Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



segunda-feira, 7 de julho de 2014

Falta de vitaminas e sais minerais causa “fome oculta”, diz estudo

Falta de vitaminas e sais minerais causa "fome oculta", diz estudoUma má alimentação costuma ser definida por especialistas como aquela em que o indivíduo não ingere a quantidade de nutrientes necessária ao bom funcionamento do corpo

De acordo com um estudo recente, quando isso acontece a pessoa tende a desenvolver um problema que vem sendo chamado de ‘fome oculta’, causado pela falta crônica de vitaminas e sais minerais.

Quando o problema se encontra em estágio inicial, essa carência de vitaminas e sais minerais pode até passar despercebida, por causar sintomas leves, a exemplo do enfraquecimento das unhas. Apesar disso, quando o problema fica sem tratamento por um longo período, os danos à saúde podem ser gravíssimos, podendo ocasionar até mesmo a anemia. 

De acordo com especialistas, se uma pessoa não ingere diariamente os nutrientes necessários ao bom funcionamento do corpo, incluindo aqueles em que apenas doses mínimas são requeridas, a tendência é que seu organismo cedo ou tarde acabe sentindo falta. 

Como evitar esse problema 
Para evitar o problema, nutricionistas recomendam a ingestão de alimentos com alta densidade nutricional, esses alimentos tem capacidade de oferecer grandes quantidades de proteínas, vitaminas, sais minerais e fibras, ao passo que oferece também um baixo teor de gordura saturada, açúcares e sódio. 

Alguns exemplos de alimentos que se enquadram nessa categoria de alta densidade nutricional são os vegetais, frutas, grãos integrais, leites e derivados, carnes magras, leguminosas, castanhas e sementes. 

Caloria Vazia VS Zero Caloria 
Nutricionistas alertam que existem diversos produtos ricos calorias e com pouquíssimos nutrientes em suas composições, possuindo, portanto, uma baixa densidade nutricional. Dentre esses alimentos encontram-se os quitutes e guloseimas, a exemplo de pizzas, salgadinhos fritos, alimentos processados e os doces em geral. 

Por uma série de fatores, a ingestão excessiva desse tipo de alimento costuma ser prejudicial à saúde, um desses fatores é o fato deles não suprirem as necessidades nutricionais do organismo, além do que, podem em alguns casos até mesmo prejudicar a absorção de nutrientes importantes de outros alimentos. 

Na opinião de especialistas, os produtos industrializados que geralmente são ricos em sódio, podem atrapalhar assimilação do cálcio pelo organismo. Caso a carência desse nutriente seja prolongada, existe a possibilidade de o indivíduo acabar desenvolvendo osteoporose. 

Orientações nutricionais para evitar a carência no organismo 
Para suprir as necessidades do organismo, nutricionistas orientam que em todas as refeições seja adicionado algum tipo de ingrediente rico em proteína. As opções incluem ovo, carne magra, frango, peixe, leite, queijo ou iogurte. Além disso, recomenda-se também a ingestão de alimentos ricos em fibras, vitaminas e mineiras, como por exemplo, as verduras, os legumes e as frutas. Na opinião de especialistas, uma dieta saudável é aquela que inclui alimentos de cada uma das categorias nutritivas de alimentos. 

Click Gratis

Trate a frieira com métodos naturais

http://www.dicasdouro.com/wp-content/uploads/2013/09/como-acabar-com-a-frieira.jpegA frieira, também conhecida como pé de atleta, é a infecção de pele mais comum causada por fungos, atacando preferencialmente os espaços entre os dedos e a sola dos pés, com o surgimento de bolhas, rachaduras, muita coceira  e ardor na área afetada

Mais incidente em homens do que em mulheres e mais comum em climas quentes e úmidos, as frieiras são facilmente transmitidas através do contato direto com a pessoa infectada ou com pisos de vestiários e banheiros, piscinas e praias contaminadas. A maior parte dos casos de frieiras pode ser evitada e/ou tratada com medidas básicas de higiene. Confira a seguir algumas dicas para tratar a frieira naturalmente.

Métodos naturais para tratar as frieiras

- Após lavar os pés, enxugue-os muito bem com uma toalha limpa e seca ou secador de cabelo, especialmente entre os dedos;

- Evite utilizar meias de tecido sintético, pois estas não absorvem o suor, mantendo a pele úmida;

- Troque as meias com frequência e deixe que os pés tomem um pouco de ar entre uma troca e outra;

- Não use tênis muito fechados e com pouca ventilação, pois estes aumentam a produção de suor nos pés;

- Opte por utilizar calçados bem ventilados;

- Ao utilizar banheiros e vestiários de escolas, clubes e outros espaços públicos e privados com grande circulação de pessoas, calce chinelos;

- Observe as unhas dos dedos dos seus pés com atenção: caso se apresentem grossas, esbranquiçadas ou descoloridas, pode ser que tenham sido infectadas pelo fungo;

- Mantenha as unhas sempre limpas e curtas;

- Evite compartilhar sapatos e meias com outras pessoas;

- Após praticar exercícios físicos, lave bem os pés e troque as meias e os calçados úmidos;

- No decorrer do dia, mantenha os pés em contato com o ar durante o máximo de tempo possível e evite manter os pés em calçados fechados durante várias horas, principalmente em ambientes quentes.

Geralmente, o tratamento para frieiras é feito com o uso de cremes ou pomadas antifúngicas, como terbinafina, isoconazol ou cetoconazol. Porém, o recomendado é não aplicar talco ou creme antifúngico algum por conta própria, pois alguns produtos não agem de acordo com o que prometem. Antes de aplicar qualquer medicamento, procure um dermatologista para obter uma melhor orientação do tratamento.

remedio-caseiro.com

Humor: Senhor, não fique nervoso

http://www.arionaurocartuns.com.br/charges/caos_hospital.jpg

Vassourinha doce, aliada do tratamento de doenças respiratórias

Vassourinha doce, aliada do tratamento de doenças respiratórias
Foto: Reprodução
Com o nome científico de Scoparia dulcis, a planta  vassourinha doce é originária do Brasil, sendo comum encontrá-la em campos abertos sem a necessidade de grandes empenhos para seu cultivo

Dependendo da região, pode ser conhecida popularmente como ganha aqui ganha acolá, coerana branca, tapeiçaba, vassourinha de botão, vassourinha miúda, vassourinha cheirosa, tupiçaba e corrente roxa. Pertence à família das Scrophulariaceae e se trata de uma planta herbácea, muito ramificada e de caule lenhoso, que pode chegar até 50cm de altura. 

Pode ser identificada pelas pequenas e solitárias flores brancas, além do fruto sustentado por um cálice dentado, em forma de cápsula globosa. De sabor amargo, a planta foi descoberta pelos caboclos, que a utilizavam para tratar seus problemas respiratórios. 

O tempo passou e a vassourinha doce foi indicada para as posteriores gerações, que após estudos comprovaram os efeitos da planta no organismo humano.

Propriedades e benefícios

As principais propriedades medicinais da planta vassourinha doce são:
-Adstringente;

- Antiespasmódica;

- Antisséptica;

- Anticonceptiva;

- Antidiabética;

- Antiasmática;

- Depurativa;

- Diurética;

- Digestiva;

- Emética;

- Expectorante;

- Tônica;

- Vermífuga.


Por possuir tantas propriedades benéficas, a vassourinha doce é comumente indicada para o tratamento de alergia, coceiras e problemas de pele em geral. Cólicas, hemorróidas, má digestão e males gastrointestinais também são aliviados após o consumo da planta.

Como dito no início, os caboclos acreditavam que a vassourinha doce curasse ou ao menos aliviasse seus problemas respiratórios, e estudos confirmaram que eles estavam certos: o consumo regular e frequente da planta trata asma, bronquite, catarro e tosse. Permite que o indivíduo volte a respirar bem e ter noites de sono tranquilas.

Ainda, indica-se o uso de vassourinha doce para quem sofre de infecções urinárias, vaginite, corrimentos vaginais, inchaço nas pernas, diabetes e varizes.

Modo de usar
Leve ao fogo meio litro de água, juntamente com 10g da planta. Deixe ferver por 10 minutos, então abafe e aguarde amornar. Quando a temperatura estiver adequada, adoce o chá e o consuma entre 3 e 4 vezes por dia, preferencialmente antes das principais refeições.

remedio-caseiro.com

Câmara obriga farmácia a ter farmacêutico em tempo integral

http://img.ictq.com.br/pesquisa-farmacia-ictq-pos-graduacao-crf-ms-20130909-201803.jpgLegislação atual prevê apenas que a presença de um "responsável técnico"

A Câmara dos Deputados aprovou no início da noite da última quarta-feira (2), um projeto de lei que obriga as farmácias do País a dispor de ao menos um farmacêutico durante todo o horário de funcionamento do estabelecimento. A proposta precisa ser analisada agora pelo Senado Federal. O texto também obriga as farmácias a repor o farmacêutico que tenha se desligado do emprego em até 30 dias.

