de Títulos, Prova de Defesa da Produção Intelectual, Prova Didática e Prova Prática. O período provável de realização das provas será de 10 de fevereiro de 2014 a 30 de abril de 2014.

O prazo de validade do certame será de 1 ano, podendo ser prorrogado por igual período. 

Prefeitura de Rolim de Moura - RO divulga edital de processo seletivo

Em Rondônia, a Prefeitura de Rolim de Moura divulgou edital de processo seletivo nº. 002/2013, para a contratação temporária e emergencial de profissionais da área da saúde. São ofertadas 06 vagas para o cargo de Médico Clínico Geral, por salário de até R$ 6.474,29 e regime de trabalho de 40 horas semanais.
 
As inscrições serão realizadas gratuitamente nos dias 06 a 07 de janeiro de 2014, das 07h30 às 13h30, na Secretaria Municipal de Saúde, situada na Avenida Natal, 5562, Planalto.
 
No ato da inscrição deverão ser entregues pelo candidato à comissão, que procederá à conferência dos seguintes documentos: 01 cópia documento de identificação (RG), 01 cópia do CPF, 01 cópia da Carteira do Conselho atinente a classe, 01 cópia do Título de eleitor com comprovante da última votação, comprovante de residência atualizado (contas de água, luz ou telefone fixo) e Curriculum Vitae comprovado com foto, telefone de contato e endereço eletrônico, acompanhado de documentos comprobatórios de titulação, experiência profissional, que será lacrado no ato da entrega com protocolo de recebimento da inscrição para o candidato.
 
O processo seletivo será composto de análise de curriculum, títulos/experiência profissional e entrevista.
 
A análise de currículos e títulos serão realizadas provavelmente no dia 08 de janeiro de 2014. Já a nota da análise de títulos será divulgada no dia 09 de janeiro de 2014.
 
A entrevista será realizada na Secretaria Municipal de Saúde.
 
A classificação final dos candidatos será divulgada, a patir do dia 22 de janeiro de 2014, e será publicado no mural de publicações da Prefeitura de Rolim de Moura, situada na Av João Pessoa nº 4478, Centro – RO e no site www.rolimdemoura.ro.gov.br.
 
As contratações serão por tempo determinado de 06 meses, podendo ser prorrogado por igual período, vinculado ao Regime Geral de Previdência Social.
 
O edital encontra-se disponível no Diário Oficial dos Municípios do Estado de Rondônia, de 02 de janeiro de 2014, pág. 35 a 38.

Concurso Prefeitura de Dueré - TO

A Prefeitura de Dueré, estado do Tocantins, disponibilizou o edital 01/2013 de concurso público, com intuito de prover 63 vagas em cargos que exigem níveis fundamental, médio ou superior. A remuneração varia de R$ 678 a R$ 10 mil, por jornada de 20 a 40 horas semanais. 
 
As vagas são para Auxiliar de Serviços Gerais, Encanador, Gari, Motorista I e II, Operador de Máquina Leve, Operador de Máquina Pesada, Vigia, Agente Administrativo, Agente Arrecadador, Assistente Social, Psicólogo, Agente Comunitário de Saúde, Auxiliar de Saúde Bucal, Fiscal de Vigilância Sanitária, Técnico em Enfermagem, Técnico em Radiologia, Técnico em Saúde Bucal, Enfermeiro, Fisioterapeuta, Médico, Técnico em Alimentação Escolar e Professor II. 
 
As inscrições podem ser realizadas pelo site www.idescassessoria.org.br, até 30 de janeiro de 2014. Os interessados que não tiverem acesso à internet poderão efetivar a inscrição no Telecentro Comunitário, localizado na Praça da Rodoviária, s/n, Centro.  O valor da taxa de inscrição é de R$ 50 a R$ 100.
 
A seleção será constituída de prova escrita, que será realizada na data prevista de 23 de fevereiro de 2014, em local a ser determinado e divulgado na internet, no endereço www.idescassessoria.org.br, cujos impressos serão afixados no Placard da Prefeitura Municipal de Dueré. Os candidatos que concorrem aos cargos de Operador de Máquina Leve e Operador de Máquina Pesada também serão avaliados por meio de prova prática. 
 
A validade do presente concurso será de dois anos, a contar da publicação do Decreto de Homologação, podendo ser prorrogado por um novo período de igual prazo.

SJC – SC publica edital de processo seletivo

A Secretaria de Estado da Justiça e Cidadania de Santa Catarina (SJC/SC) abriu edital de processo seletivo n° 010/2013 de contratação de pessoal, por prazo determinado, para o Centro de Atendimento Socioeducativo da Grande Florianópolis – CER São Lucas, do Departamento de Administração Socioeducativa - DEASE, da estrutura organizacional desta Secretaria.

