Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!


sexta-feira, 25 de julho de 2014

Estudo sugere que paracetamol é tão eficaz quanto placebo

www.gestaodelogisticahospitalar.blogspot.com
Estudo pode ajudar a melhorar as formas de tratamento de pacientes com lombalgia aguda
A classe médica estuda agora se o analgésico deveria ser usado como a primeira opção de tratamento dor lombar 

O paracetamol não é melhor do que qualquer remédio placebo para dor nas costas, diz um novo estudo. As informações são do site do jornal inglês The Mirror.

A classe médica estuda agora se o analgésico deveria ser usado como a primeira opção de tratamento para pessoas com condições debilitantes.

A pesquisa australiana avaliou mais de 1.500 pacientes que foram medicadas com este analgésico comumente usado, e comprovou que eles não se recuperaram mais rapidamente do que as que usaram substitutos.

O doutor Christopher  Williams, da George Institute for Global Health da University of Sydney ressaltou que é importante reavaliar o uso da medicação. “Os resultados sugerem que precisamos reconsiderar a recomendação universal que prevê o paracetamol como o tratamento principal para dor lombar.”

Embora as conclusões tenham sido claras, especialistas agora esperam novas pesquisas antes de mudar o conteúdo das diretrizes. O professor Sallie Cordeiro, da Oxford Clinical Trials Unit, disse que o estudo é importante, pois pode ajudar a melhorar as formas de tratamento de pacientes com lombalgia aguda. 

Terra

ONU registra aumento da expectativa de vida no Brasil

Ide Gomes/28.12.2011/Estadão Conteúdo - Expectativa de vida subiu quase 18% em 33 anos
De acordo com organização, houve crescimento de 17,9% entre 1980 e 2013 

A expectativa de vida no Brasil aumentou 17,9% entre 1980 e 2013, passando de 62,7 para 73,9 anos, um aumento real de 11,2 anos. O avanço foi apontado no Relatório de Desenvolvimento Humano 2014 divulgado nesta quinta-feira (24) pelo PNUD (Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento).

Segundo o ministro da Saúde, Arthur Chioro, o crescimento foi possível em razão das medidas de combate à desnutrição, redução da mortalidade materna e infantil, ampliação do acesso a vacinas e medicamentos gratuitos, melhoria do atendimento às mães e bebês, enfrentamento das doenças crônico-degenerativas e das chamadas mortes violentas, entre outras ações na área de atenção básica e urgência e emergência.

O ministro comentou a diferença na melhoria de indicadores de saúde, educação e renda. “Partimos de um cenário de muita desigualdade. Se olharmos, por exemplo, a mortalidade infantil, fizemos uma redução de 70% entre 1980 e 2012. No entanto, ela não reduziu igual".

― A queda foi maior no Norte e no Nordeste, onde era muito mais acentuada. E isso acaba acontecendo em praticamente todas as situações. Se tivéssemos partido de um patamar mais homogêneo do país, talvez a capacidade de resposta das políticas públicas pudesse também acompanhar um ritmo mais homogêneo.

O relatório colocou o Brasil na 79ª posição do ranking do IDH (Índice de Desenvolvimento Humano ) entre 187 países, com um valor de 0,744 (categoria de Alto Desenvolvimento Humano). Entre 1980 e 2013, o valor do IDH do Brasil aumentou 36,4%. O índice está acima da média de 0,735 para os países do grupo de Alto Desenvolvimento Humano e acima da média de 0,740 para os países da América Latina e Caribe.

Também houve crescimento na expectativa da vida nos últimos anos: em 2010, a estimativa era de 73,1 anos, já no ano passado passou para 73,9 anos. Os resultados seriam ainda melhores se o PNUD utilizasse dados atualizados para a elaboração do relatório. 

A instituição internacional usou uma projeção de 2010 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) para chegar ao índice de 73,9 anos. Caso considerasse as estatísticas de 2013, já disponibilizados pelo IBGE, a esperança de vida ao nascer seria de 74,8 anos. Se fossem considerados esses números a outros dados defasados, como o de escolaridade, o país sairia da 79ª posição para a 67ª.

De acordo com a ministra do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Tereza Campello, mais importante do que analisar o posto no ranking é considerar o verdadeiro IDH do país. “A gente passaria de 0,744 para 0,764, que é o avanço real, como está o Brasil hoje. Vários países têm seus indicadores com estatísticas atualizadas, similares às brasileiras, que estavam disponíveis e podiam ser utilizadas. O Brasil vem se esforçando em melhorar essa captação de dados por organismos internacionais. Não estamos tratando de dados alternativos ou não reconhecidos”, afirmou.

O relatório mostra que as desigualdades no Brasil estão diminuindo. O IDH do Brasil ajustado à desigualdade (IDHAD) ficou em 0,542 em 2013, com uma perda de 27% em relação ao IDH. Essa perda vem caindo ao longo dos últimos anos: era de 29,6% em 2006. Das três dimensões analisadas no IDHAD, a desigualdade na expectativa de vida ao nascer é a menor, com um índice de 14,5%, seguido da desigualdade na educação (24,7%) e da desigualdade na renda (39,7%).

Para o ministro da Educação, Henrique Paim, o relatório mostra que, em relação à expectativa de anos de estudo, o Brasil está melhor que os outros membros do BRICS (Rússia, Índia, China e África do Sul) e nações vizinhas, como o Chile. “Isso revela que há um esforço do país do ponto de vista de inclusão, de melhoria da frequência escolar. Esse processo está reconhecido no relatório”, observou.

Avanços
Vários fatores contribuíram para o aumento da expectativa de vida no Brasil. Entre 1996 e 2006, o país reduziu pela metade o índice de desnutrição infantil – passou de 13,4% para 6,7%. Entre as ações de combate à desnutrição, destacam-se a expansão da oferta de doses de vitamina A e de sulfato ferroso, além da melhoria da vigilância nutricional em municípios com índice de desnutrição superior a 10%. 

Além disso, um estudo do Ministério da Saúde e Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome apontou que a desnutrição crônica caiu 51,4% entre as crianças do Bolsa Família em cinco anos – passando de 17,5% para 8,5% entre 2008 e 2012.

Outro ponto forte foi a imunização da população. Atualmente, são oferecidos gratuitamente 42 tipos de imunobiológicos (25 vacinas, 13 soros heterológos e quatro soros homólogos) distribuídos em 34 mil postos vacinação. Desde 2010, foram incluídas novas vacinas para proteger a população, como a meningocócica C conjugada, tetraviral e a contra o vírus HPV.

Já o Programa Farmácia Popular disponibiliza 113 itens (entre medicamentos e produtos de saúde) na rede pública e 25 em drogarias particulares. Desde 2011, mais de 26 milhões de pessoas já foram beneficiadas. Além dos itens gratuitos para tratamento de diabetes, hipertensão e asma, os demais produtos podem ter até 90% de desconto na compra. Para idosos, também são disponibilizadas fraldas geriátricas.

Houve ainda redução de 82,2% do risco de morte devido a aborto e ampliação da estratégia Rede Cegonha, implantada em 2011 para incentivar o parto normal humanizado e intensificar a assistência integral à saúde de mães e filhos, desde o planejamento reprodutivo até o segundo ano de vida do filho. A Rede Cegonha tem garantido atendimento de qualidade a 2,6 milhões de gestantes pelo SUS em 5.488 municípios.

Para atendimentos de urgência e emergência, a rede de assistência do SUS conta com 269 unidades de referência habilitadas em alta complexidade em traumatologia e ortopedia; 333 Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) funcionando – 243 delas construídas com recurso do governo federal; e 3.182 ambulâncias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192), que cobrem 146.286.020 habitantes (72,76% da população).

Ações
Com o objetivo de prevenir e reduzir em 2% ao ano mortes prematuras (30-69 anos) por Doenças Crônicas Não Transmissíveis, o Ministério da Saúde tem buscado melhorar indicadores relacionados ao tabagismo, álcool, alimentação inadequada, sedentarismo e obesidade. Desde o seu lançamento, em 2011, até 2012 a meta foi superada - com redução de 3% das mortes. Na ultima década, com a melhoria de indicativos da saúde, o percentual de redução foi de 20%.

“Ao mesmo tempo em que a gente consegue um enfrentamento muito considerável em relação ao tabagismo, nós temos dificuldade em relação à obesidade e ao sedentarismo, que são fatores importantes para doenças crônicas. Nós vamos ter que trabalhar cada vez mais e ampliar o acesso para que as pessoas possam ter diagnóstico e tratamento precoce às enfermidades”, comentou o ministro.

Outra prioridade é reduzir as mortes no trânsito, sobretudo de motociclistas. Para isso foi lançado, em junho de 2010, o projeto Vida no Trânsito, que prevê repasse de recursos para melhoria dos sistemas de informações e ações educativas. Hoje em dia, a ação está presente em todas as capitais, no Distrito Federal e nos municípios de Guarulhos (SP), Campinas (SP), São Gonçalo (RJ), São José dos Pinhais e Foz do Iguaçu (PR).