O presidente do Conselho Federal de Farmácia, Walter da Silva Jorge, disse que a ideia é ter estabelecimentos como prestadores de serviço para assistência à saúde.

De acordo com ele, a legislação atual prevê apenas que a presença de um "responsável técnico", o que abre brecha para que algumas farmácias contratem profissionais de nível médio. Já o farmacêutico precisa passar por curso superior e ter registro no conselho.

Embora tenha sido aprovada, a medida foi alvo de críticas de parlamentares. O deputado Inocêncio Oliveira (PR-PE) argumentou que a proposta beneficia apenas as grandes redes de farmácias e que os pequenos estabelecimentos não terão condições de contratar farmacêuticos.

Estadão Conteúdo

Alerta: Anvisa suspende marca de tinta para tatuagem

http://blogdomartins.com.br/wp-content/uploads/2014/07/download-1.jpgProduto tinta Millenium Tatoo não tem autorização da agência para ser usada

Resolução da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) publicada nesta sexta-feira (4) no Diário Oficial da União suspende, em todo o território nacional, o uso do produto tinta Millenium Tatoo para pigmentação artificial permanente da pele (tatuagem).

De acordo com o texto, o produto não tem registro na agência para esse tipo de procedimento.

A Anvisa determinou a apreensão das unidades da tinta existentes em mercado em caso de constatação de uso para fins de pigmentação artificial permanente da pele.

A resolução entrou em vigor nesta sexta-feira.

R7

Surto de malária na Índia deixa pelo menos 60 mortos

http://howindia.com/wp-content/uploads/2010/12/33072-mosquitoes2-460x250.jpgEquipes e remédios "não são suficientes" para dar assistência ao número de infectados

Pelo menos 60 pessoas morreram nas três últimas semanas por causa de um surto de malária, no qual até hoje foram infectadas 18.603 pessoas no estado de Tripura, no nordeste da Índia, informou à Agência Efe uma fonte oficial.

Os primeiros casos foram detectados no dia 10 de junho no distrito de Dhalai, mas a doença se propagou para zonas tribais de outras quatro circunscrições, assegurou o responsável do Programa de Vigilância de Doenças Integradas, P. Chatterjee.

A mesma fonte advertiu que as equipes e remédios com os quais contam "não são suficientes" para dar assistência ao crescente número de infectados, por isso que as autoridades locais pediram ajuda a organizações humanitárias e ao governo central.

Três membros da organização Médicos sem Fronteiras foram nesta quinta-feira (3) para a região colaborar no atendimento aos doentes, que foram internados em diferentes hospitais de Tripura. No entanto, a imprensa local publicou hoje que 40% das vítimas fatais, em sua maioria crianças, morreram em seus lares.

De acordo com o Instituto Nacional para a Pesquisa da Malária na Índia, 519 pessoas morreram em 2012 por causa desta doença em todo o país. Um estudo publicado na revista médica "The Lancet" revelou há poucos anos que a quantidade de mortes por esta doença poderia ser até 13 vezes superior à publicada de forma oficial, e situava o número em cerca de 205 mil mortos por ano.

Efe / R7

Férias: escolha lanches para seu filho ter dentes fortes

Foto: Shutterstock
Escolher o que a criança vai comer no lanche – principalmente na escola, longe da sua supervisão – é importante para o crescimento e para a saúde bucal dos pequenos

Os dentes de leite das crianças, que ficam na boca dos três aos oito anos, em média, são os guardiões dos espaços para os dentes definitivos. Porém, somente os dentes de leite sem cáries podem criar e manter um lugar para o desenvolvimento saudável desses dentes permanentes. 

“O açúcar é o inimigo número um dos dentes seja de leite ou definitivo”, diz a dentista Samantha Góes Medeiros. Por isso é fundamental que na alimentação infantil esse ingrediente seja controlado.

Lanches bons para a saúde dos dentes

 - No lugar do doce com açúcar refinado, ofereça banana passa. O açúcar da fruta pode saciar a vontade de comer algo adocicado. 

- Crianças por volta dos cinco anos estão na fase de estímulos primários, ou seja, são atraídas por cores e formas. Corte frutas (maçã ou pêra) ou legumes (pepino ou cenoura) de forma diferente (estrelinhas, bolinhas, carinhas) para atrair a atenção delas. Esses alimentos, além de saudáveis, agem como “detergentes” e limpam os dentes. 

- Evite acostumar seu filho com refrigerantes e sucos de caixinhas. Essas bebidas são ricas em açúcar e podem causar cáries. Priorize água, chás ou sucos naturais, sempre sem açúcar. 

- Evite colocar na lancheira do seu filho bolachas e salgadinhos, esses alimentos costumam ter um alto teor de açúcar e gordura. 

- O iogurte é rico em ácido láctico que ajuda a combater as bactérias e a fortalecer os dentes. 

- Salada de fruta sem açúcar também é uma ótima pedida. Além de saudável não prejudica os dentes. Aliás, algumas frutas como o morango têm ácido málico, um adstringente natural que ajuda a tirar manchas dos dentes. 

- A limonada (sem açúcar) também é uma forte aliada dos dentes. O limão tem poder adstringente e bactericida. Além de eliminar as bactérias da boca, ele ajuda a acabar com o mau hálito.

- O consumo de leite (sem açúcar) e alguns tipos de queijos (como mussarela e cheddar) têm demonstrado ajuda na prevenção contra a cárie, pois reduzem a perda de minerais do esmalte do dente. Picadinhos ou em forma de “rolinhos” ficam bem atrativos para as crianças.

Porém, Samantha ressalta que o mais importante é educar as crianças para que façam a higienização correta dos dentes depois das refeições. “Com uma higiene bucal correta e frequente os pais podem permitir que alguns alimentos adorados pelos filhos possam ser consumidos algumas vezes sem culpa ou danos exorbitantes”, diz a especialista.

Terra

Surto de cólera no Sudão do Sul já tem 296 novos casos e 7 mortes

http://www.msf.org.br/arquivos/img/noticia/MSF-colera-Sudao-do-Sul-MSF132058_Small.jpg As autoridades sul-sudanesas registraram 296 novos casos de cólera nos últimos três dias, com sete mortes, no estado do Nilo Alto (nordeste do país), informou nesta sexta-feira o Ministério da Saúde do país

O órgão informou à Agência Efe por telefone que todos as vítimas são menores de idade e que a maioria dos casos foi registrado na região de Wau Shilluk. Além disso, 169 afetados já foram liberados do hospital, após receber tratamento adequado.

A organização Médicos Sem Fronteiras (MSF) indicou em 7 de junho que, pelo menos, 29 pessoas morreram nos primeiros dias desse mês, e que 1.306 eram tratadas pela epidemia de cólera detectada em Juba em maio.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), este surto de cólera no Sudão do Sul pode ser definido como "epidêmico". Mais de 1.300.000 pessoas vivem em todo o território sem água potável para consumo, sem moradia digna e sem serviços de saneamento básicos, o que aumenta o risco de epidemias de todo tipo.

O Sudão do Sul está imerso desde dezembro do ano passado em um conflito interno que o pôs à beira da guerra civil e que causou a morte de milhares de pessoas e o deslocamento de seus lares de mais de um milhão de habitantes. 

Efe /  Terra

Veja 16 dicas infalíveis para manter a dieta em dia

Getty Images - Prefira alimentos naturais aos processados
Segundo site, castanhas e iogurte grego são os melhores amigos durante uma dieta 

Fazer exercício é com certeza determinante para manter a forma, mas ter uma alimentação equilibrada é outro ponto igualmente fundamental. Mas, se você é daqueles que está sempre brigando com o cardápio, veja 16 dicas eficientes que vão te ajudar a fazer as pazes com a comida. As informações são do site Fit Sugar.

1) Livre-se da culpa: de acordo com os treinadores Chris e Heidi Powell, ter muitas restrições alimentares aumenta a vontade de comer alimentos proibidos, já que nestas horas se aplica a velha regra do "você sempre quer o que não pode ter". Por isso, não se prive de nada, mas coma com moderação.

2) Mantenha os alimentos naturais: substitua alimentos processados por comidas mais naturais, além de serem mais nutritivas elas são também mais saborosas.

3) Aposte nos grãos inteiros: grãos são ricos em fibras, mantêm a saciedade por mais tempo, ajudam a digestão e são uma parte importante na perda e manutenção do peso.

4) Iogurte grego é seu melhor amigo: use este alimento rico em proteínas tanto para o café da manhã como acompanhamento com burritos, por exemplo.

5) Melhore os lanches: combine grupos de alimentos nos intervalos das refeições: misture fibra, proteínas e poucos carboidratos.

6) Coma mais frutas: prefira ingerir as frutas inteiras ao invés dos sucos, pois segundo

Cheryl Forberg, chefe do programa de emagrecimento The Biggest Loser, a fruta é rica em fibras, terá o açúcar liberado aos poucos no sangue e manterá o corpo satisfeito por mais tempo.

7) Coma carboidratos no café da manhã: eliminar totalmente os carboidratos não é um fator de sucesso na dieta a longo prazo, mas comê-los de manhã é uma melhor opção pois terá o dia todo para gastar as calorias.