São distribuídas 220 vagas para cargos de níveis fundamental, médio e superior, por salários de até R$ 1.907,91 em carga horária de 20 OU 40 horas semanais. Acrescenta-se aos futuros contratados benefícios como Auxílio alimentação no valor diário de R$ 12,00 por dia útil, não ultrapassando ao valor mensal de R$ 264,00.

As chances são para os cargos de Motorista, Instrutor de Informática, Técnico em Atividades Administrativas, Técnico em Atividades de Saúde: função de Técnico de Enfermagem, Agente de Segurança Socioeducativo, Assistente Social, Cirurgião Dentista, Enfermeiro, Médico, Pedagogo e Psicólogo.

As inscrições prévias ocorrerão somente pela rede mundial de computadores no período de 07 de janeiro até às 17 horas do dia 24 de janeiro de 2014, no sítio www.sjc.sc.g ov.br, estando vinculada a entrega de documentação comprobatória. Não será cobrada taxa de inscrição.

A convocação será feita exclusivamente pelo sítio www.sjc.sc.gov.br, devendo o candidato acompanhá-lo periodicamente, não sendo fornecidas informações via telefone.

O processo seletivo dar-se-á mediante somatório de pontos da contagem de títulos, cursos de qualificação e da experiência comprovada.

O certame destina-se à seleção de profissionais para contratação temporária, pelo período de doze meses, podendo ser prorrogada por uma única vez, pelo mesmo prazo, exclusivamente para os locais de lotação em que foram abertas as devidas vagas.

Concurso Universidade Federal do Rio de Janeiro 2014

A Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) lançou o edital n°460/2013, de concurso público, com o objetivo de ocupar 238 vagas para professores, por remuneração de até R$ 8.049,77, em carga horária de 20 ou 40h semanais. As oportunidades estão disponibilizadas para as funções de Professor Auxiliar, Assistente A e Adjunto A.

As inscrições serão efetuadas de 16 de janeiro a 10 de fevereiro de 2014, via internet, pelo site www.ufrj.br. As taxas  variam entre R$ 50,00 e R$ 200,00.

Os inscritos serão avaliados por meio de etapa única, responsável por medir as habilidades e conhecimentos dos profissionais.

O certame é válido por 01 ano, podendo ser prorrogado por igual período.

Concurso HRTN - Belo Horizonte 2014 - Belo Horizonte 2014

O Hospital Risoleta Tolentino Neves (HRTN), em Belo Horizonte, no Estado de Minas Gerais, lançou edital n° 01/2013 para realização de concurso público. O concurso do HRTN é destinado a selecionar 642 candidatos para o provimento de 357 vagas imediatas e 285 para formação de cadastro de reserva, em empregos de níveis médio e superior. Os salários para os aprovados variam de R$ 781,33 a R$ 11.440,33, por jornada de até 44 horas semanais.
 
O regime jurídico, para todos os cargos/especialidades é o da CLT – Consolidação das Leis Trabalhistas, não gerando, portanto, estabilidade ou direitos correlatos.
 
As chances são para os postos de Auxiliar Administrativo, Auxiliar de Farmácia, Assistente administrativo, Assistente de Pessoal, Suporte Técnico em TI, Suporte de Rede e Sistemas, Técnico em Segurança do Trabalho, Técnico em Edificações, Técnico em Manutenção Eletrônica, Técnico em Manutenção Elétrica, Técnico em Manutenção Mecânica, Projetista, Instrumentador Cirúrgico, Técnico de Enfermagem, Técnico em Nutrição e Dietética, Técnico em Patologia Clínica / Banco de sangue, Técnico em Patologia Clinica / Análises Clínicas, Técnico de Enfermagem do Trabalho, Técnico em Radiologia, Comprador, Assistente de Recursos Humanos, Analista Jurídico, Assistente Financeiro, entre outros cargos.
 
Para participar, o candidato deverá acessar o endereço eletrônico www.gestaodeconcursos.com.br das 9h00min horas do dia 07 de fevereiro até às 19h00min horas do dia 10 de março de 2014. Será disponibilizado, às pessoas que não tiverem acesso à internet, um computador e uma impressora, na Gerência de Concursos da Fundep, situada na Av. Presidente Antônio Carlos, n. 6.627, Unidade Administrativa II, 3º andar, Campus Pampulha da UFMG em Belo Horizonte (acesso pela Av. Antônio Abrahão Caram, Portão 2), no horário das 9h às 11h30min ou das 13h30min às 16h30min (exceto sábados, domingos e feriados).
 
A taxa de inscrição é de R$ 40,00 para os cargos de nível médio e de R$ 70,00 para os de nível superior, exceto as vagas de médico, a qual será de R$ 120,00.
 