R7

Após realizar cirurgia para reduzir cabeça de 97 cm, menina indiana sorri pela primeira vez

O neurocirurgião responsável pela operação de Roona, SandeppVaishya, realizou uma série de exames nesta semana para checar como estavaacontecendo a recuperação da menina.― Vi uma significativa melhora, coisa que não achava que iaacontecer. Ela começou a rir, emite muitos sons e ocasionalmente até fala
Foto: Reprodução/ DailyMail
Roona sofre de um caso extremo de hidrocefalia

A indiana Roona Begun, de três anos, foi diagnosticada com uma forma extrema de hidrocefalia ― doença que faz com que a pessoa retenha água no cérebro. Agora, após se submeter a uma série de procedimentos cirúrgicos para reduzir a circunferência de sua cabeça que media cerca de 94 cm, a menina foi capaz de sorrir pela primeira vez. As informações são do site DailyMail.

Antes da cirurgia, a mãe de Roona, Fátima Khatun, de 23 anos, foi avisada que sua filha poderia não resistir à cirurgia, já que o procedimento iria mexer em partes sensíveis de sua cabeça.

― Os médicos disseram que ela não iria sobreviver, mas minha campeã sobreviveu. Ela está muito melhor agora, consegue mexer sua cabeça e até sorri para outras crianças.

Roona, que teve a circunferência de sua cabeça diminuída para 54cm, ainda não consegue andar devido ao peso de sua cabeça. Mas, graças ao procedimento, a menina já é capaz de engatinhar, comer e dormir, coisas que não podia realizar antes.

O neurocirurgião responsável pela operação de Roona, Sandepp Vaishya, realizou uma série de exames nesta semana para checar como estava acontecendo a recuperação da menina.

― Vi uma significativa melhora, coisa que não achava que ia acontecer. Ela começou a rir, emite muitos sons e ocasionalmente até fala,

Segundo o médico, não é possível afirmar se a menina terá uma vida normal daqui para a frente. 

― Mesmo com o procedimento tendo ocorrido sem complicações, casos de hidrocefalia como esses geralmente deixam algum tipo de dano ao cérebro.

Vendo o progresso que Roona fez, o especialista decidiu que realizará outra operação para diminuir ainda mais a cabeça da menina. Apesar da confiança dos médicos, os pais da menina não estão tão confiantes com o novo procedimento.

― Se os médicos nos garantirem que ela poderá se sentar, andar e viver normalmente, nós aceitamos. Mas, se eles não tem essa certeza, não queremos colocar a vida da nossa filha em risco,

R7 

Médicos da Índia removem 232 dentes da boca de menino

www.gestaodelogisticahospitalar.blogspot.com
Reprodução: BBC - Caso de Ashik Gavai foi descrito como "muito raro"
Adolescente sofreu 18 meses devido a tumor odontogênico

Médicos da Índia extraíram 232 dentes da boca de um garoto de 17 anos, em uma operação que durou sete horas.

Ashik Gavai chegou ao hospital com um inchaço na mandíbula direita, disse à BBC Sunanda Dhiware, a chefe do Departamento de Ortodontia do JJ Hospital de Mumbai, maior cidade da Índia.

O adolescente vinha sofrendo havia 18 meses e veio da sua aldeia para a cidade depois que os médicos locais não conseguiram identificar a causa do problema.

O pai de Ashik, Suresh Gavai, citado pelo jornal Mumbai Mirror, disse que seu filho se queixava de dor intensa havia um mês. "Eu estava preocupado que poderia ser um câncer, então eu o trouxe para Mumbai", disse Suresh.

Os médicos haviam descrito sua condição como "muito rara" e "um recorde mundial".

Dhiware disse que "O incômodo de Ashik foi diagnosticado como um complexo tumor odontogênico em que em uma única cavidade da gengiva se formaram vários dentes".

— É um tipo de tumor benigno.

'Pequenas pérolas brancas'
A médica contou que, no início, "não podíamos cortar os dentes, então tive que usar dois instrumentos simples (um cinzel e um martelo) para arrancá-los".

— Pequenos dentinhos, que pareciam pérolas começaram a sair, um a um. Inicialmente, nós os guardamos, eles pareciam verdadeiras pequenas pérolas brancas. Depois começamos a ficar cansados. Contamos 232 dentes.

A cirurgia, realizada na segunda-feira, envolveu dois cirurgiões e dois assistentes. Ashik agora tem 28 dentes.

Descrevendo o caso como "muito raro", Dhiware disse que nunca tinha visto "nada igual na minha carreira de 30 anos", mas ressaltou que estava "radiante de receber um caso tão interessante".

— De acordo com a literatura médica disponível sob o assunto, tínhamos conhecimento de um caso que afetou a mandíbula superior em que, no máximo, 37 dentes foram extraídos a partir do tumor. Mas, no caso de Ashik, o tumor foi encontrado no fundo da mandíbula inferior e tinha centenas de dentes.

BBC Brasil / R7

Saiba tirar dúvidas com o farmacêutico na hora de comprar remédios

Forma de aplicação e interação com medicamentos podem e devem ser informados pelo profissional 

O Conselho Federal de Farmácia lançou em setembro de 2013 uma nova resolução, que autoriza os farmacêuticos a prescreverem remédios que não exijam prescrição médica, como analgésicos e antitérmicos. Com essa norma, o cliente que quiser comprar um desses medicamentos poderá receber um receituário com a assinatura e o carimbo do farmacêutico - entretanto, a prescrição não será obrigatória. Mas a medida ainda é polêmica e está sendo questionada pelo Conselho Federal de Medicina.

Independente da resolução entrar ou não em vigor, não pense que o farmacêutico está ali atrás do balcão só para lhe entregar os medicamentos. Existem diversas dúvidas que você pode tirar com ele sobre como ministrar a sua medicação e quais os possíveis efeitos colaterais - inclusive, o farmacêutico pode ser o melhor amigo daquele que saiu apressado da consulta médica ou recebeu um atendimento mais curto e não conseguiu fazer todas as perguntas que deveria. 

Confira aqui no que o farmacêutico pode te ajudar:  

Como é feita a aplicação do medicamento?
Quem nunca saiu do consultório com a receita na mão e as orientações do médico, mas assim que chegou à farmácia já tinha se esquecido de metade das recomendações? Nem sempre o que precisamos saber está escrito na receita, como o intervalo de tempo que devemos dar entre uma dose e outra, se é melhor ingerir em jejum, acompanhado de água, etc. "Se indagado, o farmacêutico pode auxiliar o cliente sobre as especificações do tratamento medicamentoso, como posologia, horários de ingestão e se ele é melhor absorvido quando ingerido com água ou leite, por exemplo", afirma a farmacêutica Camila Letícia Faria Tavares, coordenadora da Ultrafarma Saúde LTDA.

Qual o melhor medicamento para o meu caso?
Para medicamentos que não precisam de receita, como um anti-inflamatório para dor de garganta, ou então a pílula do dia seguinte, muita gente pula a visita ao médico e busca na farmácia a automedicação. É importante, antes de mais nada, ressaltar que toda alteração grave em nosso organismo deve ser analisada por um especialista, e que em alguns casos a automedicação pode mascarar um problema mais grave, como no caso da dengue, cujos sintomas podem até ser confundidos com uma gripe mas o uso de ácido acetilsalicílico (aspira) deve ser evitado. No entanto, se a sua queixa é de ordem mais prática e você busca um medicamento na farmácia, ninguém melhor que o farmacêutico para te orientar a respeito das diferentes posologias e o que seria mais adequado ao seu caso. "Nós podemos explicar para o cliente a forma de ação do remédio no organismo, as reações que ele poderá causar, ou até mesmo a interferência que ele pode causar em pessoas que tem doenças crônicas, como diabetes e hipertensão", explica a farmacêutica Camila. "Além disso, ele também pode dar orientações sobre melhores horários para ingestão e outras noções de aplicação." 

Tem genérico? Vai funcionar igual?
Mesmo que na sua receita não esteja indicado o medicamento genérico, nada te impede de perguntar ao farmacêutico se há essa versão disponível na farmácia. Segundo a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), os medicamentos genéricos são produtos com o mesmo princípio ativo que medicamentos de marca. "O principio ativo é a substância responsável pelo efeito terapêutico no paciente, ou seja, é por causa dele que o remédio faz efeito", diz a farmacêutica Patrícia Moriel, da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). No geral, o médico indicará na receita o nome desse princípio, e não necessariamente da marca do medicamento - dessa forma, cabe ao paciente indagar a existência de uma versão genérica. Segundo a Associação Brasileira das Indústrias de Medicamentos Genéricos, o preço de um medicamento genérico é menor porque nele não estão embutidos gastos com propagandas, nem custos de pesquisa para o desenvolvimento do principio ativo - por isso eles são mais baratos, mas tem exatamente a mesma ação que um medicamento de marca com o mesmo princípio ativo.

A farmacêutica Camila afirma que você pode perguntar na farmácia o que é um genérico, qual a sua ação, se ele está disponível para compra, e até mesmo a diferença entre um genérico e o similar, uma vez que o segundo também tem o mesmo princípio ativo, mas eles não passam por testes de bioequivalência, e, por isso, não podem ser comparados 100% com os remédios de referência. 