8) Chega de croutons: elimine os croutons e molhos prontos das saladas. Prefiro um tempero caseiro e adicione castanhas para incrementar as porções.

9) Não frite: prefira alimentos assados, grelhados, gratinados, mas não frite mais nada! Isso aumenta demais a quantidade de calorias, além de fazer mal para a saúde.

Iogurte grego e nozes são alimentos muito bem-vindos em qualquer dieta
10) Use o tempero certo: temperos processados têm mais calorias e tiram o sabor natural dos alimentos, então prefira dar usar ervas frescas, por exemplo.

11) Abandone o refrigerante: os refrigerantes têm muita caloria e fazem mal ao corpo. Se não conseguir se livrar deles rapidamente, substitua por água com gás no começo.

12) Ame o verde: no almoço ou jantar, sempre inclua algum alimento verde no prato. Isso aumenta muito o valor nutritivo das refeições e ajuda a equilibrar as calorias.

13) Beba café sem açúcar: tente se acostumar a consumir café e chá sem açúcar ou mel. Essa é apenas uma das formas de se afastar das calorias desnecessárias.

14) Cozinhe porções menores: os tamanhos das porções são um problema sério na perda de peso. Por isso, é melhor servir uma porção menor no prato do que resistir aos exageros de muita comida depois.

15) Sentir fome é bom: de acordo com a especialista Cynthia Sass, sentir um pouco fome entre as refeições é bom porque é um sinal de que o corpo realmente precisa ser reabastecido.

16) Deixe espaço para os exageros: planeje o gasto das calorias. Controle a alimentação no almoço em um dia que sabe que terá uma festa de aniversário à noite, por exemplo. Equilibre suas escolhas.

Terra

Brasil é o 4° país do mundo em acidentes fatais no trabalho

http://www.personalinjuryadviceblog.co.uk/wp-content/uploads/work_accident_compensation.jpgRisco de um empregado terceirizado morrer é 5,5 vezes maior do que nos demais segmentos produtivos 

O Brasil é o quarto País do mundo em número de acidentes fatais no trabalho, segundo informou o coordenador-geral de Saúde do Trabalhador do Ministério da Saúde, Jorge Mesquita. Em audiência na Comissão de Seguridade Social e Família da Câmara dos Deputados, ele disse que as principais causas dos acidentes são a banalização das ocorrências e a falta de política de prevenção.

De acordo com Mesquita, os grupos mais vulneráveis são: motoristas, agentes de segurança, trabalhadores da construção civil e trabalhadores rurais. Ele apresentou dados do Dieese, segundo os quais os riscos de um empregado terceirizado morrer de acidente de trabalho é 5,5 vezes maior do que nos demais segmentos produtivos.

O presidente da Comissão de Seguridade, deputado Amauri Texeira (PT-BA), salientou que ontem o Plenário aprovou o aumento da jornada de motoristas profissionais, o que pode gerar ainda mais acidentes entre caminhoneiros. "Isso é extremamente nefasto. Vou pedir que a presidente Dilma Rousseff vete esse dispositivo", destacou.

Impacto social
Conforme o representante do Ministério da Saúde, 10% do PIB são gastos em acidentes de trabalho nos países em desenvolvimento. Ele ressaltou o impacto social dos acidentes. Segundo ele, muitos trabalhadores que sofrem acidentes fatais são “arrimos de família”, e há uma desestruturação familiar após os acidentes.

Porém, na visão dele, mais do que os acidentes de trabalho, preocupam as doenças relacionadas ao trabalho. Ele citou dados da Organização Internacional do Trabalho (OIT) que mostram que 2 milhões de pessoas no mundo morrem por ano devido a doenças relacionadas ao trabalho, enquanto cerca de 321 mil morrem por conta de acidentes de trabalho.

Discordância
O coordenador-geral de Fiscalização do Departamento de Segurança e Saúde do Trabalho do Ministério do Trabalho e Emprego, Fernando Vasconcelos, contestou o dado do Ministério da Previdência, de que o Brasil é o quarto país em acidentes fatais no mundo. Ele disse que o número é alto, mas que não existem dados mostrando a comparação com outros países.

Agência Câmara de Notícias

ANS autoriza reajuste de planos individuais em até 9,65%

http://content-portal.istoe.com.br/istoeimagens/imagens/mi_3880585237051772.jpgValor é o maior autorizado pela agência reguladora desde 2005, mas está bem abaixo da chamada 'inflação médica'

As mensalidades dos planos de saúde individuais poderão ser reajustadas em até 9,65% entre maio de 2014 e abril de 2015, índice maior do que a inflação, que tem ficado por volta dos 6% nos últimos anos. O aumento estipulado pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) é o maior desde 2005, quando o teto para reajuste foi 11,69%.

O teto vale para planos individuais contratados depois de 1999 ou adaptados à Lei 9.656/98. Os planos individuais reúnem 8,8 milhões de beneficiários, 17,4% do mercado brasileiro. Os outros planos vendidos no país são coletivos e não têm o reajuste máximo estipulado pela agência reguladora.

O reajuste autorizado pela ANS será aplicado a partir da data de aniversário do contrato, mas pode ser retroativo, caso a defasagem entre o aumento e a data de aniversário seja, no máximo, de quatro meses.

A agência regularora explica que a metodologia utilizada para calcular o índice máximo de reajuste dos planos individuais leva em consideração a média ponderada dos percentuais de aumento dos planos coletivos com mais de 30 beneficiários.

A ANS alerta que os consumidores devem ficar atentos aos boletos de pagamento e observar se o percentual de reajuste aplicado é igual ou inferior ao limite autorizado pela agência. Outro aspecto a ser observado é se a cobrança do reajuste é feita a partir do mês de aniversário do contrato.

Em caso de dúvida, a agência pede que os consumidores entrem em contato pelo Disque ANS (0800 701 9656). É possível fazer a queixa também na internet ou pessoalmente em um dos 12 núcleos de atendimento da agência no país.

Insuficiente?
Para a Federação Nacional de Saúde Suplementar (FenaSaúde), grupo que representa operadoras responsáveis por 38% dos beneficiários de planos de saúde, há necessidade de aperfeiçoamento do atual modelo de cálculo do índice anual de reajuste das mensalidades dos planos de saúde individuais para assegurar o equilíbrio financeiro do sistema.

A entidade alega que a despesa assistencial per capita na saúde suplementar, entre 2004 e 2013, cresceu 133,7%, mais do que o dobro da variação acumulada do IPCA, de 61,1%. Segundo a federação, em 2013, os atendimentos a segurados consumiu 83,7% do que as operadoras arrecadaram com as mensalidades. A margem líquida de lucro das operadoras foi a menor dos últimos cinco anos, de 2,2%.

Em nota, a Abramge, associação que representa as operadoras de saúde suplementar, considera que os valores propostos pela ANS para o reajuste estão abaixo da “inflação médica” - movimento considerado normal mesmo em países desenvolvidos. "Nos últimos anos os números da saúde suplementar apresentados evidenciam margens operacionais negativas recorrentes, portanto os índices de reajustes estipulados pela agência reguladora têm ficado aquém do necessário para a sustentabilidade do setor", escreve a associação.

Agência Brasil

Acromegalia

http://www.acromegalia.med.br/images/acromegalia%20sintoma.jpg
Maurice Tiller inspirou a criação do personagem Sherek
O que é Acromegalia? 
Sinônimos: Adenoma somatotrópico; Excesso de hormônio do crescimento; Pituitária gigante

A acromegalia é uma condição de longo prazo na qual há muito hormônio do crescimento e os tecidos corporais vão ficando maiores com o tempo.

Mais sobre Acromegalia 
Acromegalia ocorre em cerca de 6 a cada 100.000 adultos. Ela é causada pela produção anormal de hormônio do crescimento após o esqueleto e outros órgãos pararem de crescer. 

A produção excessiva de hormônio do crescimento em crianças provoca gigantismo em vez de acromegalia. 

A causa do aumento da liberação do hormônio do crescimento geralmente é um tumor não canceroso (benigno) na glândula pituitária. A glândula pituitária, que está localizada logo abaixo do cérebro, controla a produção e liberação de vários hormônios diferentes, incluindo o hormônio do crescimento. 