Conforme consta no edital, o concurso será de provas e títulos, sendo a primeira etapa de Prova Objetiva de múltipla escolha, de caráter eliminatório e classificatório, realizada na data prevista de 06 de abril de 2014, com duração total de 4 horas, no município de Belo Horizonte. Já a segunda etapa será de avaliação curricular de títulos e de experiência profissional, de caráter classificatório.
 
Serão divulgados no dia 08 de abril de 2014, as questões da prova e seus respectivos gabaritos serão divulgados no endereço eletrônico www.gestaodeconcursos.com.br.
 
A validade do concurso público será de 01 ano, a contar da data da publicação da homologação de seu resultado final, podendo ser prorrogado, uma vez, por igual período, a critério da FUNDEP/HRTN.

Prefeitura de Guaíra - SP realiza processo seletivo

A Prefeitura de Guaíra, no estado de São Paulo, lançou edital nº 002/2013, de processo seletivo, destinado a selecionar candidatos visando atender a necessidade temporária de excepcional interesse público para a contratação de profissionais para programas específicos da Secretaria Municipal de Educação deste Município. A responsável pelo certame é a empresa Persona Capacitação Assessoria e Consultoria Eireli.
 
O certame oferece várias vagas para profissionais de níveis fundamental, médio e superior, por salários de até R$ 2.713,53 em carga horária de 22 a 40 horas semanais.
 
Cargos
Nível Fundamental: Ajudante de Serviços Diversos, Cuidador Infantil, Jardineiro, Merendeira, Monitor nas áreas de Artesanato, Capoeira, Dança e Música;

Nível Médio: Monitor de Informática, Professor de Educação Básica I e Educador Infantil;

Nível Superior: Fonoaudiólogo, Professor de Artes, de Atividades Esportivas, Cidadania - Ética e Cultura de Paz, Ciências Ambientais, Educação Física, Espanhol, Inglês e de Reforço, Psicólogo.
 
Inscrições e Taxas
As inscrições serão realizadas exclusivamente através de Formulário de Inscrição, disponível no endereço eletrônico www.personacapacitacao.com.br, até ás 22h do dia 19 de janeiro de 2014. As taxas variam de R$ 9,00 a R$ 22,00 de acordo com a função escolhida.
 
Provas
A prova objetiva de múltipla escolha será realizada provavelmente no dia 26 de janeiro de 2014, na EMEF “Profª. Vera Lúcia Vitali”, localizada na Avenida 1-A, 2000 – José Pugliesi – Guaíra/SP, com início às 09h. Caso o volume de inscritos seja maior que o esperado, haverá designação de outra escola para realização do processo seletivo.
 
Validade
O processo seletivo terá validade de 01 ano, podendo ser prorrogado por igual período.

Concurso em Santa Cruz da Conceição - SP tem inscrições prorrogadas

A Prefeitura de Santa Cruz da Conceição, no estado de São Paulo, ainda recebe inscrições ao concurso público edital n° 001/2013, para provimento de 02 vagas nos cargos de Coordenador Pedagógico e Médico PSF (nível superior). Os salários variam de R$ 1.971,33 e R$ 4.422,32 por carga horária de 20 ou 40 horas semanais.

O certame será realizado através da execução técnico-administrativa da empresa Sigma RH Agenciamento e Recursos Humanos Ltda. As inscrições, no valor de R$ 50,00, serão realizadas até o dia 10 de janeiro de 2014, no Paço Municipal, situado na Rua Vereador Juvenal Leme Mourão, 770 - Centro, Santa Cruz da Conceição/SP, das 8h às 11h e das 13h às 15h.

A prova objetiva será realizada provavelmente no dia 19 de janeiro de 2014, às 9h, na E.M.E.F. Maria Herminia Ruegg Ravanini, Rua Paschoal Ganéo, 1267, Centro - Santa Cruz da Conceição/SP. Os gabaritos da prova objetiva serão publicados na internet, pelo site www.sigmarh.com.br, às 16h do dia 19 janeiro de 2014.

O concurso público terá validade por dois anos a partir da data de homologação dos resultados, prorrogável por mais 2 anos, a critério da Administração Pública.

Concurso Prefeitura de Alto Alegre - SP

A Prefeitura de Alto Alegre, Estado de São Paulo, através da empresa JS Concursos, publicou edital resumido de concurso público n°01/2013, destinado ao provimento de 57 vagas para profissionais de níveis fundamental, médio e superior, por salários de até R$ 6.552,94 em carga horária de 10 a 40 horas semanais.
 