Esse medicamento pode interagir com outros?
Pode ser que o médico tenha se esquecido de perguntar e você tenha se esquecido de avisar, ou então você está comprando algo sem receita ? de qualquer forma, é muito importante saber se aquele remédio que você está comprando pode interagir com outros que você eventualmente tome, como os anticoncepcionais, que podem ter sua eficácia diminuída se ingerido com algumas classes de antibióticos. "O farmacêutico pode dizer se aquele produto que a pessoa está comprando não vai interferir nas medicações que ela já toma", ressalta Camila Letícia. Caso você esteja comprando um remédio sem receita, lembre-se de levantar essa questão com o farmacêutico. "Caso você não tenha feito essa pergunta ao médico, indague para o profissional na farmácia que ele irá te orientar sobre a melhor conduta ? no caso dos anticoncepcionais e antibióticos, por exemplo, ele pode indicar que você continue ingerindo os dois, mas mantendo as relações sexuais com camisinha durante o tratamento antibiótico", diz a farmacêutica Patrícia.


Só tem em gotas ou também tem comprimido?
Existem medicamentos que possui várias apresentações: comprimidos, gotas, xaropes, injetáveis etc... E nem sempre o que funciona para uma pessoa pode funcionar para outra - tudo depende do perfil do paciente. "Pessoas com problemas de estômago, por exemplo, o médico pode receitar um injetável, se ele não consegue engolir um comprimido, pode ser em gotas", ensina a farmacêutica Camila. Se o médico não deixou isso especificado na receita e você tem alguma dificuldade, pode tirar essa dúvida na hora da compra. O farmacêutico pode lhe explicar quais são as opções disponíveis e qual pode funcionar melhor para você - com exceção dos injetáveis, que precisam necessariamente de orientação médica.

Tenho uma alergia, vai interagir?
Caso a pessoa não tenha perguntado ao médico sobre a interação entre o medicamento prescrito que alergias que ela eventualmente tenha, não há problema em tirar essa dúvida com o farmacêutico. "Nesse caso, o profissional irá explicar quais as substâncias presentes do medicamento de que forma ele pode ou não interagir com a alergia", afirma Camila Letícia. 

Tem problema misturar com alguma comida ou bebida?
Esse é o famoso "posso tomar uma cervejinha no domingo?", que passa batido na consulta médica. Se esse é o caso, leve a dúvida para a farmácia. "Os antibióticos, por exemplo, não podem ser ingeridos com bebidas alcoólicas", afirma a farmacêutica Patrícia. Além disso, eles podem te explicar outras interações com alimentos - por exemplo, remédios que são melhor absorvidos em jejum, ou então aqueles que devem ser ingeridos antes ou junto da refeição. 

Tem uma dose que é melhor que a outra?
Geralmente o médico prescreve o medicamento na dosagem necessária para cada caso. "Quando é um medicamento sem indicação médica, o farmacêutico pode auxiliar o cliente em relação à dosagem e como é o melhor jeito de utilizar este medicamento - se é idoso ou criança, a dosagem faz muita diferença", ressalta a farmacêutica Camila. Medicamentos com uma dosagem maior, o paciente toma menos vezes por dia, sendo indicado para pessoas que tem uma rotina mais complicada, por exemplo. "O farmacêutico também pode auxiliar em relação ao intervalo de doses, adaptando ao dia a dia do comprador."  

Minha Vida

Conheça e evite nove erros ao tomar antibióticos

calendário com medicamentos em cima dos dias
Não fazer o tratamento no tempo determinado é um erro que compromete o tratamento
Parar o tratamento e esquecer a medicação interferem no curso da doença 

Nem todo mundo trata o assunto com a seriedade que ele merece. 

Qualquer dor de cabeça basta para correr à farmácia e pedir uma caixa daquele remédio que alguém na família tomou - mas isso pode ser um tiro no pé quando o assunto é usar antibióticos, uma vez que eles precisam de prescrição médica rigorosa. 

Existem várias fórmulas para combater a mesma doença, e só um médico sabe a mais adequada. 

Confira os erros mais comuns do tratamento com antibióticos, os perigos relacionados e como proceder em situações de surpresa, como o esquecimento de uma dose ou o aparecimento de alergias:  

Não fazer o tratamento no tempo determinado
Como todo medicamento, o antibiótico tem um tempo específico de vida em nosso organismo após ser ingerido. Conforme a classe de antibióticos e seu tempo de vida, bem como a doença e condição do paciente, o remédio é prescrito para dez dias, sete dias ou três dias. "Nos casos em que ele deverá ser ingerido por dez ou sete dias, o paciente pode sentir uma melhora dos sintomas logo nas primeiras doses", explica a farmacêutica Patrícia Moriel da Faculdade de Ciências Médicas na Universidade de Campinas (UNICAMP). Imaginando estar já com a doença curada, o paciente pode interromper o uso da medicação, quando na verdade é apenas a carga microbiana que diminui no organismo, sem ser completamente exterminada. "Esses micro-organismos que não foram eliminados podem fazer com que a pessoa volte a ficar doente", afirma a especialista. E não pense que é impossível pecar pelo excesso - fazer o tratamento durar mais do que o recomendado pode sobrecarregar seu organismo e afetar as bactérias que são benéficas ao seu corpo. "É comum esse excesso de antibiótico destruir a microbiota intestinal, causando uma diarreia - mas em alguns casos os efeitos são mais graves e necessitam de internação."
mulher ingerindo vários medicamentos - Foto: Getty ImagesNão ingerir a dose recomendada
 Toda medicação é prescrita de acordo com um princípio básico: até que ponto os seus benefícios são superiores aos seus efeitos colaterais? Isso significa que a diminuição ou o aumento da dose podem acarretar sérias consequências, desde o agravamento da doença até intoxicação pelo excesso de medicação. Ao escolher a dose, o profissional leva em conta não só a doença, como também peso, idade e doenças relacionadas do paciente. "Por isso, é fundamental seguir o tratamento exatamente como prescrito", aponta o infectologista Jorge Amarante, do Hospital Samaritano, em São Paulo. Se os sintomas piorarem ou se outros aparecerem, informe o seu médico antes de tomar qualquer atitude. Caso o médico que vá atendê-lo não seja o mesmo da vez anterior, não se esqueça de levar a receita prescrita.
homem com a mão na testa - Foto: Getty ImagesEsquecer a hora de tomar o remédio
 O intervalo entre as doses é calculado de acordo com a chamada meia-vida do remédio (tempo em que a concentração dele cai pela metade na corrente sanguínea). Os horários devem se adequar à rotina do paciente, seus horários de trabalho e sono. Uma dose ingerida antes da hora pode causar intoxicação ou, simplesmente, pode não ser absorvida pelo organismo. Já quando você se esquece de tomar o medicamento, pode sofrer com a volta dos sintomas. "Se a pessoa está tomando antibióticos e atrasa um período inteiro, a bactéria pode tornar a se multiplicar e criar resistência ao medicamento", afirma o infectologista Jorge. Converse com o seu médico se a sua medicação atrapalha o seu dia a dia e sobre a melhor maneira de agir caso você se esqueça de uma dose.

homem pegando remédio na prateleira de casa
Tomar antibiótico sem prescrição
O erro é grave com qualquer medicamento - mas com os antibióticos em especial, o perigo é dobrado. Há vários riscos envolvidos: alergia, intoxicação e, por fim, o não tratamento da doença. "Doenças virais não são combatidas com antibióticos, por exemplo", morta o infectologista Jorge. Além disso, tomar os medicamentos à toa acaba afetando as bactérias naturais do nosso corpo e, muitas vezes, elas tornam-se nocivas e passam a causar doenças. "Outro efeito recorrente é as bactérias eventualmente nocivas criarem resistência ao antibiótico se ele for usado indiscriminadamente, quando em alguns casos ele nem seria necessário para o tratamento", alerta o especialista. Sendo assim, antes de optar pelo tratamento, é melhor verificar com um médico se a sua doença pede mesmo o antibiótico, qual a dose e o período necessário.

médica segurando vários remédios diferentes - Foto: Getty ImagesCombinar medicamentos
É de extrema importância informar ao médico os remédios que você já ingere antes que ele receite o antibiótico que você deverá tomar. Isso porque existem diversas classes de medicamentos que interagem entre si - no caso dos antibióticos podemos destacar os analgésicos e anticoncepcionais. "É uma interação que não é grave, mas existe, e muitas pessoas acabam tomando o antibiótico sem ter noção disso", lembra a farmacêutica Patrícia. Segundo a especialista, na bula do medicamento constam quais são as possíveis interações e quais remédios evitar ingerir em conjunto - ou, no caso do anticoncepcional, utilizar outro método contraceptivo durante o período de tratamento da doença. Caso você tenha se esquecido de perguntar ao médico, essa dúvida também pode ser tirada na farmácia, já que os farmacêuticos podem informar a respeito das interações. "Algumas lojas inclusive contam com programas que já fazem o cálculo do intervalo que deve ser dado entre uma medicação e outra para que elas não sejam metabolizadas juntas e sofram uma interação", declara Patrícia.
leite e remédio - Foto: Getty ImagesInteração com alimentos
O líquido mais indicado para acompanhar a ingestão de antibióticos - assim como de todos os outros medicamentos - é a água. "Isso porque eles podem desencadear reações químicas quando ingeridas com sucos, leite, refrigerantes, chás ou café, que podem comprometer sua eficácia", explica a farmacêutica Patrícia. Um bom exemplo são os antibióticos com tetraciclina na composição - essa substância reage na presença de cálcio, e, portanto, tem sua eficácia comprometida se ingeridos com leite. Entretanto, de acordo com a especialista, alguns medicamentos podem até serem mais bem absorvidos quando na presença de uma bebida específica - mas isso deve ser indicado pelo médico ou você pode tirar a dúvida com o farmacêutico. Além disso, cruzar a hora da medicação com as refeições pode ser um problema. "Enquanto alguns antibióticos são mais bem absorvidos se ministrados próximo da refeição, outros têm sua eficácia prejudicada se ingeridos nesse período", afirma Patrícia. Para tirar essa dúvida, basta chegar ao profissional e perguntar como aquele remédio deve ser tomado - qual horário, com qual alimento, etc.
 
