Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



sexta-feira, 25 de julho de 2014

Menino de sete anos receberá derivado de maconha por ordem judicial

www.gestaodelogisticahospitalar.blogspot.com
Foto: Oliver Berg / AFP/DPA
Uso da medicação foi recomendado pela equipe médica após esgotadas todas as outras opções 

Uma decisão da Justiça obriga o governo paulista a fornecer para um menino de 7 anos, do município de São Carlos, no interior de São Paulo, um medicamento derivado da maconha. A criança sofre com crises convulsivas, e o remédio, cuja comercialização é proibida no Brasil, precisa ser importado.

A ação foi impetrada pela Defensoria Pública, e a decisão, divulgada nesta quinta-feira, proferida no fim de junho. A liminar obriga o fornecimento da medicação canabidiol (CBD), uma substância química encontrada na maconha e que tem propriedades médicas para tratar doenças que afetam o sistema nervoso central.

Para justificar o pedido, foram anexados laudos médicos ao processo, mostrando que a criança tem o problema desde os seis meses de vida e já foi submetida a diversos tratamentos. Inclusive, os remédios disponíveis no mercado foram usados em dose máxima e sem resultado satisfatório. O menino tem, diariamente, cerca de 30 convulsões.

O uso do canabidiol foi recomendado pela equipe médica após esgotadas todas as outras opções. O problema é que, por ser proibido no Brasil, o medicamento só pode ser importado pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) e, ainda assim, mediante licença especial.

Para o defensor público Jonas Zoli Segura, a decisão é muito importante devido à gravidade da patologia que acomete o menino. Segundo ele, recentemente outra criança morreu nas mesmas condições clínicas enquanto aguardava a importação do medicamento. A Justiça deu 30 dias de prazo para que a decisão seja cumprida, sob pena de multa de R$ 500 por dia.

A Secretaria Estadual da Saúde informou que vai pedir um tempo maior para cumprir a decisão. Isso em razão de o canabidiol não fazer parte da lista definida pelo Ministério da Saúde para distribuição na rede pública e por não ter registro na Anvisa .

Pesquisas
Na semana passada, um grupo de professores de medicina da Universidade de São Paulo (USP) de Ribeirão Preto, que estuda o canabidiol desde os anos 1970, divulgou um documento em que pede a legalização da substância no Brasil. O assunto está em pauta na Anvisa e uma definição pode sair nas próximas semanas.

Outra pesquisa, essa de 2011, do Laboratório de Psicofarmacologia da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), revelou que o canabidiol pode ajudar pessoas com ansiedade provocada por experiência traumática. A substância reduziu a ansiedade dos animais durante o processo de condicionamento, funcionando como um ansiolítico.

* Zero Hora, com Agência Estado

Saiba mais

Cannabis Medicinal
Site que defende o uso da substância a favor da saúde, com conteúdos multimídia sobre o tema, com depoimentos de pacientes que fazem uso da maconha para tratamento terapêutico e medicinal.

Maconha Medicinal
 Site que reúne os interessados ou os que defendem o uso da maconha em tratamentos médicos. Há notícias atualizadas relacionadas ao tema, depoimentos e indicação de outros links.

Em vídeo, saiba quais são os efeitos da maconha no organismo: 
 

Zero Hora

Nenhum comentário:

Postar um comentário