Cargos
Nível Fundamental: Agente Comunitário de Saúde, Motorista e Serviços Gerais;

Nível Médio: Agente de Compras e Licitação, Escriturário e Técnico de Enfermagem;

Nível Superior: Assistente Social, Cirurgião-Dentista ESF, Enfermeiro, Enfermeiro ESF, Farmacêutico, Fisioterapeuta, Médico ESF, Médico Plantonista, Médico Pediatra, Médico-Veterinário, Psicólogo e Psicólogo - NASF.
 
Inscrições e Taxas
As inscrições estarão abertas e deverão ser efetuadas somente pela internet no período de 06 a 17 de janeiro de 2014, em qualquer horário, no site www.jsconcursos.com.br. As taxas variam de R$ 27,05 a R$ 90,15 de acordo com o cargo escolhido.
 
Provas
As provas serão realizadas provavelmente no dia 16 de fevereiro de 2014, às 09horas, na Escola Estadual Expedicionário Diogo Garcia Martins, sito a Rua Joaquim Ribeiro nº 270 - Alto Alegre-SP.
 
O edital completo, o conteúdo programático e maiores informações, poderão ser obtidas no site da empresa e na Prefeitura Municipal de Alto Alegre, e para que chegue ao conhecimento de todos, o presente Edital será afixado no lugar de costume na Prefeitura Municipal de Alto Alegre, publicado no Jornal “Regional” e divulgado nos sites: www.jsconcursos.com.br e www.altoalegre.sp.gov.br.

Prefeitura de Cujubim - RO lança edital de processo seletivo

A Prefeitura de Cujubim, no estado de Rondônia, realiza chamamento público, por meio do edital 01/2013, visando o preenchimento de 09 vagas para as funções de Médico Clínico Geral, Enfermeiro e Farmacêutico Bioquímico. O salário varia entre R$ 2 mil e R$ 5 mil. 
 
As inscrições poderão ser realizadas nos 07, 08 e 09 de janeiro de 2014 na Prefeitura Municipal, sito a Avenida Condor 2588, Setor Institucional, Cujubim - RO. 
 
A seleção será composta de Análise de Curriculum, Títulos e Entrevista. A classificação obedecerá à ordem de classificação dos candidatos e será divulgada no dia 21 de Janeiro de 2014 ou no dia 20 de janeiro de 2014, se não for apresentado recursos, no mural de publicações da Prefeitura Municipal de Cujubim/ RO, sito a Av. Condor nº 2588, centro - RO, no site www.cujubim.ro.gov.br e em jornal de grande circulação. 
 
O edital está disponível no Diário Oficial dos Municípios de Rondônia, na edição de 02 de janeiro de 2014.

Concurso Buriti Bravo - MA

Foi publicado edital nº. 001/2013 para a realização de concurso público da Prefeitura de Buriti Bravo, no Estado do Maranhão. O certame tem como objetivo o preenchimento de 125 vagas para profissionais de níveis fundamental, médio e superior, por salários de até R$ 5.000,00 em jornadas de trabalho de 20 a 40 horas semanais.

Às pessoas portadoras de necessidades especiais é assegurado o direito de se inscrever neste Concurso Público, desde que as atribuições do cargo sejam compatíveis com a deficiência, e a elas são reservadas 10% das vagas oferecidas, desprezando-se as frações.
Cargos
Médico, Enfermeiro, Psicólogo, Odontólogo, Farmacêutico-Bioquímico, Assistente Social, Fisioterapeuta, Motorista, Digitador, Técnico (Laboratório e Enfermagem), Atendente Odontológico, Recepcionista, Operador de Maquinas, Agente Administrativo, Guarda Municipal, Professor, Assistente Social, Psicólogo e Agente Social.
Inscrição
Os interessados deverão se inscrever exclusivamente pela internet, no site www.fundacaomadrejuliana.org.br no período de 06 de às 23 horas e 59 minutos do dia 24 de janeiro de 2014, observado o horário de Brasília.

A taxa de inscrição é de:

Nível fundamental: R$ 35,00;
Nível médio: R$ 50,00;
Nível superior: R$ 60,00 e 80,00.
Prova
A prova objetiva será realizada na data provável de 16 de fevereiro de 2014, com inicio às 08 horas e término às 12 horas, no município de Buriti Bravo/MA, em locais a serem oportunamente divulgados nos atos oficiais e afixados na sede da Prefeitura Municipal, bem como no site www.fundacaomadrejuliana.org.br.

O gabarito preliminar será divulgado a partir do dia 17 de fevereiro de 2014, afixados na sede da Prefeitura Municipal e publicado no site www.fundacaomadrejuliana.org.br.
Validade
A validade do concurso público será de 01 ano, sendo permitida a sua prorrogação por igual período.