álcool e remédio - Foto: Getty ImagesInteração com álcool
Outra combinação perigosa e muito conhecida é antibiótico e bebidas alcoólicas. "O álcool pode tanto potencializar quanto neutralizar os efeitos de um medicamento, em alguns casos ativando enzimas que transformam o remédio em substâncias tóxicas para o organismo", alerta a farmacêutica Patrícia. Isso acontece porque tanto o antibiótico quanto o álcool são metabolizados no fígado, e essa digestão conjunta pode ocasionar na interação e diminuir a eficácia do medicamento ou torná-lo tóxico. Ela aponta ainda que nenhum medicamento deve ser tomado com bebida alcoólica, pois ela interage com a maioria das classes medicamentosas.
seringa e remédios - Foto: Getty ImagesPode injetável e oral ao mesmo tempo?
Existem algumas classes de antibióticos que podem ser injetáveis, por uma questão de comodidade do paciente. "No geral a medicação injetável é ministrada quando o paciente precisa de doses maiores do medicamento ou então quando é necessária a ingestão de mais de um tipo de antibiótico, sendo um ministrado via oral e outro injetável", explica a farmacêutica Patrícia. Entretanto, isso é uma decisão do médico, e o paciente nunca deve combinar uma medicação oral com injetável sem essa orientação. Além disso, usar exatamente o mesmo medicamento tanto por via oral quanto injetável não é recomendado, por isso nada de "turbinar" o efeito da injeção com o medicamento em pílula.
 
pessoa com coceira no braço - Foto: Getty ImagesNão prestar atenção nos sintomas
Se o antibiótico causar erupção na pele, coceira, dificuldade para respirar, manchas vermelhas na pele ou qualquer outra reação que não fazia parte do conjunto de sintomas inicial, é necessário procurar um médico imediatamente um hospital.

Esses sinais podem indicar que você está tendo uma reação alérgica ao remédio, e esperar os sintomas passarem pode agravar ainda mais o quadro.

Minha Vida

Concurso Prefeitura de São Pedro da Aldeia - RJ

A Prefeitura de São Pedro da Aldeia, no estado do Rio de Janeiro, anunciou a realização do concurso público nº 01/2014, com o objetivo de preencher mais de 1.000 vagas para contratações imediatas. O edital será publicado no dia 28 de julho de 2014, no portal do Instituto Nacional de Concurso Público, organizador do certame (www.incp.org.br).

Serão abertas oportunidades em mais de 100 cargos, entre eles para médicos, assistente social, cirurgião e arquiteto, todos para contratação em regime estatutário.

O período de inscrições previsto será de 29 de julho a 15 de agosto de 2014, podendo ser feitas no site da organizadora ou presencialmente, no Teatro Átila Soares da Costa.

As provas objetivas de nível fundamental e superior serão aplicadas em 18 e/ou 19 de outubro de 2014 e as de nível médio serão realizadas em 25 e/ou 26 de outubro.

As provas práticas, a depender do cargo pretendido, serão realizadas provavelmente em 28 e/ou 30 de novembro.
O resultado final do concurso será conhecido até o dia 20 de dezembro de 2014.

Aguarde mais informações em breve.

Concurso Fundação de Assistência Médica e de Urgência de Contagem - FAMUC -MG

A Fundação de Assistência Médica de Urgência de Contagem - FAMUC, em Minas Gerais, abriu edital n° 01/2014 de processo seletivo, visando a composição de quadro reserva para contratações referente aos empregos públicos de Agente Comunitário de Saúde e Agente de Combate às Endemias, do quadro de pessoal da instituição.

O processo seletivo será realizado em sua totalidade pela FUNEC – Fundação de Ensino de Contagem. São ofertadas 96 vagas para esses cargos que exigem nível fundamental, por vencimento de R$ 950,00, acrescido de R$ 190,00 de adicional por insalubridade, em regime de 40 horas por semana.

As inscrições, no valor de R$ 40,00, serão realizadas via internet, das 9h de 08 de setembro até às 19h (horário de Brasília) de 07 de outubro de 2014 (segunda-feira).

A FUNEC disponibilizará, para as pessoas que não têm acesso à internet, computadores para que possam realizar suas inscrições, nos endereços a seguir:

- Fundação de Ensino de Contagem - FUNEC, Av. João Cesar de Oliveira, nº 2415, Bairro Eldorado, Contagem/MG. O atendimento será feito de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h (exceto feriado ou recesso).

O certame constará de duas etapas, sendo a primeira composta por prova objetiva e a segunda por prova de capacidade física. Os exames serão aplicados provavelmente em 26 de outubro de 2014, domingo, às 9h da manhã (horário de Brasília).

O candidato deverá apresentar-se no local de realização das provas 60 (sessenta) minutos antes do horário marcado para seu início, portando somente lápis preto, borracha e caneta azul ou preta, o comprovante definitivo de inscrição (disponibilizado no site www.contagem.mg.gov.br/concursos) e documento de identidade de valor legal, preferencialmente o apresentado no ato da inscrição.

O gabarito será divulgado na data prevista de 27 de outubro de 2014. Já o resultado final do certame será na data provável de 23 de dezembro de 2014.

Este certame terá validade de dois anos, a contar da data da publicação de sua homologação, podendo ser prorrogado uma vez, por igual período.

Prefeitura de Poços de Caldas - MG abre concurso público

A Prefeitura de Poços de Caldas, em Minas Gerais, através da empresa IMAM, lançou edital de concurso público nº 001/2014, para provimento de 74 postos profissionais, considerando a reserva de vagas para pessoas com necessidades especiais (PNE). A remuneração varia de R$ 22,72 por hora a R$ 9.895,25, de acordo com a jornada desempenhada, que poderá ser de 20h, 30h ou 40 horas semanais.

As vagas são para os cargos de Auxiliar de Manutenção, Auxiliar de Serviços Públicos, Borracheiro, Carpinteiro, Coveiro, Marceneiro, Operador de Veículos Pesados II, Auxiliar de Enfermagem, Auxiliar de Saúde Bucal da ESF, Técnico Agrícola, Técnico de Enfermagem da ESF, Técnico de Laboratório de Análises Clínicas, Bibliotecário, Contador, Médicos: Auditor/ Revisor, do Trabalho, Cardiologista, Clínico Geral, da ESF, Endocrinologista, Geriatra, Hematologista, Neurologista, Ortopedista, Plantonista, Psiquiatra, Radiologista/ Ultrassonografista e Médico Urologista.

As inscrições devem ser efetuadas de 16 de julho a 14 de agosto de 2014, no site www.imam.org.br. As taxas de inscrição variam entre R$ 29,00 a R$ 130,00, de acordo com a vaga pretendida.

Os inscritos serão submetidos às Provas Objetiva e Prática, de acordo com o método de avaliação escolhido por cada oportunidade.

As provas serão aplicadas na cidade de Poços de Caldas provavelmente nos dias 20 e/ou 21 de setembro de 2014. O dia, horário e local serão definidos no Cartão de Inscrição. O gabarito provisório para conferência do desempenho dos candidatos será publicado pela Comissão de Concurso, até o 2º dia útil após a realização da respectiva prova, no Quadro de Avisos da Prefeitura e nos sites www.pocosdecaldas.mg.gov.br. e www.imam.org.br.

A data, o horário e local para a realização da Prova Prática serão divulgados em data oportuna pela Comissão de Concurso, através de listas que estarão afixadas no Prédio da Prefeitura Municipal de Poços de Caldas - MG e publicadas no jornal que publica os atos oficiais do Município. Também poderão ser feitas consultas através da internet no endereço eletrônico do www.imam.org.br (clicar Concursos em Andamento/Prefeitura Municipal de Poços de Caldas-MG – Edital 001/2014/Informações do Concurso).

O prazo de validade do concurso é de dois anos, a contar da data de sua homologação, podendo ser prorrogado, uma vez, por igual período, a juízo do Executivo Municipal.

Concurso Prefeitura de Itapira -SP

A Prefeitura de Itapira, no estado de São Paulo, divulgou o edital de concurso público PMIT nº 02/2014. O certame propõe 41 vagas para candidatos de níveis médio, médio/técnico e superior, com remunerações que vão de R$ 1.016,94 a R$ 2.607,14, por carga horária de 100 ou 200 horas mensal. A empresa responsável pela organização e realização do Concurso Público será a SHDias Consultoria e Assessoria.