Consulte seu médico se:
 - Tiver sintomas de acromegalia
- Os sintomas não melhorarem com o tratamento 

Exames
- Alto nível de hormônio do crescimento
- Alto nível de fator de crescimento do tipo insulina 1 (IGF-1)
- Raio X da coluna mostra crescimento ósseo anormal
- A ressonância magnética da glândula pituitária pode mostrar um tumor pituitário
- Ecocardiograma pode mostrar coração aumentado, regurgitação mitral, ou regurgitação na válvula aorta

Essa doença também pode alterar os resultados dos seguintes exames:
- Glicose plasmática de jejum
- Exame de tolerância à glicose 

Sintomas de Acromegalia
  • Odor corporal
  • Síndrome do túnel do carpo
  • Diminuição da força muscular (fraqueza)
  • Fadiga fácil
  • Altura excessiva (quando a produção de hormônio do crescimento em excesso começa na infância)
  • Sudorese excessiva
  • Cefaleia
  • Rouquidão
  • Dor articular
  • Ossos grandes da face
  • Pés grandes
  • Mãos grandes
  • Glândulas grandes na pele (glândulas sebáceas)
  • Mandíbula e língua grandes (prognatismo)
  • Movimento articular limitado
  • Apneia do sono
  • Inchaço das áreas ósseas ao redor da articulação
  • Adelgaçamento da pele, pólipos fibroepiteliais
  • Dentes amplamente espaçados
  • Dedos das mãos ou dos pés largos devido ao crescimento excessivo de pele, com inchaço, vermelhidão e dor
Outros sintomas que podem ocorrer com essa doença:
- Crescimento excessivo de pelos nas mulheres
- Ganho de peso (não intencional) 

Tratamento de Acromegalia
A cirurgia para retirar o tumor pituitário que está provocando essa condição geralmente corrige a liberação anormal de hormônio do crescimento na maioria dos pacientes. Às vezes, o tumor é muito grande para ser retirado completamente. Pessoas que não respondem à cirurgia terão que fazer radioterapia para a glândula pituitária. Contudo, a redução dos níveis de hormônio do crescimento após a radiação é muito lenta. 

As seguintes medicações podem ser usadas para tratar acromegalia:
- Octreotido (Sandostatin) ou bromocriptina (Parlodel) pode controlar a liberação do hormônio do crescimento em algumas pessoas.
- O pegvisomanto (Somavert) bloqueia diretamente os efeitos do hormônio do crescimento e vem demonstrando proporcionar melhora dos sintomas de acromegalia.

Esses medicamentos podem ser utilizados antes da cirurgia, após a cirurgia ou quando a cirurgia não é possível. 

Após o tratamento, você precisa consultar seu médico regularmente para ter certeza de que a glândula pituitária está funcionando normalmente. Avaliações anuais são recomendadas. 

Expectativas
A cirurgia pituitária tem sucesso na maioria dos pacientes, dependendo do tamanho do tumor e da experiência do cirurgião. 

Sem tratamento, os sintomas pioram e o risco de pressão sanguínea alta, diabetes (alto nível de açúcar no sangue)doença cardiovascular aumenta.

Complicações possíveis
Outros problemas de saúde podem incluir:

- Artrite na maioria das articulações, que juntamente com o crescimento ósseo excessivo pode pressionar os nervos da coluna ou medula espinal

- Síndrome do túnel do carpo

 -  pólipos no cólon

- Hipopituitarismo

- Apneia do sono

- Fibrose uterina

- Problemas de visão 

Prevenção
Não existem métodos para prevenir a condição, mas o tratamento precoce pode evitar complicações e piora da doença. 

Fontes e referências: - Melmed S, Kleinberg D. Pituitary masses and tumors. In: Kronenberg HM, Melmed S, Polonsky KS, Larsen PR, eds. Williams Textbook of Endocrinology. 12th ed. Philadelphia, PA: Saunders Elsevier; 2011:c

Minha Vida

TPM: conheça os culpados pela tensão e evite problemas no relacionamento

TPM aparece antes da menstruação e some quando o ciclo se inicia
Estresse, sedentarismo e problemas pessoais são alguns dos fatores que pioram o quadro

Ansiedade, dor de cabeça, inchaço, depressão, irritabilidade, instabilidade emocional, dor nas mamas, retenção de líquidos, cólica, ganho de peso, insônia e fadiga. Você já teve algum (ou vários) destes sintomas dias antes da menstruação? Segundo a ginecologista Técia de Oliveira Maranhão, membro da Comissão de Ginecologia Endócrina da Febrasgo (Federação Brasileira de Ginecologia e Obstetrícia), 95% das mulheres no mundo têm sintomas pré-menstruais.

— Apresentar os sintomas não significa que a mulher sofre de TPM [tensão pré-menstrual]. Para que a TPM seja diagnosticada é preciso que a mulher apresente alguns dos sintomas em três ciclos seguidos, não necessariamente os mesmos incômodos.

Segundo a médica, a TPM pode se apresentar nas formas moderada e grave, de acordo com a intensidade dos sintomas que interferem no dia a dia da mulher. Ela acrescenta que este conjunto de sintomas físicos e emocionais, conhecido como TPM, costuma aparecer de sete a 10 dias antes da menstruação e geralmente desaparece, “como num passe de mágica”, quando o ciclo se inicia.

A endocrinologista Amanda Athayde, diretora do departamento de Endocrinologia Feminina da SBEM (Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia), explica que a queda abrupta dos níveis hormonais, especialmente estrógeno e progesterona, comandam as reações e sentimentos da mulher, mas “não dá para colocar somente a culpa nos hormônios”.

— Fatores externos também intensificam a TPM, como estresse, falta de atividade física, excesso de peso e problemas pessoais. Alguns estudos inclusive associam o quadro a fatores genéticos.

A ginecologista Aricia Giribela, da Sogesp (Associação de Obstetrícia e Ginecologia do Estado de São Paulo), lembra que as mudanças hormonais típicas do período menstrual também interferem no sistema nervoso central, alterando os níveis de endorfina e serotonina — hormônios ligados ao bem-estar e prazer.

— A TPM atinge a mulher de formas e em fases diferentes da vida, por isso cada uma apresenta um nível de tensão. O pico destas alterações acontece após os 25 anos.

A endocrinologista acrescenta que mulheres perto da menopausa tendem a ter piora da TPM, já que “nesta faixa etária há uma queda do nível de serotonina”. Com a redução do hormônio do prazer, fica fácil entender porque o chocolate faz tão bem para a tensão pré-menstrual.

— Como ele aumenta a produção de serotonina, promove sensação de bem-estar no organismo. Apesar de funcionar quase que como uma medicação, o chocolate não é indicado para curar a TPM. Como neste período a mulher pode exagerar na quantidade, o alimento é rico em gorduras e engorda.

TPM sem limites
Durante a TPM, a mulher pode passar da plena felicidade para o mau humor em uma fração de segundos. Quando esta mudança de comportamento começa a afetar seu dia a dia, a convivência com os colegas de trabalho ou o relacionamento com o parceiro e familiares, é hora de procurar ajuda profissional.

A boa notícia, principalmente para os maridos e namorados, é que a TPM tem tratamento. As especialistas ouvidas afirmam que a solução vai desde a prática regular de atividade física, uso de pílula anticoncepcional e acupuntura até terapia e prescrição de antidepressivos.

A médica da Febrasgo acrescenta que alimentação balanceada também ajuda a aliviar a tensão pré-menstrual.

— O excesso de sal, gorduras e carboidratos pode piorar a retenção de líquidos e promover ganho de peso, por isso devem ser evitados não só neste período como ao longo da vida. A orientação é sempre priorizar uma alimentação rica em fibras.

Após seguir todas as recomendações médicas, a endocrinologista garante que o quadro tende a amenizar e o marido, com certeza, vai agradecer.

— O marido é o principal testemunho para saber se a TPM realmente melhorou.

R7

Prefeitura de Serra Negra - SP reabre inscrições de concurso

Os candidatos que não se escreveram no concurso público da Prefeitura de Serra Negra, interior paulista, têm mais uma chance de participar do seletivo: as inscrições se encontram reabertas pelo período de 04 a 10 de julho de 2014. O certame, que é regido pelo edital nº 001/2014, dispõe de 48 vagas que contemplam candidatos de todos os níveis de escolaridade. Os salários variam de R$ 774,68 a R$ 2.856,54, a depender da função e da jornada, que pode ser de 20, 30, 40 ou 44 horas semanais.

Pessoas que possuem ensino fundamental incompleto podem disputar a uma das vagas de pintor, gari, trabalhador de serviço braçal e vigia. Já as funções de encanador e operador de máquina retro escavadeira exigem que o candidato tenha o fundamental completo.

Também há vagas para candidatos de nível médio: agente comunitário de saúde, agente de fiscalização de posturas, agente de fiscalização tributária, eletricista e padeiro. Por fim, há chances para profissionais graduados nos cursos de Engenharia Civil, Engenheiro Agrônomo, Direito, Nutrição, Psicologia e Medicina (médico generalista e/ou com especialização em Ginecologia e Obstetrícia e Psiquiatria).

As inscrições só poderão ser feitas pelo site da organizadora do concurso, www.conesp.com.br, no prazo citado acima. O valor da taxa varia de R$ 22,00 a R$ 55,00, a depender do cargo pleiteado.

O candidato que não tiver acesso à internet poderá efetuar sua inscrição na Secretaria de Educação e Acessa São Paulo (Mercado Cultural) de Serra Negra, ambos localizados na Praça XV de novembro, s/nº - Centro - Serra Negra - SP, em dias  úteis,  das 8h00 às 11h30 e das 13h00 às 17h00.