Prefeitura de Saltinho - SC publica edital de Processo Seletivo

A Prefeitura de Saltinho, no estado de Santa Catarina, por intermédio da Alternative Concursos Ltda, lançou edital n° 001/2014 de processo seletivo, destinado ao provimento de 18 vagas para profissionais de níveis fundamental, médio e superior. Os salários vão até R$ 1.669,10 por carga horária de 10 a 40 horas semanais.
 
Cargos
As vagas são para os cargos de Auxiliar de Serviços Gerais, Agente Comunitário de Saúde, Agente Educativo, Fisioterapeuta, Professor II e III, Professor IV - Letramento em Literatura, Professor IV - Artes, Professor IV - Educação Física, Professor IV - Espanhol e Professor IV - Informática.
 
Inscrições
As inscrições serão realizadas no período de 06 a 20 de janeiro de 2014, exclusivamente via internet, através do endereço eletrônico www.alternativeconcursos.com.br.
 
Taxas
Alfabetizado - R$ 40,00;
Ensino Fundamental - R$ 40,00;
Ensino Médio - R$ 60,00;
Ensino Superior - R$ 80,00.
 
Provas
A prova escrita objetiva será realizada no dia 30 de janeiro de 2014 das 09h às 12h, no Núcleo Escolar Municipal Saltinho, sito à Rua Erica Pfeifer, s/n.°, Centro, no Município de Saltinho (SC).
 
Os Cadernos de Questões estarão disponíveis, no dia 31 de janeiro de 2014, no site da Prefeitura Municipal de Saltinho (SC), bem como no da empresa contratada www.alternativeconcursos.com.br.
 
Validade
O prazo de validade do certame será de 1 ano, contando da publicação de sua homologação, podendo ser prorrogado uma vez, por igual período, a critério da Administração Municipal.

Prefeitura de Caetité - BA abre vagas

Concurseiros baianos interessados já podem se inscrever para o processo seletivo nº 01/2014 da Prefeitura de Caetité. O certame, que será organizado pela empresa S&R Concursos e Pesquisas Ltda, oferece 919 vagas por salários de até 5.100,00 em regime de trabalho de 20 e 40 horas semanais.
 
Cargos
Auxiliar de Serviços Gerais, Porteiro, Vigilante, Auxiliar de Laboratório, Atendente de Farmácia, Segurança, Oficineiro, Cozinheiro, Auxiliar de Cozinha, Babá, Merendeira, Auxiliar de Sala, Berçarista, Lavadeira, Costureira, Agente de Endemias, Mecânico, Lavador de Carro, Pedreiro, Ajudante de Pedreiro, Operador (Patrol, Pá Carregadeira e Retroescavadeira), Jardineiro, Recreadora, Auxiliar de Plantio e Tratos Culturais, Vaqueiro, Auxiliar de Montagem, Técnico (Enfermagem, Radiologia e Laboratório, Recepcionista, Auxiliar de Consultório Dentário, Motorista, Auxiliar de Digitação, Digitador, Agente de Vigilância Sanitária, Auxiliar Administrativo, Auxiliar de Secretaria, Auxiliar de Correio, Eletricista, Cadista, Fiscal (Obras, Ambiental e Limpeza Pública), Atendente, Monitor, Instrutor, Identificador Civil, Arquivista, Cadastrador, Bibliotecária, Médico, Enfermeiro, Nutricionista, Dentista, Bioquímico, Farmacêutico, Fisioterapeuta, Fonoaudiólogo, Psicólogo, Assistente Social, Pedagogo, Orientador Social, Educador Físico, Professor e Engenheiro Civil.
 
Inscrição
Interessados, devem efetuar a inscrição até o dia 11 de janeiro de 2014 através do site www.srconcursosepesquisas.com.br.
 
A taxa de inscrição é de R$ 45,00 (nível superior), R$ 40,00 (nível médio) e R$ 30,00 (nível fundamental).
 
Prova
O certame será composto de prova objetiva, títulos, prática e sanidade física/mental.
 
A prova  objetiva está prevista para 23 de fevereiro de 2014, em locais que serão divulgados através de edital publicado no quadro de informações da Prefeitura e no site www.srconcursosepesquisas.com.br.
 
Os candidatos deverão protocolar os documentos (original ou cópia autenticada) na Prefeitura de Caetité situada à Rua Dr. José Gonçalves de Sá, nº 24, Centro, Caetité-BA.
 
Validade
O certame terá validade de dois anos, contados da data de sua homologação, podendo antes de esgotado, ser prorrogado uma única vez, por igual período, a critério e por ato expresso do Chefe do Poder Executivo, consideradas a necessidade e a conveniência do serviço público.