As oportunidades são para os cargos de Agente de Administração IV - Técnico de Gesso, Agente de Administração V - Auxiliar de Saúde Bucal/Técnico de Manutenção Hospitalar, Agente de Administração VI – Técnico de Enfermagem, Gestor Público IV – Biomédico, Gestor Público IV – Farmacêutico, Gestor Público X - Médico Anestesiologista, entre outras.

As inscrições podem ser feitas no período de 24 de julho a 25 de agosto de 2014, através do site www.shdias.com.br ou presencialmente na CVT- Centro de Valorização do Trabalho, Rua Vitorio Coppus, 122, São Benedito, Itapira-SP, das 8h as 12h e das 13h as 16h. 

Os valores das inscrições variam entre R$ 40,00 para nível médio/técnico e R$ 65,00 nível superior.

A aplicação da prova escrita está prevista para o dia 21 de setembro de 2014. O local, data e horário para a realização das provas serão publicados no Jornal Oficial de Itapira e, em caráter informativo, estará disponível no site www.shdias.com.br, provavelmente a partir de 03 de setembro de 2014.

O Gabarito Oficial, Resultados da Prova Escrita e Classificação Final serão divulgados no site www.shdias.com.br em datas previstas a serem informadas no site da SHDias Consultoria e Assessoria.

O presente Concurso Público terá validade de dois anos, a contar da data de homologação de cada cargo, podendo ser prorrogado, a critério da Prefeitura Municipal de Itapira, por igual período.

Prefeitura de Cana Verde - MG promove concurso público

A Prefeitura de Cana Verde, no estado de Minas Gerais, auxiliada pela empresa Reis & Reis Auditores Associados, está promovendo o concurso público regido pelo edital n° 01/2014, que oferece 131 vagas imediatas, das quais 04 são reservadas aos candidatos portadores de necessidades especiais.

As oportunidades contemplam profissionais de níveis fundamental, médio e superior, com salários que variam de acordo com a função e a carga horária a ser desempenhada, podendo atingir as cifras de R$ 7.586,00. A jornada mínima de trabalho é de 20 horas e a máxima de 40 horas por semana.

As vagas são para os cargos de técnico de enfermagem, agente administrativo I, agente comunitário de saúde, agente epidemiológico, assistente administrativo I, assistente social, auxiliar gabinete odontológico, auxiliar de máquina pesada, auxiliar secretaria educação, auxiliar de serviço público I, dentista PSF, encarregado de cemitério, enfermeiro centro saúde, enfermeiro PSF, escriturário I, farmacêutico, fiscal municipal I, fisioterapeuta e demais cargos.

As inscrições poderão ser feitas presencialmente ou pela internet, no período de 22 de setembro a 22 de outubro de 2014, no endereço eletrônico www.reisauditores.com.br ou na sede da Prefeitura Municipal de Cana Verde/MG, situado na Praça Nemésio Monteiro, nº12 - Cana Verde/MG, sendo que para esta opção o atendimento é das 08h às 11h e 13h às 17h. As taxas variam de R$ 36,00 a R$ 100,00, de acordo com a função escolhida.

A prova objetiva de múltipla escolha será realizada no dia 23 de novembro de 2014, no Município de Cana Verde/MG. A planilha contendo informações sobre os locais e horários para realização da mesma será divulgada no dia 17 de novembro de 2014, no quadro de avisos da Prefeitura Municipal de Cana Verde/MG e no site www.reisauditores.com.br.

O gabarito será publicado na data prevista de 24 de novembro de 2014, às 16h, nos mesmos veículos utilizados para divulgação da planilha de informações acerca das provas.

O prazo de validade do concurso é de dois anos, contados da data da homologação do resultado final, podendo ser prorrogado por igual período, a critério da Administração Municipal.

Concurso UFPE

A Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) publicou o edital de concurso público nº 68/2014, tendo como objetivo o preenchimento de 11 cargos da carreira do Magistério Superior, nos cursos de Geologia, Ciência da Informação, Letras, Fisiologia/Farmacologia, Neuropsiquiatria, Medicina Clínica, Patologia, Ciência Política e Ciências Geográficas. O salário pode chegar a R$ 8.344,64, pelo cumprimento de carga horária de 20 horas semanais. 

A inscrição será aceita se realizada e enviada, via postal, à Diretoria do Centro, até o dia 23 de agosto de 2014. O valor da taxa de inscrição é de R$ 200,00, a ser pago por meio de Guia de Recolhimento da União (GRU), disponível na página eletrônica da PROGEPE - www.ufpe.br/progepe.
Documentos exigidos no ato da inscrição:
- Requerimento de inscrição devidamente assinado pelo candidato ou por procurador legalmente constituído (em formulário próprio disponibilizado na Página da PROGEPE - www.ufpe.br/ progepe), dirigido ao Chefe do Departamento ou Coordenador do Núcleo do Centro Acadêmico, para o qual se destina o concurso;

- Cópia do Diploma de Doutor e/ou Mestre e/ou graduação, devidamente reconhecido ou revalidado, se obtido no exterior;

- Cópia da Cédula de Identidade (RG) ou da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) com foto - frente e verso;

- Cópia do Cadastro de Pessoa Física (CPF) - frente e verso, no caso deste não constar no documento de identidade;

- Cópia do Passaporte ou de Cédula de Identidade de Estrangeiro, quando se tratar de estrangeiro;

- Curriculum vitae comprovado, elaborado e organizado de acordo com a tabela de títulos e/ou respectivos formulários, constantes das informações complementares, não sendo suficiente a mera apresentação do Currículo Lattes do Candidato ou apenas dos documentos comprobatórios;

- Comprovante de pagamento da taxa de inscrição ou requerimento de isenção da taxa de inscrição e respectivos documentos comprobatórios;

- Cópia do comprovante de residência para recebimento de correspondência, de acordo com o endereço informado no requerimento de inscrição;

- 03 cópias do memorial descrevendo as atividades científicas, acadêmicas e profissionais do candidato quando for exigido pelos Departamentos ou Núcleo.
O certame constará de prova escrita e didática e/ou didático-prática e/ou defesa de memorial.
As provas do concurso serão realizadas em data, horário e local a serem informados, no www.ufpe.br/progepe, após encerramento das inscrições. O cronograma do concurso será afixado na Secretaria dos Departamentos ou Núcleos do Centro Acadêmico que realizarão os concursos, e disponibilizado na página eletrônica da PROGEPE (www.ufpe.br/progepe) com antecedência mínima de 10 dias da data de seu início.
O prazo de validade do concurso será de 01 ano, contado a partir da data da publicação da homologação do resultado final no Diário Oficial da União, podendo ser prorrogado por igual período.
O edital está disponível no Diário Oficial da União, de 24 de julho de 2014, pág. 85 a 88.

Seleções em Benjamin Constant do Sul - RS têm inscrições prorrogadas

Foram prorrogadas as inscrições tanto para o concurso público quanto para o processo seletivo da Prefeitura de Benjamin Constant do Sul, no interior gaúcho. Os interessados em participar dos certames, regidos, respectivamente, pelos editais de números 01 e 02/2014 da Secretaria Municipal de Administração, têm até as 23h59min do dia 10 de agosto de 2014 para fazê-la através do site www.objetivas.com.br.

Juntos, os editais oferecem 7 vagas, em cargos de agente comunitário de saúde, coordenador da central do sistema de controle interno, motorista e operador de máquinas. Os salários vão de R$ 907,36 a R$ 1.703,61, em carga horária de 20 ou 40 horas por semana.

Em função da prorrogação do prazo de inscrições, a data da prova também foi alterada para o dia 30 de agosto de 2014, em local e horário a serem divulgados quando da homologação das inscrições, a partir de 21 de agosto de 2014. A responsabilidade da seleção é da empresa Objetiva Concursos Ltda.

Os valores das taxas foram mantidos: candidatos aos cargos de nível médio ou alfabetizado devem pagar R$ 50,00 pela inscrição. 

Já os de nível superior precisam desenbolsar a quantia de R$ 70,00. A quitação da inscrição deverá ser efetuada em qualquer agência bancária ou terminal de autoatendimento impreterivelmente até o dia 11 de agosto de 2014.

A validade do concurso e do processo seletivo será de dois anos, prorrogável, a critério da Prefeitura de Benjamin Constant do Sul /Rio Grande do Sul.

Prefeitura de Embu das Artes - SP abre seletivo na área da Saúde

A Prefeitura da Estância Turística de Embu das Artes, no estado de São Paulo, tornou público o processo seletivo regido pelo edital nº 08/2014, no qual são disponibilizadas 07 vagas para candidatos de nível superior. Há chances para terapeuta ocupacional e médico (ginecologista, infectologista, neurologista, pediatra, psiquiatra infantil e socorrista).

A remuneração para o cargo de terapeuta ocupacional é de R$ 3.393,09 por mês. Já para o cargo de médico, em todas as especialidades, o salário é compatível ao número de horas trabalhadas, sendo R$ 54,99 o valor pago por cada hora de plantão.