A avaliação será composta por provas objetivas (escritas), de questões de múltipla escolha, e provas práticas (para funções específicas). As provas objetivas serão realizadas provavelmente em 03 de agosto de 2014, nos turnos matutino e vespertino, a depender da função. Os locais ainda serão definidos e divulgados com antecedência mínima de três dias, através de jornal com circulação no município, do site www.consesp.com.br e de edital a ser afixado no local de costume da Prefeitura.

As provas práticas serão realizadas na mesma data, em locais e horários a serem informados durante a realização das provas escritas. Os candidatos ao cargo de Operador de Máquina Retroescavadeira deverão portar e apresentar sua Carteira de Habilitação, sem restrições na categoria exigida pelo edital e dentro do prazo de validade.

Aos candidatos Portadores de Necessidades Especiais (PNE) serão destinados 5% do total de vagas existente para cada cargo, das que vierem a surgir ou que forem criadas no prazo de validade do concurso.

A validade deste concurso será de dois anos, contados da homologação final dos resultados, podendo haver prorrogação por igual período, a critério da Administração Municipal.

O edital completo está disponível para consulta na página da empresa organizadora do certame: www.consesp.com.br.

Prefeitura de Campo Limpo Paulista - SP anuncia processo seletivo

A Prefeitura de Campo Limpo Paulista, no estado de São Paulo, tornou público o extrato do edital de processo seletivo nº 001/2014, no qual oferece oportunidade de emprego para candidatos com o nível fundamental como escolaridade mínima. Os selecionados ocuparão os cargos de Agente Comunitário de Saúde e receberão salário no valor de R$ 1.014,00, para desempenhar jornada de trabalho de 40 horas por semana.

Os candidatos deverão ser residentes na cidade de Campo Limpo Paulista, no Distrito de Botujuru, nos seguintes bairros: Botujuru, Vila Constança, Vila Firenze, Vila Chacrinha, Jardim Palmeiras, Loja da China ou Jardim Brasília, onde serão prestados os serviços.

As inscrições devem ser feitas, gratuitamente, no período de 07 a 18 de julho de 2014, de segunda a sexta- feira, das 9h às 16h, na UBS de Botujuru, situada na Avenida Casa Branca, s/nº - Vila Constança - Botujuru - Campo Limpo Paulista/SP.

Outras informações, assim como a íntegra do edital, podem ser obtidas no site da Prefeitura de Campo Limpo Paulista: www.campolimpopaulista.sp.gov.br e no quadro de avisos localizado no saguão do Paço Municipal.

Prefeitura de Schroeder - SC promove processo seletivo

A Prefeitura de Schroeder, no estado de Santa Catarina, divulgou o edital de processo seletivo nº 002/2014 - ESF/NASF, dispondo de oportunidades para candidatos de todos os níveis de escolaridade. O certame oferece 04 vagas para contratações imediatas, além da formação de cadastro reserva, por salários que vão de R$ 886,24 a R$ 11.828,28, mais auxílio alimentação no valor de R$ 250,14 e gratificação que pode chegar a R$ 1.000,00 a depender do cargo. As jornadas de trabalho também vvariam de acordo com a função, podendo ser de 8 a 44 horas por semana.

O certame será organizado e executado pela Sociedade Educacional de Santa Catarina – SOCIESC.

Há vagas para as funções de auxiliar de serviços gerais, motorista, agente de endemias, assistente social, enfermeiro, farmacêutico, fonoaudiólogo, médico (varias especialidades), nutricionista, odontólogo, psicólogo, entre outros.

As inscrições podem ser realizadas até 25 de julho de 2014, através do site www.sociesc.org.br. O valor da taxa de inscrição é entre R$ 15,00, R$ 25,00 ou R$ 35,00, dependendo da vaga almejada.

A aplicação das provas está prevista para 10 agosto de 2014 e o horário, local e sala da prova provavelmente será divulgado no dia 05 de agosto de 2014, no site www.sociesc.org.br.

O gabarito preliminar será publicado no site www.sociesc.org.br, provavelmente no dia seguinte ao da aplicação das provas.

O certame é válido pelo período de 06 meses, a contar da data de sua homologação, podendo ser prorrogado por igual período.

CISOP - PR lança edital de processo seletivo

O Consórcio Intermunicipal de Saúde do Oeste do Paraná (Cisop) abriu edital de processo seletivo nº 001.002/2014, com o objetivo de preencher 98 vagas, sendo 4 delas destinadas a candidatos Portadores de Necessidades Especiais (PNE). As oportunidades são para profissionais de todos os níveis de escolaridade e os salários variam de R$ 839,30 a R$ 8.000,00, por jornadas de 20, 30 ou 40 horas semanais, de acordo com o cargo escolhido. O certame será executado por meio do Instituto Saber.

Cargos
As vagas são para os empregos de agente administrativo, assistente social, auxiliar contábil, auxiliar de serviços gerais, enfermeiro (saúde mental), educador físico, enfermeiro, farmacêutico, guarda patrimonial/vigia, médico clinico, médico psiquiatra, nutricionista, motorista, pedagogo, psicóloga, profissional nível médio (artesão, técnico educacional), técnico de enfermagem e terapeuta ocupacional.

Inscrições
Será admitida a inscrição somente via internet, no endereço eletrônico www.saber.srv.br, solicitada até 30 de julho de 2014.

Taxas
Até o Ensino fundamental: R$ 20,00;
Ensino médio: R$ 40,00;
Ensino superior: R$ 70,00.

Provas
A prova escrita objetiva será realizada provavelmente em 10 de agosto de 2014, em horário e local a ser divulgado no Edital de Homologação das inscrições. Os candidatos aprovados e convocados irão atuar na cidade de Cascavel-PR.

A publicação do gabarito preliminar da prova objetiva será na data prevista de 10 de agosto de 2014, às 21 horas. A homologação do resultado final será na data prevista de 26 de agosto de 2014.

Validade
O certame terá validade por 01 ano, a contar da data de publicação da homologação do resultado final, prorrogável uma vez, por igual período, a critério do CISOP.

Prefeitura de Chupinguaia - RO abre vagas para nível médio e superior

No estado de Rondônia, a Prefeitura de Chupinguaia, abre inscrições para o processo seletivo 001/2014 que visa a contratação de 16 servidores para a área da saúde do município. As chances são para candidatos que tenham formação de nível médio/técnico e superior.

Os salários ofertados vão até R$ 1.600,00 por plantão de até 24 horas. As vagas são para as funções de Médico Clínico Geral, Técnico de Saúde Bucal, Técnico em Laboratório e Técnico de Enfermagem.

As inscrições deverão ser realizadas entre os dias 07 e 11 de julho de 2014, na Secretaria Municipal de Administração SEMAD, (Departamento de Pessoal) na Prefeitura Municipal de Chupinguaia - RO. Os candidatos podem solicitar também formulário de inscrição via E-mail: rhchupinguaia@hotmail.com. As taxas variam de R$ 15,00 para cargos de nível médio, e R$ 30,00 para os cargos de nível superior.

A prova escrita será realizada provavelmente em 18 de julho de 2014, com inicio às 08h15 e término às 12h (horário de Rondônia), no prédio da UAB - (Universidade Aberta do Brasil), Avenida Tancredo Neves, esquina com Rua Silvana Gonçalves - Centro de Chupinguaia-RO.

O gabarito da prova será divulgado na Secretaria Municipal de Saúde, no Departamento de Recursos Humanos e através do site www.prefeituradechupinguaia.ro.gov.br, na data provável de 21 de julho de 2014. Já o resultado final será publicado a partir de 25 de julho de 2014.

O processo seletivo público terá validade de 01 ano, a contar da data de sua homologação, podendo ser prorrogado por igual período, a critério da Administração Municipal.

Concurso Prefeitura e Câmara de Padre Marcos - PI

Foi divulgado edital de concurso público n° 001/2014 da Prefeitura e Câmara de Padre Marcos, no estado do Piauí, destinado ao provimento de 73 vagas imediatas e cadastros de reserva, para cargos de níveis fundamental, médio e superior. Do total de oportunidades anunciadas, 07 são destinadas à pessoas com necessidades especiais.
A organização é da Fundação Vale do Piauí (Funvapi).

As chances oferecidas são para os cargos de vigilante, digitador, professor, assistente social, psicólogo, médico, enfermeiro, bioquímico e demais cargos, por jornadas de trabalho de 20h, 24h, 30h ou 40h semanais e remunerações que podem variar de R$ 724,00 a R$ 2.500,00.

As inscrições serão realizadas no periodo de 11 de julho a 12 de agosto de 2014, pelo site www.funvapi.com.br. As taxas são de R$ 40,00, R$ 55,00 ou R$ 90,00, a depender da vaga almejada.

As provas serão realizadas na cidade de Padre Marcos, prevista para 12 de outubro de 2014, às 8h. A relação dos candidatos por local e sala de aplicação da prova será afixada no quadro de avisos da Prefeitura Municipal de Padre Marcos e divulgada no endereço eletrônico www.funvapi.com.br.