Concurso Prefeitura de Anta Gorda - RS

A Prefeitura de Anta Gorda, estado do Rio Grande do Sul, publicou os editais 01 e 02/2014, de concurso público, com intuito de prover 60 vagas para atender as necessidades da administração municipal. De acordo com o edital, os vencimentos podem chegar a R$ 8.673,54.
 
Os vagas são para Agente Comunitário de Saúde, Médico, Agente Administrativo Auxiliar, Atendente de Creche, Enfermeiro Farmacêutico, Fiscal, Mecânico, Motorista, Operador de Máquinas, Operador de Trator, Operário, Pedreiro, Professor de Educação Infantil, Psicólogo, Servente e Tesoureiro. 
 
As inscrições serão recebidas no período de 02 a 16 de janeiro de 2014, por meio do endereço eletrônico www.klcconcursos.com.br. As taxas de inscrição são R$ 40 e R$ 100, de acordo com a taxa de inscrição. 
 
Os concursos constarão de provas escritas objetivas, provas práticas, prova de títulos e prova de aptidão física. A Prova Escrita Objetiva será aplicada provavelmente no dia 08 de fevereiro de 2014, sendo que, o horário e o local serão divulgados quando da publicação do Edital de Homologação das Inscrições.
 
O gabarito oficial da prova escrita objetiva será divulgado no dia primeiro dia útil após a realização da referida prova, mediante edital afixado na Prefeitura Municipal de Anta Gorda – RS e no site da empresa responsável pela organização do concurso público. 
 
A validade do certame será de dois anos, podendo ser prorrogado por igual período. 

Concurso Prefeitura de Queluz - SP 2014

A Prefeitura de Queluz, no estado de São Paulo, com o auxílio técnico da empresa Moura Melo Consultoria em Recursos Humanos Ltda, lançou edital n°01/2014 de concurso público, destinado ao provimento de 76 vagas para cargos de níveis fundamental, médio e superior. Os vencimentos variam entre R$ 678,00 e R$ 8.000,00, de acordo com a função provida e jornada desempenhada, que poderá ser de 32h ou 40 horas semanais.
 
Cargos
Nível Fundamental Completo: Agente Comunitário de Saúde e Motorista;

Nível Médio/Técnico Completo: Agente de Controle de Vetores; Agente de Saúde Bucal - CEO; Agente de Saúde Bucal ESF; Inspetor de Alunos; Monitor de Creche; Monitor de Transporte e Técnico de Enfermagem - ESF;

Nível Superior Completo: Cirurgião-Dentista - CEO; Cirurgião-Dentista - ESF; Enfermeiro ESF e Médico ESF.
 
Inscrições e Taxas
O período de inscrição segue de 7 a 23 de janeiro de 2014, pelo site www.mouramelo.com.br. A taxa de inscrição será de R$ 22,00 para as funções de ensino fundamental; R$ 31,00 para as vagas que exigem formação de nível médio ou técnico; e de R$ 45,00 para cargos de ensino superior.
 
Provas e Validade
A avaliação será composta por provas objetivas, previstas para serem aplicadas no dia 9 de fevereiro de 2014. A função de Motorista também vai requer a aplicação de prova prática. Os locais e horários de cada avaliação serão divulgados até 05 dias antes dos testes, no site www.mouramelo.com.br, no Mural da Prefeitura Municipal de Queluz.
 
O certame terá validade de 01 ano.

Concurso Prefeitura de Várzea Alegre - CE

Com o objetivo de atender as demandas da administração municipal, a Prefeitura de Várzea Alegre, Estado do Ceará, lançou o edital de concurso público nº. 001/2013, visando à contratação temporária de 269 profissionais de todos os níveis de escolaridade. O vencimento pode chegar a R$ 3.330,87 por jornada de trabalho de 12x36, 20 ou 40 horas semanais.
 
Os interessados em pleitear uma das vagas deverão se inscrever no site cev.urca.br, das 8h do dia 20 janeiro até às 23h59 do dia 26 de janeiro de 2014. Os valores da taxa de inscrição são de R$ 50,00 (nível fundamental), R$ 80,00 (nível médio) e R$ 120,00 (nível superior), devendo ser efetuado até o dia 27 de janeiro de 2014.
 
A seleção será realizada por meio de prova objetiva, títulos, prática de direção e aptidão física.
 
A prova objetiva será aplicada provavelmente no dia 23 de fevereiro de 2014, em locais e horários a serem divulgados no cartão de identificação do candidato, no período de 17 a 22 de fevereiro de 2014 no site cev.urca.br. O gabarito preliminar da prova objetiva também será divulgado no site cev.urca.br, a partir do dia 24 de fevereiro de 2014.
 