As inscrições podem ser feitas até o dia 30 de julho de 2014, por meio do site do Instituto Zambini (organizador do certame): www.zambini.org.br. O custo da taxa de inscrição é de R$ 64,40 para todos os candidatos.

A aplicação das provas objetivas está prevista para o dia 10 de agosto de 2014, no município de Embu das Artes, em locais e horário a serem divulgados. O gabarito e classificação preliminar provavelmente serão divulgados no site www.zambini.org.br, no seguinte à aplicação dos exames. Já o resultado final só será conhecido no dia 15 de agosto de 2014.

O processo seletivo será válido até o dia 30 de dezembro de 2014.

Prefeitura de Viana - MA oferece mais de 300 vagas

Sob a responsabilidade do Instituto Graça Aranha, a Prefeitura de Viana, no estado do Maranhão, vai realizar um concurso público e um processo seletivo, com a finalidade de ocupar 349 vagas, em cargos efetivos e temporários do quadro geral de servidores. 

Ambos os certames são regidos pelo mesmo edital, o de n° 001/2014, e oferecem salários de R$ 730,00 até R$ 5.000,00.

Do total de vagas disponíveis, 11 são destinadas a candidatos portadores de deficiência física.

As chances são para profissionais de níveis médio, técnico e superior, distribuídas nas funções de advogado, assistente social, agente (administrativo, de vigilância sanitária, de trânsito e de vigilância epidemiológico), médico, nutricionista, fonoaudiólogo, jornalista, turismólogo, sociólogo, biólogo ambiental, dentista,  psicólogo, professor (de várias disciplinas), técnico em (laboratório, enfermagem, edificação e contabilidade), guarda municipal, fiscal, entre outros. As jornadas de trabalho variam de 20h, 30h ou 40 horas semanais, de acordo com a área de atuação.

As inscrições poderão ser realizadas via internet, por meio do endereço eletrônico www.igracaaranha.com.br, a partir do dia 28 de julho e permanecerão abertas até o dia 14 de agosto de 2014, ou, neste mesmo período, de forma presencial, na Banca Local, localizada na Prefeitura de Viana, na Rua Praça Ozimo de Carvalho, nº 141, no Centro da cidade, das 8h às 12h e das 13h às 15h. As taxas são de R$ 35,00 para nível médio e R$ 65,00 para nível superior.

As avaliações serão realizadas de acordo com o cargo pretendido e poderão ocorrer em duas, três ou quatro etapas: prova objetiva, prova de títulos, prova de aptidão física e prova psicotécnica.

As provas objetivas serão realizadas no município de Viana - MA, na data prevista de 21 de setembro de 2014, em locais e horários a serem divulgados no site da organizadora, entre os dias 15 e 20 de setembro de 2014, quando o candidato poderá retirar o cartão de informação.

Os gabaritos serão divulgados provavelmente no dia 23 de setembro de 2014.

Tanto o concurso quanto a seleção serão válidos por dois anos, a contar da publicação da homologação, prorrogáveis por igual período, a critério da Prefeitura de Viana.

Concurso Prefeitura e Câmara de Alto Paraguai - MT

A Prefeitura de Alto Paraguai, no estado do Mato Grosso, abriu concurso público regido pelo edital nº 001/2014. O certame propõe 38 vagas de trabalho para contratações imediatas, sendo 35 para a Prefeitura e 03 para a Câmara Municipal. Além disso, há reserva de 01 vaga para os candidatos portadores de deficiência. Os níveis de escolaridade exigido são: médio/técnico ou superior, a depender do cargo desejado, por salários que vão de R$ 724,00 a R$ 3.300,00.

As  oportunidades são para os cargos de médico, enfermeiro, fisioterapeuta, odontólogo, psicólogo, professor, assessor jurídico, controlador Interno, contador, técnico em enfermagem, advogado e fiscal de tributos. A jornada mínima será de 25 e máxima de 40 horas semanais

As inscrições podem ser feitas no período de 25 de julho a 25 de agosto de 2014, através do site www.exataplanejamento.com.br. Os valores das taxas de inscrição variam entre R$ 50,00 e R$ 100,00.

As inscrições presenciais serão realizadas na Prefeitura, localizado na Rua Tiradentes, nº 40 - bairro Centro, em Alto Paraguai/MT, também no período entre 25 de julho a 25 de agosto de 2014, exceto sábados, domingos e feriados, de 09h às 12h e das 14h às 17h.

A aplicação das provas objetivas está prevista para o dia 14 de setembro de 2014, às 8h, em local que será divulgado no quadro de avisos da Prefeitura e no site www.exataplanejamento.com.br e no jornal oficial dos Municípios disponível no site: www.amm.org.br.

Haverá prova de títulos para os candidatos de nível superior, que devem entrega os títulos no dia da prova escrita, na coordenação do local de provas.

Os gabaritos oficiais preliminares das provas objetivas serão divulgados no site www.exataplanejamento.com.br e no mural da Prefeitura Municipal de Alto Paraguai/MT.

O certame, que será realizado sob a responsabilidade da empresa Exata - Assessoria, Consultoria e Planejamento, será válido pelo período de dois anos, contados da data de sua homologação, podendo ser prorrogado uma vez, por igual período, a critério da Prefeitura.

Concurso Prefeitura de Luz - MG

No Estado de Minas Gerais, a Prefeitura de Luz divulgou edital nº. 01/2014 de concurso público para provimento de 155 vagas distribuídas em cargos de níveis fundamental, médio e superior. Os salários variam de R$ 724,00 a R$ 10.500,00 por jornada de trabalho de 24, 30 e 40 horas semanais.
Serão reservadas a candidatos portadores de deficiência, 10%das vagas separadas por cargo.

Cargos
Faxineira, Lavador/Lubrificador, Servente de Pedreiro, Gari, Auxiliar de Serviços Gerais, Ajudante de Operador de Máquina, Jardineiro, Vigilante, Ajudante de Caminhão, Auxiliar de Coleta de Lixo, Operador de Trator de Pneu, Pedreiro, Motorista, Monitor de Telecentro, Orientador Social, Técnico Programa Social, Professor (Dança e Capoeira), Operador de Máquina, Psicólogo, Advogado, Auxiliar Administrativo da Educação Básica, Especialista da Educação Básica - EEB (Supervisor e Psicopedagogo), Assistente Administrativo, Técnico em Informática, Veterinário, Assistente Social, Terapeuta Ocupacional, Fonoaudiólogo, Nutricionista, Professor de Educação Física, Técnico em Higiene Dental, Oficineiro, Assistente de Educador Físico, Auxiliar de Consultório Odontológico, Agente de Combate às Endemias, Faxineira, Recepcionista, Agente Comunitário de Estratégia de Saúde da Família, Técnico em Enfermagem, Cirurgião Dentista e Médico.

A inscrição será realizada do dia 24 de setembro a 24 de outubro de 2014, no horário das 08h00min às 11h00min e 13h00min às 17h00min, de forma presencial no Centro Cultural “Maestro José Botinha Maciel” (Cinelux), situado na Rua Coronel José Tomáz, 105 - Centro - Luz/MG e/ou através do site www.reisauditores.com.br.

Taxa de inscrição
Nível fundamental: R$ 36,00, 37,00, 38,00, 41,00 e 43,00;

Nível médio: R$ 36,00, 39,00, 41,00 e 45,00;

Nível superior: R$ 82,00 e 100,00.

Provas
O concurso será composto de prova objetiva, prática e física.

A prova objetiva será realizada na data provável de 30 de novembro de 2014,no município de Luz/MG em locais e horários que serão divulgados no dia 17 de novembro de 2014, no quadro de avisos da Prefeitura de Luz/MG e no site www.reisauditores.com.br.

A prova prática será aplicada provavelmente no dia 04 de janeiro de 2015 no município de Luz/MG, em locais e horários que serão divulgados no dia 29 de dezembro de 2014, no quadro de avisos da Prefeitura de Luz/MG e no site www.reisauditores.com.br.

O resultado final do concurso será publicado às 16 horas do dia 26 de janeiro de 2015, no quadro de avisos da Prefeitura de Luz/MG e nos sites www.reisauditores.com.br.

O prazo de validade do concurso público é de 02 anos, contados da data da homologação do resultado final, podendo ser prorrogado por igual período, a critério da Administração.

O edital encontra-se publicado no Diário Oficial dos Municípios Mineiros, edição de 24 de julho de 2014, a partir da página 74.

Prorrogadas inscrições do concurso Prefeitura de São Miguel Arcanjo - SP

Com 84 vagas de emprego para contratação imediata, além de cadastro de reserva, a Prefeitura de São Miguel Arcanjo, no estado de São Paulo, estendeu o prazo para realização das inscrições no concurso público regido pelo edital CP- nº 01/2014. Os interessados que ainda não se inscreveram no certame têm até o 05 de agosto de 2014 para garantir participação. O formulário de inscrição está disponível no portal eletrônico da organizadora: www.institutobrio.org.br. A taxa varia de acordo com a vaga disputada pelo candidato, tendo valor mínimo de R$ 25 e máximo de R$ 50.