O gabarito oficial da prova escrita será divulgado pela FUNVAPI, através do endereço eletrônico www.funvapi.com.br e na sede da Prefeitura Municipal de Padre Marcos em 13 de outubro de 2014.

Já o resultado final do concurso será publicado no Diário Oficial dos Municípios, respeitando a ordem de classificação dos aprovados, divulgado pela Prefeitura Municipal de Padre Marcos e no endereço eletrônico www.funvapi.com.br, até o dia 06 de novembro de 2014.

O concurso terá validade de dois anos, a contar da data de publicação do ato de homologação do seu resultado, podendo ser prorrogado por igual período.

Concurso Prefeitura de Cantá - RR

A Prefeitura de Cantá, no Estado de Roraima, tornou público através da Secretária Municipal de Planejamento, Administração e Finanças, o edital de concurso público nº 01/2014. O certame propõe a ocupar 177 vagas imediatas, cadastro reserva, em oportunidades para candidatos de todos os níveis de escolaridade. Os salários vão de R$ 800,00 a R$ 3.700,00, em jornada de 30 e 40 horas por semana.

A execução do certame está sob a responsabilidade da Faculdade Roraimense de Ensino Superior - FARES. Com oportunidades para as funções de Médico, Enfermeiro, Bioquímico, Farmacêutico, Odontólogo, Fisioterapeuta, Médico Veterinário, Engenheiro Civil, Arquiteto, Engenheiro Agrônomo, entre outras.

Serão reservadas o percentual de 10% do total de vagas às pessoas portadoras de deficiência desde que a deficiência seja compatível com as atribuições do cargo.

As inscrições podem ser feitas no período de 07 a 18 de julho de 2014, através do site www.fares.edu.br. O valor da taxa de inscrição é de R$ 60,00, R$ 70,00 ou R$ 90,00, variando de acordo com a vaga pleiteada.

A aplicação das provas está prevista para o dia 20 de setembro de 2014, para os cargos de nível superior e 21 de setembro de 2014 para os cargos de nível médio, médio/técnico e ensino fundamental, na cidade de Cantá.

Os locais de realização das provas, horários e confirmação de inscrição estarão disponíveis no endereço da organizadora  www.fares.edu.br.

O gabarito preliminar será divulgado nos murais internos da FARES – em Boa Vista e na Prefeitura do Cantá, disponível também no site www.fares.edu.br, provavelmente em 22 de setembro de 2014.

O certame é válido pelo período de dois anos, contados a partir da publicação do Edital de homologação do Resultado Final, podendo ser prorrogado por igual período.

Prefeitura de Jandaia do Sul - PR prorroga concurso com 105 vagas (II)

A Prefeitura de Jandaia do Sul, no Paraná, lançou edital de concurso público n° 002/2014, com o fito de ocupar 105 vagas para profissionais de níveis fundamental, médio e superior. Os salários podem chegar até R$ 2.490,48, para carga horária de 20 a 44 horas semanais. O concurso público será executado pelo FADCT - Fundação de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Vale do Piquiri.

As vagas são para Auxiliar Administrativo, Auxiliar de Contabilidade, Auxiliar de Cozinha, Auxiliar de Serviços Gerais, Bioquímico, Condutor de Trator, Coveiro, Cozinheira, Educador Infantil, Enfermeiro, Farmacêutico, Fiscal de Tributos, Fisioterapeuta, Fonoaudiólogo, Gari, Jardineiro, Lavador de Veículos, Lixeiro, Margarida, Médico Clínica Geral, Médico Plantonista, Médico Veterinário, Motorista, Motorista de Ambulância, Nutricionista, Operador de Máquinas, Professor, Professor de Educação Física, Psicólogo, Psicólogo Educacional, Recepcionista, Servente, Servente de Obras, Serviços Gerais Feminino - ER, Serviços Gerais Masculino, Serviços Gerais Masculino - ER, Técnico em Abordagem Social, Técnico em Enfermagem, Técnico em Processamento de Dados, Técnico em Radiologia, Técnico em Segurança do Trabalho, Vigia e Zelador.

Será admitida a inscrição somente via internet, no endereço eletrônico www.fadct.org.br, solicitada em novo prazo, até 08 de julho de 2014, conforme prorrogação. A taxa de inscrição custa R$ 45,00 ou R$ 95,00.

Os locais e o horário de realização das provas objetivas estarão disponíveis para consulta no Órgão Oficial do Município (Tribuna do Norte – Apucarana – PR), no endereço www.fadct.org.br, no site do município www.jandaiadosul.pr.gov.br, no site www.jandaiaonline.com.br, com antecedência.

As provas objetivas terão a duração de 3 horas e serão aplicadas também em nova data, com previsão para 27 de julho de 2014. Os gabaritos oficiais preliminares das provas objetivas serão divulgados a partir das 19 horas do primeiro dia útil subseqüente a realização da prova objetiva.

O prazo de validade do concurso é de dois anos, contados a partir da data de publicação da homologação do resultado final, podendo ser prorrogado, uma única vez, por igual período.

Veja o edital e retificações: www.fadct.org.br

Concurso prorrogado na Prefeitura de Jandaia do Sul - PR

A Prefeitura de Jandaia do Sul, no estado do Paraná, abriu edital de concurso público n° 001/2014 de provas objetivas e prova prática, se for o caso, para provimento dos Empregos de Agente Comunitário de Saúde - ACS, Agente de Combate às Endemias - ACE e Motorista - SAMU.

São ofertadas 15 vagas para profissionais de níveis fundamental e médio, por salários de até R$ 1.193,59 em carga horária de 40 ou 44 horas semanais.

O concurso público será executado pelo FADCT - Fundação de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Vale do Piquiri. Será admitida a inscrição, que foi prorrogada, somente via internet, no endereço eletrônico www.fadct.org.br, solicitada até 08 de julho de 2014, observado o horário oficial de Brasília/DF.

O pagamento da taxa de inscrição, nos valores de R$ 45,00 ou R$ 60,00.

Os locais e o horário de realização das provas objetivas estarão disponíveis para consulta na internet, no endereço www.fadct.org.br, no Órgão Oficial do Município (Tribuna do Norte – Apucarana – PR), nos sites www.jandaiadosul.pr.gov.br, www.jandaiaonline.com.br e afixados no Paço Municipal, localizado na Praça do Café nº 22, Jandaia do Sul, Estado do Paraná, com antecedência.

As provas objetivas terão a duração de 3 horas e serão aplicadas na data provável de 27 de julho de 2014. Os gabaritos oficiais preliminares das provas objetivas serão divulgados a partir das 19 horas do primeiro dia útil subseqüente a realização da prova objetiva.

O prazo de validade do concurso é de dois anos, contados a partir da data de publicação da homologação do resultado final, podendo ser prorrogado, uma única vez, por igual período.

Veja o edital e retificações: www.fadct.org.br

Concurso Prefeitura de Heliodora - MG

Ofertando 82 vagas em cargos de todos os níveis de instrução, a Prefeitura de Heliodora, em Minas Gerais, abriu concurso público (edital 001/2014), a ser organizado pelo IDECAN. Os salários oferecidos para os futuros servidores variam de R$ 724 a R$ 2.571,26, por jornada de 20 a 44 horas semanal.

O concurso oferece vagas para enfermeiro, fonoaudiólogo, médico clínico geral, nutricionista, professor, supervisor pedagógico, técnico em farmácia, técnico em higiene dental, técnico de laboratório, agente administrativo, auxiliar de biblioteca, auxiliar de secretaria, monitor de creche, monitor de informática, auxiliar de saúde, auxiliar de serviço escolar, fiscal municipal, oficial especializado, operador de máquina, recepcionista, auxiliar de serviços internos e externos, motorista e operário.

As inscrições online se realizarão no site do IDECAN (www.idecan.org.br). Já as inscrições presenciais serão recebidas, em dias úteis e em horário de expediente, na Central de Atendimento aos candidatos do IDECAN, localizada na Prefeitura de Heliodora/MG, na Praça Santa Isabel, 68, Centro de Heliodora - MG. Para ambas as modalidades, o prazo limite será o dia 30 de julho de 2014 e as taxas de participação variam de R$ 30 a R$ 60.

A seleção dos inscritos se dará pela aplicação de provas escritas objetivas (todos os cargos), provas práticas (cargos de auxiliar de serviço escolar, auxiliar de serviços internos e externos, motorista, operador de máquina e operário) e avaliação de títulos (cargos de nível superior na área de educação e nível médio com habilitação para modalidade normal e/ou magistério).

As provas escritas objetivas serão realizadas na cidade Heliodora, com data inicialmente prevista para 24 de agosto de 2014, com duração de três horas, em dois turnos, conforme escalonamento disposto no edital, que pode ser lido na íntegra no site do IDECAN.