A entrega dos títulos será feita no prazo máximo de 3 dias úteis, a partir do dia seguinte ao ato da divulgação oficial do resultado da prova objetiva, no Setor de Recursos Humanos da Prefeitura Municipal de Várzea Alegre, localizado na Rua Deputado Luiz Otacílio Correia, nº. 153, bairro Centro, Várzea Alegre/CE, no horário das 08h às 12h.
 
As provas práticas de direção e a aptidão física serão realizadas pela Comissão Executiva Vestibular– CEV/URCA, na data provável de 23 de março de 2014, no município de Várzea Alegre/CE, em horário e local a serem divulgados através de convocatória expedida pela CEV/URCA, através do site www.cev.urca.br.
 
O concurso público será válido por 01 ano, a contar da data da homologação do resultado final, podendo ser prorrogado, uma única vez, por igual período, mediante ato devidamente justificado da autoridade competente, condição necessária à prorrogação.

Alimentação adequada é importante aliada de quem pratica atividades físicas

Alimentação adequada é importante aliada de quem pratica atividades físicas divulgação/DivulgaçãoHidratação e consumo de alimentos com carboidratos são fundamentais
 
Muitas vezes, especialmente no verão, a busca por uma alimentação balanceada e a prática de atividade física dá vez à procura por resultados estéticos rápidos. O que muita gente desconhece, porém, é que a prática de atividade física traz exigências nutricionais, com particularidades referentes à composição corporal e aos objetivos que se quer atingir.
 
Um erro muito comum entre as pessoas que querem perder peso rapidamente é praticar atividade física em jejum. Embora a "queima" de gordura possa ser potencializada devido a baixas concentrações de açúcar no sangue — a hipoglicemia —, o rendimento físico fica sensivelmente prejudicado.
 
Evite comer grandes porções de alimentos próximo ao início da atividade, pois a capacidade digestiva varia de pessoa para pessoa. O ideal é consumir a quantidade de alimentos habitual para não dilatar o estômago. Evite alimentos gordurosos, condimentados ou estranhos à sua dieta, porque podem causar enjoos, náuseas, diarreias e dores de cabeça ou abdominais, entre outros transtornos.
 
Prefira consumir alimentos ricos em carboidratos como frutas, cereais e macarrão, pois possuem fácil digestão e geram energia para a atividade física. Porém, evite o consumo excessivo de alimentos de elevado índice glicêmico, pois aumentam a taxa de açúcar no sangue.
 
Neste caso opte por consumir alimentos com alto índice glicêmico junto com fibras como cerais integrais, frutas e hortaliças, pois surte um efeito positivo sobre a glicemia. No entanto, a quantidade indicada varia de acordo com o tempo entre as refeições e o horário que você vai começar a sua atividade física.
 
A hidratação também é muito importante durante a atividade física.
 
Confira como se hidratar da maneira correta:
 
Antes: quatro horas, recomenda- se beber de 5 a 7 ml de líquido para cada 1 kg de peso e duas horas, de 3 a 5 ml de líquido para cada 1 kg de peso
 
Durante: com grande perda de suor, após uma hora de exercícios, é necessário repor os sais perdidos na transpiração, como sódio e cloro. Opte por água de coco ou isotônicos
 
Depois: beba de 1,5 litro de líquido para cada 1 kg de peso perdido
 
Após a atividade física preocupe-se com a reposição nutricional das suas reservas de energia e proteína. Nas duas primeiras horas, combine fontes de proteína (leite, iogurte) e de carboidratos de alto índice glicêmico (pães, massas, batatas, mandioca).

Zero Hora

Ministério da Saúde amplia a oferta no SUS de remédio para combate ao câncer

Em até seis meses, o SUS (Sistema Único de Saúde) deverá garantir a oferta do medicamento rituximabe aos pacientes com linfoma não Hodgkin folicular –hoje, a droga está disponível apenas para aqueles com o tipo mais agressivo do câncer. De acordo com o Ministério da Saúde, a medida vai beneficiar cerca de 1,5 mil pessoas.
 
Hoje, o rituximabe, usado no processo de quimioterapia, está na lista dos dez medicamentos mais solicitados na Justiça. Desde 2012, o governo incluiu 50 medicamentos e procedimentos no SUS.
 
A ampliação do uso do medicamento foi decidida em portaria publicada na última segunda-feira (30). A partir de então, o SUS tem um prazo de 180 dias para disponibilizar o medicamento à população. De acordo com o ministério, 3.737 pessoas morreram em 2011 em decorrência do linfoma –115 delas pelo tipo folicular.
 
Somente no ano passado, as internações por decorrência do linfoma não Hodgkin folicular tiveram um custo de R$ 1,6 milhão. De acordo com o Inca (Instituto Nacional do Câncer), 10 mil pessoas vão desenvolver esse tipo de câncer neste ano.
 