Há oportunidades para profissionais de todos os níveis de escolaridade. Entre os cargos a serem preenchidos estão o de cirurgião dentista, escriturário, agente de trânsito, procurador jurídico, educador de creche, professor, motorista, engenheiro civil, médico, técnico agrícola, trabalhador braçal, salva vida, técnico em informática, técnico em edificações, topógrafo, biólogo, terapeuta ocupacional, tratorista, operador de máquinas, entre outros. O salário dos contratados varia de R$ 724 a R$ 3.572,36, por jornada de trabalho de 12 a 44 horas por semana.

Em virtude da prorrogação do período de inscrição, uma nova data para realização da prova objetiva, comum a todos os inscritos, foi estabelecida. Com a alteração, o exame será aplicado provavelmente em 31 de agosto de 2014, em local e horário a serem comunicados na página da organizadora do certame na internet. A depender da vaga disputada, os candidatos também serão avaliados por meio de prova prática de conhecimentos específicos, prova prática de informática, teste de aptidão e análise de títulos.

A data de cada avaliação poderá ser acompanhada no cronograma do certame, que consta no edital completo do concurso, disponível no site www.institutobrio.org.br.

Será de dois anos a validade do concurso, com chances de prorrogação por mais dois anos.

Concurso Prefeitura de Serra Azul de Minas - MG

A Prefeitura de Serra Azul de Minas, no estado de Minas Gerais, lançou extrato do edital nº. 002/2014, destinado à realização de concurso público.

São ofertadas vagas para os cargos de Odontólogo, Enfermeiro, Fisioterapeuta, Assistente Social, Psicólogo, Professor de Educação Básica PEB, Professor P1, Técnico de Enfermagem, Auxiliar de Enfermagem, Auxiliar de Serviços Gerais, Fiscal Sanitarista, Condutor de Veículos Leves, Condutor de Veículos Pesados, Servente Escolar, Supervisor Pedagógico, Assistente Administrativo, Agente Administrativo, Fiscal de Tributos e Rendas, Auxiliar Administrativo, Operador de Máquinas Pesadas(Retroescavadeira/Patrol), Operador de Máquinas Leves (Girico), Oficial de Serviços Públicos (Pedreiro), Mecânico (Veículos Leves/Pesados e Máquinas Pesadas) e Gari.

As inscrições serão realizadas do dia 26 de setembro a 27 de outubro de 2014, no site www.polisauditoria.com.br.

O extrato do edital encontra-se disponível no Diário Oficial dos Municípios Mineiros, edição de 24 de julho de 2014, páginas 68 e 69.

Concurso Prefeitura de Barbosa Ferraz - PR

Na Prefeitura de Barbosa Ferraz, no estado do Paraná, foram publicados resumo dos editais de concurso público 004/2014 e processo seletivo 005/2014. Os certames, que serão realizados pela Consesp Concursos, oferecem 59 vagas em cargos de níveis fundamental, médio e superior. Aprovados e contratados receberão subsídios de até R$ 10.702,91 em regime de trabalho de 20, 30 ou 40 horas semanais.

Cargos

Edital 004: Auxiliar Serviços Gerais, Borracheiro, Eletricista, Gari, Mecânico, Motorista, Operador de Maquina Pesada, Pedreiro, Agente de Combate às Endemias,Agente Administrativo, Auxiliar de Contabilidade, Auxiliar de Enfermagem, Assistente Social, Coordenador do CRAS, Enfermeiro, Fonoaudiólogo e Psicólogo.

Edital 005: Agente Comunitário de Saúde, Médico e Odontólogo.

Os interessados devem efetuar a inscrição do dia 26 de julho a 24 de agosto de 2014, através do site www.consesp.com.br. 

Taxa de inscrição

Nível fundamental: R$ 25,00, R$ 30,00 e R$ 40,00;

Nível médio: R$ 30,00 e R$ 40,00;

Nível superior: R$ 40,00, R$ 50,00 e R$ 100,00.

Provas
As provas escritas estão previstas para 14 de setembro de 2014, às 9h, em locais a serem divulgados por meio de edital próprio que será afixado no local de costume da Prefeitura, por meio de jornal com circulação no município e do site www.consesp.com.br, com antecedência mínima de 3 dias. Já as provas práticas (para os cargos de Operador de Máquinas Pesadas e Motorista) serão realizadas na mesma data em locais e horários a serem informados durante a realização das provas escritas.

Os resumos dos editais foram publicados no Diário Oficial dos Municípios do Paraná, edição de 24 de julho de 2014, a partir da página 91.

Prefeitura de Senhora do Porto - MG lança seletivo

A Prefeitura de Senhora do Porto, no Estado de Minas Gerais, por meio da empresa Leandro Lima Assessoria Pública, tornou público edital nº 001/2014 de processo seletivo simplificado, com o intuito de oferecer 82 vagas em caráter temporário e outras para formação de cadastro reserva. Poderão participar da concorrência profissionais de todos os níveis de escolaridade.

As oportunidades são para as funções de agente comunitário de saúde, agente social, auxiliar de consultório dentário, auxiliar administrativo, auxiliar de comunicação, auxiliar de saúde, auxiliar de tributação, enfermeiro, farmacêutico, fonoaudiólogo, gari, jardineiro, motorista com categoria B, com categoria D e de ambulância, nutricionista, odontólogo, operador de máquina leve e de pesada, psicólogo, servente contínuo, servente de obras e serviços, servente escolar, técnico em administração, técnico em enfermagem, técnico em higiene dentária, técnico em segurança do trabalho, técnico em tributação e zelador de cemitério. 

Os salários variam de R$ 724,00 até R$ 3.620,89, por jornada de 40 horas semanais.

As inscrições serão aceitas pelo endereço eletrônico www.leandrolimaassessoria.com.br, até 4 de agosto de 2014. Interessados que não possuírem acesso à internet poderão se inscrever na sede da Prefeitura, situada na Praça Monsenhor José Coelho, 155, Centro. O atendimento presencial é feito apenas em dias úteis, das 8h às 11h e das 13h às 16h30, sendo necessário levar a cédula de identidade ou um documento similar e o CPF, originais. A taxa de inscrição custará de R$ 28,00 a R$ 40,00, de acordo com a função a ser ocupada.

A realização da prova está prevista para ocorrer no dia 16 de agosto de 2014, tendo início às 9h e término às 12h, em local a ser definido. O gabarito será divulgado um dia após a realização da prova e a classificação final sairá em até sessenta dias, após a aplicação da prova.

Este certame terá a validade de dois anos, prorrogável por igual período a critério da administração municipal.

Concurso INCA - RJ

O Ministério da Saúde (MS) divulgou os editais de concurso público nº 2 a 24/2014 para a ocupação de vagas nas carreiras de Pesquisador e Assistente de Pesquisa, ambas de nível superior (com pós-graduação), para lotação no Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (INCA). Sob a responsabilidade organizacional do próprio INCA, o certame prevê a oferta de 23 vagas, com salários que podem chegar a R$ 12.152,08.

As inscrições para este concurso seguirão cronogramas diferentes, a depender do cargo pretendido e do respectivo edital. Para se concorrer aos cargos dos editais 02, 05, 07, 08, 10, 11, 12, 15, 16, 18, 23, 24/2014, o período será de 20 de agosto a 05 de setembro de 2014, por meio do preenchimento do Formulário de Inscrição, disponível na página eletrônica do INCA (www.inca.gov.br).

Já as inscrições para os cargos dos editais 03, 04, 06, 09, 13, 14, 17, 19, 20, 21, 22/2014 serão de 20 de outubro a 05 de novembro de 2014, também no site do INCA. A taxa para todos os editais é R$ 180,00.

O concurso público será composto das etapas de Prova Escrita, Prova Oral, Defesa de Memorial, Análise de Currículo e de Títulos, que serão realizadas no Rio de Janeiro, com data, local e horário a serem anunciados, em tempo oportuno, pelo www.inca.gov.br.

Os editais nº 2 e 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10, 11, 12, 13, 14, 15, 16, 17, 18, 19, 20, 21, 22, 23 e 24/2014 foram divulgados no DOU de 23/07/2014, seção 3, e também estarão disponíveis no site do INCA (www.inca.gov.br), link "Concurso Público".

Concurso Prefeitura de Charrua – RS

A Prefeitura de Charrua, no estado do Rio Grande do Sul, lançou o edital nº 01/2014 do concurso público nº 01/2014. O certame pretende preencher 23 vagas, mais cadastro reserva, para candidatos de níveis fundamental, médio e superior, com salários que vão de R$ 891,26 a R$ 9.447,36, em jornada de trabalho que vai de 12 a 44 horas por semana. 

Com oportunidades para os cargos de Auditor de Controle Interno, Instrutor de Atividades Artesanais, Monitor da Educação Infantil, Engenheiro Civil, Técnico em Informática, Vigilante Ambiental, Motorista, Farmacêutico, Fisioterapeuta, Psicólogo, Médico, entre outras.

As inscrições podem ser feitas no período de 28 de julho a 10 de agosto de 2014, através do site www.premierconcursos.com.br. Os valores das taxas de inscrição são de R$ 35,00 para nível fundamental de R$ 60,00 nível médio e de R$ 80,00 nível superior.

A prova escrita para todos os cargos será realizada em dia, horário e local a serem divulgados no edital de homologação das inscrições, a ser publicado nos sites www.premierconcursos.com.br e no www.charrua-rs.com.br.