Edital e todas as retificações no site do IDECAN - http://www.idecan.org.br/getConc.aspx?key=Y93oPjo5yWY=

UFV - MG abre editais para contratar professores

A Universidade Federal de Viçosa (UFV), no estado de Minas Gerais, divulgou, através dos editais nºs 116 e 123/2014, a abertura de concurso público destinado à contratação de dois profissionais nos cargos de professor auxiliar e professor adjunto, para lecionar em disciplinas ligadas à área de atuação. Os salários oferecidos são de R$ 2.764,45 e R$ 3.804,29, podendo chegar a R$ 3.017,88 e R$ 8.344,64, respectivamente. A jornada de trabalho será de 40 horas semanais ou regime de dedicação exclusiva.

Os candidatos à primeira vaga devem ter graduação no curso de Medicina, com residência médica ou título de especialista na área de Medicina de Família e Comunidade ou Medicina Preventiva e Social. Já os interessados em concorrer ao posto de professor adjunto devem ser graduados no curso de Química e possuir doutorado na área de Química Inorgânica.

As inscrições já estão disponíveis e podem ser efetivadas até 02 de agosto de 2014, na Secretaria da Comissão Permanente de Pessoal Docente - CPPD, localizada no Ed. Arthur da Silva Bernardes, Sala 205, Campus Universitário, Viçosa – MG. A taxa de inscrição é de  R$ 120,75.

A íntegra do edital, contendo todas as informações do seletivo, encontra-se disponível para consulta no site www.ufv.br, na CPPD e nos escritórios da Reitoria, no endereço supracitado.

O prazo de validade edital 116/2014 será de dois anos, enquanto do edital 123/2014 será de um ano, ambos com chances de prorrogação.

Hospital Geral de São Mateus - SP abre vagas para médicos

O Hospital Geral de São Mateus Dr. Manoel Bifulco, unidade subordinada à Coordenadoria de Serviços de Saúde da Secretaria Estadual da Saúde de São Paulo, fará um processo seletivo simplificado para contratar, por tempo determinado, dois médicos especialistas em cirurgia geral, que cumpram jornada de trabalho de 20 horas semanal. A seleção, regida pelo edital nº 7/2014, será realizada através de análise curricular, de caráter eliminatório.

As inscrições podem ser feitas no período de 09 de julho de 2014 a 08 de agosto de 2014, das 8h às 19h, no Serviço de Recursos Humanos do hospital, localizado na Rua Ângelo de Cândia, nº 540, em São Mateus, São Paulo.

A validade do certame será de um ano, contado a partir da data de publicação final.

Concurso Prefeitura de Nova Maringá - MT

Com 109 vagas para contratações imediatas mais 39 para convocações futuras, através de cadastro reserva, a Prefeitura de Nova Maringá, no estado de Mato Grosso, anunciou a realização de concurso público, visando preencher cargos ociosos no quadro de pessoal do Município. O certame, regido pelo edital nº 001/2014 e executado pela ACPI – Assessoria, Consultoria, Planejamento & Informática LTDA, é uma excelente oportunidade para candidatos de todos os níveis de escolaridade serem reinseridos no mercado de trabalho.

Há vagas para assistente social, analista administrativo, bioquímico/farmacêutico, dentista, enfermeiro, engenheiro (civil, florestal e sanitarista), instrutor (de educação física, informática, música e de cursos livres), médico, nutricionista, professor, psicólogo, fisioterapeuta, veterinário, técnico em raio-x, técnico em enfermagem, monitor social, agente de tributos, soldador, borracheiro, recepcionista, carpinteiro, coveiro, eletricista, motorista, operador de máquinas, vigia, zelador, lavador, jardineiro, auxiliar administrativo, entre outros. A remuneração varia de um salário mínimo (R$ 724,00) a R$ 12.000,00, a depender da função e jornada a ser desempenhada, podendo ser de 20 a 44 horas de trabalho.

Aos candidatos portadores de necessidades especiais estão reservadas 5% das vagas dos cargos previstos, cujas atribuições sejam compatíveis com a necessidade.

As inscrições podem ser feitas no período de 10 a 31 de julho de 2014, através do site www.acpi.com.br. O valor da taxa varia entre R$ 25,00, R$ 40,00 e R$ 80,00.

Os candidatos que não possuam acesso à internet poderão realizar sua inscrição no setor de Recursos Humanos da Prefeitura de Nova Maringá, localizada na Av. Amos Bernardino Zanchet, n° 50E, Centro, Nova Maringá-MT, das 8h às 11h e das 14h às 17h, de segunda a sexta-feira. No ultimo dia de realização da inscrição, dia 31 de julho 2014, as inscrições serão feitas somente até 13h.

A prova objetiva será aplicada provavelmente no dia 31 de agosto de 2014, às 08h, em local a ser divulgado através de edital complementar que será disponibilizado, a partir do dia 14 de agosto, no site: www.acpi.com.br. O gabarito preliminar sairá no dia seguinte.

O exame prático e de aptidão física serão realizados no dia 28 de setembro, em local a ser definidos em edital complementar. Somente os aprovados na prova objetiva serão submetidos a essa etapa.

O certame é valido pelo prazo de dois anos, contados a partir de sua homologação, prazo este prorrogável uma vez por igual período, por determinação da Administração.

Prefeitura de Ibirubá - RS abre concurso com salário de até R$ 6,8 mil

A Prefeitura de Ibirubá, no Rio Grande do Sul, através da empresa Una Gestão e Assessoria, publicou edital de concurso público n° 023/2014, destinado ao provimento de 20 oportunidades para profissionais alfabetizados, ensino fundamental incompleto e superior completo.

Os salários variam de R$ 845,05 a R$ 6.809,45, por jornada de trabalho que poderá ser de 20, 36 ou 40 horas semanais. Também será concedido vale alimentação de R$ 250,00 e possibilidade de adesão ao plano de saúde IPERGS.

As vagas são para as funções de Pedreiro, Carpinteiro, Operador de Máquinas, Zelador e Médico Geral Comunitário.

As inscrições serão realizadas entre os dias 7 e 31 de julho de 2014, mediante preenchimento do formulário disponível no site www.unars.com.br. As taxas custam R$ 80,00 para Médico Geral Comunitário e R$ 40,00 para as demais funções.

Haverá prova escrita para todos os candidatos, além de prova prática para Carpinteiro, Operador de Máquinas e Pedreiro. A aplicação da prova escrita está prevista para 24 de agosto de 2014, em locais e horários a serem divulgados posteriormente.

O concurso terá validade de dois anos, contados a partir da data de homologação do resultado final e pode ser prorrogado uma vez por igual período.

Concurso Prefeitura de São Miguel da Boa Vista - SC

A Prefeitura de São Miguel da Boa Vista, no estado de Santa Catarina, divulgou o edital de concurso público nº 001/2014. O certame oferece 15 vagas para níveis fundamental e superior, com salários que variam de R$ 876,39 a R$ 7.324,21, pelo cumprimento de jornada de trabalho de 20 ou 40 horas por semana. A realização do concurso ficará sob a responsabilidade da Alternative Concursos Ltda.

Há vagas para auxiliar de serviços gerais, operador de máquinas, enfermeiro, engenheiro civil/ arquiteto e urbanista, farmacêutico, médico e psicólogo.

Aos candidatos portadores de necessidades especiais estão reservadas 5% das vagas, cujas atribuições sejam compatíveis com a necessidade.

As inscrições podem ser feitas até 04 de agosto de 2014, através do site: www.alternativeconcursos.com.br. O valor da taxa de inscrição varia de R$ 80,00 a R$ 150,00.

A aplicação da prova objetiva está prevista para a data de 24 de agosto de 2014, das 09h às 12h, no Centro Educacional Municipal Professora Herminda Ivanir Ferraz, sito à Rua João Hugo Hoss, nº 395, Centro, no município de São Miguel da Boa Vista - SC.

O gabarito preliminar estará disponível, provavelmente no dia seguinte ao da aplicação da prova, no mural oficial e no site da  Prefeitura de São Miguel da Boa Vista: www.saomigueldaboavista.sc.gov.br, bem como no endereço eletrônico da organizadora: www.alternativeconcursos.com.br.

Haverá prova prática para o cargo de operador de máquinas, a ser aplicada no dia 24 de agosto de 2014, no Parque de Máquinas da Prefeitura Municipal, sito à Rua São Luiz, n.º 210 - Centro, São Miguel da Boa Vista - SC, na sequência da prova escrita objetiva, conforme os candidatos forem terminando a prova escrita objetiva.

O certame é válido pelo prazo de dois anos, contando da publicação de sua homologação, podendo ser prorrogado uma vez, por igual período, a critério da Administração Municipal.

Prefeitura de Paulista - PE abre seleção pública

A Prefeitura de Paulista, no Estado do Pernambuco, divulgou o edital de seleção pública, o mesmo propõe 85 vagas com oportunidades para candidatos de todos os níveis de escolaridade, os salários vão de R$ 724,00 a R$ 4.344,00, em  jornada de trabalho de 30 a 40 horas por semana, exceto para os cargos de educador e motorista que é de 12 x 36 horas.

A realização fica sob a responsabilidade da UPENET/IAUPE - Concurso do Instituto de Apoio a Universidade de Pernambuco.