A compra do medicamento terá um custo anual de R$ 28 milhões.

Folhaonline

Perspectiva 2014: ANS não deve exceder sua finalidade fiscalizatória

A incorporação de novos procedimentos que devem ser oferecidos pelas operadoras de saúde precisa considerar a sustentabilidade e a solvência do sistema
 
Novas resoluções, movimentações comerciais, impasses regulatórios e processos judiciais marcaram a saúde suplementar em 2013. O termo “planos de saúde” ganhou as páginas dos jornais e incitou debates calorosos, por vezes baseados em argumentos sérios, estatísticos e sociais, outras, apenas por fundamentos ideológicos, sem aprofundamentos técnicos.
 
Findo 2013, podemos chegar a algumas conclusões acentuadas: o setor é fundamental para o atendimento à saúde da população brasileira, dependente da medicina privada; as novas incorporações obrigatórias às operadoras de saúde precisam considerar a sustentabilidade e a solvência do sistema; a agência reguladora não deve exceder sua finalidade fiscalizatória. Frente a tais questões, interpõe-se o principal desafio do setor: evoluir na qualidade de atendimento e estimular o crescimento do segmento.
 
Os últimos números de beneficiários de planos de saúde divulgados pela Agência Nacional de SaúdeSuplementar (ANS) mostram desaceleração das taxas de expansão. O segmento de planos médicos, que avançava a índices anuais médios de 4,9%, nos últimos cinco anos, teve seu ritmo de crescimento reduzido para 2,7%, em junho deste ano – no total de 49,2 milhões de beneficiários. Esse comportamento de desaceleração refletiu um menor avanço do Produto Interno Bruto (PIB) e das taxas de emprego do País – o "combustível" da demanda por planos e seguros médicos e odontológicos. Ainda assim, a taxa foi superior à expansão da população brasileira, que cresceu cerca de 1% no mesmo período. Notícia positiva, que deve se repetir em 2014.
 
Mas a forte tendência de aumento das despesas com saúde advindas da ampliação de coberturas do Rol de Eventos e Procedimentos em Saúde da ANS, da incorporação acrítica de tecnologias e do aumento continuado da frequência de utilização é preocupante. Esses fatores aumentam a distância entre os custos assistenciais das operadoras de saúde e a inflação geral de preços, que serve de referência para o reajuste dos salários e, portanto, do orçamento de famílias e empresas.
 
A esses desafios econômicos está relacionado o movimento de saída de algumas operadoras do mercado de planos individuais. Os reajustes definidos pela ANS para os planos individuais não têm acompanhado a escalada de despesas assistenciais, muito acima da inflação. Conclusão: não é possível cobrir os custos e a conta não fecha. Este movimento acende o alerta vermelho, indicando que há falhas regulatórias, o que requer atenção também do órgão regulador e das autoridades econômicas.
 
Frente a todos esses desafios, algumas operadoras ainda foram punidas com a proibição da comercialização de planos de saúde durante o ano, resultado de um programa de monitoramento da agência reguladora. A suspensão, antes de tudo, atinge o próprio consumidor, que fica impedido de ser incluído no plano de saúde de sua empresa, quando contratado, caso a venda do produto fornecido aos demais colaboradores esteja proibida.
 
A Federação Nacional de Saúde Suplementar (FenaSaúde) contestou tal programa no Judiciário e aguarda posicionamento dos tribunais superiores. No último ciclo de monitoramento, a ANS se mostrou atenta a parte das demandas das operadoras e convocou Grupo de Trabalho para discutir a revisão dos critérios de monitoramento, composto por técnicos da agência e representantes das operadoras, dos consumidores, do Ministério Público e da Defensoria Pública.
 
Esse cenário deve ensejar debates entre operadoras, órgão regulador, prestadores de serviços e fornecedores, na busca por soluções que garantam a sustentabilidade do setor e que mantenham a demanda potencial aquecida. O próximo ano será de muito diálogo sobre a responsabilidade de cada elo da cadeia produtiva e do órgão regulador nesse processo, e ainda sobre a necessidade de revisão da regulamentação de coberturas, introdução mais crítica de tecnologias médicas, maior eficiência e controle de custos e desperdícios. Somente por esta via, é possível chegar a conclusões e, o mais importante, a ações que contribuam efetivamente para um setor cada vez mais solvente e de maior excelência para a população brasileira beneficiária de planos de saúde.
 
*José Cechin é diretor executivo da Federação Nacional de Saúde Suplementar (FenaSaúde). Foi Ministro da Previdência e membro da Assessoria Econômica da Presidência da República. É engenheiro eletrônico pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), com mestrados em Engenharia Elétrica e em Economia pela Unicamp, e também mestre em Economia pela Universidade de Cambridge

iG