Haverá prova de títulos para os candidatos aos cargos de Auditor de Controle Interno, Médicos e Professores e prova prática para os cargos de Motorista e Operador de Máquinas, ambas será realizada apenas pelos candidatos aprovados na prova escrita.

O Gabarito Oficial provavelmente será divulgado no primeiro dia útil após a realização das provas, a partir das 14 horas.

O certame, que será executado pela empresa Premier Concursos LTDA, será válido pelo período de dois anos, contados a partir da data de homologação dos resultados finais, podendo ser prorrogado por igual período, a critério da Administração. 

Prefeitura de Paes Landim - PI publica edital de concurso público

A Prefeitura Paes Landim, no estado do Paiuí, publicou edital de concurso público n° 001/2014, com a intenção de preencher 16 vagas para profissionais de níveis médio e superior, por salários de até R$ 3.000,00 em carga horária de 20 ou 40 horas semanais.
As vagas são para os empregos de Enfermeiro - PSF, Gari, Médico - PSF, Odontólogo - PSF, Professor de Geografia, Professor de História, Professor de Língua Portuguesa e Vigia – Educação.

As inscrições serão feitas via internet, no endereço eletrônico www.institutomachadodeassis.com.br, no período de 25 de julho a 29 de agosto de 2014. As taxas são de R$ 35,00 ou R$ 70,00 de acordo com a função escolhida.

As provas serão aplicadas na cidade de Paes Landim- Pi, com duração de 03 horas e estão previstas para o dia 21 de setembro de 2014, no horário de 9(nove)h às 12(doze)h. Os gabaritos preliminares referentes às provas objetivas serão divulgados em até 48h após a realização das provas, no site eletrônico (www.institutomachadodeassis.com.br).

Este concurso terá validade de dois anos, a contar da data de publicação de sua homologação, podendo ser prorrogado por igual período, a critério da Administração Pública Municipal de Paes Landim-PI.

Prefeitura de Charrua - RS realiza processo seletivo

A Prefeitura de Charrua, no estado do Rio Grande do Sul, através da empresa Premier Concursos LTDA, vai realizar um processo seletivo para contratar, de imediato, 01 agente comunitário de saúde para atuar na zona rural do município. Candidatos que tenham o nível fundamental completo como grau de escolaridade podem se candidatar à vaga. Também haverá formação de cadastro reserva para o mesmo cargo, mas com atuação prevista para outras microáreas de Charrua.

Segundo o edital nº01/2014, onde foram publicadas as informações, os profissionais aprovados na seleção e que vierem a ser convocados receberão salário de R$ 837,76 e trabalharão 40 horas semanais.

As inscrições terão início no dia 28 de julho e poderão ser realizadas até o dia 10 de agosto de 2014, exclusivamente no site da organizadora: www.premierconcursos.com.br. A taxa é de R$ 35,00, a ser paga em agência bancária ou terminal de autoatendimento.

Aos Portadores de Necessidades Especiais (PNE) serão destinadas 10% das vagas que surgirem, desde que as atividades laborais sejam compatíveis com a limitação a qual o candidato é portador. 

A prova escrita será aplicada em data, local e horário a serem divulgados no edital de homologação das inscrições, que será afixado no dia 18 de agosto de 2014, no painel de publicações da prefeitura e no endereço eletrônico da Premier.

A divulgação do gabarito oficial será feita a partir das 14h do primeiro dia útil após a realização das provas.

O processo seletivo será válido por 02 anos, contados a partir da data de homologação dos resultados finais, podendo ser prorrogado por mais 02 anos, a critério da Administração Municipal de Charrua.

Prefeitura de Nova Trento - SC abre processo seletivo

A Prefeitura de Nova Trento, no estado de Santa Catarina, tornou público o edital de processo seletivo nº 07/2014, que oferece 10 postos de trabalho, a serem ocupados por profissionais de níveis fundamental e superior. Há vagas para farmacêuticos, médicos, agentes de endemias e auxiliar de enfermagem. Os aprovados receberão de R$ 724,00 a R$ 5.909,58, a depender da função. A jornada de trabalho também é definida de acordo com a necessidade de cada cargo, sendo mínima de 12 e máxima de 40 horas por semana.

As inscrições podem ser feitas no período 28 de julho a 27 de agosto de 2014, de forma gratuita, na sede da Prefeitura Municipal, na Rua Santo Inácio, Praça del Comune, 126 – Centro – Nova Trento/SC, das 08h30 às 17h. A inscrição deve vir acompanhada pela entrega dos títulos dos candidatos aos cargos de nível superior.

A prova objetiva está prevista para ser aplicada no dia 31 de agosto de 2014, na Escola de Ensino Fundamental Professor Francisco João Valle, na Rua Francisco Dalsenter, nº 36, Bairro Trinta Réis, das 09h às 12h.

A classificação parcial dos candidatos provavelmente será divulgada no dia 02 de setembro de 2014, no site da prefeitura www.novatrento.sc.gov.br.

A validade do processo seletivo será de 06 meses ou até a realização do concurso público.

Uso inadequado de medicamentos pode causar overdose acidental

www.gestaodelogisticahospitalar.blogspot.comInterações com outros remédios ou mesmo com a dieta podem levar a complicações 

Por Dr. Eduardo Finger

Diferente de nossos antepassados, hoje em dia qualquer um encontra na farmácia alívios químicos para grande parte dos males que sempre afligiram a humanidade.

Temos compostos eficazes para aliviar dor, coceira, tonturas, infecções e até tumores - e o livre acesso a alguns destes compostos muitas vezes passa a impressão de que eles são seguros. Mas se há alguma verdade na farmacologia, ela pode ser resumida pela frase: a diferença entre o remédio e o veneno é a dose.

Tome-se como exemplo o paracetamol, um anti-inflamatório comercializado livremente desde 1955 como a alternativa "segura" ao ácido acetilsalicílico.

Nos EUA, registram-se mais de 100 mil overdoses/ano com esta droga, sendo que 56 mil demandam atendimento médico e 500 pessoas morrem. E isto vem piorando tanto que o FDA (Food and Drug Administration) tomou a iniciativa de limitar a dose máxima por pílula como forma de conter esta epidemia. No Brasil, o dado mais amplamente citado é uma estimativa feita pela ABIFARMA (Associação Brasileira da Indústria Farmacêutica) de que ocorreriam 20.000 mortes/ano em consequência da automedicação.

Mas como as pessoas se intoxicam? De vários modos, a maior parte deles acidental, por desconhecimento dos riscos de cada composto. O consumidor comum não tem preparo ou hábito de ler bula, então, uma pessoa gripada pode tomar um comprimido de paracetamol para dor e outro para congestão nasal, sem saber que o segundo contém uma dose plena da mesma droga. Isto é frequente no consultório.

www.gestaodelogisticahospitalar.blogspot.com
Há diversos casos graves e fatais de intoxicação involuntária decorrente
da ingestão simultânea de uma droga e suco de toranja
Outro modo de se machucar adviria do desconhecimento das vias metabólicas que nosso corpo usa para controlar a quantidade de droga circulante e seus efeitos. O maior exemplo disto é o anticoagulante warfarina, cujo nível sanguíneo é muito facilmente afetado por qualquer medicação ou mudança na dieta, causando sangramentos às vezes muito importantes.

Mas isso é apenas a ponta do iceberg. Mesmo lendo bulas, pessoas podem involuntariamente se colocar numa situação de risco misturando drogas com "produtos naturais". O público em geral tem a falsa noção de que natural significa inócuo. Cabe lembrar que grande parte da farmacopéia ocidental originou-se de produtos naturais. 

O ácido acetilsalicílico vem da casca do salgueiro, a digoxina, de uma flor, a penicilina, de um fungo, o captopril, do veneno da jararaca e assim por diante. Não bastasse isso, até frutas e legumes podem interferir com drogas e provocar intoxicações involuntárias. 

Um dos casos mais notáveis é o da toranja, fruta muito apreciada no hemisfério norte e que interfere na metabolização de pelo menos 85 medicamentos, que variam de remédios para o coração como o verapamil a antibióticos como a eritromicina ou imunossupressores como o micofenolato. 

Há diversos casos graves e fatais de intoxicação involuntária decorrente da ingestão simultânea de uma droga e este suco. E não vamos nem falar sobre consumir álcool com medicações, pois além de um capítulo a parte, isto é quase que pedir para tomar na cabeça. Álcool e remédios essencialmente não combinam em nenhuma situação.

www.gestaodelogisticahospitalar.blogspot.com

Que situação não? Você busca um remédio para melhorar e sem saber, pode estar se submetendo a um risco de vida involuntário. Como evitar isso? A peça chave para sua segurança é a compreensão de que não há remédio seguro, o que há são limites seguros para o consumo destes compostos. Estes limites envolvem doses, horários, combinações, estado de saúde, controles sanguíneos e vários outros quesitos, todos relevantes e potencialmente perigosos. 

Portanto, jamais se automedique ou combine drogas sem uma orientação específica para fazê-lo. Medicar alguém corretamente já é muito difícil para pessoas que passam a vida estudando o assunto, imagine para quem nem sabe que o assunto existe.

Minha Vida