Há oportunidades para os cargos de Analista Ambiental, Formação em Biologia, Geologia, Engenharia Civil, Ambiental, Química, Agronômica, Florestal, e de Pesca, Técnico Ambiental, Formação em Técnico em Edificações, Saneamento, Agricultura, Coordenador, Assistente Social, Psicólogo, Pedagogo, Educador Físico, entre outros.

As inscrições devem ser feitas até o dia 23 de julho de 2014, através do site: www.upenet.com.br. O valor da taxa de inscrição varia entre R$ 50,00, R$ 60,00 e R$ 70,00.

A aplicação da Prova objetiva está prevista para o dia 10 de agosto de 2014, os candidatos deverá acessar o site: www.upenet.com.br, no período de 04 a 07 de agosto de 2014, na opção "Consulta Inscrição", digitando o CPF e sua respectiva senha da Seleção Pública, para obter confirmação de sua inscrição e imprimir seu Cartão Informativo, contendo data, hora e local da realização da Prova.

O gabarito preliminar está previsto para ser divulgado após o termino de aplicação das provas.

O certame é válido pelo prazo de 02 anos a contar da data da homologação de seu resultado final no Diário Oficial, podendo ser prorrogado, uma única vez, por igual período, a critério da Administração.

Concurso Prefeitura de Jandira - SP

A Prefeitura de Jandira, no estado de São Paulo, por meio da empresa SHDias Consultoria e Assessoria, abriu extrato do edital de concurso público nº. 001/2014, destinado ao provimento de 171 vagas para profissionais de todos os níveis de escolaridade. Os salários variam de R$ 798,61 a R$ 2.166,98, mais gratificação de até 100%.

As oportunidades são para os empregos de agente controlador de zoonoses, artesão, atendente de unidade, auxiliar administrativo da saúde, auxiliar de consultório dentário, oficineiro, porteiro plantão e demais cargos.

Os interessados deverão fazer suas inscrições pelo site www.shdias.com.br, no período de 05 a 24 de julho de 2014. As taxas variam de R$ 40,00 a R$ 60,00 de acordo com o cargo escolhido.

As provas serão aplicadas na data prevista de 10 de agosto de 2014, em locais e horários a serem divulgados, a partir de 1º de agosto de 2014.

O concurso terá validade de dois anos, a contar da data de homologação de cada cargo, com possibilidade de ser prorrogado pelo mesmo período.

Concurso Fundo Municipal de Saúde de Araguatins - TO

O Fundo Municipal de Saúde de Araguatins, no estado do Tocantins, abre seleção por meio do aviso de processo seletivo nº. 01/2014, para contratação temporária de 28 profissionais em cargos de nível superior.

Cargos
As 12 vagas são para Médicos Clínicos Geral para o Programa de Saúde da Família, 40 horas semanais, com cadastro no CNES, Salário de R$ 10.000,00; 08 Médicos Clínicos Geral, para o Hospital Municipal, com cadastro no CNES, Salário de R$ 1.500,00 por plantão de 24 horas; 01 Ortopedista para realizar Serviços de Ambulatório, 20 horas semanais, com Cadastro no CNES, Salário de R$ 7.000,00; 01 Ginecologista, 40 horas semanais com Cadastro no CNES, para atendimento no NASF - Núcleo de Apoio a Saúde da Família, Salário de R$ 10.000,00; 02 Médicos Cirurgião Geral para o Hospital Municipal, 30 horas semanais, com Cadastro no CNES, Salário de R$ 10.000,00; 01 Pediatra para realizar serviços Ambulatorial, 20 horas semanais, com Cadastro no CNES, Salário de R$ 7.000,00; 01 Médico Clínico Geral para realizar serviços no Centro de Atenção Psicossocial - CAPS com 20 horas semanais, com cadastro no CNES, Salário de R$ 6.000,00; 01 Dermatologista com 20 horas semanais, para a Atenção Básica, com cadastro no CNES, Salário de R$ 7.000.00; 01 Ultrassonografista para realizar Serviços de Ambulatório, 20 horas semanais, com Cadastro no CNES, Salário de R$ 7.000,00.

As inscrições serão realizadas do dia 07 a 11 de julho de 2014, na Secretaria Municipal de Saúde de Araguatins, das 7h30 às 11h30 e das 13h30 às 17h30.

Mais informações podem ser dadas pelo telefone (63) 3474 - 1138. O Edital e anexos podem ser adquiridos pelo e-mail - cplsaude@araguatins.to.gov.br.

O aviso encontra-se disponível no Diário Oficial do Estado do Tocantins, de 03 de julho de 2014, pág. 69.

Concurso Prefeitura de Bonfinópolis de Minas - MG 2014

A Prefeitura de Bonfinópolis de Minas, no estado de Minas Gerais, lançou edital n° 001/2014 de concurso público com o objetivo de preencher 31 vagas imediatas, mais cadastro reserva, para cargos de níveis fundamental, médio e superior. O certame será executado pela Rumo Certo Serviços e Assessoria Ltda. A remuneração varia de 724,00 a R$ 6.100,00 por carga horária de 20, 24 ou 40 horas semanais.

Cargos
Auxiliar de Serviços Gerais, Cantineira, Coveiro, Vigia, Motorista, Operador de Máquina Leve/Pesada, Agente Comunitário Saúde - Imbé, Agente de Combate de Endemias, Auxiliar Administrativo, Fiscal Municipal, Monitor Escolar, Técnico em Enfermagem, Técnico em Farmácia, Técnico em Raio X, Técnico em Agropecuária, Assistente Social I, Enfermeiro, Engenheiro Civil, Fisioterapeuta, Médico, Veterinário, Nutricionista, Professor de Educação Básica e Psicólogo.

Inscrição
As inscrições ocorrerão no período de 09 de setembro a 09 de outubro de 2014, no site www.rumocertoservicos.com.br e de forma presencial na sede da Prefeitura de Bonfinópolis de Minas, situada na av. Argemiro Barbosa da Silva, 562, bairro Centro, Cep 38650-000, na cidade de Bonfinópolis de Minas – MG, no horário de 08h às 11h e das 13h às 17h (exceto sábados, domingos, feriados, recessos administrativos e ponto facultativo).

A taxa de inscrição é de:

Nível fundamental: R$ 25,00 e 30,00;
Nível médio: R$ 30,00;
Nível superior: R$ 35,00.

Prova
O concurso constará de provas objetivas, títulos e práticas.

Os títulos deverão ser postados pelo candidato, impreterivelmente, nos dois dias subsequentes a publicação do resultado das provas objetivas (12 e 13 de janeiro de 2015), em envelope contendo externamente em sua face frontal, os seguintes dados: Concurso Público - Prefeitura Municipal de Bonfinópolis de Minas – Edital nº 001/2014, nome do candidato, número de inscrição e o cargo pleiteado.

As provas objetivas estão previstas para 23 de novembro de 2014, em locais e horários que serão divulgados a partir de 03 de novembro de 2014, na sede da Prefeitura de Bonfinópolis de Minas e no site www.rumocertoservicos.com.br.

As provas práticas, de caráter classificatório e eliminatório, serão aplicadas na data provável de 18 de janeiro de 2015 para os candidatos aprovados nas provas objetivas dos cargos de Motorista, Operador de Máquinas Leves/ Pesadas e Auxiliar de Serviços Gerais.

Validade
O prazo de validade do concurso público será de dois anos, contados da data da homologação do resultado final, podendo ser prorrogado por mais dois anos.

Prefeitura de Curralinho - PA prorroga inscrições

Com a finalidade de preencher 267 vagas para contratações imediatas e formar cadastro de reserva em funções que exigem ensino fundamental, médio e superior, a Prefeitura de Curralinho, no estado do Pará, abre concurso público. O certame regido pelo edital 001/2014 será executado pela INAZ do Pará - Serviços de Concursos Públicos.

Os salários variam entre R$ 724,00 e R$ 1.991,00, mais gratificações de acordo com o cargo.

As oportunidades são para cargos de Professor de Educação Infantil, Professor de Anos Iniciais, Professor de Educação Física, Professor de Educação Especial, Professor de Português, Professor de Matemática, Professor de História, Professor de Geografia, Professor de Ciências Biológicas, Professor de Inglês, Professor de Arte, Professor de Ensino Religioso, Coordenador Pedagógico, Agente Administrativo, Técnico em Informática, Motorista, Auxiliar de Serviços Gerais, Agente de Portaria, Vigia, Nutricionista, Psicólogo e Fonoaudiólogo.

As inscrições foram prorrogadas até 20 de julho de 2014, e estarão abertas pela internet, no endereço eletrônico www.paconcursos.com.br. O valor da inscrição varia de R$ 30,00 a R$ 50,00.

As provas objetivas terão a duração de 04 horas e serão aplicadas na data prevista de 24 de agosto de 2014, no Município de Curralinho. O local de realização das provas objetivas constará no cartão de inscrição do candidato. O gabarito será divulgado na data prevista de 25 de agosto de 2014.

A validade do concurso será de dois anos, podendo ser prorrogada por igual período uma única vez.