Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



sexta-feira, 3 de janeiro de 2014

Frutas, chás e até cerveja: conheça alimentos e bebidas que ajudam a ficar hidratado no verão

Frutas, chás e até cerveja: conheça alimentos e bebidas que ajudam a ficar hidratado no verão Divulgação/Stock Photos
Além de água pura, outros alimentos e bebidas também podem
 contribuir com a hidratação, beneficiando assim a saúde
de maneira geral
Para repor líquidos perdidos, recomendação é ingerir, no mínimo, 2 litros de água por dia
 
Em dias de calor intenso, é fundamental manter o bom funcionamento do organismo. Por isso, para evitar danos à saúde, existem cuidados adequados que devem ser tomados e é nessa hora que a hidratação aparece em primeiro lugar. 
 
A água compõe grande parte do nosso corpo - aproximadamente 60% nos homens e 50 a 55% nas mulheres e o desajuste entre a perda de água e sua reposição pode levar a quadros de desidratação, que causam sintomas como fraqueza, tontura, dor de cabeça e fadiga.
 
Já é um consenso a recomendação da ingestão de 2 litros de água por dia, entretanto esta quantidade varia de acordo com as características de cada indivíduo, além de condições climáticas, prática de atividade física, entre outros. A fim de alcançar a quantidade ideal e repor os líquidos perdidos pelo nosso corpo ao longo do dia, é importante criar o hábito de ingerir líquidos mesmo quando não se está com sede. Ter sempre uma garrafinha de água por perto pode ser uma boa estratégia para aqueles que ainda não estão acostumados.
 
Além de água pura, outros alimentos e bebidas também podem contribuir com a hidratação, beneficiando assim a saúde de maneira geral.
 
Veja algumas dicas:
 
Água de coco
Além de refrescante e facilmente encontrada por todo o país, tanto em sua forma natural como industrializada, a água de coco contem poucas calorias e é rica em vitaminas e minerais, que ajudam na reposição de eletrólitos, perdidos com o suor por exemplo. 
 
Frutas ricas em água
Podem ser ótimas aliadas da hidratação e ainda contribuem para uma alimentação mais equilibrada e rica em nutrientes. O teor de fibras das frutas, assim como de verduras e legumes merece destaque e beneficia a saúde sob diversos aspectos, como saúde intestinal, sensação de saciedade prolongada, controle da glicemia e do colesterol. Alguns exemplos: abacaxi, melancia, melão, laranja, pera, uva, morango, entre outras.
 
Sucos de frutas ou polpas congeladas (sem açúcar)
Podem ser uma alternativa mais prática e rápida para a ingestão de frutas. Misturar alguns tipos de frutas diferentes e substituir a água por água de coco são alternativas simples e que ajudam a variar ainda mais a alimentação.
 
Águas aromatizadas
Ótima dica para aqueles que rejeitam a água pura. Gotas de limão, folhas de hortelã e frutas picadas acrescentam sabor à água de maneira suave e refrescante, além de contribuir para o visual da bebida, que se torna ainda mais atraente.
 
Chás
Quentes ou gelados, é possível usar a criatividade e criar diferentes combinações com ervas e especiarias de sua preferência.
 
Cerveja
A boa surpresa nessa lista de produtos é a tão conhecida gelada. Constituída por aproximadamente 95% de água, a cerveja é uma das bebidas mais consumidas e apreciadas pelos brasileiros e desde que consumida de forma moderada (1 a 2 latinhas de 350ml/dia) também pode ser uma aliada da hidratação. Isso porque seu baixo teor alcoólico (entre 3 e 8%) não é suficiente para comprometer seu efeito hidratante.

Zero Hora

Nenhum comentário:

Postar um comentário